RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta Dissertação será disponibilizado somente a partir de 06/09/2025 EDUARDO PIRES BONHIN Estudo do processo de produção e de furação do laminado metal fibra de titânio 6Al4V/fibra de carbono/PAEK Guaratinguetá, SP 2023 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá Eduardo Pires Bonhin Estudo do processo de produção e de furação do laminado metal fibra de titânio 6Al4V/fibra de carbono/PAEK Tese apresentada à Faculdade de Engenharia e Ciências do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, para obtenção do título de Doutor em Engenharia Mecânica na área de Materiais. Orientador (a): Prof. Dr. Marcos Valério Ribeiro Coorientador (a): Prof. Dr. Edson Cocchieri Botelho Guaratinguetá 2023 B714e Bonhin, Eduardo Pires Estudo do processo de produção e de furação do laminado metal fibra de titânio 6A14V/fibra de carbono/ PAEK / Eduardo Pires Bonhin - Guaratinguetá, 2023. 121 f : il. Bibliografia: f. 108-121 Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, 2023. Orientador: Prof. Dr. Marcos Valério Ribeiro Coorientador: Prof. Dr. Edson Cocchieri Botelho 1. Ligas de titânio. 2. Materiais compostos. 3. Fibras de carbono. 4. Resistência ao cisalhamento. I. Título. CDU 620.1(043) Luciana Máximo Bibliotecária/CRB-8/3595 IMPACTO POTENCIAL DESTA PESQUISA Este estudo destaca a viabilidade de um compósito inovador com camadas de liga de titânio (Ti- 6Al-4V) e compósito polimérico termoplástico reforçado com fibra de carbono, superando laminados convencionais em resistência. Essa descoberta promete impactar positivamente a indústria aeroespacial, impulsionando o desenvolvimento de veículos mais avançados e resistentes. POTENTIAL IMPACT OF THIS RESEARCH This study highlights the feasibility of an innovative composite with layers of titanium alloy (Ti- 6Al-4V) and thermoplastic polymer composite reinforced with carbon fiber, surpassing conventional laminates in strength. This discovery promises to have a positive impact on the aerospace industry, driving the development of more advanced and resilient vehicles. DADOS CURRICULARES EDUARDO PIRES BONHIN NASCIMENTO 01.08.1991 – CAMPINAS/ SP FILIAÇÃO Jane Raquel Pires Bonhin João Fernando Bonhin Junior 2011/2016 Curso de Graduação Engenharia de Materiais, na Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista. 2017/2019 Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, nível de Mestrado, na Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista. 2019/2023 Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, nível de Doutorado, na Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista. AGRADECIMENTOS Aos Professores Doutores Marcos Valério Ribeiro e Edson Cocchieri Botelho por aceitarem mais uma vez a serem meu orientador e co-orientador respectivamente, bem como por estarem sempre dispostos a me ajudar e aconselhar em mais uma etapa da minha formação acadêmica. A todos os técnicos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Guaratinguetá que de alguma maneira me auxiliaram nas mais diferentes etapas do trabalho. Especialmente aos técnicos do Departamento de Materiais e Tecnologia (DMT) que foram parte integral da realização desse trabalho. Aos demais professores que auxiliaram na realização dos ensaios e disponibilizaram seu tempo para ajudar a concretizar esse trabalho. À Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Guaratinguetá por disponibilizar toda a infraestrutura necessária para realização desta tese. Às empresas Seco Tools e Toray pela doação de parte dos materiais utilizados para realização desse trabalho. E à amiga e esposa Sarah David Müzel que me ajudou incentivando, conversando e discutindo os resultados e me orientando sempre de maneira positiva e incentivadora. Por fim agradeço a todos aqueles que de alguma maneira direta ou indiretamente contribuíram para realização dessa tese. O presente trabalho foi realizado com apoio da:  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Brasil (CAPES) - código de financiamento 001;  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)- projeto nº 2017/16970-0;  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)- projeto nº303224/2016-9. “As circunstâncias do nascimento de alguém são irrelevantes; é o que você faz com o dom da vida que determina quem você é.” Takeshi Shudō RESUMO A utilização e desenvolvimento de materiais compósitos em componentes do setor aeronáutico vem crescendo muito nos últimos anos. Isso se deve ao fato destes materiais apresentarem boas propriedades mecânicas, aliadas à sua baixa massa específica. Uma das classes de materiais compósitos que tem apresentado destaque no setor aeronáutico são os compósitos laminados híbridos de titânio. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o processo de produção de um novo laminado metal fibra constituído por camadas titânio 6Al4V intercaladas com camadas de LMPAEK (Low-Melt Poly-aryl-ether-ketone) com fibras de carbono, bem como estudar o processo de furação desse laminado. Para tal, foram produzidos laminados constituídos por três camadas de titânio e quatro camadas de compósito. Após isso, os laminados foram avaliados a partir de ensaios de cisalhamento interlaminar (ILSS), cisalhamento por compressão (CST), Iosipescu, tração e excitação por impulso. Para o processo de furação foram utilizadas duas brocas, ambas com revestimento de diamante, porém geometrias diferentes, sendo uma com geometria simples e ângulo de ponta de 90º, e a outra multifacetada com ângulos de ponta de 60º e 130º. Para ambas as brocas foram avaliadas três rotações (2000, 4000 e 6000 rpm) e três avanços (0,025; 0,05 e 0,10 mm/rpm), sendo que durante o processo foram coletados dados de potência, vibração e força de avanço. Posterior aos processos de furação, foram avaliadas a qualidade dos furos, danos nas brocas e realizados novos ensaios de excitação por impulso, os quais tiveram intuito de correlacionar a variação do módulo de elasticidade dinâmico com o surgimento de danos causados pelo processo. Com relação aos resultados dos ensaios mecânicos, após análise pode-se concluir que o laminado produzido apresentou propriedades próximas a de outros laminados encontrados na literatura no caso da tração (74,10 GPa), e superiores nas resistências em todos os ensaios de cisalhamento (ILSS - 75,40MPa, Iosipescu - 292,47MPa e CST - 28,02MPa), o que torna o material um bom candidato a HTCL do futuro. Quanto ao processo de usinagem, identificou-se que a broca que resultou na melhor qualidade nos furos, foi a broca com geometria simples e ângulo de ponta de 90º, sendo que essa também foi a que gerou menor força de avanço (123,912N). Por fim, no caso da utilização do ensaio de excitação por impulso, não se identificou uma correlação direta da variação do módulo de elasticidade dinâmico com o dano causado pela variação dos parâmetros do processo de furação. PALAVRAS-CHAVE: HTCL; PAEK; Excitação por Impulso; Cisalhamento Interlaminar; Iosipescu; Cisalhamento por Compressão; Ensaio de Tração; Força de Avanço. ABSTRACT The use and development of composite materials in aerospace components have been growing significantly in recent years. This is due to the fact that these materials offer good mechanical properties, combined with their low specific mass. One of the classes of composite materials that has gained prominence in the aerospace sector is hybrid laminated titanium composites. Therefore, the aim of this research is to study the production process of a new metal-fiber laminate consisting of layers of titanium 6Al4V interleaved with layers of LMPAEK (Low-Melt Poly-aryl-ether-ketone) with carbon fibers, as well as to study the drilling process of this laminate. For this purpose, laminates were produced consisting of three layers of titanium and four layers of composite. Subsequently, the laminates were evaluated through interlaminar shear tests (ILSS), compression shear tests (CST), Iosipescu tests, tensile tests, and impulse excitation tests. For the drilling process, two drills were used, both with diamond coatings but different geometries, one with a simple geometry and a 90° point angle, and the other multifaceted with point angles of 60° and 130°. For both drills, three rotations (2000, 4000, and 6000 rpm) and three feed rates (0.025, 0.05, and 0.10 mm/rpm) were evaluated, and data on power, vibration, and feed force were collected during the process. After the drilling processes, the hole quality and drill damage were evaluated, and new impulse excitation tests were conducted to correlate the variation in dynamic modulus of elasticity with damage caused by the drilling process. Regarding the results of the mechanical tests, it can be concluded that the produced laminate exhibited properties close to those of other laminates found in the literature in the case of tensile tests (74.10 GPa) and superior strengths in all shear tests (ILSS - 75.40 MPa, Iosipescu - 292.47 MPa, and CST - 28.02 MPa), making the material a good candidate for future HTCL applications. As for the machining process, it was identified that the drill resulting in the best hole quality was the one with a simple geometry and a 90° point angle, which also generated the lowest feed force (123.912 N). Finally, in the case of the impulse excitation test, no direct correlation was identified between the variation in dynamic modulus of elasticity and the damage caused by the variation in drilling process parameters. KEYWORDS: HTCL; PAEK; Impulse Excitation Test; Intelaminar Shear Strength; Iosipescu; Compression Shear Test; Tensile Test; Thrust force. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 12 2 OBJETIVOS .............................................................................................................. 15 2.1 GERAIS........................................................................................................................ 15 2.2 ESPECÍFICOS ............................................................................................................. 15 3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .................................................................................. 16 3.1 LAMINADOS METAL FIBRA ................................................................................... 18 3.1.1 Hybrid Titanium Composite Laminates ………………………………………….. 23 3.2 TERMOPLÁSTICOS ................................................................................................... 27 3.2.1 Poli(aril-éter-cetonas) (PAEK) ................................................................................. 27 3.3 FURAÇÃO ................................................................................................................... 31 3.3.1 Furação em FML ....................................................................................................... 32 3.3.1.1 Delaminação na furação .............................................................................................. 34 3.3.1.2 Cálculo da delaminação no processo de furação ......................................................... 38 4 MATERIAL E MÉTODOS ....................................................................................... 42 4.1 PROCESSAMENTO DO HTCL .................................................................................. 42 4.2 CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA ........................................................................... 49 4.3 FURAÇÃO ................................................................................................................... 54 4.4 ANÁLISE ESTATÍSTICA ........................................................................................... 58 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................... 59 5.1 ANÁLISE DOS TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIES DA LIGA DE TITÂNIO ...... 59 5.2 PRODUÇÃO DOS LAMINADOS .............................................................................. 60 5.3 ENSAIOS MECÂNICOS ............................................................................................. 63 5.3.1 Cisalhamento Interlaminar – ILSS ……………………………………………….. 64 5.3.2 Cisalhamento Translaminar – Iosipescu …………………………………………. 69 5.3.3 Compression Shear Test (CST) ……………………………………………………. 75 5.3.4 Tração ……………………………………………………………………………….. 78 5.3.5 Módulo de Elasticidade Dinâmico - (IET) ............................................................... 82 5.4 ENSAIOS DE FURAÇÃO ........................................................................................... 82 5.4.1 Qualidade dos Furos ………………………………………………………….……. 83 5.4.2 Desgastes e Danos nas Brocas ................................................................................... 89 5.4.3 Força de Avanço …………………………………………………………………… 91 5.4.3.1 Broca multifacetada .................................................................................................... 91 5.4.3.2 Broca convencional ..................................................................................................... 95 5.4.3.3 Multifacetada vs Convencional ...................................................................................100 5.4.4 Módulo de Elasticidade Dinâmico após Furação .................................................. 104 6 CONCLUSÃO .......................................................................................................... 107 REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….. 108 12 1 INTRODUÇÃO A utilização dos materiais compósitos pelo homem coincide com grande parte de sua própria existência. As primeiras ferramentas que se tem registro da idade da pedra foram construídas com compósitos naturais como madeira e ossos. Outra evidência que demonstra o uso de materiais compósitos pelo homem, de um período um pouco mais recente (2000 A.C), são os tijolos obtidos a partir de argila reforçada com palha com os quais a cidade de Arg-e- Bam (Irã) foi construída. Porém, foi somente em meados do século passado que esses materiais tiveram seu desenvolvimento impulsionado, mais especificamente durante a segunda guerra mundial, onde registrou-se o surgimento dos primeiros materiais classificados como materiais compósitos sintéticos, bem como na década de 60 com as primeiras aplicações em aeronaves militares (VARVANI-FARAHANI, 2010). O grande interesse por parte de pesquisadores e de setores industriais, em especial o aeronáutico e o espacial, no desenvolvimento e aplicações dos materiais compósitos, estava relacionado com o conjunto de interessantes propriedades mecânicas, químicas e físicas que essa nova classe de materiais apresentava. Dentre as principais considerações que contribuíram para esse interesse pode-se citar a relação resistência/peso, tornando-os substitutos promissores de materiais metálicos monolíticos e suas ligas, o que resultava na redução de massa de forma expressiva de componentes e estruturas (TYCZYŃSKI et al., 2014). Desde então uma gama muito extensa de materiais compósitos foi desenvolvida e aplicada em componentes/estruturas nos mais variados segmentos, tais como: militar, aeronáutico, naval, automotivo, civil, medico, esportivo, entre outros. Dentre os diversos tipos de materiais compósitos, existe um tipo denominado de Laminados Metal Fibra ou “Fiber Metal Laminate (FML)”. Esses compósitos são materiais híbridos e tem suas estruturas constituídas por camadas de materiais metálicos, sendo normalmente ligas aeronáuticas de aço, magnésio, alumínio ou titânio, intercaladas com camadas de polímeros reforçados com fibras de alto desempenho como vidro, carbono ou aramida (BONHIN et al., 2021; BOTELHO et al., 2006). Devido a essa combinação de materiais, esses compósitos apresentam características únicas que os tornam muito atrativos para o setor aeronáutico, como por exemplo resistência à propagação de trincas por fadiga, a danos por impacto, a corrosão, a propagação de chamas, entre outras, 13 associadas à baixa massa específica quando comparado a materiais metálicos monolíticos e suas ligas (BONHIN et al., 2021; GIASIN, K.; AYVAR-SOBERANIS; HODZIC, 2015). Em se tratando de FML, há três principais variações desses compósitos que apresentam destaque, sendo esses o ARALL® (Aramid Reinforced Aluminum Laminates), o CARAL® (Carbon Reinforced Aluminum Laminates) e o GLARE® (Glass Laminate Aluminum Reinforced Epoxy), os quais são todos constituídos por respectivas ligas de alumínio 7075 ou 2024-T3, intercaladas com resina epóxi reforçada com as devidas fibras (aramida, carbono e vidro) (BOTELHO et al., 2006). De acordo com Shanmugan et al.(2020) e Giasin e Avyar-Soberanis (2017) as principais aplicações dos FML são em sistemas de fuselagem de aeronaves, bem como recobrimento de flaps, pisos de compartimento de carga e contêineres aéreos, como por exemplo no caso do Airbus A380, o qual tem praticamente todo o seu revestimento externo feito de GLARE®. Ainda, segundo estes, nessa aplicação cada um dos materiais que constituem o FML tem um papel importante para o desempenho da fuselagem e segurança da aeronave. O material polimérico (epóxi) atua como uma barreira contra a umidade, reduzindo a incidência e a intensidade de corrosões na camada metálica. Já as fibras contínuas e a camada metálica são responsáveis pela resistência mecânica, bem como por absorver a energia incidente de carregamentos por impacto. Contudo, no caso de carregamentos por impacto, mesmo que as fibras e as camadas metálicas consigam absorver parte da energia, matrizes termorrígidas, como por exemplo, a epóxi, podem sofrer danos severos devido ao seu comportamento frágil, o que pode levar o componente/estrutura à falha durante o serviço. Shanmugan et al.(2020) afirma que esse problema pode ser minimizado a partir da troca dos polímeros termorrigídos por termoplásticos, os quais são mais tenazes. Além desse benefício, a substituição por polímeros termoplásticos para produção de FML traz outras vantagens como reciclabilidade, termoformabilidade, soldabilidade e aumento da taxa de produção, devido a redução do tempo de consolidação do laminado (KAZEMI et al., 2020). Outro material que vem sendo foco de substituição nesses FMLs (ARALL®, CARAL® e GLARE®) são as camadas metálicas, as quais são um fator limitante quando o ambiente de aplicação é muito agressivo (corrosivo) e/ou com temperaturas muito elevadas. Segundo Kazemi et al.(2020), a troca por ligas de titânio possibilita a aplicação desses compósitos em condições de temperaturas mais elevadas, bem como em ambientes mais agressivos. Entretanto, a troca de um ou mais materiais destinados a produção de um FML pode afetar consideravelmente o desempenho deste material, visto que um dos aspectos mais importantes 14 e críticos para produção desse tipo de compósito é a adesão interfacial entre a matriz polimérica e as camadas metálicas. Segundo Park et al.(2010) e Gonzalez et al.(2018) é essencial conseguir uma boa adesão entre os materiais como forma de garantir uma transferência de cargas durante as solicitações mecânicas. Caso a adesão interfacial seja fraca ou deficiente, podem ocorrer problemas de delaminações (descolamentos) entre as camadas, os quais podem levar a falha prematura do material. Outro ponto de estudo que deve ser considerado no desenvolvimento de novos FMLs é o método de aplicação nas estruturas das aeronaves. De acordo com Moura, Morais e Magalhães(2005) e Bonhin et al.(2021), o método mais comum de fixação desses compósitos em estruturas ocorre, em sua grande maioria, a partir de juntas mecânicas, ou seja, parafusos e rebites exigindo, portanto, a realização de processos de furação. Entretanto, apesar de comumente empregado, o processo de furação em materiais compósitos é algo complexo, difícil de ser realizado e requer parâmetros específicos de usinagem. De acordo com Tsao (2012) e Bonhin et al. (2021), durante o processo de furação em materiais compósitos diversos danos podem ocorrer, tais como delaminações, fissuras interlaminares, danos de origem térmica, fibras não cortadas e descolamentos de fibra/matriz, os quais podem reduzir significativamente o desempenho desses materiais. No caso dos FMLs a presença das camadas metálicas, além de alterar completamente a dinâmica do processo de furação, torna o material susceptível a ocorrência de outros danos. Bonhin et al. (2021) citam que em processos de furação de FMLs além dos danos convencionais associados às camadas de compósito polimérico, também podem ocorrer delaminações nas interfaces entre as camadas metálicas e poliméricas, as quais normalmente são mais severas e frequentes devido à baixa interação/ligação entre os dois tipos de materiais. Independentemente de serem compósitos poliméricos ou FMLs, a ocorrência de delaminações resultantes da furação é inerente ao processo. Desse modo, além do desenvolvimento de novos e inéditos FMLs, faz se necessário compreender e determinar os melhores parâmetros do processo de furação desses materiais, visando a obtenção de um produto final com o mínimo de delaminações possível, de modo a garantir o melhor desempenho quando esse estiver em trabalho. 107 6 CONCLUSÃO A partir dos resultados obtidos no presente trabalho, pode-se concluir que foi viável o desenvolvimento de um HTCL inédito, constituído por três camadas da liga de Ti-6Al-4V com 0,4 mm de espessura, intercaladas com quatro camadas de compósito polimérico com matriz de LMPAEK e reforço de fibra de carbono com tramagem 5HS. Além disso, pode-se afirmar que o HTCL apresenta grande potencial, visto que esse apresentou conjunto de propriedades superiores a outros laminados, tais como cisalhamento interlaminar, cisalhamento translaminar, cisalhamento por compressão e bem como módulo de elasticidade e resistência à tração. Por fim, com relação ao processo de furação, pode-se concluir que apesar de ser viável, esse ainda demanda de maiores estudos, visto aos desafios e resultados encontrados no trabalho, sendo que tal fato decorre principalmente da dificuldade de usinar simultaneamente camadas de materiais com propriedades e comportamentos mecânicos completamente distintos. 108 REFERÊNCIAS ABISH, J.; SAMAL, P.; NARENTHER, M. S.; KANNAN, C.; BALAN, A. S. S. Assessment of drilling-induced damage in CFRP under chilled air environment. Materials and Manufacturing Processes, [s.l.], v. 33, n. 12, p. 1361–1368, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10426914.2017.1415452. Acesso em: 10 jun. 2019. ABRÃO, A. M.; FARIA, P. E.; RUBIO, J. C. C.; REIS, P.; DAVIM, J. P. Drilling of fiber reinforced plastics: a review. Journal of Materials Processing Technology, Amsterdam, v. 186, n. 1–3, p. 1–7, May 2007. DOI 10.1016/j.jmatprotec.2006.11.146. 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