UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CÂMPUS DE OURINHOS ALEJANDROMIGUEL SAMPAIO FERRAIUOLO ASPECTOS DA POLÍTICA EXTERNA CHINESA E A NOVA ROTA DA SEDA OURINHOS 2024 1 Alejandro Miguel Sampaio Ferraiuolo ASPECTOS DA POLÍTICA EXTERNA CHINESA E A NOVA ROTA DA SEDA Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora para obtenção do título de Bacharel em Geografia pela Unesp -Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação - Câmpus de Ourinhos/SP Orientador: Prof. Dr. Paulo Fernando Cirino Mourao OURINHOS 2024 mailto:paulo.fc.mourao@unesp.br 2 FICHA CATALOGRÁFICA 3 Banca examinadora Prof. Dr. Paulo Fernando Cirino Mourão (Orientador) ____________________________________________________ Prof. Dr. Marcelo Dornelis Carvalhal ____________________________________________________ Prof. Me.Giuseppe Forioni Bragaia ____________________________________________________ Ourinhos, 01/07/2024 mailto:marcelo.carvalhal@unesp.br 4 AGRADECIMENTOS. Agradeço em primeiro lugar meus pais: Eunice de Almeida Sampaio e Gian Franco Ferraiuolo Jaque, o apoio deles foi fundamental para concluir a graduação apesar de tantas dificuldades. Agradeço também ao professor por apoiarPaulo Fernando Cirino Mourao minhas ideias e projetos desde 2021 quando tentamos nossa primeira iniciação científica, sempre me auxiliando e me motivando com nossas longas conversas. mailto:paulo.fc.mourao@unesp.br 5 RESUMO. Diante do crescimento da economia chinesa nas duas últimas décadas e a ascensão de uma nova hegemonia multipolar com reordenamento geopolítico, a política externa chinesa vem oferecendo uma nova perspectiva de globalização aos países periféricos, através de organizações e iniciativas, destacam-se entre elas: O Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima, popularmente conhecida como a Iniciativa Nova Rota da Seda. Essas iniciativas promovem diversos acordos bilaterais, envolvendo num primeiro momento, países asiáticos e mais recentemente, expandindo-se para o continente africano. Estão sendo investidos anualmente bilhões de dólares para o fomento de grandes obras de infraestrutura que alavancam não só a economia chinesa, como colocará em evidência países subdesenvolvidos. PALAVRAS-CHAVES: China, Geopolítica, Nova Rota da Seda, Política Externa, Imperialismo ABSTRACT. Given the growth of the Chinese economy in the last two decades and the rise of a A new multipolar hegemony with geopolitical reordering, Chinese foreign policy has been offering a new perspective of globalization to peripheral countries, through organizations and initiatives, among them: The Silk Road Economic Belt and the Maritime Silk Road, popularly known as the New Silk Road Initiative. These initiatives promote several bilateral agreements, initially involving Asian countries and, more recently, expanding to the African continent. Billions of dollars are being invested annually to promote major infrastructure projects that will not only boost the Chinese economy, but will also highlight underdeveloped countries. KEYWORDS: China, Geopolitics, New Silk Road, Foreign policy, Imperialism https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/given https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/the https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/growth https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/of https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/the https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/chinese https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/economy https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/in https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/the https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/last https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/two https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/and https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/the 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Mapa 1 - Países membros Nova Rota da Seda..............................................................12 Mapa 2 - Mapa Heartland Mackinder........................................................................... 25 Tabela 1 - Elementos mais recorrentes nos textos coletados sobre a Nova Rota da Seda...............................................................................................................................27 Tabela 2 - Principais objetivos da nova rota da seda em território chinês.................... 33 Mapa 3 - Mapa corredores marítimos e terrestres da iniciativa Nova rota da Seda......42 Mapa 4 - Países com acesso a internet..........................................................................47 Tabela 3 - Área de atuação e empresas Chinesas com investimentos no continente Africano........................................................................................................................ 48 Mapa 5 - Cabos submarinos Chineses......................................................................... 49 Mapa 6 - China BeiDou Navigation Satellite System...................................................50 Tabela 4 - Principais avanços Chineses na Rota da Seda da Saúde de 2016 - 2020:....51 Mapa 7 - Investimentos em infraestruturas portuárias, rodoviária e ferroviárias no continente Africano.......................................................................................................53 7 SUMÁRIO GLOSSÁRIO.............................................................................................................................9 1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................10 1.1 OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS...................................................................... 16 OBJETIVOS GERAIS:.......................................................................................................16 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:.............................................................................................16 1.3 MATERIAL E MÉTODOS:............................................................................................16 2. OS PRIMÓRDIOS DA POLÍTICA EXTERNA CHINESA A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS HISTÓRICOS - DINASTIAS QIN , HAN E QING.................................. 18 2.1 ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PARA CONTENÇÃO FRONTEIRIÇA - DINASTIA QIN......................................................................................................................................18 2.2 BREVE HISTÓRIA DA ROTA DA SEDA - O CONTATO COM O OCIDENTE - DINASTIA HAN................................................................................................................ 19 2.3 O GRANDE DESAFIO CHINÊS - ESTRATÉGIAS DIPLOMÁTICAS PARA RELAÇÃO SINO-INGLESAS NO PERÍODO PRÉ GUERRA DO ÓPIO - DINASTIA QING...................................................................................................................................20 3.TEORIAS ACERCA DO REORDENAMENTO POLÍTICO.........................................22 4. COMPREENSÃO DA INICIATIVA ONE BELT ONE ROAD..................................... 30 4.1 ANÁLISE PARCIAL DO DOCUMENTO: VISÃO E AÇÕES PARA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DO CINTURÃO ECONÔMICO DA ROTA DA SEDA E DA RODA DA SEDA MARÍTIMA DO SÉCULO XXI................................................... 30 4.2 ANÁLISE PARCIAL DOCUMENTO: INICIATIVA DA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DA ROTA DA SEDA, AVANÇOS, CONSTRUÇÕES E PERSPECTIVAS 2019.....................................................................................................................................35 4.3 ANÁLISE PARCIAL: INFOGRÁFICO - CONQUISTA DO CINTURÃO E ROTA 2022.....................................................................................................................................40 5. ANÁLISE INDIVIDUAL CORREDORES DA ROTA................................................... 42 5.1 CORREDOR ECONÔMICO NOVA PONTE TERRESTRE DA EURÁSIA............. 42 5.2 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-MONGÓLIA-RÚSSIA (CECMR)..................43 5.3 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-PAQUISTÃO (CECP).....................................43 5.4 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-BANGLADESH-ÍNDIA-MYANMAR (CECBIM)...........................................................................................................................44 5.5 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-ÁSIA CENTRAL-ÁSIA-OCIDENTAL......... 44 5.6 OS CORREDORES MARÍTIMOS.............................................................................. 44 6. ROTA DA SEDA DIGITAL ROTA DA SEDA DA SAÚDE...........................................46 6.1 ROTA DA SEDA DIGITAL - DSR (DIGITAL SILK ROAD).................................... 46 6.2 ROTA DA SEDA DA SAÚDE:....................................................................................50 7. AS RELAÇÕES POLÍTICAS SINO-AFRICANAS E SUAS MUDANÇAS A PARTIR DA NOVA ROTA DA SEDA..................................................................................................52 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................. 59 REFERÊNCIAS...................................................................................................................... 61 8 GLOSSÁRIO. APEC - Cooperação Econômica Ásia-Pacifico CASCF - The China–Arab States Cooperation Forum CECBIM - Corredor Econômico China-Bangladesh-Índia-Myanmar CECMR - Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia CECP - Corredor Econômico China-Paquistão CMG - China Merchants Group CMG DSP - Digital Silk Road FOCAC - Fórum de cooperação China-África GIC - Globalização Instituída pela China OBOR - One Belt One Road OCX - Organização para Cooperação de Xangai ONU - Organização das Nações Unidas PCCH - Partido Comunista Chines RPC - República Popular Chinesa ZLC - Zonas de Livre Comércio ZEES - Zona Econômica Especial 9 1. INTRODUÇÃO. A reorganização do tecido geopolítico a partir da ascensão da república popular da China altera a ordem hegemônica, compreendida como a “capacidade de um Estado exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas” (Arrighi, 1996: 27), assim inaugurando um novo cenário geopolítico global. Diante disso, se faz necessário a compreensão sobre qual globalização a China oferece aos países “periféricos”, a partir da transição de governos de Hu Jintao (2003-13) a Xi Jinping (2013-...), quando política externa chinesa apresenta uma nova fase de suas relações internacionais. Meu interesse pela temática vem da leitura de textos sobre o desenvolvimento da China, principalmente nas disciplinas de Geopolítica1 e Geografia Econômica, esses estudos mostram uma nova disputa na hegemonia2 global, na qual o imperialismo3 americano que, no início do século XX substitui o imperialismo britânico na liderança capitalista, se defronta agora, no século XXI com uma intensa ascensão econômica e geopolítica da China. A economia chinesa foi capaz de erradicar a pobreza extrema em 2021, tirando 800 milhões de pessoas da pobreza extrema e alavancar sua economia, ao ponto de 70 anos após a revolução de Mao ser capaz de financiar grandes obras de infraestrutura em países esquecidos e humilhados pelas dinâmicas imperialistas. Tal dinâmica do modelo socialista chinês apesar de suas contradições tem avançado de maneira próspera nos mais diversos setores tendo como horizonte uma sociedade socialista moderadamente próspera em 2050. A dinâmica socialista chinesa, ainda que embrionária nos apresenta uma nova formação político-econômica e por assim uma nova perspectiva de globalização pautada em acordos bilaterais que visam o desenvolvimento a longo prazo e cooperação mútua e soberania nacional. 3 Imperialismo - Segundo Lenin “Se fosse necessário dar uma definição, a mais breve possível do imperialismo, dever-se-ia dizer que o imperialismo é a fase monopolista do capitalismo. Essa definição compreenderia o principal, pois, por um lado, o capital financeiro é o capital bancário de alguns grandes bancos monopolistas fundido com o capital das associações monopolistas de industriais, e, por outro lado, a partilha do mundo é a transição da política colonial que se estende sem obstáculos às regiões ainda não apropriadas por nenhuma potência capitalista para a política colonial de posse monopolista dos territórios do globo já inteiramente repartido.” (Lenin, 1900, p. 217) 2 Hegemonia - No entender de Gramsci, a hegemonia pressupõe a conquista do consenso e da liderança cultural e político-ideológica de uma classe ou bloco de classes sobre as outras. Além de congregar as bases econômicas, a hegemonia tem a ver com entrechoques de percepções, juízos de valor e princípios entre sujeitos da ação política. (Moraes, 2010, p. 54) 1 Geopolítica - Segundo Kjellén «A geopolítica é o estudo do Estado enquanto organismo geográfico ou enquanto fenómeno no espaço, isto é, o Estado como terra, território, área, ou melhor dito, como país.(Correia, 2012, p. 230) 10 Para compreender o papel que a China exerce em suas relações internacionais, é necessário entender a formação de sua sociedade ao longo da história e suas relações comerciais que iniciaram a três mil anos atrás. Pelo seu vantajoso posicionamento geográfico a sociedade chinesa irá se formar inicialmente na região entre dois vales férteis: o vale do Rio Yangtze e o vale do Rio Amarelo, onde terão condições para um elevado crescimento populacional, mas também irá exigir da sociedade chinesa grandes obras públicas, para contenção de enchentes que datam de dois mil anos atrás. O então “Estado” chines inicialmente toma para si grandes processos de acumulação. Diante disso as fontes históricas indicam que o povo chines se entende como sociedade a um período de cinco mil anos atrás e como formação de Estado a pelo menos dois mil e trezentos anos atrás, tendo inaugurado sistemas de concurso público para gestão do estado há mil e trezentos anos atrás, o que permitiu criar um amplo conjunto de servidores públicos. Análises feitas pelo historiador Joshua Mark (2018) indicam que a rota comercial conhecida historicamente como “rota da seda” foi iniciada pela dinastia Han desde 1300 a.C, o trajeto foi responsável por estimular a atividade comercial nos países ao longo da rota como Egito, Mesopotâmia e Roma, e o crescimento das províncias do nordeste ao noroeste da China, saindo das cidade de Beijing e Xangai, percorrendo o norte do país em direção ao oeste até a província Xinjiang, de onde saem as principais mercadorias em direção ao oeste asiático e conectando os dois extremos do país. Segundo Jucile (et al 2019) o nome “Rota da Seda” foi criado pelo geógrafo alemão Ferdinand von Richthofen, em 1877. Em 2013, no primeiro mandato do atual presidente Xi Jinping, foi apresentada a proposta do Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima, em reunião no Cazaquistão, sendo posteriormente elaborado um documento oficial pelo Ministério das Relações Estrangeiras. Segundo Pautasso (2016) o projeto contará com 6 corredores de atuação, sendo eles: Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia, Nova Ponte de Terra da Eurásia, Corredor Econômico China-Ásia Central, Corredor Econômico China, Península Indochinesa e Corredor Econômico Marítimo, como pode ser observado no Mapa 3 “corredores marítimos e terrestres da iniciativa Nova rota da Seda” presente no capítulo 7, esse projeto de proporções continentais irá conectar a Ásia, Europa e África, englobando 65 países que correspondem a 63% da população mundial como apresentado no mapa 1 “países membros Nova Rota da Seda”, a iniciativa também tem como objetivo promover no decorrer de seu avanço os Cinco 11 Princípios de Coexistência Pacífica4, lançadas pelo até então primeiro ministro Zhou Lai. Os cinco princípios estimulam o respeito mútuo à soberania e integridade, não agressão mútua, não interferência nos assuntos internos de cada país, igualdade e benefícios recíprocos e coexistência pacífica. Embora simbólicos, esses princípios são fundamentais para elaboração desse projeto de pesquisa, tendo em vista que os acordos firmados entre a China e demais países da iniciativa permitem demonstrar se os princípios estão sendo cumpridos e guiando a política externa chinesa na cooperação internacional. Mapa 1 - Países membros Nova Rota da Seda. Fonte: Gonzàlez-Sàez (2019) Segundo o jornal Expansión, até maio de 2017, o Partido Comunista Chinês (Pcch) já havia investido na nova rota da seda US$1,62 bilhões, com planos de direcionar mais US $2,3 bilhões anualmente pelos dez anos subsequentes. À época, mais de 100 países e organizações internacionais já haviam apoiado o projeto e mais de 40 já tinham oficializado a cooperação. Enquanto governos antecessores como do presidente Jiang Zemin (1993-2003) e presidente Hu Jintao (2003-2013) que deram continuidade às políticas Deng, o atual governo 4 Os cinco princípios de coexistência pacífica foram apresentados na conferência de Bandung em 1955 “com o papel fundamental da articulação entre Índia e China, pautados na não-interferência em assuntos internos de outros países tais entre países subdesenvolvidos, baseadas na cooperação e na ideia de reciprocidade. (Pereira, 2015 p.120) 12 liderado Xi Jinping almeja uma nova postura internacional, que seja capaz de aumentar sua esfera de influência no sul global, além de diversificar seus fornecedores de commodities, sobretudo no continente africano, e aprimorar a circulação de mercadorias impactando no valor final. Internamente, o projeto também trará mudanças significativas, como afirma Gomes (et al, 2019), “(...)principalmente nas reformas domésticas, como a expansão da infraestrutura nacional para o interior do país e a diminuição das disparidades socioeconômicas entre regiões do leste e oeste chinês”. A necessidade de diminuir as disparidades provinciais é um dos principais desafios da nova iniciativa, tendo em vista aprimorar as rotas econômicas que conectam o país aos portos marítimos, e através da logística que conectam as demais províncias industriais chinesas a província de Xinjiang, uma das maiores províncias do país. As relações comerciais sino-africanas ocorrem muito antes da iniciativa de integração feita por Xi Jinping, através da FOCAC (Fórum de Cooperação China-África), nos anos de 2004-2006 foram assinados os acordos de Addis Ababa, que prioriza a assistência de países africanos, além de estipular a tarifa zero de países exportadores para China. Além desse acordo diversos outros serão estipulados no decorrer dos anos visando uma maior integração China-África, que culminará no maior projeto de integração, objeto de pesquisa deste projeto, a iniciativa nova rota da seda, através do desenvolvimento da infraestrutura africana. Como afirma Javier Vadell (2013), o desenvolvimento infraestrutural do continente tem progredido substancialmente, com a construção de prédios públicos, usinas de produção de energia, estradas, escolas e centros de desenvolvimento agrícola, hospitais, entre outros. Os investimentos externos diretos da China têm impulsionado as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) e as Zonas de Livre Comércio (ZLC) em diversos países africanos, compensando a perda de empregos decorrente das exportações chinesas. Dentre os países que se destacam na iniciativa como o Egito, que abriga um dos principais canais de circulação de mercadorias, onde há em particular uma presença muito forte de empreiteiras chinesas para reforçar a presença no território. Assim como os projetos de investimento portuário no Quênia, através da construção do Porto de Lamu, que além de aprimorar as relações comerciais no próprio Quênia, conecta pontos estratégicos entre o Canal de Suez e o Porto de Lamu. A expansão da esfera de influência chinesa não se limita somente ao continente Africano, o governo de Xi Jinping tem buscado melhorar suas relações diplomáticas com seus países fronteiriços e demais países asiáticos, como coloca Fallon (2014) “(...) será a conectividade de infraestrutura energética, especialmente gasodutos e tubulações para gás e 13 petróleo, como as que já existem do Cazaquistão e do Turcomenistão”. Ampliando assim a conectividade entre países asiáticos, bem como, a diversificação de fornecedores energéticos trazendo mais segurança para o projeto de desenvolvimento chines. Assim como afirma Pautasso (2016) “A Nova Rota da Seda representa, sem dúvida, mais do que um projeto, mas uma das forças em jogo nessa conjuntura de encruzilhada das relações internacionais. Se o ambicioso projeto de integração da Ásia, Europa e África proporcionar uma alternativa aos pólos centrais do capitalismo e ao Consenso de Washington, a China poderá exercer um protagonismo fundamental para o século XXI”.(Pautasso 2016) Para se compreender o posicionamento estratégico das rotas fomentadas pelo Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima é necessário retornarmos a tese de Mackinder (1907) e seu conceito de heartland, localizado nas áreas centrais da Europa e Ásia, para Mackinder o controle desse território seria fundamental para uma nação liderar o mundo, pois teria o domínio do acesso às principais rotas comerciais do mundo. Assim, o projeto Chinês deve ser visto como um projeto geopolítico, no qual, a partir de seu próprio território, o país vai atingir o "heartland mackinderiano” conectando assim o sudeste asiático às áreas centrais da chamada “ilha mundial”. Além da iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima, a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) estabelecida em 2001 é mais uma iniciativa utilizada para projetar a China como líder asiática, dentre os países participantes estão: China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Paquistão e Índia. A Organização para a Cooperação de Xangai abrange 80% da massa de terra da Eurásia, seus países membros reúnem 43% da população mundial e 1/4 do PIB mundial. A partir desses números, no que tange à cobertura geográfica e populacional, a OCX é a maior organização regional do mundo (IISS, 2018). A Organização para Cooperação de Xangai e a iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima funcionam como extensões um do outro, o primeiro cria os laços diplomáticos e de cooperação mútua na Ásia e a segunda através de seus acordos e investimentos em infraestrutura é capaz de conectar as rotas comerciais entre os países membros da OCX. Mediante o crescimento da presença chinesa nas políticas internacionais, sua ascensão à segunda maior economia do mundo, levantam dúvidas acerca de qual o papel que a China exercerá com seu protagonismo. No decorrer de seu doloroso processo de desenvolvimento e se aproveitando de suas vantagens competitivas, como a vasta mão de obra 14 e capacidade ociosas da economia industrial e apesar de sua alta demanda pelos mais diversas commodities que garantem seu contínuo desenvolvimento, nunca interferiram de maneira direta ou indireta na soberania estipulada nos países "periféricos". Além de que a China conta com uma das maiores forças militares da atualidade, com a maior marinha do mundo, como afirma Katz (2021) “A China não compartilha da compulsão à conquista territorial que afligia o capitalismo alemão ou japonês. Ou como o império americano que ao longo de dois séculos interferem de maneira direta e indiretamente nos mais diversos países do globo, a fim de reafirmar sua hegemonia” (Katz, 2021) Katz (2021) mais uma vez elucida o tema ao afirmar as diferenças entre a influência das classes dominantes nas decisões de estado ele afirma que: Como a classe dominante não administra as fontes do Estado, deve aceitar a cautelosa estratégia internacional promovida pelo Partido Comunista. o contrário dos Estados Unidos, Inglaterra ou França, os grandes capitalistas da China não costumam exigir a intervenção político-militar de seu Estado, em face das adversidades empresariais. Não têm tradição de invasões e golpes de Estado em países que nacionalizam empresas ou suspendem o pagamento de dívidas. Ninguém sabe com que rapidez o Estado chinês adotará (ou não) esses hábitos imperialistas, e não é correto considerar essa tendência como certa. (Katz) Diante dos argumentos levantados sobre o papel das políticas chinesas nas relações internacionais é necessário retornar o debate sobre a transição sistêmica apresentada por Arrighi (2008, p. 17), que apontou que o renascimento econômico da Ásia oriental é o tema mais relevante a partir da segunda metade do século XX. É um sinal claro da transferência de poder que tem ocorrido em “processo bola-de-neve”, numa sucessão de Estados da região. Nesse cenário a China exerce no continente asiático papel de protagonista, e como afirma Arrighi o processo de bola-de-neve chinês se torna protagonista dos países de terceiro mundo para além de sua esfera de influência habitual, evidencia isso a expansão das relações bilaterais com países como Cuba e Venezuela, a China então nos oferece uma nova maneira de se pensar a globalização. 15 1.1 OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS OBJETIVOS GERAIS: Compreender aspectos da política externa chinesa junto a países periféricos, a partir da análise dos acordos firmados através da iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima e através da Organização para Cooperação de Xangai, durante o governo Xi Jinping (2003-2023) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ● Analisar as mudanças na política externa chinesas durante do Governo Xi Jinping (2013 - 2023) ● Compreender o impacto da Iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima no continente africano. ● Compreender a atuação FOCAC para o aumento da esfera de influência chinesa no continente africano ● Compreender os avanços da Iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima em território chinês 1.3 MATERIAL E MÉTODOS: Para elaboração do projeto será realizado o levantamento bibliográfico via mecanismos virtuais de pesquisa acadêmica: google acadêmico, Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), portal de periódicos da UNESP, e a vasta biblioteca disponibilizada pelo ICHIN – Instituto de Estudos sobre a China da UFSC acerca da política externa chinesa além do levantamento de dados de órgãos de divulgação científica, artigos, jornais e revistas conceituadas na área de política externa chinesa como: South China Morning Post, China Files e Qiao Collective, tais fontes permitem uma análise chinesa a partir de sua realidade interna, assim como a análise de documentos primários disponibilizados pelo ministério de relações estrangeiras chinesa acerca da oficialização do Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima assim como compreender as principais medidas referente a política externa chinesa na África. https://ichin.paginas.ufsc.br/ 16 No decorrer do trabalho serão destacadas obras relevantes que analisam o processo de desenvolvimento chines assim como desdobramento de sua política externa, obras de: Giovanni Arrighi “Adam Smith em Pequim” e Henry Kissinger “Sobre a China”. Através da devidas analises criticas do acordos firmados através da iniciativa Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima e o Fórum de Cooperação China-África a partir do governo Xi Jinping, buscasse compreender se tais acordos cumprem com sua bilateralidade de benefícios, desenvolvimento a longo prazo e respeitando os cinco princípios de coexistência pacífica, feito essas análises foi possível traçar ter uma melhor compreensão de como a China está inserida nas relações internacionais, e como ela irá se portar em uma nova ordem multipolar global exercendo um protagonismo fundamental no séc XXI. 17 2. OS PRIMÓRDIOS DA POLÍTICA EXTERNA CHINESA A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS HISTÓRICOS - DINASTIAS QIN , HAN E QING A compreensão das postura das cortes chinesas ao longo de sua história, nos passa um panorama das principais mudanças realizadas pelo país do meio ao longo dos séculos compreendendo suas estratégias políticas de contenção dos chamados “povos bárbaros da região” assim como o principal foco da rota da seda original e sua importância para história chinesa percorrendo também pelas estratégias utilizadas na tentativa de frear a invasão inglesa nos períodos conhecidos como guerra do ópio.5 2.1 ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PARA CONTENÇÃO FRONTEIRIÇA - DINASTIA QIN A China, uma nação milenar com uma rica história, irá passar por diversos momentos conflitantes até sua unificação e consolidação pela dinastia Qin em 221 a.C6, o país ao poucos assegurou sua hegemonia territorial que alavancará sua projeção asiática e se expandiu progressivamente até o período da dinastia Han7 e permitirá o crescimento de suas rotas comerciais como afirma o francês Jean-Baptiste Du Halde: As riquezas peculiares de cada província e a facilidade no transporte de mercadorias, por meio de rios e canais, tornaram o comércio doméstico do império permanentemente fluorescente. [...] O comércio interior da China é tão grande que o comércio de toda a Europa não se lhe pode comparar; sendo as províncias como inúmeros reinos , o que comunica umas com as outras suas respectivas produções (Kissinger apud Jean-Baptiste Du Hade, 2011, pág 30) Tendo assim a concentração política necessária para tomar decisões em seu território, nota-se que desde de sua consolidação o Estado chinês, assim como atualmente, tratava suas políticas externas através de bases comerciais: “Por intermédio de incentivos comerciais e uso habilidoso do teatro político, a China persuadia povos vizinhos a observar as normas de centralidade chinesa ao mesmo tempo que projetava uma imagem de majestade extraordinária para dissuadir potenciais invasores de testar a força chinesa”. (Kissinger, 2011 pág 37) Embora no decorrer da história da China houvesse poucas campanhas militares expansionistas, isso não a impedia de através de seus acordos comerciais manipular os povos ao seu redor para garantir sua segurança, conforme pontua um funcionário da dinastia Ming: 7 Dinas Han, dinastia responsável pela governança chinesa após a queda da dinastia Qin, governou a China entre 206 a.C até 220 d.C 6 Dinastia Qin, dinastia responsável pela governança chinesa entre 221 a.C - 206 a.C 5 Guerras do Ópio - foram conflitos travados entre o Reino Unido e o Império Chinês nas décadas de 1840 e 1850. https://www.bing.com/ck/a?!&&p=2e6ff214bc9732cbJmltdHM9MTcyMTE3NDQwMCZpZ3VpZD0xNjg1YTliYi1iODgxLTY1NWYtMzZhNS1iZGI1Yjk5NTY0MmImaW5zaWQ9NjA0Mw&ptn=3&ver=2&hsh=3&fclid=1685a9bb-b881-655f-36a5-bdb5b995642b&psq=guerra+do+opio&u=a1aHR0cHM6Ly9icmFzaWxlc2NvbGEudW9sLmNvbS5ici9oaXN0b3JpYWcvZ3VlcnJhcy1kby1vcGlvLmh0bQ&ntb=1 https://www.bing.com/ck/a?!&&p=2e6ff214bc9732cbJmltdHM9MTcyMTE3NDQwMCZpZ3VpZD0xNjg1YTliYi1iODgxLTY1NWYtMzZhNS1iZGI1Yjk5NTY0MmImaW5zaWQ9NjA0Mw&ptn=3&ver=2&hsh=3&fclid=1685a9bb-b881-655f-36a5-bdb5b995642b&psq=guerra+do+opio&u=a1aHR0cHM6Ly9icmFzaWxlc2NvbGEudW9sLmNvbS5ici9oaXN0b3JpYWcvZ3VlcnJhcy1kby1vcGlvLmh0bQ&ntb=1 18 Se as tribos ficam divididas entre si [elas continuam] fracas e [serão] presas fáceis de serem mantidas em submissão; se as tribos ficam separadas elas evitam umas às outras e obedecem prontamente. Favorecemos um ou outro [de seus chefes] e permitimos que lutem entre si. Esse é um princípio de ação política que garante “Guerras entre os bárbaros” são auspiciosas para a China” (Kissinger, 2011, pág 38) Tal política de não intervencionismo direto será praticada na contemporaneidade conforme veremos no decorrer do capítulo, observa-se que a China não prezava pelo controle dos povos ao seu redor, mas sim na garantia da estabilidade de suas fronteiras “(...) o objetivo era criar uma periferia condescendente, dividida, mais do que uma diretamente sobre o controle Chines” (Kissinger, 2011, pág 39). Para além, outra estratégia chinesa ganha destaque neste período, sendo utilizada posteriormente no período pré-guerra do ópio, descrita por uma ministra da dinastia Han e nomeada de proposta dos “cinco chamarizes” utilizado para conter os povos a noroeste da China que de maneira poética é descrito como: Presenteá-los com [...] elaboradas roupas e carruagens a fim de corromper seus olhos; presenteá-los com comida boa a fim de corromper sua bocas; presenteá-los com música a fim de corromper seus ouvidos; fornece-lhes construções amplas, celeiros e escravos, a fim de corromper suas barrigas [...] e, para os que decidirem se render, o imperador [deve] mostrar sua mercê honrado-os com uma recepção imperial em pessoa deverá servir-lhes vinho e comida, de modo a corromper suas mentes. Isto é o que podemos intitular de cinco chamarizes (Kissinger, 2011, pág 38) Kissinger8 em sua obra “Sobre a China” enfatiza as principais diferenças entre as estratégias de política externa chinesa em comparação com a estratégias ocidentais, como a compreensão chinesa para resoluções de conflitos em que “(...) uma história turbulenta ensinou líderes chineses que nem todo problema tem solução e uma ação exagerada no pleno domínio de eventos específicos poderia perturbar a harmonia do universo” (Kissinger, 2011, pág 39), em contrapartida com o modelo ocidental que “prezava pelo choque decisivo de força, com foco em feitos heróicos” (Kissinger,2011, pág 39). 2.2 BREVE HISTÓRIA DA ROTA DA SEDA - O CONTATO COM O OCIDENTE - DINASTIA HAN Para compreendermos como a nova Rota da Seda se apresenta atualmente, é necessário a compreensão de sua origem e de sua formação, entendendo que a formação da antiga rota da seda se dá pelo intercâmbio cultural e comercial entre o Oriente e o Ocidente, conectando a China - Oriente Médio e Europa. Para que as conexões fossem viáveis, o 8 Henry Alfred Kissinger, é um político, diplomata e especialista em geopolítica americano que serviu Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford 19 império chinês precisou consolidar sua presença na região oeste de seu território, o que ocorreu sob a dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.), ondas de expansão haviam estendido ainda mais as fronteiras, que acabaram chegando a uma provínci hoje conhecida como Xinjiang. A partir da consolidação da presença chinesa no território, que englobava o controle pelo corredor Gansu 9 “(...)A China havia aberto uma porta que levava uma rede transcontinental” (Frankopan, 2019, pág 30) permitindo a conexão entre os extremos Leste-Oeste e da sua capital ao restante do país e ao Oriente. Ao longo da rota os mais diversos produtos serão comercializados como: Sedas, Camelos, Azeites, Chás, apesar da variedade de produtos e por conta dos longos e desafiadores trajetos das rotas, a seda era o principal produto comercializado, além de que “sob a dinastia Han, a seda, juntamente com moedas e grãos, servia para pagar soldados” (Frankopan 2019, pág 31) 2.3 O GRANDE DESAFIO CHINÊS - ESTRATÉGIAS DIPLOMÁTICAS PARA RELAÇÃO SINO-INGLESAS NO PERÍODO PRÉ GUERRA DO ÓPIO - DINASTIA QING O período antecessor à Guerra do ópio10 colocará em prova política externa chinesa na sua mais alta dimensão ao ter que lidar com as comitivas britânicas, “(...)no crepúsculo do século XVIII a China estava no auge de sua grandeza” (Kissinger, 2011, pág 49) governados pela dinastia Qing e com um comércio bem estabelecido, já se relacionando com grandes potências ocidentais da época como observado na breve história da rota da seda, o império chines havia atraído a atenção desses povos, que tinha como objetivo “substituir o sistema sinocêntrico por uma visão inteiramente nova da ordem mundial” (Kissinger, 2011, pág 49). Este período de interações com os britânicos, no pré guerra do ópio é notável as estratégias de política externa chinesa, veja que, até o momento não existem instituições chinesas que representem suas perspectivas externas, tais decisões ainda estavam centralizadas na figura do imperador e de sua corte celestial, ao se relacionar com os britânicos, os chineses tratam-os como qualquer outra nação "bárbara" em seu território, não havia favoritismo, e todos estavam sujeitos às leis chinesas, preservando as tradições, tais estratégias que visam homogeneizar seus parceiros comerciais com seu pares ficam claras, ao observar a troca de cartas entre o Imperador Qing e a Corte Inglesa ao tratar do pedido inglês de permanência na corte celestial: “Esse pedido é contrário a todos os costumes de minha dinastia e não pode de modo algum ser cogitado [...] A Europa consiste de muitas outras nações além da vossa: se cada uma e todas elas exigissem ser representadas em nossa corte, como poderíamos 10 Guerra do ópio: Conflito entre Chineses e Britânicos no século XVII (1839-1842 e 1856-1860), onde disputava-se a comercialização de ópio por parte dos Britânicos em território Chines. 9 Corredor de Gansu refere-se a um percurso histórico na província de Gansu, na China. O corredor era um dos trechos da Rota da Seda, que tem início no Rio Amarelo e segue na direção noroeste, atravessando a Província de Gansu em um percurso de 1.200 Km até a fronteira com a Província de Xinjiang. 20 de algum modo consentir? A coisa é inteiramente impraticável.” (Kissinger, 2011, pág 57) Com o descontentamento por parte dos ingleses, ao não terem suas demandas atendidas, e após o aumento da tensão entre ambas as nações após os desentendimentos acerca do comércio de ópio, o início e conseguinte sucesso da invasão inglesa irá exigir da diplomacia chinesa mais um salto qualitativo em suas táticas, neste cenário a diplomacia Qiying ganha espaço nas mesas de negociação se tratando “(...) de uma estratégia chinesa tradicional ao se confrontar com a derrota” (Kissinger, 2011, pág 66) na qual se baseava sobretudo na aproximação pessoal junto ao inimigo, onde lhes é passado a falsa sensação de submissão com intuito de postergar as invasões, tendo em vista que nesse cenário as forças militares chinesas, sobretudo naval, eram muito inferiores às forças inglesas. Tal método diplomático é nomeado Qiying em homenagem ao representante da corte enviado para as negociações em suas próprias palavras: "Temos que dobrá-los [os ingleses] por meio da sinceridade [...] Há ocasiões em que é possível fazer com que sigam vossas instruções, permanecendo no entanto sem compreender o motivo. Às vezes expomos tudo, de modo que não fiquem desconfiados, e portanto podemos dissipar sua inquietação rebelde. [...] e dessa maneira fomos capazes de obter sua cooperação com o assunto em questão (Kissinger, 2011, pág 67) As estratégias diplomáticas irão conter as forças inglesas por instante, porém a ingenuidade chinesa somando a sensação de superioridade irão superestimar a ambição inglesa, que ao contrário do que era defendido na corte celestial, porém os ingleses “considerando a si como uma sociedade mais avançada, seu objetivo era explorar a China visando o proveito econômico" (Kissinger, 2021 pág 70). As medidas empregadas aos poucos serão pressionadas e “no espaço de uma década, o Império do Meio passara de uma posição de proeminência a objeto de contenda de forças coloniais rivais” (Kissinger, 2011, pág. 70) 21 3.TEORIAS ACERCA DO REORDENAMENTO POLÍTICO A ascensão chinesa após a revolução de 1949,11 com o fim do colonialismo britânico e japonês e a consolidação do governo Mao , a segunda metade do século XX dará início a renascimento econômico da Ásia oriental onde o: “Renascimento ocorreu num processo de ‘bola de neve’ com ‘milagres’ econômicos nas décadas de 1950 e 1960, passando por Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura, Malásia e Tailândia nas décadas de 1970 e 1980 e culminando no início dos anos 2000, com o surgimento da China como o centro de expansão econômica e comercial mais dinâmico do mundo” (Arrighi, 1937, pág.18) Nesse sentido, observa-se a China como grande protagonista asiático, ao comparar a ascensão chinesa com a ascensão japonesa Martin Wolf observa que “(...)o país [Japão] mostrou-se pequeno demais e voltado demais para si para transformar o mundo. O que vem atrás - a China” (Arrighi apud Wolf, 2008, p.18) A partir da chegada de Deng ao poder (1976-1992), que será caracterizado pela abertura planificada de áreas da China para investimentos do exterior. Tal medida atraiu inúmeras empresas multinacionais do mundo desenvolvido, que em busca da maximização de seus lucros irão migrar suas manufaturas para os países subdesenvolvidos, neste caso a China terá uma vantagem exclusiva, como mostra Arrighi: “Ao contrário do que se acredita, a característica mais atraente da RPC para o capital estrangeiro não foi apenas sua imensa reserva de mão de obra barata; há muitas reservas de mão-de-obra barata pelo mundo, mas em nenhum lugar atraíram tanto capital quanto na China. A característica mais atraente, como argumentamos, foi a elevada qualidade dessa reserva, em termos de saúde, educação e capacidade de autogerenciamento” (Arrighi, 2008, pág 357) Ou seja o salto qualitativo na vida da população, conquistados anteriormente pelo governo Mao Zedong (1949-1975) propiciaram as bases para receber o capital e investimentos estrangeiros, mostrando como a compreensão da história chinesa é um instrumento crucial para compreender estratégias utilizadas pelos governos pós revolução a partir do governo Deng inaugura-se uma nova etapa do desenvolvimento chinês como afirma Jabbour: Desde 1978 - ano inaugural de sua nova política econômica, baseada na reforma da estrutura da economia e na abertura exterior-, a República Popular da China (RPC) vem experimentando um verdadeiro frenesi de crescimento acelerado: sua média anual entre 1978 e 2003 é de 9,3%. Seu comércio exterior cresceu mais 30 vezes em 25 anos, a saber: em 1978, seus volume foi de US$ 20,6 bilhões, ocupando o 30 posto no mundo, e, em 2003, de US$ 851,2 bilhões, sendo US$ 438 bilhões correspondente a exportações e US$ 412,84 bilhões e importações, com aumento 11 Revolução socialista comandada por Mao Zedong que assumiu a governança chinesa após a derrota dos Japoneses e posteriormente a derrota do Partido Nacionalista, em 1 de outubro de 1949, em Beijing, Mao Zedong proclamou a República popular da China (Pomar, 2003, pág 82) 22 verificado de 34,6% e 39,9%, respectivamente, em relação ao ano anterior, passando a ocupar, assim o 5 posto no mundo (Jabbour, pág 31) No caminhar do desenvolvimento chines, se faz necessário o questionamento acerca das estratégias usadas pelos EUA para consolidar sua hegemonia no século XX. Segundo (Arrighi, 1996: p.27), a hegemonia se configura como a “(...) capacidade de um Estado exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas”, tal conceito vem sendo explorado pelos Estados Unidos da América, sobretudo no contexto pós guerra fria12, onde segundo Salvagni (et al; 2022) a hegemonia americana “(...) é um poder que se explicita pela liderança tanto em termos econômicos como culturais, seja ela retratada pela capacidade coercitiva (militar) ou pelo consentimento” (Salvagni et al, 2022, pág 675) A hegemonia americana é observada em ação nos mais diversos eixos citados acima, seja através do soft power 13 propagado através de sua indústria cultural, disseminando a ideia do “american way of life”, seja através do uso do mercado financeiro para o uso coercitivo através do aumento da taxa de juros para credores internacionais, ou através da intervenção militar direta como observado ao final do século XX e início do século XXI, (por exemplo a invasão do Iraque em 2006) o agrupamento de tais medidas irá garantir a hegemonia americana. Outro fator importante que irá garantir a hegemonia americana são as medidas tomadas a partir do Consenso de Washington, na década de 80, onde os princípios da austeridade e equilíbrio fiscal serão impostos ao países subdesenvolvido, pelas organizações internacionais, como o FMI14 e Banco Mundial15, visando garantir o pagamento das dívidas e a maior inserção dos oligopólios americanos nos mercados internacionais. Esse ponto da história nos traz uma reflexão interessante, sobre o comportamento do governo chinês na sua estratégia para alavancar a economia chinesa. Enquanto medidas de austeridade são aplicadas 15 Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. 14 FMI - Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods com o objetivo, inicial, de ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. 13 Soft Power: corresponde à habilidade de conseguir o que se quer por meio de atração em vez de coerção ou pagamento de subornos. Esse poder de atração surge da cultura, dos ideais e das políticas adotadas por um país. Quando tais políticas são vistas com legitimidade pelos olhos dos outros, o poder brando é enaltecido. Quando você conquista a admiração dos outros e faz com que eles passem a desejar aquilo que você quer, você não precisa fazer uso da força física ou econômica para conseguir seus objetivos (Gueraldi, pág 66) 12 Guerra fria: período do século XX (1947-1991) onde o bloco capitalista capitaneado pelos Estados Unidos e o bloco socialista capitaneado pela União Soviética realizavam disputas político-ideológicas. 23 ao redor do mundo, tendo como exemplo o próprio Brasil, onde o governo Fernando Henrique Cardoso16 (1995-2002) que irá aplicar uma série de medidas de austeridade e redução do Estado, com privatizações de empresas estatais, e facilitando a expansão das empresas transnacionais no mercado brasileiro, reduzindo nossa capacidade de industrial, a China seguirá o caminho oposto, conforme afirma Elias Marco Khalil Jabbour: “Na China houve planejamento equilibrado entre construções de infra-estruturas gigantes desde os anos 1990, importações de equipamentos e implantações recentes de indústrias mecânica pesada de ponta, em joint ventures com multinacionais do ramo (Siemens, Alston,Ge etc.). Assim à medida que foi criando - a partir dos inícios modestos das primeiras ZEE’s (1982-83) - novos polos regionais de industriais espalhados por toda a China, a preocupação por interligações em transportes e suprimentos energéticos em escala gigantesca tornou-se crucial” (Jabbour, p.9) Nesse sentido, após a década de 80 conforme os países subdesenvolvidos regrediram suas indústrias e se voltavam aos setores primários da economia, a China seguiu o sentido oposto, investido em transferência tecnológica e na melhoria da infraestrutura de seu país através do alavancamento de gastos públicos. Segundo Salvagni (et al apud Ha-Joon Chang, 2004) “(...)aponta que os países na fronteira tecnológica que obtêm ganhos de competitividade na arena internacional são aqueles que estimulam o processo de integração comercial, já que tendem a ampliar seus mercados.” com o ganho da capacidade produtiva pela China e pelo ganho de competitividade em escala internacional, observa-se que: O século XXI iniciou testemunhando a “transferência do epicentro da economia política global da América do Norte para a Ásia Oriental” (Arrighi, 2008: 13), ocasionando mudanças no peso da balança de poder global e, com isto, um consequente reordenamento da ordem mundial. Segundo Paulo Visentini (1998: 8), o sistema internacional marcado, a partir anos de 1990, pela “globalização”, formação de blocos regionais e pelo reordenamento político internacional sinalizou uma fase de transição que ensejou a emergência da Ásia Oriental e, principalmente, da China como polo desafiante à hegemonia anglo-saxônica ( Salvagni et al, pág 679) Com isso vemos que o projeto Nova Rota da Seda tem uma importância econômica ao facilitar o fluxo de mercadorias chinesas para o resto do mundo, mas nossa pesquisa pretende mostrar que trata-se um projeto geopolítico, onde além de vantagens comerciais e econômicas, a China trata de se reposicionar na disputa hegemônica da atualidade. Isso nos remete a teoria feita por Mackinder (1907), na qual o posicionamento estratégico das rotas fomentadas pelo Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima permite o 16 Presidente do Brasil entre 1994--2002, foi marcado pela efetiva implantação da política Neoliberal no Brasil." 24 controle do território nas áreas centrais da Europa e Ásia, com acesso às principais rotas comerciais, com isso a iniciativa chinesa visa, a partir de seu próprio território atingir "heathland mackinderiano” conectando assim o sudeste asiático as áreas centrais da chamada “ilha mundial”. Interessante que a observar que a China não visa o controle de tais áreas através do Hard Power17 , como o uso coercitivo de forças, mas sim utilizar-se de tal área estratégica mediante de acordos bilaterais que visam a conexão de infraestruturas conectando o mercado asiatico a “ilha mundial” (Eurásia) tais acordos são firmados através dos participantes da Nova Rota da Seda e por meio de suas organizações paralelas que atuam desde a década de 90 como a Asean +3 e a OCX, através do "heathland mackinderiano” irão passar dois dos principais corredores da nova iniciativa: O corredor China-Mongólia-Rússia, e o Corredor Nova Ponte Eurasiática. Mapa 2 - Mapa Heartland Mackinder Fonte: lotusarise Dentre os principais pontos abordados pela Nova Rota da seda Salvagni (et al, 2022) destacam-se os seguintes aspectos sobre os principais elementos trabalhados pela iniciativa. 17 Hard Power focaliza nas ferramentas e nos recursos que os Estados utilizam para atingir seus objetivos, como exércitos, armamentos, economia robusta e alianças militares, isto é, na capacidade de um Estado usar recursos tangíveis para alcançar seus objetivos. (Souza et al, 2023, pág. 83) 25 Acerca dos corredores Marítimos, parte fundamental fomentada pela Iniciativa Nova Rota da Seda que será melhor abordado nos capítulos seguintes, Salvagni (et al, 2022) apresenta a teoria de Alfred Mahan18 que apresenta sua perspectiva sobre a necessidade “pontos de apoio” ao longo dos corredores marítimos: O almirante norte-americano Alfred Mahan, em 1900, defendia que mares e oceanos eram espaços “sociais e políticos” e que uma marinha mercante impunha a necessidade de ser resguardada por uma marinha de guerra, considerando que quanto maior fosse afluxo, pelos mares, de comércio de um país, tanto mais lhe aumentariam as chances de se chocar com interesses de nações hostis em pontos distantes do globo. Desta forma, Mahan afirmava que a instalação e a manutenção de uma rede de “pontos de apoio” ao longo de regiões costeiras e estratégicas, além de um comércio marítimo e de um poder naval, resultariam no poder marítimo de um país. Acredita-se que a China, através da Rota, busque promover condições para criar tais pontos de apoio e vias livres de navegação que desviem seu tráfego marítimo de estreitos de estrangulamento e do controle militar, com vistas a expandir seu sistema de rotas comerciais (Salvagni et al apud Carmona, 2017; Thiery & Da Costa, 2016; Vizentini, 1998, pág 681) Então a China começará a se projetar internacionalmente tal processo terá como o ápice a ascensão da China como protagonistas dos mais diversos mecanismos de atuação (BAI, OCX, ASEAN) através de seus gigantes nacionais fomentados a partir das reformas de 78 e culminará na criação do maior processo de exportações de bens públicos da nossa época a iniciativa Nova Rota da Seda em 2013, Salvagni (et al, 2022) destacam os principais elementos da nova iniciativa e a sintetizam na tabela abaixo: 18Alfred Mahan foi um oficial da marinha dos Estados Unidos que se notabilizou como geoestratégia e como educador. https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos 26 Tabela 1 - Elementos mais recorrentes nos textos coletados sobre a Nova Rota da Seda. Categoria Temas Majoritariamente Referidos Projeção Econômica A fundação do Banco Asiatico de investimentos e infraestrutura, entre outras instituições financeiras, bem como a internacionalização do Renminbi podem levar à criação de uma nova arquitetura financeira mundial liderada pela China. Exportação de investimentos em infraestrutura Os investimentos chineses em construções e revitalização das estradas, ferrovias portos e oleodutos e gasodutos conectando países participantes da nova rota da seda, contribuem para expansão do poder terrestre Chines na Eurásia, retomando a tese de Mackinder, citada nesse texto Impulso de Securitização Através da Nova Rota da Seda, a China pretende reafirmar mecanismos para ampliação de sua de sua securitização financeira, energética, territorial, logística, militar, alimentar, e das linhas de comunicação marítimas. Mar do Sul da China O Mar do Sul é um espaço territorial disputado por diversos países, pois possui ilhas ricas em hidrocarbonetos que, para além do seu potencial de fornecimento energético, são pontos de extrema importância para a marinha naval e mercante chinesa. A criação de pontos de apoio para a reparação e reabastecimento de navios será repetida em outros pontos estratégicos da Nova Rota d Seda, e revisita 27 a teoria de Alfred Mahan Citada acima Protagonismo OCX A Organização para a Cooperação de Xangai (OCX) contribui para a consolidação da Nova Rota da Seda, pois atua como importante fórum para a resolução de problemas concernentes ao terrorismo, separatismo e fundamentalismo assim como para a diversificação de fornecimento de recursos energéticos para a China, cujos produtores são a Russia e países da Ásia central (Cazaquistão, Tadjisquistão e Uzbersquistão) os quais fazem parte da OCX. Papel conciliador na Asean +3 A Associação de Nações do Sudeste Asiatico (Asean + 3) promove um ambiente para tentativa de consenso sobre problemas advindos de disputas do Mar do Sul da China e atuações contra a pirataria, Desta forma a ASEAN +3 passa a contribuir com o Cinturão (parte marítima da Nova Rota da Seda) ao tentar mitigar tensões territoriais entre os países membros. A realização do “Sonho Chinês” A realização do sonho chines é uma narrativa poderosa que ajuda a legitimar as ações do governo chines na direção de fazer da China uma nação rica até 2049 (centenário da proclamação da República Comunista da China) e o sucesso da Nova Rota da Seda faz parte do roteiro de Pequim para atingir seus objetivos. Consolidação da Figura de Xi Jinping como O presidente Xi é amplamente retratado 28 o promotor da Nova Rota da Seda como o porta-voz e ator responsável por lançá-lo publicamente em 2013. Desde então, tem logrado obter o apoio de mais de 100 países e instituições e a assinatura de acordos de cooperação com mais de 40 países. Fonte: Salvagni et al com base na coleta de dados secundários (2018) A China vem traçando uma longa estratégia para conquistar seu espaço com potência mundial que tem início desde a criação das primeiras Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) pelo governo Mao ZeDong, continuado pelo governo Deng Xiaoping e sua continuidade pelas gestões seguintes que através do fomento organizações de cooperação construíram as bases necessárias para o lançamento da iniciativa nova rota da seda no governo Xi Jinping.19 19 Xi Jinping Xi Jinping é um político chinês. Secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh) desde 2012 e presidente da China desde 2013-2024 com mandato até 2027 29 4. COMPREENSÃO DA INICIATIVA ONE BELT ONE ROAD Entendemos que as análises dos documentos permitem compreender os objetivos da China através da iniciativa nova rota da seda, para isso analisamos os principais documentos disponibilizados pelo governo chinês , através de seus sites governamentais e através dos documentos disponibilizados pelo ministério de relações internacionais.Deve-se considerar que os documentos analisados foram produzidos pelo governo chinês, sendo assim, representam a narrativa institucional do governo. 4.1 ANÁLISE PARCIAL DO DOCUMENTO: VISÃO E AÇÕES PARA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DO CINTURÃO ECONÔMICO DA ROTA DA SEDA E DA RODA DA SEDA MARÍTIMA DO SÉCULO XXI O objetivo deste capítulo é compreender o processo de formação da nova rota da seda através dos principais autores acerca do tema e através da análise crítica dos documentos oficiais disponibilizados pelo governo chines, através do ministério de relações estrangeiras e One Belt One Road portal. Somente em 2013, 1 ano após os primeiros mandato do atual presidente Xi Jinping foi apresentada a proposta Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima, em reunião no Cazaquistão, sendo posteriormente elaborado um documento oficial pelo Ministério das Relações Estrangeiras o documento publicado em 28 de março de 2015 foi emitido pela comissão nacional de desenvolvimento e reforma, ministério de relações exteriores e do ministério de Comércio da República Popular da China com autorização do Conselho estadual, posteriormente o documento também foi protocolado na ONU (Organização das Nações Unidas), G20 e na APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacifico), o documento oficial aborda 8 eixos principais, dentre eles: Antecedentes, princípios, estrutura, mecanismos de cooperação, regiões da china em busca de abertura, China em ação e por último o tópico intitulado, abraçando um futuro melhor juntos, dentre os quais destacamos os principais pontos do documento oficial. O documento de início ressalta as desigualdades enfrentadas pelos países do sul global em seu processo de desenvolvimento que se agrava cada vez mais, a partir disso a iniciativa compreende que a prosperidade em comum é o caminho correto para o contínuo desenvolvimento chinês, como destaca o documento os principais objetivos da iniciativa são: “Promover o fluxo ordenado e livre de fatores econômicos, alocação altamente eficiente de recursos e profunda integração de mercados; incentivar os países ao 30 longo do Cinturão e Rota a alcançar a coordenação da política econômica e realizar uma cooperação regional mais ampla e aprofundada de padrões mais elevados" (CHINA, 2015). Os investimentos pautados na iniciativa nova rota da seda almejam o desenvolvimento contínuo e a longo prazo, promovendo o crescimento econômico, consumo, aumento de demanda e novos postos de trabalho. Destaca mais uma vez, como observado em outros pronunciamentos oficiais, o comprometimento com os cinco princípios de coexistência pacífica20 Destaque importante do documento oficial ressalta que a iniciativa OBOR não se limitará a mesma rota de seus antepassados da dinastia Han, a iniciativa irá abordar diversos países do continente africano além de se estender com ações para América Latina e Caribe, dentro disso a iniciativa almeja conectar dois polos econômicos: o polo do Leste asiatico que para além da China tem aumentado sua participação no comércio internacional como: Vietnã, Coréia e Laos, ao polo europeu atualmente maior parceiro comercial chinês, para promover tal conexão diversos projetos de infraestrutura como portos e ferrovias são financiados ao longo da rota. Para isso o documento elucida os principais trajetos desenvolvidos em 2 eixos: a rota marítima e a rota terrestre, o documento afirma que ligando a China ao Golfo Pérsico e ao Mar Mediterrâneo através da Ásia Central e da Ásia Ocidental; e conectando a China com o Sudeste Asiático, o Sul da Ásia e o Oceano Índico “A Iniciativa se concentrará na construção conjunta de uma nova Ponte Terrestre da Eurásia e no desenvolvimento de corredores econômicos China-Mongólia-Rússia, China-Ásia Central-Ásia Ocidental e Península China-Indochina…No mar, a Iniciativa se concentrará na construção conjunta de rotas de transporte suaves, seguras e eficientes conectando os principais portos marítimos ao longo do Cinturão e Rota. O Corredor Econômico China-Paquistão e o Corredor Econômico Bangladesh-China-Índia-Mianmar estão intimamente relacionados à Iniciativa do Cinturão e Rota e, portanto, requerem cooperação mais próxima e maior progresso. (CHINA, 2015). Para além de delimitar as rotas incorporadas pela iniciativa, o documento de oficialização destaca áreas de prioridade de cooperação que são: coordenação política, onde destaca“(...)Os países ao longo do Cinturão e Rota podem coordenar totalmente suas 20 Em dezembro de 1953, durante as negociações entre os governos da China e da Índia, Zhou Enlai, representando o governo chinês, propôs pela primeira vez os “Cinco Princípios de Coexistência Pacífica”, que refletem de maneira centrada o conceito de valores sobre a soberania, justiça, democracia e legalidade, tornando-se normas básicas no relacionamento internacional e princípios básicos do direito internacional, os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica refletem de maneira centrada o conceito de valores sobre a soberania, justiça, democracia e legalidade, tornando-se normas básicas no relacionamento internacional e princípios básicos do direito internacional. Publicado por:portuguese.china.org.cn 31 estratégias e políticas de desenvolvimento econômico, elaborar planos e medidas para cooperação regional” CHINA, 2015, tradução nossa). Garantindo assim a soberania dos países ao longo da rota que podem de maneira independente pautar as prioridades econômicas e sociais de acordo com sua realidade local. Assim como conectividade das instalações promovidas pela iniciativa onde destacam o fomento a uma: “Rede de infraestrutura conectando todos os subsistemas: entre a Ásia, Europa e África passo a passo” priorizando áreas onde não se quer a uma infraestrutura primária para escoamento de mercadorias, para fomentar um comércio de curso completo” (CHINA, 2015, tradução nossa). Também é destacado neste tópico a necessidade de assegurar rotas seguras de fornecimento de energia como gasodutos e oleodutos, e pela primeira vez o documento apresenta uma terceira rota a ser trabalhada, a Rota da Seda da Digital onde se sobressai a necessidade de “(...)construir redes bilaterais de cabos ópticos transfronteiriços em um ritmo mais rápido, planejar projetos de cabos ópticos submarinos transcontinentais e melhorar as passagens de informações espaciais (satélites) para expandir o intercâmbio de informações e a cooperação”(CHINA,2015). O comércio desimpedido também é apresentado com o objetivo de estabelecer o Banco Asiatico de Investimento de Infraestrutura (BAII) e o Novo Banco de desenvolvimento do Brics21 (BNB) como principais financiadores dos projetos incluídos na rota, tais bancos de desenvolvimento terão então como objetivo “conduzir negociações entre partes relacionadas no estabelecimento da instituição de financiamento da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e criar e colocar em operação o Fundo da Rota da Seda o mais cedo possível”, e por fim, dentro do tópico prioridade de cooperação, o documento salienta que a iniciativa nova rota da seda ressalta a importância do vínculo pessoal entre a China e os países ao longo da rota, para promover tal ação a China oferece anualmente dez mil bolsas de estudo para os países participantes da rota além da proposta de fortalecer a cooperação em: escolas administradas em conjunto entre as nações, compartilhamento de informações sobre epidemias, estabelecer laboratórios conjuntos, integração de recursos, transferência tecnológica além de fomentar a comunicação entre governos. 21 BNB - é o banco responsável pelo financiamento de projetos do grupo BRICS um grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico 32 O fomento aos mecanismos de cooperação também ganham destaque no relatório utilizando-se dos acordos de cooperação bilateral e multilateral a dar avanço aos projeto da One Belt One Road, o documento irá destacar os seguintes mecanismos: A China oferece anualmente dez mil bolsas de estudo para os países participantes da rota além da proposta de fortalecer a cooperação em: escolas administradas em conjunto entre as nações, compartilhamento de informações sobre epidemias, estabelecer laboratórios conjuntos, integração de recursos, transferência tecnológica além de fomentar a comunicação entre governos. O desenvolvimento interno chinês também está diretamente relacionado a iniciativa OBOR o documento analisado dispõe de processos de incorporação de todo território chines a iniciativa, destacando os principais pontos de ação nas regiões noroeste e nordeste, região sudoeste, região costeira assim como Hong Kong, Macau e Taiwan, e por último as regiões interiores conforme apresentado na tabela 2. “Principais objetivos da nova rota da seda em território chinês” Tabela 2 - Principais objetivos da nova rota da seda em território chinês REGIÃO FOCO DE AÇÃO NOROESTE E NORDESTE 1 -Xinjiang22 ● Aprofundar comunicação e cooperação com países da Ásia Central, Meridional e Ocidental, ● Foco transporte, comércio, logística, cultura, ciência e educação 2 - Xi’an23 ● Reformas com foco na abertura econômica para o interior 3 - Ningxia24 ● Construção Zona Econômica Piloto 24 Ningxia Região autónoma da China. 23 Xi’an Xian é uma e capital da província de Shaanxi. 22 Xinjiang: Região autónoma no noroeste da China. 33 Heilongjiang25 e Jilin26 ● Aprimoramento rede ferroviária em direção à Rússia SUDOESTE 4 - Guangxi Zhuang27 ● Desenvolvimento Zona Econômica do Golfo de Bieber e Zona Econômica do Rio das Pérolas-Xijiang COSTA 5 - Bohai Rim28 ● Abertura de novas áreas econômicas 6 - Qianhai29 ● Zona econômica na cidade de Shenzhen, fomentar a grande área da baía Guangdong-Hong-Kong-Macau INTERIOR 7 - Zhengzhou30 ● Construção aeroportos e portos terrestres 8 - Henan31 ● Fomento industrial e conexão regional Além da construção portuária nas cidades costeiras como: construção portuária de cidades costeiras como Xangai, Tianjin, Ningbo-Zhoushan, Guangzhou, Shenzhen, Zhanjiang, Shantou, Qingdao, Yantai, Dalian, Fuzhou, Xiamen, Quanzhou, Haikou e Sanya. O documento por fim conclui que o sucesso da Rota da Seda não é uma iniciativa que visa somente a prosperidade chinesa, mas sim a prosperidade de todos os países ao longo da rota que como pontuado, irá além de acordos de infraestrutura mas abarcam também pesquisa conjuntas entre os países membros, fórum, treinamento pessoal e intercâmbios. 31 Henan província na área central da China 30 Zhengzhou é a capital da província de Henan 29 Qianhai é um desenvolvimento comercial em Shenzhen, Guangdong. 28 Bohai Rim é uma região econômica ao redor de Tianjin. Também inclui áreas em Hebei, Liaoning e Shandong ao redor do Mar de Bohai. 27 Guangxi Zhuang Região autónoma no sul da China. 26 Jilin é uma província no nordeste da China. 25 Heilongjiang é uma província no nordeste da China. 34 Neste primeiro documento é possível analisar a pluralidade da Iniciativa nova rota da seda que apresenta diversos objetivos visando uma maior colaboração com países membros para além das conexões de transporte e logística, mas também buscando desenvolvimento comum nas mais diversas áreas, além de que a iniciativa está diretamente ligada a outros mecanismos de ação promovidos pelo governo chinês como a OCX, ASEAN, FOCAC, entre outros, que cooperam entre si para o avanço do projeto, por fim, a iniciativa também almeja o desenvolvimento interno de suas províncias que por muitos anos cresceram de maneira desigual, com foco para todas as regiões o plano de Xi almeja estimular novos polos econômicos e se aproveitar das devidas vantagens geográficas para incorporar as províncias a nova rota da seda. Também ressalta a importância de acordos bilaterais, que se compreende como acordo de ganho mútuo, e como visto nos capítulos anteriores a política externa chinesa na contemporaneidade se baseia nos cinco princípios de coexistência pacífica no decorrer do trabalho se buscará se compreender se tais acordos se refletem na materialidade dos acordos firmados entre os países membros. 4.2 ANÁLISE PARCIAL DOCUMENTO: INICIATIVA DA CONSTRUÇÃO CONJUNTA DA ROTA DA SEDA, AVANÇOS, CONSTRUÇÕES E PERSPECTIVAS 2019 O subcapítulo terá como foco analisar o documento o oficial sobre o progresso da iniciativa nova rota da seda, cuja finalidade traçar os caminhos da iniciativa após 7 anos de sua oficialização, além de mostrar a legitimidade que a iniciativa vem ganhando internacionalmente e aos pouco expandindo sua esfera de influência, todos os dados citados abaixo foram retirados diretamente a partir da análise primária do material disponibilizado pelo Grupo Dirigente para o Fomento e Construção da Rota da Seda. O documento irá abordar os principais progressos efetuados pelo plano ao longo da rota, traçando uma linha histórica dos principais avanços em seus respectivos setores. A partir disso os primeiros avanços ocorrem em 2016 com o Comunicado da Cúpula do G20 em Hangzhou onde se afirma a Aliança Global de Interconexão e Intercomunicação Infraestrutura sendo aprovado em unanimidade por 193 países em assembleia oficial da ONU no ano seguinte, em 2017 a resolução 2344 também é a aprovada por unanimidade, dando continuidade a linha histórica dos principais eventos ocorridos nesse período, em 2018 são realizadas a 8 conferência ministerial do The China–Arab States Cooperation Forum (CASCF) e o Foro de Cooperação China-África(FOCAC), onde foram 35 publicados: “Declaração especial sobre a iniciativa da Rota da Seda”, “Declaração de Ação da China e os países árabes para construção conjunta da Rota da Seda” e a “ Declaração de Beijing: Rumo a uma comunidade de destino China-África mais unida”. Observa-se que transportando mais de 1,1 milhão de contêineres de carga padrão.ao longo dos anos a China vem buscando legitimar com sucesso a implementação da nova iniciativa, a pauta está presente na maioria das reuniões participadas pelos chineses e vem tendo adesão a um ritmo de crescimento contínuo como veremos no decorrer da análise. Como visto na publicação de oficialização da iniciativa, a rota da seda da informação ganha um novo molde com o decorrer dos anos se tornando um dos focos principais da nova rota da seda como afirma o documento: China, Egito, Laos, Arabia Saudita, Sérvia, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes e outros países tem lançado em conjunto a “Iniciativa de Cooperação internacional sobre economia digital da Rota da Seda” e afirmando documentos de cooperação com 16 países para fortalecer a construção da Rota da Seda Digital. (China, tradução nossa, pág 17). Os corredores econômicos também aparecem como pautas importantes a serem destacados, dentre eles o corredor econômico Euroasiático lança uma série de diretrizes para fomentar seu crescimento como: “ Diretrizes de sofia para a cooperação entre China e os países da Europa Central e Oriental” e as “Diretrizes de Budapeste sófia para a cooperação entre China e os países da Europa Central e Oriental”. Para o Corredor econômico China Mongólia-Rússia, foi acordado em 2018 o “Memorando de entendimento para o estabelecimento do mecanismo trilateral de impulso coordenado do programa do Corredor China Mongólia-Rússia”. O corredor China-Ásia Central- Ásia Ocidental tem avançado consideravelmente onde existem diversos acordos bilaterais e multilaterais entre: China, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão. Já no corredor China-Paquistão e o foco da iniciativa tem avançado na cooperação do setor energético e de infraestruturas de comunicação, o fomento dos parques industriais e do porto de Gwadar, que veremos mais especificamente ao tratarmos do fomento das obras de infraestrutura na nova rota da seda. O documento separa um capítulo para tratar do progresso da construção de grandes obras de infraestrutura nos países membros da iniciativa, na construção de ferrovias destacam-se as linhas: China-Laos, China-Tailândia, Hungria-Sérvia. Além dos trens de alta velocidade que conectam Jacarta (capital da Indonésia) a cidade de Bandung (cidade Indonésia), também está em construção o trecho que conecta a cidade de Belgrado (capital da Sérvia) a cidade de Stara Pazova ou seja os planos de fomento vão para além de conexões diretas entre a China e o país membro, também visa a conexão regional das capitais desses 36 países ao interior aprimorando assim a conexão interna, como visto no caso citado da Indonésia e Sérvia. Um dos ponto mais interessantes do fomento a infraestrutura está na almejada conexão China-Europa, onde será necessário a colocação em conjunta de diversos países ao longo do trecho onde o documento afirma de maneira detalhada que: As empresas de ferrovias da China, Bielorrusia, Alemanha, Cazaquistão, Mongólia, Polônia e Rússia firmaram um acordo para aprofundar a cooperação sobre os serviços ferroviários de transporte China-Europa. Até o final de 2018, o trem já havia unido 108 cidades em 16 países do continente Euroasiático, acumulando um total de treze mil viagens e transportando mais de 1,1 milhões de contêineres de carga. Dos trens que partiram e voltaram de China, 94% e 71% viajaram respectivamente com contêiners carregados (China, tradução nossa, pág 15) Como visto as obras fomentadas já tem se mostrado um diferencial na balança comercial chinesa, diminuindo os custos de transporte e aumentando a participação das empresas nacionais além desenvolver as atividades econômicas nos países cortados pela rota ferroviária, internamente as obras ferrvoviarias que conectam Tongjiang-Nizhneleninskoye foram concluida em 2018 e a um avanço considerável na conexão Heihe-Blagoveshchensk, para além das linhas ferroviárias China-Laos e China-Tailândia não receberam nenhuma atualização específica neste documento e até o momento está se averiguando a viabilidade do projeto ferroviário que ligará Musa-Mandaly em Myanmar. Por mais que se observe um foco da iniciativa para obras marítimas e ferroviárias, projetos para construção de rodovias também são pautadas no documento, estando em fase de operação experimental os corredores rodoviários: China-Mongólia-Rússia, China-Quirguistão-Uzbequistão, China-Rússia e China-Vietnã, o documento ainda sinaliza: China entrou oficialmente para a Convenção sobre Transporte internacionais por rodovias e afirmou 18 acordos bilaterais e multilaterais para facilitar o transporte internacional com 15 países ao longo da Rota da Seda, dentre os quais se destaca o “Acordo Intergovernamental do Estados membros da Organização para Cooperação de Xangai para facilitar o comércio internacional por rodovias”. (China, tradução nossa. pág 16-17) No âmbito do investimento portuário, quatro novos portos de destacam no documento: o porto de Gwadar (Paquistão) onde já se iniciaram algumas rotas regulares de contêineres, A zona econômica especial do porto de Hambantota (Sri Lanka) onde “se finalizaram os trabalhos de posicionamento industrial” (tradução nossa, pág 17-18). No porto de Pierro (Grécia) a construção da terceira etapa está quase concluída e o porto de Califa (Emirados Árabes) que foi inaugurado oficialmente em 2018, o trecho ainda conclui que a China firmou 38 acordos relacionados a transporte marítimo com 47 países da Rota da Seda. Com menor destaque no documentos, está o foco no transporte aéreo onde destaca: A China tem afirmado acordos bilaterais intergovernamentais de transporte aéreo com 126 países e regiões. Tem ampliado os acordos de navegação aérea entre China e países como: Luxemburgo, Rússia, Armênia., Indonésia, Camboja, Bangladesh, Israel, Mongólia, Malásia e Egito. Nos últimos cincos anos, foram adicionados 1,239 linhas aereas internacionais entre a China e os países da Rota da Seda, que 37 representa 69,1% do total das rotas internacionais recentemente abertas. (China, tradução nossa, p. 18) A cooperação no setor de instalações energéticas tem dado passos significativos, segundo o documento: os oleoduto China-Rússia e o gasoduto China-Ásia Central tem operado de forma estável, Já o gasoduto China-Rússia passará a operar de maneira estável em dezembro de 2019 com planejamento para estar completo em 2024, além disso, o oleoduto e gasoduto China-Mianmar já está em plena operação. O setor de cabos ópticos que retornam ao trecho da rota conhecido como Rota da Seda Digital tem progredido consideravelmente entre: China-Mianmar, China-Paquistão, China-Quirguistão, China-Rússia, que como afirma o documento afirmaram a “ Carta de intenções sobre o fortalecimento da cooperação de telecomunicações e redes de informação na Rota da Seda. Acerca dos avanços da iniciativa até 2019 a escala do comércio irá crescer consideravelmente como pontua do documento entre 2013 e 2018 o volume de importações e exportações entre os países membros superou o crescimento médio do comércio exterior chines durante o mesmo período. Para além de acordos econômicos, a iniciativa nova rota da seda também almeja a troca cultural entre os países membros, acordos para o financiamento de bolsas de estudos foram firmados com 24 países, em 2017, 38.700 pessoas receberam bolsa para estudar na China, que correspondem a 66% do total de bolsistas. Assim como o fomento ao turismo até 2019 diversos acordos de incentivo ao turismo foram firmados como: “ A Aliança para a promoção do mercado turístico da Rota da Seda”, “Aliança para promoção do turismo da Rota Marítima” e a "Aliança do turismo internacional Rota do Chá do 10 Quilômetros", segundo o relatório: Em 2018, China enviou 150 milhões de turistas ao estrangeiro e recebeu 30,54 milhões de visitantes, vindo principalmente da Rússia, Myanmar, Vietnã, Mongólia, Filipinas e Singapura A área da saúde, já ressaltado no documento de 2015, ganha novas perspectivas como o avanço da iniciativa, 56 novos acordos foram firmados nessa área, incluindo países como Mongólia e Afeganistão, através do “Comunicado de Beijing”, além disso, a cooperação na área da saúde, pouco destacada pela academia brasileira, ganha proporções continentais, o documento ressalta: A China tem cooperado com países ao longo do rio Lancang-Mekong sobre a prevenção de controle de AIDS, malária, gripe e tuberculose, com os países da Ásia Central sobre a prevenção da doença hidática policística e da peste bubônica, e com países da Ásia Ocidental acerca da poliomielite. A China enviou várias equipes médicas especialistas em oftalmologia para Camboja, Mianmar, Laos e Sri Lanka, para realizar a atividade “Operação Luz”... foram estabelecidos centros de medicina 38 e farmacologia tradicional chinesa em 35 da iniciativa e 43 bases de cooperação internacional. (China, tradução nossa. pág 32) Na luta contra a pobreza extrema, a iniciativa nova rota da seda apresenta diversos projetos em andamento, que são pouco ressaltados no documento, dentre os projetos se destacam o 100 projetos denominados de “Lar Feliz”, 100 projetos denominados “ Ajudas aos necessitados com amor” e 100 projetos denominados “Reabitação e atenção médica”. O foco do projeto está em avaliar os projetos de infraestrutura e cooperação industrial fomentados pela Iniciativa OBOR, porém se faz necessário a compreensão da totalidade da iniciativa, para não nos limitarmos, e termos contexto geral de todos os “braços” da iniciativa. Na área de cooperação industrial a rota da seta de maneira direta e indireta irá estimular diversos setores de mercado dos países participantes da iniciativa, dito isto, o documento traz pontuações acerca da colaboração industrial. O processo de investimento industrial nos apresenta mais uma forma de acordos bilaterais e multilaterais, uma vez que para tal fomento, diversos acordos foram fechados com empresas chinesas. O aumento dos investimentos chineses têm gerado um aumento na demanda de mercado, por isso um dos objetivos da cooperação, é justamente atualizar as estrutura industrial e elevar o nível de desenvolvimento. o documento ressalta o foco na capacidade produtiva nesse sentido mais de 40 acordos países foram firmados e o aumento do diálogo com organizações como a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ANSEA), União Africana e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Assim como o fomento a cooperação transfronteiriças como a “Cooperação Fronteira de Horgos China-Cazaquistão e a “Zona de cooperação económica China-Laos”. O documento trata um capítulo inteiro acerca das contribuições da iniciativa OBOR, através do Banco Asiatico de Investimento em Infraestrutura (BAII) aumentou de 57 membros para 93 países membros, concedendo linhas de crédito de 7,500 milhões de dólares e de destinando 40 milhões de dólares em investimentos, o BAII ainda aprovou 35 projetos em 13 países, sendo uma importante instituição de fomento aos projetos da iniciativa OBOR o documento então destaca: ”Em 2014 o governo chinesa anunciou anunciou a fundação do Fundo da Rota da Seda com um investimento de 40.000 milhões de dólares, em maio de 2017 anunciou uma entrada adicional de 100.000 milhões de yuans. Até o final de 019 o fundo da rota da seda havia feitos um investimento de 11.000 milhões de dólares e os investimentos reais foram de 7.700 milhões (China, tradução nossa, pg 44) 39 Diversos “frutos” têm sido colhidos dos acordos firmados com os países membros da nova rota, em 2018 o volume de produtos importados pela China aumentou 12.9% em comparação ao ano anterior, e os investimentos diretos da China em países estrangeiros também aumentou com um crescimento de 4,2% em relação a 2017. Nos últimos destaques das contribuições da Rota da Seda, destaca-se “Rota da seda verde”, que conta com 2 documentos principais “ Opinião guia para promover a construção da rota de seda verde” e o “Plano para cooperação para proteção do meio ambiente da rota da seda”. Então o documento ressalta mais uma vez a importância da Rota da Seda Digital: Ao construir a Rota da Seda devemos persistir no desenvolvimento impulsionado pela inovação, fortalecer a cooperação com todas as partes em matéria de inteligência artificial , nanotecnologia, computação quântica e outros campos de vanguarda, impulsionar a aplicação da Big Data e a computação em nuvem e a construção de cidade inteligentes para traçar a Rota da Seda Digital do Século XXI (China, tradução nossa, pág 66) Por fim o documento apresenta a parte mais simbólica da iniciativa, apontando que a Rota da Seda foi iniciada pela China mas pertence ao mundo, remete ao princípio cunhado por Hu Jintao e levado adiante por Xi Jinping, de que somos uma humanidade de destino compartilhado onde se destaca em materializar um benefício mútuo do tipo “1+1+1>3” por isso a iniciativa vai para além de suas rota comerciais, mas parte do princípio que as trocas culturais são igualmente importantes para haver o entendimento mútuo entre os países. A construção da rota da seda só pode ser feita através da paz em comum, assim como a antiga rota de prosperou em tempo de paz e sucumbiu aos períodos de guerra, de exemplo a isso está o posicionamento chines em mediar a paz nos conflitos já existentes, como o caso mais recente entre Arabia Saudita e Irã, o governo chinesa compreende a importância da não intervenção direta em outros países e preza pelo estabelecimento de mecanismo de resolução de conflitos. 4.3 ANÁLISE PARCIAL: INFOGRÁFICO - CONQUISTA DO CINTURÃO E ROTA 2022 Dando sequência nas análises parciais dos documentos disponibilizados, este infográfico produzido por Li Simeng e disponibilizado no site oficial da iniciativa nova rota da seda: Belt and Road Portal, os resultados da iniciativa que começou em 2013 já se evidenciam na economia Chinesa. Em 2022 através de 82 rotas ativas que abrangem 204 40 cidades asiáticas e 24 cidades europeias transportaram 1,475 milhões de contêiners através de trens de carga China-Europa, representando um crescimento de 10% anualmente , as negociações com os demais países da rota também cresceram nesse período chegando 20,4% ao ano, assim como na parte financeira, os investimentos direto chines nos países da rota totalizou 19,16 bilhões de dólares crescendo, 6,5% ao ano, a aparte dos projetos de investimentos o volume de contratos de projetos também cresceu no ano 2022 chegando de 91,95 bilhões de dólares, em valores de contratos assinados ao valor chega a atingir 98,19 mil milhões. Um dos únicos corredores destacados individualmente é a rodovia China-Laos que iniciou suas operações em dezembro de 2022, nesse período até janeiro de 2023 já havia transportado 8,5 milhões de passageiros entregando 11,2 milhões de toneladas de mercadorias e o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo, via trem intermodal ferroviário-marítimo transportaram 687.100 contêiners representando um aumento de 18,9% ao ano. 41 5. ANÁLISE INDIVIDUAL CORREDORES DA ROTA Após a compreensão da totalidade da iniciativa OBOR através da análise dos documentos disponibilizados, se faz necessário a compreensão individual do que cada rota como apresentado no “mapa 3 Mapa corredores marítimos e terrestres da iniciativa nova rota da seda” almeja para que se possa compreender o panorama do retorno do polo econômico para o continente asiatico. Mapa 3 - Mapa corredores marítimos e terrestres da iniciativa Nova rota da Seda Fonte: Deutsche Bank, 2019, OLIVEIRA, Caio, Nova Rota da Seda e a China: A iniciativa do futuro e seu impacto no mundo 5.1 CORREDOR ECONÔMICO NOVA PONTE TERRESTRE DA EURÁSIA Segundo Vadell (et al p. 53) , este corredor irá focar na passagem terrestre, que irá conectar o Oceano Pacifico ao Oceano Atlântico através de linhas ferroviárias que cobrirão 10.800 quilômetros, a rota irá conectar as cidades costeiras de Lianyungang e Rizhao ambas na China as cidades de Rotterdam na Holanda e a cidade de Antuérpia na Bélgica. Interessante observar a magnitude da diplomacia chinesa ao incentivar tais obras vendo que o corredor da Eurásia atravessará países como Cazaquistão, Rússia, Bielorrusia, Polônia e Alemanha, tal grau de organização dos países envolvidos, reflete os princípios analisados nos documentos oficiais onde pontua-se que a rota da seda só possível em tempos de paz, a 42 colaboração mútua entre os países, mais um fato que evidencia a necessidade de uma cooperação vigorosa entre os países se reflete no atual conflito Ucrania-Rússia, onde parte do corredores da nova rota da seda fica incapacitado pelo conflito, como veremos ao longo da análise, a diversificação das rotas permitirá contornar o corredor Euroasiatico. (Vadell et al; pág 53) ainda destaca que parte do corredor já está em pleno funcionamento ao afirmar que: É importante destacar que várias rotas ao longo da rota da seda já estão em funcionando: a ferrovia Chengdu-Xinjiang-Europa que chega a Duisburg, Alemanha via Polônia através da ferrovia Chengdu-Xinjiang-Europa que chega a Polônia; e a ferrovia Yiwu-Xinjiang-Europa, que chega a Madrid, Espanha. Com o objetivo de promover o intercâmbio econômico e outros projetos de construção de portos, rodovias e linha de transmissão elétrica estão avançando (Vadell el al, pág 53) 5.2 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-MONGÓLIA-RÚSSIA (CECMR) Segundo Vadell (et al, pág 53) , O acordo para a construção da CECMR foi firmado em 2016 considerado o marco da iniciativa OBOR , O projeto funcionará por de duas rotas de transporte de terrestre, a primeira que irá da região de Beijing-Tianjin-Hebei (China) até Hohhot (Mongolia interior), até se conectar com a rota Mongólia-Rússia. E a segunda conectar as cidades Dalian, Shenyang, Changchun, Harbin and Manzhouli na China até a cidade de Chita na Rússia. 5.3 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-PAQUISTÃO (CECP) Este corredor terrestre de aproximadamente 3000 quilômetros foi proposto e anunciado pelo Premier Li Keqiang em sua visita ao Paquistão em maio de 2013 (MOFA, 2013, tradução nossa). Segundo Vadell (et, al; pág 54) o corredor terá início na cidade Kashgar (China) e chega até o porto de Gwadar (Paquistão), onde se encontra com a rota da seda Marítima, a roda será um junção de trechos rodoviários e ferroviários além de oleodutos gasodutos e cabos de fibra óptica. Há previsão de investimentos de 45 milhões de dólares até 2030 em um projeto de longo prazo que visa metas para além de infraestrutura de transportes, no setor energético, comunicações, parques industriais e ZEES. 43 5.4 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-BANGLADESH-ÍNDIA-MYANMAR (CECBIM) De acordo com Vadell (et, al; pág 54) o corredor conta com 3 rotas, A rota sul conecta Ruili (China) até a cidade de Kolkata (Índia), por essa rota também passarão os gasodutos e oleodutos conectando as regiões. A rota central atravessa 4 países desde Kunming (China) até Kolkata, Índia. E a rota norte segue os contornos do rio Brahmaputra (Aoyama, 2016, pág 54, tradução nossa) 5.5 CORREDOR ECONÔMICO CHINA-ÁSIA CENTRAL-ÁSIA-OCIDENTAL Este corredor ganha maior importância desde o ano de 2022, com o início do conflito OTAN-Rússia em solo ucraniano que impossibilitou o pleno funcionamento do corredor da ponte terrestre Eurásia, o corredor China-Ásia Central-Ásia-Ocidental se apresenta de maneira oportuna para conectar a China ao mercado europeu por via terrestre, segundo Segundo Vadell (et, al; pág 53) O corredor irá sair da China a partir da província de Xinjiang (extremo oeste) passando por 5 países da Ásia central: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão, irá passar ao norte do golfo pérsico, a da península arábica atravessando a Turquia, Arabia Saudita, Irã até chegar ao mar mediterraneo, interessante observar, e também será ressaltado na análise da rota marítima é a diversificação das rotas, enquanto o Corredor Econômico China-Ásia Central-Ásia-Ocidental irá chegar à europa por via terrestre, em paralelo a ele observamos o corredor marítimo que através do canal de suez visando atingir o mesmo objetivo: o mar mediterrâneo, através de vias marítimas. Vadell ainda acrescenta “este corredor é um componente chave da rota da seda que atravessa uma zona rica em recursos incluindo o petróleo do Oriente Médio” (Vadell et al, pág 53) 5.6 OS CORREDORES MARÍTIMOS Os corredores marítimos além de diversificar as rotas de escoamento chines, irá abranger países para além da Ásia central e Europa, além de integrar o território chines por meio de vias marítimas, os corredores marítimos irão se encontro aos corredores terrestres, formando um grande “cordão” logístico, além de funcionarem de maneira independente pelo Oceano Índico até chegar ao continente africano, segundo Vadell: (el tal, tradução nossa, pág 56) “a principal rota do projeto maritimo através do mar do sul da China, uma das principais linhas marítimas de comunicação. Por essa região transita 21% do comércio marítimo global e cerca de 30% do comércio chines”. 44 Ainda se pontua a importância do estreito de Malaca por apresentar o trecho mais rápido e econômico por onde passam 80% das importações de petróleo chinês, o estreito é uma importante área onde a diplomacia chinesa deverá se aflorar para garantir seu pleno funcionamento, tendo em vista que o estreito passa por territórios da Malásia, Singapura e Indonésia, Vadell apresenta a fragilidade deste corredor ao argumentar: “Está região possui uma alta sensibilidade estratégica, configurando uma área de disputa territorial entre China, Taiwan, Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei, onde a um alto volume de navio cargueiros que transitam se soma a uma forte presença militar. Os norte americanos marcam sua presença militar na região realizando operações para garantir a livre navegação nos mares (FONOPs) com a justificativa de garantir a passagem previsto pela UNCLOS” (Vadell et all, tradução nossa, pág 56) Diante da instabilidade da região,estudos indicam que a escalada do conflito pode levar a utilizar rotas alternativas que geram perdas dos suprimentos estimados em “2.800 milhões mensalmente” (China Power Team 2017). A primeira rota denominada corretor de pérolas irá fomentar a construção de portos partindo da região indochina passando pelo Camboja, Malásia, Singapura, Mianmar, Sri Lanka, no continente africano Tanzânia, Moçambique e Egito até chegar na Ásia Central Paquistão, Egito, Israel por fim chegar à Europa chegando a Grécia, Itália e Bélgica, interessante pontuar que as duas principais rotas que conectam a China a Europa passam por momentos de instabilidade, cobrando da diplomacia chinesa a devida atuação para a prosperidade das rotas, a necessidade da instabilidade para o sucesso da iniciativa se reflete nos princípios trabalhados pelo PCCh em que uma sociedade de destino compartilhado necessidade de uma paz duradoura para sua estabilidade. No norte do continente Africano o estreito de Bab-el-Mandeb também se destaca nos investimentos da rota, tendo em vista que “20% do comércio mundial passam pelo estreito em direção a Europa (Schwerdtfeger, tradução nossa, 2018). Importante ressaltar ainda que em estágio inicial as rotas da seda marítima já vem se expandindo para América latina e caribe com foco no canal do Panamá. 45 6. ROTA DA SEDA DIGITAL ROTA DA SEDA DA SAÚDE Para além das rotas comerciais fomentadas na iniciativa Nova da Rota de Seda, duas outras iniciativas são apresentadas e elaboradas pela iniciativa: a rota da digital e a rota da seda verde. 6.1 ROTA DA SEDA DIGITAL - DSR (DIGITAL SILK ROAD) Conforme elucida o presidente Chines Xi Jinping: Anunciada em 2013, e lançada em 2015, a Rota da Seda Digital (DSR), um dos braços da Iniciativa de Cinturão e Rota (BRI) chinesa, é um projeto geopolítico e infraestrutural paradigmático no Sistema Internacional, com a China estendendo o alcance da sua influência em uma área historicamente liderada por gigantes do Vale do Silício: a tecnologia. O projeto prevê a construção de cabos de fibra ótica terrestres e submarinos, links de satéli