8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 Zonas de Compensação Dra. Rosangella da Silva Leote (autora), Miguel Alonso Araujo Carvalho (apre- sentador) Campus São Paulo, Instituto de Artes, Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Eixo 1 e Eixo 2: “Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cidadania" e "No- vas Tecnologias: Perspectivas e Desafios" Resumo O projeto de Extensão “Zonas de Com- pensação” no seu quarto ano de desenvolvimento, visa projetar e realizar uma exposição artística baseada em experimentos e aplicação de concei- tos teóricos fornecidos em workshops no decorrer do ano de 2015. O processo possibilita aos parti- cipantes, das oficinas de criação, à realização de obras em colaboração, que serão expostas em abril, no ano de 2016. Este projeto tem uma longa trajetória, inici- ado em 2001, mas implementado em 2012, tendo sido contemplado com o apoio da PROEX, incluin- do bolsas de monitoria e verba. Nesse trabalho são abordadas questões estéticas e processos de criação tendo como mote o planejamento da mon- tagem de uma exposição artística que utiliza tecno- logias interativas em sua concepção. Seu formato busca relacionar conceitos sobre arte, mas também propõe uma perspectiva interdisciplinar. Para tal objetivo, pretende-se con- textualizar os processos artísticos relacionando-os ao conceito de “estéticas tecnológicas”. Na exposição citada, as obras têm aspec- tos formais onde se pretende fazer manifestar os ecos da base conceitual das pesquisas desenvol- vidas no contexto da convergência entre Arte, Ci- ência e Tecnologia. Em suma, esta proposta se dedica a de- senvolver e aplicar métodos de criação além de abordar outros conceitos envolvidos, ou surgidos, no desenvolvimento de uma exposição chamada “Zonas de compensação”. Palavras Chave: Arte tecnologia, Percepção, Processo criativo. Abstract The Extension project "Com-compensation zones" is in its fourth year of development and aims to design and conduct an art exhibit, based on experiments and application of theoretical con- cepts provided in workshops during the year 2015. This process enables workshop participants to create the execution of works in collaboration, these works will be exhibited in April, in the year 2016. This project has a long history, which be- gan in 2001 but implemented in 2012, having been awarded with the support of PROEX, including monitoring of grants and funding. In this work are addressed aesthetic issues and creating processes with the objective of the as- sembly planning an art exhibit that uses interactive technologies in its design. The operating methodology seeks to relate concepts about art, in addition to proposing an interdisciplinary perspective. For this goal, we in- tend to contextualize the artistic processes relating them to the concept of "technological aesthetic." In the mentioned exhibition, the works have formal aspects which aims to make manifest effects of the conceptual basis of devel-saving research address- ing the convergence between Art, Science and Technology. In short, this proposal is dedicated to de- veloping and applying methods of creation, in addi- tion to addressing other concepts involved, or aris- ing in the development of an exhibition called "compensation zones". Keywords: art technology, Perception, Creative process. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 Introdução Este é um projeto que apresenta parte dos resultados de processos de pesquisa, no GIIP (Gru- po Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia), e em sua história pregressa. Nesse contexto, são entendidos como vá- rios os modelos pelos quais uma pesquisa afeta seu entorno. Um dos resultados foi a decisão de reali- zar uma exposição artística baseada em experimen- tos e aplicação de conceitos que foram antes traba- lhados no grupo. Entende-se o momento da Exten são como aquele em que o pesquisador tem a opor- tunidade de levar para fora dos muros da Universi- dade os resultados do conhecimento adquirido na sua prática diária, seja didática, seja de pesquisa, o que, em arte, envolve a produção artística. Assim, o projeto associa resultados de pes- quisa com ações didáticas extensivas na natureza de cursos (workshops) além de ter caráter de exibi- ção aberta ao público em geral. As atividades são todas gratuitas, sem exigência de formação espe- cializada, nem vínculos com a UNESP. Tem caráter internacional, pois aproveita as parcerias do GIIP para a aplicação dos workshops. A implementação deste projeto iniciou-se me 2012, com apoio econômico parcial da PROEX, incluindo Bolsas de Extensão (BAAE I e II) e com avaliação de mérito. Este projeto está ligado, tam- bém, ao grupo de ações que tem lugar dentro do primeiro triênio de atividades desta pesquisadora junto à instituição. No momento em que se escreve este proje- to, cuja natureza é de continuidade, o trabalho de implementação se realiza com rigor e valor, estando em seu segundo semestre e ocorrendo conforme o cronograma previsto. Embora dito no projeto original que a com- posição da exposição se daria a partir do desenvol- vimento e modificação de obras da proponente, observou-se nos processos de criação, até o mo- mento desenvolvidos, que não há necessidade de se pré-definir quais serão as obras. Isto porque o público que atende ao projeto é composto de artis- tas experientes e outros mais jovens, além de inte- ressados menos ligados à realização das artes, os quais são completamente aptos a desenvolver, des- de a origem, os processo que poderão resultar em obras a serem mostradas na exposição. Esse pro- cesso é todo conduzido para trabalhos em co- autoria. O tema da exposição é também seu título e conceito. “Zonas de Compensação” se refere a uma oportunidade de localizar com o processo criativo, bem como com o compartilhamento dos resultados deste, um lugar de abrigo, de conforto, de alento às adversidades. Estas adversidades tomam caráter diferenciado de acordo com os envolvidos no pro- cesso, sendo esta a fissura que permite a variedade dos resultados. A unidade é dada pela busca por resultados que definam-se relacionados às tecnolo- gias, com o parêntesis de que tecnologias de qual- quer época são bem vindas para o convívio e a fricção. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 Objetivos Construir uma exposição artística baseada em experimentos e aplicação de conceitos teóricos intitulada “Zonas de Compensação”. Nesta exposição pretende-se oferecer áreas fruitivas de imersão e ludicidade. São instalações (multimídia, sonoras, visuais), objetos, esculturas, vídeos, performances e outros resultados artísticos onde se intenciona fazer criar relacionamentos de natureza calma para o interator. Cada obra cons- tante na exposição deve abordar ao menos um as- pecto específico, tanto conceitual quanto tecnológi- co, do âmbito das estéticas tecnológicas, configu- rando ao final uma exposição multimidiática. Entre- tanto não é necessário que todas as modalidades listadas se façam presentes. Nesta exposição busca-se seguir na con- tramão das exposições de arte interativa onde o excesso, de sons e eventos, é a tônica. Em busca disso, espaços distanciados e com sonoridade con- trolada serão procurados. Material e Métodos Mensalmente os participantes se encontram com novos ministrantes de oficinas para novas cria- ções e aprendizado tecnológico (workshops), segui- dos de três encontros para desenvolver as obras. A metodologia também compreende a investigação bibliográfica, realização de palestras, e encontros sobre a temática das estéticas tecnológicas e outras que permeiem a discussão no processo criativo. Os temas sofrem alteração durante o período de de- senvolvimento do projeto, pois se adéqua ao perfil dos interessados. Isso faz com que os convidados para ministério de workshop possam ser indicados pelos próprios participantes, visando preenchimento de conteúdos que sinta-se relevante para a equipe em questão. Considera-se o participante como membro de equipe, responsável pela produção e custeio das obras das quais participa como desen- volvedor. Oficinas de criação (WORKSHOPS): As oficinas se destinam a criar, recriar e execu- tar as obras para a exposição e têm a duração de três horas, abertas a todos os participantes selecio- nados, em número mínimo de 20 e máximo de 60, conforme a natureza do conteúdo e demanda de equipamentos ou espaços. As vagas são estabelecidas e divulgadas para cada workshop, as intenções de participação são enviadas para o e-mail do projeto (zonasde- compensacao@gmail.com), a seleção só é feita caso o número de interessados sobrepasse o núme- ro de vagas. O critério é a relação observada entre repertório do interessado e o conteúdo de cada workshop. Figura 1. folder do último workshop. Obras a serem realizadas Considerando as experiências passadas do projeto, a previsão da composição mínima de obras da exposição é de número compatível com o espa- ço da Galeria do Instituto de Artes. Entretanto os 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 participantes farão processos de criação que pode- rão resultar em obras a serem mostradas em outros locais, ou que demandem mais espaços. A tarefa de alocação destes novos espaços será da equipe envolvida na execução da proposta. Nem todas as obras realizadas são expos- tas, pois há uma seleção composta de juri elegido entre os ministrantes e a proponente, com o convite de dois membros de fora do projeto. Autoria das obras: As obras a serem expostas devem ter obrigatoriamente natureza co-criativa e terem sido desenvolvidas durante, ou a partir dos workshops. O custeio das mesmas é de responsabilidade dos participantes, salvo o projeto encontre patrocinador. A autoria é nomeada pelos que desenvolve- ram as obras, não cabendo imposição de direito autoral sobre o objeto seja pela proponente, seja pelos ministrantes das oficinas. Estes, todavia, po- dem e são estimulados, a participar como co- autores e co-realizadores das obras. A autoria do projeto “Zonas de Compensa- ção” e assinatura da curadoria da exposição é da proponente. As demais demandas técnicas se apre- sentam e se modificam conforme a natureza da equipe que atende ao projeto. O Grupo de pesquisa GIIP é co-realizador do projeto, sendo seus membros convidados à co- laboração, na medida de seu interesse ou necessi- dade, em função de objetivos específicos de suas pesquisas. Palestras Paralelas O artista proponente efetua a palestra inau- gural e final, abertas ao público em geral, no início e no fim de cada ano, sendo considerado o final como a abertura da exposição. Conforme a demanda, ou a oportunidade, convidados são trazidos para compartilhar suas ideias a fim de fornecer diferentes recortes teóricos sobre os temas que se relacionam ao projeto. Todas as palestras são transmitidas ao vivo via internet, na conta do grupo de pesquisa (www.livestream.com/giip) e ali ficam disponíveis para acesso posterior de qualquer interessados. Os resumos em vídeos curtos são publicados no canal do grupo de pesquisa no Youtube (http://www.youtube.com/channel/UCkyaiUNEA3yrH wv7Txf1H2g). Resultados e Conclusões O principal resultado do projeto “Zonas de Compensação” está no desenvolvimento final da exposição, com a soma de todas as obras elabora- das durante o ano. Contudo o caráter de cada Workshop gera uma gama distinta de produtos artís- ticos e de conhecimento, e desta forma, seus resul- tados devem ser avaliados considerando processos em andamento concomitantes ao próprio projeto . A criação de novas perspectivas, teóricas e práticas, surgem das oficinas e de sua relação com o grupo de pesquisa, GIIP. “Zonas de Compensa- ção”, conforme dito anteriormente, é um campo de Figura 2. Participantes das oficinas de abril de 2015 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 estudos, para a analise prática das relações transdi- ciplinares e de processos de criação. Dentre todas as ações, em 2015, fica em destaque o Workshop que ocorrerá no segundo semestre, sobre Tecnologias e Interfaces Assistivas, Tal oficina se relaciona com a pesquisa de Pós- doutoramento de Ana Amália Tavares Bastos Bar- bosa e com a linha de pesquisa: “Interfaces físicas e digitais passa as artes: da difusão à inclusão” do grupo de pesquisa. O Destaque deve-se pela possi- bilidade de criação de novas interfaces que permi- tam outras maneiras para a criação artística, com um baixo custo e mais acessíveis. Agradecimentos À Pró-reitoria de Extensão da UNESP (PROEX); à Direção, Vice-direção e Assessoras do Instituto de Artes (IA/UNESP); ao Programa de Pós Graduação em Artes (PPGA) e toda a sua equipe; aos mem- bros do GIIP, ao Coordenador dos espaços exposti- vos, Prof. José Spaniol; ao Diretorde Serviços e Atividades Auxiliares, Ricardo Grigoli; a todo opes- soal do SAEPE, Manutenção, Segurança, Motoris- tas e Limpeza. ____________________________________ Site: www.giip.ia.unesp.br Blog: zonasdecompensacao.wordpress.com Facebook: www.facebook.com/ZonasDeCompensacao?ref=hl E-mail: zonasdecompensacao@gmail.com Skype: giip.unesp Transmissão online: www.livestream.com/giip .