DESIGN EDITORIAL E CULTURA POP O presente trabalho tem como propósito produzir uma revista de entretenimento que abordará a cultura popular atual presente na mídia, incluindo filmes, música, séries, dentre outros temas voltados para um público majoritariamente adolescente, com foco no projeto editorial e gráfico, os quais acompanham contexto histórico, público- alvo, periodicidade, plataforma, expansibilidade da marca, dentre RESUMO INGRESSO POP Relatório produzido por Alicia Teberga, aluna de graduação em Design Gráfico na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), como projeto de conclusão de curso. ingressopopcontato@gmail.com GRADUANDA Alicia Teberga ORIENTADORA Cássia Letícia Carrara Domiciano Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” alicia.teberga@unesp.br IMPRESSÃO DPI INTELIGÊNCIA GRÁFICA R. Rangel Pestana, 1049 - Vila Nova, Jaú - SP, 17205-030 PAPÉIS UTILIZADOS Couché fosco 150 g/m² (miolo); Couché fosco 250 g/m² (capa, encartes) FONTES UTILIZADAS MONTSERRAT FAMILY (fonts. google.com/specimen/ Montserrat) ARTISTA PRO FAMILY by Zetafonts (zetafonts.com/ collection/8) BARLOW CONDENSED (fonts.google.com/specimen/ Barlow+Condensed) INGRESSOPOP.COM.BR outros fatores relevantes. O projeto também introduz os conceitos básicos do termo design editorial e gráfico, necessários para o desenvolvimento desta proposta, a qual expande-se para um projeto multimídia incluindo plataformas online, como o desenvolvimento de um site e das redes sociais que o acompanham. @INGRESSO.POP @INGRESSOPOP/INGRESSOPOP INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA O Trabalho de Conclusão de Curso em questão tem como principal projeto uma revista, que abordará como temática a cultura pop atual presente na mídia, com foco no público adolescente, incluindo filmes, séries, música, dentre outros temas, apresentados de maneira divertida, ou seja, voltada para o entretenimento, expandindo-se para plataformas digitais. Após explorar artigos e trabalhos relacionados à revistas já existes deste segmento, observa-se que alguns deles tendem a enxergar tal veículo como superficial e padronizado, influenciando negativamente na formação da identidade do público alvo. Contudo, tais veículos de comunicação sofreram mudanças ao longo de sua história, uma vez que atualmente, exploram o universo adolescente de modo que se identifiquem no conteúdo o qual consomem, tratando de assuntos REFERENCIAL TEÓRICO No quesito teórico é indispensável a definição de Design Gráfico de acordo com a Associação de Designers Gráficos do Brasil. Já na área do design editorial, os livros Guia de Design Editorial, Grid: Construção e Desconstrução, e Elementos do Design: Guia de Estilo Gráfico, do autor Timothy Samara, além do livro A Arte de Editar Revistas, da autora Fátima Ali. A marca Capricho é uma referência no desenvolvimento deste projeto, uma vez que abrange diversas áreas de atuação bem sucedidas no âmbito de estudo em questão, resultantes de sua evolução ao como representatividade, feminismo, diversidade e respeito, por exemplo. Portanto, assim como o público dos leitores em pauta, o design editorial passa por transformações constantemente para acompanha-los, afinal, como afirma a autora de Jornalismo de Revista: Revista é também um encontro entre um editor e um leitor, um contato que se estabelece, um fio invisível que une um grupo de pessoas [...] É na revista segmentada, geralmente mensal, que de fato se conhece cada leitor, sabe-se exatamente com quem se está falando. (SCALZO, 2003, p. 12-14). Ou seja, este trabalho utilizará o design gráfico como ferramenta para transmitir a identidade da revista através de seu projeto gráfico, que por sua vez, deve-se identificar com seus leitores. longo de sua história. Bem como os veículos de comunicação online Febre Teen, Papel Pop, Portal POPline, dentre outros. Outra grande fonte de conhecimento para o desenvolvimento deste trabalho é o livro Jornalismo em Revista da autora Marília Scalzo, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e jornalista que esteve presente em boa parte da evolução da revista Capricho, dentre outras da Editora Abril, onde dirigiu o Curso Abril de Jornalismo e foi responsável pelo treinamento de jornalistas, designers e fotógrafos. No âmbito acadêmico, é valido explorar estudos, pesquisas e projetos desenvolvidos em outros trabalhos de conclusão de curso e iniciações científicas já existentes, os quais apresentam conteúdos que podem enriquecer o conhecimento sobre temáticas semelhantes às abordadas na proposta em pauta. Uma pesquisa aprofundada sobre o público-alvo em questão também é necessária. Analisando quais faixas etárias são consideradas adolescentes de acordo com a lei, lendo artigos sobre o tema, além do contato direto com o mesmo. “ ” OBJETIVOS METODOLOGIAS O presente trabalhado tem o propósito aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo dos semestres cursados durante os anos da universidade, aplicando-os no projeto gráfico de revista desenvolvido. O relatório do projeto, cuja finalidade é descrever todo o processo de desenvolvimento, também segue a identidade visual aplicada na revista, complementando-a no trabalho de conclusão.. Tratando-se de um público jovem, é interessante adotar um projeto multimídia, utilizando outras plataformas para expandir o conteúdo na internet. Portanto, o desenvolvimento de um site com notícias diárias sobre os temas abordados na revista, bem como a criação de redes sociais, foi uma maneira de complementar o produto impresso. Com intuito de colocar em prática as ideias anteriormente citadas, é necessária uma análise sobre o público-alvo em questão, ou seja, entrar em contato com o mesmo, conhecendo-o, de modo que posteriormente, o projeto final atenda uma de suas finalidades, comunicar de maneira eficaz. Embasamento teórico é outro fator imprescindível, portanto, ler livros e artigos relacionados à área editorial, citados previamente no referencial teórico, coletar referências, somados aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, são elementos significantes durante o processo de produção. É fato que as tecnologias atuais facilitam a produção gráfica e editorial da revista, portanto, a respeito das ferramentas utilizadas durante a produção, os programas InDesign, Photoshop e Illustrator, integrantes da do pacote Adobe, foram fundamentais, proporcionando uma diagramação eficiente (figura 01), tratamento adequado de imagens (figura 02) e coloração (figura 03), e desenvolvimento de vetores (figuras 04, 05 e 06), respectivamente, com o auxílio indispensável da mesa digitalizadora Intous Draw da Wacom como ferramenta. Contudo, no decorrer da elaboração e suas experimentações, equívocos foram cometidos, corrigidos e ajustados até transmitirem seu propósito de maneira adequada, integrando os três elementos principais do design editorial: grid (diagrama), tipografia, imagens. A partir disso, o trabalho de conclusão de curso pode ser produzido com a ajuda da orientadora Cássia Letícia Carrara Domiciano, professora do curso de Design da UNESP, que direcionou o caminho ideal a ser seguido para alcançar os objetivos propostos. 4 ♡ ♡ 5 Figura 01: Diagramação no InDesign. Figura 02: Edição de imagens no Photoshop. Figura 03: Coloração de ilustrações no Photoshop. Figura 04: Desenhos das ilustrações no Illustrator. 6 ♡ ♡ 7 Figura 05: Desenvolvimento dos títulos de algumas matérias no Illustrator. Figura 06: Desenvolvimento do logotipo no Illustrator. Figura 09: Anotações semanais Figura 10: Mês de março Figura 07: Calendário anual Figura 08: Calendário mensal CRONOGRAMA E PLANO DE ATIVIDADES O desenvolvimento da proposta descrita anteriormente se iniciou em agosto de 2018. Com a carga horária de disciplinas optativas concluídas, bem como as disciplinas obrigatórias, o tempo livre pode ser totalmente destinado à produção do trabalho de conclusão de curso, que foi finalizado em junho de 2019, com ao final das disciplinas TCC I e TCC II realizadas em dois semestres consecutivos. Utilizando o método de organização Bullet Journal (Figuras 07, 08, 09 e 10) como auxílio, foram estipulados prazos para o desenvolvimento das etapas desde projeto, e registrado tudo o que foi desenvolvido em cada dia durante o período. 8 ♡ ♡ 9 PÚBLICO ALVO Partindo do seguinte conceito descrito na publicação do artigo Eisenstein E. Adolescência: definições, conceitos e critérios . Adolesc Saude. 2005;2(2):6-7: Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social(2). Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos (adolescents) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos (youth), critério este usado principalmente para fins estatísticos e políticos. Usa- se também o termo jovens adultos para englobar a faixa etária de 20 a 24 anos de idade (young adults). Atualmente usa-se, mais por conveniência, agrupar ambos os critérios e denominar adolescência e juventude ou adolescentes e jovens (adolescents and youth) em programas comunitários, englobando assim os estudantes universitários e também os jovens que ingressam nas forças armadas ou participam de projetos de suporte social denominado de protagonismo juvenil. Nas normas e políticas de saúde do Ministério de Saúde do Brasil, os limites da faixa etária de interesse são as idades de 10 a 24 anos. Na maioria dos países, o conceito de maioridade do ponto de vista legal é estabelecido aos 18 anos, mas outros critérios existem e permanecem flexíveis e confusos, de acordo com os costumes e culturas locais. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2o), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (artigos 121 e 142). O adolescente pode ter o voto opcional como eleitor e cidadão a partir dos 16 anos. O conceito de menor fica subentendido para os menores de 18 anos. Portanto, a faixa etária optada para ser aplicada neste projeto é entre 12 e 18 anos, considerados adolescente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil. DESIGN GRÁFICO E EDITORIAL Consoante a Associação de Designers Gráficos do Brasil, Design Gráfico é o: termo utilizado para definir, genericamente, a atividade de planejamento e projeto relativos à linguagem visual. Atividade que lida com a articulação de texto e imagem, podendo ser desenvolvida sobre os mais variados suportes e situações. (ADG, 2003, p. 175) Portanto, o design editorial está contido no gráfico, uma vez que é responsável pelo projeto de livros, revistas e jornais, composto por três elementos principais: grid (diagrama), tipografia, imagens e ilustrações. Especificamente, no caso editorial, o grid não é visível ao leitor, porém de extrema importância já que é o responsável por padronizar o número de colunas na página, o espaçamento entre elas e a margem, além de alinhá-las com o título, ou seja, a organização visual da página. Já a tipografia, pode ser definida, neste caso, como as fontes de mesma família, escolhidas para manter a unidade, a simultaneamente e a diversidade no texto. Enfim, as imagens foram convencionadas como figuras que acompanham o texto, ou seja, fotografias, desenhos, gráficos, ilustrações e imagens produzidas em diferentes técnicas, excluindo a fotografia. “ “ ” ” PESQUISA ESTRUTURADA COM O PÚBLICO ALVO Idade A fim de conhecer mais a audiência cuja proposta é destinada, foi desenvolvida uma pesquisa estruturada, na qual dez pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo anteriormente descrito, puderam responder algumas perguntas sobre a temática abordada no projeto em questão, a fim de coletar informações sobre quais temas os mesmo têm interesse de encontrar nas publicações tanto impressas, quanto digitais, ou seja, o que o público tem mais interesse e espera consumir. Tal pesquisa foi produzida utilizando a plataforma Google Forms, devido ao seu fácil acesso online através de apenas um link responsivo (https://forms. gle/TkNTGmEdK8YFGSL49). O questionário é composto por uma breve descrição do projeto, além de informações básicas sobre o entrevistado, seguidos de perguntas mais específicas sobre suas preferências, as quais acompanham algumas imagens e GIFs relacionados ao tema, introduzidos com intuito de atrair a atenção do público, tornando a tarefa mais descontraída. Os resultados são obtidos através de respostas de múltipla-escolha, discursivas, e caixas de seleção, sendo elas objetivas e curtas. Confira abaixo as questões abordadas, bem como as estatísticas dos resultados: 30% 12 13 18 15 17 30% 20% 10% 10% 10 ♡ ♡ 11 PROJETO EDITORIAL Você está cursando: Com que frequência você assiste Netflix (ou outra plataforma de streaming)? Ensino Fundamental II Ensino Médio Curso Superior Todos os dias, pelo menos um pouquinho. Umas 3 vezes na semana. Só final de semana. 30% 10% 50% 80% 20% 10% Quais filmes teens são preferidos até o momento? Quais séries você acompanha atualmente? Você faz parte de algum fandom, se sim, qual/quais? 1. Acampados 2. Para Todos os Garotos que Já Amei, A Barraca do Beijo 3. Para Todos os Garotos que Já Amei 4. Terror 5. Para Todos os Garotos que Já Amei 6. Para Todos os Garotos que Já Amei, Sierra Burgess é uma Loser, Alex Strangelove, As Vantagens de Ser Invisível 7. Simplesmente Acontece, Para Todos os Garotos que Já Amei 8. Nenhum 9. A Barraca do Beijo 10. Para Todos os Garotos que Já Amei, Meninas Malvadas, De Repente 30, As Apimentadas 1. Jessie 2. Titans, Riverdale 3. Riverdale 4. La Casa de Papel 5. Riverdale 6. Game of Thrones, American Horror Story, The Handmaid’s Tale, Riverdale, The Umbrella Academy, One Day at a Time 7. Riverdale, Teen Wolf, O Mundo Sombrio de Sabrina, The Shannara Chronicles 8. Greys Anatomy 9. Elite, The Good Place 10. Riverdale, The Good Doctor 1. BTS 2. Shawn Mendes 12 ♡ ♡ 13 PROJETO EDITORIAL Quais cantores de música pop são seus preferidos? Quais canais do YouTube ou Digital Influencers você mais acompanha? 1. Melim 2. Shawn Mendes, One Direction, Taylor Swift, Camila Cabello, Ed Sheeran 3. Ariana Grande, Selena Gomes, Demi Lovato, Ed Sheeran, Sofia Carson, Katy Perry 4. Ariana Grande 5. Ariana Grande 6. Shawn Mendes, Ariana Grande, Lady Gaga, Camila Cabello, Cardi B, Nicki Minaj, Rihanna 7. Shawn Mendes, Miley Cyrus, Ariana Grande 8. Justin Bieber 9. Taylor Swift 10. Justin Bieber, Shawn Mendes Ariana Grande 1. Whindersson Nunes 2. Luba TV, Coisa de Nerd, Depois das Onze, Liza 3. Cherryrar 4. Felipe Neto 5. Felipe Neto, Lorrayne Mavromatis 6. Blogueirinha, Felipe Neto, Luba, Mandy Candy 7. Bruna Vieira, Giovanna Ferrarezi, Nah Cardoso 8. Nenhum 9. Tastemade, Você Sabia? 10. Bruna Vieira, Foquinha, Karol Pinheiro, Nah Cardoso, Alice Aquino, Diva Depressão Você acompanharia notícias diárias sobre esses temas em um site e nas redes sociais? Sim Não 6 (60%) 0 321 7 (70%) 0 (0%) 2 (20%) 1 (10%) 100% Além das plataformas online, o que você gostaria que tivesse em uma edição especial impressa sobre o tema? Gostaria de acrescentar algo? Pôsteres com Ilustrações Itens decorativos Encartes Adesivos Não sei responder Não 14 ♡ ♡ 15 PROJETO EDITORIAL PROJETO EDITORIAL Ao analisar as respostas coletadas na pesquisa, foi possível perceber que os maiores destaques nas categorias filme, música e séries foram Para Todos os Garotos que Já Amei, Ariana Grande e Riverdale, respectivamente. Portanto, tais assuntos foram abordados como uma das pautas principais da revista impressa. Por outro lado, a categoria Youtubers/Digital Influencers obteve respostas variadas e com temáticas distintas entre si, assim sendo, não há necessidade de abordá-las na publicação. Com relação ao tópico a respeito das plataformas online, a ideia de ter um site com notícias diárias e redes sociais foi aceita unanimemente pelo público. Pra finalizar, o gráfico sobre a publicação impressa aponta que as ideias foram bem aceitas pelo público, exeto os encartes, que a princípio, soou como um equívoco, uma vez que pertence a mesma categoria que as demais opções. Tal fato, levou à uma apuração mais profunda, e ao questionar os participantes, foi constatado que os mesmos não haviam conhecimento da palavra, portanto, não consideraram a opção. Com isso, a ideia dos encartes seguiu adiante. No entanto, as alternativas “pôsteres com ilustrações” e “itens decorativos” também foram rejeitadas após serem consideradas, visto que o fato da lombada ser quadrada prejudicaria o destaque do pôster das páginas sem que fosse danificado, e os itens decorativos, devido ao excesso de itens avulsos da publicação, que seriam necessários para que pudessem ser realizados. EQUIPE SEÇÕES CONTEÚDO IDENTIDADE VISUAL PERIODICIDADE NÚMERO DE PÁGINAS COMERCIALIZAÇÃO DISTRIBUIÇÃO DIAGRAMAÇÃO A identidade visual do projeto remete juventude do público alvo, algo moderno, colorido, porém, sem ser carregado de informações, trabalhando a composição entre tipografia, caligrafia e imagens. EDITORA Alicia Teberga PROJETO GRÁFICO Alicia Teberga DESIGNER Alicia Teberga REDAÇÃO Alicia Teberga Colaboradores CAPA Alicia Teberga REVISÃO Alicia Teberga Leonardo Camargo• Capa: Ilustração com os artistas e personagens presentes na revista. • Editorial (1 pág.) – Breve apresentação do conteúdo presente na revista pela Editora. • Índice (2 págs.) – Conteúdo numerado para fácil localização. • Favoritos (14 págs.) – Filme (Para Todos os Garotos Que já Amei, encarte receita), música (Ariana Grande), e série (Riverdale). • Do It Yourself (1 pág.) – Tutorial de bordado de um patch da série Riverdale. • Entrevista (2 págs.) – Núbia Marques. • Eventos (2 págs.) – Informações sobre a CCXP. • Especial (3 págs.) – Aquisições da Disney no cinema, pop-up castelo do Magic Kingdom. • O que vem por aí (8 págs.) – filmes (live actions, encarte calendário de estreias, Universo Cinematográfico Marvel), música (festivais de música, Shawn Mendes: The Tour), séries (novas temporadas, novas séries). • Equipe (1 pág.) – Equipe, impressão, créditos. • Propagandas (6 págs.) – Distribuídas ao longo da publicações de assuntos relacionados. É uma edição especial impressa para os leitores e seguidores do site e das redes sociais com intuito de explorar as vantagens da publicação impressa com encartes, pop-up e adesivos. É uma publicação baseada nos assuntos favoritos do público-alvo coletados na pesquisa realizada com os mesmos. Sazonal. Lançada em junho, no verão norte americano, período entre as temporadas das séries televisivas e de lançamentos nas férias escolares. 40. Revista comercializada. Produção através de parcerias publicitárias. Bancas de jornal, livrarias e online. De duas a quatro colunas (dependendo do conteúdo presente na página, como imagens, texto e elementos gráficos). 16 ♡ ♡ 17 IMAGENS TIPOGRAFIA Imagens coloridas retangulares, quadradas, ou redondas, dependendo da composição, acompanhadas de elementos gráficos. • Logotipo: Barlow Condensed SemiBold Italic BARLOW CONDENSED • Título das matéria: Coolvetica Regular COOLVETICA • Chapéu: Montserrat Bold Italic – 11 pt MONTSERRAT • Lead: Montserrat SemiBold Italic – 9 pt Montserrat • Intertítulos: Montserrat Bold – 12 pt MONTSERRAT • Olho: Montserrat SemiBold Italic – 9 pt Montserrat • Corpo de texto: Montserrat Regular – 9 pt Montserrat • Legenda/créditos: Montserrat Regular – 8 pts Montserrat • Detalhes nas imagens: Artista Pro Alternate Bold (tracking -50) ARTISTA PRO ALTERNATE • Número fora do corpo de texto: Bauhaus 93 Regular Bauhaus 93 • Numeração da página: Montserrat Bold – 11 pts (números) e Segoe UI – 11 pts (coração Montserrat ♡ PALETA DE CORES Cores quentes para remeter a ideia de diversão, uma vez que é um veículo de entretenimento. A partir disso, foram selecionadas várias cores e realizados testes impressos, a fim de escolher as tonalidades que melhor transmitem o conceito descrito anteriormente. Figura 11: Testes impressos de paleta de cores AZUL #6cc4cd rgb(108, 196, 205) cmyk (58, 0, 22, 0) ROSA #ec619f rgb(236, 97, 159) cmyk (0, 75, 0, 0) LILÁS #9c8ac0 rgb(156, 138, 192) cmyk (45, 49, 0, 0) AMARELO #ffe76d rgb(255, 231, 109) cmyk (2, 6, 67, 0) A paleta de cores final é composta pelos códigos a seguir. Sua variação para tons mais claros é de 50% de opacidade, sendo utilizada apenas como elemento gráfico ao fundo das imagens, na composição em algumas páginas. A variação mais escura não foi necessária, uma vez que a tipografia é legível no material impresso. 18 ♡ ♡ 19 PROJETO GRÁFICO LOGOTIPO A primeira coisa a ser definida foi o nome da marca, para que então o logotipo pudesse ser desenvolvido a partir do mesmo. O primeiro passo foi anotar palavras que remetessem a temática da revista: entretenimento, lazer, moderno, contemporâneo, comunicação, veículo, criatividade. Em seguida, foram anotadas as ideias que vinha em mente, a partir de sinônimos. Logo após, as opções de palavras que já existem site, perfis em redes sociais, ou a própria marca, foram descartadas. Então, especificar o pensamento facilitou o processo, ou seja, pensar em palavras e objetos em comum nos três assuntos principais abordados pela marca (filmes, séries e música). Finalmente, o nome “Ingresso POP” surgiu como uma boa opção, uma vez que é um objeto comum para ter acesso aos filmes no cinema, ir a shows de música, e assistir séries (de alguma forma, um “passe” deve ser adquirido, como uma assinatura, por exemplo). Logo, a ideia para o logotipo manifestou-se. A palavra “ingresso“, escrita em caixa alta com uma fonte sem serifas e em itálico. Já, a palavra “pop”, inserida dentro de um ícone de ingresso, como no rascunho a seguir. Figura 12: Rascunho do logotipo O desenvolvimento da ideia na plataforma digital começou em seguida. A versão horizontal funcionou, por outro lado, na versão vertical, a palavra “ingresso” não ficou legível o suficiente devido a diferença de tamanho em relação ícone de ingresso, que por sua vez, pode ser usado sozinho em detalhes, como marca d’água ou imagem de perfil nas redes sociais. Confira o resultado final do logotipo (Figura 14), suas variações e principais informações a seguir (Figuras 14, 15, 16 e 17). Ao aplicar o logotipo junto a outros elementos, Figura 13: Logotipo final Figura 16: Logotipo em preto e branco Figura 14: Logotipo em escala de cinzas Figura 15: Logotipo em quadros 34 quadros 8 q u ad ro s Figura 17: Logotipo em traço um espaço mínimo de magem deve ser mantido com base na largura da letra “O” da palavra “pop”, denominada como “X” (Figura 18). A redução máxima que o logotipo pode ser diminuído é 25 mm (Figura 19), mais que isso, as informações contidas nele é ilegível. Para não comprometer a legibilidade e visualização do logotipo quando este estiver interagindo com outras marcas, deve-se manter um espaço mínimo entre ele e os outros elementos, tendo como base o valor de “X”, citado anteriormente (Figura 20). 20 ♡ ♡ 21 PROJETO GRÁFICO Figura 18: Área de respiro do logotipo Figura 20: Co-brand Não alterar as cores Respeitar a área de respiro Não adicionar formas e elementos Não preencher com cor única Não preencher com imagens ou texturas Não trocar a fonte Não aplicar sobre fundos que não apresentam contraste Não desalinhar os elementos Não distorcer e alterar as proporções Não alterar o tamanho da fonte Figura 19: Redução máxima do logotipo 25 mm Uso incorreto do logotipo ELEMENTOS GRÁFICOS Todo box de texto possui um espaçamento interno de 3 mm superior, inferior e nas laterais. Aplica-se um box de cor chapada como detalhe atrás de imagens e blocos de texto (que atuem como tópicos) com uma largura de 2 mm aparente, posicionado no canto inferior ou superior, direito ou esquerdo, de acordo com a diagramação, a fim de harmonizar a composição. Também é aplicado no mesmo box de texto o traçado de 1 pt da cor do elemento gráfico citado anteriormente (Figura 21). Em imagens circulares, aplica-se um recorte redondo, com a parte superior do elemento principal da mesma ultrapassando a fronteira da forma circular (técnica válida para algumas imagens com recorte retangular). Na mesma imagem, uma circunferência com traçado de 1,3 pts é acrescentada atrás da mesma (Figura 22). Quando é necessário um texto acompanhando estes elementos, o mesmo é posicionado na diagonal com uma inclinação intercalando entre 15 ou -15 graus Figura 21: Box de texto Figura 22: Imgens redondas em 1 coluna na sequência de imagens. Os números utilizados como tópicos, acompanham um traçado preto avulso de seu preenchimento, com espessura variável de acordo com o tamanho da fonte sendo utilizada em questão (Figura 23). Cada QR Code acompanha um ícone de “play” juntamente com um box de texto com informações sobre o mesmo. O tamanho da imagem do QR Code é de 20 x 20 mm, inclinada a -15 graus, já o ícone, de 15 x 15 mm a 15 graus (Figura 24). Figura 24: Box QR CodeFigura 23: Númeor 2 22 ♡ ♡ 23 PROJETO GRÁFICO Formas geométricas são utilizadas como detalhes no background das páginas (Figura 25). Linha de pontilhado japonês de traçado 5 pts para conectar box de texto com imagens, ou com os números que atuam como tópicos (Figura 26). O texto do chapéu acompanha um retângulo ao fundo de 6 mm de altura e largura variável de acordo com o comprimento do quadro de texto da palavra, além de um pequeno triângulo no canto inferior esquerdo a fim de que a composição remeta à um balão de conversa, transmitindo a ideia de comunicação na identificação da sessão, uma vez que o chapéu é o assunto a ser tratado na página em questão (Figura 27). Figura 25: Formas geométricas Figura 26: Linha pontilhada Figura 27: Chapéu A caixa de texto do olho, bem como a do lead, é um losango, ou seja, sempre inclinada para a direita, acompanhando o sentido do texto em itálico. A diferença entre o olho e o lead é que o olho possui cor ao fundo (Figura 28), e o lead segue o padrão dos blocos de texto que atuam como tópicos descritos anteriormente, além de que, a inclinação do lead é a mesma da forma geométrica que atua como Figura 28: Olho Figura 29: Títulos Figura 30: Sinopse de lançamento. background na página. As seções em que não há uma página separada para o título caligráfico, ou seja, o título da matéria está na mesma página do conteúdo em questão, a caixa de texto está duplicada, sendo uma com o texto em tipografia branca, e a outra com uma das cores da paleta (posicionada atrás e aproximadamente 1 mm a esqueda). O título também possui retângulos de outra cor da paleta ao fundo (Figura 29). Já no conteúdo das sinopses dos próximos lançamentos, a imagem redonda segue o mesmo padrão já descrito, com o acréscimo do QR Code. A imagem também acompanha uma caixa de texto com somente um dos lados inclinados (Figura 30). Tal padrão também funciona no sentido contrário, para que as informações sejam intercaladas na diagramação da página. PROJETO GRÁFICO 24 ♡ ♡ 25 FICHA TÉCNICA BONECO SUPORTE USADO NA IMPRESSÃO • Couché fosco 150 g/m² (miolo) • Couché fosco 250 g/m² (capa, encartes, pop-up) FORMATO DA PEÇA • Aberto: 275 x 440 mm • Fechado: 275 x 220 mm LÂMINAS • 10 lâminas • Frente e verso: 4 x 4 (CMYK) ACABAMENTOS • Refilagem • Dobra • Corte • Lombada quadrada FECHAMENTO DE ARQUIVO • Sangria: 10 mm superior, inferior, interna, externa. O boneco com o espelho inicial foi produzido manualmente (Figuras 31 e 32). POP-UP CASTELO A fim de desfrutar as vantagens de uma publicação impressa, foi decidido aplicar na revista um pop-up do castelo da Cinderela, localizado no parque Magic Kingdom, um dos principais símbolos da Walt Disney Company. Assim sendo, testes foram realizados a mão (Figura 33) e impressos (Figura 34), com intuito de identificar o que funcionou e corrigir o que não funcionou, até que o resultado estivesse de maneira adequada (Figura 35). Figura 33: Pop-up oficina gráfica Figura 32: Boneco com espelho inicial Figura 34: Teste Figura 35: Desenho técnico do pop-up Figura 31: Boneco 16 0 m m 24 0 m m 14 3 m m 268 mm 227 mm 60 mm 26 ♡ ♡ 27 PROJETO GRÁFICO ESPELHO 28 ♡ ♡ 29 PROJETO GRÁFICO MULTIMÍDIA SITE O site ingressopop.com.br (Figura 39) foi desenvolvido na plataforma Blogger do Google, a qual é grátis e de código aberto, utilizando como base o tema Socio, criado pela equipe ThemeXpose (demo.themexpose. com/?theme=Socio). A partir dele, mudanças foram feitas no código html, css e layout, a fim de alcançar o resultado desejado. Uma das principais alterações foram as cores, que agora segue a paleta da revista. O menu no topo passou de fixo para móvel, e o slide de REDES SOCIAIS Levando em consideração o fato de que o público adolescente passa muito tempo consumindo conteúdo online nas redes sociais, foram criados perfis da marca no Facebook (Figura 36), Instagram (Figura 37), Twitter (Figura 38), a fim de utilizar estes veículos como uma forma de divulgação do conteúdo do site, além de manter um contato direto com seus leitores. Figura 39: Site ingressopop.com.br Figura 37: Instagram (@ingresso.pop) Figura 38: Twitter (@ingressopop) Figura 36: Página do Facebook (/ingressopop) posts foi retirado, pois deixava a página carregada e com muitas informações repetidas. Os posts mais visitados foram mantidos na lateral direita, bem como um post fixado no topo, além dos recentes como conteúdo principal da página, os quais adquiriram mais detalhes, já que foi acrescentado uma prévia do texto e alguns ícones. Os posts também foram separados nas categorias principais abordadas no site. Logo, cada categoria tem seu próprio ícone e uma cor específica, a fim de que o leitor identifique rapidamente o assunto em questão. Dentro de cada post, o design dos botões de compartilhamento foram alterados, e o botão do Google+ foi substituído pelo do WhatsApp, devido a maior frequência de uso do público. As redes sociais estão localizadas no topo da página, e suas respectivas prévias na lateral direita e embaixo. O tema é responsivo, portanto, funciona tanto no computador, quanto no celular. 30 ♡ ♡ 31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ACADÊMICAS ADG Brasil. O valor do Design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: SENAC, 2003. ALI, F. A Arte de Editar Revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. BRASIL. Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Justiça, 1990. CHASSOT, S. S. O projeto gráfico de revistas: uma análise de dez anos da revista Capricho. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018. EISENSTEIN, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 6-7, abr. / jun. 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 fevereiro 2019. OLIVEIRA, C. F. de. Os ídolos nas revistas teen: uma análise de Atrevida, Capricho e Todateen. Trabalho de conclusão de curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018. SAMARA, T. Elementos do Design: Guia de Estilo Gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2010. SAMARA, T. Grid: Construção e Desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007. SAMARA, T. Guia de Design Editorial: Manual Prático Para o Design de Publicações. 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Disponível em: . Acesso em: 11 feveireiro 2019. CONSIDERAÇÕES FINAIS AGRADECIMENTOS Após as experiências adquiridas no desenvolvimento deste projeto, é correto afirmar que o design editorial é fundamental na construção da leitura, uma vez que organiza a identidade visual da revista, convidando seu público a apreciá-las. Tal fato é de extrema significância quando se trata do público alvo em questão, visto que a identificação dos adolescentes com o produto, leva ao interesse de ler uma revista impressa na sociedade virtual atual. Minha singela gratidão, A Deus, minha família e a todos que me auxiliaram de alguma maneira (e também tranquilizaram nos momentos de exasperação) para que este trabalho pudesse ser concluído. Aos amigos que somaram em minha vida os quais a universidade pode me proporcionar. Aos professores que compartilharam de bom grado seus conhecimentos. Em especial, a professora e orientadora Cássia Domiciano, sempre cuidadosa com as palavras e disposta a contribuir. A cidade de Bauru, que além de ser minha segunda casa (independentemente da distância), me presenteou com uma segunda família, Lala Yachel, que me acolheu nestes quatro anos. Portanto, assim como seus leitores, o design editorial passa por transformações constantemente para acompanha-los, afinal, como afirma a autora de Jornalismo de Revista: Revista é também um encontro entre um editor e um leitor, um contato que se estabelece, um fio invisível que une um grupo de pessoas [...] É na revista segmentada, geralmente mensal, que de fato se conhece cada leitor, sabe-se exatamente com quem se está falando. (SCALZO, 2003, p. 12-14). “ ” 32 ♡ ♡ 33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Correio Braziliense. Camila Mendes fala da carreira e do tempo em que morou em Brasília. Disponível em: . Acesso em: 08 abril 2019. Elle. 15 Things You Didn’t Know About To All The Boys I’ve Loved Before. Disponível em: . Acesso em: 11 feveireiro 2019. Estadão. 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