1 Sour Planner a criação de uma papelaria online e seus produtos RELATÓRIO DE TCC AUTORIA ORIENTAÇÃO BAURU, SP Ana Carolina Fructuoso Prof. Dr. Maurício Elias Klafke Dick 2023 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design Bacharelado em Design - habilitação Design Gráfico AUTORIA ORIENTAÇÃO Ana Carolina Fructuoso da Costa Prof. Dr. Maurício Elias Klafke Dick C837s Costa, Ana Carolina Fructuoso da Sour Planner : a criação de uma papelaria online e seus produtos / Ana Carolina Fructuoso da Costa. -- Bauru, 2023 87 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Design) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru Orientador: Maurício Elias Klafke Dick 1. identidade visual. 2. design gráfico. 3. papelaria online. I. Título. 3 Agradecimentos O sentimento de gratidão nessa etapa final do curso é maior do que consigo expressar em palavras, mas em uma tentativa, deixo aqui meus agradecimentos a todos que foram importantes para que eu concluisse minha graduação. Primeiramente, aos meus pais e familiares por sempre acreditarem em mim e serem meu apoio e amparo em todos meus momentos de dificuldade. Aos meus amigos, Aniele, Carla, Letícia, João e Lucas por toda parce- ria durante o curso, não seria possível sem eles. A minha mentora e supervisora da Tilibra, Ana Helena, por ter me en- sinado com paciência e maestria durante meu estágio. Aos professores Volnei Matté e Jade Piaia por terem aceitado o con- vite para a banca, Ao meu orientador, Professor Maurício Dick por toda paciência e ins- trução durante todo esse ano. E finalmente, agradeço imensamente a Unesp, por ter me propor- cionado os melhores anos que eu poderia ter, foi muito melhor do eu imaginei. 4 Resumo Abstract Em um cenário em que a busca por produtos analógicos e que ofe- recem a oportunidade de sair das telas está cada vez maior, o pre- sente trabalho explora as crescentes oportunidades do mercado de papeleira no panorama pós pandemia do COVID-19. Nessa direção, objetivou-se criar uma marca gráfica de uma papelaria criativa onli- ne, em conjunto com uma coleção experimental de seus produtos. Para tal foi utilizado o método flexível proposto por Matté et. al (2013) que divide o projeto em duas grandes fases, compreensão e realiza- ção. Como resultado, foram desenvolvidas a identidade visual de uma marca de papelaria, Sour Planner, e sua primeira coleção de produtos funcionais, com intuito de ajudar as pessoas a se organizar no dia a dia de maneira leve e descontraída. Palavras chave: design gráfico, identidade visual, papelaria online, planner In a scenario where the demand for analog products that provide the opportunity to step away from screens is increasingly growing, this present work seeks to explore the emerging opportunities in the stationery market in the post-COVID-19 pandemic landscape. In this direction, the objective was to create a graphic brand for an online creative stationery, along with an experimental collection of its pro- ducts. To achieve this, the flexible method proposed by Matté et al. (2013) was employed, which involves dividing the project into two ma- jor phases: understanding and realization. As a result, the visual iden- tity of a stationery brand, Sour Planner, was developed, along with its first collection of functional products, aiming to help people organize their daily lives in a light and casual manner. Keywords: graphic design, visual identity, online stationery, planner. 5 Sumário Introdução Conceito 21 Realização Problematização Supervisão Considerações finais 45 Referências 46 Compreensão Contextualização 06 Objetivos 07 Concepção 20 - Posicionamento e personas 21 - Conceito e Tom de voz 22 - Naming 23 - Identidade visual 24=5 Metodologia 08 Codificação 28 Mercado de papelaria atualmente 10 - Criação de produtos 36O consumidor 11 Pesquisa 13 Testes de impressão 43 Análise 19 Especificações de produção 44 Contexto histórico 07 - Manual de marca 29 6 Introdução O mercado de papelaria se caracteriza como um dos mais compe- titivos do país, o setor conta com diversas marcas e mais de 30 mil lojas, tanto no setor varejista quanto atacado, que expandem cada vez mais seu portfólio de produtos com novas tendências e tecnolo- gias. Isso torna quase um desafio para o consumidor escolher seus produtos dentre tantas opções. Embora o setor de papelaria seja altamente competitivo, ele tam- bém é muito amplo. Uma mesma marca pode atender aos mais variados públicos, como as líderes de mercado no Brasil, Tilibra e Foroni, que possuem um mix de produtos diverso e trabalham a nível industrial. Por outro lado, um segmento que vem ganhando espaço é aquele das papelarias online de nicho, como as papelarias criativas, fofas e artesanais, voltadas para produzir conteúdo para um público específico, que garantem a exclusividade e proximida- de com os clientes, algo que as grandes empresas muitas vezes não conseguem atin- gir. Por ser um bem de consumo necessário durante a vida escolar, as papelarias sempre tiveram uma demanda muito alta. Porém, com a pandemia do COVID-19 ocorreu o afastamento das escolas e fe- chamento do comércio, o que gerou uma queda dessa procura. Contudo, com as pessoas trabalhando e estudando dentro de casa surgiram novas necessidades de organização e novas formas de consumo. Com isso as papelarias online ganharam força e se rein- ventaram criando produtos como planners para auxiliar as pessoas nessa nova realidade. Contextualização 7 A partir desse crescimento das papelarias online, hoje já existem pa- pelarias online, como a Studies, que estão entrando no setor do ata- cado e vendendo seus produtos para lojas físicas. Entretanto, uma das maiores vantagens da loja online é o alcance para todo o Brasil, uma vez que, por meio das redes socias, é possível chegar em luga- res e pessoas que uma empresa física não chegaria. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mos- tram que o setor papeleiro foi o que mais cresceu em vendas e fa- turamento no cenário pós pandêmico com uma alta de 45,9% no volume de vendas (IBGE,2022). As previsões para o futuro também são altas: as papelarias estão com expectativas de um aumento de até 68% nas vendas em relação aos anos anteriores. Isso é resultado de um mercado que está recuperando sua competitividade, com a criação de novas marcas e propostas inovadoras para os produtos e modelos de venda (IBGE,2022). A partir do exposto, portanto, neste trabalho de conclusão de curso explora-se as crescentes oportunidades do mercado de papelaria por meio da criação de marca de uma papelaria online. Objetivos Objetivo geral O propósito do presente trabalho consiste em criar uma marca gráfi- ca de uma papelaria criativa online, em conjunto com uma coleção experimental de seus produtos. Objetivos específicos Compreender o segmento de papelaria no Brasil para identificar as oportunidades de mercado. Identificado referências de posicionamento e linguagem como mar- ca a partir de uma análise de similares. Propor uma identidade conceitual e visual a partir de valores de marca. Criar uma coleção experimental de planners e produtos funcionais. 8 Metodologia A decisão do método para este trabalho foi foi feita a partir de uma análise das necessidades do projeto com experiências anteriores. Nessa perspectiva, é notório que a criação de uma marca e produ- tos relacionados ao mercado de papelaria demanda uma criação flexível, com idas e vindas nas decisões, que necessitam de geração de alternativas. Além disso, os produtos são criados com base em tendências, que são consideravelmente mutáveis, por isso seria ne- cessário um método que permitisse essa liberdade dentro das fases e uma maior autonomia para o designer nas tomadas de decisões. Em razão disso, foi utilizado o método flexível proposto por Matté et al. (2013) que tem como premissas: Flexibilidade, para atingir todos os níveis de complexidade de um possível projeto. Adaptabilidade, para ajudar a compreender as necessidades de cada projeto e permitir autonomia ao projetista para buscar novos caminhos. O método, consiste em dividir o projeto em duas grandes etapas, que seriam compreensão e realização do projeto. A primeira etapa, tem como base o levantamento de dados, pesquisa e análise inicial para a criação de um conceito, a partir de uma problematização ini- cial. Em contrapartida, a segunda fase se trata da parte prática do projeto, desde a elaboração de alternativas até a preparação para a produção e supervisão. Entre as duas fases existe uma etapa inter- mediária que define o conceito e possíveis soluções do projeto.sub- fase do projeto. conceito análise pesquisa concepção compreensão problematização supervisão realização coleta de dados a respeito do projeto, contextualização confronto de todas as informações coletadas levantamento de dados elaboração de alternativas afunilamento e preparação do projeto para produção acompanhamento da produção Figura 01 – Método utilizado neste trabalho. Fonte: adaptado de Matté et. al (2013). 9 Problematização 2 - Mercado de papelaria 2.1 - Breve contexto histórico A história da indústria papeleira começa muito antes do que se ima- gina, seu desenvolvimento anda ligado com a evolução da lingua- gem e educação. Desde que os seres humanos começaram a fazer registros no período paleolítico, eles buscam instrumentos e supor- tes para marcar seus pensamentos e cotidiano. Com o avanço da lin- guagem e surgimento da escrita, apareceram as primeiras formas de papel, pergaminhos e livros, nos mais diversos materiais, folhas, cascas de árvore e o já mais popular, papiro egípcio (FRITOLI, 2016). De acordo com, Silva (2013, p. 10) acredita-se que o primeiro caderno tenha surgido a partir do códice: Por volta do ano 400 a.C. surge o códice, que era justamente construído a partir do pergaminho, através de um processo onde este material era dobra- do duas vezes, ficando com um formato de quatro páginas. Seriam os roma- nos a batizar este objeto com o nome de “quaternu”, sendo esse o termo que viria a dar origem ao termo atual “caderno”. Seguindo o método flexível, para uma melhor compreensão do projeto se faz necessário uma contextualização prévia. Portanto, foi feito o levantamento de dados dos seguintes itens: - Abordagem do contexto histórico do mercado de papelaria - Contextualização do mercado atual - Consumidor e suas motivações para compra 9 10 Contudo, a origem da criação do papel que conhecemos é atribuída ao oficial da corte chinesa T’sai Lun, apenas em 105 d.C, mas a técni- ca desenvolvida se manteve dentro de seu território por muitos anos até ter a sua disseminação para o ocidente, chegando na península Ibérica no século XI. Em razão da propagação do papel no mundo, começam a surgir as primeiras indústrias papeleiras na Europa: o pri- meiro moinho de papel é datado de 1100 na cidade de Xátiva, na Es- panha. Em pouco tempo a indústria de papel se difunde por todo o continente e para o mundo através das colonizações (FRITOLI, 2016). O papel entrou no mundo escolar muito depois da sua popularização, o uso de lousas individuais e giz de pedra nas escolas perdurou até o século XIX, mas com a obrigatoriedade do ensino básico e democra- tização da educação ocorreu a introdução do papel e eventualmente cadernos nesse mundo, resultando em um grande crescimento da indústria gráfica, que precisou se adequar à nova demanda das es- colas primárias (BELARMINO, 2015). No Brasil, esse movimento de valorização do ensino começa no início do século XX e acompanha uma preocupação com a falta de mate- riais escolares específicos para os estudantes. Rapidamente os do- centes, alunos e escolas se tornam os maiores clientes na indústria papeleira, que agora expandiu não só o mercado de materiais de pa- pelaria, mas também o editorial que passou a valorizar e expandir a literatura didática e infantil (ROCHA,2019). Com o tempo, o material escolar deixou de ser apenas uma necessi- dade e passou a se tornar um desejo de consumo, uma indicação de status. O mercado se tornou competitivo, muitas empresas surgiram, o desenvolvimento de grandes parques gráficos e tecnologias permitiu que o foco se tornasse a criação baseada em estratégias de marketing, investimentos em ilustradores, designers e licenciamentos eram primor- diais para se manter no topo do mercado, os consumidores agora tinham diversas opções nas prateleiras e podiam escolher nos mais diversos crité- rios como preço, formato, beleza, identificação, Mignot (2008, p. 9) Caderno é estar na moda, é status, é identidade. Por isto, são fabricados atu- almente com o objetivo de atingir os consumidores de tal forma que deixem de ser vistos como um simples suporte d a escrita para representar um obje- to de desejo na vida do consumidor. Essa competição e necessidade de renovação são estratégias ainda mais intensas nos dias atuais, pois o mercado ganhou um novo con- corrente. O mundo digital, com os computadores, celulares e tablets entram como uma grande ameaça para o mercado papeleira, uma vez que, uma parcela dos consumidores passa a dar preferência para esses novos instrumentos. 2.2 - Mercado Papeleiro no Brasil O mercado de papelaria está sujeito ao que é chamado de merca- do sazonal, o que significa que suas principais vendas ocorrem em determinada época do ano. Nesse caso, se trata do período de volta às aulas, que acontece entre janeiro e março. As empresas do setor se preparam o ano todo para essa data, sempre focadas em trazer inovações e produtos atrativos afim de atender as necessidades dos seus principais consumidores, as escolas e estudantes de todo país. Contudo, nos dias atuais, em que as crianças já nascem com diversas telas à sua disposição e os celulares se tornaram praticamente indis- pensáveis para o dia a dia, questiona-se o uso de práticas mais tradi- cionais, como ler livros, fazer anotações em papel e caneta e marcar compromissos em agendas. Apesar desse crescimento desenfreado 11 do acesso à tecnologia e introdução de tablets e computadores no ensino das escolas e cotidiano dos escritórios, os produtos de papela- ria tradicional não perderam seu espaço e importância. Em contraposição à evolução da tecnologia, existe uma grande par- cela da população que não consegue se adaptar às novas possibili- dades e possui apego aos produtos impressos para estudos, organi- zação de compromisso e rotina. Além disso, os processos analógicos muitas vezes trazem uma nostalgia e conexão que as telas não con- seguem, pois funcionam como refúgio do mundo acelerado que gera milhares de informações por segundo (RODRIGUES, 2018). Ainda nesse contexto, a busca pela desaceleração e desligamento dos meios tecnológicos aumenta a cada dia, a valorização dos pro- cessos analógicos pode ser facilmente observada na volta dos discos de vinil, fotografia analógica e jogos de tabuleiro. Os consumidores estão buscando produtos e serviços que promovam o equilíbrio en- tre o mundo digital e físico, de maneira que possam estimular o au- toconhecimento e aumentar sua produtividade (WAGNER, 2017). Embora as tecnologias também tenham chegado nas salas de aula, os itens de papelaria como cadernos, lápis e borrachas ainda são obri- gatórios na lista de materiais escolares devido à sua grande importân- cia no processo de aprendizagem. Pesquisas científicas demonstram que a utilização de materiais impressos causam grande impacto na aprendizagem e memorização de conteúdo. Alunos que fazem ano- tações em papel costumam ter um desempenho melhor do que alu- nos que digitam, pois o tempo do processo de escrita é maior, quan- do o aluno faz a seleção das informações mais importantes para fazer as anotações em sala, ao invez de anotar na intrega como a digitação permite, ele já inicia o processo de fixação da matéria, o que também faz com que tenha um estudo seja mais eficaz depois. Além disso, o processo de escrita manual é imprescindível na alfabetização, uma vez que, contribui para o reconhecimento visual das letras, que é a base para a leitura (DE CARVALHO 2020). Ademais, o cenário pandêmico do COVID-19 também trouxe novas necessidades de consumo para o mercado. O isolamento e fecha- mento do comércio e escolas criou a necessidade de transformar a casa em um ambiente de trabalho e estudos, o que gerou uma nova demanda de organização. Afinal, o home office e estudo a distância precisam de uma gestão de tempo e disciplina muito mais rigorosa para não se tornarem maçantes e funcionarem com qualidade. Com isso, o mercado de papelaria conseguiu enxergar uma oportu- nidade de se renovar, trazendo produtos com foco em organização e funcionalidade como os planners, uma evolução das famosas agen- das, que contam com uma diagramação mais descontraída e con- teúdos diários que permitem ao usuário organizar melhor a rotina e encaixar novos hábitos e metas. 2.3 O consumidor O consumo de qualquer produto é basicamente um processo deci- sório diário, em que o consumidor compra ou não a opção que mais pode lhe satisfazer. Tal processo se inicia com o surgimento de uma necessidade, que pode ser comum a todos. Contudo as necessida- des de cada pessoa são diferenciadas a partir das suas motivações e da forma como são atendidas. Portanto, primeiramente é preciso compreender essa motivação dos consumidores, que pode ser en- tendida como um conjunto de processos que influencia as ações de um indivíduo. Quando aplicada as compras pode ser sugestionado 11 12 por diversos fatores, como ambientais, culturais e até mesmo pesso- ais do próprio indivíduo (ALBERGARIA, 2017). Segundo Abergaria (2017), as motivações têm relação direta com as necessidades, que podem ser emocionais ou racionais. Uma neces- sidade racional está ligada a bens mais utilitários, como mantimentos, enquanto a emocional tem um foco maior em suprir desejos e fanta- sias. Por exemplo, ao analisar uma necessidade racional é possível organi- zar o processo de compras em fases para uma melhor compreensão. Reconhecimento de um problema: a necessidade de compra de um material específico. Busca de informações: pesquisa de lojas e estabelecimentos que vendem os produtos necessários. Analise de alternativas: avaliar preços, características e destaques dos produtos. Escolha de produto: fazer a opção de comprar ou não no estabele- cimento que apresentou a melhor proposta. Resultado: consequências da compra e percepção de satisfação ou não. Trazendo para a perspectiva do mercado de papelaria, podemos co- locar em análise as principais motivações dos consumidores dentro de uma papelaria. Como dito anteriormente, o mercado de papelaria é sazonal, portanto seus maiores consumidores são os estudantes e escolas que estão se preparando para o volta às aulas, nesse mo- mento a necessidade do cliente já existe, então o mercado de pape- laria entra com diversas opções de preços e marcas para satisfazer o cliente da melhor forma possível. Apesar da maior parte do seu público ser estudantes em idade es- colar, o mercado cresce em segmentos de escritório e lifestyle. Isso permite uma dinamização dos temas e propostas, uma vez que o público é mais velho e responsável pelas próprias compras. Portanto, nesse caso o desejo de satisfação em relação ao signo do que se está comprando pode ser consideravelmente maior. 1313 Compreensão 3.0 Pesquisa Dando início à fase de compreensão, nesse tópico é abordado o se- guinte recorte. - Análise de similares 3.1 Análise de similares Para essa pesquisa foram analisadas cinco marcas de papelaria vir- tual, com diferentes nichos e alcances dentro do mercado. Nesta análise foram utilizados os seguintes parâmetros: preço, valores de marca, público, comunicação e linguagem visual. 14 3.1.1 Aff the hype A marca que hoje é uma referência para as papelarias online do mer- cado brasileiro nasceu em 2017, em uma barraquinha na Avenida Paulista – em São Paulo/SP – e atualmente conta com mais de 800 mil seguidores nas redes, que são sua maior vitrine para as vendas. A identidade da marca, apesar de contar com uma tipografia mais simples, utiliza cores contrastantes e saturadas além de contar com uma personagem fictícia, Adênia, a moça do marketing, que apare- ce como marca registrada e extensão da voz da empresa. Contudo, o maior diferencial da aff the hype para o mercado, são os produtos que contam com uma pitada de humor ácido e improvável que caí- ram no gosto do público. As postagens nas redes sociais são o ponto forte da marca, seguem as cores da identidade visual mantendo uma harmonia que vai além de uma vitrine para os produtos. A página do Instagram se tornou es- trategicamente uma plataforma de humor e descontração, para criar outras maneiras de se relacionar com o público, sem necessariamen- te mostrar as novidades e produtos de maneira repitida e cansativa. A aff the hype cria essa proximidade por meio de uma linguagem carregada de sarcasmo, memes virais e diversos conteúdos originais e criativos que são do interesse dos seus consumidores. Além dos artigos de papelaria, o mix de produtos conta com itens decorativos como quadros, porta copos e canecas, que são o foco da papelaria longe dos períodos de pico de volta às aulas do mercado papeleiro. Ademais, a marca possui um site de e-commerce onde, diferente das outras plataformas digitais, há foco na exposição e ven- da dos produtos, que tem valores entre R$ 49,90 e R$ 155,00, porém sem perder a essência do humor e identidade visual estabelecidas. Figura 02 – Imagem do Instagram do site aff the hype. Fonte: https://www.insta- gram.com/affthehype Figura 03 - Imagem do site aff the hype. Fonte: https://affthehype.com 15 3.1.2 Qolor A papelaria criada em 2021 tem seu foco em produtos para escritó- rio. Apesar de contar com planners e cadernos no mix de produtos, seu target é para um público mais velho, com uma vida corrida de trabalho e estudos, mas que gosta de um tom mais divertido e ape- lo estético. A identidade visual da marca reflete isso, desde o nome, uma variação da palavra “color”, até seu slogan “stationary, but make it iconic” que seguem uma paleta de cores fortes e super saturadas e uma linguagem bem humorada que se comunica perfeitamente com sua persona. O diferencial da marca é a aplicação das tendên- cias de forma sutil em todas as peças de comunicação e produtos, e a relação estabelecida com os clientes. A Qolor buscou a fidelidade dos clientes por meio da criação de proximidade, quebrando barreias de comunicação, humanizando a marca e mantendo os clientes por dentro de todos os processos, mostrando os bastidores de criação e estratégias de marketing para as campanhas. A marca, por tem início durante a pandemia do COVID-19, já nasceu a partir de um e-commerce que tem seu foco na exposição dos produ- tos e na funcionalidade, mas sem perder a essência da comunicação estabelecida. Atualmente, a faixa de preço dos produtos é, em média, de R$ 90 a R$ 130. 15 Figura 04 – Imagem do Instagram do site Qolor. Fonte: https://www.instagram.com/ qolor.shop Figura 05 - Imagem do site Qolor. Fonte: https://www.qolor.com.br/ 16 3.1.3 Ilustralle Há 6 anos no mercado de papelaria, a Illustrale já se tornou uma mar- ca consolidada que cria tendências e se tornou referência. Sua iden- tidade foi bem trabalhada e criou um universo da marca, que vem expandindo seu comércio e entrando em novos mercados. Em feve- reiro de 2023 aconteceu o reposicionamento da marca, que passou a contar com novos produtos e conteúdos. Nessa nova fase, a empresa entrou no nicho de lifestyle, com o objetivo de poder estar em todos os lugares: seus clientes podem encontrar acessórios, objetos de de- coração, pastas, ecobags, além dos produtos de papelaria que conti- nuam sendo o destaque. O relposicionamento da marca trouxe um visual mais maduro e mi- nimalista, com redesign do logotipo e paleta de cores. O vermelho passou a ser a cor oficial e o logotipo ficou mais simples e em preto para sair um pouco da obviedade do mercado. As redes sociais da marca também passaram por uma renovação na comunicação e ao contrário das marcas anteriores, apesar de manter uma linguagem descontraída, o foco das postagens é mostrar os produtos, sempre aplicados de maneira criativa e seguindo a estética estabelecida. A marca também possui uma plataforma de e-commerce para auxí- lio das vendas, que conta com uma identidade bem trabalhada que segue as cores vermelho e preto. O site tem banners mais coloridos e divertidos para apresentar os produtos e categorias intuitivas para facilitar a escolha do cliente. A faixa de preço dos produtos ficam en- tre R$ 59,90 e R$ 155,00. Figura 06 – Imagem do Instagram do site Ilustralle. Fonte: https://www.instagram. com/ilustralle Figura 07 - Imagem do site Ilustralle. Fonte: https://www.ilustralle.com/ 17 3.1.4 Studies Ainda dentro do nicho que papelarias online, mas com diferenças grandes de comunicação e identidade, a Studies foi criada em 2018 por influenciadores dentro do nicho de estudos. Na época a marca possuía um apelo mais jovem voltada para estudantes, por isso se- guia uma linha mais descontraída, com cores mais fortes e divertidas. A partir de 2021, a marca passou por um rebranding, para se destacar mais uma vez no mercado, agora voltada para um público alvo mais maduro, com foco em negócios. Atualmente, a papelaria apresenta uma marca mais séria e minimalista, com uma identidade em cores neutras e sóbrias e um logotipo com tipografia simples e marcante, usada sempre em tons contrastantes para trazer peso e seriedade. Essa personalidade de marca é refletida também nos produtos, que seguem uma linha de escritório, são mais discretos e têm um apelo mais motivacional e de produtividade. Ao contrário dos concorrentes analisados anteriormente, a papelaria tem foco apenas em produ- tos impressos, como cadernos, planners e blocos de anotação que podem variar de R$ 49,90 até R$ 189,90. A comunicação da marca, apesar de mais séria, ainda tem alguns pontos de descontração para gerar proximidade com o consumidor. Tanto as postagens das redes socias, quanto a plataforma de e-commerce têm foco na exposição dos produtos, com poucos conteúdos diversificados como as pape- larias analisadas anteriormente. Entre as marcas, a Studies é a única que abriu suas vendas em ataca- do para revenda de outras papelarias, entrando em um novo merca- do e utilizando algumas estratégias de exclusividade para garantir o interesse do público nos produtos. 17 Figura 08 – Imagem do Instagram do site Studies. Fonte: https://www.instagram. com/cadernostudies Figura 09 - Imagem do site Studies. Fonte: https://www.studies.com.br/ 18 3.1.5 Ammê papier Em contrapartida das marcas citadas anteriormente a Ammê perten- ce a um nicho especifico de papelaria “fofa” e produtos feitos à mão, que vem apresentando um crescimento muito grande. A papelaria conta com uma identidade delicada, que usa tons sóbrios e pastéis e traz um logotipo com uma fonte serifada, marcante e mais arredon- dada. Apesar de ser uma papelaria com alcance menor e contar com produtos feitos em menor escala, os produtos tem preços médios na faixa de R$ 50,00 a R$ 70,00. As redes sociais seguem a linha estética mais amigável e delicada, com uma linguagem descontraída. Ainda que utilizem de um humor mais sutil, as postagens têm um foco maior em funcionalidade, dicas de estudos e usos dos produtos. Para gerar proximidade com o públi- co a criadora da marca se mostra como porta voz da papelaria, mos- trando processos e colocando seus gostos pessoais e personalidade nas postagens. A marca também possui um site como plataforma de vendas que traz os produtos como foco e apresenta kits, promoções e lançamentos como destaque. Figura 11 - Imagem do site Ammê papier. Fonte: https://ammepapier.com.br/ Figura 12 – Imagem do Instagram do site Ilus- tralle. Fonte: https://www.instagram.com/ ammepapier 1919 4.0 Análise Para essa etapa foi utilizado como auxiliar o processo de ben- chmarking, que tem como objetivo comparar dados de empresas concorrentes ou similares sistematicamente, afim de coletar infor- mações para ajudar uma empresa em seu desempenho (MADEIRA, 1999). No presente trabalho foi realizado um confronto das informa- ções levantadas anteriormente para identificar os pontos positivos e negativos que podem ser utilizados no processo de criação da marca. Pontos positivos: - Utilização de cores e elementos divertidos e atrativos, para criar uma marca pregnante. Uma vez que a paleta de cores da marca é bem de- finida, é possível transitar entre ela e suas variações, de forma que os clientes consigam logo associar o produto à marca. Como é exemplifi- cado na Qolor Shop, as cores super saturadas e estampas vetoriais po- dem ser identificadas com facilidade como identidade da marca. - Criação de conteúdo que vai além da papelaria, de maneira que a mar- ca possa se comunicar melhor com público e entender suas vontades e gostos. Ao mostrar os bastidores de uma marca e dar um rosto e uma voz que interaja diretamente com o público, a empresa consegue se personificar e criar uma relação mais íntima com os clientes, que se sen- tem mais próximos a marca. - Produtos autorais e únicos no mercado, que muitas vezes têm uma produção artesanal, o que gera também um apelo emocional e susten- tável, uma vez que o produto se torna mais exclusivo e é feito em pe- quenas tiragens evitando grandes desperdícios. - É primordial para um projeto de sucesso que seus clientes entendam com facilidade o que a empresa quer passar e quais são seus objetivos, dessa maneira fica mais compreensível as escolhas de produtos, marke- ting e comunicação. Uma papelaria como a Studies, que passou por um rebranding para mudar a forma como é vista no mercado e seu público alvo é um bom exemplo. As redes de comunicação e comércio tem foco nos produtos, cores sóbrias e uma linguagem menos descontraída, pois a identidade da marca é mais séria. Sendo assim, os produtos são volta- dos para um público mais velho, com foco em escritório. Pontos negativos - Manter o e-commerce e redes sociais com foco apenas nos produtos, sem uma produção de conteúdo diferente, como dicas de estudos, pos- tagens que gerem identificação, bastidores do negócio, faz com que a empresa crie um distanciamento muito grande com o consumidor. - Não ter constância nas redes sociais e atualizações dos produtos. Tudo na internet é muito rápido e passageiro e as empresas precisam acom- panhar esse ritmo para se manterem interessantes e aparecerem para o público. Os algoritmos precisam ser alimentados para que as redes entendam que uma página é relevante e alcance mais pessoas, além disso, a constância auxilia no relacionamento com o público. A partir dos pontos analisados e da compreensão das motivações de compra do usuário foi possível dar início ao processo de criação da mar- ca de papelaria proposta para o trabalho. 20 Nessa etapa foi iniciado o processo de definições de linguagem e possíveis soluções do projeto como a elaboração dos conceitos e va- lores que foram a base para construção da marca gráfica. Para isso foi necessário estudar e estabelecer o que seria interessante para a aparência da marca e qual mensagem seria passada. Para auxiliar nos estudos foi utilizada a técnica de brainstorming, uma atividade para estimular a criatividade e produzir conceitos e soluções, que consiste em reunir o máximo de ideias de maneira rápida e sem filtro a fim de produzir o maior repertório possível (WAGNER, 2017). Para realizar o brainstorming foi elaborado um mapa mental durante o processo, em que foram escolhidas algumas palavras que pudes- sem representar a marca e seus significados e sinônimos. Estes, por sua vez, foram desdobrados afim de chegar em uma definição de conceito.Conceito CONCEITO criatividade impactante dinâmico peculiar diferente inovador autêntico necessidade prático organização estética atraente contemporâneo harmonia rotina horários metas engraçado divertido sarcástico leve ácido incômodohumorfuncionalidade beleza Figura 12 - Mapa mental do brainstorming realizado. Fonte: autora (2023). 21 5.0 Criação de conceito Nessa etapa foram realizadas as seguintes atividades - Criação de valores e posicionamento - Definição de nome e público alvo 5.1 Posicionamento Em contrapartida ao mercado tradicional de papelaria em massa que preza por conteúdos motivacionais e muita diversidade temática, a mar- ca tem como objetivo auxiliar na conquista de objetivos e metas atra- vés da funcionalidade e planejamento, inovando na criação de produtos memoráveis que criem identificação através do humor aliado a estéti- ca. Afinal, nem todos os consumidores se reconhecem com os estilos e linguagens dos produtos oferecidos no mercado. Procura-se a singularização através da leveza e casualidade. Assim, o planejamento pode ser feito com mais facilidade e otimismo e não seja um peso no dia a dia dos usuários da marca. 5.2 Personas e público alvo A definição de público alvo foi feita com base em pesquisas explora- tórias e análise de similares. Assim, foram criadas duas personas ide- ais para a marca. - Giovanna | 25 anos | solteira Giovanna acabou de se mudar para São Paulo para trabalhar em uma grande empresa no setor de marke- ting, como uma boa workaholic, suas prioridades são trabalhar em home- -office para poder viajar com frequ- ência e cuidar de seus pets. Apesar de ter uma vida agitada e trabalhar muito, Ana não consegue se adaptar aos cronogramas online e está sem- pre anotando tudo no papel. Desejos: Fazer uma carreira de sucesso em sua nova empresa e che- gar aos cargos de liderança. Obstáculos: Giovanna tem dificuldade de conciliar sua rotina agita- da e fazer todos as tarefas diárias, pois acaba esquecendo de marcar seus compromissos na agenda online e seus post-its se perdem no caminho. 21 22 23 - Manu | 17 anos | solteira Manu é vestibulanda de medicina e com- partilha sua rotina de estudos e vida sau- dável na internet como digital influencer, apesar de ter foco no vestibular Manu gosta muito de sua aspirante carreira na internet e se sente um pouco confusa com o futuro. Desejos: Se formar em medicina na fa- culdade federal e atingir cada vez mais pessoas nas redes sociais. Obstáculos: Manu sente muita dificulda de em ter periodicidade em suas postagens e ainda ter tempo para estudar 5.3 Missão, visão, valores Sua missão é auxiliar na gestão de tempo e conquista de objetivos através de produtos criativos e funcionais. Visão: Se tornar uma papelaria referência de conceito e criatividade no país. Valores: Criatividade para resolver problemas Funcionalidade e organização através do humor e leveza Inovação de tendências Qualidade na entrega dos produtos 5.4 Conceito e tom de voz A ideia central da marca é trazer funcionalidade de uma maneira leve e criativa, por isso utiliza uma pitada de humor sarcástico em sua essência, refletindo alguns sentimentos e realidades dificeis que passamos no dia a dia, com um olhar mais cômico. Seguindo o conceito apresentado, a marca segue um tom de voz des- contraido e informal, aliado com um toque de humor ácido, transmi- tindo a sensação de intimidade e leveza para o público. humorcriatividade funcionalidade 23 6.0 Naming A busca pelo nome da marca foi feita após a decisão do conceito e valores, pois a ideia era encontrar um nome que pudesse expressar a mensagem da marca em primeira mão, que realmente representas- se sua personalidade. O processo de naming da marca foi realizado a partir do brainstroming mostrado anteriormente. A partir da deriva- ção das palavras propostas inicialmente foi possivel chegar em ácido e azedo, adjetivos que se referem tanto para alimentos quanto para ações, que podem se muito agradáveis ou incômodas, dependendo do ponto de vista. Assim foi definido o nome Sour Planner. A palavra sour, de origem in- glesa, em tradução feita pelo dicionário Collins, significa ácido, azedo ou amargo, algo que pode incomodar ou agradar na mesma propor- ção. Planner, palavra também de origem inglesa, pode ser traduzida como “o planejador”, uma pessoa que planeja ou uma derivação de agenda para marcar compromissos. Assim, Sour Planner vem com objetivo de ser um organizador para sua rotina com um toque de hu- mor ácido. 24 Realização 7.0 Concepção Nesta etapa foram realizadas as seguintes tarefas: - Estudo e criação da identidade visual 25 25 7.1 Identidade Visual Para o início da criação foram feitas pesquisas de referência que trou- xessem a essência divertida e inusitada da marca. Nesse sentido, foi utilizada a técnica do moodboard, que funciona como uma ferramen- ta essencialmente visual que reúne uma série de imagens, colagens e elementos que auxiliam no processo criativo e comunicação de um projeto (OLIARI, 2022). Os elementos adicionados ao moodboard da identidade visual, se- guem uma linha impactante com cores fortes e saturadas, formas dinâmicas e elementos sinestésicos que reforçam o conceito humor e ácido. A identidade visual da marca foi pensada com objetivo de refletir seus conceitos, tanto nos seus símbolos quanto nas cores e tipografia. A ideia inicial era construir uma identidade divertida, mas que também trouxesse um certo desconforto na leitura, para trazer a essência da marca de utilizar do humor um pouco mais ácido. Para isso, foi esco- lhida uma tipografia principal mais pesada e robusta, utilizando tam- bém recursos de inversão e desalinhamento das letras como alter- nativas para causar esse desconforto.Nessa perspectiva, foram feitos diversos testes de fontes. Figura 13 - Moodboard identidade visual da marca. Fonte: autora (2023). Figura 14 -Testes de fonte para logotipo 25 26 Para reforçar a ideia de acidez e vincular ao naming, pensou-se em utilizar o limão como elemento principal da marca. Com intuito de seguir a linha de descontração foram testados diversos formatos, até chegar na versão final, que traz formas mais irregulares e cores sim- plificas, que podem representar também outras frutas cítricas de- pendendo da cor utilizada. Figura 16- Símbolo final Figura 15 - Testes de elemento principal. A princípio, o símbolo da marca seria utilizado em conjunto com o logotipo, substituindo a letra O no nome Sour. Porém após muitos testes, foi definido que o limão caberia como um elemento de apoio em aplicações da marca. Por outro lado, optou-se por utilizar o verde na letra “O” em Sour, como alusão à fruta. A paleta de cores segue os conceitos definidos anteriormente. Foram utilizadas cores saturadas e contrastantes que, para além de tornar a marca divertida, trazem um certo desconforto e impacto no olhar. As cores foram escolhidas a partir do verde lima, que reforça o conceito ácido e traz sinestesia para a marca. O rosa vem como complementar ao verde na paleta principal enquanto o roxo e azul funcionam como contrastantes em segundo plano. CMYK 70 20 0 0 CMYK 20 0 90 0 CMYK 85 100 0 0 CMYK 0 85 25 0 HEX #C93E78 HEX #D7D925 HEX #5A287F PANTONE 2685 C HEX #6AA5D5 RGB 103 158 214 RGB 103 158 214 RGB 74 42 128 RGB 201 68 117 PANTONE 205 C PANTONE 382 C PANTONE 2925 C Figura 17 -Testes de logotipo 27 A partir dos estudos e conceitos apresentados foi possível chegar as três assinaturas da marca. A primária que se aprensenta na horizon- tal, composta por logotipo e denominativo. Já a secundária traz a as- sinatura também composta por logotipo e denominativo, porém em orientação vertical. E por fim a assinatura terciária representa o selo da marca, trazendo o elemento de apoio e denominativo. P L A N NER Figura 18 -Logotipos finais 27 uso da cor verde lima, para re- presentar o limão logotipo denominativo inversão da letra para trazer o des- conforto de algo azedo P L A N NER 28 Para dar apoio para textos longos e corridos foi escolhida uma tipo- gráfia terciária. abcABC123 abcABC123 A tipografia primária é marcante e serifada, com formas inusitadas que causam até certo desconforto na leitura. Pode ser usada em títulos e palavras de destaque. Courage regular A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 Century Gothic Pro Regular Monteserrat Regular Monteserrat Bold Century Gothic Pro Bold abcABC123 abcABC123 A tipografia secundária possui um desenho mais simples e limpo, de fácil leitura. Pode ser usada em subtitulos e textos em desta- que. Tipografia primária Tipografia secundária Tipografia terciária 29 8.0 Codificação Para a última etapa da parte criativa do projeto foram realizadas as seguintes demandas: - Brandbook e aplicações - Criação dos produtos 8.1 Brandbook e aplicações A normatização da marca através do brandbook é uma prática es- sencial para qualquer empresa que deseja construir e manter uma identidade visual forte e consistente, pois, estabelece diretrizes claras sobre o uso correto de elementos visuais da marca, como logotipo, cores e tipografia. Isso garante uma consistência visual em todos os materiais de comunicação, fortalecendo a identidade da marca ao longo do tempo. O brandbook desenvolvido se encontra na íntegra ao final deste documento. Para as aplicações de marca foram escolhidos diversos materiais que formalizam as relações da marca e agregam valor aos produtos como: cartões de visita, papel timbrado, adesivos e embalagem personali- sada. Figura 19 - Mockup capa brandbook. 30 Figura 20 - Mockup brandbook aberto nas pág 3 e 4. Figura 21 - Mockup brandbook aberto no sumário. 30 31 Figura 22 - Mockup cartão de visita 31 32 Figura 23 - Mockup papel timbrado 33 Figura 24- Mockup adesivo 34 Figura 25- Mockup embalagem 33 35 Figura 26 - Aplicação digital 36 8.2 Criação de produtos Para a primeira coleção da marca, foi escolhido um mix de produtos com foco em funcionalidade, a princípio foram criados 3 modelos de planners, com cores e temáticas que pudessem transitar entre dife- rentes personalidades. O destaque dos produtos são as temáticas escolhidas, que trazem fra- ses sarcásticas e bem humoradas um tanto “desmotivacionais”, indo na contramão dos planners convencionais que existem no mercado, por esse motivo a marca da papelaria vai ser utilizada de maneira co- adjuvante. A ideia foi trazer humor para o dia o dia dos consumidores e acolhimento, uma vez que, o conteúdo dos planners traz verdades de uma maneira leve e descontraída. Capa 1 Para a primeira capa foram utilizadas referências mais femininas com um aspecto mais retrô, foi feita uma seleção de frases um pouco mais discretas, que trabalham o humor sarcástico de maneira mais leve. Já a seleção de cores traz o branco, rosa e vermelho saturados para pas- sar a ideia de diversão e feminilidade. A tipografia escolhida foi a fonte Disko, pois seu desenho mais orgâ- nico e robusto em combinação com o layout e frase escolhidos con- seguem passar a ideia de descontração e feminilidade propostos. disko regular A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 Figura 27 - Moodboard capa 1 Figura 28 -Capa e contracapa finais 37 Amastery script A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 Capa 2 A segunda capa traz uma temática mais específica, porém muito po- pular entre o público alvo da marca, voltada para o místico que re- mete a astrologia, baralhos de tarô e magia. Para a montagem do moodboard foram escolhidas imagens e frases que dizem respeito a previsões do futuro, luas e estrelas, assim como objetos místicos. Já a paleta de cores é mais discreta, contando com um fundo preto e de- talhes em rosa para trazer um pouco de delicadeza para o conjunto que conta com uma frase um pouco mais forte. Por fim, o destaque da capa fica nos detalhes da composição. Para compor essa capa um pouco mais discreta, foi escolhida a tipo- grafia cursiva Amastery Script, que possui um peso maior, com traços mais grossos e menos delicados que se opõem a uma fonte cursiva tradicional. Assim, é possível mostrar um ar um pouco mais clássico sem perder a comtemporaneidade da capa. Figura 29 - Moodboard capa 2 Figura 30 - Capa e contracapa finais 37 38 Capa 3 A terceira capa traz uma brincadeira relacionando a frase com os ele- mentos de fundo, que trazem referências do cinema, teatro e shows. Para a montagem do moodboard foram escolhidos elementos retrô do mundo do cinema, como ingressos de filmes, saquinhos de pipo- ca e claquetes de gravação. A capa segue uma paleta de cores mais fria com tons de azul, rosa e branco que reforçam o sarcasmo da fra- se. Para trazer mais dinamismo à composição foi escolhida uma fonte com um desenho irregular, chamada Endless Summer Print Regular. A fonte possui referências urbanas, com diferentes pesos e alturas e uma mistura do alfabeto cursivo e bastão, como pode ser visto em grafites e tipografias vernaculares. endless Summer Print regular A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 Figura 31 - Moodboard capa 3 Figura 32 - Capa e contracapa finais 39 Figura 33 - Mockup planners 40 Partes internas Em razão do escopo limitado para este projeto de conclusão, optou-se por realizar apenas um modelo de miolo, correspondente à capa 1. Por- tanto, a parte interna em questão foi feita seguindo a mesma estéti- ca e tipografia principal. Ainda que tenha a mesma identidade foram acrescentadas algumas cores à paleta e elementos orgânicos para complementar o layout. Para uma tipografia secundária, utilizada para subtítulos e textos cor- ridos, foi utilizada a fonte Century Gothic Pro, que pertence ao padrão tipográfico da marca Sour Planner, possui boa legibilidade e não tira o protagonismo da fonte principal. O moodboard do miolo conta com cores quentes e referências di- vertidas e marcantes, fugindo da estética clean comum ao mercado. O planner conta com diversos conteúdos funcionais, para ajudar no planejamento diário e a longa prazo, como visões mensais e anuais, listas, controle financeiro e de hábitos. Figura 34 - Moodboard miolo planner Figura 35 - Folha de rosto planner Century Gothic Pro Regular A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 41 Figura 36 - Visão mensal planner Figura 37 - Visão anual planner Figura 39 - Calendários. Figura 38 - metas e listas 42 Figura 40 - Mockup planners Figura 42 - Mockup planners Figura 41 - Mockup planners 43 Supervisão Na última etapa do método flexível, entramos na parte de supervi- são produção. Apesar de não serem produzidos em larga escala para este projeto de conclusão, neste momento foram realizadas as se- guintes tarefas: - Testes de impressão - Especificações de produção 9.1 Testes de impressão No processo de produção gráfica foram feitos diversos testes de im- pressão para verificação das cores e precisão da arte final. O teste de impressão permite avaliar as cores utilizadas na arte-final e garantir que correspondam às especificações desejadas. Isso é fundamental para garantir consistência de cor entre o que é visto na tela e o que é produzido na impressão final. Após o primeiro teste foi necessário fazer alguns ajustes de porcentagem de cor nas artes, para chegar a um resultado satisfatório. Figura 43 - Testes de impressão capas 43 44 9.2 Especificação de produção Aplicações de marca Planner Figura 44 - Testes de impressão miolo. O produto final contará com 86 páginas e encadernação com espiral branco. Papel Timbrado Cartão de visita Adesivo Embalagem dimensões cores material acabamento 210 x 297 mm 90 x 50 mm 50 x 50 mm 240 x 207 x 40 mm vinil adesivo fosco 4x0 4x4 4x0 4x0 laminação fosca laminação fosca acabamentoPlanner capa miolo dimensões cores material 240 x 175 mm 240 x 175 mm 4x0 4x4 laminação fosca 45 Considerações finais Depois de pesquisar e analisar as crescentes oportunidades do mer- cado de papelaria no Brasil podemos concluir que apesar de ser um mercado com muito competição ainda existe espaço para novas mar- cas surgirem. O objetivo do presente trabalho foi a criação de uma marca de papelaria online, que por meio de uma abordagem pouco comum procura se destacar no mercado. Devido as estratégias ou- sdas escolhidas para a marca, seria interessante uma validação do público no futuro, principalmente considerando a leiturabilidade do logotipo. Ao longo do processo de criação da marca foram feitos di- versos testes e pesquisas, contudo a maior dificuldade encontrada foi conseguir traduzir os conceitos em identidade visual. Após trabalhar 2 anos na maior empresa do mercado de papelaria, me senti motivada para utilizar meus conhecimentos na criação da minha própria marca de papelaria. No início, acreditava que, por ser algo que fazia diariamente seria mais simples, porém ao longo do processo notei que o cliente mais dificíl de um designer é o próprio designer. Me senti perdida diversas vezes, pois foram necessários muitos erros para chegar até aqui, mas com orientação e paciência consegui voltar aos eixos. Em última análise, este projeto de conclusão de curso não representa apenas um ponto final, mas um ponto de partida para uma carreira no mundo do empreendedorismo. A jornada até aqui foi enrique- cedora, desafiadora e, acima de tudo, inspiradora. Estou confiante de que as lições aprendidas e as habilidades adquiridas serão funda- mentais para enfrentar os desafios futuros e construir um negócio sustentável e bem-sucedido. 46 Referências ALBERGARIA, Caroline. Consumo em Papelarias: Atributos que In- fluenciam o Processo Decisório de Compra em Estabelecimentos Va- rejistas do Rio de Janeiro. 2017 BELARMINO, Natália Machado. Os Cadernos Escolares que “Falam”: Artefato de Subjetivação de Gênero e Sexualidade. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. DA SILVA, Tiago Moreira Fernandes. A importância do caderno diário no ensino-aprendizagem de História e de Geografia. 2013 DE CARVALHO, Kadine Saraiva; GABRIEL, Rosângela. Escrever à mão versus digitar: implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, v. 13, n. 4, p. e37514-e37514, 2020. FRITOLI, Clara Landim; KRÜGER, Eduardo Leite; DE PAULA CARVALHO, Silmara Küster. História do papel: panorama evolutivo das técnicas de produção e implicações para sua preservação. Revista Ibero-America- na de Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 475-502, 2016. IBGE, Pesquisa mensal do comércio (PMC) 2022 https://www.ibge. gov.br /estatisticas/economicas/comercio/9227-pesquisa-mensal-de- -comercio.html - acesso em 11/08/2023 MADEIRA, Paulo. Benchmarking: a arte de copiar. Jornal do Técnico de Contas e da Empresa (JTCE), p. 364-367, 1999. e avaliar marcas. São Paulo: Copyright, 2006. MATTE, Volnei A. et al. Método flexível para a atividade projetual do design: uma proposta de jogo. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos. 2013. p. 1-10. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; DA VEIGA, Roberta Lopes. Um Rio para estudante ver: engenhosidades na produção de cadernos esco- lares. Revista História da Educação, v. 12, n. 24, p. 225-247, 2008. OLIARI, Milena Cordeiro. Papelaria Mi Frufru: aplicação de estratégias de branding para criação de marca de papelaria virtual. 2022. ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. “Indispensáveis em todas as esco- las”: uma incursão no mundo dos objetos escolares. Educar em Revis- ta, v. 35, p. 95-118, 2019. RODRIGUES, Letícia Alves. Design de superfície em papelaria na era da informação. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. WAGNER, Sarah Machado et al. Criação da marca gráfica da empresa Minim Paper. 2017. 47 Relatório de TCC Bauru, 2023 Brandbook P L A N NER Su má rio 1.0 sobre 2.0 marca 3.0 Aplicações 1.1 Quem somos 05 1.2 Valores 06 1.3 Posicionamento 07 1.4 Naming 08 1.5 Conceito 09 1.6 Tom de Voz 10 1.7 Personas 11 2.1 Assinatura primária 15 2.2 Assinatura secundária 17 2.3 Elemento de apoio 18 2.4 Assinatura terciária 19 2.5 Versão Monocromática 20 2.6 Tipografia primária 21 2.7 Tipografia secundária 22 2.8 Tipografia terciária 23 2.9 Paleta de cores 24 2.10 Margem de segurança 25 2.11 Grid 26 2.12 Reduções 27 2.11 Fundos coloridos 28 2.12 Proibições de uso 29 Sobre nós 05 1.1 Quem somos A Sour Planner é uma papelaria criativa online, que tem como objetivo aliar funcionalidade e humor ácido, trazendo leveza para o dia a dia dos clientes. Sua missão é auxiliar na gestão de tempo e conquista de objetivos através de produtos criativos e funcionais, com intuito de se tornar uma papelaria referência de conceito e criatividade no país. 06 1.2 Valores Criatividade para resolver problemas Funcionalidade e organização através do humor e leveza Inovação de tendências Qualidade na entrega dos produtos Em contrapartida ao mercado tradicional de papelaria em massa que preza por conteúdos motivacionais e muita diversidade temática, a Sour Planner tem como objetivo auxiliar na conquista de objetivos e metas através da funcionalidade e planejamento, inovando na criação de produtos memo- ráveis que criem identif icação através do humor aliado a estética. Afinal, nem todos os consumidores se reconhecem com os estilos e linguagens dos produtos oferecidos no mercado. Procura-se a singularização através da leveza e casualidade. Assim, o plane- jamento pode ser feito com mais facilidade e otimismo e não se torna um peso no dia a dia dos usuários da marca. 1.3 Posicionamento 07 1.4 Naming 08 A palavra “sour“ de origem inglesa em tradução feita pelo dicionário Col- lins significa, ácido, azedo ou amargo, algo que pode incomodar ou agra- dar na mesma proporção. “Planner”, palavra também de origem inglesa pode ser traduzida como “O planejador”, uma pessoa que planeja ou uma derivação de agenda para marcar compromissos. Sour Planner vem com objetivo de ser um organizador para sua rotina com um toque de humor ácido. 09 1.5 Conceito humorcriatividade funcionalidade A ideia central da marca é trazer funcionalidade de uma manei- ra leve e criativa, por isso utiliza uma pitada de humor sarcástico em sua essência, refletindo al- guns sentimentos e realidades difíceis que passamos no dia a dia, com um olhar mais cômico. 10 1.6 Tom de voz Seguindo o conceito apresentado, a marca segue um tom de voz descontraido e informal, aliado com um toque de humor acido, transmitindo a sensação de intimidade e leveza para o público. Ex: Eai bestie, vai deixar tudo pra última hora denovo? Depois não tem milagre que resolva essa vida aí. Se tivesse comprado um plan- ner como a gente avisou, você podia tá em Cancun agora. Nós mulheres meio Monica Geller, que controlam todos os segun- dos do dia anotando tudo em canetinhas coloridas no planner. 1.7 Personas 11 Giovanna | 25 anos | solteira Desejos: Fazer uma carreira de sucesso em sua nova empre- sa e chegar aos cargos de liderança Obstáculos: Giovanna tem dificuldade de conciliar sua rotina agitada e fazer todos as tarefas diárias, pois acaba es- quecendo de marcar seus compromissos na agenda online e seus post-its se perdem no caminho. Giovanna acabou de se mudar para São Paulo para tra- balhar em uma grande empresa no setor de marketing, como uma boa workaholic, suas prioridades são tra- balhar em home-office para poder viajar com frequencia e cuidar de seus pets. Apesar de ter uma vida agitada e trabalhar muito, Ana não consegue se adaptar aos crono- gramas online e está sempre anotando tudo no papel. 1.7 Personas Manu|17 anos | solteira Manu é vestibulanda de medicina e compartilha sua roti- na de estudos e vida saudável na internet como digital influencer, apesar de ter foco no vestibular Manu gosta muito de sua aspirante carreira na internet e se sente um pouco confusa com o futuro. Desejos: Se formar em medicina na faculdade federal e atingir cada vez mais pessoas nas redes sociais. Obstáculos: Manu sente muita dificuldade em ter periodici- dade em suas postagens e ainda ter tempo para estudar 12 A marca 15 P L A N NER P L A N NER 2.1 Assinatura primária P L A N NER 16 uso da cor verde lima, para representar o limão logotipo denominativo inversão da letra para trazer o desconforto de algo azedo P L A N NER 17 2.2 Assinatura secundária 18 O elemento escolhido foi uma representação do limão, uma fruta que reforça o nome e conceito da marca, por poder trazer o azedo e amargo, mas também ser muito agradável. 2.3 Elemento secundário 19 2.4 Assinatura terciária P L A N NER 20 Utilizada apenas para aplicações de verniz ou quando houver restrições no uso de cores. P L A N NER 2.5 Versões monocromáticas 21 2.6 Tipografia primária A tipografia primária é marcante e serifada, com formas inusitada que causam até certo desconforto na leitura. Pode ser usada em títulos e pala- vras de destaque. Courage regular A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 22 Century Gothic Pro Regular Century Gothic Pro Bold Century Gothic Pro Italic abcABC123 abcABC123 abcABC123 2.7 Tipografia secundária Possui um desenho mais simples e limpo, de fácil leitura. Pode ser usada em subtítulos, palavras em destaque e fólios. Montserrat regular Montserrat Bold Montserrat Italic abcABC123 abcABC123 abcABC123 23 2.8 Tipografia terciária Utilizada como tipografia de apoio para textos longos e corridos. CMYK 70 20 0 0 CMYK 20 0 90 0 CMYK 85 100 0 0 CMYK 0 85 25 0 HEX #C93E78 HEX #D7D925 HEX #5A287F PANTONE 268 C HEX #6AA5D5 RGB 103 158 214 RGB 103 158 214 RGB 74 42 128 RGB 201 68 117 PANTONE 205 C PANTONE 382 C PANTONE 2925 C 2.9 Paleta de cores 25 2.10 Grid P L A N NER 26 2.11 Margem de segurança P L A N NER X= X/2 Impresso: 27 mm Impresso: 13 mm Impresso: 21 mm Digital: 79 px Digital: 38 px Digital: 59 px 27 Redução mínima, na maior medida: 2.12 Reduções P L A N NER 28 Aplicações em fundos que podem ser utilizados com a assinatura primária. Os fun- dos coloridos precisam es- tar em conformidade com os princípios e valores da marca. Eles devem contribuir para a construção de uma imagem positiva e coerente. 2.13 Fundos coloridos P L A N NER P L A N NER P L A N NER P L A N NER 29 Aplicações em fundos que podem ser utilizados com as assinaturas secundária e terciária. 30 2.14 Proibições de uso P L A N NER P L A N NER PP LL AA NN NNEERR P LAN NER P L A N NER P L A N NER P L A N NER Não utilizar molduras Não utilizar sombras Não utilizar fundos com cores próximas ao logotipo Não alterar as formas e proporções da logo Não alterar a cor da letra “O” Não utilizar contornos Apli ca ções Cartão de visitas (90 x 50 mm) Meio de formalizar apresentações e fortalecer o networking entre empresas. Papel Timbrado (210 x 297 mm) Prática comum entre as empre- sas para comunicação interna e impressão de documentos. Adesivo (50 x 50 mm) Utilizado como auxilio das embal- gens e opção de presente para os clientes. Embalagem (240 x 207 x 40 cm) Uma embalagem personalizada valoriza a experiencia de unboxing, que agrega val- or a marca e aos produtos. Aplicações digitais.Aplicação digital Planners da marca. Planners da marca. Planners da marca.