francisco brennand camila da costa lima aspectos da construção de uma obra em escultura cerâmica FRANCISCO BRENNAND CAMILA DA COSTA LIMA FRANCISCO BRENNAND ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA EM ESCULTURA CERÂMICA Editora afi liada: CIP – Brasil. Catalogação na fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ L697f Lima, Camila da Costa Francisco Brennand : aspectos da construção de uma obra em escultura cerâmica / Camila da Costa Lima. – São Paulo : Cultura Acadêmica, 2009. Anexos Inclui bibliografi a ISBN 978-85-7983-040-2 1. Brennand, Francisco, 1927-. 2. Escultura em cerâmica brasileira – Século XX. 3. Trabalhos em cerâmica – Brasil. 4. Escultura brasileira – Século XX. I. Título. 09-6243. CDD: 730.981 CDU: 73.036(81) © 2009 Editora UNESP Cultura Acadêmica Praça da Sé, 108 01001-900 – São Paulo – SP Tel.: (0xx11) 3242-7171 Fax: (0xx11) 3242-7172 www.editoraunesp.com.br feu@editora.unesp.br Dedico este livro a todos que, de algum modo, colaboraram para sua concretização; especialmente ao Claudio, ao sentimento não descrito em palavras, pela companhia, paciência e atenção em todos os momentos; a meus pais, Elza e Sérgio, a quem ofereço minhas conquistas; à Carolina, pelo apoio e incentivo. Agradeço a Francisco Brennand, pela delicadeza em responder a meus e-mails; à professora Lalada, pela orientação na realização deste trabalho; ao professor do Instituto de Artes José Leonardo, pela dedicação em ensinar; aos professores da Unesp (campus de Bauru), Comin e Solange, por me iniciarem em escultura e cerâmica. SUMÁRIO Introdução 11 1 Um artista chamado Francisco Brennand 17 2 Linguagens e estilo 69 3 Métodos e processos 125 Considerações fi nais 181 Referências bibliográfi cas 185 Anexos 193 INTRODUÇÃO Por que um artista cria, de onde partem suas ideias, como é seu método para elaboração de sua obra, seu processo de execução? Essas foram algumas questões que ajudaram a nortear o rumo desta pesquisa. A curiosidade de saber sobre o que está por trás da obra que chega a nossos olhos acabada, bela, pronta para ser admira- da; talvez, sabendo-se sobre o processo envolvido em sua realização, o modo como vemos essa obra torna-se diferente, seria como, de certa forma, acompanhar um pouco de seu nascimento, para enfi m habitar o mundo. O objetivo principal desta pesquisa está justamente em levantar informações sobre os elementos formadores da obra em escultura cerâmica de Brennand, as influências recebidas pelo artista, seu processo de criação e a materialização de sua obra, enfatizando o barro como sua matéria de trabalho e diferencial de sua produção. Na obra de Brennand tudo chama muito a atenção, principalmen- te pelo fato de ser ele um artista que trabalha em distintas modali- dades e faz uso de variados materiais. Apesar das diferentes técnicas trabalhadas pelo artista, há um elo que relaciona sua produção (inde- pendentemente da técnica e material). Por esse motivo, para realizar um estudo sobre sua arte em escultura cerâmica, houve a necessidade de se comentar sobre seu desenho, pintura em tela e mural, uma vez 12 CAMILA DA COSTA LIMA que sua produção de esculturas não se originou isoladamente. Em meio à vasta obra de Francisco Brennand, sua escultura se destaca, seja pelo material de que é feita, suas formas e volumes. O tema abordado pelo artista é o mesmo, independentemente do material ou técnica utilizados. Rege sua produção o mistério da origem da vida e todos os elementos associados a esta temática: o nascimento, o ovo, fi guras de corpos e de seus fragmentos, a fi gura da mulher – geradora da vida. Na obra de Brennand há ainda uma forte infl uência mitológica, assunto que será abordado ao longo deste tra- balho, de modo a facilitar um entendimento sobre a criação do artista. Francisco Brennand é um artista contemporâneo, nordestino, cuja produção possui forte significado e importância para a arte brasileira. Na década de 1970, participou do Movimento Armorial, junto a outros nomes importantes da cultura pernambucana, como Ariano Suassuna. Sua formação artística, misto de um aprendizado europeu com o brasileiro, soma-se a um fator determinante, que vai além do espaço e do tempo e está marcado em sua própria origem: a ligação de sua família com a indústria cerâmica. Sua escultura é também brasileira no material. As argilas utili- zadas vêm do nordeste, de regiões que produzem variedades não encontradas em nenhum outro local. Seus temas, ideias e formas, entretanto, superam nacionalidades e regionalismos. Inegavelmente o material utilizado por Brennand em sua escul- tura exerce notável fascínio para quem a aprecia. O domínio que o artista possui sobre a técnica da cerâmica, bem como os processos e transformações envolvidos na concepção de sua escultura, é elemento diferencial no resultado dessas obras. Talvez parte do “encanto” da escultura de Brennand esteja justamente no material – sua cerâmica com características técnicas e estéticas únicas. Na escultura de Brennand todo o seu conjunto atrai: tema, forma, dimensão e, principalmente, a matéria de que é feita – fosse outro material e sua escultura não teria as mesmas características. O barro é uma matéria que acompanha a própria evolução do homem, sua manipulação é uma das mais antigas ações da humanidade. Suas características são singulares, assim também como o processo que envolve a técnica da cerâmica: modelagem, esmaltação, queima. FRANCISCO BRENNAND 13 Meu interesse pela obra de Francisco Brennand vem de longe. No ano de 1999 tive contato pela primeira vez com suas obras. Havia terminado uma exposição de esculturas do artista na Pinacoteca do Estado de São Paulo, mas ainda habitava o lugar uma obra ou outra, sufi ciente para captar minha atenção. Até o momento não tinha uma real dimensão da produção de Brennand e principalmente de seu trabalho em outras técnicas. Acreditava, assim como grande parte do público que aprecia sua obra sem grande aprofundamento, que Brennand produzia apenas esculturas, que fosse exclusivamente um escultor. As formas, cores, o material, a dimensão de suas esculturas em muito me admiraram e, a partir do catálogo da exposição que havia terminado “Brennand – Esculturas 1974 /1998”, acompanhado do belo ensaio de Olívio Tavares de Araújo (também curador da exposição) “Proposta para uma Leitura de Brennand”, conheci um pouco mais sobre o artista e sua produção. Até o momento, ainda não possuía muito conhecimento sobre a cerâmica, o que ocorreria um pouco adiante e acrescentaria maior interesse sobre a escultura de Brennand, como também a esta técnica. No ano de 2002 realizei o trabalho de conclusão do curso de Graduação, com a análise de um conjunto de esculturas de Brennand – trabalho ainda breve e de caráter inicial – que me trouxe o interesse em dar continuidade à pesquisa. Os anos foram passando e meu interesse pela obra de Brennand, assim como pela cerâmica, aumentou. A motivação e curiosidade me levaram como aluna especial, no ano de 2006, a conhecer a professora Lalada Dalglish. Sua experiência e conhecimento em cerâmica des- pertaram em mim uma atração ainda maior por esta área; ao cursar a disciplina “Tridimensionalidade: Fundamentos da Cerâmica, do popular ao contemporâneo” descobri um pouco mais da história, das variedades e particularidades que envolvem esta técnica, ainda hoje pouco pesquisada e explorada, dentro da dimensão de sua riqueza. Cada novo conhecimento sobre Brennand, bem como pela ce- râmica, signifi cava uma surpresa, mas principalmente, ao aprender e realizar relações sobre os métodos empregados pelo artista, seus 14 CAMILA DA COSTA LIMA processos e suas ideias para elaboração de sua obra foram aspectos que em muito me envolveram. Faz-se importante ressaltar o fato de ter conhecido pessoalmente a “Ofi cina Brennand”1 no ano de 2007, o que possibilitou um grande avanço para a pesquisa. Ter contato direto com sua variada obra, a noção real da dimensão de seu projeto e produção são aspectos que não se encontram em livros. A Ofi cina Brennand trata-se, acima de tudo, de um lugar de criação e, justamente por isso, acredito que seja este um lugar sagrado, abençoado, especial. Talvez meu olhar não fosse o mesmo se não tivesse presenciado a obra de Brennand in loco, conversado com monitores, visto funcio- nários trabalhando, conhecido os fornos, visto montanhas de barro ainda sem tratamento e sem forma. Esses aspectos me fi zeram ter certeza de que não queria realizar nesta pesquisa apenas a análise de uma obra (ou conjunto de obras) ou, ainda, somente um levanta- mento de suas origens e sua história, mas, sim, oferecer informações sobre o processo de materialização de sua escultura, tendo em vista a riqueza do processo da produção de Brennand. Vi a necessidade de realizar uma pesquisa que não fosse apenas um relato com base em dados biográfi cos sobre o artista, mas, sim, uma reunião de dados que envolvesse os variados fatores relacionados ao desenvolvimento das técnicas, temas, processos utilizados por Brennand para a produção de suas esculturas cerâmicas. Claro, para chegar a uma análise próxima de seu processo de criação, teria que percorrer o caminho de sua história pessoal, abor- dando aspectos relacionados com a sua formação artística, e também descrever algumas de suas obras para chegar a um estudo sobre sua produção. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, para qual houve le- vantamento bibliográfi co e pesquisa de campo, a fi m de proporcionar uma leitura abrangente sobre a concepção da escultura cerâmica de 1 A Ofi cina Brennand, na cidade do Recife, reúne a variada obra de Francisco Brennand – o Museu permanente do artista –, além de abrigar a Fábrica em que são realizados as esculturas e os revestimentos cerâmicos. FRANCISCO BRENNAND 15 Francisco Brennand. Para tanto, divide-se em três capítulos, rela- cionados a três aspectos de suma importância para compreensão da obra do artista: o aspecto biográfi co (a formação do artista), o aspecto conceitual (temas e linguagens que caracterizam a obra) e o aspecto técnico (a materialização da obra de arte). No Capítulo 1, apresentam-se alguns dados biográfi cos impor- tantes relacionados com o desenvolvimento da carreira artística de Brennand, artistas e obras que desempenharam um papel fundamen- tal para sua formação, como pintor e como ceramista. São abordados também a presença da cerâmica na história da família Brennand, a reconstrução da antiga cerâmica pertencente à família – a Cerâmica São João – e o início do projeto de vida do artista – a Ofi cina Bren- nand, construção em permanente crescimento que abriga grande parte da vasta obra do artista. O Capítulo 2 reúne a variedade de técnicas trabalhadas pelo ar- tista além da escultura cerâmica: desenho, pintura, painéis e relevos cerâmicos. A relação existente nessas diferentes técnicas, o “estilo brennandiano”2 – criação de um estilo característico do artista –, concentrando-se no repertório formal e conceitual que possibilitou a realização de sua obra em escultura cerâmica. Também estão presentes os temas desenvolvidos por Brennand para concepção de suas obras, o princípio de sua criação – o mistério da vida – e todos os demais elementos relacionados a este tema, cons- tantes e presentes nas diferentes linguagens utilizadas pelo artista. Ainda dentro do assunto, destaca-se a infl uência mitológica, criações impregnadas de signifi cados, crenças e refl exões do artista sobre elementos já existentes, ou por ele inventados e recriados. Por fim, o Capítulo 3 compreende as técnicas e os processos utilizados para a materialização das esculturas cerâmicas: como nasce, fi sicamente, uma escultura cerâmica de Brennand? Nesse capítulo terá destaque todo o processo envolvido até a concretiza- 2 O termo brennandiano como defi nição do que é característico da obra de Fran- cisco Brennand já foi utilizado por diversos autores, entre eles Ariano Suassuna, Fernando Monteiro e Olívio Tavares de Araújo. 16 CAMILA DA COSTA LIMA ção da escultura: o desenho inicial – estudo –, o modelo em menor escala, a modelagem, as diversas queimas, o processo de esmaltação, a montagem dos módulos das esculturas. Técnicas e processos que vêm sendo elaborados e readaptados constantemente por Brennand e por toda uma equipe de funcionários de sua Ofi cina. Nesse capítulo também consta um breve levantamento sobre as fases envolvidas no processo da cerâmica, a fi m de esclarecer dados sobre a técnica e suas possibilidades. O uso de imagens, ainda mais que em outros momentos deste trabalho, é de importância funda- mental para, além de ilustrar o que será comentado, estabelecer relações dentro do processo de elaboração de sua escultura. Há uma variedade de material de pesquisa sobre Francisco Bren- nand, são várias as entrevistas, textos escritos pelo próprio artista, além de textos de críticos de arte, intelectuais e pesquisadores, ca- tálogos e documentários. Tive acesso a diversas fontes, inclusive a oportunidade de trocar e-mails com o próprio artista, que sempre se mostrou muito atencioso e disposto a oferecer informações sobre sua obra. Fiz questão de, por achar de suma importância (além da beleza de suas palavras), utilizar ao longo da dissertação frases do próprio Brennand, pois acredito que estas ajudariam no enriquecimento do assunto tratado. Ensaios, artigos, textos de críticos de arte e estudiosos da obra de Brennand, como Olívio Tavares de Araújo, Fernando Monteiro, Mark Bridge, Mariza Bertoli, André Carneiro Leão, Ferreira Gullar e Jacob Klintowitz, também foram de fundamental importância para conhecimento e refl exão sobre a obra do artista. Ainda, apesar da existência de um vasto material literário sobre o conjunto da obra do artista, faltam informações técnicas a respeito de sua produção. Em geral são poucos os dados referentes aos pro- cessos técnicos de modelagem, esmaltação e queimas utilizados por Brennand e sua equipe. A partir do conhecimento de sua ampla produção, de uma análise contínua sobre sua obra, do olhar atento, foi possível fazer relações e descobrir muito a respeito de suas criações – e estas descobertas estarão descritas ao longo do texto que segue. 1 UM ARTISTA CHAMADO FRANCISCO BRENNAND Carta ao Filho Francisco, Você, o arqueólogo que desenterrou peças de milenários feitios, e deu às mesmas o seu caráter pes- soal, no poderoso cadinho do seu cérebro criador, teve a inspiração de conservar, ora escondido, ora bem visível, o erotismo, que não morre, enquanto existir o homem sobre a terra. Você, que transformou num templo de arte plástica essas velhas e desmanteladas ruínas de uma antiga olaria hoje, um verdadeiro e inigualável museu. Agora, em Camocim de São Félix, esse pequeno paraíso, de belíssima paisagem, onde impera o silêncio, tão propício para a criatividade, volta a pintar. E que pintura! A meu ver, a melhor que tem saído de uma palheta. Pintura cheia de força, de maravi- lhoso colorido. Não sendo um expert, tenho a sensibilidade para sentir o que verdadeiramente é belo. Estou certo – não sou um vidente, mas acredito no seu grande sucesso como pintor: quem sabe! Talvez um dos maiores do Brasil. (Carta escrita em 1978 por Ricardo Brennand, pai de Francisco Brennand, apud Ferraz, 1997, p.11) 18 CAMILA DA COSTA LIMA A família Brennand A história da família Brennand no Brasil se inicia em 1820, com a chegada de Edward Brennand, nascido em Manchester, Inglaterra. Engenheiro de uma empresa inglesa relacionada à estrada de ferro, instalou-se inicialmente no Rio de Janeiro até se fi xar em Maceió. No ano de 1897 nasceu, no Recife, Ricardo de Almeida Brennand, fi lho de Francisca de Paula Cavalcanti de Albuquerque Lacerda de Almeida Brennand e de Ricardo Monteiro Brennand, bisneto de Edward Brennand. Ricardo criou, em 1917, a primeira fábrica de cerâmicas da família, a Cerâmica São João, nas terras do antigo Engenho São João da Várzea, herdado de D. Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda, uma prima de sua mãe com quem Ricardo morou a partir dos onze anos de idade. Ricardo de Almeida Brennand casou-se com Olímpia Padilha Nunes Coimbra em 1925. Desta união, aos 11 dias do mês de junho de 1927, nas terras do Engenho São João, no Recife, nasceu Fran- cisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, segundo fi lho do casal. Após o nascimento de Francisco, viriam mais quatro fi lhos (Figura 1). Após estudar com os irmãos em um colégio de Botafogo, na cida- de do Rio de Janeiro, voltou para o Recife, onde primeiro estudou em regime de semi-internato no Colégio Marista. Em 1943, no Colégio Oswaldo Cruz, Brennand cursou o segundo ciclo de estudos e, a partir de então, passou a desenvolver interesse pelo desenho e pela literatura. No mesmo colégio conheceu Débora de Moura Vasconce- los (com quem se casou mais tarde) e foi colega de classe de Ariano Suassuna, com quem organizava um jornal literário, encarregando-se de realizar as ilustrações para os textos e poemas de Ariano. Demonstrando forte interesse aos aspectos relacionados à arte desde bastante jovem, no ano de 1946 realizou sua primeira escultura em argila, “Cabeça de Débora”, tomando como modelo o perfi l do rosto de sua futura esposa (Figura 2). No ano de 1947, participou do Salão de Arte do Museu de Per- nambuco e obteve o primeiro prêmio com a obra “Segunda Visão da FRANCISCO BRENNAND 19 Figura 1– Foto da família Brennand. Francisco Brennand (segundo à esq.) acompanhado da mãe e irmãos, 1931 (aprox.). Fonte: Catálogo Brennand – Esculturas 1974–1998. 20 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 2 – “Cabeça de Débora”, barro, 1945-46. Fonte: Catálogo Brennand – Esculturas 1974–1998. FRANCISCO BRENNAND 21 Terra Santa”, inspirada em suas caminhadas pelas terras do Engenho São João. A partir de então participou de diversos salões e passou a receber com frequência premiações e menções honrosas. No ano seguinte, casou-se com a poetisa Débora de Moura Vasconcelos, e, juntos, mudaram-se para Paris. Em 1952 Brennand retornou ao Brasil e iniciou a reforma de uma antiga casa do Engenho São João para ser sua residência. Procurou conciliar os negócios da família com sua vocação artística, o que não teve resultado. Nesse mesmo ano, resolvido em se dedicar à cerâmica, realizou estágio em Deruta, cidade no interior da Itália, na região da Úmbria, com tradição na produção cerâmica. No ano seguinte, de volta ao Engenho São João, dedicou-se à execução de pratos e jarros cerâmicos. A partir de suas experiências italianas, decorava-os com motivos fl orais (Figura 3). Expôs suas cerâmicas e pinturas no Brasil e no exterior. Em 1954, realizou seu primeiro grande painel cerâmico, para a fachada da fábrica de azulejos de sua família. Logo adiante, em 1958, rea- lizou seu primeiro painel cerâmico em espaço público, localizado no Aeroporto Internacional de Guararapes, no Recife, sob o título “Sinfonia Pastoral”, medindo 3,51 x 14,76 m (Figuras 4 e 5). Esse painel foi inaugurado juntamente com o aeroporto, na presença do então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Como completa o artista em e-mail enviado à autora para esclarecimento de algumas dúvidas a respeito desse painel1: [...] representa uma larga cena onde os pastores apascentam rebanhos bovinos e caprinos, mas também tocam fl autas como se fossem fi gu- ras ao mesmo tempo mitológicas e regionais [...] Como curiosidade, embora realizado em placas cerâmicas, foi transplantado três vezes. Duas vezes no antigo aeroporto, saindo do salão de desembarque dos estrangeiros para a sala VIP e, no atual aeroporto, se encontra no grande foyer, numa posição defi nitiva e privilegiada. 1 E-mail na íntegra no Anexo A. 22 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 3 – Vasos e jarros produzidos por Francisco Brennand entre as décadas de 1950 e 1960, expostos no Salão das Esculturas (foto da autora). Figura 4 – “Sinfonia Pastoral”, 1958, 3,51 x 14,76 m, instalado no foyer do Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife (foto de Renato Vandeck). FRANCISCO BRENNAND 23 Figura 5 – Detalhe de “Sinfonia Pastoral” (foto da autora). 24 CAMILA DA COSTA LIMA Em 1961 iniciou a construção daquele tido como o painel cerâ- mico mais importante de sua carreira: “Batalha dos Guararapes” (Figuras 6 e 7), formado por dezenas de placas cerâmicas que totali- zam 30 metros de comprimento por 2,5 metros de altura. Essa obra de Brennand se localiza na Rua das Flores, uma via exclusiva para pedestres no Centro do Recife, tendo sido restaurada no ano de 2005. Os primeiros anos da carreira artística O primeiro contato que Francisco Brennand teve com a pintura ocorreu na ocasião da aquisição, por parte de seu pai, de uma coleção de João Peretti, composta de pinturas e gravuras, em meados da dé- cada de 1940. Entre as obras da coleção, algumas necessitavam de res- tauro e foram encaminhadas aos cuidados de Álvaro Amorim, então único restaurador da cidade do Recife e um dos fundadores da Escola de Belas Artes. A Brennand coube acompanhar o trabalho de restau- ração que seria realizado nas obras. Ao frequentar o ateliê de Álvaro Amorim toda semana, Brennand passou a descobrir e ter contato com os materiais de pintura – pincéis, tintas, telas – e também a conhecer um estilo de vida e trabalho desconhecidos por ele até o momento. Álvaro Amorim ensinou a Brennand alguns detalhes sobre pintu- ra, como o preparo e mistura de tintas e o uso de pincéis, além de lhe apresentar outros professores que na época também lecionavam na Es- cola de Belas Artes. A partir de seus novos contatos, passou a admirar artistas que se tornariam suas referências, como Cézanne e Gauguin. Aos 15 anos de idade, Brennand demonstrava interesse por tudo que envolvesse desenho ou modelagem. Nessa época seu pai, Ricardo Brennand, convida o então jovem escultor Abelardo da Hora2 para dirigir o setor de criação da Cerâmica São João. 2 Abelardo Germano da Hora nasceu em São Lourenço da Mata, Pernambuco, em 1924. Além da vasta produção artística em diferentes áreas – escultura, pintura, desenho, gravura, cerâmica e poesia –, foi idealizador de diversas ideias que visavam à popularização da arte e educação. Sua obra é bastante extensa e com forte temática social. Muitas delas se encontram em locais públicos e fachadas de prédios, principalmente na cidade do Recife. FRANCISCO BRENNAND 25 Figura 6 – Detalhe de “Batalha dos Guararapes” após restauro em 2005, 1961-1962, Rua das Flores, Recife (foto de Renato Vandeck). Figura 7 – Detalhe de “Batalha dos Guararapes” após restauro em 2005 (foto de Renato Vandeck). 26 CAMILA DA COSTA LIMA Abelardo trabalhava no desenvolvimento de produtos para a fábrica de cerâmicas da família Brennand – jarros fl orais, pratos com motivos regionais e relevos. Interessado, Francisco Brennand observava o trabalho do escultor que acabou por lhe ensinar algumas técnicas, tornando-se, ainda de maneira informal, seu professor. Em 1946 Brennand começou a estudar pintura com Murillo la Greca3 e montou seu primeiro ateliê, a partir da reforma de uma antiga casa abandonada do Engenho São João. Firmado na carreira de pintor, em 1948, participou com suas pinturas de uma exposição no Recife. Nessa exposição conheceu Cícero Dias4. Ao conversar com Brennand e conhecer suas obras, Cícero o convidou para ir a Paris, cidade em que estava morando. Ao fi nal desse mesmo ano o artista, recém-casado, embarcou pela primeira vez para a Europa. A experiência e a atenção oferecidas por Cícero foram de grande valor na escolha de Brennand pela profi ssão de artista. Cícero Dias, conhecido por uma obra cujos temas revelavam cenas tradicionais de Pernambuco, já estava estabelecido em Paris e conhecia artistas europeus de renome. Brennand, após iniciar o aprendizado com a pintura de paisagens, teve logo a certeza de que seu futuro estava na pintura, e esta decisão ocasionou a primeira de várias idas e vindas que fez entre Paris e o Recife. 3 Murillo la Greca (Palmares, 1899 – Recife, 1985) pintor pernambucano que residiu em Roma para estudar, morou com Cândido Portinari e foi um dos fundadores da Escola de Belas Artes do Recife. 4 Cícero Dias nasceu em 1907, no município de Escada, Pernambuco. Na década de 1920 mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar e travou conhecimento com artistas modernistas. As infl uências recebidas pelo grupo modernista se refl etiram em sua obra, principalmente na fase classifi cada por alguns críticos como surrealista – período em que a maioria da sua obra constitui-se de desenhos e aquarelas. No ano de 1937, Cícero embarcou para Paris e manteve contato com diversos artistas, inclusive Picasso, com quem teve uma duradoura amizade. Passou a morar em Paris, mas seu retorno ao Recife era frequente. Mesmo quando afastado de sua cidade natal, suas pinturas foram uma espécie de registro das coisas do Nordeste, dos elementos e tradições da região. FRANCISCO BRENNAND 27 Mais que uma infl uência sobre o estilo da obra de Francisco Bren- nand, a presença de Cícero Dias teve importância direta na própria vida e carreira do artista, por ter lhe apresentado um mundo novo, ajudado em sua entrada e nos primeiros contatos na Europa. Ainda que na essência as obras de Brennand e Cícero Dias sigam rumos diferentes, por vezes torna-se possível notar um tema constante nas telas de ambos: a mulher – vista ora como foco do desejo, ora como fonte de frustração e confl ito. Chegada a Paris e a redescoberta da cerâmica Na cidade de Paris, Brennand montou um ateliê no mesmo local que fora o ateliê de Francis Picabia, atrás dos Champs Elisées, alu- gado pela ex-mulher de Picabia. Trabalhou durante um ano no ateliê de André Lhote, de quem também foi aluno. Frequentou também, além de museus e galerias, o ateliê de Fernand Léger, sem, no entanto, tornar-se seu aluno. Lembra-se que o principal motivo de sua viagem para a Europa era o de estudar pintura, aperfeiçoar-se nesta técnica. Em sua estadia, praticamente viveu em museus, e entre as exposições visitadas fi cou especialmente impressionado diante de uma exposição com cerâmi- cas de Pablo Picasso5, conforme menciona em entrevista: [...] como se fosse um propósito do destino, a primeira exposição que vi foi uma exposição de cerâmica de Picasso [...] um gênio que estava fazendo cerâmica, uma arte que eu, na época, até pela idade, me dava ao luxo de desprezar, o que deixava meu pai horrorizado. (Revista Leitura, 2000, p.13) Francisco Brennand teve sua infância dentro de usinas de açúcar e da fábrica de cerâmicas de sua família: “o cheiro do barro me atraía, 5 Pablo Ruiz Picasso (Málaga/Espanha, 1881 – Mougins/França, 1973). 28 CAMILA DA COSTA LIMA o barro utilizado para fazer telhas prensadas era misturado com óleo, que dava um cheiro...” (ibidem, p.12). A cerâmica sempre esteve presente em sua vida, pois sua família era formada por empresários cerâmicos. No entanto, inicialmente, Brennand acreditava ser a cerâmica uma arte utilitária, secundária, menor; diferente da pintura, apreciada e considerada por ele como uma arte maior, principalmente a pintura a óleo. Qual foi o susto do artista ao chegar à França em 1948 e deparar-se com a mencionada exposição de cerâmicas de Picasso, um dos maiores artistas do século 20, que ele tanto admirava, ao trabalhar com uma matéria-prima por ele tão conhecida e ao mesmo tempo tão pouco explorada. Soube, então, que todos os artistas da Escola de Paris tiveram sua passagem pela cerâmica: Miró, Chagall, Matisse, Braque, Gauguin. Alguns destes exploraram a técnica da cerâmica com maior intensidade, como o já citado Picasso e, de forma ainda mais profunda, o catalão Joan Miró6 (Revista Leitura, 2000, p.13). A maneira como Pablo Picasso conheceu a cerâmica coincide com a experiência de Brennand. Francisco Brennand se surpreen- deu com a exposição das cerâmicas de Picasso em 1949, assim como ocorreu com Picasso em 1946, ao visitar uma exposição em Vallauris com trabalhos regionais dos oleiros da cidade – refúgio de artistas e artesãos após a 2ª Guerra Mundial. Embora Picasso já conhecesse a matéria cerâmica, com essa visita desenvolveu o entusiasmo necessário para experimentar esse material, que lhe possibilitaria processos variáveis para expressar sua criatividade: “Arrastado pela sua necessidade vital de tudo descobrir, logo sucumbiu com infi nita delícia à tentação que, inconscientemente ou não, havia provocado, de penetrar os mistérios da terra e do fogo.” (Ramié, 1987, p.7). Um dos aspectos que chamaram a atenção de Picasso em relação à cerâmica foi o de obter resultados imprevistos. O artista admirava justamente o imprevisto e esforçava-se para renovar, reconstruir e 6 Joan Miró (Barcelona/Espanha,1893 – Palma de Maiorca/Espanha, 1983). FRANCISCO BRENNAND 29 Figura 8 – Pablo Picasso, “Jarra zoomórfi ca com asa e quatro pés”, 1954, 40 x 17 x 30 cm, Museu de Cerâmica de Barcelona. Fonte: Ramié, 1987. 30 CAMILA DA COSTA LIMA recriar as aparências. Defrontar-se com um novo material ou um novo resultado era uma maneira de manter sua liberdade para criar. Sua principal “difi culdade” com a cerâmica se encontrava na ma- neira de trabalhar as cores: trocar os pigmentos fi xos utilizados em suas pinturas em tela pelas cores “mudas” dos esmaltes cerâmicos, só reveladas após serem levadas aos fornos de alta temperatura7, constituiu um desafi o e tanto (Ramié, 1987, p.17). O fato de não poder controlar totalmente o resultado da obra – trabalhar com o imprevisto – talvez seja o aspecto mais atraente da técnica da cerâmica, como argumenta Brennand (2005, s.p.): “Aproximar a cerâmica do feitiço não é uma associação ocasional, e sim uma realidade, embora uma realidade que me escapa, sobre a qual não tenho nenhum poder. [...] Quando faço cerâmica, não tenho pátria; minha pátria é o abismo pelo qual vou resvalando sem saber o que encontrarei no fundo.” Não só Brennand, mas toda uma geração se impressionou ao ver Picasso trabalhar a cerâmica. Seu trabalho nesta técnica fez com que houvesse um maior interesse pela arte cerâmica, pois, desenvolvendo esta arte, estava ele, o grande artista Picasso, entregando-se à arte do fogo: “Como por artes mágicas, fl oresceu um renovado interesse e prática por tudo o que dizia respeito às artes do fogo. E nunca houve tantos ceramistas em toda a terra [...]” (Ramié, 1987, p.18). Assim como Brennand nunca deixou de produzir pinturas, Picas- so também não deixou de pintar enquanto produzia suas cerâmicas; 7 Até janeiro de 1953, Picasso utilizou para queima de suas peças um forno romano, também conhecido como vallauriano ou forno de balancim, em que a câmara era aquecida com lenha de toras dos pinheiros de Alepo, encontrados nos bosques da região. Nesse tipo de forno, a chama é constantemente aspirada e largada por sufocação, realizando um movimento de ziguezague que envolve todas as peças dispostas no interior do forno. A partir de 1953, o artista iniciou o processo de queima em forno elétrico (um dos primeiros fornos instala- dos depois da Guerra). Bastante diferenciado do forno à lenha em relação ao processo, técnicas e esmaltes, por possuir uma câmara menor que a do forno romano, oferecia a vantagem de realizar queimas com maior frequência (Ramié, 1987, p.13). FRANCISCO BRENNAND 31 pelo contrário, utilizava suas técnicas de pintura na cerâmica, como é o caso dos painéis cerâmicos produzidos no fi nal de 1969. Picasso alcançou grande perfeição no acabamento de seus ladrilhos, justa- mente pela sobreposição de técnicas, o que resultou numa cerâmica com o tratamento de pinturas a óleo (ibidem, p.23). Em sua busca pela cerâmica, Francisco Brennand encantou-se, ainda mais que pela cerâmica de Picasso, pela cerâmica de Miró. Picasso trabalhava sobre diferentes materiais, entre eles a cerâmica, sem ter uma preocupação especial com o material e sua linguagem própria – a preocupação maior do artista era com a sua pintura, com o desenho realizado sobre a superfície –, completa Brennand: “Como todo gênio, ele não estava preocupado com o suporte do que ele pintava, ele queria apenas realizar. Era a pintura que ele queria, não importava que fosse sobre papelão, sobre papel, sobre cerâmica, sobre tela.” (Revista Leitura, 2000, p.26). Por seu lado, Joan Miró, aluno e parceiro de Josep Llorens Arti- gas8, preocupava-se realmente com a matéria cerâmica e a riqueza no acabamento; demonstrava que, além de tratar a cerâmica como um suporte para a pintura, sua intenção era criar peças completas em que material, forma e decoração formassem uma coisa só, indivisível, em que ambas se contaminam uma pela outra (Figura 9). A essas carac- terísticas deve-se o interesse ainda maior de Francisco Brennand por esta arte. A cerâmica de Miró produziu um impacto diferente sobre o artista, pois não era apenas mais um suporte a ser experimentado. Principalmente no trabalho em parceria com Llorens Artigas, Miró soube extrair a essência da matéria cerâmica, aproveitando sua textura, consistência e expressividade. Intensifi cando seu interesse, ampliou as variações de sua arte nesta técnica, iniciando a produção 8 Josep Llorens Artigas (Espanha, 1892–1980), um dos mais bem conceituados ceramistas do século XX em toda a Europa. Trabalhou em parceria com Juan Miró a partir da década de 1940. Juntos produziram uma variedade de pratos, esculturas, vasos e painéis em cerâmica. Com idade avançada e bastante debi- litado, em 1971, a parceria se desfez. Artigas cedeu seu lugar na parceria com Miró para seu fi lho Joan Gargy Artigas. 32 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 9 – Joan Miró e Josep Llorez Artigas, “Mulher”, 1945, argila, 33 x 25 x 24 cm. Fonte: Ramié, 1987. FRANCISCO BRENNAND 33 de painéis cerâmicos, alguns deles realizados para prédios de entida- des conhecidas, como o mural realizado com a colaboração de Artigas para o Edifício da Unesco, em Paris (Figura 10). Aproximadamente no ano de 1966, a união das técnicas de escul- tura e de cerâmica permitiu a Miró o desenvolvimento de esculturas com dimensões monumentais, em sua maioria públicas: “As suas esculturas, como um todo, constituem uma importante obra em si mesmas e, como tal, vão para além de meras investidas explorató- rias de um pintor numa outra espécie de trabalho.” (Walther, 2005, p.467). As surpresas de Francisco Brennand em relação à matéria cerâ- mica não se esgotariam em Picasso e Miró. Na década de 1950, de passagem por Barcelona, deparou-se com a obra de Antoni Gaudí9, artista sobre o qual ainda não possuía muitas referências. Entretan- to, as formas, o material e a grandiosidade de suas construções lhe causaram forte impressão: Nas primeiras horas na cidade, passei de táxi em frente a uma casa. Perguntei-me alto: que diabo é isso? O motorista, sabendo lidar com turistas, me iniciou em Gaudí. Estávamos na frente da casa Battló. Depois, o mesmo motorista me levou à Sagrada Família e ao Parque Guell. Minha surpresa foi imensa, inesquecível. (Conti, 2002, s.p.) Brennand defi ne que grande parte de seu entusiasmo pela obra de Gaudí deve-se principalmente ao material nela utilizado – o azulejo 9 Antoni Gaudí (Réus, 1852 – Barcelona, 1926) desde criança demonstrava apu- rado sentido de observação, e logo se mostrou entusiasmado pela arquitetura. Iniciou aos 17 anos de idade os estudos em Barcelona e mesmo antes de se formar já trabalhava junto a diversos arquitetos da cidade. Tornou-se um profi ssional famoso, que entrou nos anais da história da Espanha e, segundo Joaquim Tor- res Garcia (Zerbst, 1992, p.6): “o mais genial de todos os arquitectos”, e ainda “o mais catalão de todos os catalães”. Na Espanha, tornou-se uma espécie de herói, devido à grandiosidade de sua obra. 34 CAMILA DA COSTA LIMA e a cerâmica – e pela liberdade do artista catalão em trabalhar com os diferentes materiais. Gaudí utilizou uma variedade de materiais em suas construções, como a combinação de pedras no estado bruto em que vinham das pedreiras com azulejos inteiros ou fragmentados. Justamente a in- trodução do uso dos azulejos em suas construções fez nascer uma nova característica da arquitetura, que favoreceu as fábricas deste ramo. Nota-se o destaque dado por Gaudí ao uso de materiais artesanais tradicionais da Catalunha, como o ferro forjado e a cerâmica. Uti- lizou com frequência a técnica tradicional catalã do trencadis – uso de pedaços e cacos de peças cerâmicas para decoração (Figuras 11 e 12). Além do uso de materiais simples, outro destaque da sua obra se dá pela inspiração em formas da natureza. Brennand não mais retornou a Barcelona, mas diz ter certeza de que o fantasma de Gaudí o acompanha, assim como o fantasma de seu pai (Conti, 2002, s.p.). O retorno à Europa Após o seu primeiro período na Europa (1948–1951), Brennand retornou ao Brasil, onde permaneceu por um tempo relativamente curto. Decidiu em 1952 dedicar-se ao aprendizado mais profundo das técnicas da cerâmica, iniciando estágio em uma fábrica de majólicas na cidade de Deruta. Durante esse estágio, Francisco Brennand iniciou experiências com o uso de esmaltes cerâmicos e queimas sucessivas – proces- so em que uma mesma peça cerâmica sofre diversas queimas em temperaturas variadas. Em cada entrada da peça no forno aplica-se uma camada diferente de esmalte, conferindo à sua superfície uma grande variedade de cores e texturas. Essas técnicas, assimiladas e desenvolvidas em contínuas experimentações, se tornariam uma característica diferencial em sua produção cerâmica. FRANCISCO BRENNAND 35 Figura 10 – Joan Miró e Josep Llorez Artigas, “Parede da Lua”, 1957, azulejos, 230 x 1510 cm. Edifício da Unesco, Paris. Fonte: Penrose, 1983, p.150-1. Figuras 11 e 12 – Antoni Gaudí, “Parque Güell” (detalhes), técnica catalã trencadis, pedaços de azulejos e vidros coloridos. Fonte: Zerbst, 2005, p.155. 36 CAMILA DA COSTA LIMA Nesse mesmo ano voltou a Paris, onde conheceu o pintor Bal- thus10, uma de suas importantes referências. Brennand possuía bastante interesse pela fi gura desse artista, pelo enigma que envolvia tanto sua obra como também sua vida. A obra de Balthus chamou a atenção de toda uma época por seus temas serem recobertos de um erotismo provocador. A presença constante em suas pinturas de jovens mulheres – meninas, adoles- centes – é uma característica marcante. Sua preferência por modelos bastante jovens se dá pelo fato de acreditar que nessa fase da vida a mulher possua algo de especial: Eu vejo as adolescentes como um símbolo. Nunca seria capaz de pintar uma mulher. A beleza da adolescência é mais interessante. A adolescência encarna o futuro, o ser antes de se transformar em beleza perfeita. Uma mulher encontrou já o seu lugar no mundo, uma adolescente não. O corpo de uma mulher está já completo. O mistério desapareceu. (Balthus in Néret, 2003, p.36-37) No ano de 1952, Francisco Brennand encontrou-se com Balthus, pintor por quem possuía tamanha admiração e sobre quem diz, com prazer: “Em 1946, em Paris, orgulho-me de ter descoberto Balthus antes dos franceses” (Revista Continente Multicultural, 2001, p.22). Através de um livro de De Chirico que comentava sobre o jovem pintor, Brennand começou a se interessar pelo artista, que apenas ini- ciaria a exposição de suas obras em galerias francesas no ano de 1951. A admiração de Brennand por Balthus faz-se notar em diversos aspectos de sua obra. Verifi ca-se facilmente nas pinturas e desenhos 10 Balthasar Michel Klossowski de Rola, conhecido como Balthus (Paris, 1909 – Rossinière/Suíça, 2001), chegou a receber recusas para expor algumas de suas obras, como é o caso de “A lição de Guitarra”. A presença de jovens mulheres em sua pintura é frequente, por vezes represen- tadas como inocentes, por outras, como mulheres fatais, ou ainda uma mescla destas duas. No entanto, em sua maioria são retratadas como fi guras solitárias, assim como o próprio artista, que reverenciava a solidão para trabalhar. Suas fi guras habitam um mundo melancólico, enfatizado pelas cores utilizadas. FRANCISCO BRENNAND 37 de Brennand uma clara infl uência da obra do artista, principalmente pela presença quase constante de jovens mulheres. Esta semelhança de temas pode ser observada, por exemplo, nas obras “Juventude estudiosa” (Figura 13), de Brennand, e “Teresa a sonhar”, de Balthus (Figura 14). Esclarece Brennand a respeito do tema: [...] a preferência de Balthus por meninas de pouca idade não era o exagero moderno, que chega ao crime. As meninas de 12 a 17 anos já estão preparadas pela própria Mãe Natureza para serem mulheres. Embora culturalmente não prontas para o casamento, já estão para o acasalamento e para serem apreciadas. (idem) Além de Balthus, outros artistas infl uenciaram a obra e a forma- ção de Francisco Brennand. Um grande ídolo para o artista, devido principalmente ao seu intenso interesse pela pintura, motivo de sua viagem para a França, é Paul Gauguin11: Às vezes, diante de um quadro de Gauguin, eu fi co inibido, sem saber como olhá-lo, porque me vem sempre à lembrança o momen- to em que, naquelas ilhas, cada vez mais distantes, ele pegava sua tela, o seu cavalete e os escassos tubos de tinta que ainda possuía, para dar início a um novo quadro, que para ele se assemelhava ao próprio ato da criação do mundo. (Revista Continente Multicultural, 2001, p.12) 11 Paul Gauguin (Paris, 1848 – Ilhas Marquesas, 1903) iniciou-se na pintura tarde. Artista autodidata que, na busca por uma vida mais simples e de uma arte mais pura, partiu da Europa para a região dos Mares do Sul. Chegando ao Taiti, fez questão de viver como um nativo, ver as coisas com maior intensidade, procurar sua própria salvação, mas também a salvação da arte, pois acreditava que esta se aproximava de tornar-se algo superfi cial, leviano. Com o resgate de uma arte pura, com características primitivas, nasceram nas telas de Gauguin novas fi guras: cenas de paisagens locais, diversos retratos de taitianos, com destaque para as mulheres nativas, que tanto despertaram seu interesse e paixão. 38 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 13 – “Juventude estudiosa”, 2004, tinta acrílica e bastão de cera sobre papel, 98,5 x 68,5 cm. Fonte: Catálogo A alma gráfi ca. FRANCISCO BRENNAND 39 Figura 14 – Balthus, “Teresa a sonhar”, 1938, óleo sobre tela, 150 x 130 cm. Fonte: Néret, 2004. 40 CAMILA DA COSTA LIMA Além de características formais, é possível identificar outras relações entre Gauguin e Brennand. O fato de isolar-se do mundo na busca de um ideal, na força de um projeto e de crenças maiores que as difi culdades e as barreiras de distância e de tempo. Brennand, solitariamente, construiu seu sonho, sua “Ofi cina / Templo” em que habitam suas obras, personagens de um mundo que vai além do real. Gauguin afastou-se da sociedade europeia também na busca de algo maior. Com a intenção de dedicar-se totalmente à pintura, entregou- se a uma vida de viagens e de procuras: Mas seu anseio era tão apaixonado e sincero quanto o de Cé- zanne por uma nova harmonia e quanto o de Van Gogh por uma nova mensagem; pois também Gauguin sacrifi cou sua vida por um ideal. Sentiu-se incompreendido na Europa e decidiu regressar para sempre para as ilhas dos Mares do Sul. Após anos de solidão e desaponto, ali morreu de doenças e privações. (Gombrich, 1999, p.551) Brennand disse considerar Gauguin o grande mestre de todos os tempos, mas sem desconsiderar outros por ele igualmente admirados, como Cézanne e Van Gogh. Viria a descobrir posteriormente que Gauguin também produzira uma variedade de cerâmicas, ignoradas à sua época, mas que foram expostas apenas no Segundo Centenário da Revolução Francesa. Na verdade, foram muitas as infl uências recebidas dos artistas da Escola de Paris: “Devo tudo à Escola de Paris, mas acontece que sou brasileiro. Aprendi tudo na Europa, mas não desaprendi de ser brasileiro” (Carvalho, 2006, s.p.). Brennand utilizou da melhor forma os ensinamentos e as expe- riências recebidos em sua permanência na Europa, o que ajudou a determinar algumas das características de sua obra. Características que se somam às suas particularidades e também às suas infl uências regionais, resultando em seu estilo único, diferenciado, profunda- mente brasileiro, mas desapegado a regionalismos. FRANCISCO BRENNAND 41 A cerâmica São João da Várzea ou herança de família A extensa área atualmente ocupada pela Ofi cina Brennand já foi um território em que a matéria cerâmica era explorada em tempos anteriores: no bairro histórico da Várzea, no Recife, funcionava a Cerâmica São João. Ricardo, pai de Francisco Brennand, havia herdado duas usinas de açúcar. Devido à queda da indústria açucareira do Nordeste e com o crescente desenvolvimento das fábricas de açúcar em São Paulo e no Paraná, houve uma grande queda em seu faturamen- to. Com a baixa da produção do açúcar, no ano de 1917, Ricardo Brennand decidiu fundar nas terras das usinas uma indústria de cerâmicas, com a intenção inicial de no local produzir telhas e tijolos (Figuras 15 e 16). O pai de Brennand possuía grande interesse por cerâmicas, especialmente por porcelanas, como observa o artista: “Eu acre- dito que ele começou a fazer telhas e tijolos devido à paixão pela sua coleção de porcelanas chinesas. Ele tinha a ideia fi xa de fazer porcelana.” (Revista Amphora, 2006, p.15). Foi justamente por permanecer com a ideia de produzir por- celanas que alguns anos mais tarde, em 1947, resolveu inaugurar no terreno da outra margem do Rio Capibaribe uma fábrica de porcelanas, local em que havia uma outra usina que também lhe pertencia. Para a montagem da fábrica, empregou mão de obra local, operários, além de modeladores portugueses e torneadores, decoradores e gerenciadores de diferentes regiões conhecidas pela produção de cerâmica. A louça ali fabricada possuía destacada qua- lidade, competindo com outras peças produzidas no Brasil e mesmo no exterior. Esta fábrica durou aproximadamente duas décadas, sendo fechada quando os irmãos de Francisco Brennand, à frente do grupo, a consideraram de difícil comando e grande complexidade. Em 1954 a família de Brennand inaugurou uma fábrica de azu- lejos no Recife, e nesse mesmo ano Francisco produziu seu primeiro painel cerâmico, feito especialmente para a fachada desta fábrica. 42 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 15 – Telhas e tijolos produzidos na antiga Cerâmica São João (foto da autora). Figura 16 – Detalhe de telha com a marca da Cerâmica São João (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 43 Figura 17 – Painel cerâmico realizado para o prédio sede da destilaria Bacardi, 1962–1963, azulejos cerâmicos, Miami (EUA). 44 CAMILA DA COSTA LIMA A partir de então, passou a produzir diversos outros painéis cerâ- micos, tanto para locais públicos da cidade do Recife como para fachadas de prédios em diversas cidades. Brennand, que já possuía carreira internacional por expor seus quadros e participar de di- versos salões, recebeu, em 1961, a encomenda de uma empresa de Miami para fazer um extenso mural, com temas fl orais, medindo 656 m² (Revista Continente Documento, 2005, p.26). Esse mural, alguns anos depois, recebeu premiações da Prefeitura de Miami (Figura 17). Juntamente com a produção de painéis para diversos bancos, empresas e residências, Brennand não parou de realizar pinturas. Nota-se que mesmo em fases marcadas pela produção de cerâmica o artista sempre produziu um grande número de pinturas. Nessa época o artista encontrava-se recluso nas terras do Engenho São Francisco, uma das propriedades de sua família, numa casa por ele reformada. Participava incessantemente de várias exposições no Brasil e no exterior e em 1968 construiu, no engenho em que morava, um forno para queima de suas peças em cerâmica, que foi usado até sua mudança para as terras da Cerâmica São João. O início de um sonho: a reconstrução da Cerâmica São João Em 1971, depois de uma visita às ruínas semi- abandonadas da Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo meu pai em 1917, resolvi ali instalar o meu ateliê. É o começo de todo o projeto, do “work-in- progress” que até hoje continua. A 11 de novembro de 1971, escrevi no meu diário: “Aguardo ao pé da ponte da antiga estrada de ferro o caminhão carregado de meus destroços, que começo a transportar para a Cerâmica São João. Entrarei hoje nessa velha fábrica, ainda com o sentimento de perda; contudo, não faz mal, melhor que seja assim. FRANCISCO BRENNAND 45 Sinto no ar, na sombria atmosfera desses enormes galpões semidestruídos, que algo está acontecendo ou na iminência de acontecer. Na penumbra dos corredores, fecho os olhos e aguardo o sono”. (Museu Oscar Niemeyer, 2004) No ano de 1971, Francisco Brennand visitou a Cerâmica São João da Várzea: naquele momento, a construção encontrava-se em estado de ruínas semiabandonadas (Figura 18). Decidiu pedir a seu pai permissão para instalar ali seu ateliê defi nitivo; um local em que tivesse seu próprio forno para desenvolver sua obra em barro – a pro- posta foi aceita. Nos três anos que se seguiram, o espaço e os fornos que ainda estavam em atividade foram compartilhados com outras atividades do grupo, como a fabricação de telhas e tijolos refratários (Revista Continente Documento, 2005, p.29). Brennand começou a reconstruir a antiga fábrica, dedicando-se à recuperação dos espaços e à limpeza do local. Inicia, nesse momento, a produção de ladrilhos cerâmicos tanto para revestir o chão de terra batida dos galpões como para comercialização. Esses ladrilhos de- ram origem à sua indústria de pisos e revestimentos cerâmicos, que passaram a ser a base do sustento econômico da Ofi cina Brennand12. Juntamente com os ladrilhos foram produzidos painéis e tapetes cerâmicos para a própria fábrica e para venda, além de outras peças de cerâmica, como jarros. No ano de 1974, recebeu a propriedade após negociar seu desli- gamento das indústrias da família. Nesse mesmo ano, as primeiras esculturas começam a povoar o Museu-Fábrica, iniciando seu projeto em permanente construção, de “habitar” toda a área da antiga Cerâ- mica São João com suas esculturas cerâmicas (Figura 19). Seu trabalho de reconstruir a antiga Cerâmica São João foi bas- tante solitário: 12 Conforme Brennand afi rma no documentário: “Francisco Brennand Ofi cina de Mitos”, Rede Sesc Senac de Televisão, 1997. 46 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 18 – Ruínas da Cerâmica São João, 1971. Fonte: Catálogo Brennand, Esculturas 1974–1998. Figura 19 – Vista da entrada da Ofi cina Brennand nos dias atuais (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 47 Trabalhei aqui 11 anos e só recebi uma visita, a de meu pai. Nem de meus irmãos, de ninguém! Onze anos depois, a desgraça estava feita, não tinha como consertar. Se chegasse um crítico, ou elogiando demais ou criticando, já não teria nenhuma infl uência, porque já estava consolidado o que eu deveria fazer. (Carvalho, 2006, s.p.) Francisco Brennand diz gostar das ideias abandonadas. A Cerâ- mica São João em estado de semirruínas era justamente uma ideia abandonada, uma ideia inicialmente de seu pai. O que o artista procurou fazer, seguindo orientações da amiga e arquiteta Lina Bo Bardi, foi manter os traços da trajetória da construção, traços que manteriam no local vestígios de sua história original: “Respeitei, em primeiro lugar, que aqui era uma estrutura fabril, as máquinas deveriam permanecer. Isso, na Europa, eles chamam de arqueologia industrial.” (Carvalho, 2006, s.p.). Ao visitar a Ofi cina Brennand nota-se com clareza essa característica do local. A Ofi cina Brennand é, na verdade, um museu conjugado à fabrica e ofi cina do artista e consta de uma área bastante extensa dividida por ambientes. Há uma dessas áreas que se encontra a céu aberto, intitulada de Templo Central, onde se nota uma fi leira de colunas com tijolos à vista, que já estavam ali, possivelmente como susten- táculo para a cobertura de um galpão pertencente à antiga cerâmica que funcionava no local. Esse elemento carrega em si as marcas do tempo (Figura 20). Já em outra área da Oficina – o Salão das Esculturas – estão dispostas em meio às esculturas produzidas pelo artista antigas máquinas pertencentes à fábrica13 (Figura 21) – além do próprio prédio ter pertencido a Cerâmica São João. Outro elemento que também se destaca é o uso dos antigos fornos de cerâmica, não mais para queima de peças, mas, sim, para abrigar 13 A máquina retratada (Figura 21) é uma peça em ferro fundido, originalmente da antiga Cerâmica São João. Coube a Brennand a intervenção de pintá-la de vermelho, grafar o símbolo de Oxossi na porta frontal – uma espécie de assina- tura do artista presente em todas suas obras – e instalar uma peça de cerâmica sobre o topo, o que de certa forma a coloca como mais uma obra pertencente à sua coleção. 48 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 20 – Vista do Templo Central com destaque para as colunas remanescentes da antiga Cerâmica São João (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 49 Figura 21 – Máquina pertencente à antiga Cerâmica São João, instalada em meio às obras no Salão das Esculturas (foto da autora). 50 CAMILA DA COSTA LIMA esculturas prontas, convertidos em pequenos santuários ou capelas. Ainda, a grande Cúpula Azul localizada na área externa da Ofi cina era um imenso triturador de argilas, que, após passar por algumas adaptações, se tornou um dos destaques do local. Talvez tenham sido essas algumas maneiras encontradas por Brennand para manter viva a história do local, através da permanência desses elementos originais. Francisco Brennand diz em seu texto “Testamento I – O orácu- lo contrariado” a respeito do estado de ruínas em que encontrou a Cerâmica São João: [...] cabe salientar que não havia necessidade de um anteprojeto, pois as antigas paredes já indicavam aquilo que devia ser refeito: as ruínas balizavam tudo. Portanto toda e qualquer ideia chegava à medida do trabalho de progressão. Talvez, por isso, eu providenciei chamar o lugar de “ofi cina”, baseado na origem da palavra “ofício” (offi cium, em latim), que quer dizer “trabalho”, local de trabalho, evitando o francesismo ateliê. (Brennand, 2005, s.p.) Uma vez no local, notam-se alguns elementos ali presentes que foram preservados, tornando impossível estabelecer distinção rígida entre os que pertenciam à antiga Cerâmica São João e os que foram ali construídos por Brennand. A harmonia entre a construção original e os elementos mais recentes se viabiliza exatamente pelo extremo respeito em relação às ruínas da velha fábrica – qualquer tentativa de apagar ou superar o passado desse lugar traria resultados bem diferentes dos observados, e certamente o destituiriam de parte de sua aura. Entre os anos de 1975 e 1985 compreende-se o período em que Francisco Brennand produziu a maior parte das suas esculturas cerâmicas, e muitas delas atualmente encontram-se na Ofi cina Bren- nand. Para haver um real entendimento da obra do artista, a visita ao seu Museu/Ofi cina/Templo é fundamental: o local e as obras ali presentes conversam entre si e se completam, como se o lugar e o conjunto de esculturas fossem indissociáveis. Segundo o crítico de arte Jacob Klintowitz: FRANCISCO BRENNAND 51 A obra de Francisco Brennand é quase impossível de ser ver- dadeiramente entendida quando a observamos de maneira parcial. Seria necessário, por parte do público, um prodígio de imaginação criadora. E esse delírio imaginativo tem um único lugar para acon- tecer, a velha fábrica de tijolos e telhas, na Várzea, Recife. É a casa, o ateliê e a ofi cina de Francisco Brennand. (Klintowitz, 1995, p.13) Ainda sobre o conjunto da obra de Brennand, Ferreira Gullar afi rma: Francisco Brennand é exemplo de uma personalidade criadora complexa e ambiciosa que, ao contrário de outros escultores e pin- tores, não se satisfaz com a realização de peças isoladas que, se no fi nal confi guram um conjunto, uma “obra”, raramente alcançam a grandeza e a monumentalidade que encontramos no complexo arquitetônico cerâmico da Várzea, antigas ruínas da Cerâmica São João. (Gullar, 2005, s.p.) Em oposição aos autores citados, Olívio Tavares de Araújo co- menta sua opinião em relação ao local e à obra de Brennand: “Dis- cordo desde já de que a obra de Brennand esteja irremissivelmente amarrada a seu entorno e dele dependa para ser devidamente com- preendida e apreciada.” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998). Não que a escultura de Francisco Brennand esteja “presa” à Ofi cina situada no Recife, como André Carneiro Leão comenta em seu ensaio “Brennand e a Origem do Mundo” (in Bridge, 1999, p.9): “Não pode ser apreciada isoladamente, como uma forma indepen- dente ou divorciada do conjunto de sua obra, mas intrinsecamente ligada à sua pintura, aos seus desenhos, às suas placas, aos seus escritos, à sua vida.” Não são referências apenas ao local em que as esculturas se encon- tram, mas, sim, a tudo o que nele há reunido, à variada produção do artista, o que permite a realização de relações e o próprio entendimento do processo criativo de Brennand, uma vez que tudo que o artista pro- duz está muito ligado – sua obra, seus pensamentos, suas experiências. 52 CAMILA DA COSTA LIMA A Ofi cina é o retrato do trabalho árduo e solitário de Brennand em construir a cada dia uma parcela de seu sonho, de seu mundo próprio. O local permite usufruir toda a sensação e energia lá reuni- da, além da presença quase que constante do artista e dos diversos funcionários que colaboram com a realização e crescimento dessa atmosfera única. Graças à sua personalidade criadora, Francisco Brennand tra- balha incessantemente há mais de três décadas na criação de sua Ofi cina/Museu, num trabalho permanente e em constante processo de mudança. Continuamente são elaboradas novas esculturas, personagens de uma fantástica história criada pelo artista, como se aquele local fosse seu mundo particular, onde tudo é possível e tudo acontece devido à sua imaginação. Nele se misturam personagens de diferentes épocas, bichos e frutos; todos vivem em harmonia num local de arquitetura única. Ferreira Gullar (2005), em seu artigo “O universo de Bren- nand”, argumenta: O conjunto da Várzea só existe porque ali Brennand encontrou as ruínas da fábrica de cerâmicas de seu pai que lhe inspiraram a realização de um templo da arte. Não fora isso e a obra de Brennand teria sido outra, mas não o foi porque ele era quem era: fi lho de um fabricante de cerâmica, herdeiro de uma fábrica falida, mas, sobre- tudo, uma personalidade de alto voo. A arquitetura é um elemento de fundamental importância, assim também como todos os fatores que colaboraram para a idealização e reconstrução da antiga Cerâmica São João. Francisco Brennand soube utilizar da melhor forma o que lhe tinha em mãos e trabalhar de maneira diferenciada, de modo que cada elemento presente em seu projeto tivesse seu motivo para estar ali. Ter partido de ruínas talvez tenha sido o diferencial necessário para o início de sua Ofi cina. Pode-se afi rmar ser Brennand um artista incansável e de grandes ideias. Seu projeto sem fi m (work in progress) consta de “habitar” com seus seres modelados em argila toda a área de sua grande pro- FRANCISCO BRENNAND 53 priedade com cerca de 15.000 metros quadrados, distribuídos entre áreas cobertas, como os galpões, e áreas externas. Como parte desse projeto de vida, Brennand pretende povoar com suas esculturas todos os espaços, estendendo-se até chegar às margens do Rio Capibaribe, um ícone nordestino, que corta sua propriedade. Devido à existência desse projeto sem fi m, o crítico Olívio Tavares de Araújo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998) defi niu na obra de Francisco Brennand a característica de alma fáustica14: “Nada mais faustiano, com efeito, que o projeto de um work-in-progress do tamanho de um templo e a duração de uma vida, jogado em terras tropicais [...].” Brennand optou por se isolar em sua propriedade com a intenção de dedicar- se totalmente à sua obra. O artista afi rma não se preocupar com o tempo, apesar de este ser um forte componente, que pesa sobre todos os elementos por sua capacidade de construir, transformar e dar fi m às coisas. A Ofi cina Brennand Em uma grande área situada no Bairro da Várzea, no Recife, encontra-se a Propriedade Santos Cosme e Damião – Ofi cina Bren- nand. Logo na entrada, está o grupo “Os Comediantes” (Figura 22), formado por quatro esculturas cerâmicas – “O Militar” (1981), “O Bufão” (1980), “O Cavaleiro” (1981) e “O Bispo” (1981) – dispostas de modo que parecem receber quem chega à Ofi cina Brennand, de- sejando “boas-vindas” ou ainda nos preparando para conhecermos um novo mundo, habitado por seres criados da imaginação de um artista inquieto e determinado. Da inquietude de Francisco Brennand, e tendo o barro como matéria-prima, é construído, há mais de 30 anos, um sonho. Sonho em eterna procura de realização, talvez não apenas de habitar com 14 Segundo defi nição do próprio autor, Olívio Tavares de Araújo, a expressão “alma fáustica” vem do nome do personagem de Goethe, que vende a alma ao diabo em troca de um pedacinho de infi nito. 54 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 22 – “Os Comediantes”, da esquerda para a direita: “O Militar” (1981), 236 x 66 x 48 cm, “O Bufão” (1980), 171 x 48 x 66 cm, “O Cavaleiro” (1981), 230 x 75 x 70 cm, “O Bispo” (1981), 220 x 48 x 66 cm, esculturas localizadas na entrada da Ofi cina Brennand (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 55 seus seres imaginários a extensa área que lhe pertence, mas também de construir um mundo próprio, com pássaros protetores, persona- gens trazidos da mitologia e da história, além de tantas outras fi guras memoráveis. Talvez não fossem tão impressionantes esses seres se não fossem feitos de argila, saídos de um desenho, modelados, quei- mados, esmaltados e queimados novamente... Diz-se que o barro é matéria viva, é parte da natureza. Talvez as esculturas, assim como o conjunto de sua obra, tenham mais vida por terem surgido do barro e da determinação de Brennand em tornar real seu sonho. Chegando ao “Templo Central”, circundam, ao alto dos muros, os “Pássaros Rocca”, uma das esculturas emblemáticas do Templo e que se repete por todo o local. Brennand acredita serem esses pás- saros protetores, guardiões da vida, motivo pelo qual essas fi guras se encontram presentes por toda a Ofi cina/Templo/Museu (Figura 23). Para a criação dos Pássaros Rocca (pássaros rochedos) – como descreve o artista15 – a inspiração partiu da história “Simbad, o Ma- rinheiro” e do livro “Cadernos de Infância”, de Leonardo da Vinci: [...] os “Pássaros Rocca”, cuja origem remonta à história de Simbad, o Marinheiro, um dos contos das Mil e Uma Noites, quando esses pássaros defendiam os seus enormes ovos, ou melhor, as suas crias quanto à sanha dos marujos, jogando pedras em cima das naus, que acabavam por naufragar. Como diz Brennand, a corporifi cação desse pássaro para a criação das esculturas se deu através da vista de uma janela, do oitavo andar de um prédio, da demarcação de faixas de trânsito. Ao passarem sobre essas faixas recém-pintadas, os automóveis deixaram no asfalto algumas marcas. No momento em que Brennand percebeu essas marcas, realizou um breve esboço que fi cou guardado e, ao revirar algumas gavetas, cerca de dez anos depois da ocasião, veio a encontrar os desenhos que sugeriram a elaboração de suas esculturas: 15 E-mail no íntegra em Anexo B. 56 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 23 – Francisco Brennand, “Pássaros Rocca”, esculturas colocadas sobre os muros da Ofi cina Brennand, protegem o local (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 57 [...] uma forma igual àquela hoje representada pelo Pássaro Rocca: um sinuoso tronco de vértebras encimado por uma cabeça de abutre. Forma estranha, eu pensei. Fiz um desenho sumário, meti-o no bolso e depois guardei-o numa gaveta. Passado o tempo e, como qualquer artista, sempre consultando velhos papéis, deparei-me exatamente com a forma desejada. Assim foi que, ao desenhar ao acaso alguns arabescos, surgiram os Pássaros Rocca, os quais foram se aprimo- rando nas suas formas com o decorrer dos anos, já transformados em volumes escultóricos. (Brennand, 2005, s.p.) O Templo Central, a céu aberto, tem em seu centro a Cúpula Azul, local que guarda um grande ovo, o “Ovo Primordial” (Figu- ras 25 e 26). Justamente, o ovo é uma fi gura que também se repete. Ele representa a vida e é guardado pelos vários Pássaros Rocca, que o protegem. Nessa área há ainda diversos murais cerâmicos com frases signifi cativas, fi guras humanas e animais, por vezes com suas imagens refl etidas no espelho d’água que também lá se encontra. Os refl exos das fi guras nas águas permitem a duplicação das imagens, colaborando com a ideia da reprodução e do infi nito (Figura 24). A Ofi cina Brennand compreende ainda o “Salão das Escultu- ras”, uma área coberta em que se localizam esculturas de diferentes épocas, além de painéis cerâmicos e, como já citado anteriormente, algumas máquinas remanescentes da Cerâmica São João. Dispostas em fi leiras, no salão anteriormente organizado segundo a curadoria de Emanuel Araújo, as esculturas estão expostas permanentemente, sendo retiradas ocasionalmente para a participação em exposições externas. Nesse espaço tem-se a inesquecível sensação da grande produção de esculturas e dos diversos personagens que habitam a mente criadora de Brennand; ali estão presentes desde suas primei- ras esculturas, realizadas na década de 1970, até as mais recentes (Figura 27). Ao lado desse grande salão encontra-se a área chamada “Anfi tea- tro”, semelhante a uma sala de banhos romana. Possui o piso todo de cerâmica, com alguns degraus à sua volta e ao centro o desenho de uma mandala, sendo que em todo o entorno dessa área estão dispostas 58 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 24 – Esculturas refl etidas no espelho d’água, no “Templo Central” (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 59 Figura 25 – “Cúpula Azul”, localizada ao centro do “Templo das Esculturas”, na Ofi cina Brennand (foto da autora). 60 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 26 – “Cúpula Azul” (detalhe interior), abriga o “Ovo Primordial” (foto da autora). Figura 27 – “Salão das Esculturas”, Ofi cina Brennand (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 61 esculturas de Brennand (Figura 28). Nesse espaço o artista também recebe grupos de visitantes para debater sobre sua obra. As áreas internas da Ofi cina dão acesso à parte da fábrica em que são produzidos os revestimentos cerâmicos e as esculturas e murais de Brennand. É possível observar algumas peças ainda em elaboração e em fases de acabamento e pintura, além de funcionários trabalhando na produção destas peças. Essa área deixa claro que, além de a Ofi cina ser um espaço para visitação e admiração das obras de Brennand, é também um local de trabalho, uma fábrica que emprega vários funcionários e, principalmente, onde se pode observar parte do funcionamento e produção dos revestimentos e obras de cerâmica. Há ainda a “Praça Burle Marx” (Figura 29), um jardim com mais de 2.000 metros quadrados, projetado pelo próprio paisagista no ano de 1992, um pouco antes de falecer. Nesse projeto realizado por Burle Marx constavam o desenho de um espelho d’água, as bases para as esculturas de Brennand, constantes no Parque, um mural, além de indicações de cada vegetação que deveria ser plantada no local. Roberto Burle Marx já havia feito outros projetos para a família Brennand: em 1938 realizou um jardim para o pai de Brennand, local ainda existente, transformado atualmente em um bosque, sob os cuidados de um dos irmãos do artista. Segundo depoimento de Brennand, Burle Marx, sempre que ia à Ofi cina, dizia que gostaria de desenhar alguma coisa para o espaço, tanto foi que realizou o projeto para o Parque. Essa área posteriormente foi ampliada até o terreno anexo. A construção presente nesse terreno, que era usada para o depósito de parte do barro utilizado para a realização dos revestimentos e obras, foi adaptada, criando um novo espaço – a “Accademia” (Figura 30). Juntamente com suas esculturas e painéis de cerâmica, Brennand produz continuamente pinturas em tela e desenhos. No entanto, a Ofi cina não possuía nenhum espaço para exposição dos mesmos. No fi nal de 2003 foi inaugurado o espaço “Accademia”, nome pensado por Brennand em homenagem a uma galeria de Veneza, com a ideia principal de manter em permanente exposição cerca de 300 desenhos e pinturas, sendo que entre estes constam diversos estudos realizados 62 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 28 – “Anfi teatro”, interior da Ofi cina Brennand (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 63 Figura 29 – “Parque Burle Marx”, localizado na área externa da Ofi cina Brennand (foto da autora). Figura 30 – “Parque Burle Marx”; ao fundo a “Accademia” (foto da autora). 64 CAMILA DA COSTA LIMA para a elaboração de esculturas. Outra ideia para a realização do local foi a de apresentar para quem não conhece a obra de Brennand, seu lado sempre presente, mas por vezes pouco conhecido, de pintor e desenhista. O “Templo do Sacrifício” (Figura 31) é um dos locais de mais re- cente construção, juntamente com o espaço “Teorema”. O “Templo do Sacrifício” foi planejado com a intenção de servir como um local de denúncia à matança das antigas civilizações latino-americanas pelos europeus: “Não foram assassinatos a pessoas, mas a culturas”, afi rma Brennand (Mindêlo, 2008). Esse espaço é composto de diver- sas esculturas de sacrifi cados, todos de aparência idêntica (Figura 32), dispostos em fi leiras sobre os muros laterais do local, tendo ao centro, aprisionadas por grades, as esculturas do imperador asteca Montezuma e a de Atahualpa (Figura 33), monarca inca, além de duas esculturas de “O Grito”. A Ofi cina Brennand16 possui ainda o “Auditório Villa-Lobos”, utilizado para palestras, e o “Estádio”, destinado à realização de even- tos, a Loja e Café em que estão à venda peças utilitárias realizadas no local, além de algumas obras assinadas pelo artista. Na verdade, toda a Ofi cina/Museu/Templo é um local voltado para a refl exão. Não há como fi car indiferente perante o conjunto da obra de Francisco Brennand. Apesar de a Ofi cina ser composta de várias áreas, tudo ali existente se complementa, seja devido à técnica, à linguagem ou aos temas abordados. Percebe-se logo que o artista possui uma linguagem própria, que lhe permite trabalhar os diferentes materiais, seja pintura em tela, cerâmica ou o desenho em diversas técnicas mantendo a mesma expressão e força, características de sua linguagem. 16 Mapa da Ofi cina Brennand, Anexo C – planta baixa presente em folder distri- buído no local. Mapa de localização da Ofi cina Brennand na cidade do Recife, Anexo D. FRANCISCO BRENNAND 65 Figura 31 – “Templo do Sacrifício”, localizado na área externa da Ofi cina Brennand (foto da autora). 66 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 32 – “Sacrifi cado” no “Templo do Sacrifício”, cerâmica (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 67 Figura 33 – “Atahualpa”, cerâmica (foto da autora). 2 LINGUAGENS E ESTILO A solidão e sua porta A Francisco Brennand Quando mais nada resistir que valha a pena de viver e a dor de amar e quando nada mais interessar (nem o torpor do sono que se espalha). Quando pelo desuso da navalha a barba livremente caminhar e até Deus em silêncio se afastar deixando-te sozinho na batalha a arquitetar na sombra a despedida do mundo que te foi contraditório, lembra-te que afi nal te resta a vida com tudo que é insolvente e provisório e de que ainda tens uma saída: entrar no acaso e amar o transitório. (Carlos Pena Filho) 70 CAMILA DA COSTA LIMA Pintura: a criação de um “estilo brennandiano” Acredito que no fundo não possa me desvencilhar da minha alma de pintor. Tenho a impressão de estar criando com o conjunto de mi- nha obra um vasto cenário, talvez uma cosmogonia, ou então, como diz um crítico pernambucano, uma simples gliptoteca, mas sempre como um pintor. Quem sabe se essas esculturas, relevos, murais, tapetes ce- râmicos, anfi teatros, colunadas, construções, lagos, fontes e alamedas não sejam senão o resultado de uma pintura maior? O terrível é que acabo sempre descobrindo que sou eu próprio, tentando explicar o inexplicável, o racionalmente incompreensível. (Brennand, 2005, s.p.) Até meados da década de 1950, a obra de Francisco Brennand concentrava-se na pintura – a escultura só viria a ter destaque em tempos posteriores. O fato de o artista ter uma vasta produção de desenhos e pinturas resultou na criação do espaço “Accademia”, construído na Ofi cina Brennand para manter em exposição parte de seu acervo de pinturas e desenhos. Tanto as obras expostas na “Ac- cademia” como o todo de suas pinturas e desenhos possuem temas diversos: paisagens, animais, naturezas mortas, mulheres, além de formas vegetais relacionadas à Fase Floral. Brennand nunca deixou de pintar – prefere, inclusive, ser chama- do de pintor a escultor ou ceramista, pois vê uma clara relação entre o desenho, a pintura e todo o restan te de sua produção: [...] hoje sou um ceramista porque sou pintor. E não sei mesmo como alguém pode ser um ceramista se não for pintor ou escultor [...] você tem de ter uma relação com o desenho, que é básico para qualquer tipo de arte, com a forma e com a cor. Problemas da técnica da realiza- ção da cerâmica são outra coisa. Na verdade, quando estou pintando um mural, na realidade estou sendo um pintor, seja ele pintando com a técnica do afresco ou da terra batida. (Revista Leitura, 2000, p.17) Francisco Brennand acredita que não é possível realizar nenhum tipo de arte sem antes passar pela experiência do desenho, mesmo na FRANCISCO BRENNAND 71 elaboração de obras contemporâneas, como as instalações, já que o próprio ato de se arrumar os objetos de determinada maneira consta como uma ação de desenhar. Por vezes, o que muda seria ainda apenas o suporte – a pintura em um mural cerâmico continuará a ser uma pintura. A defi nição de uma ideia para a concretização de uma escultura se inicia com um desenho, e, uma vez fi nalizada, esta escultura seria a versão tridimensional desse desenho. As próprias noções de proporção, equilíbrio, simetria e força presentes em pinturas e desenhos encontram-se também em esculturas, murais e relevos. São, essencialmente, obras de pintor, a despeito de se materializarem em suportes distintos. O crítico de arte e artista paraibano João Câmara defi ne Brennand de maneira precisa: “Francisco Brennand é um pintor. Agora, pinta menos em tela ou em papel, às vezes em placas, muitas vezes em esculturas cerâmicas. O gesto e o princípio, porém, são do pintor.”1 Brennand diz sentir-se mais à vontade ao pintar diretamente sobre papel do que sobre tela ou até mesmo madeira, acreditando que o papel lhe possibilita maior versatilidade e sugere algo mais descompromissado, em que não há problema em errar ou refazer algo que não fi cou como o desejado: “[...] o ‘quadro’, que é o verdadeiro fantasma para todos os artistas [...] Toda vez que vou pintar um quadro tenho que fi car diante das minhas expectativas e promessas de ser pintor.” (Revista Continente Multicultural, 2001, p.6). Por outro lado, a partir de criações descompromissadas é que surgem ideias valiosas – estudos e esboços –, bases para a elaboração de quadros e esculturas. Como o próprio artista defi niu em entre- vista, justamente os esboços e estudos preparatórios possuem maior validade que o quadro em si, que por vezes torna-se excessivamente rebuscado (ibidem, p.7). Os estudos preparatórios guardam com eles a essência de uma obra, está neles a ideia original, primeva, em que o destaque é a naturalidade do artista em seu sagrado e único momento de criação. 1 Parte do texto escrito por João Câmara dedicado a Francisco Brennand pela indicação ao Prêmio Gabriela Mistral em 1993. Íntegra do texto no Anexo E. 72 CAMILA DA COSTA LIMA Justamente o desenho sobre papel tem sido a técnica mais explo- rada pelo artista nos últimos tempos. Como Brennand ressalva, essa escolha se deve a alguns motivos, e entre eles está o fator relacionado ao tempo: “[...] à velocidade da técnica e à rapidez dos resultados conseguidos pelo desenhista, diferentemente dos ‘tempos’ necessá- rios à secagem das tintas do pintor.” (Revista Continente Documento, 2005, p.17). Nota-se que com o passar dos anos os desenhos de Brennand sofreram várias modifi cações relacionadas à linguagem (Figuras 34 e 35). Talvez pelo motivo de ter recebido ao longo dos anos de estudo infl uências de diversos artistas, seu percurso tenha sido regado por variadas experimentações, mas de qualquer maneira o resultado sempre foi uma obra diferenciada, ao estilo Brennand.2 As técnicas utilizadas em seus desenhos assemelham-se em al- guns aspectos às de suas pinturas – com exceção aos casos em que o material utilizado exige que o procedimento seja feito de forma específi ca. Em suma, o resultado se assemelha tanto nos desenhos como nas pinturas, o que leva o ensaísta e crítico de arte Ferreira Gullar a chamar os desenhos de Brennand de “desenhos de pintor”, pela difícil distinção, à primeira vista, entre desenho e pintura (Fi- gura 36). Ainda: Enquanto na pintura o processo de raspagem dá ao autor a possi- bilidade de um infi nito palimpsesto, no desenho são as superposições que permitem ao artista um de seus maiores prazeres. Como, ao re- tomar um papel, ele ainda não tem sua solução, as superposições são portas para sua procura. Ele afi rma que nesse processo “o importante é saber parar”. Há que se aproveitar das linhas de força contidas nos desenhos que estão por baixo, que estão sendo engolidos por novos. (Revista Continente Documento, 2005, p.17) 2 Ressalta-se a diferença entre os desenhos do artista: a limpeza dos traços iniciais (Figura 34) e a força das cores e sobreposições de traços nos desenhos mais recentes (Figura 35). FRANCISCO BRENNAND 73 Figura 34 – “O sonho”, 1950, crayon sobre papel, 22 x 32 cm. Fonte: Catálogo A alma gráfi ca. 74 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 35 – “Ginastas”, 2006, tinta acrílica e bastão de cera sobre papel impresso, 69 x 49,5 cm. Fonte: Catálogo A alma gráfi ca. FRANCISCO BRENNAND 75 Figura 36 – Francisco Brennand, “Autorretrato”, 2002, técnica mista sobre papel. Fonte: Revista Continente Documento). 76 CAMILA DA COSTA LIMA Nota-se que, para a maioria dos desenhos e pinturas, Brennand parte de uma fotografi a para dar início à obra, e muitas vezes lhe servem de modelos alguns familiares e empregados. Os temas abordados nos desenhos e pinturas são sempre seme- lhantes, e entre estes um é recorrente: os corpos femininos. São várias as mulheres retratadas por Brennand, vestidas, nuas, de corpo inteiro ou apenas detalhes isolados. A ênfase dentro desse tema está em representações de mulheres jovens e adolescentes, ora apresentadas como se estivessem posando para o artista, ora como se estivessem sendo observadas sem o conhecimento deste fato. Por vezes, é possível notar nos desenhos de Brennand a associação da representação do corpo nu feminino – diferente do que poderíamos pensar inicialmente – não com a sexualidade, mas, sim, como uma maneira de refl etir sobre as dores da condição humana: Quem disse que o artista procura fugir do sofrimento? [...] um corpo nu pode também ser a metáfora ou a imagem da mais profunda tristeza; da rendição ou despojamento de todas as vaidades; do desejo e da consciência de sermos apenas este corpo, cuja nudez é a última vestimenta em nós. (Revista Continente Documento, 2005, p.10) Nesse caso, o ato de mostrar-se seria como um ato de livrar-se dos pecados, deixando à mostra a fragilidade humana – expor a pessoa como ela realmente é, sem disfarces ou qualquer outro tipo de proteção. Brennand relaciona a fi gura da mulher como o centro da humanidade, por trazer ao mundo a vida – ser geradora da vida –, mas, no entanto, esta não se encontra livre das trivialidades do destino reservado aos mortais – os dramas, o sofrimento, a morte. São várias as mulheres presentes na obra de Brennand: seja na pintura, desenho ou escultura, as fi guras femininas são recorrentes. O artista soube reunir em sua produção mulheres de diferentes épocas e relacionadas a variados contextos: são personagens da mitologia, literatura, história ou apenas mulheres comuns (Figuras 37 e 38). Pelo fato de a mulher trazer a vida ao mundo e justamente o mistério da vida ser um dos pontos de partida para a criação de Brennand, justifi ca-se a presença constante dessas fi guras. FRANCISCO BRENNAND 77 Figura 37 – “A modelo”, 2000, bastão aquarelado sobre papel, 31,5 x 23 cm. Fonte: Catálogo A alma gráfi ca. 78 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 38 – “O beco”, 2000, bastão aquarelado sobre papel, 41 x 29 cm. Fonte: Catálogo A alma gráfi ca. FRANCISCO BRENNAND 79 A Fase Floral As palavras de Sergio Milliet, que abrem o catálogo da exposição com desenhos a nanquim e monotipias com motivos fl orais, realizada na Galeria das Folhas em São Paulo, no ano de 1959, traduzem sabia- mente dados importantes sobre a Fase Floral da obra de Brennand: Em Francisco Brennand o traço limpo, decidido, é também sensual e muito brasileiro. O que por vezes parece ter de decorativo está justamente nessa doçura que atenua a riqueza da forma tropical e a coloca na medida do homem [...] Gosto de seu fl oral que não raro me lembra o ceramista e que tão bem exprime uma sensibilidade requintada e ao mesmo tempo sadia. (Galeria das Folhas, 1959) Desenvolvida entre os anos de 1959 e 1969, a chamada Fase Floral merece uma análise diferenciada. Conforme afi rma Brennand em entrevista à Revista Continente Multicultural (2001, p.7), sua Fase Floral não se encerra apenas na forma de desenhos e pinturas a óleo. Constitui, além disso, uma preparação para seus grandes mu- rais cerâmicos que se seguem em sua carreira, uma forma de estudo para a elaboração dos murais com grandes dimensões. Como salienta em e-mail enviado à autora em 2/4/20083: “[...] eu me apropriei de formas vegetais ampliando-as e deformando-as à minha maneira, sempre como motivo ideal para meus inúmeros murais cerâmicos e, algumas vezes, para desenhos e pinturas a óleo.” Não são todas as formas que permitem ampliação, como no caso das fi guras humanas, que por vezes acabam por se tornar algo grotesco ou desproporcional. O mesmo já não ocorre com fi guras da natureza, como a fi gura de cajus, elemento bastante presente na obra de Brennand (Figuras 42 a 44). O artista aproveitava-se das formas da natureza para modifi cá- las à sua maneira: as alongava, inchava, sem se preocupar que seu desenho se parecesse com a forma original (Revista Continente Mul- 3 E-mail na íntegra no Anexo A. 80 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 39 – “Coqueiro”, déc. 1950. Fonte: Catálogo Brennand, 1959. FRANCISCO BRENNAND 81 Figura 40 – “Nascimento do Floral”, 1958. Fonte: Catálogo Brennand, 1959. 82 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 41 – “Floral”, déc. 1950. Fonte: Catálogo Brennand, 1959. FRANCISCO BRENNAND 83 Figura 42 – “Caju”, déc. 1950. Fonte: Catálogo Brennand, 1959. 84 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 43 – Série “Amazônia (O rio)”, 1996, óleo sobre tela, 193 x 130 cm (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 85 Figura 44 – “Fruto” (série), 1984, cerâmica, 78 x 37 x 37 cm (foto da autora). 86 CAMILA DA COSTA LIMA ticultural, 2001, p.8): “[...] a natureza não deforma, propõe formas. É muito difícil, para não dizer impossível, um artista criar uma forma nova. Pode criar variantes, porque tem uma linguagem singular.” Em conjunto com essas deformações e recriações com base nas formas da natureza, Brennand começou a inserir em sua obra formas que imitavam as anatomias feminina e masculina. A partir da década de 1970, com a intensa produção de esculturas, sua produção passou a ter uma forte carga sexual – relação com um dos temas essenciais de sua obra, a reprodução. Foi justamente a partir das ampliações de desenhos com temas relacionados à natureza que surgiram os estudos para os primeiros murais e painéis cerâmicos de grandes dimensões e, por consequência para as esculturas. Como consta em artigo publicado pela revista Veja: As formas vegetais e a onipresença do caju começavam a apontar para a obsessão que iria exercer com intensidade em suas cerâmicas: o masculino e o feminino, a sexualidade sem pudores. Nos temas tropicais, o sexual era apenas insinuado. (Moraes, 1989, p.165) A escolha dos temas Por que um artista cria? Em primeiro lugar, por um motivo de rebeldia a seu destino mortal; em segundo, porque a criação faz parte de seus sistemas inconscientes de equilíbrio. Sem ela, perderia a homeostase que lhe permite sobreviver sobre a face do planeta. Pode pirar. Brennand sempre soube do componente poderosamen- te catártico de sua arte, de que ela lhe é necessária para poder pôr à tona alguns demônios, exorcizá-los e conviver consigo mesmo. Lucidíssimo, já dizia aos 25 anos: “É impossível separar a arte de nosso próprio drama.” (Há aqui uma nuança diferente; está falando do drama individual, não do humano). Exigia também “que a arte FRANCISCO BRENNAND 87 volte a seu primitivo lugar, que não sejam suprimidos a emoção e o instinto”. (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998) Há uma amplitude de temas abordados por Francisco Brennand, constantes na realização de suas esculturas cerâmicas. Para o desen- volvimento desses temas, o artista parte de um princípio básico: o grande enigma do universo, a reprodução. Nada mais relacionado ao início da vida, bem como da reprodu- ção, do que o ovo. Na obra de Brennand é frequente a presença de ovos e casulos – alguns inteiros, outros com a presença da vida já à mostra, abrigando animais que tentam rompê-los para iniciar a vida (Figuras 45 e 46): Ovos e aves são recorrentes em meu trabalho e têm acompanhado todo o percurso de minha obra cerâmica. Defi nem a presença do ovo primordial, da forma primeva, o ovo cósmico: o início da vida. Sabe- se que em sepulcros pré-históricos russos e suecos se encontram ovos de argila, depositados como emblema da imortalidade. As coisas são eternas porque se reproduzem. (Brennand, 2005, s.p.) A partir do mistério da origem e início da vida, bem como o da reprodução, Brennand cria seus diversos personagens, nascidos de sua fértil imaginação. O artista não se preocupa em procurar resolver mistérios existentes, mas se apropria destes mistérios e os desenvolve: [...] o artista acrescenta entes ao universo e alarga a lista do existente. Não abre as comportas do reprimido, mas descreve uma realidade mais ampla e cada vez mais dilatável. Francisco Brennand é o criador de mistérios. Não há como de- codifi cá-los, pois não se trata disso e não existe a chave desse código. O artista acrescenta novos dados que compõem a fisionomia do existente. (Klintowitz, 1995, p.10) Como ocorre com toda obra de arte, há nas obras de Brennand muito da vivência, gostos, crenças, coisas que de um modo ou de outro infl uenciaram a vida do artista – senão, não são estas, as obras 88 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 45 – Ovos cerâmicos localizados na Ofi cina Brennand (foto da autora). Figura 46 – Francisco Brennand, detalhe de coluna localizada no “Templo Central” (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 89 de arte, o refl exo de quem as produziu: “[...] o artista vive perma- nentemente confrontado com a tragédia que é a consciência de seu destino mortal. A obra é a sua maneira de tentar enganá-lo.” (Pina- coteca do Estado de São Paulo, 1998). O artista se autodescreve como “feudal, supersticioso e porno- gráfi co”; esta afi rmação ajuda a compreender importantes fatores de sua obra, permeada de sexualidade e mistérios, além do forte elo que relaciona toda sua produção, como já comentado anteriormente: Tenho 74 anos. Há uma série de coisas que para mim não têm mais importância. Eu me defi no como feudal, supersticioso e porno- gráfi co. E digo mais: quando não existem superstições catalogadas, eu invento. E sempre estou tentando relacionar as coisas como se fossem um fio que não se parte. É um fio condutor que me leva a um resultado qualquer, como se fosse uma predestinação. Até reencontrar a divindade, alguma coisa que rege tudo isso. (Revista Continente Multicultural, 2001, p.21) A busca pela divindade ou algo superior que rege as coisas de- monstra um pouco a interiorização do artista, que se confessa igno- rante sobre qualquer religião que não seja a católica (Brennand, 2005, s.p.), mas utiliza como uma marca presente em suas obras e em todas as peças produzidas na Ofi cina Brennand a marca de Oxossi (Figuras 47 e 48). Trata-se de um arco e uma fl echa, uma forma vertical que indica o sentido da vida, do crescimento – verticalidade presente na maioria das obras de Brennand: “Diante dos meus olhos, perfi lavam- se uma dezena de outros orixás que poderiam ter sido escolhidos, mas meu olhar não se afastava do percurso da fl echa.” (idem). A verticalidade da marca de Oxossi foi o que mais chamou a aten- ção de Brennand. Já se utilizava dessa marca mesmo sem conhecer seu sentido, quando mais tarde viria a ter maior conhecimento sobre Oxossi e o seu signifi cado4: 4 O signifi cado do símbolo de Oxossi Brennand teve esclarecido por carta recebida do pintor José Cláudio da Silva. 90 CAMILA DA COSTA LIMA [...] deus da caça e protetor dos animais, o que pode parecer uma contradição, mas ele é protetor à medida que afugenta os homens que invadem o reino da fl oresta pelo simples poder de matar. Oxossi é um predador, apenas para sobreviver, como todos os animais [...] é um deus inquieto, à procura simultaneamente em várias fl orestas do mundo de uma caça que sabe de antemão que jamais encontrará. Chega-me a vez de perguntar: essa caça não é o anseio desesperado do ser humano em busca da verdade, da beleza e até do Absoluto? (idem). Dentro da extensão da obra de Francisco Brennand, autores tra- çaram maneiras de divisão a partir dos temas abordados pelo artista, com a fi nalidade de proporcionar uma melhor compreensão de leitura e até mesmo orientar sobre a trajetória de Brennand. Destaca-se a divisão proposta pelos críticos Casimiro Xavier de Mendonça (Ga- leria Montesanti, 1989) e Olívio Tavares de Araújo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998). Casimiro Xavier de Mendonça traça um itinerário museológico, no qual destaca quatro vertentes principais da trajetória de Brennand: • Deuses e Heróis: esculturas de fundo alegórico, inspiradas nas fi guras mitológicas da Antiguidade. • Mistérios do Corpo: peças de forte sexualidade. A partir dos arquétipos masculino/feminino, Brennand promove a disso- lução das fronteiras entre o homem e a natureza. • Monstros Arcaicos: obras bizarras, nascidas do inconsciente. • Os Segredos do Fogo: as peças de maior riqueza tonal, cujas cores são obtidas através das variações de temperatura durante a queima nos fornos. Compreende os desenhos sobre as placas de cerâmica. Olívio Tavares de Araújo discorre de uma subdivisão em grupos em seu ensaio no catálogo “Brennand” (1998): • Frutos e animais • Sexualidade FRANCISCO BRENNAND 91 Figura 47 – “Símbolo de Oxossi”, metal (foto da autora). Figura 48 – “Símbolo de Oxossi”, detalhe de piso cerâmico (foto da autora). 92 CAMILA DA COSTA LIMA • A fi gura masculina e o falo • A fi gura feminina • Fragmentos do corpo da mulher e da vagina • Hibridismos fálicos • Personagens históricas • Personagens mitológicas • Grandes cabeças • Degoladas e trágicas. Araújo ressalva que na obra de Brennand tudo se interpenetra, ou seja, toda a sua produção está relacionada: uma mesma obra pode se apresentar relacionada com mais de uma das divisões propostas, como, por exemplo, Vênus será ao mesmo tempo uma personagem mitológica, mas também uma fi gura feminina. O crítico destaca a importância de se observar a obra com o olhar livre de preconceitos: [...] prefi ro sempre que a arte seja primeiro observada e apreendida através da sensibilidade e da intuição, com mais magia e menos cartesianismo. Para que não nos arrisquemos a fazer com a obra ao que faz o personagem do poema de Machado de Assis com a sua mosca azul: “Dissecou-a a tal ponto e com tal arte, que ela, / Rota, baça, nojenta, vil, / Sucumbiu; e com isto esvaiu-se-lhe aquela / Visão fantástica e sutil”. (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998) Independentemente do tema que seja utilizado por Francisco Bren- nand, sua obra é impregnada de sexualidade, justamente pelo princí- pio do qual parte o artista em seu processo de criação, principalmente de suas esculturas cerâmicas. Daí a constante presença de formas sexuais, falos e vaginas que se repetem na representação das fi guras: Não há como não observar que na maioria das suas esculturas cerâmicas Brennand utiliza-se com clareza de símbolos fálicos, independentemente do tema desenvolvido. Embora Brennand fuja quase sempre na escultura à caracteriza- ção da fi gura humana, a sua obra revela as formas mais salientes e FRANCISCO BRENNAND 93 protuberantes do corpo humano, das plantas e dos animais, defor- mando-as até, para reafi rmar sua energia. No caso do corpo humano, são coxas, pés, braços, nádegas, torsos. E, no desenho das peças, as genitálias masculina e feminina assumem toda a sua importância, na linha de fi xação do artista aos mitos pré-históricos da fecundação e da fertilidade. (Bridge, 1999, p.26) Por vezes, as formas sexuais são apenas insinuadas, como na série de frutos e animais – tema presente tanto nas esculturas, nos murais e pisos cerâmicos, como em desenhos e pinturas. Brennand já chamou sua série tridimensional de frutos como “Dança do Ventre e da Vagina”, salienta Olívio Tavares de Araújo: “[...] só um ingênuo ou desatento acreditaria que sua escultura trata realmente da fl ora.” (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1998). Algumas representações de animais, por vezes, também possuem formas semelhantes com as de falos e vulvas (Figura 49), diferen- tes de outras que realmente retratam animais da fauna brasileira (Figura 50). O conjunto das obras assemelha-se a um mundo que tem o estigma da sua própria ancestralidade. O nosso. E a permanência da forma fálica, visível em quase todas as obras, ou insinuada em outras, terá também o significado da procriação, do desenvolvi- mento constante da matéria humana. Do vir a ser. (Abramo apud Klintowitz, 1995, p.49). Importante ressaltar que Francisco Brennand rejeita a identifi ca- ção de ser obcecado em retratar símbolos sexuais. Justifi ca-se dizendo que sua criação é toda baseada no enigma da existência. “Talvez esteja aí a razão de eu reproduzir tanto ovo, um emblema da eternidade. E os ovos são eternos porque se reproduzem, o que remete ao enigma da sexualidade.”(Folha de S. Paulo, 2004). Assim como também não gosta que se fale em erotismo em relação à sua cerâmica, afi rma ter sua obra uma pesada carga sexual, como salienta André Carneiro Leão (in Bridge, 1999, p.14): “Entendo que Francisco queira ligar 94 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 49 – Conjunto de esculturas localizado no “Templo Central” (foto da autora). Figura 50 – “Tatu”, cerâmica (foto da autora). FRANCISCO BRENNAND 95 Figura 51 – “A prisioneira”, 1997, cerâmica, 87 x 40 cm. Fonte: Catálogo Brennand – Esculturas. 96 CAMILA DA COSTA LIMA sua obra à sexualidade, pois esta serve à procriação – matriz de seu trabalho – a metáfora sexual signifi cando sempre reprodução, en- quanto o erotismo é um fi m em si mesmo e tem objetivos distintos da reprodução.” Nas esculturas cerâmicas de Brennand não faltam fragmentos do corpo da mulher, formas semelhantes às de vulvas, vaginas, seios, nádegas, torsos, complementados ora por alguns pequenos detalhes ora dispostos em sobreposição, ou ainda mesclados a outras formas, dispostos de variadas maneiras. Em algumas obras há também repre- sentações de corpos inteiros; de qualquer modo é evidente o interesse e o fascínio particular do artista pelo corpo feminino (Figura 51). A mulher está fortemente relacionada à vida, motivo que justifi ca o interesse do artista pelo tema. Brennand também retrata em sua obra a tragédia e desventura relacionadas à história da fi gura femi- nina, justamente por sua relação direta com a vida, a procriação e perpetuação da espécie. Essa crença é antiga e relaciona-se com o mito da criação – a grande deusa mãe do universo (Figura 52): [...] Jeová cria o homem a partir da terra, do barro, e sopra vida no corpo formado. Ele próprio não está ali, presente, nessa forma. Mas a deusa está ali dentro, assim como continua aqui fora. O corpo de cada um é feito do corpo dela. Nessas mitologias, dá-se o reconhecimento dessa espécie de identidade universal. (Campbell, 2007, p.193) Na obra de Brennand a fi gura da deusa mãe do universo ou da Grande-Mãe também está presente (Figura 53), conforme afi rmação no texto de indicação de Francisco Brennand ao Prêmio “Gabriela Mistral”, 1993: “Brennand é um crente remanescente do culto da Grande-Mãe – a deusa que está representada logo à entrada da Ofi cina [...].” No campo das artes, por tempos, era malvista a representação do corpo feminino, principalmente de seu órgão sexual (Bridge, 1999, p.17): “Os gregos inventaram que a mulher possuía no meio de seu corpo um buraco mortal: o Báratro, que levava a quem o penetrasse FRANCISCO BRENNAND 97 Figura 52 – “Deusa Primitiva”. Fonte: Campbell, 2007. 98 CAMILA DA COSTA LIMA Figura 53 – Francisco Brennand junto ao seu painel cerâmico “Mãe Terra”, localizado próximo à entrada da Ofi cina Brennand (foto de Lalada Dalglish). FRANCISCO BRENNAND 99 ao mundo subterrâneo dos infernos. Foi preciso a coragem e o gênio de um Goya, Rodin, Courbet para que se aparecesse a fenda e a pilosidade do sexo feminino.” No entanto, voltemos à antiguidade pré-histórica, à fi gura da Vênus: as estatuetas que representavam a fertilidade possuem formas arredondadas, com seus órgãos sexuais bastante evidenciados; no entanto, seu rosto é quase inexistente – motivo justifi cado pelo uso deste objeto, uma espécie de amuleto; por esta fi gura estar relaciona- da à fertilidade, destaca-se a região dos quadris e seios (Figura 54). As fi guras femininas na escultura de Francisco Brennand rela- cionam-se com a fi gura da Vênus, pois parecem também terem sido realizadas para participar de algum ritual. A evidência dos órgãos sexuais, nádegas, seios e por vezes a ausência de um rosto ou cabeça, também demonstram a forte relação com a fertilidade e procriação (Figuras 55 a 57). Já o corpo masculino não lhe desperta o mesmo interesse – apesar do uso frequente de formas fálicas, outras referências ao corpo mas- culino são mais raras nas suas representações. Por vezes aparecem falos de modo bastante explícito, como em “Príapo”5 (Figura 58). É possível v