UNESP BRUNO LUIZ RIGONATTII VO LKSW AGEN TYCH O VO LKSW AGEN TYCH O UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Design de Produto BRUNO LUIZ MARRACCINI RIGONATTI Orientação: Prof. Dr. Dorival Campos Rossi JJANEIRO 2023 IN TRO D UÇÃO AGRAD ECIM EN TO S RESUM O 01 PRO JETO D E ESTÁGIO O PRO JETO O TEM A 002 D ESEN VO LVIM EN TO O BJETIVO IN SPIRAÇÃO ID EAÇÃO M O D ELO 3D 03 M O D ELO FIN AL IM AGEN S FIN AIS 04 04 VISUALIZAÇÃO TEXTURAS CO M PO SIÇÃO AN IM AÇÃO 05 CO N SID ERAÇÕ ES FIN AIS 06 BIBLIO GRAFIA 07 ESPECIFICAÇÕ ES 01 03 05 10 19 28 30 32 S U M Á R I O A G R A D E C I M E N T O S 01 Gostaria de agradecer aos meus tutores, colegas e veteranos, todos que me orientaram e contribuíram de alguma forma para meu aprendizado durante minha jornada pelo Design. ÀÀ minha família, que sempre me apoiou, incentivou e proporcionou de tudo para chegar até aqui. À República Cajuteria, que me acolheu em Bauru por todos esses anos, e ao time da Volkswagen, que foi minha grande motivação e uma verdadeira escola. R E S U M O 02 Este projeto foi realizado durante meu período de estágio em shape design na Volkswagen do Brasil e tem como objetivo propor um design de um produto para experiências de mobilidade digital, uma vez que o ambiente virtual é palco de grandes inovações, podendo oferecer inúmeras possibilidades, funcionalidades e esculpindo foformas únicas. A B S T R A C T Shape Design internship project at Volkswagen do Brasil, proposing a concept product for digital mobility experiences. 01PRO JETO D E ESTÁGIO 03 O P R O J E T O Design automotivo no Brasil é uma área extremamente restrita; poucas instituições de ensino dispõem cursos de especialização, poucas vagas de atuação no mercado e principalmente, poucas expectativas de estágio na indústria. Diversas montadoras já passaram por aqui, porém, dificilmente proporcionavam opooportunidades para estudantes ingressarem, exceto uma montadora: A Volkswagen do Brasil. Desde 1998 é realizado de forma anual o processo seletivo “Talento Volkswagen Desgin”, um concurso onde todos estudantes de design do Brasil tem a chance de concorrer a um ano de estágio no estúdio da VW em São Bernardo do Campo - SP, tornando-se dessa maneira, a principal porta de entrada para a indústria e logo, crcriando uma tradição entre os estudantes. Participei do Talento desde meu primeiro ano na Unesp, e em 2021, quando estava no quarto ano, fui premiado com o 2º lugar do concurso, conquistando enfim, a tão sonhada vaga de estágio em 2022. Entre as tarefas diárias dos projetos do estúdio, tive a oportunidade de desedesenvolver mais uma vez um projeto conceitual autoral, seguindo o tema direcionado para o talento, só que dessa vez sendo auxiliado e orientado pelos Designers do estúdio. Ao final do estágio é realizada uma apresentação para todo o time. . O T E M A De acordo com a Volkswagen, “Mais“Mais do que um universo digital, o metaverso é a possibilidade de um futuro onde os mundos físico e virtual estarão profundamente interconectados, trazendo mudanças no estilo de vida e oportunidades para plataformas que juntem o melhor das experiências reais e digitais.” “Como seria a experiência vw no metaverso?” 04 02D ESEN VO LVIM EN TO 05 M E T A V E R S O E X P E R IE N C E LA Y E R __________________ 06 I N S P I R A Ç Ã O 07 I D E A Ç Ã O 08 3.000mm 4.980mm M O D E L O 3 D 09 SITTING POSITION 03M O D ELO FIN AL 10 11 12 13 14 15 16 17 18 04 VISUALIZAÇÃO 19 20 21 T E X T U R A S A designação de texturas no modelo 3D é fundamental para renderização de imagens realistas, pois proporciona percepcão de materiais, cores e acabamentos no modelo e até mesmo no ambiente em que está inserido. As texturas utilizadas nesse projeto tornaram-se possíveis por meio de “Nodes”, sendo geradas a partir de Imagens ou de maneira prprocedural, obtendo diferentes resultados variando princípios como cor, brilho, reflexo, transparência e refração. 22 C O M P O S I Ç Ã O Câmera, luz e enquadramento. É nesse processo que determinam-se as especificações para compor a cena e contar uma história. As ferramentas dentro do software simulam equipamentos físicos de fotografia, tais como lentes de diferentes distâncias focais, abertura do diafragma, velocidade do obturador, gerando diferentes narrativas. A iluminação pode ser crcriada por pontos/ áreas/ spots de luz e rebatedores, ou utilizando HDRI (High Dynamic Range Imaging). 23 A N I M A Ç Ã O IN T. G A R A G EM - D IA 24 A N I M A Ç Ã O 25 EXT. P ISTA - D IA A N I M A Ç Ã O EXT. P ISTA - D IA [C H U VA ] 26 EXT. FLO R ESTA - D IA A N I M A Ç Ã O Para o Sound Design do veículo, foi sincronizado no Blender e masterizado no Adobe Audition, trechos de seis áudios de diferentes fontes, tais como carros elétricos, aeronaves e jatos, visando a imersão e um forte impacto ao ápice da trilha sonora “The Racer” de Tristan Barton. 27 05CO N SID ERAÇÕ ES FIN AIS 28 29 Esta experiência proporcionou-me um grande aprendizado uma vez que, apesar de conceitual, diversas situações envolvendo modelagem tridimensional, parâmetros técnicos e conceitos de softwares, forçaram-me a desenvolver novas habilidades, solucionar problemas e principalmente construir um novo olhar para o Design. Design. 06 BIBLIO GRAFIA 30 FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma. Escrituras, 2013. GRAJEWSKI, Christian. Explorer: Futuristic Vehicles for Uncharted Lands. Design Studio Press, 2021. MACEY, Stuart; WARDLE, Geoff. H-Point: The Fundamentals of Car Design & Packaging. Design Studio Press, 2014. 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Te Neues Pub Group, 2004 https://www.vw.com.br/pt/volkswagen/recursos-humanos/talento-design.html. 31 07 ESPECIFICAÇÕ ES 32 Hardware Intel Xeon E5-1650 v4 3.60Ghz, Nvidia Quadro P5000, 32 GB Ram, Win 10 Software Utilizados Adobe Audition, Adobe Lightroom, Adobe Photoshop e Blender Rendering Render Engine: Cycles CCycles Render Device: GPU - Optix 33