SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TORNO DA CARTA DO LEITOR: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER A BASE ARGUMENTATIVA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS Viviane Fernanda Sylvestre Elaboração: Viviane Fernanda Sylvestre Rosa Maria Manzoni Revisão: profª. Drª. Glaís Sales Cordeiro prof. Dr. Adair Vieira Gonçalves Realização: Universidade Estadual Paulista- programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica departamento de educação/fc av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube Vargem Limpa– BAURU/SP site: www.fc.unesp.br http://www.fc.unesp.br/ Sylvestre, Viviane Fernanda. Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do ensino fundamental – anos iniciais – mediado pelo gênero carta do leitor [recurso eletrônico] / Viviane Fernanda Sylvestre; orientação: Rosa Maria Manzoni- Bauru: UNESP, 2023. 236f. Produto educacional elaborado como parte das exigências do Mestrado Profissional em Docência para Educação Básica da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, com o título: Sequência Didática em torno da Carta Do Leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- séries Iniciais 1. Interacionismo Sociodiscursivo. 2. Base argumentativa. 3. Gênero carta do leitor. 4. Ensino fundamental – anos iniciais. I. Título. Sumário • Apresentação …………………….......……………………………………………………………...... 5 • Objetivos ……………………..…………………...……………………………………………….…... 6 • Fundamentação teórica …………………….................................................................................7 • Modelo Didático do Gênero carta do leitor………...................................................................... 9 • Sinopse da Sequência Didática do gênero carta do leitor por capacidades de linguagem …..10 • Atividades da Sequência Didática…...………………………………………..............................…13 • Considerações Finais……………………………......................................................................... 48 • Referências……………………………………….......……………………………………………….. 49 Apresentação O desenvolvimento da pesquisa do Mestrado Profissional - Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências (FC), da UNESP/Bauru, resultou num produto didático educacional: este caderno didático. O trabalho de pesquisa “Desenvolvimento da base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais, mediado pelo gênero carta do leitor”, foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Rosa Maria Manzoni, com o objetivo de investigar as potencialidades da carta do leitor como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. A Sequência Didática (SD) apresentada, neste caderno, é um produto educacional que visa a orientar o docente no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas por meio do gênero carta do leitor. Dessa forma, a SD elaborada e desenvolvida pela professora-pesquisadora atuou com todas as operações que desenvolvem as capacidades de linguagem requeridas para a escrita de um texto argumentativo, cujo domínio de linguagem é fortemente requisitado no agir comunicativo cidadão. Este caderno didático está constituído por oito oficinas e quarenta e quatro atividades de linguagem, elaboradas com a finalidade de trabalhar a construção de uma base argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. O material que ora apresentamos contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas dos estudantes não só do 4º ano, mas, quando adaptadas em relação às necessidades formativas, de todos os anos do Ensino Fundamental – anos iniciais. Por isso, convidamos professores e professoras a conhece-lo e a utilizá-lo em suas aulas, para que, juntos, possamos construir uma educação pública de qualidade, que forme sujeitos críticos e capazes de construir uma sociedade mais justa. Viviane Fernanda Sylvestre Junho 2023 Objetivo geral: Desenvolver ferramentas didáticas que possam ser usadas como instrumento pelo professor que ensina produção de textos argumentativos escritos, para promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem argumentativas em estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais. Objetivos específicos: • Apresentar a modelização didática do gênero carta do leitor; • Compartilhar a Sequência Didática do gênero carta do leitor com professores que atuam no Ensino Fundamental – anos iniciais - para que estes possam utilizá-la no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas de seus alunos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Este material foi desenvolvido com base no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), uma teoria que considera a linguagem como uma prática social. O objetivo é o ensino da língua a partir de atividades de linguagem situadas, que envolvem os estudantes em situações de comunicação reais. O ISD propõe o trabalho com a produção textual como forma de promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos aprendizes. De acordo com Bronckart (2003), ao produzir um texto, mobilizam-se três capacidades: capacidades de ação que envolvem a situação do contexto de produção e o conteúdo temático; capacidades discursivas, que se referem à infraestrutura do texto, constituídas pelo plano global do texto, pelos tipos de discursos e pelas sequências textuais, e as capacidades linguístico-discursivas, integradas pelos mecanismos de textualização (conexão, coesão nominal e verbal) e os mecanismos enunciativos (gerenciamento das vozes e modalizações). Bronckart (2003, p. 75) também define o texto como toda produção verbal empírica, isto é, “[...] toda unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente (do ponto de vista da ação ou da comunicação)”. Por fim, o autor (2003, p. 77) conclui que a noção de texto singular ou empírico, portanto, designa uma unidade concreta de produção de linguagem, que pertence necessariamente a um gênero, composta por vários tipos de discurso, e que também apresenta os traços das decisões tomadas pelo produtor individual, em função da sua situação de comunicação particular. Consequentemente, o agente-produtor, inserido num contexto de produção, com um determinado conteúdo temático (constituído pelas representações dos três mundos), busca o seu agir comunicativo, por meio de um gênero, que se materializa no texto. Dolz e Schneuwly ([1998] 2010), que também são pesquisadores do ISD, elaboraram uma engenharia didática para o processo de ensino e aprendizagem da língua oral e escrita. Dessa maneira, ambos determinam que os estudos de linguagem sejam desenvolvidos, na escola, por meio do uso dos gêneros textuais como instrumento para desenvolver as práticas de linguagem. Para Dolz e Schneuwly ([1998] 2010), o modelo didático do gênero serve como um instrumento para planejar um ensino intencional para desenvolver as capacidades de linguagem do gênero que circula socialmente. Machado (2004, p. 26) também argumenta que os modelos didáticos de gênero “[...] podem guiar tanto a elaboração e a avaliação de material didático quanto a avaliação das capacidades de produção textual dos alunos”. Pela proposta de agrupamento de gêneros elaborada pelos autores acima ([1998] 2010), a carta do leitor está inserida no agrupamento do argumentar, no qual o domínio social e comunicativo é a argumentação de temas polêmicos e, por isso, esse gênero envolve a capacidade de refutar, sustentar e negociar as tomadas de posições. A sequência didática corresponde a um conjunto de atividades de ensino planejadas de forma sistemática a respeito de um gênero textual oral e/ou escrito (DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY [1998] 2010). O processo de elaboração de uma sequência didática possibilita ao professor estar ciente das dificuldades de aprendizagem que os alunos possuem, em determinadas atividades de linguagem, como também o favorece a oferecer atividades que possam cessar as dificuldades dos aprendizes. Logo, vê-se que esse procedimento didático é fundamental na organização do trabalho pedagógico. A organização da sequência didática está representada na figura 1. FIGURA 1- Esquema da Sequência Didática Fonte: Dolz, Noverraz, Schneuwly ([1998] 2010, p. 83). MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO CARTA DO LEITOR SINOPSE DO GÊNERO CARTA DO LEITOR POR CAPACIDADE DE LINGUAGEM Fonte: Elaborado pela pesquisadora Atividades da Sequência didática 3ª etapa da Sequência didática: módulos de aprendizagem - Capacidades de Ação Oficina 1: propósito comunicativo do gênero carta do leitor ATIVIDADE 1: FAÇA A LEITURA DOS TEXTOS PERTENCENTES AO GÊNERO CARTA DO LEITOR, JUNTO COM A PROFESSORA. EM SEGUIDA, IDENTIFIQUE, ORALMENTE, A FINALIDADE DE CADA UM. Texto 4 Texto 5 ESCREVA O TIPO DE MODALIZAÇÃO ENCONTRADO NO TEXTO A _________________________________________________________________________________________ ESCREVA O TIPO DE MODALIZAÇÃO ENCONTRADO NO TEXTO B: ESCREVA O TIPO DE MODALIZAÇÃO ENCONTRADO NO TEXTO C _________________________________________________________ _________________________________________________________ 4ª etapa da sequência didática: produção final do gênero carta do leitor Considerações finais Compartilhamos a SD desenvolvida na pesquisa com os professores porque constatamos que os módulos de aprendizagem foram fundamentais para a ampliação do sistema de referência de mundo dos estudantes, pois os assuntos trabalhados no dispositivo didático, SD em torno do gênero carta do leitor, eram sempre de problemas sociais atuais. Essas atividades de linguagem motivaram os alunos a refletirem de forma voluntária e razoavelmente consciente sobre os temas abordados, e a tomarem posições a respeito das questões sociais, garantindo-lhes a participação, enquanto cidadãos, em práticas discursivas e sociais, na busca de uma sociedade mais justa, respeitosa e democrática. Então, essas operações de linguagem realizadas, por meio da SD em torno do gênero carta do leitor, proporcionaram a iniciação da politização desses estudantes, ao mesmo tempo em que contribuiu para o desenvolvimento de seu psiquismo. A sequência didática realizada em torno do gênero carta do leitor foi eficaz para o desenvolvimento do raciocínio argumentativo dos estudantes. Por isso encorajamos os professores e professoras a planejarem o ensino da produção textual que mobiliza linguagem argumentativa, ou seja, a organizarem o ensino por sequências didáticas a partir do modelo didático do gênero que mediará a sequência didática. Essa ferramenta permite um trabalho planejado e contextualizado, que efetivamente desenvolve as capacidades de linguagem argumentativas dos estudantes. Desejamos que, ao longo de sua escolarização, as crianças realizem muitas atividades de linguagem que proporcionem a construção do raciocínio argumentativo para agir criticamente sobre os problemas polêmicos e sociais e, assim, contribuem para a transformação de si mesmas e da sociedade. Referências ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. revista e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011. ALVES FILHO. F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011. BARROS, Eliana Merlin Deganutti de TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EXTERNA: A MODELIZAÇÃO DO GÊNERO NA PESQUISA COLABORATIVA Raído, Dourados, MS, v. 6, n. 11, p 11 - 35, jan./jun. 2012 BEZERRA, Maria Auxiliadora. Por que cartas do leitor na sala de aula? In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. 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