Trans/Form/ Ação, São Paulo 5:103-106,1982. TRADUÇÃO/TRANSLATION O PROÊMIO DE ST. o TOMÁS DE AQUINO AO "COMENTÁRIO À METAFÍSICA DE ARISTÓTELES". Tradução e Introdução de Francisco Benjamin de SOUZA NETTO· INTRODUÇÃO Apreciar o exato alcance e o valor dos Comentários de Sto. Tomás de Aqui­ no à obra de Aristóteles não é fácil empre­ s a . P r i m e i r a m e n t e , i m p o r t a desembaraçar-se de todo o preconceito, seja ele favorável, tal o das Escolásticas recentes, seja contrário, tal o de uma his­ toriografia de algum modo positivista. Antes de tudo, cabe visualizar, ainda que de relance, o universo cultural que se eri­ giu em sujeito pleno de uma nova leitura do estagirita. Então, é possível divisar, de um lado, o fato de a Cultura Ocidental cristã haver acumulado, até então, todo um respeitável patrimônio, posto, de di­ reito ou não, sob o alto patrocínio de Sto. Agostinho. De outro, é indispensável re­ cordar o espaço aberto a um pensamento mais efetivamente pensante com o surgi­ mento das Universidades e com o fato de estas ainda se apresentarem sob a forma de uma interrogação que, antes de dar lu­ gar à sistematização mais tarde chamada escolástica, se manifesta e exerce no gêne­ ro da "quaestio". Neste espaço e desafiado por uma tensão entre os seus valores maiores, é que se elaborou, momento após momento, o trabalho do Comentarista. No que este consistiria? Nem na simples detectação do significado puro do texto, nem na mani- pulação deste como, por vezes, se diz ou insinua. Sem deixar de constituir um pa­ râmetro respeitável, a Teologia, visualiza­ da já como uma certa Dogmática, não pa­ receu a Tomás de Aquino impor uma di­ retriz decisória ao trabalho do "lector". É o que enotam as seguintes palavras: "Nec video quid pertinent ad Doctrinam fidei qualiter Philosophi verba exponan­ tur" (Responsio ad. Mag. loannem, art. 42). De outro lado, tampouco o significa­ do meramente literal tem o primado: o que se procura é a "intentio auctoris", o que equivale a dizer: procura-se o pensa­ mento deste em sua vida, em sua verdade, a letra servindo tão-somente de "terminus a quo" de uma "inventio" que não se considera encerrada. O que a "lectio" pretende é restituir ao Filósofo o exercício vivo do seu Magistério. Estas considerações são suficientes a quem empreende a Leitura do Proêmio de Sto. Tomás ao Comentário que teceu à Metafísica de Aristóteles. Nele, o que res­ salta é a unidade de pensamento e obra que a invenção da "intentio" origina: o respeito a letra faz-se "reverentia" e a Metafísica se desvela em sua unidade vol­ tando a ser um pensamento vivo, pensan­ te. Isto, ao menos, pretende-o o leitor que foi Tomás de Aquino, quando exerce o seu munus na provável data demarcada entre os anos de 1268 e 1272. • Departamento de Filosofia - Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação - UNESP - 17.500 - Marília, SP. 103 TOMAS DE AQUINO, Santo - P roêmio ao "Comentário ã metafísica de Aristóteles" . Trad . e introd . de Francisco Benjamin de Souza Netto . Trans/Form/ Ação, São Paulo, 5: 103- 1 06, 1 982 . S . THOMAE AQUINA TIS In Duodecim Libros MET APHYSICORUM ARISTOTELIS Expositio PROOEMIUM S. THOMAE S i c u t d o c e t P h i l o s o p h u s i n POLITICIS suis, quando aliqua plura or­ dinantur ad unum , oportet unum eorum esse regulans, sive regens, et alia regula ta, sive recta . Quod quidem patet in unione animae et corporis: nam anima naturaliter imperat, et corpus obedit. Similiter etiam inter animae vires: irascibilis enim et con­ cupiscibilis natuntli ordine per rationem reguntur . Omnes autem scientiae et artes ordinantur in unum, scilicet ad hominis perfectionem , quae est eius beatitudo . Unde necesse est, quod una earum sit alia­ rum omnium rectrix , quae nomem sapien­ tiae recte vindieat . Nam sapientis est alios ordinare . Quae autem sit haec scientia, et circa qualia, considerari potest, si diligenter respiciatur quomodo est aliquis idoneus ad regendum . Sicut enim , ut in libro prae­ dieto Philosophus dicit, homines intellec­ tu vigentes , naturaliter aliorum rectores e domini sunt: homines vero qui sunt ro­ busti corpore, intellectu vero deficientes, sunt naturaliter servi : ita scientia debet es­ se naturaliter aliarum regulatrix , quae maxime intellectualis est. Haec autem est, quae circa maxime intelligibilia versa tu r . Maxime autem intelligibilia tripliciter accipere possumus . Primo quidem ex ordine intelligendi . Nam ex quibus intellectus certitudinem accipit, videntur esse intelligibilia magis . Unde, cum certitudo scientiae per intellec­ tum acquiratur ex causis, causarum cogni­ tio maxime intellectualis esse videtur . Un­ de et illa scientia, quae primas causas con­ siderat, videtur esse maxime aliarum regu­ latrix . Secundo ex comparatione intellectus ad sensum . Nam , cum sensus sit cognitio 1 04 partieularium, intellectus per hoc ab ipso differre videtur , quod universalia compre­ hendit. Unde et illa scientia maxime est in­ tellectualis, quae circa principia maxime universalia versatur . Quae quidem sunt ens, et ea quae consequuntur ens, ut unum et multa, potentia et actus . Huius­ modi autem non debent omnino indeter­ minata remanere cum sine his completa cognitio de his quae sunt propria alicui ge­ neri vel speciei , haberi non possit . Nec ite­ rum in una aliqua particulari scientia trac­ tari debent: quia cum his unumquodque genus entium ad sui cognitionem indigeat, pari ratione in qualibet partieulari scientia tractarentur . Unde restat quod in una communi scientia huiusmodi tractentur; quae cum maxime intellectualis sit , est aliarum regulatrix . Tertio ex ipsa cognitione intellectus . Nam cum unaquaque res ex hoc ipso vim intellectivam habeat, quod est a materia immunis, oportet illa esse maxime intelli­ gibilia, quae sunt maxime a materia sepa­ rata . Intelligibile enim et intellectum oportet pro pro tio nata esse, e unius gene­ ris, cum intellectus et intelligibile in actu sint unum . Ea vero sunt maxime a materia separarata, quae nom tantum a signata materia abstrahunt, "sieut formae natu­ rales in universali acceptae, de quibus tractat scientia naturalis " , sed omnino a materia sensibili . Et non solum secundum rationem , sicut mathematica, sed etiam secundum esse, sicut Deus et intelligen­ tiae . Unde scientia, quae de istis rebus considerat, maxime videtur esse intellec­ tualis , et aliarum princeps sive domina . Haec autem triplex consideratio , non diversis, sed uni scientiae attribui debet. Nam praedietae substantiae separatae sunt universales et primae causae essendi. Eiusdem autem scientiae est considerare causas proprias alicuius generis et genus ipsum : sicut naturalis considerat principia corporis naturalis . Unde oportet quod ad eamdem scientiam pertineat considerare substantias separatas et ens commune, quod est genus, cuius sunt praedictae TOMAS DE AQU INO, Santo - Proêmio ao "Comentário à metafísica de Aristóteles" . Trad . e introd . de Francisco Benjamin de Souza Netto . Trans/Form/ Ação , São Paulo, 5 : 1 0 3 - 1 06 , 1 982. substantiae communes et uni ver sales cau­ sae . Ex quo apparet, quod quamvis ista scientia praedicta tria consideret, non ta­ men considerat quodlibet eorum ut sub­ jectum, sed ipsum solum ens com mune. Hoc enim est subjectum in scientia, cuius causas et passiones quaerimus, non autem ipsae causae alicuius generis quaesiti . Nam cognitio causarum alicuius generis , est finis est finis ad quem considera tio scientiae pertingit . Quamvis autem su­ biectum huius scientiae sit ens commune, dicitur tamen tota de his quae sunt separa­ ta a materia secundum esse et rationem . Quia secundum esse et rationem separari dicuntur, non solum illa quae numquam in materia esse possunt, sicut Deus et in­ tellectuales substantiae , sed etiam illa quae possunt sine materia esse, sicut ens commune . Hoc tamen non contingeret, si a materia secundum esse dependerent . Secundum igitur tria praedicta, ex quibus perfectio huius scientiae attendi­ tur, sortitur tria nomina. Dicitur enim scientia divina sive TheoJogia , inquantum praed ic tas s u b s ta n t i a s c o n s i d e r a t . Metaphysica , inquantum considerat ens et ea quae consequuntur ispum . Haec enim transphysica inveniuntur in via resolutio­ nis, sicut magis communia post minus communia. Dicitur autem Prima Philoso­ phia , inquantum primas rerum causas considerat. Sic igitur patet quid sit subiec­ tum huius scientiae, et qualiter se habeat ad alias scientias , et quo nomine no mine­ tur . Tomás de Aquino Comentário à Metafísica de Aristóteles Proêmio Como ensina o Filósofo em seus es­ critos Políticos, quando vários são orde­ nados a algo, é necessário que um deles seja regulador ou diretor e os demais re­ gulados ou dirigidos . Isto, em verdade, é manifesto na união da alma e do corpo, pois, naturalmente, a alma ordena e o corpo obedece . Ocorre o mesmo com as potências da alma, pois, o irascível e o concupiscível são , por ordem natural, di­ rigidos pela razão . Ora, todas as ciências e técnicas ordenam-se a algo de uno, isto é , à perfeição do homem que é a sua felici­ dade. Donde, ser necessário que uma de­ las seja ordenadora de todas as outras , a qual reivindica com razão o nome de sa­ bedoria, pois, compete ao sábio ordenar os demais . Se examinarmos diligentemente co­ mo alguém é idôneo para dirigir , podere­ mos descobrir qual sej a esta ciência e a respeito do que versa . Pois , como diz o Filósofo no livro acima citado, da mesma maneira como os homens intelectualmen­ te bem dotados são naturalmente chefes e senhores dos demais, e os homens de cor­ po robusto, mas deficientes quanto à inte­ ligência, são naturalmente servos; assim também a ciência que é intelectual ao má­ ximo deve ser ordenadora de todas. Esta, porém , é aquela que versa sobre o que é mais inteligível . Ora, podemos conceber o que é ao máximo inteligível segundo uma tríplice acepção . Primeiro, a partir da ordem da intelecção . Pois, aquilo do que o intelecto adquire certeza é certamente m ais inte­ ligível . Donde, como o intelecto adquire a certeza científica a partir das causas, o co­ nhecimento das causas é certamente inte­ lectual ao máximo . P ortanto , aquela ciên­ cia que considera as primeiras causas é certamente ordenadora ao máximo das outras . Em segundo lugar, a partir da com­ paração do intelecto com os sentidos . Pois, enquanto aos sentidos pertence o conhecimento dos particulares, o intelecto deles difere com certeza por lhe caber compreender os universais . Donde, ser ao máximo intelectual aquela ciência que verse sobre princípios ao máximo univer­ sais . Ora, estes são o ente e o que se lhe se­ gue, como o uno e o múltiplo, a potência e o ato . Ora, estes não devem de forma al- 1 05 TOMAS DE AQUINO, Santo - Proêmio ao " Comentário à metafísica de Aristóteles" . Trad . e introd . de Francisco Benjamin de Souza Netto . Trans/Forml Ação, São Paulo, 5; 1 03- 1 06, 1 982. guma permanecer indeterminados , pois, sem eles não se pode obter o conhecimen­ to completo do que é próprio a um deter­ minado gênero ou espécie . Nem devem , por outro lado, ser tratados numa deter­ minada ciência particular, pois , como to­ dos os gêneros de ente deles dependem pa­ ra seu conhecimento , pela mesma razão, seriam tratados em todas as ciências parti­ culares . Donde, resta que sej am tratados numa só ciência comum que, sendo ao máximo intelectual, é reguladora das de­ mais. Em terceiro lugar, a partir do próprio conhecimento do intelecto . P ois , tirando todas as coisas sua potência intelectiva de serem imunes da matéria, é mister serem ao máximo inteligíveis aquelas que são ao máximo separadas da matéria. De fato , é necessário que o inteligível e o intelecto sejam proporcionados e do mesmo gêne­ ro, pois , o intldecto e o inteligível são um no ato de intelecção . Ora, é ao máximo separado da matéria aquilo que abstrai to­ talmente da matéria sensível e não só da matéria singularizada "como as formas naturais tomadas em universal das quais trata a ciência da Natureza" . E não só quanto à concepção , como na matemáti­ ca, mas quanto ao ser, como Deus e as in­ teligências. Donde, a ciência que conside­ ra tais coisas ser com certeza ao máximo intelectual, primando sobre as demais e dominando-as . Esta tríplice consideração não deve ser atribuída a diversas ciências , mas a uma única . De fato , as supracitadas subs­ tâncias separadas são as causas universais e primeiras de ser . Ora, cabe à mesma ciência considerar as causas próprias de determinado gênero e o próprio gênero, assim como a ciência da Natureza consi- dera os princípios do corpo natural . Don­ de, ser necessário que à mesma ciência caiba considerar as substâncias separadas e o ente em geral, que é o gênero do qual as supracitadas substâncias são as causas comuns e universais . Disto decorre ser manifesto que, em­ bora esta ciência proceda à tríplice consi­ deração acima, não considera qualquer uI9a delas como tema de estudo, mas ape­ nas o ente em geral . Pois, de fato , é tema na ciência aquilo cujas causas e proprie­ dades procuramos, não porém as próprias causas do gênero investigado . De fato , o conhecimento das causas de um gênero determinado é o fim ao qual chega a con­ sideração da ciência . Embora o tema des­ ta ciência seja o ente em geral, diz-se ela no seu todo referente ao que é separado da matéria segundo o ser e a concepção , pois, diz-se separado segundo o ser e a concepção não só aquilo que j amais pode ser na matéria, como Deus e as substân­ cias intelectuais, mas também aquilo que pode ser sem matéria, como o ente em ge­ ral . Isto porém não aconteceria se depen­ desse da matéria quanto ao ser . Portanto, esta ciência recebe três no­ mes a partir da tríplice consideração su­ pracitada da qual provém sua perfeição . É denominada ciência divina ou teologia na medida em que considera as substân­ cias separadas. Metafísica, na medida em que considera o ente e o que lhe é conse­ qüente . Pois, o que é transfísico se encon­ tra na marcha analítica do pensamento como o que é mais geral após o menos ge­ ral . É denominada filosofia primeira, na medida em que considera as causas pri­ meiras das coisas . Fica, portanto, explica­ do qual seja o tema desta ciência, como se relaciona com as demais ciências e por que nome é denominada. REFERt!NCIAS BIBLIOGRÁFICAS S. THOMAE AQUINA TIS - In: Duodecim libros Metaphysicorum Aristotelis Expositio . Tu­ rim , Catha1a-Spiazzi, 1 950. 1 06 CHENU , M . D . - Introduction à l 'étude de Saint Thomas d'Aquin . Montreal , Vrin. 1 950. p . 1 73- 1 83 (lnstitute d 'Étude médiéval, n . o 1 1 ) .