RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta Tese será disponibilizado somente a partir de 19/02/2023. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE MEDICINA Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi Vivenciando a prática: aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciais Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Enfermagem. Linha de pesquisa: Tecnologia, Inovação, Educação, Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Maria José Sanches Marin Coorientadora: Profa. Dra. Elza de Fátima Ribeiro Higa Botucatu 2021 Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi VIVENCIANDO A PRÁTICA: APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM DE SÉRIES INICIAIS Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Enfermagem. Linha de pesquisa: Tecnologia, Inovação, Educação, Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Maria José Sanches Marin Coorientadora: Profa. Dra. Elza de Fátima Ribeiro Higa Botucatu 2021 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉC. AQUIS. TRATAMENTO DA INFORM. DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CÂMPUS DE BOTUCATU - UNESP BIBLIOTECÁRIA RESPONSÁVEL: ROSEMEIRE APARECIDA VICENTE-CRB 8/5651 Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino. Vivenciando a prática : aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciais / Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi. - Botucatu, 2021 Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Medicina de Botucatu Orientador: Maria José Sanches Marin Coorientador: Elza de Fátima Ribeiro Higa Capes: 40400000 1. Enfermagem - Estudo e ensino. 2. Atenção primária à saúde. 3. Educação em saúde. 4. Prática profissional. 5. Aprendizagem baseada em problemas. Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; Atenção primária à saúde; Educação em saúde; Ensino; Prática profissional. Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi VIVENCIANDO A PRÁTICA: APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM DE SÉRIES INICIAIS Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Enfermagem. Linha de pesquisa: Tecnologia, Inovação, Educação, Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. Comissão examinadora: ____________________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Maria José Sanches Marin (Orientadora) Departamento de Enfermagem Universidade Estadual Paulista ________________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Silvia Cristina Mangini Bocchi Departamento de Enfermagem Universidade Estadual Paulista ______________________________________________________ Prof.º Dr.º Carlos Alberto Lazarini Curso de Medicina e Enfermagem Faculdade de Medicina de Marília _______________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Wilza Carla Spiri Departamento de Enfermagem Universidade Estadual Paulista _______________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Curso de Medicina e Enfermagem Faculdade de Medicina de Marília Aos meus genitores: João e Ana, pelo alicerce na construção da minha vida, da minha carreira e da minha índole. Ao meu esposo, pelo companheirismo, apoio e ombro amigo. Ao meu mais novo amor, meu filho! Este que trouxe um novo e MELHOR significado à minha vida. AGRADECIMENTOS Os meus sinceros agradecimentos: A Deus. Principal pilar para construção da minha vida. Aos meus pais. O meu muito obrigada por não medirem esforços para me ajudar sempre, me apoiar e incentivar. Ao meu esposo Rodrigo. Pelo caminhar lado a lado em trajetórias importantes da minha vida. Ao meu filho Antony, pela oportunidade singular de experimentar a maternidade, por escrever um capítulo essencial na minha vida: o amor! À minha orientadora, Maria José. Competente, ética, respeitosa. Durante nosso trajeto me reergueu, me incentivou, mesmo em fases transitórias e desafiadoras da minha vida particular. Você é minha inspiração. Obrigada pelo respeito, companheirismo, parceria e, principalmente, por me transmitir tanto conhecimento. Certamente sou uma pessoa bem melhor desde que iniciamos nosso projeto. À minha coorientadora, Elza Higa. Mulher respeitosa, sábia e extremamente competente. Dona de um arcabouço teórico digno. Não mediu esforços para nos ajudar na construção desta tese, do início ao fim. À Faculdade de Medicina de Marília. Agradeço a oportunidade de trabalho e crescimento, como facilitadora dos estudantes da segunda série. Muito obrigada à esta Instituição que me oportunizou a chance de crescer pessoal e profissionalmente através do grande desafio: ensinar estudantes por meio de Metodologias Ativas de Aprendizagem. À Faculdade de Medicina de Botucatu. Sou imensamente grata pela oportunidade de cursar desde as disciplinas na modalidade especial até o ingresso como aluna Regular no Programa de Pós-Graduação, no curso de DOUTORADO. Agradeço a cada instante que fiz parte desta grande e respeitada Instituição. Certamente, cada experiência que vivi dentro desse contexto jamais será esquecida. Aos meus estudantes. Estes, sem dúvidas, são os maiores incentivadores de toda minha trajetória profissional, pois cada um, dos mais desafiadores aos mais flexíveis, tem grande responsabilidade por meu crescimento, e a cada experiência finalizada tinha mais certeza de que amo LECIONAR! À Monike. Uma pessoa que fez parte dessa trajetória inúmeras vezes. Comprometida e responsável, se tornou uma amiga que eu admiro e torço por seu sucesso profissional. À Claudinha, bibliotecária da Famema. Expertise em nos ajudar sobre todo esse universo de pesquisa. Nos ajudou de forma crucial no processo da Revisão Integrativa da Literatura, na normatização da Tese e das Referências, e a cada devolutiva das revistas ela estava sempre pronta a nos atender. À professora Silvia Bocchi. Docente extremamente qualificada, competente, responsável e ética. Me incentivou inúmeras vezes à ingressão para o programa. Além disso, me transmitiu muito conhecimento sobre o mundo das pesquisas, artigos, como escrever artigos, como publicar artigos... De certa forma, professora Silvia teve grande responsabilidade por meu crescimento. Receba minha eterna gratidão. À minha Banca Examinadora. Agradeço primeiramente a oportunidade de compartilhar meu “pequeno” conhecimento com pessoas tão “gigantes” nesse mundo da Pesquisa. Obrigada pela disponibilidade, por dedicarem seu tempo à leitura do meu material e, por fim, mas não menos importante, agradeço por dividir seus conhecimentos que somarão de forma considerável à minha tese. Agradeço todo o apoio recebido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP- 2017/16456-4). RESUMO Ghezzi, JFSA. Vivenciando a prática: aprendizagem de estudantes de medicina e enfermagem de séries iniciais [tese]. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista. 2020. Introdução: Os avanços científicos e tecnológicos dos últimos tempos vêm exigindo mudanças curriculares na formação dos profissionais de saúde. Propõe-se, então, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, fazendo com que os participantes ocupem o lugar de sujeitos na construção dos conhecimentos, fortalecendo, assim, a integração ensino-serviço. Objetivo: Compreender as possibilidades de aprendizagem dos estudantes das séries iniciais dos cursos de Medicina e Enfermagem a partir de suas vivências nos cenários de prática profissional. Método: Estudo de múltiplos métodos, realizado em uma Instituição de Ensino Superior, em 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da primeira e segunda séries. Além das entrevistas, realizou-se análise de portfólio, observação participante com registro em diário de campo e aplicação de questionário estilo Likert com os estudantes. Os resultados foram apresentados em dois recortes, sendo o primeiro desenvolvido por meio da triangulação das fontes: portfólio, entrevistas e observação participante, analisados pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da aprendizagem-serviço. O segundo recorte foi realizado a partir da análise das entrevistas com docentes e estudantes, além da aplicação de um questionário aos estudantes. Os dados foram analisados de forma articulada e discutidos à luz da formação sociointeracionista. Resultados: No primeiro recorte, ao triangular os dados, originou-se três categorias: cuidado individual, cuidado coletivo e gestão e organização do serviço de saúde. O processo de aprendizagem do cuidado individual foi concretizado por meio da realização de visitas e consultas, onde os estudantes puderam identificar as necessidades de saúde do indivíduo e propor um plano de ação. Em relação ao cuidado coletivo, os estudantes puderam compreender a complexidade das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças, considerando o contexto de vida das pessoas. No que diz respeito à organização e gestão dos serviços de saúde, os estudantes passaram a conhecer o funcionamento da Atenção Primária e, assim, refletiram sobre o que é preconizado na legislação e o que efetivamente é possível na realidade do Sistema Único de Saúde. No segundo recorte, os dados foram organizados em três grupos temáticos: visão ampliada do processo saúde-doença, integração ensino-serviço e aprendizagem no contexto da prática profissional. Na primeira temática, os entrevistados dialogaram sobre a importância do vínculo, empatia e comunicação como habilidades desenvolvidas em cenários de prática sob a lógica dos princípios sociointeracionistas. A segunda temática contribuiu com a articulação teórico- prática, por meio da aproximação dos estudantes aos princípios do Sistema Único de Saúde. Na terceira temática, os entrevistados discorrem sobre uma aprendizagem mais significativa e próxima do fazer profissional. Considerações Finais: Os resultados discorrem sobre o perfil crítico, proativo e reflexivo que um estudante desenvolve quando inserido na prática precoce veiculado por metodologias ativas de aprendizagem. A aprendizagem ensino-serviço contribui para que o estudante se desenvolva de acordo com o que se preconiza no Sistema Único de Saúde, ademais, a aprendizagem derivada da prática, conforme a proposta sociointeracionista, se torna mais significativa e favorece ao estudante um olhar mais articulado e interdisciplinar. Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Saúde; Ensino; Prática Profissional; Atenção Primária à Saúde. ABSTRACT Ghezzi, JFSA. Experiencing the practice: learning of medical and nursing students in early grades [tese]. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista. 2020. Introduction: The scientific and technological advances of recent times have demanded curricular changes in the training of health professionals. It is proposed, then, the use of active learning methodologies, making the participants take the place of subjects in the construction of knowledge, thus strengthening the teaching-service integration. Objective: To understand the learning possibilities of students in the initial grades of Medicine and Nursing courses from their experiences in professional practice settings. Method: Study of multiple methods, carried out in a Higher Education Institution, in 2018. Data were collected through semi-structured interviews with teachers and students of the first and second series of Medicine and Nursing courses. In addition to the interviews, portfolio analysis, participant observation was recorded with a field diary and the application of a Likert style questionnaire with students. The results were presented in two sections, the first being developed through the triangulation of sources: portfolio, interviews and participant observation, analyzed by the technique of content analysis in the thematic modality and discussed in the light of the learning-service. The second cut was made from the analysis of the interviews with teachers and students, in addition to the application of a questionnaire to students. The data were analyzed in an articulated way and discussed in the light of the sociointeractionist formation. Results: In the first cut, when triangulating the data, three categories originated: individual care, collective care and health service management and organization. The learning process of individual care was accomplished through visits and consultations, where students were able to identify the individual's health needs and propose an action plan. In relation to collective care, students were able to understand the complexity of health promotion and disease prevention actions, considering the context of people's lives. With regard to the organization and management of health services, students came to know the functioning of Primary Care and, thus, reflected on what is recommended in the legislation and what is actually possible in the reality of the Unified Health System. secondly, the data were organized into three thematic groups: an expanded view of the health-disease process, teaching-service integration and learning in the context of professional practice. In the first theme, the interviewees discussed the importance of bonding, empathy and communication as skills developed in practice scenarios under the logic of sociointeractionist principles. The second theme contributed to the theoretical-practical articulation, by bringing students closer to the principles of the Unified Health System. In the third theme, the interviewees talk about a more meaningful learning and closer to professional practice. Final Considerations: The results discuss the critical, proactive and reflective profile that a student develops when inserted in early practice conveyed by active learning methodologies. The teaching-service learning contributes for the student to develop according to what is recommended in the Unified Health System, in addition, the learning derived from the practice, according to the sociointeractionist proposal, becomes more significant and favors the student a more articulated look and interdisciplinary. Descriptors: Problem-Based Learning; Health Education; Teaching; Professional Practice; Primary Health Care. SUMÁRIO TRAJETORIA PROFISSIONAL .......................................................................................................... 11 1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................................. 15 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................................... 24 2.1 Metodologias ativas de aprendizagem ............................................................................................. 24 3. OBJETIVOS ...................................................................................................................................... 30 3.1 Objetivo Geral .................................................................................................................................. 30 3.2 Objetivos Específicos ...................................................................................................................... 30 4. TRAJETÓRIA METODOLÓGICA................................................................................................... 31 4.1 Tipo de estudo .................................................................................................................................. 31 4.2 Cenário da Pesquisa.......................................................................................................................... 31 4.3 População Geral ............................................................................................................................... 34 4.4 Abordagem Qualitativa..................................................................................................................... 34 4.5 Abordagem Quantitativa...................................................................................................................36 4.6 Amostra.............................................................................................................................................37 4.7 Procedimentos éticos ....................................................................................................................... 37 5. RESULTADOS E DISCUSSÃO ........................................................................................................39 5.1 Aprendizagem-serviço: vivências de estudantes de medicina e enfermagem a partir da prática profissional..............................................................................................................................................39 5.2 Formação sociointeracionista: percepção de docentes e estudantes inseridos na Atenção Primária à Saúde.......................................................................................................................................................55 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................ 78 REFERÊNCIAS .....................................................................................................................................80 Introdução.....................................................................................................................80 Fundamentação teórica .................................................................................................82 Trajetória metodológica................................................................................................84 ANEXO A - Parecer CEP - Pesquisa Qualitativa ....................................................................................85 ANEXO B - Parecer CEP - Pesquisa Quantitativa ..................................................................................89 APÊNDICE A - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Pesquisa Qualitativa ...........................92 APÊNDICE B - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Pesquisa Quantitativa..........................93 APÊNDICE C - Roteiro das Entrevistas - Pesquisa Qualitativa ..............................................................94 APÊNDICE D - Questionário - Pesquisa Quantitativa ...........................................................................95 APÊNDICE E - Artigo: Metodologias de aprendizagem ativa e a formação do enfermeiro com pensamento crítico: revisão integrativa da literatura..............................................................................97 APÊNDICE F - Artigo: Estratégias de metodologias ativas de aprendizagem na formação do enfermeiro: revisão integrativa da literatura.............................................................................................................115 APÊNDICE G - Artigo: Visão dos docentes sobre as possibilidades de aprendizagem dos estudantes de enfermagem e medicina a partir da vivência na prática profissional e desafios encontrados...........................................................................................................................................136 132 FOMENTO O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 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