RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta dissertação será disponibilizado somente a partir de 26/03/2026. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA TEORIA DO ELO PARA EDUCADORES MARINA SALVADOR GONZALEZ FRONTANA Botucatu – SP 2024 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA TEORIA DO ELO PARA EDUCADORES MARINA SALVADOR GONZALEZ FRONTANA Dissertação apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária para obtenção de grau de Mestre em Medicina Veterinária. Orientadora: Profª.Drª. Noeme Sousa Rocha Botucatu – SP 2024 Ficha catalográfica Nome do Autor: Marina Salvador Gonzalez Frontana Título: TEORIA DO ELO PARA EDUCADORES COMISSÃO EXAMINADORA ProfªDrª Noeme Sousa Rocha Presidente e Orientadora Departamento de Clínica Veterinária FMVZ – UNESP - Botucatu Profª.Drª. Alessandra Melchert Departamento de Clínica Veterinária FMVZ – UNESP - Botucatu Drª Tália Missen Tremori UniLaSalle Data da defesa: 26 de março de 2024. DEDICATÓRIA Em memória da infância roubada, dedico este trabalho a todos aqueles que não resistiram, aos que se libertaram, aos que ainda sobrevivem, aos que ainda irão padecer. E ainda aos fortes, corajosos e incorruptíveis protetores da infância e juventude. Às mães que choram e não param de lutar. A quem ainda se importa. AGRADECIMENTOS "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001”. "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001”. À minha querida professora Noeme que acreditou em mim até mesmo quando eu não acreditei e me inspira na sua bondade e paciência. Aos meus pais que fizeram tudo o que podiam para que esse trabalho se concretizasse. À minha pequena Flora, exemplo vivo, que me ensina todos os dias que somente o amor cura. Aos meus amigos que torceram por mim. LISTA DE QUADROS Quadro 1. Classificação e difinição das violências contra crianças e adolescentes......................................................................................................16 LISTA DE SIGLAS APS - atenção primária à saúde ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente eMulti - equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde FBI - Federal Bureau of Investigation FBSP - Fórum Brasileiro de Segurança Pública Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IWF - Internet Watch Foundation NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família ONU - Organização das Nações Unidas PIB - Produto Interno Bruto PMESP - Polícia Militar do Estado de São Paulo SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade Sinan - Sistema de Informação de Agravos de Notificação SUS - Sistema Único de Saúde SUMÁRIO Página RESUMO ABSTRACT 1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................01 2 OBJETIVOS....................................................................................................02 2.1 Geral..................................................................................................02 2.2 Específicos........................................................................................02 3 REVISÃO DA LITERATURA...........................................................................03 3.1 Violência............................................................................................03 3.2 Teoria do Elo......................................................................................07 3.3 Proteção aos animais.........................................................................12 3.4 Proteção à infância e à juventude......................................................15 3.5 Atuação do médico veterinário no enfrentamento da violência.........25 3.6 Atuação dos educadores no enfrentamento a violência...................26 4 MATERIAL E MÉTODOS................................................................................29 5 RESULTADOS................................................................................................29 6 DISCUSSÃO...................................................................................................33 7 CONCLUSÃO.................................................................................................36 8 REFERÊNCIAS..............................................................................................37 9 TRABALHO CIENTÍFICO...............................................................................44 ANEXO..............................................................................................................68 RESUMO Maus-tratos durante a infância alteram o desenvolvimento neuronal de forma irreversível e deixam sequelas na vida adulta. É premente atuar na proteção da infância e adolescência, visando prevenir, detectar precocemente e intervir em situações de violência. Escola e educadores têm papel fundamental no rompimento do ciclo da violência e integram parte da rede protetiva às crianças e adolescentes. A partir de revisão bibliográfica, elaborou-se um livro digital para educadores com o objetivo de explanar sobre a Teoria do Elo, elucidando que os maus-tratos aos animais faz parte importante na dinâmica da violência doméstica. Espera-se que os educadores possam identificar e prevenir casos de violência a partir do conteúdo do livro digital, tornando-se importante ferramenta na proteção de pessoas, principalmente crianças, adolescentes e animais também. Propõe-se que a Teoria do Elo faça parte dos sinais elencados nos guias escolares e de violência contra criança e adolescente como alerta de violência sexual e doméstica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no livro digital pelos educadores em sua rotina. Destaca-se a atuação do médico veterinário, principalmente por capacitar educadores, e outros profissionais, sobre a temática. Palavras-chave: maus tratos aos animais, violência doméstica, violência sexual infantil, saúde pública, educação humanitária. ABSTRACT Mistreatment during childhood irreversibly alters neuronal development and leaves consequences in adult life. It is urgent to act to protect children and adolescence, aiming to prevent, detect early and intervene in situations of violence. Schools and educators play a fundamental role in breaking the cycle of violence and are part of the protective network for children and adolescents. Based on a bibliographical review, an e-book was created for educators with the aim of explaining the The Link, elucidating that animal abuse is an important part of the dynamics of domestic violence. It is expected that educators can identify and prevent cases of violence based on the content of the e-book, making it an important tool in protecting people, especially children, adolescents and animals as well. It is proposed that the The Link be part of the signs listed in school guides and guides on violence against children and adolescents as a warning of sexual and domestic violence and the application of the knowledge acquired in the e- book by educators in their routine. The role of veterinarians stands out, mainly for training educators and other professionals on the subject. Keywords: animal abuse, domestic violence, child sexual violence, public health, humanitarian education. . 1 1 INTRODUÇÃO As vivências uterinas e da primeira e segunda infâncias impactam diretamente no neurodesenvolvimento e processo cognitivo saudável do indivíduo. As violências empregadas no início do desenvolvimento humano alteram as estruturas cerebrais e a funcionalidade cognitiva de forma irreversível (NUNES et al., 2020). Crianças que sofreram violências ou são expostas a múltiplos eventos traumáticos de natureza interpessoal terão graves consequências nos desenvolvimentos físico, emocional, social, cognitivo e psicológico, que se perpetuarão ao longo da vida. Assim, é imprescindível atuar na proteção de crianças, visando prevenir, detectar precocemente e intervir em situações de violência (PUETZ et al., 2017, NUNES et al., 2020). Em 2022, vivenciamos um dos piores cenários dos últimos anos em relação às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos no Brasil. Nesta faixa etária, comparando os dados de 2021 e 2022, as taxas dos crimes de maus tratos cresceram 13,8%; lesão corporal em violência doméstica, 3,5%; estupro, 15,3%; pornografia infanto-juvenil, 7%, exploração sexual, 16,4%; abandono de incapaz, 14% e 1,8% para abandono material. Em síntese, foram 102.614 vidas de crianças e adolescentes impactadas por crimes não letais, crimes esses que deixarão sequelas profundas nessa parcela de indivíduos (FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, 2023) Segundo a análise dos dados de maus-tratos contra crianças e jovens do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2023), a queda de registros das violências contra este grupo nas férias escolares, acentuando-se no isolamento social devido a pandemia, deixa evidente a importância do papel da escola no combate a violência. A perspicácia dos profissionais da educação e a denúncia dos casos de maus-tratos são fundamentais para o rompimento do ciclo da violência, constituindo uma importante rede protetiva às crianças. Mundialmente, os estudos estabelecem uma considerável taxa de ocorrência simultânea entre o maus-tratos aos animais e a violência 2 interpessoal, ou seja, os maus tratos aos animais não se restringem apenas a esses seres domésticos, mas é um forte indicador de violências intrafamiliares na sociedade (MACDONALD, 1963; FELTHOUS, 1979; 1987; ARKOW et al., 2011; MONSALVE et al., 2017). Essa conexão entre a violência contra animais e a violência doméstica e infantil e comportamento criminoso é denominada Teoria do Elo. O seu reconhecimento por profissionais de diversos setores do conhecimento é um importante passo para prevenir e romper o perpetrado da violência (MACDONALD, 1963; FELTHOUS, 1979; 1987; ARKOW et al., 2011; MONSALVE et al., 2017). Desse modo, esta dissertação, por meio de revisão bibliográfica, elaborou material didático para que educadores tenham conhecimento sobre a Teoria do Elo e sua importância como mais um meio de detecção da dinâmica que envolve violência doméstica, atuando na proteção de indivíduos de uma família e animais. 36 7 CONCLUSÃO É premente que a prevenção e a detecção precoce dos casos de violência pela Teoria do Elo seja pauta na formação de profissionais de todas as áreas para garantir a intervenção adequada e atuar na proteção das vítimas. A atuação multifacetada e estratégica do médico-veterinário permite a capacitação de profissionais das diversas áreas do conhecimento e a interação com a sociedade sobre a violência que pode se iniciar e se relacionar com os animais, contribuindo de forma valiosa para o enfrentamento da violência a partir da Teoria do Elo. No contexto da educação humanitária, a Teoria do Elo e outros conceitos da medicina veterinária, como Bem-estar e Saúde Única, são importantes 37 recursos para o enfrentamento da violência e o desenvolvimento integral do aluno. Por fim, a dissertação sugere:  A inclusão da Teoria do Elo nos guias referências sobre proteção à criança e ao adolescente, evidênciando o maus-tratos aos animais como um alerta ou sinal de violência;  O uso de dinâmicas que podem ser realizadas no ambiente escolar para implementação de proposta pedagógica que visa consolidar a cidadania da criança e do adolescente e protegê-los a partir da Teoria do Elo, entendo as relações intrafamiliares;  Que o educador aplique os ensinamentos do livro digital em sua rotina educacional. 8 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Abuso sexual contra crianças e adolescentes. 3. ed. Petrópolis: Autores & Agentes & Associados, 2002. 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