Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho’’ Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC Departamento de Design Tatiana Beraldo Muniz Vieira Pinto Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino em Design Contemporâneo Projeto de Conclusão de Curso Orientação de Profa. Dra. Mônica Moura P659s Pinto, Tatiana Beraldo Muniz Vieira Sinestesia psicodélica : design, maquiagem e psytrance / Tatiana Beraldo Muniz Vieira Pinto. -- Bauru, 2024 102 p. : fotos Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Design) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru Orientadora: Mônica Moura 1. Artes gráficas. 2. Arte e fotografia. 3. Maquiagem teatral. 4. Música eletrônica. 5. Sinestesia. I. Título. Sistema de geração automática de fichas catalográficas da Unesp. Biblioteca da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. Dados fornecidos pelo autor(a). Essa ficha não pode ser modificada. O relatório do TCC aqui apresentado segue o Regulamento vigente dos Projetos de Conclusão em Design Gráfico ou Design de Produto CURRÍCULO VIGENTE do Projeto Político Pedagógico de 2007 - Curso Design, FAAC, UNESP onde consta: § 3 - Entende-se por Projeto autoral de livre criação, com abordagem poética e experimental podendo ser uma narrativa textual e/ou visual e/ou sonora, em formato impresso ou digital, em diversas dimensões (bidimensional, tridimensional, espacial) caracterizado pela livre composição, relato/ensaio textual e visual, nesse caso sendo obrigatória a apresentação de um texto e produto, artefato, peça, objeto ou protótipo. Portanto, o texto apresentado neste relatório é de caráter poético e nao segue normas e padrões gramaticais e nem ABNT. “A dança é meditação ativa. Quando dançamos, vamos além do pensamento, além da mente e além da nossa individualidade para nos tornarmos um no êxtase divino da união com o espírito cósmico. Esta é a essência da experiência da dança trance.” OBRIGADA PELO SEU LEGADO. Goa Gil 1951-2023 Primeiramente, gostaria de agradecer aos meus pais, que sempre me incentivaram a estudar e buscar meus sonhos. Sem o apoio de vocês eu não seria nada, obrigada por tornarem tudo isso possível e sempre confiarem em mim! Mãe, te amo! Obrigada Professora Mônica Moura, por se interessar pelo meu projeto, me ajudar a tirá-lo do papel e me orientar claramente e com muito entusiasmo. Obrigada Professor Dorival, por sempre acreditar nas minhas “doideiras”, por me mostrar que o Design é muito amplo e diverso. Obrigada Cainã Guari, por sempre acreditar no meu projeto e potencial, desde quando estava em dúvida do que realmente abordar. Obrigada por me guiar nas primeiras etapas e por ser um amigo incrível. Obrigada Moon por topar participar e me aconselhar com seus comentários sempre pertinentes, ter me ajudado com as fotos e sempre ter demonstrado ser um ombro amigo há alguns andares em cima de mim. Obrigada Juan pela honra de sua presença e por me inspirar tanto nesse projeto com seu trabalho incrível de pintura corporal. Obrigada Arthur, Cassi e Gabi por toparem fazer parte disso tudo, serem tão entregues às fotografias e me apoiarem muito. A amizade de vocês é muito preciosa para mim. A gra de ci m en to s Si n est es ia P si co dé li ca Obrigada família UNESP, República Gaiola e seus adjacentes. Esses anos só foram incríveis porque eu tinha vocês do meu lado. Nossa amizade vai sempre perdurar. Contem comigo para sempre! Obrigada Cenourinha, por toda amizade e apoio neste momento tão intenso de nossas vidas. Você é muito essencial para mim e me entende como ninguém. Obrigada Saiani e Laura, poder contar com vocês no dia-a-dia mesmo longe, é crucial para minha felicidade. Amo vocês. Obrigada Dudu, por todo apoio e carinho durante esses anos, sendo como amigo ou parceiro de vida. Obrigada por sempre estar aqui por mim, como também estou aqui por você. Eu te amo! Obrigada pequena Tati, por seguir seu coração e se entregar de peito aberto ao que a vida te oferece. Obrigada por ter se entregue ao psytrance e ter deixado isso te transformar positivamente. Obrigada à todos amigos que o Psytrance me deu! Assim, obrigada à todos que tornaram esse projeto possível! A gra de ci m en to s Si n est es ia P si co dé li ca Si n est es ia P si co dé li ca Resumo Sinestesia Psicodélica é um projeto que busca unir o psytrance com o design e a arte da maquiagem. Ele explora as relações entre imagem, som e os elementos dessas linguagens, como cores, texturas, volume e movimento. Como resultado, o projeto apresenta três propostas de maquiagem através de ensaios fotográficos e pós-produção. Esse conjunto de peças destaca a criação das maquiagens, as quais foram inspiradas por diferentes vertentes da música eletrônica. Palavras-chave: artes gráficas, arte e fotografia, maquiagem teatral, música eletrônica, sinestesia. Abstract Psychedelic Synesthesia is a project that seeks to merge psytrance with design and the art of makeup. It explores the relationships between image, sound, and the elements of these languages, such as colors, textures, volume, and movement. As a result, the project presents three makeup proposals through photographic shoots and post-production. This collection highlights the creation of the makeups, which were inspired by different genres of electronic music. Keywords: graphic arts, art and photography, theatrical makeup, electronic music, synesthesia. Su m ári o SOBRE MIM // TRAJETÓRIA01 PSYTRANCE E CULTURA TRANCE03 PSICODELIA E SINESTESIA05 ARTE VISIONÁRIA COMO PROPOSTA 02 MAQUIAGEM COMO EXPRESSÃO 04 MANIFESTO09 REFERÊNCIA E BIBLIOGRAFIA11 CRÉDITOS 10 FOREST06 MOODBOARD 6.1 “PANTANOSA” 6.2 MAKING OF 6.3 RESULTADO 6.4 SELEÇÃO DE FOTOS 6.5 PÓS-PRODUÇÃO 6.6 HI-TECH 07 MOODBOARD7.1 “ALIEN CIBERNÉTICO”7.2 MAKING OF7.3 RESULTADO7.4 SELEÇÃO DE FOTOS7.5 PÓS-PRODUÇÃO7.6 PROG DARK08 MOODBOARD 8.1 “FADA DA NOITE” 8.2 MAKING OF 8.3 RESULTADO 8.4 SELEÇÃO DE FOTOS 8.5 PÓS-PRODUÇÃO 8.6 Si n est es ia P si co dé li ca Sobre mim // Trajetória 01 Experimentação (Bauru, 2023) | Foto Autoral So br e m im / / T ra je tó ri a Si n est es ia P si co dé li ca 11 Uma característica muito marcante da minha mãe é o batom vermelho. Ela conta que quando eu era bebê e a vi sem batom pela primeira vez, não a reconheci e comecei a chorar. Me lembro com muito detalhe de apreciar cada maquiagem dela como se fosse pedra preciosa. Todas aquelas cores de batom e sombra reluziam aos meus olhos. Assistir minha mãe se arrumando era uma cena corriqueira, mas que para mim, nunca perdia a mágica. Eu não via a hora de ter mais controle motor para poder me aventurar nessa arte. Enquanto isso, brincava de maquiar minhas amigas e a mim mesma. Além da maquiagem, minha mãe me passou uma outra paixão: a moda. Como era incrível acompanhá-la nas costureiras e ver tantos diferentes tecidos, texturas, cores e ideias circulando em um pequeno espaço. Aproveitava para pegar alguns retalhos, desenhava meus croquis e projetava minhas roupas para minhas amadas bonecas Barbie. Aí começou a desenvolver em mim um sonho de cada vez mais me aprofundar e estar próxima desse mundo da estética, beleza e estilo. Principalmente, por desempenhar na minha vida e de muitas pessoas um papel tão significativo como expressão pessoal. Já com meu pai foi um pouco diferente. O que estava sempre presente era a música. Que delícia acordar no sábado de manhã com algum disco de vinil tocando na sala. So br e m im / / T ra je tó ri a Si n est es ia P si co dé li ca De segundas-feiras, nós percorríamos por diversos livros de cifras para escolher qual música ele apresentaria no final da reunião do grupo que meus pais faziam parte. Circulávamos por vários estilos musicais diferentes, escolhíamos a música perfeita, meu pai passava o dia ensaiando violão/guitarra e voz, e depois íamos tirar várias cópias da letra para que todos pudessem acompanhar e cantar junto. Esses momentos especiais me marcaram muito e me transformaram na pessoa apaixonada por música que sou hoje. Ao crescer, a música e a arte foram me envolvendo cada vez mais. Sempre curiosa, me aventurava explorando diferentes vertentes, estilos e técnicas. Me arrisquei em instrumentos musicais, pintura, desenhos, audiovisual, fotografia, gastronomia, string art, tingimento de tecidos, e outros artesanatos. A famosa lista de “o que vou ser quando crescer” só aumentava. Artista, estilista, maquiadora, fotógrafa de moda, fotógrafa subaquática, chef de cozinha, empreendedora, artesã, e por aí vai. Escolher sempre foi uma dificuldade para mim, uma libriana indecisa. Ao conhecer o Design, descobri a possibilidade de unir todos meus gostos e me expressar em diferentes técnicas. A criação do projeto Sinestesia Psicodélica vem dessa minha urgência de não querer escolher, de querer tudo ao mesmo tempo, de não largar nem por um segundo minhas paixões. 12 Quadro da Artista Tati Theodoro (Bauru, 2023) | Foto Autoral Si n est es ia P si co dé li ca02 Arte Visionária como Proposta A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca “O DJ está com a pista toda em suas mãos e ele sabe disso. Usa seu poder para estabelecer uma única sintonia em todos os corações. É um bruxo. Ou bruxa. E sabe disso. Sabe que estão todos nessa magia incompreensivelmente extasiante. Fecho os olhos e entro na música. Padrões, imagens, mandalas surgem e eu estou lá somente como observadora. É como assistir a um cinema que minha própria mente cria incontrolável e espontaneamente. E que, a não ser que futuramente eu consiga retratar aquilo em alguma forma de arte, é efêmero.” (BORGES, 2019 p. 10). Desde 2017, frequento festivais de música eletrônica. Assim que pisei pela primeira vez em uma pista trance¹, me apaixonei pela energia que é passada de pessoa a pessoa, a cada passo de dança, criando uma multidão totalmente em sintonia com o som. O ambiente é todo pensado para que o participante se encontre totalmente imerso em música, arte, pintura, escultura, desenho, performance, teatro e dança. Dentre tendas coloridas, apresentações de expressões artísticas, decorações neon, projeções mapeadas clareando a madrugada e uma progressão de música contínua, a experiência se torna verdadeiramente psicodélica.² ¹ “Trance”, do inglês, significa transe ou êxtase, e também se refere a abreviação de “psytrance”, vertente de música eletrônica, composta por frequências que induzem o estado de transe e alterações na consciência do ouvinte. ² Em 1953, a palavra “psicodélico’’ foi usada pela primeira vez por Humphry Osmond. Seu significado era “algo com a capacidade de ampliar ou manifestar a mente”. Esse termo foi abraçado pelo movimento político-cultural dos anos sessenta, denominado “hippie”. 14 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca A vida no festival não para. A noite se torna tão iluminada quanto o dia. E cercados por tanta arte e influências visuais e auditivas, os integrantes desse ambiente compartilham de um transe coletivo. A mente deixa de pensar em preocupações e abre espaço para que toda essa inspiração e energia se canalize em movimentos fluidos como a dança ou em pensamentos criativos que abrangem formas, cores, fractais e mandalas. É claro que nesse ambiente existe o uso de substâncias psicoativas, como o LSD³, que podem ajudar na alteração e ampliação de estados de consciência. ³ O LSD é uma substância psicoativa descoberta pelo químico suíço Albert Hoffman em 1938, enquanto estudava o esporão de centeio, um fungo que se desenvolve nessa planta. Aslam - Segunda rave que frequentei (Andradas, 2018) | Foto Autoral 15 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li caMas não é uma regra, já que a música tem sido usada por milênios como uma poderosa ferramenta em rituais e práticas espirituais, onde o ritmo incessante de batidas e elementos sonoros se juntam em frequências elevadas, atingindo todos que estão entregues ao som. Naturaíz - Festival de High BPM (Mairiporã, 2022) | Foto Autoral 16 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca Ao passar por essa experiência, é normal querer condensar todos os pensamentos e imagens geradas pela mente em algo que possa ser compartilhado e entendido pela fala. Mas a falta de palavras para descrever essa enxurrada de informações visuais acaba se transformando em sua única possível forma: expressão artística. Assim surge a Arte Visionária. Live Painting realizado pela artista Tati Theodoro no Festival Cosmic Pacha (Mairiporã, 2022) | Foto: Bruno Camargo 17 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca “[...] a qualidade mais difícil de “ser visionário” não está na técnica. Não adianta ser um grande pintor, desenhista ou ilustrador, nem seguir alguma tendência estética ou contemporânea. A questão está no produto final do artista, ou seja, conseguir trazer para a tela, com absoluta fidedignidade, e de maneira original, as visões que teve. A obra deve servir como uma porta de entrada para um mundo interno, não como um objeto artístico autossuficiente (exatamente o oposto das intenções modernistas na arte). [...] Concluindo, a Arte Visionária busca, portanto, representar plasticamente experiências concretas de um universo invisível ao qual têm acesso o artista, o xamã, o místico e alguns outros. Mesmo em meio às intempestivas e inestimáveis agitações artísticas contemporâneas, a Arte Visionária encontra espaço privilegiado de expressão proveniente dos lados mais recônditos da condição e da natureza humana.” (MIKOSZ, on-line) 18 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca “[...] o autor Laurence Caruana (2013) escreve no “Primeiro Manifesto da Arte Visionária”, sobre a linguagem visual que ele chama de arte visionária. Isto é, representações que derivam de experiências visionárias como sonhos, transe, loucura, substâncias enteógenas ou mesmo a leitura. O artista visionário, segundo o autor, munido de um constante “espírito de experimentação contínua”, tenta exteriorizar de uma forma “supra-visual”, o invisível, aquilo que está “além das fronteiras da percepção”, tornando possível o espectador compreender e absorver algum tipo de aprendizado a partir do que foi produzido. Essas “imagens artísticas combinam diferentes símbolos culturais, novas formas são encontradas e são expressas nas visões resultantes”. O trabalho do artista visionário testemunha os “estados alternativos da mente”, ou seja, traz esses estados alternativos e visões do invisível para a realidade de outros. A imagem atemporal desse testemunho serve como um portal de entrada que pessoas com inclinações semelhantes possam ultrapassar.” (BORGES, 2019 p. 33) 19 A rt e V is io n ári a co m o Pr op ost a Si n est es ia P si co dé li ca Dessa forma, nasce o projeto Sinestesia Psicodélica. Onde por meio da maquiagem como expressão artística, manifesto meu sentimento e visão do inconsciente ao ouvir diferentes vertentes dentro do Psytrance. 20 Pulsar Festival (Ipoema, 2023) | Foto Autoral Si n est es ia P si co dé li ca03 Psytrance & Cultura Trance Ps yt ra n ce & Cu lt u ra T ra n ce Si n est es ia P si co dé li ca O Psytrance surgiu como um gênero da música eletrônica, no final da década de 80 em Goa, região indiana conhecida por ser um centro de diferentes culturas e de praias paradisíacas. Nessa época, Goa atraiu muitos jovens dos EUA e da Europa, que seguiram o movimento contracultural “hippie”, e que se opunham ao capitalismo e suas práticas. As pessoas que faziam parte desse movimento, já tinham o costume de ouvir em festas, artistas como Pink Floyd, Jimi Hendrix, Janis Joplin e entre outros que faziam parte da cena mundial de rock psicodélico. Alguns anos depois, com a influência da música eletrônica europeia, nasceu o Goa Trance: primeira vertente do Psytrance. Seu precursor foi o DJ Goa Gil, que quis sintetizar a prática de yoga junto com sua música. “O novo estilo não era uma música apenas para curtir: ela buscava elevar a consciência do público, promovendo a sintonia entre natureza e meditação [...]” (Natural Transe - Viagem, Arte e Cultura, on-line) 22 A vida no festival não para. A noite se torna tão iluminada quanto o dia. E cercados por tanta arte e influências visuais e auditivas, os integrantes desse ambiente compartilham de um transe coletivo. A mente deixa de pensar em preocupações e abre espaço para que toda essa inspiração e energia se canalize em movimentos fluidos como a dança ou em pensamentos criativos que abrangem formas, cores, fractais e mandalas. É claro que nesse ambiente existe o uso de substâncias psicoativas, como o LSD³, que podem ajudar na alteração e ampliação de estados de consciência. Ps yt ra n ce & Cu lt u ra T ra n ce Si n est es ia P si co dé li ca “No final dos anos 70, comecei a ouvir música eletrônica e encontrei aí a combinação perfeita entre ritmos tribais do passado e sons futuristas, sintetizados, quase alienígenas. A música tornou-se um ciclo completo, do tribalismo ao cibertribalismo o que traduz de forma perfeita os tempos atuais. Quando toco, toda a música e a comunhão que dela deriva devem elevar-se ao espírito cósmico. Isto era o que os antigos xamãs e grupos tribais de todo o mundo faziam em tempos remotos. Eu me limito a atualizá-lo.” (GIL, on-line) Goa Gil | Foto: Desconhecido 23 Ps yt ra n ce & Cu lt u ra T ra n ce Si n est es ia P si co dé li ca Além de ser precursor na música, Goa Gil também foi um dos primeiros a trazer o conceito de festa de Psytrance que temos hoje: um lugar onde as pessoas utilizam da música e da natureza para se conectar com o universo e os cosmos. Ele acreditava que a cada festa, era uma nova oportunidade de trazer maior consciência sobre o caminhar da humanidade para os participantes. “Desde o início dos tempos, a humanidade usou música e dança para comungar com o Espírito da Natureza e o Espírito do Universo… Estamos usando a música trance e a experiência que ela dá para desencadear uma reação em cadeia na consciência, isto é o que chamamos de ‘Redefinir o Ritual Tribal Antigo para o século XXI’” (GIL, 2015, on-line). O Psytrance se propagou pelo o mundo e adquiriu uma estética sonora própria. Com toda essa diversidade de cada região, foram surgindo ramificações na música e hoje temos as chamadas vertentes, que se diferenciam por algumas terem o grave mais acentuado, já outras uma estrutura musical mais reta e outras mais melódicas. São algumas: full-on, progressive, dark psy, forest, hi-tech, e claro, o goa. Essas vertentes são divididas em noturnas e diurnas, o que pode se diferenciar por exemplo, nos sons noturnos, batidas mais rápidas e graves, e elementos abstratos que trazem uma atmosfera mais obscura, levando o ouvinte a uma maior introspecção. 24 Ps yt ra n ce & Cu lt u ra T ra n ce Si n est es ia P si co dé li caNão é regra que um som noturno só toque a noite, e vice-versa. Juntamente da música, começou a surgir uma arte única que engloba essas festas. Com o trabalho de diferentes artistas visionários, é possível encontrar arte por todo o canto em que se anda nos festivais. São detalhes totalmente pensados para que sua experiência seja totalmente imersiva e psicodélica. Ao movimentar-se por um festival, é possível encontrar galerias de arte, decorações por todo o lado, hologramas e videomapping, artesanatos como string art, mandalas, pontilhismo, estruturas de palco e convivência incríveis, bioconstrução, performances teatrais, oficinas, e até massagens e terapias holísticas. Toda essa atmosfera que mantém a festa viva dia e noite, e que marca uma identidade do movimento trance, me encanta há anos e fazem uma grande parte na paixão por esse projeto. Oficina de Mandalas em String Art no Mundo Sol Festival na Galeria de Arte Sagrada Psicodelia (Lagoinha, 2023) | Foto: Desconhecido 25 Si n est es ia P si co dé li ca Maquiagem como Expressão 04 Ysmaira, Artista Performática e Maquiadora | Foto: Indie Clicks / Bruno Camargo M aq u iag em co m o Ex pr es sã o Si n est es ia P si co dé li ca A maquiagem está presente na minha vida desde que me entendo por gente. O interesse começou ao ver minha mãe se maquiando e foi crescendo enquanto eu ia me aproximando de produtos, técnicas e inspirações. Todo esse processo de escolha de cores, nuances e formas me fisgou por completo e eu passava madrugadas treinando. Comecei pelas técnicas tradicionais, até começar a ver um mundo de possibilidades que existia à minha frente e passei a me interessar mais pela maquiagem artística, onde posso ousar sem ter medo. O Psytrance, por ser um movimento que cultua a liberdade de expressão e movimento, engloba muito a maquiagem artística, seja em performances por artistas teatrais ou mesmo pelos participantes, que usam dessa artimanha para se sentirem livres e se apresentarem para o mundo como quiserem, sem preconceitos. Dentro das festas, percebo cada vez mais a própria música sendo usada como uma forma de inspiração para que se surjam as formas e traços que vão compor a maquiagem. Pintura Corporal realizada no Festival Gaia Connection pelo artista Jeferson Vieira, na modelo Clara Alves (Lagoinha, 2023) | Foto: Jeferson Vieira 27 Ao fazer essa relação e ter a música eletrônica tão presente na minha vida, comecei a utilizar desse estímulo como minha fonte principal de inspiração. Ao frequentar festivais de psytrance e outras vertentes de música eletrônica, me permito ousar cada vez mais e abrir minha mente para que possa captar todas as influências visuais que o ambiente oferece, e utilizá-las como uma fonte de estímulo para poder criar novos looks. M aq u iag em co m o Ex pr es sã o Si n est es ia P si co dé li ca Maquiagens Autorais Produzidas em Festivais | Foto Autoral 28 Desde a pandemia, houve um aumento muito grande de maquiadoras criando conteúdo e fazendo vídeos com transições, com total dependência da música de fundo para determinar os movimentos e toda a concepção da maquiagem. Esses vídeos mexeram muito comigo e abriram mais ainda as possibilidades à minha frente de que a maquiagem pode ser totalmente livre e 100% como expressão artística. Minha maior referência passou a ser a Sophie Gabriel, uma maquiadora incrível que também tem como base em seus vídeos e makes, diferentes vertentes do Psytrance. M aq u iag em co m o Ex pr es sã o Si n est es ia P si co dé li ca Maquiagens Artísticas Produzidas pela Maquiadora Sophie Gabriel | Foto: Sophie Gabriel 29 Fui adentrando esse mundo de maquiagem na internet, e vi que as oportunidades nessa área eram maiores ainda. Me deparei com o trabalho da Rita Wolkotrub, uma artista que se denomina phygital, termo designado para a junção das palavras physical (físico) e digital, e que realiza um trabalho fantástico. Rita cria maquiagens autênticas em seu rosto, tira fotos e realiza um processo de pós-produção ao combinar essa arte manual, com a arte digital da edição, manipulação fotográfica, pintura digital e inteligência artificial. Tomei essa influência como ponto de partida desse projeto. M aq u iag em co m o Ex pr es sã o Si n est es ia P si co dé li ca Maquiagens Artísticas Produzidas e Manipuladas pela Artista Phygital Rita Wolkotrub | Foto: Rita Wolkotrub 30 Arthur de Souza Boqui pintando um Auto-Retrato em uma oficina no Festival Reveilloz (Lagoinha, 2019) | Foto: Desconhecido Si n est es ia P si co dé li ca05 Psicodelia & Sinestesia Ps ic od el ia & Si n est es ia Si n est es ia P si co dé li ca A palavra “Psicodelia” tem suas raízes em duas palavras gregas: “psyche”, que tem como significado “mente”, e pela palavra “deloun”, que significa “tornar claro” ou "revelar”. Desse modo, a tradução literal é “manifestação ou revelação da mente”. Já a palavra “sinestesia”, também de origem grega, deriva de “syn”, que significa “junto”, e “aisthesis”, que significa “sensação”. Se referindo, assim, à mescla de diferentes sentidos, como por exemplo, ver cores e formas ao ouvir certo tipo de música, muito relatado por ouvintes de Psytrance. Mesmo sendo conceitos distintos, a relação entre eles se encontra na interconexão de experiências sensoriais, e em como isso pode ser expressado artisticamente. A sinestesia pode inspirar formas exclusivas de arte, onde os artistas tentam capturar e demonstrar interações mentais com diferentes sentidos. A arte psicodélica chega com o mesmo objetivo, ao mostrar representações de experiências associadas à expansão da mente. Sendo natural ou através de estímulos externos, essa interação entre os sentidos cria uma janela fascinante para a compreensão da percepção humana e suas possibilidades exploratórias. 32 Ps ic od el ia & Si n est es ia Si n est es ia P si co dé li ca O projeto Sinestesia Psicodélica une a música e a arte phygital, composta por maquiagem e manipulação de imagem, para transmitir as formas, cores e atmosferas fantásticas que rodeiam a minha mente ao mergulhar dentro da música do Psytrance. 33 Si n est es ia P si co dé li ca FOREST 06 Sinestesia Psicodélica | Foto: Tatiana Beraldo Conheça as músicas da vertente FOREST! https://bit.ly/forest-sinestesia-psicodelica FO R ES T Si n est es ia P si co dé li ca No final dos anos 90, surgiu o Forest. Uma subvertente do DarkPsy, vertente noturna e mais obscura do Psytrance. Ele traz uma junção de elementos orgânicos e místicos, caracterizado por suas paisagens sonoras profundas e densas, trazendo a sensação de contato profundo com a natureza e uma atmosfera fantástica das florestas. Além desses elementos, há uma mistura de ritmos tribais e melodias terrenas, que criam uma experiência única e imersiva. É comum ouvir nas músicas dessa vertente, o uso de sons retirados da própria natureza, como: o ruído das folhas se movendo, o som da água corrente, som de animais, canto de pássaros, entre outros. Tais sons são sobrepostos e manipulados com elementos eletrônicos, trazendo músicas que geralmente variam de 140 a 160 BPM�, dependendo da intenção de cada DJ. Sonoramente, o Forest é uma das vertentes mais introspectivas do Psytrance. Os artistas desse gênero frequentemente utilizam melodias assombradas e atmosferas misteriosas, criando uma sensação de fábulas e exploração imaginativa. As melodias costumam ser frequentemente repetitivas e em evolução, construindo uma tensão gradativamente e a liberando em momentos específicos. � “BPM”, ou, “batidas por minuto” é uma velocidade rítmica usada para determinar a velocidade da música. Quanto maior o BPM, mais rápida a música é. Para ajudar a identificar o BPM de uma música, é usado o metrônomo. 35 Performance de Pirofagia no Festival Gaia Connection (Lagoinha, 2023) | Foto Autoral Palco do Festival Aluna Ritual pelo artista Martin Marchef (Colômbia, 2023) | Foto: @oroboro.music.official Si n est es ia P si co dé li ca Esse estilo tem se difundido muito no mundo e sempre está presente nos festivais de música eletrônica, seja em um específico de Forest e sons noturnos, ou em festivais mais gerais, que respeitam a continuidade do dia para a noite para progredir os BPMs. Os palcos e decorações dos festivais específicos de som noturno sempre trazem esses elementos mais orgânicos da natureza, remetendo a pântanos e florestas mágicas. As performances também seguem essa linha, muitas vezes tendo apresentações inspiradas nos elementos (água, terra, ar e fogo) com uma presença fortíssima de pirofagia� e com a presença de artistas usando de maquiagens, que simulam seres fantásticos e míticos. Assim, cria-se toda uma ambientação imersiva que transporta o participante do festival a um reino místico. � “Pirofagia” é a arte de manipular o fogo, enquanto o artista pratica movimentos malabaristas FO R ES T 36 37 M O O D B O A R D Si n est es ia P si co dé li ca 37 Si n est es ia P si co dé li ca “PANTANOSA” 39 “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Difícil escolher, mas o Forest é uma das minhas vertentes favoritas. Eu amo todo esse universo imaginário e a sensação de conexão com o seu ser mais profundo, se relacionando também com a natureza. Não tinha como essa vertente não ser escolhida, e ao mesmo tempo não tinha como ser uma modelo diferente para ser maquiada. A escolhida foi Gabriela Piedade Bernardi, minha amiga leal desde 2018, que frequenta festivais e compartilha comigo o amor por esse mundo. Nós sempre compartilhamos músicas e gostamos cada vez mais de nos aprofundar nas melodias do Psytrance, principalmente em todas as sub vertentes do DarkPsy, como o próprio Forest, Hi-Tech, Psycore, entre outros. O nome Pantanosa, que foi dado para essa maquiagem, é uma brincadeira, e ao mesmo tempo, uma homenagem à minha amiga Gabriela. Sempre brincamos de sermos “Pantanosas”, já que o Forest nos remete muito à densidade e atmosfera de um pântano, e também pelo verde ser nossa cor favorita, que também é a cor que o Forest mais nos traz na sinestesia. 40 Paleta de cor utilizada. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Sendo assim, a paleta de cores que pensei para essa maquiagem é baseada no verde. Trazendo um degradê entre 3 tons: verde limão claro, verde intermediário e um verde mais escuro. Essas nuances trazem o tom da natureza, juntamente com o cenário das fotos, predominantemente de folhas e árvores. O preto também está bastante presente na composição, trazendo sombras ao rosto e contraste onde é necessário, levando o obscuro da música ao rosto da modelo. Em todo esse projeto, eu tive o prazer de ter o auxílio do Arthur de Souza Boqui, meu amigo escudeiro, que me ajudou a sintetizar todas minhas ideias e sentimentos das músicas, nas maquiagens. Como o som do Forest é contínuo e em constante evolução, a técnica que escolhemos para a maior parte da maquiagem foi o degradê, para dar essa sensação de fluidez e movimento sem fim. As formas circulares também vem para esse intuito, compondo uma organicidade no rosto da modelo, também vista nos elementos sonoros da vertente. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Trazendo ainda mais uma textura e elemento que compõem os pântanos e florestas densas da atmosfera do Forest, foi utilizado um musgo na sobrancelha, para dar mais profundidade e vida à maquiagem, fazendo a modelo se transformar em um ser místico. Esboço da maquiagem. 41 42 “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Para edição, utilizei de bastante contraste entre o preto, o verde e o rosto da modelo. Os realces foram baixos para diminuir a luminosidade estourada no rosto, e trazer harmonia com a ambientação mais obscura. Adicionei pontos de luz e nitidez específicos no olhar e no rosto, para trazer ainda mais a sensação de fantasia. A utilização de vinheta preta também foi bastante presente para dar a ideia da imersão nesse mundo fantástico. 43 “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li caMateriais e processos 44 Para a maquiagem “Pantanosa”, começamos primeiramente marcando a pele com lápis e delineador branco, seguindo o esboço previamente feito. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Delineador branco, lápis branco e pincéis para definição do traço. Materiais 45 Após essa etapa, preparamos a pele com base e corretivo, nos locais que receberiam os pigmentos de cores. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Base líquida, corretivo, pinceís para aplicar esses produtos e pincel macio para selar a pele com pó. Materiais 46 “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Usando pincéis mais firmes e chanfrados, aplicamos as sombras matte verde escuro e verde claro selecionadas, para depois esfumar com pincéis maiores e mais macios, seguindo as marcações do esboço. Pincéis firmes e chanfrados e pinceís macios. Materiais 47 Como detalhe final e utilizando cola de cílios, aplicamos musgo nas sobrancelhas já previamentes penteadas com gel apropriado. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Musgo, gel para sobrancelhas e cola de cílios. Materiais 48 Para os lábios, esfumamos sombra verde e preta e finalizamos com um pouco de manteiga de cacau para uniformizar. “P A N TA N O SA ” Si n est es ia P si co dé li ca Pincel macio e manteiga de cacau. Materiais 49 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 50 51 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 52 R es u lt ad os Si n est es ia P si co dé li ca 53 R es u lt ad os Si n est es ia P si co dé li ca 54 R es u lt ad os Si n est es ia P si co dé li ca 55 Se le çã o de F ot os Si n est es ia P si co dé li ca 56 Pó s- Pr od u çã o Si n est es ia P si co dé li ca Conheça as músicas da vertente HI-TECH! https://bit.ly/hitech-sinestesia-psicodelica Si n est es ia P si co dé li ca HI-TECH 07 Sinestesia Psicodélica | Foto: Tatiana Beraldo H I- T EC H Si n est es ia P si co dé li ca O Hi-Tech também é uma subvertente do DarkPsy, que migra de 180 a 220 BPMs. Pode ter tanto elementos sonoros diurnos, quanto também noturnos, se encaixando perfeitamente nas line-ups� dos festivais. A linha de baixo é sempre muito marcante, e se mistura com a sobreposição de elementos altamente tecnológicos, imprevisíveis e rápidos. “De maneira simples, se trata de um som veloz, estridente, que soa como uma guitarra distorcida e até mesmo com barulhos de aparelhos eletrônicos e industriais, que parece reviver o movimento iniciado pelo Techno, porém de forma altamente psicodélica, com influências do Goa Trance.” (PARTNERS, 2019) É considerado uma das vertentes mais rápidas do Psytrance. Cada música é uma grande aventura sonora, e até meio galáctica, caracterizada por mudanças abruptas, e de muitos elementos sonoros digitais e orgânicos. Diferentemente do Forest, o Hi-Tech apresenta uma ausência atmosférica, que direciona a atenção do ouvinte diretamente para os arranjos irregulares, imprevisíveis e caracterizados pela mudança abrupta. Esses elementos surpresas na construção da música mantém os ouvintes fascinados e envolvidos pela experiência sonora. � “Line-up” é a programação de cada evento com a ordem de apresentação dos artistas. A line-up de um festival de Psytrance é toda pensada para ser ter uma continuidade na progressão da música. 58 59 M O O D B O A R D Si n est es ia P si co dé li ca Si n est es ia P si co dé li ca “ALIEN CIBERNÉTICO” 61 “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” Si n est es ia P si co dé li ca O Hi-Tech também se encontra dentre as minhas vertentes favoritas. E todo seu ritmo frenético e rápido, se encontra também no meu irmão de alma, Arthur. Ele também compartilha comigo de seu amor pelo Hi-Tech e já vivemos muitas experiências e danças intensas juntos em algumas pistas de dança do Brasil. Assim, não tinha como ser outra pessoa para ser modelo dessa make. Novamente, tive sua ajuda na produção e concepção da maquiagem. Para ilustrar essa vertente, criamos a persona Alien Cibernético, que sintetiza o sentimento tecnológico e fora deste mundo, que o Hi-Tech nos traz. Para isso, quis trazer para a pele uma cor fantasia. O Hi-Tech é sempre muito representado pela presença e junção de duas cores, sendo uma de temperatura mais fria e outra mais quente. O roxo metalizado foi a cor escolhida para representar essa persona e o diferenciar de humano, trazendo um lado mais robótico. Essa cor é muito utilizada, juntamente do verde limão, em artes visionárias inspiradas pelo Hi-Tech ou até mesmo de decorações das festas mais 62 “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” Si n est es ia P si co dé li ca Flyer do Festival Hi-Tech Revolution Brasil | Autor: Cosmic Crew Palco do Festival Hi-Tech Revolution Teaser (México, 2022) | Foto : Desconhecido Palco do Festival Hi-Tech Revolution (Brasil, 2019) | Foto : BSTV 63 “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” Si n est es ia P si co dé li ca Já como elementos desenhados em seu rosto, temos a presença de linhas pretas, que se misturam entre retas e curvas, trazendo referências de placas de circuito, ferramentas, peças e tecnologia, transformando o modelo em um ser robótico. Acompanhando as linhas pretas, o branco é presente para trazer profundidade e detalhe, trazendo mais brilho para seu rosto metalizado. Esboço da maquiagem. 64 “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” Si n est es ia P si co dé li ca A paleta de cor utilizada na maquiagem é entre vários tons de roxo, preto e branco. Mas na pós-produção é adicionada iluminações artificiais em tons de verde, trazendo o padrão visual do Hi-Tech. O preto e o branco são destacados e contrastados ainda mais, para que as partes robóticas do rosto tenham maior destaque. A vinheta preta também se encontra presente para envolver o modelo em um abismo galáctico e fantasioso, juntamente com as edições em seu olho para maior descaracterização de humano. Também aumentei o realce e a textura em determinadas áreas de seu rosto para trazer ainda mais a ideia de metal. Paleta de cor utilizada na maquiagem. Paleta de cor utilizada na edição. 65 “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” Si n est es ia P si co dé li caMateriais e processos 66 Para a maquiagem “Alien Cibernético”, começamos misturando inicialmente base líquida com sombra roxa cintilante. Quando obtivemos uma mistura homogênea, aplicamos com pincel, essa “tinta facial” nos locais definidos pelo esboço. Si n est es ia P si co dé li ca Base líquida, sombra colorida e pincel chanfrado e macio. Materiais “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” 67 Após essa etapa, selamos a pele com mais sombra e definimos pontos de luz e sombra no rosto, utilizando diferentes tons de roxo. Si n est es ia P si co dé li ca Pincéis macios para esfumar. Materiais “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” “A LI EN C IB ER N ÉT IC O ” 68 Si n est es ia P si co dé li ca Com lápis preto, delineamos as linhas dos desenhos a serem preenchidos com delineador preto. Para maior profundidade, acrescentamos mais detalhes com delineador branco. Para os lábios, também utilizamos delineador preto para um efeito matte e definido. Lápis preto, delineador preto, delineador branco e pincéis firmes e finos para maior precisão. Materiais 69 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 70 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 71 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 72 Si n est es ia P si co dé li ca R es u lt ad os 73 Si n est es ia P si co dé li ca R es u lt ad os 74 Se le çã o de F ot os Si n est es ia P si co dé li ca 75 Pó s- Pr od u çã o Si n est es ia P si co dé li ca Si n est es ia P si co dé li ca PROG DARK 08 Sinestesia Psicodélica | Foto: Tatiana Beraldo Conheça as músicas da vertente PROG DARK! https://bit.ly/progdark-sinestesia-psicodelica PR O G D A R K Si n est es ia P si co dé li ca O Prog Dark também é uma subvertente do DarkPsy, onde une obscuridade e psicodelia em linhas de baixo cheias e com muito groove. Pode ser considerado experimental e minimalista, e percebe-se muita influência de jazz e funk. Possui elementos ricos em sintetizadores e percussões tribais duras e marcantes. A junção de todas essas camadas cria uma atmosfera extremamente psicodélica e às vezes, até um pouco introspectiva. A maioria das músicas nesse estilo se encontra de 140 a 150 BPM. Podendo ser mais lento, como mais rápido. As batidas aceleradas e retas do Progressivo, são muito presentes, juntamente de toda atmosfera obscura vinda de elementos e efeitos inspirados do DarkPsy. Na maioria das vezes, o progressive mais puxado para o diurno toca a tarde, juntando quase todos os participantes do festival na pista de dança em um momento eufórico. Ao anoitecer, a progressão da música vai crescendo, e os elementos Dark vão entrando, e então a música vai se transformando de Prog, para Prog Dark, fazendo a 77 M O O D B O A R D 78 Si n est es ia P si co dé li ca Si n est es ia P si co dé li ca “FADA DA NOITE” 80 “F A DA D A N O IT E” Si n est es ia P si co dé li ca Para essa maquiagem, tive a honra de maquiar a minha amiga Cassiele de Oliveira. A conheci há menos de um ano, mas nossa relação é tão verdadeira e forte, que já se parecem eras. Com certeza, a paixão pelo Psytrance que nós compartilhamos ajudou a fortalecer essa relação. A escolha dessa vertente e da make foi especialmente escolhida para ela. Além da referência musical, a explosão de cores que se encontra em seu rosto, demonstra a quantidade de sentimento e amor que Cassi carrega dentro de si e distribui sem medidas por onde for. A explosão de cores em seu rosto também representa o novo mundo que se é apresentado ao participante do festival, quando anoitece e as luzes negras são ligadas. Todas as decorações com cores neon saltam aos seus olhos e a noite parece estar mais viva do que nunca. A conexão de psicodelia e sinestesia parecem cada vez mais reais, e acabam ganhando mais vida ao ligarem as projeções mapeadas nos palcos, trazendo imagens totalmente psicodélicas e convidativas para que o participante tenha uma experiência mais imersiva. 81 A maioria das cores utilizadas foram de paletas neon, trazendo a mesma sensação da festa noturna. Em algumas fotos, foi utilizada a luz negra, que reage com essas cores neon, para realmente mostrar esse efeito. Os pontos de luz brancos foram utilizados para dar destaque e detalhe a esse rosto. Festival Mundo de Oz (Brasil) | Foto : Desconhecido “F A DA D A N O IT E” Si n est es ia P si co dé li ca Esboço da maquiagem. Paleta de cor utilizada. 82 “F A DA D A N O IT E” Si n est es ia P si co dé li ca Na edição, aproveitei da saturação e do contraste para dar bastante destaque às cores. Também aumentei detalhe, nitidez e exposição das bolinhas brancas para maior profundidade e acabamento. A vinheta também se encontra presente trazendo a sensação de imersão da música, mas nesse caso na cor azul, também associando ao tom da luz negra. Nos olhos, um destaque maior e uma tendência para o fantástico, utilizando as mesmas cores presentes na maquiagem. 83 “F A DA D A N O IT E” Si n est es ia P si co dé li caMateriais e processos 84 “F A DA D A N O IT E” Para a maquiagem “Fada da Noite”, começamos preparando a pele com base e pincéis macios. Si n est es ia P si co dé li ca Base líquida, e pincel chanfrado e macio. Materiais 85 Após essa etapa, e seguindo o esboço, fomos depositando as sombras coloridas matte com os pincéis chanfrados, para uma maior pigmentação. Si n est es ia P si co dé li ca Sombra matte e pincel chanfrado. Materiais “F A DA D A N O IT E” 86 Sombra matte e pincel macio. Materiais Si n est es ia P si co dé li ca Depois com os pinceís macios, fomos esfumando cor por cor, com diferentes pincéis, para que os tons se mantenham fiéis. “F A DA D A N O IT E” 87 Tinta facial neon, delineador branco, escova de cerdas duras e escova de cerdas macias. Materiais Si n est es ia P si co dé li ca Utilizamos das tintas faciais neon com a escova mais dura para maior profundidade e textura na maquiagem. Com a escovinha macia e delineador branco, aplicamos os detalhes em branco. “F A DA D A N O IT E” 88 Manteiga de cacau. Materiais Si n est es ia P si co dé li ca Na boca, utilizamos apenas a manteiga de cacau para hidratar e não tirar o foco da maquiagem. “F A DA D A N O IT E” 89 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 90 M ak in g of Si n est es ia P si co dé li ca 91 Si n est es ia P si co dé li ca R es u lt ad os 92 Si n est es ia P si co dé li ca R es u lt ad os 93 Si n est es ia P si co dé li ca Se le çã o de F ot os 94 Se le çã o de F ot os Si n est es ia P si co dé li ca 95 Pó s- Pr od u çã o Si n est es ia P si co dé li ca 96 Pó s- Pr od u çã o Si n est es ia P si co dé li ca “Agradeço, é claro, ao psytrance em si, essa força transformadora que me fisgou e transformou. Agradeço por todos insights e todo o autoconhecimento que ela me proporcionou, agradeço por me sentir a serviço dela e trabalhando para ela. Espero seguir nesse fluxo profissional, pessoal e espiritual pelo resto da minha vida, pulando entre inúmeras pistas de dança ao redor dos mundos.” (CAVALCANTE, 2020, pág. 4) MANIFESTO Modelos: Arthur de Souza Boqui Cassiele de Oliveira Gabriela Piedade Bernardi Maquiagem: Arthur de Souza Boqui Tatiana Beraldo Muniz Vieira Pinto Fotografia: Tatiana Beraldo Muniz Vieira Pinto Fotografia Backstage: Eduardo de Morais Ferracioli Rodrigo Malcolm de Barros Moon Tatiana Beraldo Muniz Vieira Pinto Créditos R ef er ên ci as & B ib li og ra fi a Si n est es ia P si co dé li ca BORGES, Maria Letícia Cânovas. AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DO FESTIVAL MUNDO DE OZ EM LAGOINHA-SP: UMA REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA SOBRE A CULTURA PSYTRANCE. 2019. BRASIL, Billboard. VOCÊ SABE O QUE É BPM? 2023. Disponível em: https://billboard.com.br/voce-sabe-o-que-e-bpm/ BRASIL, Psy. High BPM: O QUE É E QUANTOS BPM TEM O HI-TECH?. 2023. Disponível em: https://psychedelic.com.br/quantos-bpm-tem-o-hi-tech/. CAVALCANTE, Maria Luisa. O CAMINHO MÍSTICO DO PSYTRANCE: UMA AUTOETNOGRAFIA DOS FESTIVAIS TRANCE À LUZ DO XAMANISMO E NEOXAMANISMO. 2020. (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal de Pernambuco, 2020. DIAS, Juliana Nôro. A MAQUIAGEM ARTÍSTICA E AS NOVAS MÍDIAS: PROCESSOS VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MAQUIAGEM NO TEATRO. 2018. DMT-FM. FOREST PSYTRANCE. Disponível em: https://dmt-fm.com/shows/forest-psytrance-forest-psychedelic-sca ndinavian-dark-psy-dmt-fm-psytrance/. R ef er ên ci as & B ib li og ra fi a Si n est es ia P si co dé li ca DUARTE, Lucas Magalhães. PSYTRANCE: ASPECTOS EM ARTES VISUAIS E ARTES TECNOLÓGICAS. 2020. GABRIEL, Sophie. 2023. Instagram: @_sophiegabriel. Disponível em: https://www.instagram.com/_sophiegabriel/ GIL, Goa. GOA GIL: AN INTERVIEW WITH THE MASTER MAGUS. 2015. Interview by Luca. Disponível em: https://www.mushroom-magazine.com/goa-gil-interview/ HAJAR NETO, Mohamad. 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TEIXEIRA, Isabelle. PSYTRANCE: DA ORIGEM AO QUE É HOJE. 2019. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/comunicauem/2019/10/11/psytrance-da-orig em-ao-que-e-hoje/. WOLKOTRUB, Rita. 2023. Instagram: @marvorista. Disponível em: https://www.instagram.com/marvorista/