1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO O OLHAR DO FOTÓGRAFO LUIZ FONTANA: DOCUMENTAÇÃO DE OURO PRETO (1930-1960) – FOTOGRAFIA E ARTE PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO Alexandre Augusto de Oliveira SÃO PAULO – 2006 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO O OLHAR DO FOTÓGRAFO LUIZ FONTANA: DOCUMENTAÇÃO DE OURO PRETO (1930-1960) – FOTOGRAFIA E ARTE PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO Alexandre Augusto de Oliveira Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Artes, na Área de Concentração em Artes Visuais e Linha de Pesquisa em Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte, sob orientação do Prof. Dr. João Jurandir Spinelli. SÃO PAULO - 2006 3 e BANCA EXAMINADORA Prof. Dr. João Jurandir Spinelli Profª. Drª. Elza Ajzemberg Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe 4 Para Stella 5 Agradeço ao Prof. Dr. João J. Spinelli, principal incentivador desse trabalho, que com sua competência e sensibilidade, é uma referência fundamental para mim. À minha família, especialmente minha mãe, Terezinha Oliveira, e aos meus irmãos Adolfo, José Carlos, Alcione, Gláucio, Vicente, Guilherme e Marcelo: sempre presentes em minha vida. Ao primo Leopoldo e à amiga Nara Rúbia. Também gostaria de agradecer às funcionárias da Pós-graduação, principalmente Rosângela e Lourdes. 6 RESUMO Esse trabalho enfoca algumas modificações arquitetônicas/ urbanas ocorridas em Ouro Preto a partir de meados do século XX, usando como principais fontes visuais as fotografias de Luiz Fontana (1897- 1968), fotógrafo ouro-pretano atuante na cidade entre as décadas de 1930 a 1960. O objetivo do trabalho é contribuir com as discussões sobre a preservação de Ouro Preto e valorizar a documentação fotográfica de Luiz Fontana, fundamental para o estudo das transformações do espaço urbano de Ouro Preto no século XX . O crescimento de Ouro Preto nas últimas décadas tem colocado em risco seu patrimônio e a funcionalidade da cidade que tem um traçado urbano sui generis: a topografia acidentada como cenário de formas arquitetônicas de diferentes estilos. Ouro Preto é um monumento da arte pública brasileira. Um documento vivo da existência de múltiplas temporalidades, com a historicidade de sua arquitetura iluminando vivências individuais e coletivas. Primeira cidade brasileira considerada como Monumento Nacional em 1933 e depois, em 1980, Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é a síntese da ação do poder público em relação à política patrimonial no Brasil e também de seus desafios. PALAVRAS-CHAVE: Luiz Fontana – Ouro Preto – fotografia – arte pública – patrimônio. 7 ABSTRACT This study focuses on some architectonic, urban modifications which occurred in Ouro Preto starting in the mid-twentieth century. The main visual sources used were the photographs of Luiz Fontana (1897-1968), who was born in Ouro Preto and photographed between 1930 and 1960. The aim is to contribute to the discussions on the preservation of Ouro Preto and highlight Luiz Fontana´s photographic documentation, which is fundamental to the study of the urban space transformations the city underwent in the twentieth century. Ouro Preto’s growth over the last decades has put at risk the patrimony and functionality of this city, with its unique urban design: the uneven topography as a scenario of architectonic forms of different styles. Ouro Preto is a monument of Brazilin public art and a living document of the existence of its architecture, illuminating individual and collective experiences. As the first Brazilian city considered to be a National Monument in 1933 and a Cultural Patrimony of Humanity in 1980, Ouro Preto is a synthesis of the action of government power in respect to its patrimonial policy in Brazil and also the challenges involved in preserving this patrimony. KEYS-WORDS: Luiz Fontana – Ouro Preto – photography – public art – heritage 8 SUMÁRIO Introdução..............................................................................................................09 Cap. 1 – O Acervo de Luiz Fontana como fonte documental: imagens de modificações arquitetônicas em Ouro Preto a partir de meados do século XX..........................................................................................................................15 A imagem fotográfica....................................................................................15 A fotografia e o espaço urbano.....................................................................22 Mapas do centro histórico de Ouro Preto ....................................................41 Breve histórico da evolução urbana de Ouro Preto e da implantação da política patrimonial na cidade.......................................................................45 Retórica das Imagens...................................................................................55 Documentação da Praça Reinaldo Alves de Brito....................................56 Documentação da Rua Senador Rocha Lagoa (ex-Rua das Flores)......70 Documentação de casa situada no Bairro do Pilar...................................80 Cap. 2 – A produção de Luiz Fontana: dimensões do possível – Uma leitura de registros fotográficos.............................................................................................85 Considerações finais...........................................................................................110 Bibliografia...........................................................................................................113 9 Introdução A cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimões das escadas. Ítalo Calvino1 A arte pública é, ainda, uma prática social, uma apropriação estética do espaço urbano que pode promover mudanças sociais, interligar e modelar a construção afetiva/ coletiva de uma cidade. João J. Spinelli2 Esse trabalho enfoca algumas modificações arquitetônicas/ urbanas ocorridas em Ouro Preto a partir de meados do século XX, usando como principais fontes visuais as fotografias de Luiz Fontana (1897- 1968), fotógrafo ouro-pretano atuante na cidade entre as décadas de 1930 a 1960. A produção de Luiz Fontana estudada, cerca de 1500 reproduções PB de 10x15 cm, se encontra no Núcleo de Mentalidade e Memória do Instituto de Filosofia Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Luiz Fontana foi, durante muitos anos, o único fotógrafo residente em Ouro Preto e deixou registrado uma importante documentação do seu espaço urbano, além de fotografias retratando a vida social da cidade em meados do 1 CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 14 - 15 2 SPINELLI, João. J. Arte Pública: apontamentos e reflexões. In: _____ (org.). Arte pública: apontamentos e reflexões. São Paulo: Unesp/ Instituto de Artes. Núcleo de Pesquisa em Arte Pública CNPq/ Unesp, 1998/1999. p.12. 10 século XX. O fato de não haver outro fotógrafo residindo na cidade, nas primeiras décadas do século XX, provavelmente tem a ver com a difícil situação vivida pelos moradores de Ouro Preto, após a transferência da capital para Belo Horizonte em 1897. Nesse período, Ouro Preto sofreu uma diminuição drástica de sua população (cerca de 45% da cidade mudou-se para Belo Horizonte), o que refletiu diretamente na economia local. A cidade também declinou sua importância como centro cultural de Minas Gerais com a transferência para a nova capital de instituições culturais como o Arquivo Público Mineiro, da Faculdade de Direito e o fechamento de jornais. A situação de penúria da cidade é muito bem retratada no trabalho de Mario Bonono 3: Vazio era a palavra para definir os prédios de Ouro Preto. A mudança da capital, que levou boa parte da população para Belo Horizonte, fez com que suas antigas residências permanecessem fechadas. Isso acentuou o aspecto de abandono, primeira impressão que se tinha da cidade que, afinal, continuou sem vida. O vazio refletia-se, talvez, devido às poucas pessoas vistas nas ruas; ao mato que crescia entre as pedras do calçamento e ao gado que andava solto pelas ruas. Coincidentemente, 1897, ano fundamental para a história da cidade de Ouro Preto, foi também o ano de nascimento de Luiz Fontana. Fontana vivenciou o difícil momento após a transferência da capital e a retomada de Ouro Preto como importante referência cultural, a partir da década de 1930, com o tombamento da cidade no contexto da Era Vargas. Primeira cidade brasileira considerada como Monumento Nacional em 1933 e depois, em 1980, Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é a 3 BONONO. Mario. Ouro Preto após a mudança da capital em 1897. In: Documentação Histórica. Disponível em