RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta dissertação será disponibilizado somente a partir de 30/07/2022. UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara - SP ZENILDA DURCI ARARAQUARA – S.P. 2020 ZENILDA DURCI Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP), para Exame de defesa, como requisito à obtenção do título de Mestre em Letras (Estudos Literários). Linha de pesquisa: Teorias e crítica da poesia Orientador: Prof. Dr. Antônio Donizeti Pires ARARAQUARA – S.P. 2020 D953f Durci, Zenilda Ferreira Gullar entre a poesia de tensão social e a metapoesia: Dentro da noite veloz e Barulhos / Zenilda Durci. -- Araraquara, 2020 102 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara Orientador: Antônio Donizeti Pires 1. Poesia contemporânea brasileira. 2. Ferreira Gullar. 3. Tensão social. 4. questões de linguagem. 5. questões de metalinguagem. I. Título. Sistema de geração automática de fichas catalográficas da Unesp. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. Dados fornecidos pelo autor(a). Essa ficha não pode ser modificada. ZENILDA DURCI Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP), para Exame defesa, como requisito à obtenção do título de Mestre em Letras (Estudos Literários). Linha de pesquisa: Teorias e crítica da poesia Orientador: Prof. Dr. Antônio Donizeti Pires Data da defesa: 30/07/2020 MEMBROS COMPONENTES DA BANCA EXAMINADORA: Presidente e Orientador: Prof. Dr. Antônio Donizeti Pires – UNESP/FCLAR Membro Titular: Prof. Dr. Alexandre Campos – UNESP/FCLAR Membro Titular: Prof. Bruno Darcoleto Malavolta – Pesquisador Independente Local: Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras UNESP – Campus de Araraquara À minha mãe Zélia que me ensinou as primeiras coisas. Às minhas irmãs, Fabiana por ter segurado minha mão, Adriana pelo porto seguro e Darlene por sempre estar presente. Agradeço ao meu orientador por todo o empenho, dedicação e profissionalismo. Aos membros da banca por suas contribuições valiosas. “porque eu mudo o mundo muda e a poesia irrompe donde menos se espera” Ferreira Gullar (2004, p.397) RESUMO: A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo fazer um estudo da poesia de tensão social nas obras Dentro da noite veloz (1975) e Barulhos (1987), de Ferreira Gullar (1930- 2016), pseudônimo de José Ribamar Ferreira, que além de poeta, teve papel relevante como teórico da poesia, da arte e da cultura em geral, ademais de ser dramaturgo, roteirista e pintor. A pesquisa justifica-se pela relevância das obras mencionadas e do próprio poeta, bem como pelos poucos estudos existentes acerca de sua produção. Os dois livros escolhidos para compor o projeto, foram publicados em momentos históricos diferentes: o primeiro, contendo poemas dos anos 60 e 70, é publicado pós-exílio; o segundo, dos anos 80, que, ao menos em parte recupera a preocupação central de Ferreira Gullar com a questão da linguagem e da metalinguagem, se afastando um pouco da poesia de tensão social, tão típica dos anos 60. Ou seja, as duas questões fundamentais da poesia lírica, forma e conteúdo, estão entre as preocupações da pesquisa. Em Dentro da noite veloz, Gullar reuniu poemas escritos entre os anos de 1962 e 1974, que representam momentos de protesto e de recordação, compostos durante o regime militar. Posteriormente, em sua produção poética com Barulhos, no qual há vários metapoemas e a própria avaliação do trabalho de poeta, o autor demonstra uma postura bastante crítica em relação ao mundo das letras. De modo específico, a partir dessas obras, refletiu-se sobre problemas de construção formal, de linguagem e metalinguagem, tão caros ao poeta no decorrer de sua vasta obra. De modo geral, abordou -se a inserção e a importância do poeta Ferreira Gullar no panorama da poesia brasileira da segunda metade do século XX. Palavras-chaves: Poesia contemporânea brasileira; Ferreira Gullar; Tensão social; questões de linguagem; questões de metalinguagem. ABSTRACT The present master's research aimed to conduct a study of the social tension poetry in the works Dentro da noite veloz (1975) and Barulhos (1987), by Ferreira Gullar (1930-2016), pseudonym of José Ribamar Ferreira, who besides being a poet , played a relevant role as a theorist of poetry, art and culture in general, in addition to being a playwright, screenwriter and painter. The research is justified by the relevance of the works mentioned and the poet himself, as well as the few existing studies on his production. The two books selected to compose the project are from different historical moments: the first one, containing poems from the 60s and 70s, is published in the author’s post-exile; the second, from the 80s, which, at least in part, recovers Ferreira Gullar's central concern with the issue of language and metalanguage, moving a little away from the poetry of social tension, so typical of the 1960s. In this context, the two fundamental issues of the lyric poetry, form and content, are among the concerns of this research. In Dentro da noite veloz, Gullar collected poems written between 1962 and 1974, they present moments of protest and remembrance and were composed during the military regime. Subsequently, in his poetic production Barulhos, which brings several metapoems and the evaluation of the poet’s work, the author shows a critical approach in relation to the world of literature. Specifically, from these works, it was possible to reflect on problems of formal construction, language and metalanguage, so relevants to the poet during his vast work production. In general, the insertion and importance of the poet Ferreira Gullar was addressed in the panorama of Brazilian poetry of the second half of the 20th century. Keywords: Contemporary Brazilian poetry; Ferreira Gullar; Social tension, language issues, metalanguage issues. Sumário Introdução ................................................................................................................................. 09 1 José Ribamar Ferreira ............................................................................................................ 10 1.1 Ferreira Gullar de A luta corporal ao Neoconcretismo .............................................. 14 1.2 Literatura de cordel, centros populares de cultura e poesia social .............................. 27 1.3 Gullar: teórico e crítico das artes ................................................................................ 43 2 Poesia social e engajamento político ..................................................................................... 53 2.1 Cotidiano e registro social ........................................................................................... 59 3 Metalinguagem e metapoemas .............................................................................................. 78 3.1 Barulhos ...................................................................................................................... 79 Conclusão ................................................................................................................................ 98 Referências .............................................................................................................................. 99 9 INTRODUÇÃO A presente estuda como emergem e relacionam-se perspectivas sociais, questões de linguagem e metalinguagem das obras Dentro da noite veloz (1975) e Barulhos (1987), de Ferreira Gullar, assim como demonstrar evoluções e contrastes entre ambas, estabelecendo os pontos formais e de conteúdo das obras. Recorrendo-se à fortuna crítica que Ferreira Gullar tem amealhado, à relação poesia e sociedade, aos estudos e teorias da poesia lírica, este trabalho busca fazer um estudo geral do poeta, seguido da análise de poemas pontuais dos livros citados, enfatizando-se suas camadas constitutivas e as relações destas entre si. Os dois livros, que foram escolhidos para compor o corpus deste trabalho, Dentro da noite veloz e Barulhos, foram publicados em diferentes momentos históricos; o primeiro, contendo poemas dos anos 60 e 70, é publicado pós-exílio; o segundo, dos anos 80, ao menos em parte, recupera a preocupação central de Gullar com a questão da linguagem e da metalinguagem, afastando-se um pouco da poesia de tensão social tão típica dos anos 60. Ou seja, as duas questões fundamentais da poesia lírica, forma e conteúdo, estarão então entre as preocupações da pesquisa. Em Dentro da noite veloz, publicado em 1975, Gullar reuniu poemas escritos entre 1962 e 1974, que representam momentos de protesto e de memórias, compostos durante o regime militar. Cidadão e poeta entram em acordo para o exercício do verso, pela incorporação do “outro” como sujeito. O “outro” aqui mencionado trata-se em geral da figura do trabalhador comum representado inúmeras vezes nos poemas de Gullar. Mais adiante, em sua produção poética com Barulhos (1987), há vários metapoemas e a avaliação do trabalho de poeta, mostrando uma postura bem crítica do autor em relação ao mundo das letras, e assim o define: “O poema puro é impossível. Resta, então, o poema impuro. Resta o poeta, desmistificado, devolvido ao mundo e seus problemas” (GULLAR, 2002, p. 118). Reafirmando aqui, mais uma vez, sua postura crítica e social. A dissertação conta com o Capítulo 1, que traça uma breve trajetória do poeta Ferreira Gullar, o Capítulo 2 que versa principalmente sobre o livro Dentro da noite veloz e o Capítulo 3 tratará da obra Barulhos. 98 4 CONCLUSÃO A análise do corpus desta pesquisa levou a confirmação das questões levantadas na introdução. A primeira de que a obra Dentro da noite veloz possui cunho social e a segunda que Barulhos recupera as preocupações formais da poética de Ferreira Gullar. Através da trajetória pessoal e artística do autor, observamos que cada transição poética e cada fase pessoal contribuiu para a criação das duas obras estudadas. As imagens da flor, do quintal, da fruta e outras que marcam as reminiscências da infância em São Luís do Maranhão, acompanharam o autor desde seus primeiros poemas, passando pelo concretismo e chegando até os metapoemas de Barulhos. Enquanto em Dentro da noite veloz há presença de uma poesia sem amarras formais e que traz à tona experiências sociais que Gullar experimentava desde o engajamento social no Centro de Cultura Popular na década de 60. E intensificada pelas vivências do exílio que retornam na expressão de tensões e expressões do medo. A questão social também se faz presente em Barulhos, frequentemente associada ao próprio fazer poético, em uma espécie de fusão dos elementos que são importantes ao poeta: povo e poema. Ademais das experiências poéticas e das vivências pessoais, somam-se a escrita de Gullar seu papel como crítico das artes e teórico, manifestando-se em Barulhos de modo singular nos metapoemas em que Gullar define seu poema ideal e percebemos a presença de outros autores, seja através da estrutura ou das figuras utilizadas para criar a metaforização do poema. Em Dentro da noite veloz manifestou-se a questão social principalmente com as marcas do período que o autor acreditava em uma poesia didática como ferramenta de conscientização e transformação das relações sociais. A questão do exílio retorna aos poemas de Dentro da noite veloz e Barulhos inúmeras vezes, não como narração de memórias, mas sob a forma da representação de sentimentos como dor, solidão e desilusão. Desta maneira a poesia social faz-se presente em Barulhos, tratando-se do tema que perpassa toda a obra poética de Ferreira Gullar. 99 REFERÊNCIAS ADORNO, T. W. Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. ARRIGUCCI JR., D. A luz de São Luís. O silêncio e muitas vozes. In: ______. O guardador de segredos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p.34-41. BASTOS, Hermenegildo. “Usinas escuras X locus amoenus: a estética da mercadoria n’ “O açúcar” de Ferreira Gullar. Revista Estudos de Literatura Brasileira contemporânea, Brasília, v. 13, p. 16-29, maio/jun. 2001. 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