Suelen Fabri Secco Síndrome de Burnout em Estudantes de Odontologia: Prevalência e Fatores de Risco Araçatuba – SP 2013 P á g i n a | 2 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Suelen Fabri Secco Síndrome de Burnout em Estudantes de Odontologia: Prevalência e Fatores de Risco Trabalho de Conclusão de Curso como parte dos requisitos para obtenção do Título de Bacharel em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Orientadora:Profª.Adj.Maria Cristina Rosifini Alves-Rezende Araçatuba – SP 2013 P á g i n a | 3 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Dedicatória P á g i n a | 4 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Dedicatória Dedico este trabalho à minha família, especialmente aos meus pais Suely e Florival, ao meu irmão Rodolfo, aos meus avós Paulo Valentim Fabri(in memorian), Odete dos Santos Fabri (in memorian), Geraldo Secco(in memorian), à minha avó Henriqueta Anaia Secco e aos meus tios Laércio e Silvia Mônica. Dedico também á Professora Maria Cristina Rosifini Alves Rezende por ser tão especial e ter contribuído muito na execução desse trabalho. P á g i n a | 5 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Agradecimentos P á g i n a | 6 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Agradecimentos Agradeço primeiramente a Deus, por sempre ter me dado força e perseverança para seguir em frente, a todos os professores pelos quais passei na faculdade, principalmente à professora Maria Cristina pelo apoio, grande atenção e dedicação que me ajudaram a realizar esse trabalho. Também aos funcionários da faculdade por toda assistência que forneceram e pela sua colaboração no funcionamento dessa instituição. À banca examinadora por aceitar meu convite para examinar meu trabalho. Agradeço também a minha mãe Suely Helena Fabri Secco,ao meu pai Florival Seeco e ao meu irmão Rodolfo Fabri Secco pelo amor, carinho que me dedicaram e pela instrução, educação, valores morais e incentivo que sempre me ensinaram, os quais foram essenciais para eu me tornar quem sou, sem eles eu não alcançaria esse mérito. Aos meus tios Laércio e Sílvia Mônica por me tratarem como filha com enorme dedicação, carinho e atenção. E agradeço também às minhas amigas Ana Carolina, Camila, Carolina, Fábia, Paulinha, Sâmia e Tatiane pelo companheirismo, P á g i n a | 7 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco cumplicidade e alegria que sempre compartilharam comigo. Especialmente agradeço à Camila e a Tatiane, minhas companheiras de república, por aguentarem minhas conversas infinitas e terem paciência comigo, e pelos momentos inesquecíveis e incríveis que passamos na Rua Paul Harris. P á g i n a | 8 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha Confúcio P á g i n a | 9 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Resumo P á g i n a | 10 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Secco SF, Alves-Rezende MCR. Síndrome de Burnout em Estudantes de Odontologia: Prevalência e Fatores de Risco. 2013. 59p. (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação). Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba. RESUMO Diversas profissões da área da saúde têm sido intensamente investigadas em relação aos fatores de estresse presentes no ambiente de trabalho e que possam ocasionar desgaste físico, mental e emocional nos profissionais que as exercem. A Síndrome de Burnout pode ser definida como um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com atividade laboral que exija uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional. Em estudantes, o conceito se amplia para o sentimento de esgotamento devido às exigências do estudo, acompanhado de descrença e sensação de incapacidade profissional e de que o ensino não oferta aprendizagem útil para sua atuação futura. O propósito deste trabalho foi identificar sinais de exaustão e descrença em relação ao curso entre os acadêmicos concluintes dos Cursos de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp. Para tanto foi realizada pesquisa de campo com delineamento transversal, descritivo- analítico, com a participação dos acadêmicos concluintes (25 gênero masculino e 37 gênero feminino) dos Cursos de Odontologia (Integral e Noturno) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de interrogação por meio de questionário contendo 15 questões fechadas, claras, concretas e precisas, com alternativas suficientemente adequadas para abrigar a ampla gama de respostas possíveis. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes de Odontologia avaliados apresentaram baixa percentagem de exaustão e P á g i n a | 11 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco distanciamento. Porém, quando avaliados quanto ao gênero estas percentagens foram maiores no gênero feminino. Palavras Chave: Esgostamento Profissional; Estudantes; Odontologia P á g i n a | 12 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Abstract P á g i n a | 13 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Secco SF, Alves-Rezende MCR. Burnout syndrome on dental students: prevalence and risk factors. (Academic Paper). Araçatuba: Faculty of Dentistry – São Paulo State University; 2013. 59p Various professions in the health field have been intensively investigated in relation to the stressors present in the work environment and can lead to physical exhaustion, mental and emotional health professionals in the exercise. The burnout syndrome can be defined as a type of occupational stress that affects professionals involved in labor activity that requires a relationship of direct care, continuous and highly emotional. In students, the concept is extended to the feeling of exhaustion due to the requirements of the study, accompanied by disbelief and sense of occupational disability and the school does not offer useful learning for their future actions. The purpose of this study was to identify signs of exhaustion and disbelief about the course among students graduating from courses of Dentistry, Faculty of Dentistry of Araçatuba, UNESP. For both field research was conducted with a cross-sectional descriptive-analytic, with the participation of academic graduates (25 males and 37 females) of Dental Courses (Integral and Night) of the Faculty of Dentistry of Araçatuba, UNESP. For data collection technique was used for interrogation through a questionnaire containing 15 closed questions, clear, concrete and precise, with alternative adequate enough to house a wide range of possible responses. The results showed that dental students evaluated showed low percentage of exhaustion and detachment. However, when evaluated by gender these percentages were higher in females Keywords: Burnout , Professional; Students, Dentistry. P á g i n a | 14 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Lista de Tabelas P á g i n a | 15 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Lista de Tabelas Tabela 1 – Tabela 1 - Questionário investigativo de Burnout 25 Tabela 2 – Idade das acadêmicas entrevistadas 26 Tabela 3 – Número de reprovações das acadêmicas entrevistadas 26 Tabela 4 – Idade dos acadêmicos entrevistados 26 Tabela 5 – Número de reprovações dos acadêmicos entrevistados 26 P á g i n a | 16 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Lista de Gráficos P á g i n a | 17 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Lista de Gráficos Gráfico 1 30 Gráfico 2 – 30 Gráfico 3 – 31 Gráfico 4 – 31 Gráfico 5 – 32 Gráfico 6 – 32 Gráfico 7 – 33 Gráfico 8 – 33 Gráfico 9 – 34 Gráfico 10 – 34 Gráfico 11 – 35 Gráfico 12 – 35 Gráfico 13 – 36 Gráfico 14 – 36 Gráfico 15 – 37 Gráfico 16 – 37 Gráfico 17 – 38 Gráfico 18 – 38 Gráfico 19 – 39 Gráfico 20 – 39 Gráfico 21 – 40 Gráfico 22 – 40 Gráfico 23 – 41 Gráfico 24 – 41 Gráfico 25 – 42 Gráfico 26 – 42 Gráfico 27 – 43 Gráfico 28 – 43 Gráfico 29 – 44 P á g i n a | 18 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Gráfico 30 – 44 Gráfico 31 – 45 Gráfico 32 – 45 Gráfico 33 – 46 Gráfico 34 – 46 Gráfico 35 – 47 Gráfico 36 – 47 Gráfico 37 – 48 Gráfico 38 – 48 Gráfico 39 – 49 Gráfico 40 – 49 Gráfico 41 – 50 Gráfico 42 – 50 Gráfico 43 – 51 P á g i n a | 19 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Sumário P á g i n a | 20 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Sumário Introdução 21 Proposição 24 Material e Método 26 Resultados 28 Discussão 52 Conclusão 55 Referências 57 P á g i n a | 21 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Introdução P á g i n a | 22 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Introdução Diversas profissões da área da saúde têm sido intensamente investigadas em relação aos fatores de estresse presentes no ambiente de trabalho e que possam ocasionar desgaste físico, mental e emocional nos profissionais que as exercem 1-5. Burnout pode ser definido como um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com atividade laboral que exija uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional 6-8. Burnout é um termo da língua inglesa, popularmente associado como relativo à algo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Trata-se de figura de linguagem (metáfora) para definir aquilo ou aquele que chegou ao seu limite e, por falta de energia, não tem mais condições de desempenho físico ou mental1-8. Martinez, Pinto e Salanova9 foram responsáveis pelos primeiros estudos deste tipo de estresse em estudantes. Neste grupo específico, estes autores definiram Burnout como o sentimento de esgotamento devido às exigências do estudo, acompanhado de descrença e sensação de incapacidade profissional, de que o ensino não oferta aprendizagem útil para sua atuação futural. Pena e Reis10 lembram que os estudantes são acometidos por uma variedade de fatores estressores psicossociais crônicos semelhantes aos que ocorrem nas situações de trabalho. A persistência desses fatores levam a uma resposta prolongada, composta por três dimensões chave: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal7. A Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (Maslach Burnout Inventory – Student Survey /MBI-SS), foi adaptada por Schaufelli e Martinez et al. a partir de P á g i n a | 23 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco trabalhos anteriores11 e está estruturada em 15 itens. A população estudantil, face às pressões sociais e profissionais que sofre relativamente ao aproveitamento escolar e relacionamento com professores e colegas, além das expectativas dos pacientes atendidos apresenta-se como uma população onde a ocorrência de Burnout poderá limitar fortemente quer o bem-estar psicossocial quer o rendimento acadêmico. Nesta óptica a mensuração do nível de Burnout e os seus determinantes no ensino superior é de grande valia para a compreensão e intervenção psicológica neste domínio visando ao atendimento das necessidades dos alunos, na esfera da saúde mental, como por exemplo, aconselhamento, encaminhamentos psicoterápicos e orientação psicopedagógica. Neste sentido, detectar Burnout precocemente nesta população pode ser benéfico para educadores, estudantes e futuros empregadores e pacientes11. P á g i n a | 24 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Proposição P á g i n a | 25 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Proposição O propósito deste trabalho foi identificar sinais de exaustão e descrença em relação ao curso entre os acadêmicos concluintes dos Cursos de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp. P á g i n a | 26 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Material e Método P á g i n a | 27 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Material e Método Trata-se de pesquisa de campo com delineamento transversal, descritivo-analítico, com a participação dos acadêmicos concluintes (25 gênero masculino e 37 gênero feminino) dos Cursos de Odontologia (Integral e Noturno) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de interrogação por meio de questionário contendo 15 questões fechadas, claras, concretas e precisas, com alternativas suficientemente adequadas para abrigar a ampla gama de respostas possíveis. Tabela 1 - Questionário investigativo de Burnout Sexo (Gênero) Masculino ( ) Feminino ( )Idade__________ Estado Civil Solteiro ( ) Casado( ) Filhos Não ( ) Sim ( ) Quantos _____ Trabalha Não ( ) Sim ( ) Quantas horas/dia____ Número de reprovações até o momento____________ Ano/ Curso_______________ Nunca Poucas X ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 1. Os meus estudos me deixam emocionalmente exausto 2. Sinto-me aos “trapos” ao final de um dia na faculdade 3. Sinto-me cansado quando me levanto de manhã e penso que tenho que enfrentar mais um dia na faculdade. 4. Estudar ou assistir uma aula, ou participar de um laboratório ou clínica me deixa tenso. 5. Meus estudos me deixam completamente esgotado (me consomem) 6. Venho me desinteressando pelos meus estudos desde que entrei na faculdade. 7. Sinto-me pouco entusiasmado com meus estudos 8. Sinto-me cada vez mais descrente em relação à utilidade potencial de meus estudos 9. Tenho dúvida sobre o significado (valor) dos meus estudos 10. Consigo resolver de forma eficaz os problemas que resultam de meus estudos (me saio bem nas provas, seminários, laboratório e clínicas) 11. Acredito que participo de forma positiva das aulas que participo (teóricas e práticas) 12. Sinto que sou bom aluno 13. Sinto-me estimulado quando alcanço meus objetivos escolares 14. Tenho aprendido muitas matérias interessantes ao longo do curso 15. Consigo acompanhar bem as aulas P á g i n a | 28 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Resultados P á g i n a | 29 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Resultados A idade e o número de reprovações das 37 acadêmicas entrevistadas estão listados, respectivamente nas Tabelas 2 e 3. Todas as acadêmicas eram solteiras e não tinham filhos. Tabela 2 – Idade das acadêmicas entrevistadas Idade Frequência Absoluta 21 22 23 24 25 26 27 2 16 10 4 3 1 1 Tabela 3 – Número de reprovações das acadêmicas entrevistadas Número de Reprovações Frequência Absoluta 0 1 2 3 4 6 27 4 2 2 1 1 A idade e o número de reprovações dos 25 acadêmicas entrevistadas estão listados, respectivamente nas Tabelas 4 e 5. Todos os acadêmicas eram solteiros e um deles tinha 1 filho. Tabela 4 – Número de reprovações dos acadêmicos entrevistados Idade Frequência Absoluta 22 23 24 25 26 28 32 9 8 2 2 2 1 1 Tabela 5 – Número de reprovações dos acadêmicos entrevistados Número de Reprovações Frequência Absoluta 0 1 2 5 9 10 15 2 5 1 1 1 P á g i n a | 30 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco As respostas às perguntas 1 a 15 do questionário estão apresentadas nos gráficos 1 a 45 a seguir, cujos dados se apresentam individualizados por gênero e em conjunto. 1. Os meus estudos me deixam emocionalmente exausto (Gráficos 1 a 3) 16 36 0 20 4 12 12 Homens Nunca Poucas vezes no ano 1 Vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 5.4 10.8 10.8 43.2 0 27 2.7 Mulheres Nunca Poucas vezes no ano 1 vez no mês Poucos dias no mês Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 31 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 9.7 21 6.5 33.9 1.6 21 6.5 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 2. Sinto-me aos “trapos” ao final de um dia na faculdade (Gráficos 4 a 6) 16 28 0 24 4 24 4 Homem Nunca Poucas vezes ao ano Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 32 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 2.7 10.8 5.4 21.6 16.2 40.5 2.7 Mulheres Nunca Poucas vezes no ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias na semana Sempre 8.1 17.7 3.2 22.6 11.3 33.9 3.2 Ambos os Gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 33 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 3. Sinto-me cansado quando me levanto de manhã e penso que tenho que enfrentar mais um dia na faculdade (Gráficos 7 a 9 ) 20 20 32 12 12 4 Homens Nunca Poucas vezes ao ano Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 5.4 24.3 5.4 29.7 2.7 27 5.4 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 34 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 11.3 22.6 3.2 30.6 6.5 21 4.8 Ambos os Gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 4. Estudar ou assistir uma aula, ou participar de um laboratório ou clínica me deixa tenso (Gráficos 10 a 12) 40 40 4 4 12 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana P á g i n a | 35 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 10.8 51.4 10.8 13.5 2.7 10.8 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana 22.6 46.8 8.1 9.7 6.5 6.5 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias na semana P á g i n a | 36 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 5. Meus estudos me deixam completamente esgotado - me consomem (Gráficos 13 a 15) 32 32 12 20 4 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês Alguns dias na semana 18.9 48.6 8.1 16.2 2.7 5.4 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Sempre P á g i n a | 37 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 24.2 42 9.7 17.7 1.6 1.6 3.2 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucas dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 6. Venho me desinteressando pelos estudos desde que entrei na faculdade (Gráficos 16 a 18) 64 28 4 4 Homens Nunca Poucas vezes no ano 1 vez no mês Alguns dias na semana P á g i n a | 38 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 59.5 35.1 2.7 2.7 Mulheres Nunca Poucas vezes no ano Poucos dias no mês Sempre 61.3 32.3 1.6 1.6 1.6 1.6 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao mês 1 vez no mês Poucas dias no mês Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 39 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 7. Sinto-me pouco entusiasmado com meus estudos (Gráficos 19 e 20) 48 36 4 4 8 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana 46 40.5 2.7 5.4 0 2.7 2.7 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 40 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 8. Sinto-me cada vez mais descrente em relação a utilidade potencial de meus estudos (Gráficos 21 a 23) 64 24 8 4 Homens Nunca Poucas vezes no ano Poucos dias no mês Alguns dias da semana 64.9 29.7 5.4 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês P á g i n a | 41 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 64.5 27.4 3.2 3.2 1.6 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes no ano 1 vez no mês Poucos dias do mês Alguns dias da semana 9.Tenho dúvida sobre o significado(valor) dos meus estudos (Gráficos 24 a 26) 68 28 4 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês P á g i n a | 42 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 75.7 16.2 5.4 2.7 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês 1 vez na semana 72.6 21 4.8 1.6 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês 1 vez na semana P á g i n a | 43 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 10.Consigo resolver de forma eficaz os problemas que resultam de meus estudos - saio-me bem nas provas, seminários, laboratório e clínicas (Gráficos 27 a 29) 8 20 4 8 16 44 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês Alguns dias da semana Sempre 2.7 0 2.7 1.7 24.3 Mulheres Nunca Poucas vezs ao ano 1 Vez no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana P á g i n a | 44 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 4.8 8.1 3.2 3.2 1.6 21 58 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 11.Acredito que participo de forma positiva das aulas que participo -teóricas e práticas (Gráficos 30 a 32) 16 4 4 32 44 Homens Poucas vezes no mês 1 vez no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 45 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 2.7 0 2.7 2.7 1.7 32.4 56.8 Mulheres Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 dia na semana Alguns dias na semana Sempre 1.6 6.5 3.2 1.6 3.2 32.3 51.6 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Alguns dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 46 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 12. Sinto que sou um bom aluno (Gráficos 33 a 35) 4 8 8 24 56 Homens Nunca Poucas vezes no ano Poucos dias no mês Alguns dias da semana Sempre 2.7 0 0 10.8 5.4 32.4 48.6 Mulheres Nunca Poucas vezes no mês 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Algumas vezes na semana Sempre P á g i n a | 47 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 3.2 3.2 9.7 3.2 29 51.6 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes no ano Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 13. Sinto-me estimulado quando alcanço meus objetivos escolares (Gráficos 36 a 38) 4 8 8 80 Homens Poucas vezes no ano Poucos dias do mês Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 48 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 2.7 2.7 5.4 89.1 Mulheres Nunca 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 1.6 1.6 3.2 1.6 6.5 85.5 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes no ano Alguns dias do mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 49 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 14.Tenho aprendido muitas matérias interessantes ao longo do curso (Gráficos 39 e 40) 0 4 0 8 4 16 68 Homens Nunca Poucas vezes ao ano 1 vez no mês Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre 1.6 1.6 4.8 3.2 13 75.8 Ambos os gêneros Nunca Poucas vezes ao ano Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 50 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 15.Consigo acompanhar bem as aulas (Gráficos 41 a 43) 4 8 4 24 60 Homens Poucas vezes ao ano Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias na semana Sempre 2.7 2.7 2.7 37.8 56.5 Mulheres Nunca Poucos dias do mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 51 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco 2.7 2.7 2.7 10.8 81.1 Ambos os gêneros Nunca Poucos dias no mês 1 vez na semana Alguns dias da semana Sempre P á g i n a | 52 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Discussão P á g i n a | 53 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Discussão Na atualidade a Síndrome de Burnout vem despertando interesse além das atividades laborais. O campo de estudo: das primeiras investigações centradas em profissionais de ajuda, migrou para outros âmbitos profissionais, e, mais recentemente, também os estudantes têm sido avaliados12-14. O alargamento do conceito de Burnout aos universitários, isto é, a uma atividade pré-profissional foi investigado exaustivamente por Schaufeli et al.12. Este estudo confirmou a estrutura trifatorial original do Maslach Burnout Inventory (MBI), instrumento que avalia Burnout em trabalhadores (Martinez, Pinto e Silva, 2000). O conceito de Burnout em estudantes também se constitui de três dimensões: Exaustão Emocional, caracterizada pelo sentimento de estar exausto em virtude das exigências do estudo; Descrença, entendida como o desenvolvimento de uma atitude cínica e distanciada com relação ao estudo; e Ineficácia Profissional, caracterizada pela percepção de estarem sendo incompetentes como estudantes. As questões 1 a 7 correspondem ao nível de esgotamento e as questões de 8 a 15 ao distanciamento. Os resultados obtidos com relação aos índices de Burnout não apontam a presença da síndrome, de acordo com os critérios de indicação referidos por Schaufeli et al.12 (2002). No presente trabalho foram encontradas baixas percentagens de Exaustão e Descrença e alta percentagem de rendimento escolar. Há que se destacar, porém, que segundo o modelo processual de Burnout de Maslach15, a Exaustão Emocional é a primeira dimensão a surgir, e de acordo com os resultados obtidos no presente trabalho, percentagem mais elevada nas acadêmicas, é um possível indicativo de possibilidade de Burnout no futuro neste grupo. Pode-se até inferir que no momento Burnout se mostra mascarada em razão do alto desempenho escolar. P á g i n a | 54 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Maslach16 acredita que os jovens lidam mal com as exigências e demandas do aprendizado em nível superior e do treinamento profissional. Carlotto et al.13 acredita que universitários casados ou com filhos conseguem equacionar melhor seu tempo e, por sua dedicação aos familiares – fonte de gratificação externa ao ambiente acadêmico, conseguem estabelecer o distanciamento necessários dos estressores relacionados ao desenvolvimento do curso. Ademais, os cursos na área de Saúde envolvem o contato direto com pessoas – os pacientes, os quais podem facilmente transferir para os universitários seus problemas e conflitos. Estudos têm demonstrado que o Burnout pode começar durante o período de formação e prosseguir durante a vida profissional13. A prevenção de Burnout desde sua formação é importante, uma vez que o cirurgião-dentista, por prestar cuidados de saúde diretos a outras pessoas, está constantemente sujeito a uma enorme variedade de fontes de estresse. Por estas razões, pode ser considerado como representante de um grupo particularmente afetado pelo estresse ocupacional e, conseqüentemente, pelo Burnout 17,18. P á g i n a | 55 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Conclusão P á g i n a | 56 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Conclusão Com base na metodologia empregada e nos resultados obtidos foi possível concluir que:  Os estudantes de Odontologia avaliados apresentaram baixa percentagem de exaustão e distanciamento;  Quando avaliados quanto ao gênero estas percentagens foram maiores no gênero feminino P á g i n a | 57 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Referências P á g i n a | 58 Trabalho de Conclusão do Curso Suelen Fabri Secco Referências 1. Benevides-Pereira, AMT. O processo de adoecer pelo trabalho. In: Benevides- Pereira AMT (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 2. Cornelius A, Carlotto MS. Síndrome de Burnout em profissionais de atendimento de urgência.Psicologia em Foco 2007; 1(1):15-27. 3. Lautert L. O desgaste profissional: Estudo empírico com enfermeiras que trabalham em hospitais. Revista Gaúcha de Enfermagem 1997; 18 (2):133-44. 4. Maslach C, Schaufeli WB, Leiter MP. Job burnout. Ann Review Psychol 2001; 52: 397-422. 5. Rosa C, Carlotto MS. Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho em profissionais de uma instituição hospitalar. Rev Soc Bras Psicol Hosp 2005; 8(2), 1-15 6. Leiter MP, Maslach C. The impact of interpersonal environment on burnout and organizational commitment. J Org Behavior 1988; 9: 297–308. 7. Maslach C, Schaufelli WB. Historical and conceptual development of burnout. 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