SILMARA BERNARDINO DA SILVA LÓGICAS ESPACIAIS E CONSUMO: UMA LEITURA A PARTIR DAS ESCOLAS DE IDIOMAS ESTRANGEIRO FRANQUEADA E NÃO FRANQUEADA EM CIDADES MÉDIAS. O CASO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Presidente Prudente 2017 SILMARA BERNARDINO DA SILVA LÓGICAS ESPACIAIS E CONSUMO: UMA LEITURA A PARTIR DAS ESCOLAS DE IDIOMAS ESTRANGEIRO FRANQUEADA E NÃO FRANQUEADA EM CIDADES MÉDIAS. O CASO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Monografia apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP, para obtenção do título de Bacharel em Geografia. Orientadora: Profª. Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito. Presidente Prudente 2017 AGRADECIMENTOS PENSAR EM QUEM AGRADECER AO CHEGAR AO FINAL DE UMA ETAPA TÃO IMPORTANTE COMO ESSA ME FEZ RETOMAR NA MEMÓRIA ALGUMAS PESSOAS QUE PUDE CONHECER E COMPARTILHAR MOMENTOS, ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS NO COTIDIANO E NA VIDA ACADÊMICA E QUE DIRETA E/OU INDIRETAMENTE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DESTA MONOGRAFIA. AOS MEUS QUERIDOS PAIS, BENEDITO E SILVANA, QUE SEMPRE ME APOIARAM E TRANSMITIRAM SEUS VALORES, O APOIO E O ORGULHO DE TER UMA FILHA NA UNIVERSIDADE. EM ESPECIAL À MINHA SEGUNDA MÃE, TIA NICE, QUE MESMO TENDO PARTIDO DESSE MUNDO ME DEIXOU SEU INCONDICIONAL APOIO NA CONSTRUÇÃO DESSA TRAJETÓRIA. O CICLO INICIADO NOS PRIMEIROS ANOS DA GRADUAÇÃO TROUXE O AMIGO E PARCEIRO PABLO (PABLITO) PARA COMPARTILHAR AS PRIMEIRAS IDEIAS GEOGRÁFICAS E LOGO DEPOIS OS VÁRIOS TRABALHOS QUE REALIZAMOS JUNTOS SOB A PRESSÃO DOS PRAZOS. À CARMINHA, QUE COM SUA EXCEPCIONAL CAPACIDADE DE TRANSMITIR CONHECIMENTOS E IDEIAS, MOSTROU-SE AMIGA ANTES DE QUALQUER COISA, E SEMPRE SOUBE CONCILIAR AS DOSES DE ORIENTADORA COM SEUS PUXÕES DE ORELHA “SILMARA, VAMOS FAZER ESSA PESQUISA, SE VOCÊ NÃO COMEÇAR EU NÃO POSSO TE AJUDAR, CERTO?!” SEM OS QUAIS ADMITO TALVEZ NÃO TIVESSE CHEGADO ATÉ AQUI. MUITO OBRIGADA E MINHA GRATIDÃO PELA OPORTUNIDADE DE CONVÍVIO AO LONGO DESSES QUATRO ANOS! AOS COLEGAS E PROFESSORES DO GASPERR, CUJA CONVIVÊNCIA ME PERMITIU O AMADURECIMENTO GEOGRÁFICO. EM ESPECIAL AO PAULO JURADO E AO CLÁUDIO SMALLEY PELAS CONVERSAS, REFLEXÕES, TROCA DE MATERIAIS E DISPOSIÇÃO EM SEMPRE ME AJUDAR COM AS DEMANDAS GEOGRÁFICAS. AO GUILHERME, D. JU E SR. WALTER QUE ME ACOLHERAM COM MUITO AFETO E DESDE SEMPRE ACREDITARAM NO MEU POTENCIAL. NÃO MENOS IMPORTANTE, O MANOLO, JONATAS (J), POR SUA FACETA PSICÓLOGO- AMIGO QUE SEMPRE ESTEVE TODO OUVIDO AOS MEUS DILEMAS, À ANDRÉA (DÉA) POR ME PERMITIR COMPARTILHAR AFETO E AMIZADE MESMO A MILHARES DE QUILOMÊTROS, À LETÍCIA (LET) PELO SEU APOIO FULL TIME, SUAS ORIENTAÇÕES, LEITURAS E AS NOSSAS AGITADAS CONVERSAS E À PAULA, MINHA IRMÃ DE CORAÇÃO E MEU BRAÇO DIREITO NESSA RETA FINAL, SEM SUA AJUDA PRÁTICA NESSE MOMENTO TALVEZ ISSO NÃO FOSSE POSSÍVEL. SÓ TENHO A AGRADECER À UNESP QUE ME PERMITIU A CONVIVÊNCIA COM VOCÊS E A VIDA QUE ME PRESENTOU POR COLOCÁ-LOS AO MEU LADO. MEU MUITO OBRIGADA! “Só depois de haver conhecido a superfície das coisas é que se pode proceder à busca daquilo que está embaixo. Mas a superfície das coisas é inexaurível...” Ítalo Calvino RESUMO As mudanças que abrangem as cidades médias e a rede urbana brasileira resulta, principalmente, dos efeitos da globalização que ao homogeneizar, nunca completamente os espaços, torna-os peculiar por fazer coexistir os tempos do passado e do presente. A cidade torna-se assim um espaço inexaurível à análise, pois é nela que se realizam e tornam-se mais evidentes as ações globais e locais de distintos agentes que a tornam cada vez mais complexa, levando a alteração de suas estruturas materiais e das práticas espaciais, essas resultantes das interações que a sociedade estabelece com sua forma-conteúdo. É a urbanização das cidades médias que tem apresentado uma gama de possibilidades de leituras que possamos nos permite entender suas transformações. A reestruturação urbana é o que tem redesenhado os novos processos e práticas sobre os seus espaços urbanos. Foi a partir desses processos que procuramos construir nosso raciocínio neste trabalho, para compreender os processos de transformação da cidade média de Presidente Prudente. O caminho escolhido para desvendar esses processos foram as escolas franqueadas e não franqueadas do ramo de idiomas e as lógicas de localização empreendidas que representam um dos possíveis nós que regem a interação da cidade com a(s) rede(s) urbana(s) , desvelando a dimensão multiescalar envolvida. Palavras-chave: Presidente Prudente, espaço urbano, cidades médias, franquias de idiomas e reestruturação urbana. ABSTRACT The changes that encompass medium cities and the Brazilian urban network result mainly from the effects of globalization, which by homogenizing, never completely the spaces, makes them peculiar by coexisting the times of the past and the present. The city thus becomes an inexhaustible space for analysis, because it is in it that the global and local actions of different agents become more evident and become more and more complex, leading to a change in their material structures and practices Space, these resulting from the interactions that society establishes with its form-content. It is the urbanization of medium cities that has presented a range of possibilities of readings that we can allow us to understand their transformations. Urban restructuring is what has redesigned the new processes and practices on its urban spaces. It was from these processes that we tried to construct our reasoning in this work, to understand the processes of transformation of the middle city of Presidente Prudente. The path chosen to unravel these processes was the franchised and non-franchised schools of the language industry and the location logics undertaken that represent one of the possible nodes that govern the interaction of the city with the urban network (s) Revealing the multiscale dimension involved. Keywords: urban space, medium cities, language franchises and urban restructuring. LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 - UNIDADE CALENGLISH ................................................................................. 51 FIGURA 2 - START ENGLISH .......................................................................................... 52 FIGURA 3 - FRANQUIA MAPLEBEAR (PRESIDENTE PRUDENTE/SP)................................ 54 FIGURA 4 - FRANQUIA MAPLE BEAR (SÃO LUÍS, MA) .................................................. 55 FIGURA 5 - FRANQUIA INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS – PRESIDENTE PRUDENTE/SP ............................................................................................................ 58 FIGURA 6 - FRANQUIA INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS – AMERICANA/SP ........ 58 FIGURA 7 - KUMON .................................................................................................... 60 FIGURA 8 - KUMON .................................................................................................... 60 FIGURA 9 - KUMON .................................................................................................... 60 FIGURA 10 - KUMON .................................................................................................. 60 FIGURA 11 – KUMON ................................................................................................. 62 FIGURA 12 - KUMON .................................................................................................. 62 FIGURA 13 - KUMON .................................................................................................. 64 FIGURA 14 - KUMON .................................................................................................. 64 LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1 - Relação percentual (%) entre evolução do sistema de Franquias e Produto Interno Bruto (PIB) ....................................................................................... 28 Gráfico 2 - Relação das Unidades Franqueadas, Metrópoles. .................................. 78 Gráfico 3 - Relação das Unidades Franqueadas – Capitais Regionais ..................... 79 Gráfico 4 - Relação das Unidades Franqueadas Centros Sub-Regionais ................. 79 Gráfico 5 - Relação das Unidades Franqueadas, Centros de Zona e Local. ............ 80 LISTA DE MAPAS Mapa 1 - Zoneamento e Uso do Solo em Presidente Prudente 2008 ....................... 21 Mapa 2 - Unidades Fisk ............................................................................................ 23 Mapa 3 - Situação Geográfica – Presidente Prudente/SP ........................................ 32 Mapa 4 - Distribuição espacial das Franquias e Escolas de Idiomas ........................ 36 Mapa 5 - Principais Espaços Comerciais – Presidente Prudente (2014) .................. 39 Mapa 6 - Espacialização das Franquia de Idiomas – Presidente Prudente (2016) ... 43 Mapa 7 - Espacialização das Escolas X Franquias de Idiomas pelo Zoneamento.... 48 Mapa 8 - Franquias Fisk por unidades da federação ................................................ 71 Mapa 9 - Franquias Kumon por unidade da federação ............................................. 72 Mapa 10 - Franquias Wizard por unidade da federação ........................................... 73 LISTA DE QUADROS Quadro 1 - Levantamento dos estabelecimentos que ofertam o ensino de idiomas em Presidente Prudente – SP ................................................................................... 17 Quadro 2 - Registros fotográficos das fachadas das escolas ................................... 18 Quadro 3 - Organização dos dados referentes às franquias e suas coordenadas .... 20 Quadro 4 - Total de unidades FISK, KUMON e WIZARD por unidade federativa ..... 22 Quadro 5 - Caracterização de algumas Franquias de Idiomas ................................. 40 Quadro 6 - DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES FISK .................................................. 71 Quadro 7 - DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES KUMON ............................................. 72 Quadro 8 - DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES WIZARD ............................................ 73 Quadro 9- Origem das Empresas Fraqueadoras ...................................................... 75 Quadro 10- Classificação da Rede Urbana Brasileira segundo REGIC, 2007. ......... 77 LISTA DE SIGLAS GAsPERR Grupo Acadêmico de Pesquisa de Produção do Espaço e Redefinições Regionais FCT Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP Universidade Estadual Paulista FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ABF Associação Brasileira de Franchising FMI Fundo Monetário Internacional RPEGN Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios PIB Produto Interno Bruto IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística REGIC Região de Influência das Cidades IDH Índice de Desenvolvimento Humano SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 14 1.1 METODOLOGIA ................................................................................. 15 1.2 DADOS PRIMÁRIOS.......................................................................... 16 1.3 DADOS SECUNDÁRIOS ................................................................... 19 1.4 AS FRANQUIAS ................................................................................. 24 2 DINÂMICAS ECONÔMICO-ESPACIAIS E LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL DAS ESCOLAS DE IDIOMAS ................................................................................... 30 2.1 PRESIDENTE PRUDENTE E SEUS CONTEXTOS HISTÓRICOS E DE CIDADE MÉDIA ............................................................................................... 31 2.2 MUDANÇAS ECONÔMICO-ESPACIAIS, CIDADES MÉDIAS E FRANQUIAS .......................................................................................................... 35 2.3 PRESIDENTE PRUDENTE E AS ESCOLAS FRANQUEADAS E NÃO FRANQUEADAS DE IDIOMAS ............................................................................. 39 2.4 ESCOLAS FRANQUEADAS E NÃO FRANQUEADAS: DA DIFERENÇA À SEMELHANÇA.......... ................................................................... 51 3 MULTI(POLI)CENTRALIDADES: UMA LEITURA A PARTIR DAS FRANQUIAS DE IDIOMAS ....................................................................................... 65 3.1 LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO URBANA: A ESCALA DA CIDADE.............. ................................................................................................... 66 3.2 INTERESCALARIDADE, CIDADE MÉDIAS E FRANQUIA ................ 70 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................... 82 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 84 SÍTIOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS ................................................................ 87 APÊNDICES .............................................................................................................. 88 1. Roteiro de Entrevista com Franquia ...................................................................... 89 2. Roteiro de Entrevista com Escola não Franqueada .............................................. 93 3. Entrevista Franquia Instituto Brasileiro de Línguas ............................................... 97 4. Entrevista Franquia Maple Bear ......................................................................... 108 5. Entrevista Escola Calenglish ............................................................................... 135 6. Entrevista Escola Start English ........................................................................... 153 14 1 INTRODUÇÃO Esta monografia resulta do primeiro contato, por nós, com as pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Acadêmico Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) sediado na Faculdade de Ciências Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Presidente Prudente - SP. A vinculação junto ao grupo de pesquisa, nos primeiros anos de graduação ocorreu quase que simultaneamente à aprovação e início das atividades do projeto temático intitulado “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ainda em vigor. Durante o tempo de participação no grupo de pesquisa foi realizado na modalidade de bolsista de Apoio Técnico ao projeto temático a execução de atividades ligadas à operacionalização de trabalhos de campo, organização de workshops, reuniões, transcrições de entrevistas além da sistematização dos dados e informações por categorias e temáticas distintas que estavam sendo produzidos pelas diversas pesquisas ligadas ao projeto temático, de pesquisas de iniciação científica ao pós-doutorado. O contato com um denso volume de dados e informações, sua organização e o tratamento inicial discutido com os professores ligados a essa pesquisa maior e posteriormente a inserção dos materiais na Plataforma de Gerenciamento da Informação (PGI) foi fundamental para compreensão de como essas informações podem ser obtidas, como devem ser trabalhadas e quão fundamental essa etapa metodológica do trabalho representa no conjunto do trabalho realizado. A realização desta tarefa ao longo de três anos, somado ao contato com os professores-pesquisadores e alunos foi fundamental para o surgimento da inquietação e do desejo de realizar uma pesquisa que contemplasse alguma temática desenvolvida pelo projeto maior. Os objetivos norteadores desse projeto maior estão associados ao estudo das recentes mudanças decorrentes da reestruturação da cidade e urbana, a partir do consumo. Tais transformações partem de três frentes analíticas distintas, sendo elas, novas lógicas de localização das empresas, as práticas espaciais que reorientam o processo de estruturação urbana nas suas diversas escalas e 15 decorrente dos processos já citados a reestruturação das cidades com novas divisões econômicas e sociais do espaço. (SPOSITO, 2011). Foi a partir desse projeto maior e do contato com as diversas etapas do fazer pesquisa além da vivência acadêmica na graduação que surgiram as intenções e ideias à construção de projeto de pesquisa que dialogasse ao menos com uma das frentes analíticas estudadas pelo temático. Desse modo, optamos por estudar o sistema de franquias (franchising) voltado à oferta do ensino de idiomas estrangeiros em Presidente Prudente, buscando compreender a (re)produção do espaço urbano e da reestruturação da cidade com a inserção dessa nova modalidade empresarial. Assim, a pesquisa orientou-se pelos seguintes objetivos: I. Identificar as principais dinâmicas que oferecem condições espaciais à orientação e localização territorial das escolas franqueadas e não franqueadas do ramo de ensino de idiomas estrangeiros; II. Comparar as diferenças entre as escolas franqueadas e não franqueadas localizadas em vias comerciais no centro e aquelas localizadas nos bairros; III. Avaliar a partir das escolhas locacionais das franquias e escolas não franqueada, o par multi e policentralidade, segundo a relação franqueador – franqueado e proprietários de modo independente. A seguir, detalharemos como foram realizados os procedimentos principalmente para os levantamentos de todos os dados e informações utilizados, bem como, a organização, tratamento e elaboração de produtos diversos que auxiliaram na construção do trabalho. 1.1 METODOLOGIA Para a realização desta monografia, optamos por trabalhar principalmente com instrumentos metodológicos visando à produção de dados primários e com o levantamento de dados secundários, buscando integrar variáveis quantitativas e qualitativas. O subcapítulo que segue está estruturado para efetuarmos a descrição dessas duas frentes de trabalho, cada qual, com subitens em que são detalhadas as 16 atividades desenvolvidas em cada etapa. O trabalho de campo e a realização de entrevistas com os proprietários e/ou responsáveis pelas escolas, foram os caminhos percorridos para a produção dos dados primários, enquanto que o levantamento via consulta a websites de instituições representativas do setor, consultas aos websites das próprias marcas e instituições públicas e privadas, levantamento bibliográfico compuseram a tarefa desenvolvida para organização dos dados secundários. 1.2 DADOS PRIMÁRIOS Os dados primários podem ser entendidos por nós como aqueles, que ainda não foram coletados e nem organizados, consequentemente, sendo o pesquisador o responsável por sua coleta e organização, de modo que obtenha dados e informações que atendam às necessidades específicas de sua pesquisa. Desse modo, uma das primeiras atividades desenvolvidas foi à realização de trabalho de campo, empreendido após um primeiro levantamento no website da empresa de telefonia da cidade, buscando localizar o maior número das escolas de idiomas existentes em Presidente Prudente, que operavam ou não sob o sistema de franquias, posteriormente, foi organizado um quadro contendo a relação das escolas e seus respectivos endereços o que nos permitiu a ida in loco para realização da conferência de quais escolas estavam ativas, que alteraram sua localização e quais haviam sido fechadas. (Ver Quadro 1). 17 Quadro 1 - Levantamento dos estabelecimentos que ofertam o ensino de idiomas em Presidente Prudente – SP ESTABELECIMENTOS ENDEREÇO EL SHADDAI IDIOMAS S/C LTDA R MAJOR FELICIO TARABAY, 100, BAIRRO BOSQUE CNA - ESCOLA DE IDIOMAS PRESIDENTE PRUDENTE S/S LTDA - ME AV CORONEL JOSE SOARES MARCONDES, 1078, BAIRRO BOSQUE C.C.A.A. ESCOLA DE IDIOMAS - RIBEIRO & RIBEIRO ESCOLA DE LINGUAS LTDA – ME AV CEL. JOSE SOARES MARCONDES, 1005, BAIRRO BOSQUE BEST WAY - ANTONIO MARCOS BARRETO - ME R SIQUEIRA CAMPOS, 180, BAIRRO BOSQUE PINK AND BLUE - CENTRO EDUCACIONAL MARTINOPOLENSE S/C LTDA. - ME R SIQUEIRA CAMPOS, 193, BAIRRO BOSQUE CENTRO ESPORTIVO ROMA PROMOCOES E EVENTOS S/C LTDA - ME R SIQUEIRA CAMPOS, 1545, BOX 82, BAIRRO VILA SÃO JORGE WESBRASIL- INTERCAMBIOS E CURSOS NO EXTERIOR - WESBRASIL INTERCAMBIOS, VIAGENS E TURISMO LTDA R DR. GURGEL, 940, A, VILA OCIDENTAL CULTURA INGLESA - CENTRO DE ESTUDOS BRITANICOS DE PRESIDENTE PRUDENTE LTDA R BARAO DO RIO BRANCO, 657, CENTRO PENNSYLVANIA - EDUCACAO INTERNACIONAL LTDA - EPP AV WASHINGTON LUIZ, 367 VIP TREINAMENTOS E COMERCIO LTDA - ME R DR GURGEL, 277 PRESIDENTE PRUDENTE COMERCIO DE LIVROS E INFORMATICA LTDA - ME R MAJOR FELICIO TARABAY, 821, 827 UPTIME COMUNICAO EM INGLES - AGA IDIOMAS LTDA - ME R BARAO DO RIO BRANCO, 916 MADE IN THE U.S.A. - MORUMBI R PADRE JOAO GOETZ, 656, A ESCOLAS FISK - INSTITUICAO DE ENSINO DE LINGUAS M. S LTDA - ME AV WASHINGTON LUIZ, 525 CCAA - COLEGIO ANGLO AMERICANO S/C LTDA - ME AV WASHINGTON LUIZ, 1350 INSTITUTO DE IDIOMAS PENNSYLVANIA S/S LTDA AV WASHINGTON LUIZ, 343 YAZIGI - PENNSYLVANIA - EDUCACAO INTERNACIONAL LTDA - EPP AV DA SAUDADE, 1.431 JP - ENSINO MEDIO, CURSOS TECNICOS E CURSINHOS S/S LTDA – ME AV SALIM FARAH MALUF, 999 OPTIMUM TECHNICAL LANGUAGE AV WASHINGTON LUIZ, 2422, LOJA 02 TCF PUBLICIDADE E MARKETING - JOSE CLAUDIO DOS SANTOS R CARDEAL ARCOVERDE, 164 CALENGLISH R WALDEMAR FARIA MOTTA, 85 MASTER INSTITUTO DE IDIOMAS R JOAQUIM NABUCO, 1200 -FUNDOS SMARTZ SCHOOL R TENENTE NICOLAU MAFFEI, 1120 ESCOLA FISK R JULIO PRESTES, 1316 START ENGLISH R. ANGELO GALLI, 346 YAZIGI CENTRO AV WASHINGTON LUIZ, 981 WIZARD IDIOMAS AV WASHINGTON LUIZ, 1064 LILI LINGUA CHINESA R CASEMIRO DIAS, 277 - CASA 1 MAPLEBEAR CANADIAN SCHOOL R. ALFANDEGA, 187 OPTIMUM ESCOLA DE IDIOMAS R JOAO GONCALVES FOZ, 1789 CNA -ESCOLA DE IDIOMAS MORUMBI R PADRE JOAO GOETZ, 973 KUMON R JOSE DIAS CINTRA, 219 KUMON R COMENDADOR JOÃO PERETTI, 139 A KUMON AV CORONEL JOSE SOARES MARCONDES, 815 KUMON AV REVERENDO CELSO ASSUMPCAO, 143 KUMON R ANGELO MENEGUESSO, 263 KUMON R ANGELO CALABRETTA, 81 18 KUMON AV ANA JACINTA, 1969 KUMON (FILIAL) AV WHASINGTON LUIZ, 2431 KUMON AV ONZE DE MAIO, 1011 Fonte: Website Lista Mais, 2016. Org.: Silmara Bernardino da Silva (2016). Após a organização do quadro com a relação da maioria das escolas que ofertam o ensino de idiomas, foi realizado o trabalho de campo para conferência da situação atual de cada escola. Relativamente, sobretudo, àquelas que operam sob o sistema de franquias, também, foi realizado o registro fotográfico da fachada das escolas como pode ser observado no Quadro 2; Quadro 2 - Registros fotográficos das fachadas das escolas Fonte: Trabalho de Campo, 2016 Org.: Silmara Bernardino da Silva (2016). Após o levantamento das escolas identificamos quais eram franquias, objeto de nossa análise. Posteriormente foi realizado o contato através de e-mail, com ofício detalhando os objetivos da pesquisa e da entrevista, com as nove marcas franqueadas que operavam na cidade para a solicitação de entrevistas. 19 Como as respostas positivas das empresas franqueadas, aquiescendo à nossa solicitação de concessão de entrevistas foram insuficientes houve a possibilidade de diversificar os perfis de entrevistados e nosso conjunto de entrevistas realizadas foi composto pelos seguintes perfis:  02 franqueados de escola de idioma;  01 franqueado de escola bilíngue;  02 proprietários de escola de idioma local;  01 professor particular de idioma; A necessidade de adaptação dos entrevistados ocorreu pela dificuldade de aceite para realização das entrevistas com franqueados, desse modo, foram elaborados quatro tipos de roteiro (Apêndice 1 e 2) para as entrevistas com os diversos perfis de proprietários de escolas. Foram realizadas seis entrevistas pessoalmente o que permitiu a gravação de áudios que posteriormente foram transcritos (Apêndice 3,4,5 e 6) e enviados aos entrevistados para conferência das informações que serão utilizadas neste trabalho. 1.3 DADOS SECUNDÁRIOS Dados secundários podem ser entendidos como aqueles já produzidos, organizados e disponíveis à consulta a partir de empresas, instituições públicas ou privadas dentre outras fontes. Na pesquisa, que resultou nesta monografia os dados secundários foram essenciais para que pudéssemos compor a complementação das várias faces do nosso objeto de estudo, pois apenas com as informações secundárias foi possível organizar e elaborar o material cartográfico que nos auxiliará na construção do texto. Após o levantamento das informações básicas como localização, nome e segmento das escolas organizamos os dados em quadro e posteriormente buscamos através dos endereços as coordenadas geográficas no Google Earth para procedermos com a elaboração do material cartográfico como mostrado no Quadro 3. 20 Quadro 3 - Organização dos dados referentes às franquias e suas coordenadas Org.: Silmara Bernardino da Silva (2016). Esse levantamento e organização foi um meio possível a elaboração de mapas com a localização dessas escolas sobreposta à malha urbana de Presidente Prudente-SP. Deste modo, com os mapas identificando a localização das franquias de idiomas, buscamos conhecer as normas que regulam o uso e a ocupação do solo em Presidente Prudente – SP, o que encontramos por meio de consulta ao site da Prefeitura Municipal, foi a Lei Complementar Nº 153/2008 que dispõe sobre a Lei de Zoneamento do Uso e Ocupação do Solo da Área Urbana do Munícipio de Presidente Prudente, juntamente com o Mapa 2, elaborado pela Secretaria de Planejamento do município. 21 Mapa 1 - Zoneamento e Uso do Solo em Presidente Prudente 2008 Fonte: Prefeitura do Município de Presidente Prudente. Secretaria de Planejamento e Habitação. No mapa oficial de zoneamento, realizamos a sobreposição do mapa de localização das franquias na cidade e elaboramos a cartografia que nos permitiu realizar análises, cruzando as normativas de uso e ocupação do solo com as estratégias empresariais que repercutem em modificaçoes na estrutura do espaço urbano, além de mapa comparativo entre a localização das franquias e das escolas convencionais. Na sequência, fizemos seleção das três maiores franquias de idiomas do Brasil, e que estão presentes na cidade estudada, contudo julgamos pertinente apresentar os números de unidades das marcas CNA e CCAA que totalizam 599 e 705 unidades respectivamente, desse modo podemos considerar que são as cinco marcas que apresentam o maior número de unidades. As marcas selecionadas para o detalhamento por estao foram: Fisk, Kumon e Wizar. Buscamos no website de 22 cada empresa franqueadora a quantidade de unidades da franquia por estados da federação resultando no Quadro 4. Quadro 4 - Total de unidades FISK, KUMON e WIZARD por unidade federativa. Fonte: Consulta as páginas virtuais das marcas: CCAA, CNA,Fisk,Kumon e Wizard Org.: Silmara Bernardino da Silva (2016) Após a etapa do levanto das unidades para todo o Brasil e com a organização do Quadro 4 foi possível representar essas informações cartograficamente como exemplificado no Mapa 2 para a franquia FISK. 23 Mapa 2 - Unidades Fisk Fonte: Silmara Bernardino da Silva, 2016. (Elabora no software PHILCARTO). Após o levantamento quantitativo para as três maiores marcas escolhidas para compor a contagem das unidades franqueadas que nos permitiu realizar as representações cartográficas, optamos então por efetuar um levantamento complementar, ou seja, detalhar a localização dessas franquias em cada município dos estados brasileiros, para então realizarmos a classificação de cada cidade a partir do estudo “Região de Influência das Cidades” (REGIC) elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007, para classificar a rede urbana brasileira considerando fluxos de informações, bens e serviços. Trata-se de uma tipologia hierárquica de centros de acordo com sua área de influência, considerando os deslocamentos da população. Realizada a classificação dos 1.016 municípios em que se localizam as franquias, foi possível elaborar gráficos que permitam construir uma análise comparativa das três franquias que serão apresentados no corpo do texto de modo a embasar nossas reflexões pautadas pela relação entre os papeis e funções desempenhadas pelos distintos centros urbanos. 24 1.4 AS FRANQUIAS O interesse pelo estudo da localização de franquias do ramo de ensino de idiomas em cidades médias decorre da percepção das rápidas mudanças nas estruturas destes espaços urbanos decorrentes, sobretudo, do fenômeno globalizante que uniu os distintos pontos ao redor do mundo. As mudanças na cidade se relacionam, principalmente, com a constituição de novas formas urbanas tais como os equipamentos comerciais, os novos arranjos habitacionais que influenciam a expansão desigual do tecido urbano. Influenciados por novas estratégias, sobretudo, àquelas ligadas a reprodução do capital que se transfigura a partir desses arranjos e refletem a nova orientação econômica que conecta de maneira distinta todos os lugares à lógica global dominante. Na cidade isso é evidenciado pelas novas escolhas locacionais feitas por empresas de diferentes portes e ramos de atividades. Essas alterações resultam das transformações, sobretudo, econômicas, para a escala nacional/global tem levado as empresas nacionais e (mult)internacionais a se adaptarem de modo que as possibilite abreviar sua lucratividade, para isso suas ações são realizadas em tempo cada vez mais ágil, enquanto que as pequenas e médias empresas sentem muito mais as mudanças, posto que suas ações visando adequação não ocorrem de maneira a acompanhar o ritmo dominante, assim os desdobramentos econômicos da economia global também atingem um tempo mais lento, aqui revelado principalmente as lógicas ligadas às pequenas e médias empresas sobretudo locais, que na dimensão cotidiano ao interagirem têm contribuído para compor o mosaico urbano em constituição. Em outras palavras, as novas lógicas que as empresas adotam tem implicado processos que redesenham e desenham novas centralidades intraurbanas e, em alguns casos, interurbanas. Com a densidade das mudanças econômicas, as cidades médias têm ganhado destaque na rede urbana e exercem um papel de importância na compreensão do movimento recente da urbanização, como os novos centros de atenções/investimentos dos agentes produtores do espaço. A partir das reconfigurações nos papeis dessas cidades, o projeto temático maior, no qual este estudo se apoiou, selecionou seis cidades médias para análise– cinco paulistas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos e São José 25 do Rio Preto e uma paranaense, Londrina – das quais, Presidente Prudente será tomada para estudo que embasou esta monografia. Com as transformações empreendidas, sobretudo, pelo rearranjo produtivo com desdobramentos que respondam, principalmente, as demandas econômicas da acumulação e adequação constante do mercado, a dimensão espacial tem repercutido o impacto dessas ações. A partir dessa conjuntura o sistema de franquias se apresentou como objeto ideal para nortear a análise, pois, em síntese ele contém as variáveis que são concorrentes e complementares para análise geográfica do urbano. A relevância apoia-se na constatação de que o sistema de franquias se apresenta como uma possibilidade de adequação frente às novas formas de reorganização do capital diante das mudanças exigidas pelo mercado, sobretudo no varejo. Assim a espacialização das franquias nos permitirá apreender os novos ambientes que estão cada vez mais presentes na vida social. Apontando a tendência à diferenciação, complexificação e extensão dos tecidos urbanos “e pela completa redefinição das lógicas locacionais” (SPOSITO, 2009, p. 40) compondo o que a mesma autora apresenta como urbanização difusa. O sistema de franquias pode ser lido como um novo modo de operacionalização da oferta de produtos no varejo, que congrega desde as marcas internacionais até aquelas de origem local, que na expectativa futura de expandirem e manterem sua capacidade competitiva optam por esse tipo de negócio. A variedade no tamanho de empresas que passam a operar, segundo este sistema, já demonstra como as escalas do global, regional e local conectam-se e se articulam no espaço, principalmente pelas relações de interdependência entre os diversos agentes que contribuem para a realização das atividades das franquias. Além disso, a expansão deste tipo de empresa em cidades médias evidencia também a transição desses espaços que se estruturaram predominantemente, pela via produtiva graças ao campo, e que pela expansão das novas tecnologias da informação contribuíram para configurá-las enquanto centros de consumo uma vez que as formas de deslocamento e comunicação tornaram-se ágeis, ratificando a importância de se repensar as dinâmicas e relevância das cidades na divisão interurbana do trabalho correspondente às escalas da rede. Estudos que abordam a temática das franquias, sua relação e influência sobre as transformações no espaço urbano, começaram a compor recentemente, o temário composto por múltiplas frentes geográficas de pesquisa, pois este interesse 26 era predominantes em outras áreas das ciências tais como: administração, marketing, economia, etc., cujo os principais objetivos de análises alinham-se à perspectiva empresarial, ou seja, atentam-se muito mais aos métodos que permitem aos agentes econômicos o melhoramento dos resultados, processos de regulação, tipos de transações e contabilidade envolvidos no ciclo de operação, etc. (Ortigoza, 1996; Porto-Sales, 2014). Deste modo, cabe à ciência geográfica desvendar o complexo conjunto de elementos que orientaram e orientam as práticas que esse grupo de agentes se utilizam, de modo a transformação do espaço, mais propriamente as mudanças decorrentes da instalação desse tipo de negócio em cidades médias, como em sua interescalaridade com outros espaços. Para abordagem de informações mais detalhadas das franquias convém, no entanto, apresentarmos alguns elementos referentes à sua origem e os mecanismos de funcionamento deste tipo de negócio. O sistema pode ser identificado pelos seguintes termos: franchise, franchising, franquia. O primeiro termo citado tem sua origem na França e está muito ligado à ideia de concessões ou de dispensa dos deveres monetários com o senhor feudal. Já a terminologia Franchise em inglês possui mais de um significado e em sentido estrito, juridicamente quer dizer, direito. “Um direito que alguém adquire, de fazer algo, por autorização ou concessão de outrem. ” (CHERTO, M. 1988, p.1) O mesmo autor define que o franchise é um método e um arranjo de distribuição de mercadorias e/ou serviços. É regulado juridicamente através de um contrato composto por duas partes, o franqueador que é detentor de uma marca, nome ou ideia, de método ou técnicas, segredo, proprietário/fabricante de determinado produto ou equipamento, know-how que outorga, ou seja, celebra por meio de contrato sua anuência ao franqueado, juridicamente e economicamente independente dele, o direito de exploração do conjunto de elementos citados que compõe seu próprio sistema ou de parte dele. Há o estabelecimento de padrões a serem rigorosamente cumpridos, essa exigência é reforçada tanto pelo suporte oferecido ao franqueado pelo franqueador, tais como a escolha do ponto, a instalação, o projeto arquitetônico, cursos sobre a atuação com o sistema de venda, controle de estoque, campanhas publicitárias, etc., isso é muito variável de empresa para empresa, e muita das vezes implica em maior ou menor remuneração, taxa de franquia (pré-estabelecida e paga no início do 27 contrato), royalties (percentual sobre o faturamento, as vezes ocorre a também sobre o marketing) pagas ao franqueador, que exerce também um papel de supervisionar/fiscalizas todas as etapas do negócio, esse caracterizado por Cherto (1988, p.6) de “Business Format Franchising” ou na tradução do autor como “franquia comercial” . Porto-Sales (2014) em sua tese argumenta que o sistema de franquias é resultado do ajuste espacial derivado das novas configurações decorrentes da reestruturação produtiva e tecnológica do modo capitalista produção que flexibiliza desde a produção ao consumo, e centraliza as atividades de comando na fase da distribuição. As novas formas organizativas do trabalho, o comando mais centralizado e as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) tem se reproduzido de modo disperso pelos territórios das unidades produtivas e estabelecimentos comerciais, conformando novos circuitos espaciais produtivos que por nós são entendidos enquanto circulação de matéria pela interação dos diferentes espaços do processo total são eles, os da produção, distribuição, troca e consumo de um produto qualquer em ritmo permanente. (ANTAS,, 2012). Ou ainda nas palavras da autora, “[...] o sistema de franquias foi engendrado como um modo de organização das atividades necessárias à consecução do consumo, caracterizado, por um lado, pela centralização do comando, expresso por ações de concessão de know-how e de monitoramento; e de outro, pelo arranjo territorial disperso dos pontos de venda, prescrito em contrato, elaborado para conquistar mercados via baixo custo e obter lucro através do estímulo ao consumo de marcas. O ajuste espacial é definido por Harvey (2005) como a expansão geográfica do fator produtividade, na qual reside, ilusoriamente65, a solução da contradição da circulação de capital, que deriva da tendência à superacumulação e desvalorização do mesmo. A expansão geográfica do produto, da empresa, da mão-de-obra, da técnica, e/ou mesmo do território, foi e tem sido concebida como uma das possibilidades de reverter crises ou mesmo de aumentar a margem de lucro e, no caso dos Estado-Nações, ampliar sua competitividade no cenário internacional. ” (PORTO-SALES, 2014, p.65). A análise visa contemplar a apreensão das transformações que essa nova modalidade de organização da atividade comercial tem gerado sobre o espaço urbano, reestruturando e levando à homogeneização, nunca completa, das práticas de consumo que requerem e reproduzem práticas espaciais. 28 Caracterizando a atual fase de transformação do espaço urbano, ou seja, da urbanização difusa precisamos apontar que foi a partir das estratégias de superação da crise do modo capitalista de produção ocorrida e 170, que atingimos o status quo de sociedade do consumo, definidas também como formas socialmente estruturadas pelas quais as mercadorias demarcam as relações sociais e as relações espaciais. (BARBOSA, 2004). A temática das franquias e a escolha de um dos vários segmentos componentes desse sistema, decorre da expansão e importância que os números dessa modalidade empresarial têm alcançado no recente cenário de relativa retração econômica. O Gráfico 1 é ilustrativo quando se comparam as relações dos valores de faturamento das franquias em geral, com os do produto interno bruto (PIB) dos anos de 2008 a 2013. Gráfico 1 - Relação percentual (%) entre evolução do sistema de Franquias e Produto Interno Bruto (PIB) Fonte: ABF, FMI e RPEGN (2015) Org.: Silmara Bernardino da Silva (2016). Os números referentes ao sistema de franquias apesar de terem contraído, como observado no ano de 2008 para 2009 com baixa de 4,8%, apresentou saldo mais positivo, quando comparamos ao PIB que apresentou baixa 4,9% levando seu número à expressão negativa, reflexo do cenário nacional que apresentou para as variáveis componentes do índice desempenho menor ou estagnado. Embora as 29 franquias tenham tido alguns passos na direção de números menores, podemos dizer que o desempenho do setor de um modo geral, quando tomamos a série apresentada pelo gráfico, é bastante favorável. Assim, retomamos alguns direcionamentos que reforçam nosso objetivo de buscar compreender como os agentes econômicos do varejo, franqueadores, reforçam as reflexões acerca das transformações do espaço urbano. Tais características são reforçadas pelo excerto desenvolvido no âmbito do projeto temático em que: A realização dos estudos enfocando as estratégias espaciais das empresas de franquia é tanto mais importante pelo fato de que, ao tomar como base as estruturas espaciais já estabelecidas tanto na escala da rede urbana como na dos espaços urbanos onde se instalam, tais empresas redefinem os processos de estruturação urbana e da cidade, bem como modificam as formas de uso do tempo e do espaço dos citadinos. Essas mudanças não ocorrem de maneira homogênea em todas as cidades, as variações se dão na intensidade e na forma. Há diferenças significativas entre a presença delas em estruturas espaciais extensas e complexas como as metropolitanas e naquelas das cidades médias, em que a entrada destas lógicas e capitais pode trazer impactos ainda mais fortes sobre o comércio e os empresários já estabelecidos, tanto quanto sobre as formas como os consumidores se deslocam, fazem as escolhas de locais de consumo e redefinem, em função disto, seu uso do tempo cotidiano. Temos, assim, como hipótese que orientará o estudo, a ideia de que as operações destas empresas alteram a divisão interurbana do trabalho, reforçando os papéis terciários de cidades médias e diminuindo relativamente os das cidades pequenas, Presidente Prudente aqui proposta para o estudo, redefinem a divisão econômica e social do espaço, pois se constituem como vetores de acentuação das lógicas de segmentação do consumo e consumidores, do ponto de vista espacial. O esforço de articular a compreensão da dimensão econômica à dimensão social do processo em análise é assim também uma justificativa que consideramos relevante para defender a presente proposta. (SPOSITO, 2011). Buscamos desse modo, traçar procedimentos metodológicos que nos permitiram aglutinar o maior número de informações possíveis que nos subsidiassem na análise da configuração espacial que as escolas franqueadas desempenham no território da cidade. 30 2 DINÂMICAS ECONÔMICO-ESPACIAIS E LOCALIZAÇÃO TERRITORIAL DAS ESCOLAS DE IDIOMAS A compreensão da urbanização contemporânea apresenta a necessidade de articular simultaneamente contextos, nas mais diversas escalas, ou seja, devemos considerar as estruturas e conjunturas que se articulam do local ao global, não perdendo de foco o escopo central do objeto da pesquisa. Para elaboração desta monografia, escolhemos a escala do local, ou seja, nosso objeto de investigação será a cidade que é onde o processo multiescalar se materializa, mais especificamente o de cidade média, uma vez que se destacam os processos que levam as cidades a tornarem-se mais dispersas, e que através de suas formas e dos processos que as transformam nos orientará a conduzir o estudo pelo caminho do entendimento de que essas são instâncias da totalidade, conforme Santos (2007). O estudo da totalidade conduz a uma escolha de categorias analíticas que devem refletir o movimento real da totalidade. Devemos levar em consideração, além das categorias tempo e escala que funcionam externamente, as categorias internas estrutura, função e forma. (SANTOS, 2007, p. 199). Desse modo, cabe a nós o entendimento da cidade enquanto lugar que reflete de modo particular todas as dimensões da vida contemporânea seja àquelas ligadas a coletividade seja àquelas ligadas a realização individual, ou seja, as complexas relações sociais que concretizam no tempo presente ações que incidem sobre as formas, ou materialidades, refuncionalizando-as para as formas pretéritas ou criando novas formas que irão compor a estrutura urbana, muitas vezes levando ao processo de reestruturação da cidade, sem desconsiderar as influências políticas, econômicas e ideológicas que na maioria das vezes se dão de modo combinado. Procurando compreender como esses processos estão ocorrendo em Presidente Prudente, buscaremos no subcapítulo que segue abordar alguns aspectos da formação pretérita do município. 31 2.1 PRESIDENTE PRUDENTE E SEUS CONTEXTOS HISTÓRICOS E DE CIDADE MÉDIA Entendemos que a fração tomada para análise, a cidade, auxiliará no desenvolvimento de uma leitura coesa que contemple as muitas dinâmicas externas e internas envolvidas em sua constituição e que permita vislumbrar nosso objeto à luz de sua totalidade. Assim, faz-se necessário que apresentemos as principais características de nosso recorte, ou mais especificamente, da cidade de Presidente Prudente - SP. Localizado a oeste do Estado de São Paulo, Presidente Prudente é sede da Região Administrativa que leva seu nome, composta por 53 municípios, e localiza-se na área de influência da Hidrovia Tietê-Paraná. Possui vias de acesso que permitem a ligação com a capital paulista, São Paulo e o Estado do Mato Grosso do Sul pela Rodovia Raposo Tavares (SP 270); por meio da Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425) faz-se a ligação com o Estado do Paraná e as regiões oeste e norte do Estado de São Paulo, por fim a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros que possibilita interligar vários dos municípios da Região Administrativa com o Rio Paraná. Possui ainda, ferrovia operada pela América Latina Logística (ALL) e o aeroporto de Presidente Prudente. No Mapa 3, é possível verificar a localização e a extensão territorial do município. 32 MAPA 3 - SITUAÇÃO GEOGRÁFICA – PRESIDENTE PRUDENTE/SP Destacaremos alguns aspectos de sua formação socioespacial que consideramos importante para compreender o contexto atual de nosso estudo. A origem do município está fortemente vinculada à cultura cafeeira e à chegada da ferrovia nos primórdios do século XX, os quais são os principais fatores de conformação da rede urbana paulista. Uma vez que eram nas proximidades das estações ferroviárias que se desenvolviam os núcleos urbanos. (Sposito, 2012) Outras atividades, sobretudo, ligadas ao setor primário, desenharam ciclos econômicos. O desenvolvimento da pecuária trouxe as primeiras indústrias frigoríficas para a cidade de Presidente Prudente, e tendo em vista seu caráter extensivo e o pouco emprego de mão de obra, gerou um movimento populacional cujo principal reflexo foi o aumento da população urbana em detrimento da população rural. (Sposito, 2012) Este processo ocorre em período da história brasileira em que se prioriza a modernização do campo. A estratégia adotada pelo Estado para o desenvolvimento 33 nacional foi a de priorizar a industrialização, que orientada ao ramo das indústrias automobilísticas desencadeou a adoção do modal rodoviário como o principal meio de circulação pelo país. No estado de São Paulo, tal ação levou ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura voltados à construção de rodovias. Os eixos rodoviários seguiram o traçado das ferrovias paulistas, que outrora conduziram à formação dos núcleos urbanos, e que agora reforçam sua condição na rede urbana. (Sposito, 2012) Ainda dentro desta breve contextualização pretérita, é importante apontar os rebatimentos da Crise Mundial de 1970 ou a Crise do Petróleo que promoveram queda nas taxas de lucro, somados aos custos e limitações produtivas que levaram ao rearranjo nos moldes da produção configurando uma nova fase denominada de Regime Flexível que consiste na desconcentração do setor produtivo das indústrias das áreas metropolitanas e sua migração para áreas mais distantes que se apresentavam com os menores custos produtivos, no caso o interior do estado. (Sposito, 2012). Nesta monografia, é possível citarmos as consequências ocorridas nas cidades do interior paulista que passaram a concentrar atividades produtivas oriundas da capital, o que levou a investimentos em diversos setores, sobretudo aqueles ligados às atividades comerciais e de serviços responsáveis por dinamizar a economia das cidades receptoras. Esse ajuste da produção não implicou em mudanças na hierarquia em nível da rede urbana, pois a metrópole manteve sua influência no que diz respeito ao poder de mando concentrando os setores financeiros e de gestão das indústrias, ou seja, centralizando as tomadas de decisão, já que essas transferiram na maioria dos casos apenas as atividades produtivas. Esse conjunto de transformações levou à alteração significativa da divisão regional do trabalho no estado paulista, que se tornou mais expressivo em meados de 1990. Essa dinâmica foi possível, tendo em vista o aumento das possibilidades de comunicação, seja pelas melhorias das infraestruturas e meios de transporte, facilitando e diminuindo os custos para a circulação das mercadorias, seja pelas possibilidades de circulação das informações, em função de sistemas técnicos integrados por satélites, que permitem maior grau de conectividade entre diferentes pontos do espaço. (SPOSITO, 2001, p.193). 34 Somada às características supracitadas, as condições materiais em qualquer tempo podem ser lidas através da técnica, pois “a técnica constitui um elemento de explicação da sociedade, e de cada um dos seus lugares geográficos”, (SANTOS, 2013, p.59). Então é coerente pensarmos que a crescente produção de natureza artificial, ou do meio-técnico-científico-informacional converge com a (re)produção do espaço urbano (Santos, 2013). Espaço esse racionalizados e (re)produzido de modo heterogêneo, portanto é possível estabelecer aproximações entre os distintos sistemas tecnológicos desenvolvidos ao longo da história, poder-se-ia falar em periodizações, uma vez que elas nos permitem desvendar as mudanças e permanência permitindo que façamos o exercício de apreender as diferenças entre os lugares, uma vez que a espacialização geograficamente desigual dos sistemas técnicos podem ser explicados [...] as defasagens entre as variáveis que explicam as diferenças de organização do espaço [...] A base técnica da sociedade e do espaço constitui hoje, um dado fundamental da explicação histórica, já que a técnica invadiu todos os aspectos da vida humana. (SANTOS,1994, p. 63). Os sistemas técnicos mundializados são geograficamente desiguais e a lógica hegemônica que os regem coordenam as diferentes ações, econômica, cultural e política, características do processo de globalização, (SOJA, 1993). Resultado da nova ordem global de produção, a desconcentração industrial ocorrida no estado paulista, levou num primeiro momento ao fortalecimento dos centros regionais, regido pela lógica de organização espacial, competitividade e especialização territorial, e que teve a produção como elemento estruturador da hierarquia urbana, (SPOSITO, 2001, 2007). Há que considerar ainda a divisão territorial do trabalho que transpassou relações hierarquizadas para justaposição de relações horizontais, segunda as quais as cidades médias passaram a se relacionar mais fortemente com outras similares e também com aquelas de maior porte. Atualmente sob os reflexos da Terceira Revolução Industrial o que se tem no campo do ordenamento territorial é uma maior fluidez considerando a diminuição dos entraves impostos pelo Estado. Somado a inovação há o reforço para o nicho das atividades terciárias especializadas, cada vez mais vinculadas a um dado território. 35 2.2 MUDANÇAS ECONÔMICO-ESPACIAIS, CIDADES MÉDIAS E FRANQUIAS As dinâmicas econômicas decorrentes da concentração do capital, já sumarizada no subcapitulo anterior, levaram ao crescimento do mercado consumidor em cidades médias e fizeram com que essas também fossem polarizadas pela difusão espacial de novos símbolos, tais como os shoppings centers, os condomínios, os super-hipermercados, as franquias etc. Na maioria das vezes, tais empreendimentos são coordenados por agentes externos ligados aos grandes grupos nacionais, internacionais ou multinacionais, ou ainda aos agentes locais que se articulam aos externos para conseguirem manter seus negócios. Soma-se a isso expectativas de que os novos arranjos no modus operandi da empresa local passe a integrar o hall de lucratividade das empresas. É, nesse contexto, que as franquias de idiomas e a oferta desse produto/serviço educacional nos chama a atenção para analisarmos seus elementos no contexto de uma cidade média. Interessa compreender como essa expressão, uma dentre as muitas materialidades espacializadas do atual modo capitalista de produção tem reformulado a(s) centralidade(s) no espaço urbano. Apoiamo-nos no entendimento de Porto-Sales (2014), de que a centralidade está intrinsecamente ligada ao potencial de localização e que seus elementos explicativos são fundamentais à realização das mais diversas atividades, e que visam, sobretudo, a produtividade que é compreendida como a eficiência que determinado fator de produção desempenha “no crescimento da rentabilidade e/ou lucratividade da atividade desempenhada”. (PORTO-SALES, 2014, p. 30). O Mapa 4 é pertinente para elucidarmos nossas reflexões até o presente momento, pois, evidencia a atuação dos diferentes agentes econômicos do segmento de ensino de idiomas, ou seja, podemos observar a presença de franquias de idiomas e de escola não franqueadas de outros grupos bem como outras de origem local. Podemos observar que que as escolas franqueadas e não franqueadas se concentram principalmente na área central e nos principais eixos de circulação. 36 Mapa 4 - Distribuição espacial das Franquias e Escolas de Idiomas Fonte: Silmara Bernardino da Silva 2016. O primeiro aspecto que o mapa suscita para reflexão é a relação quantitativa entre as escolas de idiomas vinculadas ao sistema de franquias e as escolas não franqueadas. Estas últimas, via de regra empresas locais, somam dez unidades enquanto que as associadas a franquias totalizam vinte unidades, ou seja, é muito mais expressivo o número de escolas franqueadas, perfazendo 2/3 do total existente em Presidente Prudente. Tal fato revela a expansão territorial das franquias de idiomas na cidade média de Presidente Prudente, sendo esse um dos elementos que fortalece seu papel de polarização regional perante as cidades de seu entorno, em contrapartida à diminuição das atividades terciárias dessas cidades menores. Demonstra a correlação de força, ou competitividade, existente entre capitais locais, regionais e os capitais internacionais, porque para o segmento tomado para análise e nos levantamentos feitos para as franquias de idiomas foi possível constatar a existência de grupos cujo poder de mando encontra-se em outro países e até outro continente, essas dinâmicas já foram destacadas por SPOSITO (2007) abordando essas tendências de modo mais gerais para as franquias, e não especificamente para as franquias de idiomas. 37 Quanto à espacialidade desses dois tipos de estabelecimentos, apontaremos inicialmente em quais áreas da cidade elas estão dispostas. É importante ressaltar que estamos tomando como ponto inicial e de referência para apreendermos a situação espacial das escolas na malha urbana, o centro1, destacado no mapa pelo polígono inserido no Mapa 4. A constituição do centro que outrora representou o núcleo urbano que correspondia ao conjunto da cidade em seu período de fundação, orientou à estruturação urbana e os processos subsequentes e/ou concorrentes que ocorreram no passado e recentemente têm influenciado no crescimento territorial da cidade podendo desdobrar em outras áreas centrais (subcentros, eixos e shoppings centers), (SPOSITO, 1991). De um modo geral o mapa mostra que a lógica locacional vem se alterando, pois, considerando o universo de estabelecimentos de idiomas que se encontram no centro, as escolas não associadas a franquias se destacam. No quadrilátero central, são três escolas, deste tipo, enquanto que as franquias são duas unidades que, localizadas dentro do perímetro central, estão muito próximas a Avenida Washington Luiz, especializada na oferta de serviços de saúde (consultas a exames), e alguns estabelecimentos de vestuário e outros tipos de serviço e comércio, todos voltados aos segmentos de médio a alto poder aquisitivo. Na área considerada como pericentral, que por nós foi considerada como aquela localizada até quatro quadras ao redor do quadrilátero central, ocorre inverso, ou seja, há uma concentração maior de escolas franqueadas, seis unidades enquanto as escolas não franqueadas somam três unidades. Dentro do contexto das mudanças na urbanização, podemos observar que as empresas franqueadoras orientam seus franqueados a escolherem como localização para as escolas novas áreas centrais e setores da cidade mais ocupados ou frequentados por segmentos de maior poder aquisitivo. De outro lado, no centro e seu entorno, mesmo que de modo menos intenso que no passado, ainda encontramos uma importante concentração das demais escolas. Como já advertido por Sposito (2001), o entendimento das mudanças no espaço intra-urbano ultrapassa o exercício de apontar apenas a localização, ou seja, isso não é suficiente para chegarmos à essência dos processos que levam a sua 1 Com o uso da expressão centro, utilizada ao longo de todo o corpo do texto, queremos enfatizar que estamos nos referindo ao centro principal, ou seja aquele que no passado configurou uma cidade monocêntrica. 38 alteração. Por isso, antes de nos atermos a reflexões do(s) porquê(s) da localização de algumas escolas franqueadas e daquelas não franqueadas, é pertinente observarmos no Mapa 5, a localização e o tipo de algumas das novas formas comerciais, tais como shoppings centers e hiper-supermercados ligados a grandes redes ou grupos. No mapa localizamos cinco hipermercados e dois shoppings centers, a área delimitada como centro principal está representada conforme a classificação do zoneamento urbano. Observamos que na área limítrofe do centro, localizada mais à região sul da área destacada, encontramos o Parque Shopping que em seu interior conta com uma unidade da rede de hipermercados Muffato e nas suas proximidades a rodoviária municipal. Já o Prudenshopping também apresenta uma unidade de hipermercado Carrefour e está localizado bastante próximo ao Parque do Povo, entre as Avenidas Washington Luiz e Manoel Goulart, estando fora da área central. As unidades, do Muffato e do Walmart também estão localizados próximos ao Prudenshopping. O atacadista Assaí encontra-se localizado na Avenida Joaquim Constantino, na região sul da cidade, muito próximo à área da cidade que concentram os condomínios de alto padrão. É interessante observar como esses novos empreendimentos estão ligados a grupos nacionais e internacionais, e optam, uma vez que detêm capital e capacidade de influência frente aos agentes estatais e imobiliários da cidade, por estarem localizados distante do centro. Isso demonstra como o espaço urbano tem remodelado sua estrutura a partir de distintos elementos, de um lado a globalização e de outro os agentes locais, mas com ações que apresentem finalidade semelhante, ou seja, o interesse em obter maiores rendimentos. É diante desse movimento, que suas configurações são alteradas, principalmente, a partir das refuncionalizações como também com as novas criações urbanas. 39 MAPA 5 - PRINCIPAIS ESPAÇOS COMERCIAIS – PRESIDENTE PRUDENTE (2014) 2.3 PRESIDENTE PRUDENTE E AS ESCOLAS FRANQUEADAS E NÃO FRANQUEADAS DE IDIOMAS No Brasil as escolas de idiomas foram precursoras no modelo de franquias. A presença de 30 escolas, franqueadas ou não, reforça a importância e a consolidação desse tipo de negócio. Apresentaremos algumas características de escolas franqueadas tais como, MapleBear, Kumon, Instituto Brasileiro de Línguas, Wizard e Fisk. Uma vez que mesmo que operem sob o sistema de franquias cada marca tem sua especificidade. (Ver Quadro 5). 40 Quadro 5 - Caracterização de algumas Franquias de Idiomas Para as duas escolas não franqueadas e entrevistas Calenglish e Star English apresentaremos algumas informações. A Calenglish foi inaugurada em 2011, e proporciona como destaque o diferencial em suas salas de aula que permitem a simulação de diversos ambientes que poderiam ser vividos no cotidiano. Oferta curso do idioma inglês. A Start English iniciou suas atividades no ano de 2014, também oferece o curso de idiomas de inglês, o diferencial da escola é aposta em oferecer um curso de idiomas a um custo menor que àquele oferecido pelas escolas 41 franqueadas, acredita que a marca e o valor do curso acaba sendo um importante fator de atração principalmente dos públicos da classe C e D. As entrevistas com esses proprietários de escolas de idiomas não franqueadas foi uma alternativa devido ao fato de que os franqueados aceitaram em pequeno número conceder entrevista, como relatado na metodologia. A realização destas entrevistas com não franqueados permitiu-nos extrair elementos que contemplaram nossa análise para alguns aspectos quando comparado as franquias. É interessante apontar que as duas escolas não-franqueadas estão localizadas fora do perímetro do centro e seu entorno, e encontram-se nas proximidades do Parque do Povo, esta área foi considerada por ambos entrevistados como importante ponto de centralidade. Esta grande área verde está localizada no quadrante sul da cidade, aquele onde habitam os segmentos de maior poder aquisitivo. O parque e as duas vias que o ladeiam têm fluxo intenso tanto de pessoas quanto de veículos, aquelas para lazer e estes decorrentes de este eixo ligar-se a avenidas que levam a estabelecimentos de ensino regular e superior, shopping center e hipermercados. Além disso, ao longo do próprio Parque do Povo, há estabelecimentos comerciais e de serviços, como por exemplo, restaurantes, bares, clínicas médicas, pet-shops, etc., além de equipamentos de utilidade pública Observando-se aspectos referentes à localização das escolas, Calenglish e Start English, ambas localizadas nas proximidades do Parque do Povo, com uma distância de aproximadamente 2,1 km entre si, quando tomamos o deslocamento pela Av. Quatorze de Setembro, uma das que margeia todo o parque. A Calenglish mesmo estando próxima ao parque encontra-se localizada em bairro comercial, a um quilometro, mais ou menos, de distância do parque e apenas para tomarmos referência sua proximidade é sentido leste do parque e apenas para tomarmos como referência a sua proximidade, sua orientação está a leste do parque, mais próxima à Av. Brasil. A Start English fica em uma via que cruza o parque, há uma distância de 30 metros do mesmo. Quando perguntados sobre o que os levou à escolha do ponto, ambos responderam que a escolha da localização, foi justificada principalmente pelo menor dispêndio de capital na abertura da escola no tocante aos custos com locação. O ponto da escola Calenglish é de posse da própria família da entrevistada, assim não haveria a necessidade de custo com aluguel, já a Start English embora arque com o 42 aluguel, como o imóvel é de propriedade familiar de um dos sócios da escola, o contrato de locação do espaço se deu um preço mais acessível. Ainda sobre o ponto comercial, ambos relataram aspectos positivos e negativos relativos à sua localização. A Start English apontou como positivo a proximidade com universidades como a UNESP e UNOESTE, o Parque do Povo e uma lanchonete, Açaí Raiz, pois ele considera que a mobilidade de veículos e pessoas pela área permite a visibilidade da escola, além de considerar que seu ponto atual é um fator importante na opção dos alunos por sua escola de idiomas. Sobre a possibilidade de outras áreas que poderiam ter influenciado na escolha do ponto, foi categórico ao afirmar que na pesquisa de possíveis pontos para abertura da escola, o centro foi sua primeira opção, mas devido ao alto preço do aluguel desistiu; assim a oportuna proposta de um valor de locação mais baixo, além da facilidade de negociação com o dono de seu atual prédio, foi o que pesou na escolha. A entrevistada da escola Calenglish por outro lado, indicou de imediato o aspecto negativo de seu ponto comercial, alegando que o considera muito escondido, a rua em que se localiza conta com dois quarteirões apenas, isso já é um aspecto negativo, pois, é muito pouco movimentado, o que dificulta a visibilidade, além de ser difícil encontrar a localização, mesmo quando se realiza pesquisa na internet, onde consta um endereço com um nome de rua muito semelhante ao da escola, mas que está incorreto. A contrapartida, é que os pontos positivos do local, diz respeito primeiro ao espaço disponível, a escola possui um amplo prédio com dois andares, estacionamento grande e o que mais nos chamou atenção foi ela adjetivar seu ponto “Ele é ótimo porque não é no centro, porque o pessoal assim... está com uma aversão ao centro” (Entrevistada, Escola Calengish, 2016.). Ainda nos dizeres da entrevistada e da percepção de seus clientes, o simples “atravessar o centro” já é motivo de estresse. Indagada sobre quais outras áreas da cidade seriam interessantes para o negócio, ela aponta que as vias mais próximas ao Parque do Povo ou à Avenida da Saudade seriam consideradas. Em relação a esta segunda opção destacada por ela, frisamos que é o de uma das duas unidades da franquia YÁZIGI em Presidente Prudente. Apresentaremos agora os elementos relativos à localização destacados pelos franqueados entrevistados. Três foram as franquias com as quais conversamos, e 43 cabe uma breve descrição, pois, uma delas oferta de maneira distinta o ensino de idioma estrangeiro. Os quais concederam a entrevista são vinculados ao Instituto Brasileiro de Línguas (IBL), à MAPLE BEAR e ao KUMON. As marcas IBL e KUMON são escolas convencionais de idiomas, embora destacamos a diversidade serviços ofertados pelo Kumon, enquanto o MAPLEBEAR é uma escola regular de ensino bilíngue. Para conhecermos as estratégias espaciais do KUMON, realizamos entrevista com franqueada de um município diferente da localidade estudada, mas do interior paulista.Tal iniciativa foi tomada, primeiramente porque consideramos importante entender os mecanismos de operação da marca que em Presidente Prudente, conta com oito unidades como destacado no Mapa 6, e não tendo obtido sucesso nas tentativas de entrevistas de uma delas, consideramos imprtante a entrevista feita, pois mesmo que a franqueada não seja da cidade estudada, uma das unidades de Presidente Prudente funciona como escola franqueada e Sede Regional do KUMON. O Mapa 6 ilustra a representação espacial de todas as franquias de idiomas atualmente em Presidente Prudente - SP. Mapa 6 - Espacialização das Franquia de Idiomas – Presidente Prudente (2016) Fonte:Silmara Bernardino da Silva, 2016. 44 O franqueado do IBL2, localizado no centro da cidade apontou como positivo o fácil acesso dos alunos pelo meio de transporte coletivo, pois o centro concentra linhas vindas de todas as áreas da cidade. Também ressaltou a própria estrutura oferecida pela cidade, mais especificamente para a questão de estacionamento privados. No aspecto negativo, ainda que nos pareça contraditório pela sua afirmação anterior como ponto positivo, foi o quesito estacionamento, ou seja, da dificuldade de se conseguir estacionar por estar no centro, soma-se a isso a questão de a via em que se localiza a escola ser de mão única, subentendemos que a negativa nesse sentido diz respeito a menor visibilidade da escola. Alguns aspectos da relação franqueador-franqueado, no tocante ao Instituto Brasileiro de Línguas, merecem destaque, principalmente no que diz respeito à escolha da praça. A cidade de Presidente Prudente surgiu como opção após o franqueado realizar um estudo prévio de mercado para o Oeste Paulista, outras regiões do Estado de São Paulo e outros estados. Apontou como fator positivo Presidente Prudente ser uma cidade polo e apresentar a maior distância em relação a outras cidades médias ou maiores; soma-se a isso o fato de que, em seu estudo, o franqueado considerou aspectos como: estrutura da cidade, poder econômico da população, grau de periculosidade, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e o Índice de GINI, que mede o nível de desigualdade das cidades. Analisada todas essas variáveis Presidente Prudente apresentou resultados positivos e se mostrou como um mercado potencial, levando-o a cidade como a praça para abertura de sua franquia. Interessante também destacar que após a escolha da marca, IBL, o franqueado realizou esse estudo de modo individual, ou seja, foi uma iniciativa que partiu de uma decisão própria, sem intermediação da franqueadora, no entanto ao apresentar a cidade escolhida a franqueadora concedeu permissão para abertura da escola, uma vez que já possuía estudo das futuras praças potenciais. A franqueada da Maple Bear, que se localizada nas imediações do Parque do Povo, apontou apenas aspectos positivos de seu ponto. A escolha locacional foi uma exigência contratual da franqueadora que exigiu que a unidade franqueada estivesse situada nas proximidades de um ou mais vias principais. Esta unidade de Presidente Prudente localiza-se muito próxima às vias Manoel Goulart e Quatorze de Maio. A 2 Importante ressaltar que na data de realização da entrevista, meados de agosto de 2016, a franquia havia acabado de inaugurar sua loja, então com base nas observações feitas pelo entrevistado tem- se muito mais uma percepção de prognóstico. 45 cercania ao Prudenshopping foi apontada também como um aspecto que ajuda na formação de uma opinião positiva pelos pais e alunos da escola, uma vez que o público alvo são crianças, do maternal ao primeiro ciclo do ensino fundamental. Assim o shopping funcionaria como uma espécie de “sala de espera”. Segundo a entrevistada, no primeiro dia da criança no início do ano letivo, as mães deixam seus filhos na escola e se deslocam ao shopping para, por exemplo, tomar um café, caminhar pelo shopping, o que seria um modo de distração, enquanto aguardam uma resposta da escola em relação ao período de adaptação. A escola é vizinha de uma unidade da rede de drogaria Drogasil e, segundo o relato da entrevistada, também é razoável o número de pais que deixam os filhos na escola e realizam compras na farmácia. Estar próximo a um Posto Policial e ao Centro Médico da UNIMED também é fator que se soma ao quadro de amenidades descritas. O que nessa entrevista nos chamou atenção foi o realce dado à praça pública localizada em frente à escola, pois há uma apropriação desse espaço público pelos professores e alunos no cotidiano das atividades educacionais, bem como a referência feita a calmaria que é o bairro, o qual, mesmo se localizando próximo a vias de intenso fluxo, shopping center e ao parque, transmite a sensação de segurança. Olha na verdade eu acho que é um lugar bom porque é calmo, não é? Apesar disso, nós também temos o núcleo de polícia aqui (proximidades), tem o centro médico da Unimed que a maioria das nossas crianças são conveniadas, e o shopping ajuda porque por exemplo, a mãe no período de adaptação da criança ela tem de esperar. Então ela vai ao shopping, anda um pouco, se precisar a gente liga, farmácia, às vezes o pai deixa o filho aqui e vai na farmácia, então assim em termos de local é muito silencioso, é um bairro muito tranquilo, nunca tivemos problema de assalto e essas coisas, nem de ouvir falar de alguma coisa por aqui não tem. Primeiro assim, eles exigem que a gente esteja perto de uma ou duas vias principais, nós temos essa ( Av. Goulart) e temos a outra ( Avenidas do entorno do Parque do Povo) a nosso favor, apesar de correr um riozinho aqui embaixo, a gente tem essa praça maravilhosa, que volta e meia a gente vai lá também, então é um espaço bom.(ENTREVISTADA, FRANQUIA MAPLE BEAR, 2016). Ao perguntarmos se haveria outras áreas de interesse para localização da escola na cidade, foi a entrevistada que mais apresentou alternativas. As referências foram: a) o subcentro do bairro Jardim Bongiovani, b) um terreno de esquina em frente ao Prudenshopping que antes funcionava como uma floricultura, sendo que o preço do aluguel estava bom, no entanto os custos para adequação da área, 46 reforma etc. não se mostraram interessante para a franqueada c) dois galpões amplos localizados na proximidade do EUROMARKET onde, funcionava uma concessionária de carro coreano, e que é tido como uma boa localização por ser servida por vicinais o que evitaria aos pais terem que passar pela via principal com tráfego mais denso na área. Sobre esta terceira opção, a entrevistada informou que a planta dessa área se encontra em estudo pelos franqueados, que estão considerando esta possibilidade, por estar no projeto da escola a ampliação da oferta de ensino, uma vez que a partir de 2017, irá trabalhar com o Ciclo II do Ensino fundamental, o que inviabilizará a manutenção no local atual pelo tamanho da escola. Para a marca KUMON o que faremos é ressaltar alguns elementos qualitativos que julgamos interessante à análise quando se considera a sua localização. Na cidade da entrevistada, a escola encontra-se em um bairro pericentral, em rua de fácil acesso, está entre duas escolas regulares, uma pública e outra privada, e também está nas proximidades do Tênis Clube da cidade3. A franqueadora indica um raio de instalação para possíveis áreas de interesse, ou seja, subentendemos que para as cidades em que a empresa franqueadora já tenha unidade franqueada instalada ou aquelas consideradas cidades potenciais, é realizado um estudo prévio das áreas ideais para instalação de novas unidades, e o mantém reservado para indicar aos novos potenciais franqueados. O KUMON não trabalha com exclusividade territorial, e muita das vezes é essa é uma das características ofertadas pelas franqueadoras de outras marcas e é o que atraem os possíveis franqueados. A título de ilustração a cidade da entrevistada conta com três unidades, cada uma com um franqueado, e, em Presidente Prudente, há oito unidades KUMON. Portanto, cabe ao possível franqueado realizar a escolha de sua área dentro do raio indicado pela empresa e aguardar aprovação. A entrevistada afirmou que embora a sua escola esteja localizada em um bairro pericentral, seu ponto não é tão satisfatório, pois considera a população da cidade como centrais. Ainda dentro da avaliação do local do ponto, aponta que o centro seria ideal pela fácil acessibilidade para os pais que levam seus filhos à escola. 3 Ressalta-se que a cidade da entrevistada foi omitida a pedido da entrevistada. 47 Para as unidades KUMON localizadas em Presidente Prudente, podemos citar que sua distribuição é relativamente equilibrada, embora concentre maior número de unidades em um polígono que vai do Prudenshopping até o centro, ou em número temos a seguinte distribuição: duas unidades em bairros pericentrais, três em bairros, duas em vias principais e uma próxima a instituição de ensino superior. Após elencarmos os aspectos positivos e negativos considerados pelos proprietários das escolas de idiomas franqueadas e não franqueadas, vamos analisar a distribuição espacial delas para que possamos realizar o exercício da comparação entre essas duas modalidades de serviços educacionais, com base no instrumento planejador da cidade, a Lei de Zoneamento e Uso do Solo, elaborada e aplicada pelo poder municipal. Em capítulo anterior apresentamos o Mapa 1, elaborado pela Secretaria de Planejamento do Município no qual localizam- se todas as áreas da cidade e seu respectivo zoneamento definido pela lei “como a divisão da área urbana em zonas, para as quais são definidos os usos (atividades residenciais, comerciais, serviços, indústrias, institucionais, etc.), e as normas para se edificar no lote urbano (ocupação) ”. (PRESIDENTE PRUDENTE. Lei Complementar - n° 153/2008). A partir da referência cartográfica citada, elaboramos o Mapa 74 realizando a sobreposição das escolas de idiomas franqueadas e não franqueadas sobre a malha urbana zoneada. 4 Para esse produto, um olhar mais atento notará a existência de algumas falhas, cabe alertar o leitor que isso ocorreu devido à dificuldade em se obter a base cartográfica da Prefeitura, uma vez que o Mapa 1, é uma planta urbana desenhada e tratada em software de desenho como AutoCAD. 48 MAPA 7 - ESPACIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS X FRANQUIAS DE IDIOMAS PELO ZONEAMENTO Organização: Adaptação realizada a partir do Mapa de Zoneamento elaborado pela Secretaria de Planejamento de Presidente Prudente por Silmara Bernardino da Silva, 2016. Em continuidade às análises que viemos realizando até o momento, agora daremos mencionamos as localizações das escolas franqueadas e não franqueadas e destacando em quais áreas zoneadas as mesmas estão dispostas, partiremos de observações mais gerais, para posteriormente afunilarmos nossas observações para os estabelecimentos de idiomas dessas duas modalidades relativamente aos estabelecimentos nos quais onde foi possível a realização de entrevistas. Do total de escolas não franqueadas (11) e franqueadas (20) levantados, observa-se que sete escolas estão localizadas na área destacada na legenda do mapa como ZCS1, identificado como Zona de Comércio e Serviço Central, de ocupação vertical, e tem seu polígono preenchido pela cor marrom, destinada principalmente às atividades próprias de centro principal da cidade, caracterizada pela maior diversidade possível de oferta de varejo, serviços, pontos de encontro e convívio social, também é área de residências multifamiliares horizontais e verticais. É um setor de alta densidade, fixa (moradores) e flutuante (consumidores e frequentadores). 49 A partir da tipologia dos usos observadas na lei destacada, a localização das escolas franqueadas e não franqueadas apresenta-se coerente com a proposta do zoneamento, visto que optaram por se localizar em área destinada à finalidade comercial, com alta intensidade de fluxos, que a nossa compreensão podemos ler como o movimento de pessoas, veículos, informações favorecendo o consumo e os encontros. As áreas destacadas pela cor azul no mapa são definidas pelo zoneamento como Áreas Residenciais de Alta Densidade de Interesse Social (ZR3), com ocupações horizontais e verticais, com uso tolerado, que é aquele não adequado à área, mas passível de aceito na zona em que se encontra mediante consulta aos moradores/proprietários do entorno e, é regulado via documentação juntamente a Prefeitura Municipal; para o Comércio e Serviço Geral, Comércio e Serviço Específico. Nestas áreas encontramos duas escolas de idiomas não franqueadas e duas franqueadas. Sendo esta uma área destinada principalmente ao uso residencial, a existência desses estabelecimentos comerciais encaixa-se enquanto uso tolerado. Ainda na mesma lei de uso do solo, em seu artigo 20 que discorre sobre as Zonas Residenciais, no parágrafo único diz que “Os outros usos nas zonas residenciais devem ser considerados como acessórios de apoio ou complementação”. Coincidentemente uma das escolas é a Calenglish, como citado anteriormente teve sua localização orientada pela posse familiar do espaço físico, e sua insatisfação com o ponto explica-se pela falta de visibilidade possível consequência da sua localização que tem como função principal o uso residencial. Observa-se ainda a localização de duas escolas franqueadas em áreas destinadas à habitação, sendo elas o KUMON e o CNA. Em relação a escola franqueada CNA, destacamos que sua localização está no que podemos considerar como o subcentro do Jardim Bongiovani, próximo à UNOESTE, universidade privada de grande porte que funciona conjuntamente com o Hospital Regional, referência no atendimento dos citadinos e dos moradores de outras cidades para consultas/tratamentos e exames mais complexos. Este setor da cidade apresenta também, uma diversidade de estabelecimentos de comércio tais como farmácias, lanchonetes, lojas de roupas, lojas de equipamentos médicos, e ainda algumas unidades de franquias do segmento de alimentação (Dashô), bar (Água Doce Cachaçaria) e doceira (Cia. do Brigadeiro) confirmando a tese de que as franquias buscam estruturar-se em novas áreas centrais. 50 Uma escola apenas, a Start English, está localizada em área delimitada como Zona Especial sendo ela classificada como de Interesse Esportivo. Esta característica é reforçada pela presença, sobretudo, de equipamentos públicos destinados à oferta de atividades esportivas, como a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) que possui ampla infraestrutura destinada à prática de atividades físicas além de sediar o espaço de treinamento para algumas equipes oficiais; o Parque do Povo que é um espaço público também muito utilizado para prática esportiva e mesmo que a Universidade Estadual Paulista (UNESP) esteja em Zona de Interesse Especial de Ensino e Pesquisa, conta com o curso de Educação Física, cujas dependências também são utilizadas para atividades de esporte permitindo a mescla de usos. Há ainda alguns espaços privados tais como academias, quadras poliesportivas tanto privadas quanto públicas etc., que estão localizadas em área designadas pelo zoneamento para fins esportivos. Essa adjetivação como área de interesse desportivo foi um aspecto positivo ressaltado pelo entrevistado da Start English que considerou muito importante a mobilidade de pessoas no parque, no que diz respeito ao contato a visibilidade da escola. Nessa área, encontramos ainda as franquias KUMON e Optimum Inglês Profissional. O Yázigi encontra-se em Zona Especial de cemitério municipal, localizado Avenida da Saudade. Ainda temos três unidades da franquia KUMON e uma escola, dentre os polígonos amarelos que se referem à Zona Residencial de Média Densidade Populacional (ZR2) de ocupação horizontal e vertical até dois pavimentos. A oferta de atividades educacionais também não conflita diretamente com a finalidade principal que é residencial, pois os estabelecimentos de ensino encontram aceite na modalidade de uso tolerado e como atividades complementares por parte da lei que regula o uso do solo urbano. 51 2.4 ESCOLAS FRANQUEADAS E NÃO FRANQUEADAS: DA DIFERENÇA À SEMELHANÇA Com a análise da distribuição espacial das escolas franqueadas e não franqueadas sobre a malha urbana, passaremos a examinar as diferenças em suas formas e procurar apreender se há ou não relações dessas com sua situação geográfica. Com a realização da atividade de campo foi possível obtermos o registro fotográfico das fachadas das escolas que nos auxiliará na descrição das diferenças entre as estruturas dos estabelecimentos. Iniciaremos este tópico com as observações da estrutura física das escolas não franqueadas, Calenglish e Start English. Nas Figuras 1 e 2, é possível analisar a estrutura das escolas. Figura 1 - Calenglish R. Dr. Waldemar F Mota - Vila Formosa Fonte: Trabalho de Campo, 2016. 52 Figura 2 - Start English R. Ângelo Galli, 346 - Vila Malaman Fonte: Trabalho de Campo, 2016. Antes de descrevermos mais detalhadamente e aspectos característicos á morfologia das escolas, cabe retomar os aspectos referentes a localização mais geral que realizamos anteriormente e detalharmos outros mais específicos, como origem da escola dentre outros. A CALENGLISH embora situada próximo ao Parque do Povo está localizada em área destinada ao uso residencial, que como já foi destacado, sua localização é um elemento não satisfatório, devido sobretudo a baixa circulação de pessoas na área, mesmo estando situada em um bairro considerado de alta densidade populacional. Como observado na imagem, a escola apresenta uma boa estrutura, com um prédio de dois pavimentos, um pequeno estacionamento, mas o entorno do bairro é considerado de fácil acesso/estacionamento, possui uma fachada bastante chamativa com destaque para o layout da marca desenvolvido por profissional de marketing contratado também para cuidar da elaboração dos projetos de publicidade para a escola. A origem da escola está intimamente ligada a experiência que a entrevistada teve com o idioma. Esta realizou o curso de idiomas, na sequência o intercâmbio e voltou a Presidente Prudente em 2006. Após o retorno, decidiu que atuaria como professora de inglês e foi quando em 2007 teve a oportunidade de iniciar atividades didáticas na escola franqueada do Yázigi, que na época contava apenas com uma unidade localizada na Av. Washington Luiz, esse contato com a franquia durou alguns meses. Após a saída da franquia, a entrevistada que residia no condomínio 53 Damha I passou a ofertar aulas de inglês no próprio condomínio em que residia no ano de 2008. Com o aumento da procura pelas aulas, decidiram expandir o negócio abrindo uma escola, a entrevistada afirmou não ter cogitado trabalhar com uma franquia por não ter tido à época capital suficiente ou um investidor societário. A escola foi inaugurada no ano de 2011 e aos poucos foi crescendo, e se retroalimentava com os pagamentos recebidos, uma vez que tudo era investido no melhoramento do espaço escolar. Nota-se que mesmo estando localizada no bairro houve a preocupação com o projeto arquitetônico, a publicidade e com o padrão da escola, que possui salas temáticas cujo objetivo é simular possíveis situações do cotidiano que os alunos poderiam vivenciar em experiência internacional além o material didático que é importado. A START English, inaugurada em 2014, localiza-se na borda central do Parque do Povo, também está fora de área destinada a comércio e serviços, e em Zona Especial de interesse esportivo o que para o proprietário não afeta os benefícios do ponto devido à grande circulação de pessoas no Parque do Povo e na lanchonete vizinha, além de sua fachada estar posicionada justamente no sentido inverso da mão na Avenida Quatorze de Setembro, ou seja, o intenso fluxos de automóveis que circula permite a maior visibilidade da escola. A escola não franqueada possui um layout bastante chamativo, há uma padronização dos espaços internos com o de outras do segmento, que acreditamos que tenha tido influência da experiência anterior do proprietário em escola franqueada. Semelhante ao elemento que motivou a abertura da escola anterior, a escolha por trabalhar com ensino de idiomas se deu justamente pela realização do curso de línguas pelo proprietário, enquanto aluno na unidade franqueada do CNA, e posteriormente com formação universitária e pós-graduação na área de línguas. Ao concluir o curso do CNA, o mesmo foi convidado a trabalhar na unidade e passou por vários cargos até chegar ao de coordenador da unidade. Sua vontade de empreender o levou a pensar e desenvolver seu próprio projeto de negócio, uma vez que considerava deter conhecimento suficiente. Perguntado se havia cogitado trabalhar com franquias de idiomas antes de abrir sua escola, a resposta foi afirmativa e salientou que possuía o conhecimento de todas as etapas por sua experiência de trabalhar em uma escola franqueada. Houve até procura de sua parte por outras marcas de franquias ainda não presentes em Presidente Prudente, mas que segundo ele não geraram identidade nem com o 54 material trabalhado e nem com a metodologia oferecida, por isso focou em desenvolver um sistema próprio que o diferenciasse das metodologias similares das escolas franqueadas. Aqui há um diferencial quanto à escolha do ponto, já que sua primeira opção foi o centro que só foi desconsiderado pelo alto valor de locação dos espaços, apesar de que no correr da entrevista quando questionado se escolheria outro lugar para a escola, afirmou que se manteria em seu atual ponto, pelos seguintes motivos, descentralização ligadas a estacionamento, tráfego e a ideia de “fuga do centro” que em suas palavras “[...] facilita um pouco pro aluno sair do centro e estar num lugar diferente.”(grifo nosso, Proprietário, Escola StartEnglish, 2016), tal afirmação é reiterada pelo mesmo quando ao final da conversa pergunto sobre os motivos que levariam os alunos a escolherem sua escola e não uma escola franqueada, ele frisa que o ponto é um de seus diferenciais. Após a exposição mais geral sobre o sistema de franquias, vamos nos ater as informações e observações relacionadas àquelas localizadas na cidade estudada. Os dados apresentados referem-se as marcas, Instituto Brasileiro de Línguas – IBL - , KUMON e MAPLEBEAR. A Figura 4 – nos permite a visualização da fachada da franqueada de ensino bilíngue da cidade estuda e da cidade de São Luís, MA. Figura 3 - Franquia MAPLEBEAR (Presidente Prudente/SP) Fonte: Trabalho de Campo, 2016. 55 Figura 4 - Franquia MAPLE BEAR (SÃO Luís, MA) Fonte: Site da empresa Franqueadora. (2016). Essa marca traz uma particularidade, por não ser uma escola franqueada de idiomas que opere na modalidade de curso livre, já que oferta o ensino regular bilíngue. No tocante à sua localização, podemos observar a convergência de dois elementos pré-determinados que se relacionam por sua natureza e pela escolha locacional, um diz respeito a norma municipal do zoneamento que classifica a área como Zona de Comércio e Serviço Central, de ocupação vertical (ZCS1), ou seja, normativamente foi designada para atividades terciárias, de uso permitido para comércio e serviço vicinal e uso tolerado, que são os adaptados à área, para o comercio e serviço de geral e de bairro. 5 Para a MapleBear há recomendação prévia de possíveis áreas e fiscalização da franqueadora, antes do aval de abertura, de que a escolha do local fosse contemplada por uma ou mais vias principais da cidade, esse quesito foi respeitado, pois a escola está localizada paralela à Avenida Manoel Goulart e sua rua é continuação da Avenida Quatorze de Setembro. Suas atividades foram iniciadas em 2014, além das exigências com o ponto, há recomendação e fiscalização da estrutura interna da escola, como por exemplo, tamanho de sala de aula, equipamentos de segurança, e orientações quanto ao mobiliário, a franqueadora 5 Curiosamente no corpo da lei que tipifica o comércio e serviços, não encontramos nenhuma designação para as escolas franqueadas ou não de idiomas, o que encontramos mais próximo foram livrarias para comércio e serviços vicinal; editora para comércio e serviços geral e delegacias de ensino, faculdade e universidade para comércio e serviços específicos. 56 recomenda algumas lojas localizadas na cidade de São Paulo para aquisição dos móveis e objetos que seguem o padrão determinado para suas unidades. É interessante destacarmos nesse momento a fala da franqueada quando questionada sobre os possíveis pontos pretendidos para a escola, em que a mesma relata uma imensa dificuldade pela conciliação do aceite por parte do órgão regulador, para a obtenção de alvará, e da franqueadora. “A maior dificuldade nossa foi o ponto, a gente demorou quase dois anos para abrir. Porque assim se o ponto servia pra MapleBear ele não servia para a Vigilância Sanitária ou não servia para o Bombeiro. A gente teve muito problema com o ponto, até um caso ali descendo a Polícia Federal, a gente achou um barracão que seria ótimo porque seria do jeito que eu queria, e veio uma pessoa de São Paulo, um canadense, ele olhou e autorizou, isso foi no final de semana, e a gente convidou ele até fora das regras para ele vir dá uma olhada, e ele veio e ficou na sexta e no sábado aqui e foi embora no domingo. E ótimo, daí o dono do prédio falou para nós que não ia alugar mais porque ele esqueceu que tinha prometido para um amigo, isso aconteceu, nossa isso é um absurdo você pensar em negócio, como a gente viu no final de semana a gente não assinou contrato, ia assinar na segunda-feira então o cara pulou fora. Depois nós tivemos uma amiga minha que eles têm muito dinheiro, e ela falou para mim que ia me arrumar um lugar, aí ela arrumou era uma casa em três terrenos, com bastante espaço, muito legal, e o marido dela falou para mim, vê uma imobiliária e quanto ela avalia e o que ela avaliar eu fecho com você, coincidentemente a imobiliária que eu peguei era a imobiliária deles, e ela avaliou tipo R$ 4.000,00 o aluguel e ele falou beleza. Só que aí nós chamamos o Bombeiro pra ver e o corredor central da casa ele era estreito, porque era uma casa antiga e disse que não podia, porque depois que teve o incêndio em Santa Maria, eles precisam ter tudo adaptado, o corredor era muito grande e estreito e não poderia ser daquele tamanho, e a viga de sustentação da casa que não dava pra mexer, nossa, aí cada vez a gente dava aquela caída, aí a gente estava quase desistindo, e no final a gente negociou com o dono desse prédio (atual escola) ele tem mais de 1.000 imóveis em Prudente.” (YASHIMOTO, C. R. Entrevistada, 2016). Ele é dono do Euromarket, esse hotel (IBIS) é dele, aquele outro perto da rodoviária é dele também, ele tem muita coisa. Ele falou para mim, ah Cícera eu não vou fazer negócio com você porque eu não faço negócio para perder, então eu não vou fazer isso com você ele falou para mim. Ai a gente veio ver aqui ele estava pedindo R$ 15.000,00 era um barracão feio, horrível, e estava pedindo R$ 15.000,00 aí ele falou olha eu tenho um terreno que eu posso fazer para você, sabe aquele Dashô ali do Bongiovani, você já foi? Atrás ali estão construindo umas torres, mas ali era uma chácara e chamava Pé na Cova, aí ele falou eu tenho esse terreno se vocês quiserem eu construo para vocês, daí falei, mas dá tempo de construir nesse prazo? Ele dá, aí acertamos tudo com ele, ia construir e ia por data, ele podia construir e por R$ 15.000,00 lá se ele quisesse, mas pelo menos a gente teria pronto e do jeito que a gente queria., daí quando eles começaram a terraplanagem lá encontraram o pau-brasil aí o tal do Bugalho que é candidato hoje e é secretário do Meio Ambiente estava candidato a deputado ou se lá o que, e quem estava no lugar falou que ia demorar que ele não ia dar conta de resolver aqui, moral da história perdemos de novo o ponto, e todo mundo falava pra gente, vocês deviam ter desistido. Aí no fim quando deu a questão do pau-brasil que não ia dar tempo de construir aí ele veio falar com a gente – então não deu certo... – não mas você colocou uma cláusula aí de uma multa e nós teríamos que te pagar R$ 50.000 caso 57 houvesse desistência, não acho que era R$ 30.000,00, nós não desistimos é você que tá desistindo – Ah mas achou pau-brasil – Eu falei problema é seu, aí ele fez os cálculos, diminui o aluguel daqui e ofereceu esse espaço pra gente reformar (local da atual escola) só que quando a gente sair tem que tirar tudo o que a gente fez, parede essas coisas tudo, isso aqui nem tinha (divisórias). (Franqueada, MapleBear, 2016). O trecho extraído da entrevista, já nos apresenta uma considerável interação na relação entre os agentes promotores e produtores do espaço quando tomamos como referência as franquias. Os elementos que permeiam essas interações serão tratados por nós mais detalhadamente no capítulo 3 que trataremos das (re)estruturações da cidade e as relações multiescalares. Por ora, apresentamos as reflexões de Villaça (1998) que complementam no plano teórico a situação vivenciada pela franqueada e sua busca pela localização ideal, é a “promoção imobiliária o elo de conexão entre as transformações macroeconômicas e a reestruturação interurbana”. No aspecto do projeto arquitetônico, nota-se um padrão determinado pela empresa franqueadora quando comparamos a outras escolas franqueadas em cidades diferentes. O destaque para o logo do urso e a folha símbolo do país de origem do sistema, Canadá. Há um padrão até mesmo para a montagem das salas de aula que devem conter pequenos lavabos infantis e tanques. A própria disposição do mobiliário nas salas denota que de fato a escola tem uma tipologia pré-definida a ser seguida. O Instituto Brasileiro de Línguas (IBL) tem sua fachada destacada pela Figura 5. 58 Figura 5 - Franquia INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS – Presidente Prudente/SP Fonte: Trabalho de Campo, 2016. Figura 6 - Franquia INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS – Americana/SP Fonte: Site da empresa Franqueadora, 2016. O IBL iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016, quanto à localização, também se relaciona de modo assertivo com a lei do zoneamento urbano, uma vez que está localizado em área destinada ao comércio e serviços, delimitada pela sigla ZCS1, e muito próxima ao quadrilátero central. A condição de acessibilidade por