RESSALVA Atendendo a solicitação da autora, o texto completo deste documento será disponibilizado somente a partir de 18/03/2027. Celia Silva Cruz Morales Texto digitado a UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência LUANA CÁSSIA SOUZA COUTINHO DE OLIVEIRA INSTRUMENTOS DIALÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA Bauru - SP – 2025 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência LUANA CÁSSIA SOUZA COUTINHO DE OLIVEIRA INSTRUMENTOS DIALÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, área de Ensino de Ciências e Matemática, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, como requisito à obtenção do título de Doutora, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia. Bauru -SP- 2025 Oliveira, Luana Cássia Souza Coutinho de. Instrumentos dialéticos para a formação de con- ceitos científicos: uma análise histórico-crítica do Documento Curricular do estado de Roraima / Luna Cássia Souza Coutinho de Oliveira. – Bauru,2025. 174 f.: il. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru Orientador: Jorge Sobral da Silva Maia 1. Terras Indígenas. 2. Mapas Conceituais Dia- léticos. 3. Parques Solares 4. Linhão de Tucuruí. 5. Linhão de Guri. I. Universidade Estadual Pau- lista. Faculdade de Ciências. II. Título. Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru - Av. Engenheiro Edmundo Carrijo Coube, 14-01, 17033360 www.fc.unesp.br/poseducacaoCNPJ: 48.031.918/0028-44. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Bauru ATA DA DEFESA PÚBLICA DA TESE DE DOUTORADO DE LUANA CÁSSIA SOUZA COUTINHO DE OLIVEIRA, DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS - CÂMPUS DE BAURU. Aos 17 dias do mês de março do ano de 2025, às 14h, por meio de Videoconferência, realizou-se a defesa de TESE DE DOUTORADO de LUANA CÁSSIA SOUZA COUTINHO DE OLIVEIRA, intitulada Instrumentos Dialéticos para a formação de conceitos científicos: contribuição à Educação Ambiental Crítica. A Comissão Examinadora foi constituída pelos seguintes membros: Prof. Dr. JORGE SOBRAL DA SILVA MAIA (Orientador(a) - Participação Virtual) do(a) Centro de Ciências Sociais Aplicadas / Universidade Estadual do Norte do Paraná́, Profa. Dra. IVANISE MARIA RIZZATTI (Participação Virtual) do(a) Departamento de Química / Universidade Estadual de Roraima, Profa. Dra. CAROLINA BORGHI MENDES (Participação Virtual) do(a) Departamento de Educação / Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Araraquara, Prof. Dr. RICARDO APARECIDO CAMPOS (Participação Virtual) do(a) Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus Cornélio Procópio. Gabinete da Reitoria – Vice-Reitor da UENP / Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Prof. Assoc. RENATO EUGENIO DA SILVA DINIZ (Participação Virtual) do(a) Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação / Instituto de Biociências / Unesp - Botucatu. Após a exposição pela doutoranda e arguição pelos membros da Comissão Examinadora que participaram do ato, de forma presencial e/ou virtual, a discente recebeu o conceito final: APROVADA. O Título da tese Foi alterado para: Instrumentos Dialéticos para a formação de conceitos científicos: uma análise histórico-crítica do Documento Curricular do estado de Roraima. Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata, que após lida e aprovada, foi assinada pelo(a) Presidente(a) da Comissão Examinadora. Prof. Dr. JORGE SOBRAL DA SILVA MAIA http://www.fc.unesp.br/poseducacaoCNPJ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências Campus Universitário de Bauru Seção Técnica de Pós-Graduação PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO TÍTULO A COMISSÃO EXAMINADORA PROPÕE A ALTERAÇÃO DO TÍTULO DO TRABALHO DO ALUNO: LUANA CÁSSIA SOUZA COUTINHO DE OLIVEIRA DE: "INSTRUMENTOS DIALÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA" PARA: INSTRUMENTOS DIALÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DE RORAIMA Bauru, 17 de março de 2025. Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia Orientador Não quero o consenso, ele para nada serve, antes prefiro a dissenso, a discrepância… Esses alimentam o debate, geram movimento, põem em dúvida o que parece correto… E aí, somente aí, pode surgir o novo, o que apesar de sempre existir não aparece facilmente. Jorge Sobral da Silva Maia Dedicatória Dedico esta vitória ao meu pai Juberly Bernardo Coutinho (in memorian) do qual nunca vou deixar de sentir falta. Aos meus filhos Tallon Dimítrius Coutinho de Almeida e Lyara Nayrama Coutinho de Oliveira que, mais uma vez, me motivaram nesta caminhada. Ao meu amado Rozieldo Nascimento Coutinho de Oliveira, por sonhar junto comigo. Agradecimentos Ao Deus que me protege e me guia, que me deu força para superar todos os obstáculos do curso. Ao meu esposo Rozieldo, pelo apoio incondicional, pelos debates filosóficos que tivemos durante as disciplinas, como também na construção do pensamento e redação dessa tese, por me acolher durante os momentos angustiantes e solitários da minha formação. Aos meus filhos Tallon Dimítrius e Lyara Nayrama, maiores amores da minha vida, que me motivam a superar todos os obstáculos. Ao meu orientador Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia, por ter acreditado no meu projeto de tese e por ter se disponibilizado a realizar essa orientação continental. Mesmo sabendo que o processo do doutorado é solitário, sempre tive as orientações e atenção que precisava. Muito obrigada ¨papys científico¨. Ao Prof. Dr. Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Profa. Dra. Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Profa. Dra. Luciana Lunardi, Prof. Dr. Renato Eugênio Diniz, Profa. Dra. Luciana Massi, cada um através de sua disciplina, contribuiu para a minha formação pessoal e profissional. À Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti, Profa. Dra. Carolina Borghi Mendes, Prof. Dr. Renato Eugênio Diniz e ao Prof. Dr. Ricardo Aparecido Campos, por terem aceitado participar da minha banca, tenho certeza de que suas contribuições serão relevantes para a minha formação e qualificação do meu trabalho. Ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - PPGEdC por sempre se colocar à disposição para os esclarecimentos e orientações voltadas às documentações e cursos de extensão disponíveis. Aos que de alguma forma contribuíram para que eu conseguisse colocar o título de Dra. na frente do meu nome, muito, muito obrigada! OLIVEIRA, Luana Cássia Souza Coutinho de. Instrumentos Dialéticos para a formação de conceitos científicos: uma análise histórico-crítica do Documento Curricular do estado de Roraima. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2025. RESUMO Essa tese foi idealizada e materializada partindo de questionamentos sobre as orientações do Documento Curricular de Roraima - DCR voltadas ao componente curricular Ciências do 8° ano Ensino Fundamental – Séries Finais, unidade temática Matéria e Energia, que norteiam o professor a trabalhar os conceitos de energias renováveis e não renováveis relacionando com a história energética do estado e seus impactos socioambientais. Delimitou-se nas definições de energia solar e considerou também os vários parques solares distribuídos em órgãos públicos municipais na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Pelo exposto, formulou-se como pergunta norteadora: A utilização de instrumentos dialéticos, partindo dos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, enquanto ferramentas teórico, práticas e interdisciplinares, podem contribuir na formação de professores e estudantes da educação básica no contexto de sua prática social e das questões socioambientais locais e globais? Para respondê-la, buscou-se embasamento nos referenciais teóricos do Materialismo Histórico-Dialético - MHD, da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC e da Educação Ambiental Crítica - EAC, tendo como o objetivo geral analisar as orientações curriculares do DCR, a partir da caracterização de conceitos científicos pertinentes à Educação Ambiental Crítica, relacionando-os com a problemática energética do estado de Roraima. Para chegar a esse objetivo, apresentamos uma linha do tempo para auxiliar no entendimento da relação histórica e o aumento de poder das sociedades humanas sobre a natureza desde os hominídeos até os Homo sapiens sapiens, relacionamos a história energética de Roraima aos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, buscando entender o processo vivenciado na busca de uma energia confiável e menos danosa ao ambiente e fornecer um mapa conceitual dialético e o parque solar do Teatro Municipal de Boa Vista como instrumentos dialéticos para o auxílio de professores e estudantes em suas práticas educativas buscando a qualificação da prática social global. Além a apresentação das ferramentas pedagógicas, uma análise crítica foi realizada sobre as orientações oficiais, metodológicas e pedagógicas voltadas à formação de professores indígenas e não indígenas na fase inicial e na formação continuada, partindo das referências de autores da PHC. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental devido seu caráter histórico, com a verificação de literatura científica publicadas em documentos, jornais, artigos, livros, dissertações e teses digitais e físicos relacionados aos temas propostos. As dimensões Históricas, Metodológicas, Sócio Cultural, Científica-tecnológica, Conceitual, e Educação Ambiental Crítica materializadas no mapa conceitual dialético partiram da problematização: ¨Crise energética em Roraima: Único estado sem Interligação ao Sistema Nacional de Energia¨ e o parque solar idealizado como instrumento para ser utilizado na prática pedagógica, cabendo ao professor adequar a sua realidade e trabalhar possibilitando o aprofundamento na compreensão da sua prática social global. Neste movimento dialético, conclui-se que os instrumentos apresentados são importantes ferramentas pedagógicas e possuem aportes teóricos necessários para a apropriação do conteúdo e promover a Educação Ambiental Crítica qualificando a prática social de professores e estudantes, superando a forma prático utilitária indicada pelo Documento Curricular de Roraima que nega aos estudantes a posse das formas mais desenvolvidas da cultura humana, reduzindo as bases científicas e valorizando o “saber fazer”, sem se importar com a compreensão aprofundada dos conceitos que capacitam para a vida e aos professores, orientações sólidas embasadas em teorias críticas que auxiliam na construção de seus conhecimentos e nas suas práticas pedagógicas. Palavras Chaves: Terras Indígenas, Mapas Conceituais Dialéticos, Parques Solares, Linhão de Tucuruí, Linhão de Guri. OLIVEIRA, Luana Cássia Souza Coutinho de. Instruments dialectiques pour la formation de concepts scientifiques : une analyse historico-critique du document de curriculum de l'état de Roraima. Thèse (doctorat en enseignement des sciences). Faculté des sciences, UNESP, Bauru, 2025. RÉSUMÉ Cette thèse a été conçue et réalisée sur la base de questions concernant les directives du Document de programme de Roraima (DCR) pour la composante du programme de sciences de la 8e année de l'école primaire, unité thématique Matière et énergie, qui guide les enseignants à travailler sur les concepts d'énergies renouvelables et non renouvelables en relation avec l'histoire énergétique de l'État et ses impacts socio- environnementaux. Il s'est limité aux définitions de l'énergie solaire et a également pris en compte les différents parcs solaires distribués dans les organismes publics municipaux de la ville de Boa Vista, la capitale de Roraima. La question directrice était la suivante: l'utilisation d'outils dialectiques, basés sur les concepts scientifiques des énergies renouvelables et non renouvelables, en tant qu'outils théoriques, pratiques et interdisciplinaires, peut-elle contribuer à la formation des enseignants et des étudiants en éducation de base dans le contexte de leur pratique sociale et des questions socio-environnementales locales et globales? Pour répondre à cette question, nous avons cherché une base dans les cadres théoriques du matérialisme historico dialectique (MHD), de la pédagogie historico critique (PCH) et de l'éducation environnementale critique (EEC), L'objectif général était d'analyser les lignes directrices du programme d'études de la DCR, sur la base de la caractérisation des concepts scientifiques pertinents pour l'éducation environnementale critique, en les mettant en relation avec le problème de l'énergie dans l'État de Roraima. Pour atteindre cet objectif, nous avons présenté une chronologie pour aider à comprendre la relation historique et l'augmentation du pouvoir des sociétés humaines sur la nature depuis les hominidés jusqu'à l'Homo sapiens sapiens, nous avons relié l'histoire énergétique de Roraima aux concepts scientifiques des énergies renouvelables et non renouvelables, en cherchant à comprendre le processus vécu dans la recherche d'une énergie fiable et moins nocive pour l'environnement et en fournissant une carte conceptuelle dialectique et le parc solaire du théâtre municipal de Boa Vista comme instruments dialectiques pour aider les enseignants et les étudiants dans leurs pratiques éducatives, en cherchant à qualifier la pratique sociale globale. En plus de la présentation des outils pédagogiques, une analyse critique a été faite des directives officielles, méthodologiques et pédagogiques pour la formation des enseignants indigènes et non indigènes dans la phase initiale et dans la formation continue, sur la base des références des auteurs de PHC. thèses numériques et physiques en rapport avec les thèmes proposés. Les dimensions historique, méthodologique, socioculturelle, scientifique et technologique, conceptuelle et critique de l'éducation environnementale, matérialisées dans la carte conceptuelle dialectique, étaient basées sur le problème suivant: Crise énergétique à Roraima: le seul État non interconnecté au système énergétique national et le parc solaire était idéalisé en tant qu'instrument à utiliser dans la pratique pédagogique, et il incombait à l'enseignant de l'adapter à sa réalité et de travailler dessus, ce qui lui permettait d'approfondir la compréhension de sa pratique sociale globale. Dans ce mouvement dialectique, nous concluons que les instruments présentés sont des outils pédagogiques importants et qu'ils disposent du soutien théorique nécessaire pour s'approprier le contenu et promouvoir l'éducation environnementale critique, en qualifiant la pratique sociale des enseignants et des étudiants, en dépassant la forme utilitaire pratique indiquée par le document du programme d'études de Roraima. qui nie aux élèves la possession des formes les plus développées de la culture humaine, en réduisant les bases scientifiques et en valorisant le savoir-faire, sans se soucier de la compréhension en profondeur des concepts qui forment à la vie, et pour les enseignants, des lignes directrices solides basées sur des théories critiques qui les aident dans la construction de leurs connaissances et dans leurs pratiques pédagogiques. Mots clés: Terres indigènes, cartes conceptuelles dialectiques, parcs solaires, lignes électriques Tucuruí et Guri. OLIVEIRA, Luana Cássia Souza Coutinho de. Dialectical Instruments for the Formation of Scientific Concepts: A Historical-Critical Analysis of the Curricular Document of the State of Roraima. Thesis (Doctorate in Science Education). Faculty of Sciences, UNESP, Bauru, 2025. ABSTRACT The thesis was conceived and developed based on questions regarding the guidelines of the Roraima Curricular Document (DCR) for the 8th-grade Science subject of Elementary Education – Final Years, within the thematic unit Matter and Energy. These guidelines direct teachers to work on the concepts of renewable and non-renewable energy, relating them to the state’s energy history and its socio-environmental impacts. The study focused on the definitions of solar energy, also considering the various solar parks distributed across municipal public institutions in Boa Vista, the capital of Roraima. Based on these considerations, the guiding question was formulated: Can the use of dialectical instruments, based on the scientific concepts of renewable and non-renewable energy as theoretical, practical, and interdisciplinary tools, contribute to the training of teachers and students in basic education within the context of their social practices and local and global socio-environmental issues? To answer this question, the study relied on theoretical frameworks from Historical-Dialectical Materialism (HDM), Historical-Critical Pedagogy (HCP), and Critical Environmental Education (CEE). The general objective was to analyze the curricular guidelines of the DCR, characterizing scientific concepts relevant to Critical Environmental Education and relating them to the energy issues of Roraima.To achieve this goal, a timeline was presented to assist in understanding the historical relationship and the increasing control of human societies over nature from hominids to Homo sapiens sapiens. The study related Roraima’s energy history to the scientific concepts of renewable and non-renewable energy, seeking to understand the process of pursuing reliable and less environmentally harmful energy sources. Additionally, it provided a dialectical conceptual map and examined the solar park of the Boa Vista Municipal Theater as dialectical instruments to aid teachers and students in their educational practices, aiming to qualify global social practices. Beyond presenting pedagogical tools, a critical analysis was conducted on the official, methodological, and pedagogical guidelines for the training of both indigenous and non-indigenous teachers, focusing on their initial education and continuing professional development, based on references from HCP authors.This research is bibliographical and documentary in nature due to its historical approach, including the review of scientific literature published in documents, newspapers, articles, books, dissertations, and digital and physical theses related to the proposed themes. The historical, methodological, socio-cultural, scientific- technological, conceptual, and Critical Environmental Education dimensions materialized in the dialectical conceptual map, which emerged from the problem statement: “Energy Crisis in Roraima: The Only State Not Connected to the National Energy System.” The solar park was conceived as an instrument for pedagogical practice, allowing teachers to adapt it to their realities and deepen their understanding of global social practices. In this dialectical movement, the study concludes that the presented instruments are significant pedagogical tools, providing essential theoretical foundations for content appropriation and promoting Critical Environmental Education, thereby qualifying the social practices of teachers and students. They challenge the practical-utilitarian approach recommended by the Roraima Curricular Document, which denies students access to the most developed forms of human culture, reducing scientific foundations and prioritizing “know-how” without concern for a deep understanding of concepts that prepare individuals for life. Additionally, these instruments offer teachers solid guidance based on critical theories that support their knowledge construction and pedagogical practices. Keywords: Indigenous Lands, Dialectical Conceptual Maps, Solar Parks, Tucuruí Transmission Line, Guri Transmission Line. Lista de Imagens Imagem 01 - Mapa Conceitual Dialético de múltiplas dimensões… ............................ 50 Imagem 02: Mapa Conceitual Dialético para orientação da pesquisa… ..................... 51 Imagem 03: A: Placas Solares utilizadas como proteção no estacionamento do Teatro Municipal de Boa Vista. B: Sala reservada para os inversores fotovoltaicos ............ 52 Imagem 04: Localização da Terra Indígena Waimiri-Atroari entre os estados do Amazonas e Roraima ...................................................................................................... 85 Imagem 05: Construção da BR 174 na década de 1970, atravessando a área indígena Waimiri Atroari ................................................................................................................... 86 Imagem 06: A BR 174 e os Waimiri-Atroari, interação entre os indígenas e os não indígenas… ....................................................................................................................... 89 Imagem 07: Gravura do século XVIII, dá ideia de como era o Forte São Joaquim............................................................................................................................. 91 Imagem 08: Mapa da localização Pórtico do Forte São Joaquim, Fazenda São Marcos e a convergência dos rios Tacutu e Uraricoera formando o rio Branco ...................................................................................................................... 93 Imagem 09: Junção do rio Uraricoera, à esquerda, com o rio Tacutu, à direita, formando o rio Branco, ao centro ................................................................................... 93 Imagem 10: Construção histórica localizada na confluência dos Rios Uraricoera e Branco. Fundada em 1799 pelo Comandante do Forte São Joaquim, Capitão Nicolau de Sá Sarmento, assim como o Forte, também é um marco da colonização de Roraima .................................................................................................................... 94 Imagem 11: Mapa de localização da Terra Indígena São Marcos… ........................... 96 Imagem 12: Participantes da primeira reunião realizada na Aldeia Boca da Mata Representantes das Comunidades Indígenas e da ELETRONORTE ........................ 101 Imagem 13: Assinatura do Termo de Compromisso para o início das obras da linha de transmissão de Guri pelas Comunidades Indígenas… ........................................... 104 Imagem 14: Folheto com informações das comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos sobre a fase de construção da Linha de Transmissão .......................... 105 Imagem 15: Torre Tubular derrubada por indígenas Pemón em protesto contra a passagem da Linha de Transmissão linha de transmissão em seu território ............. 108 Imagem 16: Usina Termelétrica a Biomassa Pau Rainha - biomassa da floresta do tipo Acácia Mangium (canto direito) ......................................................................... 113 Imagem 17: A Plantação de Palma e B - UTE do município de São João da Baliza................................................................................................................................ 115 Imagem 18: Sede da Fazenda Boa Vista e paróquia de Nossa Senhora do Carmo, localização que deu origem à capital de Roraima ......................................................... 118 Imagem 19: Tabela de radiação solar no município de Boa Vista ............................ 123 Imagem 20: Mapa Radiação solar horizontal global anual (kWh/m2 /dia) ................ 124 Imagem 21: A: Sala de equipamento do parque solar. B: Estacionamento do Teatro Municipal de Boa Vista coberto por placas solares .................................................152 Lista de Abreviaturas ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica; BNCC - Base Nacional Comum Curricular; BM - Bombeiro Militar; ELETRONORTE - Centrais Elétricas do Norte do Brasil; CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CERR - Centrais Elétricas de Roraima; CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito; CNUMAD - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; CEMs - Colégios Estaduais Militarizados; CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção; C.A - Comando de Corpo de Aluno; DIEEI - Divisão de Educação Escolar Indígena; DNAEE - Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica; DNER - Departamento Nacional de Estrada e Rodagem; DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; DCR -Documento Curricular do Estado de Roraima; EA - Educação Ambiental; EAC - Educação Ambiental Crítica; EDELCA - Electrificación del Caroní; EBM - Ensino Básica Militar; EIA - Estudo de Impacto Ambiental; FAO - Food and Agriculture Organization; FEMARH - Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; FUNAI - Fundação Nacional do Índio; FNDE - Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação; GNL - Gás Natural Liquefeito; IBF - Instituto Brasileiro de Floresta; IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis INMET - Instituto Nacional de Meteorologia; IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; LT - Linha de Transmissão; OIT - Organização Internacional do Trabalho; OMM - Organização Meteorológica Mundial; OMS - Organização Mundial da Saúde; ONU - Organização das Nações Unidas; ONGs - Organizações Não Governamentais; IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas; PM - Policial Militar; PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; PNEA - Política Nacional de Educação Ambiental; ProBNCC - Programa de Apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular PNUMA - Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente PBA - Projeto Básico Ambiental; RCA - Relatório de Controle Ambiental; RCEM - Rede dos Colégios Estaduais Militarizados; RCNEI - Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas; RIMA - Relatório de Impacto Ambiental; RR - Roraima SEED - Secretaria de Estado de Educação e Desporto; SPI - Serviço de Proteção aos Índios; https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_do_Patrimônio_Histórico_e_Artístico_Nacional https://public.wmo.int/en/media/press-release/2020-was-one-of-three-warmest-years-record SIN - Sistema Interligado Nacional; SMGA - Monitoramento Global do Ambiente; SCAV - Sociedad Conservacionista Audubon de Venezuela; TI - Terras Indígenas; UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization; UNSCCUR - United Nations Scientific Conference on the Conservation and Utilization of Resources; UERR - Universidade Estadual de Roraima; UFRR - Universidade Federal de Roraima; UHE - Usina Hidrelétrica; UTE - Usina Termelétrica; Lista de Quadros Quadro 01 - Organizador Curricular - Unidade Temática: Matéria e Energia - 8º ano - Ciências… .................................................................................................................... 145 Quadro 02 - Mapa Conceitual Dialético apresentando as dimensões propostas na pesquisa… ...................................................................................................................... 151 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. ........................................................................................................ 27 1. FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS ...................................................................... 33 1.1- Materialismo Histórico-Dialético -MHD ............................................................... 33 1.2 - Pedagogia Histórico-Crítica - PHC .................................................................... 38 1.3 - Entendendo a Educação Ambiental Crítica ........................................................... 43 1.4 Procedimentos Metodológicos… ...............................................................................46 1.4.1 Instrumentos Dialéticos. ................................................................................... 48 2 - QUADRO TEÓRICO… ............................................................................................... 54 2.1 Encontros e Conferências: a preocupação ambiental a partir de 1900 ................. 54 2.2 Síntese histórica .......................................................................................................... 59 2.2.1 - A Pré História ........................................................................................................ 60 2.2.1.1 - Humanos pré-históricos - Período Paleolítico ................................................. 60 2.2.1.2 - Pré História - Período Neolítico ......................................................................... 66 2.2.3 – Início da História ................................................................................................... 69 2.2.3.1 - Humanos agricultores… ..................................................................................... 69 2.2.3.2 - Civilizações Extintas… ...................................................................................... 70 2.2.3.3 – Humanos Industriais - Início das máquinas… ................................................ 78 2.2.3.4 – Humanos tecnológicos….................................................................................. 78 3 - RORAIMA, UM POUCO DA SUA HISTÓRIA… ....................................................... 84 3.1 Os Waimiri- Atroari e a BR 174 - Tudo pelo desenvolvimento ............................... 84 3.2 - São Marcos - Da fazenda até as terras indígenas… .............................................. 90 3.3 - História Energética de Roraima - Futuro indefinido .............................................. 97 3.3.1 – Linhão de Guri, um sonho desfeito ..................................................................... 99 3.3.2 - As usinas termelétricas de Roraima ................................................................... 111 3.4 - Educação: da Igreja à Militar, realidade em Roraima ........................................... 117 3.5 - A energia fotovoltaica e os parques solares da Prefeitura Municipal de Boa Vista ................................................................................................................................. 121 4 - O DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA - ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA… ........................................... 126 4.1 Orientações Curriculares e Formação de Professores - Educação Escolar ..... Indígena ...................................................................................................................133 4.2 Orientações Metodológicas e Pedagógicas - Formação de Professores ............ 139 4.3 Organizador Curricular. ...................................................................................... 145 4.4 Formação de Professores e a Educação Ambiental Crítica ............................... 147 4.5 Os Instrumentos Dialéticos - Mapa Conceitual e o Parque Solar ....................... 149 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................... 157 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................... 161 APRESENTAÇÃO: RELAÇÃO AUTORA-PESQUISA Minha história com Roraima é bem forte devido à raiz familiar. Não nasci em terras ¨macuxis¨ (nome dado a influência indígena aos limites territoriais do estado), sou natural da cidade de Manaus no estado do Amazonas, com isso, como muitos migrantes, sou ̈ roraimada¨, adjetivo utilizado para pessoas que escolheram o extremo norte do Brasil para criar suas raízes, tanto profissional como familiar. Entre idas e vindas do estado do Amazonas, fiquei em definitivo em Roraima no fim do ano de 1992, passando a presenciar com mais frequência os chamados ¨apagões¨ e sempre ouvindo falar sobre a energia instável que tínhamos devido o estado não ser interligado ao Sistema Interligado Nacional – SIN, impossibilitando a instalação de grandes indústrias. O ponto que mais marcou minha história com relação ao problema energético do estado, transcorreu no mês de outubro de 1996, ao mesmo tempo que vivemos um grave racionamento, 3 (três) horas com energia e 3 (três) horas sem energia, ocorreu o nascimento do meu primogênito, nesse período, aproveitava para dormir nas horas com energia, nas outras não, pois tinha que ¨abanar¨ meu recém-nascido. Não me recordo quantos dias foram, lembro apenas que foram dias de angústias, acredito não só para mim, mas para toda a população. Muito se ouvia sobre as alternativas para resolver as questões energéticas. A hidrelétrica de Jatapú, foi construída para abastecer o sul do estado, contudo, por ser uma usina de pequeno porte, não suportava as demandas que Roraima precisava. Foi cogitado a construção de uma hidrelétrica no rio Cotingo, no município do Uiramutã, outra no Bem Querer, município de Caracaraí, bem como a interligação através de linhas de transmissão das hidrelétricas de Tucuruí, vindo do Amazonas e de Guri da Venezuela que, através de estudos socioambientais e financeiros, essa última foi a mais viável. Lembro muito bem das notícias da movimentação política entre o Brasil e a Venezuela para a construção do linhão, que foi apresentado como a solução do problema energético do estado. O contrato bilateral ocorreu em circunstâncias de conflitos sociais com indígenas dos dois países, na Venezuela até torres de transmissão foram destruídas, já em nosso país, acordos entre a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, os povos originários da reserva São Marcos e a ELETRONORTE foram firmados para garantir a mitigação dos danos ambientais. A inauguração do Linhão de Guri ocorreu no ano de 2001 com uma festa pública na praça do Centro Cívico, no centro de Boa Vista, estive presente nesta comemoração. Por algum tempo tudo parecia estar resolvido, por ser uma energia confiável, de baixos custos, tanto financeiro como ambiental, comparado com outros projetos. Entretanto, com o início da forte crise econômico, político e social que assola o país vizinho, causada pela instabilidade relacionada ao petróleo, a crise energética devido a fatores climáticos e a falta de manutenção na linha de transmissão venezuelana, quedas de energia se tornarem constantes, para não dizer "todos os dias", gerando um mal-estar entre os países. Por essa razão, o desligamento total da transmissão de energia para Roraima foi inevitável. O contrato com o país vizinho foi encerrado em 2019, já que a empresa responsável da Venezuela não estava mais cumprindo o acordo. Esclareço que, durante as leituras sobre o tema, não fica claro qual dos países encerrou, contudo, parece que tenha sido o Brasil, devido a todos os problemas que ocorriam aqui no estado. A partir daí, a energia secundária produzida pelas termelétricas a óleo diesel, volta a abastecer 100% da população. Durante todos esses anos, as notícias de que sempre foi cogitado e negociado junto ao governo federal, a construção de uma linha de transmissão entre a hidrelétrica Tucuruí no Pará e Boa Vista-RR, entretanto, por existir a Terra Indígena Waimiri Atroari, povos originários que quase foram dizimados durante a construção da BR 147, entre Roraima e Amazonas, as negociações ocorreram a passos lentos, em média 30 anos, digo ¨ocorreram¨ porque no ano de 2022, adiantando as informações, houve um consenso e, segundo as notícias de jornais locais, as obras do Linhão de Tucuruí, entre Manaus-Boa Vista foram iniciadas. Por conseguinte, com a mudança de governo no ano de 2023, a intenção seria a volta do abastecimento de Guri, mesmo depois de toda instabilidade do passado. Entendo que essa decisão não deveria ser puramente política, a população de Roraima, que sofreu durante muitos anos, deveria ser consultada antes da decisão ser tomada, podendo ser a repetição de uma história que não deu certo. Voltando à 2019, com o fim do contrato, outra movimentação política ocorreu com o intuito de buscar alternativas para a solução, em curto prazo, para a questão das usinas poluidoras a óleo diesel. No ano de 2021, a primeira usina termelétrica a gás natural entrou em funcionamento e em 2022, mais duas termelétricas a biomassa entraram em atividade, uma de óleo de palma e a outra com a madeira de acácia, sendo bastantes divulgadas pelo governo do estado como energias renováveis e benéficas. No entanto, essas fontes de energia apenas diminuem a carga de gases nocivos lançados na atmosfera, continuando a poluição do ambiente. Paralelo a esses movimentos, os Documentos Curriculares do estado de Roraima-DCR foram atualizados conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, sendo disponibilizados para os professores a partir do ano de 2020. Estudando os documentos, me chamou atenção, nos componentes curriculares ciências, no ensino fundamental sobre trabalhar os conceitos de energias renováveis e não renováveis, sustentabilidade, educação ambiental, relacionando esses conteúdos com a história energética do estado. A partir de 2017, a Prefeitura de Boa Vista passou a investir em energia solar. parques solares foram instalados em prédios públicos, bem como uma fazenda solar na saída da cidade foi construída para a geração de energia limpa que são utilizadas em diversos setores da administração pública municipal, economizando nas contas de energia. Todas essas questões me chamaram atenção devido às minhas formações, sou Licenciada em Química e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, e a vontade de me aprofundar no entendimento dessa temática fez com que a ideia dessa pesquisa se tornasse realidade. De posse dessas informações, as reflexões sobre o tema se tornaram constantes e passei a me questionar: Será que os professores e estudantes entendem os motivos dos investimentos em energia solar da Prefeitura, quando passam e olham os vários parques solares da cidade? Relacionam com os conteúdos escolares? Com sua prática social? (relação dos conhecimentos do dia a dia com os científicos). Acham que os problemas ambientais regionais e globais têm relação com a sua vida? Sabem por que falta, tantas vezes, energia em Boa Vista? Será que conhecem a história de Roraima com relação a energia elétrica? Relacionam a história energética de Roraima e a crise climática com esses parques? Esses pensamentos me fizeram buscar referências, com a ideia de que, com uma teoria consistente e uma metodologia adequada, uma pesquisa reunindo referenciais teóricos, pode-se construir uma mapa conceitual com informações e conceitos científicos relacionados à região pode servir de instrumento para a formação de professores e, consequentemente, para a contribuição do crescimento educacional dos estudantes voltados ao entendimento de questões sociais, ambientais e culturais da história do estado de Roraima. Essa pesquisa está sendo idealizada e materializada durante o processo de construção do Linhão de Tucuruí, bem como a volta das negociações com o Governo da Venezuela para reativação do Linhão de Guri, com isso, as informações existentes são apenas as disponibilizadas por jornais e sites de políticos, minhas fontes de pesquisa. Em uma atualização mais recente dos jornais locais nos primeiros meses de 2025, o Governo Federal contratou uma empresa para tratar da reativação de Guri, contudo, no primeiro teste no início do ano, o estado passou quase duas horas sem energia, contabilizando mais um apagão. Finalizando esse primeiro contato, informando que durante toda a redação deste trabalho, relacionarei alguns dos momentos históricos com letras de músicas, muitas delas regionais, que clamam pela proteção da Amazônia. Acredito que cada uma retrata o sentimento do momento vivido e as mensagens que cada época deixou gavada na história. 27 INTRODUÇÃO Novas tecnologias são disponibilizadas para auxiliar na agricultura, pecuária, moda, beleza, entre outros segmentos da sociedade. A tecnologia também está presente na relação sociedade e natureza em busca da necessária sustentabilidade socioambiental. Como exemplo do exposto tem-se a produção de energia renovável, entre outras ações relacionadas às questões voltadas à proteção das condições fundamentais para a vida no planeta, como o problema do aquecimento global fora dos limites adequados para manutenção da vida, gerando a crise climática e ao problema do estado relacionado à falta de energia segura. Essas situações nos fazem refletir sobre a geração de energias renováveis, em especial a utilização da energia solar como uma estratégia para o estabelecimento da sustentabilidade socioambiental. O estado de Roraima possui uma questão energética que dificulta muito seu desenvolvimento, é o único que não está interligado ao Sistema Nacional de Energia, sendo abastecido por energia termelétrica a óleo diesel e, recentemente, por usinas termelétricas movidas a biomassa e a gás natural extraído do campo de Tucuruí no Pará. A localização geográfica próxima à linha do equador facilita os investimentos em energia solar devido ao potencial médio para a produção e geração dessa energia renovável, e é isso que vem acontecendo durante os últimos anos. A Prefeitura de Boa Vista está investindo em parques solares, produzindo energia para as secretarias municipais, diminuindo assim a utilização da energia gerada pelas usinas termelétricas, sendo seguida por outras instituições públicas como a Universidade Federal de Roraima e o Poder Judiciário. Paralelo a todos esses investimentos, no ano de 2020, o Documento Curricular do estado de Roraima – DCR - Ensino Infantil e Ensino Fundamental, atualizado com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, foi disponibilizado aos professores com orientações para todas as áreas do conhecimento. No que se refere a área de Ciências da Natureza - Ensino Fundamental - séries finais - disciplina Ciências, o organizador curricular do 8º ano, orienta que as questões sobre matéria e energia - conteúdos energias renováveis e não renováveis, sejam relacionados ao dia a dia do estudante e que trabalhem buscando associar a temática com a realidade do estado. 28 Acreditando na fragilidade da BNCC, como também do DCR, voltados ao tratamento das questões relacionadas as formações iniciais e/ou continuadas, devido a visão construtivista, próprias das políticas neoliberais na Educação que não possibilitam os professores a busca de fundamentos teóricos e práticos com base em teoria pedagógica que permita a apropriação das produções humanas em seus mais elevados níveis, convertidos em saber escolar, para qualificar sua prática social, assim como a falta de incentivo em trabalhar com ferramentas pedagógicas que possibilitem o entendimento dos conceitos nucleares tão relevantes para a transformação social e emancipação ambiental, política, filosófica e cultural dos estudantes, induzidos apenas a reproduzir as ideias que favorecem os interesses das classes dominantes. Em função do anterior exposto, análises de algumas orientações do documento voltadas ao organizador curricular da disciplina ciências do 8º ano, educação indígena e a formação de professores foram realizadas e apresentados instrumentos dialéticos – mapa conceitual dialético e parque solar do Teatro Municipal de Boa Vista - embasados nos métodos dialéticos do Materialismo Histórico-Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica, e na Educação Ambiental Crítica, dada a relevância que apresentam na relação do conhecimento histórico socioambiental, político e econômico, fundamental para o entendimento dos acontecimentos atuais relacionados às questões socioambientais locais e globais, bem como sua relação com os conteúdos nucleares educacionais. Trazendo para a realidade do estado de Roraima delimitando na cidade de Boa Vista, a pergunta norteadora desta pesquisa é: A utilização de instrumentos dialéticos, partindo dos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, enquanto ferramentas teóricas e práticas (práxis) e interdisciplinares, podem contribuir na formação de professores e estudantes da educação básica no contexto de sua prática social e das questões socioambientais locais e globais? Por entender que um mapa conceitual produzido sob aportes teóricos dialéticos que embasam as dimensões necessárias para a apropriação dos conteúdos e um parque solar utilizado na prática social global, geram os entendimentos teóricos que se relacionam com a prática, promovendo a práxis histórico-crítica, importante para a mudança da prática social e entendimento das questões sociais, econômicas e ambientais, tanto de Roraima quanto global. 29 O objetivo geral proposto é analisar as orientações curriculares do Documento Curricular de Roraima - DCR, a partir da caracterização de conceitos científicos pertinentes à educação ambiental relacionando-os com a problemática energética do estado de Roraima. O primeiro objetivo específico é apresentar uma linha do tempo para auxiliar no entendimento da relação histórica e o aumento de poder das sociedades humanas sobre a natureza desde os hominídeos até os Homo sapiens sapiens. O segundo objetivo é relacionar a história energética do estado de Roraima aos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, buscando o entendimento do processo vivenciado na busca de uma energia confiável e menos danosa ao ambiente, tendo o terceiro objetivo o de fornecer instrumentos dialéticos - mapa conceitual dialético e o parque solar do Teatro Municipal de Boa Vista - fundamentados na Educação Ambiental Crítica, indicando caminhos para a qualificação da prática social global de professores e estudantes com vista à emancipação humana. Para chegar aos objetivos, buscamos embasamento em autores que se debruçam nos estudos metodológicos do Materialismo Histórico Dialético - MHD de Marx (2004) e de Marx e Engels (2001), na teoria Pedagogia Histórico-Crítica - PHC de Saviani (2021) e na Educação Ambiental Crítica - EAC de Maia (2015), pois, através desses estudos, foi possível entender e relacionar a história sociedade e natureza - processo da evolução humana - história de Roraima, bem como a necessidade de uma Educação Ambiental voltada ao entendimento na sua essência, a Educação Ambiental Crítica. Portanto, defendemos como tese nesta pesquisa a utilização dos instrumentos dialéticos, objetivando a superação das orientações do Documento Curricular de Roraima, elaborado sob teorias construtivistas/escolanovistas, referentes ao organizador curricular da disciplina ciências do 8º ano, educação indígena e a formação de professores, promovendo a Educação Ambiental Crítica no estado de Roraima. No primeiro capítulo, saindo do tradicional, os fundamentos metodológicos são apresentados. Essa decisão ocorreu devido à necessidade, primeiramente, de conhecer um pouco da história e os métodos do Materialismo Histórico-Dialético, dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e os conceitos e orientações da Educação Ambiental Crítica, objetivando o entendimento da utilização dos instrumentos dialéticos no trabalho pedagógico dos professores, como também nas 30 análises do Documento Curricular de Roraima voltadas as orientações curriculares do 8º ano da disciplina ciências e formação de professores indígenas e não indígenas. A elaboração do mapa conceitual ocorreu dando ênfase às abordagens históricas, científica-tecnológica, sociocultural, educação ambiental crítica, metodológica e conceitual conforme a perspectiva dialética, transformando-o em mapa conceitual dialético. O parque solar, utilizado como espaço não formal de ensino, se junta ao mapa para ser utilizado como ponto de partida e de chegada (prática social global), ambos indicados para o uso no processo teórico, práticos e interdisciplinar de professores e estudantes A compreensão das relações entre essas informações e os momentos históricos que estão apresentados nos capítulos seguintes, fazem como que ocorram o leitor entenda toda a ideia do trabalho. Isso aconteceu comigo! No segundo capítulo, um pouco da história dos encontros e conferências ambientais, como também algumas passagens históricas e pré-históricas voltadas a destruição do ambiente praticada pelo modo de produção da vida em seus diferentes contextos, desde sua origem até os tempos atuais. Nesta linha do tempo, objetivamos apresentar, refletir e discutir alguns momentos históricos produzidos pelas espécies, desde os hominídeos, australopithecus até Homo sapiens sapiens. Partindo do pensamento que o ser humano precisou, através do trabalho, adaptar o ambiente a seu favor e com isso modificá-lo, aumentando seu poder sobre a natureza e modificando a si mesmo. Dividimos a história em quatro momentos: humano pré-histórico, humano agricultor, humano industrial e o humano tecnológico. Sempre com o pensamento voltado aos danos ambientais praticados pelas diferentes sociedades. No terceiro capítulo, dissertamos sobre a história de Roraima voltadas aos seus Territórios indígenas Waimiri Atroari e São Marcos, a construção da BR 174, a história energética, suas relações com os povos que vivem nas áreas demarcadas e com o desenvolvimento do estado. Um breve histórico das formas de ensino que ocorreram e ocorrem no estado, em que consideramos desde a educação da igreja, educação indígena até a educação militar atualmente. O capítulo é finalizado com as informações sobre a Prefeitura Municipal de Boa Vista voltadas às construções dos Parques Solares de Energia para abastecerem os órgãos municipais, uma síntese do funcionamento da energia fotovoltaica, as definições de energias renováveis e não renováveis. 31 No quarto e último capítulo, o Documento Curricular de Roraima - DCR - Ensino Fundamental – 8º ano, delimitado nas orientações voltadas a área de Ciências da Natureza, disciplina de Ciências, foi analisado a partir de um debate crítico-dialético sobre as informações do organizador curricular, orientações metodológicas e pedagógicas voltadas a formação de professores que são apresentadas pelo documento sob a perspectiva da pedagogia escolanovista/construtivista são feitas e as críticas realizadas tiveram como base as categorias singular, particular e universal do Materialismo Histórico-Dialético, da Educação Ambiental Crítica e nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, estendendo também essa crítica ao Conjunto de Normas e Diretrizes para a Educação Escolar Indígena de Roraima, incluindo a formação de professores de ciências. Em um resumo, o DCR sugere que os estudantes devem se apropriar dos conteúdos através de pesquisas e de informações relacionadas e, a partir de suas interpretações, dos conhecimentos de suas experiências, compreender o objeto de estudo sem as explicações e as experiências pedagógicas do professor, no que se refere as estratégias didáticas utilizada em sala de aula, o documento deixa a cargo do professor a forma de como trabalhar sua prática pedagógica. O mapa conceitual e o parque solar são apresentados como sugestão para serem trabalhados pelos professores como instrumentos dialéticos nas práticas educativas ambientais, sociais, culturais, econômicas e interdisciplinares a partir dos conteúdos de energias renováveis e não renováveis, iniciando pela problemática: Crise Energética em Roraima: único estado sem a interligação ao sistema nacional de energia elétrica. Nas considerações finais uma síntese de cada etapa da pesquisa é apresentada, apontando o cumprimento dos objetivos propostos e sua relevância para a pesquisa voltada a Educação Ambiental Crítica, como também na promoção da pesquisa relacionada a educação do estado de Roraima devido as dimensões apresentadas no mapa conceitual dialético e o parque solar estão diretamente ligados à história energética do estado, bem como a importante análise crítico-dialética do Documento Curricular de Roraima, objeto dessa tese. Ratificamos também a pergunta norteadora, acreditando que sim, os professores de Ciências da Natureza, podem utilizar os instrumentos dialéticos em sua práxis dos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, superando por apropriação as orientações do DCR, 32 contribuindo em sua formação e de seus estudantes com o objetivo de mudança de sua prática social e das questões socioambientais locais e globais. 157 CONSIDERAÇÕES FINAIS Partindo da categoria trabalho no Materialismo Histórico-Dialético, aqui compreendida como uma dimensão fundamental da relação entre os seres humanos e, por isso ontológica, que levou a humanidade a um salto qualitativo desistência enquanto ser natural para a sociabilidade por meio dessa atividade humana objetiva preponderante e, nos dizeres de Galvão, Lavoura e Martins (2019.p.48): Mediante o trabalho, portanto, os seres humanos constituem sua existência. Produzir sua existência, significa produzir a si mesmo, se autoproduzir como resultado da própria atividade. Esse é o processo de produção da humanidade¨. Com base nessa dimensão realizamos uma síntese histórico-crítica para auxiliar no entendimento da relação histórica entre as sociedades humanas e a natureza através do trabalho, esse movimento contínuo teve início quando os Australopithecus, como também os Homo habilis, passaram a manipular os primeiros instrumentos fabricados com pedras e a mudança na sua forma de locomoção (bípede), passando a se diferenciar dos outros animais que utilizam a natureza para satisfazer apenas suas necessidades biológicas. A partir do Homo erectus, as mudanças na forma do cérebro, linguagens e alimentação foram transformando as relações sociais e, a partir do Homo sapiens sapiens, a liberdade e o domínio sobre a natureza só aumentou, como consequência, os desastres ambientais que só se agravam, relacionados à mudança da temperatura no planeta e as ações criminosas contra os ambientes naturais que visam apenas o lucro (sistema capitalista), confirmam os atos destrutivos das sociedades durante a evolução da humanidade, mesmo com inúmeros encontros e acordos que não são cumpridos na totalidade. Durante todos esses períodos, devido a relação social, econômica, artística, filosófica e ambiental dos seres humanos, informações e conhecimentos foram produzidos e transmitidos de geração em geração, conhecimentos esses chamados por Saviani (2021b) de cultura erudita, saber elaborado (ciência), clássicos, sistematizados, é essa cultura que deve embasar a prática pedagógica do professor. Com o mesmo pensamento de recorte temporal, uma relação da história energética do estado de Roraima aos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis como orienta o Documento Curricular de Roraima – DCR foi 158 elaborada. Incluímos no texto informações sobre o início do fornecimento de energia pelas Centrais Elétrica de Roraima - CERR ainda Território Federal de Roraima até os dias atuais, a energia elétrica fornecida pelo Linhão de Guri, pelas termelétricas e a construção do linhão de Tucuruí. Em toda essa história, inclui-se também a importante relação com as comunidades indígenas do estado, destacando as comunidades da TI São Marcos, chamada de Alto São Marcos, ao norte, próximo à fronteira com a Venezuela e a TI Waimiri Atroari, ao sul, divisa com o estado do Amazonas, diretamente afetadas pelo desenvolvimento de Roraima. Tendo em vista, a escola como local de transmissão dos saberes culturais, um debate crítico voltadas as orientações do Documento Curricular de Roraima sobre a formação inicial e continuada dos professores, tanto indígenas como não indígenas, assim como do organizador curricular do 8° ano voltado aos professores de Ciências da Natureza - ciências, dando ênfase ao tema proposto e a educação ambiental a ser trabalhada de forma crítica. Seguindo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, apresentamos e conceituamos um mapa conceitual dialético entendendo que ele, por apresentar aportes teóricos necessários para a problematização e, consequentemente, a superação da visão empírica e compreensão da realidade, pode ser usado como ferramenta nos momentos pedagógicos da problematização e instrumentalização, fazendo professores e estudantes refletirem criticamente, com a intenção de romper a visão pragmática sobre a educação atual. Apresentamos também os parques solares do município de Boa Vista, em especial o do Teatro Municipal, como ferramenta pedagógica dialética para ser trabalhada em espaço escolar e em espaço não formal de ensino, servindo como ponto de partida dos nossos questionamentos voltados as orientações do DCR, bem como sugestão no momento da busca de instrumentos teóricos, práticos e interdisciplinares, que auxiliem o professor na transmissão dos conteúdos. Ao cumprir os objetivos propostos e agora respondendo à pergunta norteadora: A utilização de instrumentos dialéticos, partindo dos conceitos científicos de energias renováveis e não renováveis, enquanto ferramentas teórico, práticas e interdisciplinar, podem contribuir na formação de professores e estudantes da educação básica no contexto de sua prática social e das questões socioambientais locais e globais? 159 Podemos ratificar a tese já apresentada na introdução que o mapa conceitual dialético e o parque solar do Teatro Municipal de Boa Vista, utilizados como instrumentos dialéticos nos momentos pedagógicos apresentados na Pedagogia Histórico-Crítica, apresentam aportes teóricos que embasam as dimensões conceituais e metodológicas necessárias para a apropriação do conteúdo proposto, objetivando a superação das orientações do Documento Curricular de Roraima, promovendo a Educação Ambiental Crítica, buscando a qualificação da prática social global de professores e estudantes de Roraima com vista à emancipação humana. Ainda destacamos a relevância e o caráter inovador desta pesquisa devido sua riqueza de informações relacionadas a história energética e suas problemáticas e a história da educação da igreja até a educação militar do estado de Roraima, como também de ser a primeira a analisar o Documento Curricular de Roraima - DCR – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – 8° ano, baseado em uma teoria crítica- dialética, tendo como o ponto inicial de debates científicos sobre as orientações disponíveis no documento. Todas as informações utilizadas para as análises foram idealizadas e objetivadas buscando a superação do pensamento empírico das teorias construtivistas/escolanovistas impostas pelo sistema hegemônico em que o DCR foi elaborado, tendo claro que só como essa superação a Educação Ambiental poderá ser trabalhada na sua essência, na forma da Educação Ambiental Crítica. Outro destaque importante é a apresentação e a conceituação de instrumentos dialéticos (mapa conceitual dialético e o parque solar) e a sugestão de utilização, embasados nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, para a orientações de professores em formações iniciais e continuadas ou em suas práxis com os conceitos de energias renováveis e não renováveis devido à complexidade em relacioná-los dialeticamente com as questões energéticas de Roraima, como orienta o DCR. Este trabalho também apresenta uma linha do tempo com informações sobre a história dos seres humanos e suas relações de poder com o ambiente em vários períodos da história. A importância dessas informações se dá pelo fato de possibilitar, em alguma medida, o entendimento da totalidade do agravamento dos problemas socioambientais/crise climática atuais e do aumento nos investimentos em energia solar no município de Boa Vista. Por fim, pelo que foi apresentado podemos afirmar que, quando o professor consegue trabalhar de forma não fragmentada, valorizando os conhecimentos 160 sistematizados e com o auxílio de instrumentos dialéticos apropriados, consegue fazer com que o estudante se aproprie do mais alto conhecimento científico produzido pelas ciências, possibilitando a apropriação dos conhecimentos teóricos e práticos para contribuir com modificação do modelo de sociedade atual. 161 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGUIAR, G. M. P. de. Integração Regional Pela Via Energética: O Estudo De Caso da Interligação Elétrica Venezuela - Brasil. Universidade de Brasília Instituto de Relações Internacionais Doutorado Interinstitucional UFRR/UnB/FLACSO. 2011. AGUDO, M. M; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental a Partir Do Conto “A Maior Flor Do Mundo” De José Saramago. 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