U M A V I A G E M P E L A G R A D U A Ç Ã O N A R R A D A A T R A V É S D O D E S I G N D E M O B I L I Á R I O Trabalho de Conclusão de Curso - Design de Produto Isabelle Fengler LINHA DE MÓVEIS U M A V I A G E M P E L A G R A D U A Ç Ã O N A R R A D A A T R A V É S D O D E S I G N D E M O B I L I Á R I O Trabalho de Conclusão de Curso - Design de Produto Isabelle Fengler LINHA DE MÓVEIS F332v Fengler, Isabelle Uma viagem pela graduação narrada através do Design de mobiliário : linha de móveis para uma sala de estar / Isabelle Fengler. -- Bauru, 2023 57 f. : il., fotos, mapas Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Design) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru Orientadora: Paula Landim 1. Design de móveis. 2. Arte Decó. 3. Modelagem 3D. 4. Sala de estar. 5. História pessoal. I. Título. Sistema de geração automática de fichas catalográficas da Unesp. Biblioteca da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. Dados fornecidos pelo autor(a). Essa ficha não pode ser modificada. RE SU M O O projeto de conclusão de curso consistiu na criação de uma linha de mobiliário composta por uma mesa de centro, uma estante, uma rack, uma luminária e um sofá. Inspirados nas experiências vivenciadas ao longo do ano, as peças foram projetadas para evocar a sensações e sentimentos vinculadas a cada ano da graduação da autora (2018 - 2022). Procurei utilizar o número de ouro para estabelecer proporções e explorar materiais como aço, madeiras e tecidos. Foi escolhida uma peça para manufatura (prototipagem real) que se desenvolveu na Oficina de Madeira da UNESP Bauru e na oficina equipe Pac Baja, buscando a reutilização de materiais de desmanche. Considerando os requisitos do projeto, que abrangiam a criação de peças essenciais, o trabalho atingiu significativamente suas metas. Destaca-se a importância da prototipagem no design de produtos para ajustes práticos. Limitações temporais e a natureza do projeto conduzido por uma única pessoa levaram a deixar alguns planos futuros em suspenso, como pesquisa de percepção do público e aprimoramento técnico em detalhes específicos de design. No geral, o processo de desenvolvimento foi considerado gratificante, proporcionando aprendizados em habilidades técnicas e de gestão de design, essenciais para projetos futuros pessoais e profissionais. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Fotografia Autoral Fonte: Aniele Estevo A B ST RA CT The course completion project involved the creation of a furniture line comprising a coffee table, a bookshelf, a TV stand, a lamp, and a sofa. Inspired by the experiences throughout the year, the pieces were designed to evoke sensations and feelings linked to each year of the author's undergraduate studies (2018-2022). The use of the golden ratio to establish proportions and the exploration of materials such as steel, wood, and fabrics were key design principles. One piece was selected for physical prototyping, which took place in the Wood Workshop at UNESP Bauru and the Pac Baja team workshop, emphasizing the reuse of salvage materials. Considering the project's requirements, which encompassed the creation of essential pieces, the work significantly achieved its goals. The importance of prototyping in product design for practical adjustments was emphasized. Time constraints and the nature of a project led by a single person resulted in deferring some future plans, such as audience perception research and technical refinement of specific design details. Overall, the development process was considered rewarding, providing insights into technical skills and design management, essential for future personal and professional projects. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Fotografia Autoral Fonte: Aniele Estevo SUMÁRIO RESUMO - página 3 1. INTRODUÇÃO - página 6 2. DESENVOLVIMENTO - página 9 2.1. ANÁLISE PRÉ PROJETO - página 9 2.2. PÚBLICO ALVO - página 12 2.3. ESTRUTURAÇÃO - página 15 2.4. PROTOTIPAÇÃO - página 22 3. PRANCHAS - página 41 4. CONCLUSÃO - página 53 5. BIBLIOGRAFIA - página 57 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Fotografia Autoral QUAL A PROPOSTA? Esse trabalho foi desenvolvido como conclusão do curso de Design de Produto, voltado para a área de mobiliário, buscando sintetizar tudo que foi aprendido na graduação, dentro e fora da universidade. O tema deu-se da ideia combinar de algo que nunca foi realizado pela autora, com todo o conhecimento e aprendizado obtido durante a graduação. Como primeira possibilidade, pensou-se em desenvolver uma cadeira (algo nunca feito antes) que representasse os anos vividos durante a graduação (vivências e aprendizados). Destrinchando essa proposta, para torná-la um bom projeto e coerente com sua importância, chegou-se a ideia de uma linha de móveis para uma sala de estar, onde cada peça é uma representação de um ano da graduação e portanto, uma fase da vida da autora. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário 1. INTRODUÇÃO Fonte: Fotografia Autoral Fonte: Imagem Autoral Então, buscou-se desenvolver as 5 peças nas quais possam aplicar os conhecimentos mais diversos que adquiridos durante o período na graduação (2018-2022), formando assim uma coleção chave para seu portfólio, apresentando diversos conhecimentos e utilizando de variadas ferramentas em que a autora possui experiência. Ao fazer um tema tão pessoal, espera-se que seja um projeto com grande valor emocional, além do estético e que consiga conectar técnicas e estudos nas mais diversas áreas em um único projeto. Procurou-se estabelecer uma relação entre alguns marcos pessoais, como a primeira república em que se morou, o cachorro companheiro, primeiro emprego como designer, ansiedades, experiência em projetos (Baja SAE), a pandemia, namoro e a atual república junto de códigos estéticos, materiais, texturas para cada peça. E, por fim, teve-se como objetivo que o projeto fosse o mais interessante e prático possível, proporcionando uma experiência o mais prazerosa possível e com resultados que se enquadrem aos gostos estéticos da autora para, além das simbologias, possa ter uso pela mesma. 1. INTRODUÇÃO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Acervo pessoal QUEM SOU EU? Antes de se aprofundar na trajeória da autora. Uma breve introdução de quem é Isabelle Fengler: “Desde 2018 pelas terras sem limites, onde sou chamada de fura ou furacão. Antes do que vivi na faculdade, sempre fui uma pessoa muito animada e alegre e tinha uma conexão muito forte com artes num geral, sempre me interessei muito e tive muito apoio da minha família também. Até tentei ir para um lado mais de exatas, mas acabei voltando pra esse lado quando vim pra faculdade e já aqui, cursando Design, que fui conhecer e me interessar pelo desenvolvimento de produtos.” Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário 1. INTRODUÇÃO Fonte: Fotografia de Bruno Luiz Rigonatti Fonte: Fotografia de Juliana Manhas 2.1 ANÁLISE PRÉ-PROJETO Como forma de compreender e estudar mais sobre a história do mobiliário e todas as variáveis envolvidas nos projetos, foi cursada a disciplina de Design e Arquitetura: do Ecletismo ao Pós-Modernismo, ofertada pelo Programa de Pós Graduação em Design da UNESP Bauru. Além dos conhecimentos referentes à prática do design em si, aprofundou-se na questão do legado e perpetuação das peças produzidas pelas grandes escolas de design, ao longo dos anos. Dado os conhecimentos adquiridos na matéria, ocorreu um forte interesse em como algumas peças tanto do Design, quanto Arquitetura e Artes Plásticas, mesmo que inseridas em momentos específicos da história e com traços que representem esse período, se tornam marcos atemporais e, mesmo com o passar dos anos, se enquadram como peças modernas e elegantes. Assim, passou-se a estudar possíveis etapas e processos no desenvolvimento de produtos que podem gerar esse resultado. Segundo Silva (2018), que analisa a cadeira Wassily no decorrer dos anos, há quatro principais requisitos para a atemporalidade do projeto: Atenção na escolha do material: Optar por materiais de manejo industrial conhecidos, de boa estética, resistentes e duráveis. Presunção do status: Pensar com atenção no público-alvo, prevendo que o artefato adquira o status dos usuários. Inovação no projeto de design: Atentar para critérios de inovação do Manual de Oslo, com intuito de adaptar alguma fonte de inovação ao projeto de design. Método da proporção divina: Tentar harmonizar e equilibrar as partes do artefato, de modo que se aproxime do número de ouro: 1,6. 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Rafael Araujo (Archdaily) Além desses pontos, é importante a versatilidade de composição da peça combinada em diferentes estilos e padrões estéticos para que se adapte de forma harmônica. Também vê-se como relevante interpretar a relação forma- função, do princípio de Louis Sullivan, como conceitos complementares e que levam um ao sucesso do outro e não da forma hierárquica a qual é frequentemente apresentada. A existência de referências (quanto a qualidade do material, quanto a temporalidade, história, modernidade) também pode valorizar o projeto, desde que sejam compreendidas pelos usuários com facilidade, independente da cultura ou momento no tempo que seja inserida. Portanto, essas referências e significados devem ser livres de limitações culturais e temporais, de acordo com Jorquera Jorquera (2008). Isso quer dizer que os objetos devem possuir uma sintaxe livre de significados que possam estar presentes no passado, presente e futuro, qualidades além do funcionalismo e trabalhar com elementos que estimulem uma memória coletiva, como simbologias e padrões que aparecem em diferentes culturas e tempos com conceitos próximos ou iguais ou presentes na natureza, por exemplo. 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Brainly Fonte: Paulo R. N. M. SilvaFonte: Renata Matos Seguindo essas referências, além dos três primeiros itens de Silva aqui apresentados, que foram considerados essenciais para um projeto de design e já de conhecimento de sua importância pela autora, aplicou-se a proporção divina nas peças sempre que possível, tornando um requisito desejável para o projeto porém de muita importância. Além disso, por se tratar de um projeto com muitos simbolismos e referências, seguindo as ideias de Jorquera (2008), essas não deveriam interferir na compreensão do projeto, que fossem uma forma de complementar e embelezar as peças sem perder suas características e funcionalidades principais. Afinal, uma necessidade estabelecida pela autora é desenvolver um projeto de design que seja simbólico para representar a finalização do ciclo da graduação e o crescimento e aprendizados da aluna ao longo do curso. No processo de escolher qual ambiente e categoria de mobiliário mais combinaria com a proposta, desejou-se que fosse um ambiente que do interior uma casa, partindo do princípio de que Bauru foi seu lar por todos esses anos, optou-se por um cômodo em que se pudesse vivenciar as mais diversas experiências e sentimentos e que fosse acolhedor. Assim, escolheu-se a sala de estar como ambiente para a linha de móveis dado todo o contexto de ser um ambiente de experiências diversas, de compartilhar o momento ou estar sozinho, de comemorações, tristezas, angústias, alegrias, que você pode descansar, comer, conversar, assistir um filme, estudar, dançar, um dos poucos ambientes em que é possível vivenciar tantas coisas confortavelmente. Além disso, há também toda a versatilidade das mobílias presentes nas salas, as variedades de combinações e como podem representar características pessoais dos moradores da residência que pertencem. 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: DC Studio no Freepik Fonte: Imagem de Freepik 2.2 PÚBLICO ALVO Para a definição do público, seguiu-se o desejo da autora de que, após sua finalização, o projeto possa ser utilizado pela mesma, portanto o público principal deve ser um ao qual ela se enquadre. Sendo assim, foram elencados todas características e pontos importantes que caracterizam a autora, para definir quais seriam as representantes desse perfil. Para organizar todas características, foram divididas em dois grupos os quais coincidem em alguns pontos. Para a divisão, buscou-se unir de acordo com ideias e valores que pudessem gerar uma estética semelhante, sendo o grupo da esquerda algo mais próximo à natureza, misticismo, inspirado no Art Nouveau. O grupo da direita se caracteriza por um ar mais pesado, sofisticado e carregado de contrastes e trazendo algumas referências ao movimento modernista. Além das características de cada perfil, existem as características centrais (coincidentes em ambos grupos) que definem uma base: uma jovem adulta, recém formada, que prioriza qualidade e bem-estar, atenta a detalhes, buscando por estabilidade, conforto e que é exigente com o que consome, seja na estética ou quanto a qualidade. Dentre seus valores está sustentabilidade, gentileza e bondade Entretanto ao definir qual perfil seria seguido, onde pensou-se em selecionar um dos perfis, após analisar um pouco mais cada proposta, concluiu-se que a combinação delas seria o mais ideal, tendo como principal referência o estilo Art Déco, por trazer formas geométricas, abstracionismo, mas também ornamentos e formas inspiradas na natureza, porém sem ser a única referência a ser seguida 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Fonte: Imagem Autoral MOODBOARD 1 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário 2. DESENVOLVIMENTO Water Lilies and Japanese Bridge (1897-1899) Claude Monet anahita via WeHeartIt Laura Drobec via Pinterest digitalmeow via tumblr The Grand Pacific - Kimberly via Swoon Worthy Annabel's Mixed Use by Martin Brudnizki Design Studio - 1stDIBS jessn. 愛 via Pinterest POSITANO ANNIVERSARY | DANIEL & KAYLA - The Stewarts Roam Photography POTTED IN LOUISIANA - KEASHA IN LA Nessa Moon via Pinterest madison grace via Pinterest Hampton House - Timothy Kaye Record Players - Urban Outfitters tally via Pinterest Kamila via Pinterest Modern farmhouse dressing table - 5Minutes4YOU via Pinterest Amor Vincit Omnia (1601-1602) Caravaggio Zee✨💕� via Pinterest keydlly via Pinterest http://grandpacific.uk.com/ https://www.1stdibs.com/design-firms/martin-brudnizki-design-studio/ https://thestewartsroam.com/ https://thestewartsroam.com/ https://br.pinterest.com/dearestmadison/ https://www.timothykaye.com/ https://br.pinterest.com/zozo_alkhalifa/ https://br.pinterest.com/rayyyy000/ MOODBOARD FINAL Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Referência de similares Sofás Modernos - Viva Decora via Pinterest Estúdio Trama - Casa de Valentina via Pinterest How to turn your Space Into an Art Deco Dream - Fusion Furniture via Pinterest Adara Sdeboard with plain doors - Architonic Luminária de Chçao Concreto e Cobre -Garimpo89 via Pinterest Natural Walnut Coffee Table via Etsy Styled by Sabne - Interieurstylist & Blogger via Pinterest DISARA - ARTIPIECES via Pinterest Art Deco Tiffany Stained Glass Lamp 1922 - Etsy via Pinterest Colin Miller Photography Blog - Colin Miller via Pinterest ELLE DecorationUK via Pinterest Glam, Midcentury Modern Living Room - Havenly via Pinterest POP Sugar via Pinterest Mesa de Centro Cannes - Antarte via Pinterest MILAN via Pinterest A partir das referências e inspirações concentradas no Art Déco, passou-se a procurar referencias de possíveis mobílias que se enquadrem nessa estética, tanto para um maior entendimento dos códigos estéticos do movimento quanto uma análise do que há no mercado, quais materiais são mais comuns, cores presentes e o valor de algumas peças. 2. DESENVOLVIMENTO https://www.etsy.com/listing/814049782/natural-walnut-coffee-table-rustic?ga_order=most_relevant&ga_search_type=all&ga_view_type=gallery&ga_search_query=modern+coffee+table&ref=sr_gallery-1-9&from_market_listing_grid_organic=1&pro=1&frs=1 2.3 ESTRUTURAÇÃO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Ano que a autora ingressou na UNESP, conheceu muito do “universo universitário”, desde amigos, festas, as vantagens e desvantagens de morar sozinha, a realidade das universidades públicas, projetos, pesquisas, professores, além de conhecer toda uma cidade nova, Bauru. Esse ano tratou-se de tentar e provar todas as possibilidades possíveis, foi um ano de experimentações, descobertas sejam acadêmicas, quanto lugares novos, jeitos de fazer tarefas comuns, quanto pessoais como gostos, opiniões, desejos para o futuro e outros. 2018 Dado os pré-requisitos estabelecidos para o projeto, começou-se a elencar quais mobílias mais se adequam para cada ano (2018-2022). Como ponto inicial definiu-se quais os sentimentos e momentos marcantes para a autora referente a cada ano e possíveis mobiliários de uma sala de estar. As paletas mostradas a seguir foram elaboradas, após a definição de qual peça se enquadrava em cada ano. Como norteador, desenvolveu-se uma para cada ano usando a ferramenta Adobe Color para auxiliar o processo. As cores foram escolhidas a partir dos sentimentos e se estiveram presentes em momentos marcantes. Por exemplo, 2018, 2021 contém cores bem alegres, 2019 cores frias, 2020 neutras e 2022 mais equilibradas. A paleta de 2022 contém as cores presentes no Color & Trim do veículo que construí com a Pac Baja naquele ano, em 2018 e 2021 tem as cores das repúblicas que fui morar, 2019 as cores da empresa que trabalhei e 2020 cores presentes no meu dia-a-dia. Sobre cada ano, detalhando um pouco mais sobre e as principais vivências: Início, novidade, primeiras impressões, UNESP. 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Ansiedade, instabilidade. Seguiu-se ainda um pouco do desejo de explorar as possibilidades do ano anterior, afinal apesar de um ano, muita coisa ainda era nova, mas com novas responsabilidades houve uma grande mudança no dia-a-dia da autora. Com um novo emprego, muitas disciplinas, trabalhos, responsabilidades em casa, surgem novas emoções, como a ansiedade, dúvida, insatisfação. Foi um grande divisor para saber ouvir os sinais que o corpo humano dá, como a ansiedade pode te levar a um ciclo constante e entender que a romantização da sobrecarga tem seus malefícios. Ao decorrer do entendimento e processamento de todos esses sentimentos, passou-se a trabalhar mais no autoconhecimento, em planos e metas atingíveis e pequenos passos para atingi-los, controlando a impulsividade. Assim como para todos, em 2020 surge a pandemia quebrando todos planos e metas idealizadas. Quinze dias que seriam férias para descanso se tornaram longos meses de uma incógnita. Longe da vida universitária, foi um período de conexão muito forte com a família, principalmente com a mãe da autora, e uma conexão interna também. Buscando explorar o que estava disponível no momento dentro de casa, foi um período em que a autora aprendeu muito, seja para a área de design, como mulher, culturalmente com música, filmes e obras e aprendeu a apreciar sua própria companhia e individualidade. Apesar de todo o desconforto causado pelo que acontecia mundo afora, havia um grande conforto dentro de casa. O trabalho que tanto desagradava, agora era home office e tinha uma data para acabar, o tempo escasso de antes agora sobrava, permitindo “amarrar” as pontas soltas do ano anterior, a família estava novamente por perto, a primeira república que a autora morou, um ciclo que já não era mais compatível, foi finalizado Pandemia, amadurecimento, autocuidado. 2020 2019 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Redescobertas, reinício, casa nova, novos amigos e relacionamento. Saudade, ansiedade, rede de apoio. 2021 2022 Surgiu-se a possibilidade das aulas voltarem, a necessidade de um novo emprego e algumas responsabilidades que necessitavam estar presente para o novo projeto de extensão que a autora fez parte, a PacBaja, fazendo assim necessário o retorno para Bauru. Com muitos ciclos finalizados, a sensação foi de um grande recomeço, a mudança para uma outra república, um novo emprego onde se sentia bem e acolhida, uma casa nova com novas amigas, encontros pessoalmente com os colegas do Baja, onde muitos se tornaram amigos, um novo relacionamento e alguns reencontros. A sensação dominante era muito parecida com a de 2018, porém com um olhar diferente, uma certa maturidade, foco em seus objetivos, um recomeço em Bauru. Depois de toda a reinserção na vida universitária, o retorno definitivo das aulas, foi um ano em que houve muitos altos e baixos, com novas e muitas responsabilidades na Pac Baja e alguns problemas familiares, haviam muitas inseguranças quanto ao futuro, suas competências profissionais e a saudade de casa (e da família). Apesar das dificuldades e diferentemente da experiência de 2019, foi possível encontrar e se permitir encontrar uma rede de apoio muito forte com amigos do projeto, amigas pessoais, no trabalho, com a família e principalmente, em seu relacionamento. Foi um ano emocionalmente desgastante, mas com momentos significantes e proveitosos também. 2. DESENVOLVIMENTO OPÇÕES DE MÓVEIS Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário LUMINÁRIAMESA DE CENTRO 2018 2021 Para que a escolha de cada móvel fizesse sentido ao ano que esse se aplicasse, estudou-se seu uso e as mais variadas funções que esses podem ter, seus formatos mais comuns, variações. Feita a análise dos sentimentos a serem transmitidos por cada ano e da função das principais mobílias para salas de estar, foram relacionados de forma que os sentimentos e as funções tivessem pontos em comum e se conectassem de alguma forma. Assim, temos as seguintes combinações como resultado: Principalmente servem de apoio, para bandejas, petiscos, copos e outros. Mas seu grande diferencial está em poder carregar itens que representem os moradores daquela casa como decoração, itens de recordação de viagens, presentes, livros, algo que seja considerado especial. (IDEIAS…) Representado pela mesa de centro, por se tratar da base da vida universitária, base para as experiências seguintes, um apoio para o decorrer da vida universitária com muitos momentos bons e significativos como recordação, assim como a mesa é decorada com itens que gostamos de recordar. Já as luminárias, além da questão decorativa, podem mudar a aparência do ambiente, mostrando ou ocultando detalhes de acordo com a iluminação (LUMINÁRIAS…, 2016), podendo trazer diferentes sensações ao ambiente, aconchego, calmaria, seriedade, foco, entre outros. Relacionando o objeto conhecido por trazer luz com ideias de adquirir conhecimento, esclarecer e resolver muitas das questões do período pré pandemia e mostrar a abertura para o aprendizado e coisas novas. 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário ESTANTESOFÁ 2022 2019 Segundo a revista da Mobly (sem autor, 2020) o sofá possui muita versatilidade, podendo ser um canto para descanso, para um bate papo, ver televisão, passar um tempo entre amigos ou família e até um lugar para hóspedes dormirem. A escolha se deu por todo o conforto de ter pessoas ao seu lado em momentos de dificuldade, pelo alívio que bons momentos podem trazer e saber aproveitá-los. De acordo com o blog da Leroy Merlin (sem autor, 2016), uma estante pode desempenhar diversas funções para organizar, guardar ou expor objetos, livros, decorações, bebidas, entre muitos outros, havendo uma utilidade para ela para a maior parte dos cômodos. O objetivo foi conectar a ideia de guardar da estante com os aprendizados e que eles estejam expostos para não serem esquecidos. Além disso, é uma peça onde é possível trabalhar a dualidade entre estabilidade e instabilidade. RACK Andrade (2020) explica como o rack juntamente com os painéis, vieram da modernização das televisões (que agora são planas) que permitiram ficar na altura dos olhos, promovendo um maior conforto. Assim, o rack vem como um apoio para todos os eletrônicos e aparelhos da sala, além de decorações e por vezes, até a própria televisão. 2020 A relação com a rack se deu por ser um móvel que também é um apoio, além de ser algo que fica muito a vista ao ver televisão, assim como na pandemia havia a mesma vista constante de dentro de casa. Algo que precisa ser visualmente confortável. OPÇÕES DE MÓVEIS 2. DESENVOLVIMENTO Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Foram testadas algumas possíveis combinações, antes de definir quais anos melhor combinaria com cada mobília. Assim, desenvolveu-se o seguinte diagrama para testar algumas possíveis combinações. O objetivo é entender de acordo com a função qual móvel melhor representaria um sentimento, ou qual poderia conter alguma referência visual que transmitisse sensações semelhantes a de determinado ano. Para além disso, essa disposição permitiu que se pensasse não apenas qual combinação seria ideal individualmente, mas qual conjunto de combinações estaria mais perto de transmitir o máximo das sensações desejadas. Como relação final, optou-se pela representada em verde na imagem, que foi apresentada cada justificativa anteriormente. Algumas combinações de acordo com os sentimentos e funções OPÇÕES DE MÓVEIS 2. DESENVOLVIMENTO Fonte: Imagem Autoral PALETA FINAL Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário #79736A #86AD88 #FFCA4F #B33F00 #D17841 2. DESENVOLVIMENTO Com a paleta de cada ano definida, filtrou-se as cores de acordo com a frequencia que apareceram (incluindo tons próximos como uma única opção) e com a importância para o período, chegando na paleta abaixo como paleta oficial da linha. Não apenas combinando com as paletas e sentimentos de cada ano, essa paleta entra de acordo com os requisitos do público alvo em ter cores mais voltadas para a natureza mas sem perder a elegância da modernidade. M ESA D E CEN TRO Render da Mesa de Centro Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo 2.4 . PRO TO TIPA ÇÃ O 2018 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Essa peça se trata de uma onde houve muitos bloqueios para sua criação. Desejava-se que ela representasse de alguma forma os pontos altos de ingressar na vida universitária, algo que remetesse a alegria e descobertas. Após muitas pesquisas de referências e testes, buscou-se desenvolver um formato onde o topo da mesa remetesse ao mapa do campus da UNESP Bauru. A própria universidade seria a melhor forma de representar todas as possibilidades que ela dispõe aos seus alunos. Nessa peça buscou trabalhar com duas madeiras de tons diferentes para dar destaques à algumas partes específicas do campus, alumínio cromado e pintado para onde seriam as ruas e rodovias, assim como os pés. Além disso, buscou-se usar a proporção divina na relação largura x comprimento x altura. Mapa do campus da UNESP Bauru Fonte: FAAC UNESP Modelagem no software SolidWorks Fonte: Imagem Autoral Sketch mesa de centro Fonte: Imagem Autoral 2018 Pensando em possíveis formas de fabricação, o modelo foi idealizado pensando na usinagem CNC para as peças em madeira, unidas através de colas para madeira ou resinas, de acordo com a necessidade, que também contenham os encaixes para as peças cortadas em alumínio. Os pés simples presos através de parafusos presos do topo da mesa são rosqueados e o pé curvo, assim como os cortes, feitos em alguma indústria metalúrgica com dobradeiras e corte a laser. Em anexos é possível encontrar o desenho técnico das peças, mas tem-se a ciência de que ao desenvolver protótipos e piloto, há de surgir a necessidade de novos detalhes, encaixes e adequações do projeto, assim como nas demais peças. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Camadas do topo da mesa Fonte: Imagem Autoral ESTA N TE Render da Estante Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo 2019 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário A estante foi a última peça a ser criada e finalizada pois sentiu-se muita dificuldade em sintetizar sentimentos ruins e insatisfações em uma peça que fosse visualmente agradável para autora, além de que se mantivesse funcional e com um formato apto a ser produzido. Assim, deu-se início a modelagem sem que a ideia estivesse concreta em um papel ou até mesmo mentalmente, pois as alternativas criadas não atendiam os requisitos deste projeto. Seguindo alguns testes no SolidWorks com as duas que mais agradaram, deu-se início a uma combinação de ambas, onde uma trabalhava mais com a temática de instabilidade e a outra dos “fundos do poço”. Chegou-se então em um formato que apresentasse uma certa instabilidade, mas sem que prejudique a estabilidade de fato da peça, apresentando isso através de lacunas, que ainda trazem a ausência, o vazio e quando apresentadas com as grades em madeira, podem representar o um falso preenchimento, algo supérfluo. Modelagem no software SolidWorks, vista traseira Fonte: Imagem Autoral Modelagem no software SolidWorks, vista frontal Fonte: Imagem Autoral 2019 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Como dito anteriormente, 2019 foi um ano de muita insatisfações, tanto quanto ao emprego que não se encaixava e causava exaustão, quanto a certas insatisfações na república que morava e sem muitas perspectivas para o futuro, dificuldade em ver formas de mudança, que geraram muita (e o primeiro contato com) ansiedade. Assim, tanto as lacunas quanto às “falsas” lacunas representam esses sentimentos e a busca em tentar preencher essas insatisfações e incômodos. Os materiais escolhidos foram as mesmas madeiras que a mesa, eucalipto para a madeira escura e pinus para a clara e madeira laqueada para as partes coloridas. O projeto também segue a proporção áurea na relação da altura x comprimento. Para os pés, optou-se usar uma estrutura de aço com pintura em preto, principalmente para que fosse semelhante visualmente às demais peças da linha. As dimensões da largura x altura seguem a proporção áurea, mas não seguiu-se as medidas para sua profundidade, pois não se encontrou um número dentro da proporção que atendesse as necessidades. Optou-se em aplicar bastante contrastes entre o cinza da paleta de cores e os tons mais alegres, para que ele levasse uma maior sobriedade para equilibrar com o amarelo e verde. Decidiu-se por seguir com as tonalidades mais alegres, mesmo por se tratar de uma peça mais “séria”, pois ainda que haja muitas memórias não tão positivas de 2019, ainda houve momentos que deixaram boas recordações, amizades que se mantiveram e fortaleceram, planos para o futuro, momentos de diversão e também os próprios aprendizados oriundos das adversidades. M odelagem no softw are S olidW orks, detalham ento Fonte: Im agenss A utoriais RA CK Render da Rack Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de MobiliárioJuntamente com a luminária, a rack foi uma das primeiras ideias a ser definida. O objetivo foi desenvolver um móvel que remetesse ao formato do apartamento o qual era uma constante em meio a todas as incertezas da pandemia. Além do mais, esse apartamento tem grande valor sentimental, pois foi o primeiro em que a autora morou com sua mãe após saírem da casa dos avós, sendo um momento significativo na vida de ambas. Inicialmente, desejava-se que ele se assemelhasse o máximo possível à fachada do apartamento incluindo um ressalto para frente como um dos quartos, como é possível ver na imagem ao lado, porém ao fazer algumas pesquisas de similares e referências, percebeu-se que mantê-lo no mesmo plano pudesse ser melhor para sua funcionalidade Fachaada do Apartamento Fonte: Google Maps Sketch Rack Fonte: Imagem Autoral Modelagem no software SolidWorks Fonte: Imagem Autoral 2020 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Dessa forma, seguiu-se apenas com as formas mais presentes, três divisões e padrões que se assemelham à grade da sacada e das janelas. Para escolher as cores e materias, se aproximou muito das escolhas feitas para a estante, pois assim como era um momento muito ruim em todo o Mundo, foi um período de muito autocuidado, de reconexão com a família, principalmente com a mãe, sendo uma fase de se recuperar e se estabilizar após os eventos conturbados do ano anterior. Uma fase de planejamento, de explorar coisas novas como comidas, séries, filmes e podcasts, rever familiares e amigos tomando os cuidados necessários. Por esses motivos, optou-se em manter o contraste entre as cores alegres e o cinza, porém com um formato que transmite maior estabilidade, visualmente. Outro ponto, foi fechar as grades que fazem referência aos padrões da sacada e janela com outra madeira, tanto pela funcionalidade de auxiliar a abrir e empurrar sem a necessidade de usar uma maçaneta, quanto fazer referência ao isolamento social vivido. Em suas medidas, seguiu-se o número de ouro nas proporções da estrutura (largura,altura e profundidade) e nos pés menores (profundidade e altura, usado para definir a altura). 2020 Modelagem no software SolidWorks Fonte: Imagem Autoral Detalhes na modelagem no software SolidWorks Fonte: Imagem Autoral LU M IN Á RIA Render da Luminária Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo 2021 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário A prototipagem da luminária em tamanho real foi um processo essencial no desenvolvimento desse trabalho para entender um pouco mais das necessidades que vão surgindo ao longo da fabricação, entender melhor as necessidades reais no caso de uma produção manual ou seja em larga escala. No decorrer do processo, encontrou-se vários pontos a serem trabalhados e melhorados, seja nela ou nas demais peças. Abordando um pouco mais sobre o processo de produção, inicialmente foi necessário pedir uma autorização para utilizar o LDMP, onde foi conversado com a Professora e orientadora deste trabalho, Paula Landim, a professora Ana Beatriz Andrade, responsável pela oficina e o Paulo, técnico do laboratório. Optou-se por utilizar materiais de desmanche para a estrutura metálica tanto pela questão ecológica, de reutilizar os materiais e pela questão de preço devido a pequena quantidade de material necessário Processo de soldagem da estrutura Fonte: Fotografia Autoral Sketch Luminária Fonte: Imagem Autoral 2021 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Para a execução, utilizou-se de uma esmerilhadeira para executar cortes de 90° e 45° com o auxílio dos equipamentos de medida disponíveis e gabaritos de produção própria. Tendo produzido as peças, lixou-se todas e levou-as para a oficina da Pac Baja, mediante a autorização dos atuais gestores, para que fossem soldadas. Utilizou-se da solda MIG e o processo foi executado por um aluno e colega, Gustavo Soares, que também fez parte da equipe Pac Baja. Ao realizar a pintura, preparou-se a estrutura fazendo alguns reparos com massa plástica onde foram realizadas as soldagens, pois na maior parte das junções não foi fechado o cordão de solda para poder ser um acabamento mais uniforme nos cantos. Lixou-se a superfície, aplicou-se primer da ColorArt e tinta preta fosca também da ColorArt. Com a pintura finalizada, deu-se início a instalação elétrica na estrutura, realizada pelo eletricista Julio Lima. Enquanto esses processos eram realizados, a parte de tecido foi desenvolvida pela Juliana Manhas, amiga que morou com a autora. A seguir é possível ver mais imagens detalhando o processo de fabricação do protótip Processo de soldagem da estrutura Fonte: Fotografia Autoral Teste do tamanho das capas Fonte: Fotografia Autoral Medindo ângulo de 45° Fonte: Fotografia Autoral Pintura feita pela autora Fonte: Fotografia Autoral Modelagem no software SolidWorks Fonte: Imagem Autoral Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário PROCESSO DE PROTOTIPAÇÃO Oficina de Madeira UNESP Bauru Tubos cortadosna oficina de madeira Soldagem na oficina da PAC Baja Tubos “pingados” Acabamento com massa plástica Estrutura com primer Inicio da montagem da fiação Aplicação dos velcros para fixar os tecidos Primeiro teste da parte eletrica Fonte: Imagens Autorais LU M IN Á RIA Protótipo Luminária Fonte: Fotografia Autoral LU Z D IFU SA LU Z D IFU SA Protótipo Luminária Fonte: Fotografia Autoral Protótipo Luminária Fonte: Fotografia Autoral SO FÁ Render do Sofá Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo 2022 Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário A prototipagem da luminária em tamanho real foi um processo essencial no desenvolvimento desse trabalho para entender um pouco mais das necessidades que vão surgindo ao longo da fabricação, entender melhor as necessidades reais no caso de uma produção manual ou seja em larga escala. No decorrer do processo, encontrou-se vários pontos a serem trabalhados e melhorados, seja nela ou nas demais peças. Sketches Sofá Fonte: Imagem Autoral A autora possui um certo nível de tripofobia, que quando sua ansiedade está pior, piora junto. Assim, escolheu-se em fazer o uso de um padrão de círculos de tamanho diferentes, que em dias comuns não causaria tanto incômodo, por não ser de tamanhos iguais, entretanto em dias com a ansiedade atenuada, causaria certo desconforto. Pensando em ser algo que pudesse ser usado, um requisito de projeto, optou-se em deixar as formas para trás, possibilitando que não apareçam, de acordo com a disposição do ambiente, ou até mesmo que as formas sejam preenchidas com objetos. Modelagem no software SolidWorks | Detalhe da Estrutura Fonte: Imagens Autorais Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário Estrutura interna de um sofá Fonte: Tapeçaria Encanto Estofados do assento e apoio modelados no SolidWorks Fonte: Imagem Autoral Estrutura de apoio e pé modelados no SolidWorks Fonte: Imagem Autoral 2022 Um desejo que não pode ser realizado era de que fossem desenvolvidas pequenas peças como vasos, decoração e outros para que os proprietários pudessem preencher as formas. Entretanto, não foi possível elaborar as peças internas da estrutura de apoio, algumas ideias surgiram, porém acabou não sendo possível executá-las. Foi deixado um espaço oco, após alguns estudos de fabricação de estofados, nesse apoio na face que faz contato com o encosto estofado para tanto aplicar essas estruturas, quanto aplicar e prender os tecidos do apoio e prender as peças estofadas, unificando as peças para a melhor experiência do usuário O item segue a proporção divina na relação comprimento x profundidade x altura. Já como materiais, escolheu-se desenvolver o pé do sofá com eucalipto, o estofado com espumas de diferentes densidades (28, 44 e 50) para proporcionar um maior conforto ao usuário, além de possuir uma leve inclinação no assento para melhorar sua ergonomia. O tecido escolhido para o estofado é o mesmo da luminária, também sendo aplicado na frente e verso da estrutura do apoio, que possui uma lâmina de eucalipto.. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário AMBIENTAÇÃORender da ambientação com todas as peças Fonte: Imagem desenvolvida por Aniele Estevo 3. PRANCHAS Fonte: Fotografia de mindandi via Freepik 1146,31 4 20 ,0 0 6 78 ,5 0 3 81 ,3 5 34 ,5 0 83 ,0 0 83,00 1 51 ,5 5 494,20 24° Pé em tubo quadrado de alumínio Parte em Aluminio Preto Mesa de Centro Escala 1:20 Parte em Aluminio Claro 0,50 5 ,6 4 5 6, 95 5,64 6 75 ,0 5 3 18 ,7 5 3 00 ,4 1 0,50 4 10 ,0 0 20,00 2 0, 00 2,00 Paula LandimMesa de Centro Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 1/2 Peça Mesa de Centro + Partes de Alumínio 30/11/2023 3 18 ,9 4 3 18 ,9 4 3 02 ,8 7 430,24 986,02 3 02 ,5 5 3 19 ,6 2 6 79 ,2 6 5 6, 76 5 ,0 0 0 ,5 0 1 0, 00 1090,75 91 ,72 120,33 3 18 ,7 5 10 5,2 2 235,79 17 ,98 3, 19 30,15 60 ,34 1 83 ,4 9 1 14 ,5 1 215,36 46,39 3 8, 29 3 8, 80 66,03 2 84 ,5 2 27 4,2 7 4, 91 ° 23,99 6 65 ,8 9 5,00 1033,43 R190,00 R20 0,0 0 1 0, 00 945,63 706,50 4 20 ,0 0 93,62 56,95 1145,44 905,44 5 6, 95 9 3, 62 Madeira Eucalipto Madeira Pinus Pé Alumínio Paula LandimMesa de Centro Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 2/2 Peça Mesa de Centro (Base em Eucalipto, parte em pinus e pé de alumínio) 30/11/2023 930,00 1 5, 00 15,00 1 5, 00 1 5, 00 1 5, 00 1 5, 00 1 5, 00 15,00 15,00 2 20 ,0 0 1 80 ,0 0 2 70 ,0 0 2 20 ,0 0 2 20 ,0 0 1 20 0, 00 285,00 300,00 300,00 442,50 900,00 Estante Escala 1:20 Corpo Estante (pinus) Paula LandimEstante Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 1/2 Peça Corpo Estante 28/11/2023 930,00 20,00 45° 2 92 ,0 0 2,00 1 0, 00 2 0, 00 1 0, 00 20,00 890,00 850,00 5,00 3 00 ,0 0 2 0, 00 1 5, 00 77,17 900,00 2 45 ,0 0 2 52 ,0 0 20,00 2 70 ,0 0 5,00 442,50 15,00 20,00 20,00 2 0, 00 1 80 ,0 0 5,00 2 20 ,0 0 Base (eucalipto) Pé tubular (aço carbono) Fundo prateleira 3 (eucalipto) Fundo prateleira 2 (eucalipto) Paula LandimEstante Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 2/2 Peça Pé tubular e apoios em eucalipto 30/11/2023 15,00 1 2, 00 10,00 1 5, 00 1 13 ,0 0 1 13 ,0 0 1 78 ,0 0 15,00 2 38 ,0 0 580,00 580,00 3 ,0 0 4 ,0 0 3 10 ,0 0 425,00 4 25 ,0 0 5,00 5,00 1800,00 5,00 Corpo Escala 1:20 100,00 15,00 20,00 435,00 4 85 ,0 0 45° 4 ,0 0 20,00 45° 435,00 4,00 6 0, 00 20,00 580,00 Prateleira 15,00 2 90 ,0 0 Pé do meio Pé Laterais Rack completa Paula LandimRack Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 1/3 Peça Estrutura (corpo, pés e prateleiras) 30/11/2023 4 00 ,4 0 15,00 2 ,7 0 43,00 7 ,8 0 Rodízio 21,50 15,00 Madeira BaseMadeira Superior 1 5, 00 2 0, 00 1 5, 00 15,00 565,00 595,00 Madeira Superior 3 95 ,0 0 5,00 595,00 3 95 ,0 0 Madeira Base 10,00 R 80 ,90 R2,00 9 ,0 0 R 2, 00 3,00 14,00 R 2,0 0 R2,00 Rodízio (Rometal) Escala: 1:2 2,50 1,50 1,00 1,00 2 0, 00 21 ,0 0 56,00 16,00 1 ,5 0 Paula LandimRack Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 2/3 Peça Porta de Correr (Peças de Madeira e Rodízio) 30/11/2023 600,00 3 95 ,0 0 7 6, 03 2 0, 00 5 6, 03 15,00 5,00 300,00 300,00 4 2, 45 23,80 4 2, 45 1 89 ,9 0 300,00 3 95 ,0 0 15,00 66,78 5 1, 50 2 2, 50 6 0, 60 35,95 3 2, 55 1 7, 25 300,00 20,00 15,00 45° 20,91 2 0, 91 12,81 8 ,4 0 2 1, 33 21,33 12,39 8 ,8 2 20,00 2 0, 00 21,21 2 1, 21 5,00 3 95 ,0 0 Paula LandimRack Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 3/3 Peça Porta Dobradiça (Peças de Madeira e Dobradiça) 30/11/2023 9 20 ,0 0 110,00 1 10 ,0 0 110,00 5 40 ,0 0 1 10 ,0 0 110,00 2 99 ,0 0 1 10 ,0 0 4 5, 00 106,00 R3,00 3,00 2, 51 1 00 ,0 0 80,00 8 0, 00 8 0, 00 Capa 1 Capa 2 Capa 3 Capa 4 Bloco de Madeira Paula LandimLuminária Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:10 mm 2/2 Peça Capas de Tecido e Bloco de Madeira 28/11/2023 421,29 45° 3 20 ,9 2 580,39 300,00 3 80 ,0 0 6 20 ,0 0 1 00 0, 00 1 55 3, 21 150,00 150,00 150,00 21 ,3 4 20,00 4,00 28/11/2023 Estrutura Luminária Peça 1/2 mm 1:10 Nome: UNESP Bauru Curso Design de Produto Professor: Trabalho de Conclusão de Curso Data Escala Prancha Unid. Isabelle B. Hashimoto Fengler Luminária Paula Landim 200,00 160,00 120,00 80,00 7 00 ,0 0 1 0, 00 10,00 R200,00 3 00 ,0 0 1100,00 R200,00 950,00 R75,00 R150,00 1900,00 1750,00 150,00 2200,00 1 50 ,0 0 181,07 8 75 ,0 0 150,00 Escala 1:50 15,00 1 5, 00 1 13 5, 00 240,00 950,00 Escala 1:50 Pé dos assentos (eucalipto) Apoio (eucalipto e alogodão com linho) Paula LandimSofá Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:20 mm 1/2 Peça Apoio Sofá e Pé assentos (eucalipto e algodçao com linho) 26/11/2023 Escala 1:50 2 33 ,6 5 1900,00 950,00 R 30 ,00 R75,00 890,00 R75,00 R30,00 7 68 ,9 1 1 21 0, 00 R30,00 R5085,98 R 14 0, 00 267,83 R 30 ,0 0 1210,00 1 80 ,0 0 5 3, 65 R30,00 1 89 ,9 7 2 95 ,8 2 5 00 ,0 0 890,00 950,00 1900,00 R75,00 R30,00 R75,00 2 29 ,3 9 2 06 ,1 8 2 83 ,2 3 R11 0,0 0 R181,17 R10,00 R199,22 R30,00 R30,00 89,39 334,24 Assento Direito e Esquerdo (estofado) Encosto Direito e Esquerdo (estofado) Paula LandimSofá Isabelle B. Hashimoto Fengler Unid. PranchaEscala Data Trabalho de Conclusão de Curso Professor: Design de Produto Curso UNESP BauruNome: 1:20 mm 2/2 Peça Assento e Encosto Estofado (espumas de densidade variadas e algodão com linho) 28/11/2023 4 . CO N CLU SÕ ES Levando em consideração os requisitos estabelecidos para o projeto de conclusão de curso, atingiu-se grande parte. Foi possível explorar muito do que há de similares, aumentando o repertório e conhecimento sobre o mercado de mobiliário. Foram desenvolvidas todas as peças consideradas essenciais, optando em deixar apenas o ano de 2023 sem uma peça, pela dificuldade em criar algo referente a um ano que está acontecendo. Notou-se que é muito difícil pensar no ano de uma forma geral e a peça que teria sido criada no começo do ano seria muito diferente da que seria desenvolvida no meio ou final do ano. É possível perceber, através da fabricação da luminária, a importância da prototipagem no design de produtos, pois nesse processo é possível perceber inúmeros detalhes a serem ajustados e melhorados, que apenas com a modelagem 3D não aparecem. Apesar de ainda faltar o tecido para concluir, o resultado foi muito satisfatório e atingiu as expectativas. Pretende-se, tanto para portfólio quanto aprendizado, fazer algumas alterações, principalmente nos modelos que são apenas virtuais, que já foram notadas como necessárias antes de publicar em portfólios digitais. O processo de criação das peças acabou atrasando bastante o desenvolvimento do trabalho, pois houve alguns bloqueios no processo, entretanto conseguiu-se abordar todos os temas e sentimentos idealizados. Foi possível reviver de forma muito carinhosa os momentos vivenciados ao longo da graduação. Acredita-se que muitos conhecimentos tenham sido aplicados, para a criação, desenvolvimento dos modelos virtuais, escolha de materiais, fabricação e manufatura, mas ainda assim, ao comparar com o desejo inicial de aplicar o máximo possível, alguns planos acabaram sendo deixadas de lado, como detalhamento mais aprofundado da fabricação em todas as peças, um planejamento financeiro de quais seriam os gastos para a produção, aprendizado de novos softwares para melhor prototipagem virtual. Deduz-se, a partir disso, que a quantidade de peças, o tempo disponível para a execução de todas essas etapas e por ser um projeto desenvolvido por apenas uma pessoa possam ser alguns dos principais motivos desses acontecimentos. Algumas etapas que têm-se planejado é desenvolver uma pesquisa a fim de compreender a percepção das pessoas quanto às peças, o quanto elas agradam e geram interesse no público estabelecido e se e como esse interesse muda antes e depois de saber os significados e referências por trás de cada móvel. Há também o desejo de se aprofundar mais em alguns conhecimentos que não foram possíveis no processo, como renderização e desenho técnico, através de cursos e pesquisas, não apenas para melhora desse projeto, mas para uso pessoal. Viu-se também importante aprimorar alguns detalhes de parafusos, fiações, dobradiças e outras peças padrões na modelagem e desenho técnico. Durante a criação e principalmente modelagens esses elementos foram pré-pensados de como seriam aplicados, assim como a estrutura interna do sofá, mas devido a grande demanda de peças a serem produzidas, foram dados como não tão importantes quanto o processo de criação e prototipação, assim ficando em um segundo plano. De um modo geral, o processo de desenvolvimento deste trabalho foi muito agradável apesar dos imprevistos e adversidades no processo. Acredita-se que o aprendizado adquirido aqui, possa melhorar muito projetos futuros pessoais e profissionais. No processo de desenvolvimento acabou-se sendo necessário trabalhar não só com hard skills de um designer, mas com soft skills também . Ferramentas de gestão de design e planejamento, por exemplo, foram essenciais na procura de fornecedores na região dos materiais necessários para a fabricação da luminária, assim como encontrar mão de obra especializada para os serviços terceirizados. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário AGRADECIMENTOS ESPECIAIS Por fim, gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesse processo e cruzaram meu caminho ao longo dessa jornada, em especial à Paula Landim, minha orientadora e a Erica Neves e Carolina Pizarro que aceitaram ser parte da minha banca. Sou muito grata à minha família, que sempre me ajudou e me apoiou, e especialmente meu primo, Diego Martins e meu avô, Benedito Barros, que me ajudaram no projeto. Minha mãe, Simone Catarin, que me ajuda, aconselha, apoia e sempre é como uma luz nos momentos difíceis. O Vitor Pigossi, meu namorado, que além de me apoiar, me ajuda em cada uma das minhas ideias. Minhas amigas da República Reptília, que estão todo dia comigo, em especial a Ana Luiza quefoi minha maior companhia nesse processo de finalização da graduação. Ao Gustavo Soares, que soldou toda minha estrutura e sempre me ajudou muito no tempo que estive na equipe PacBaja, ao pessoal da equipe em si que cedeu a oficina para que pudéssemos usar, assim como o Paulo do LDMP da UNESP Bauru, que me permitiu usar a oficina, instruiu e ajudou muito. A Juliana Manhas, minha amiga que fez um trabalho lindo nas costuras. Ao Julio Ferreira, que fez todo o projeto elétrico para mim com muito bom humor. E, por último, as meninas do ateliê Pita Mello, que sempre me apoiaram e auxiliaram desde que entrei lá e me proporcionaram uma linda experiência para minha trajetória profissional. Uma Viagem pela Graduação Narrada Através do Design de Mobiliário 5. BIBLIOGRAFIA ANDRADE, J. P. P. Poltronas para sala decorada: como escolher + exemplos. MOBLY, 2021. Disponível em: https://www.mobly.com.br/blog/dicas/modelos-e-usos- poltronas-em-salas-decoradas/. Acesso em: 22 nov. 2023. ANDRADE, J. P. P. Rack com Painel: Por que usar para Otimizar Espaço de Casa. MOBLY, 2020. Disponível em: https://www.mobly.com.br/blog/inspiracoes/rack-com- painel-otimizar-espaco-casa/. Acesso em: 22 nov. 2023. CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgar Blücher, 2004. JORQUERA F. J. J. Diseño atemporal: Posibilidad ecológica latente de diseño. Escuela de Diseño, Universidad de Valparaiso, 2008. Sem autor. Ideias de Decoração na Mesa de Centro. WESTWING. Disponível em: https://www.westwing.com.br/guiar/decoracao-na-mesa-de-centro/. Acesso em: 22 nov. 2023. Sem autor. Luminárias de mesa e decoração. G20 BRASIL, 2016. Disponível em: https://www.g20brasil.com.br/luminarias-de-mesa-e-decoracao/. Acesso em: 22 nov. 2023. Sem autor. Modelos de Estantes para se Inspirar. LEROY MERLIN, 2023. Disponível em: https://www.leroymerlin.com.br/dicas/modelos-de-estantes-para-se-inspirar#2- sala. Acesso em: 22 nov. 2023. Sem autor. O guia definitivo em 7 passos para escolher o sofá perfeito. MOBLY, 2020. Disponível em: https://www.mobly.com.br/blog/dicas/como-escolher-o-sofa-perfeito/. Acesso em: 22 nov. 2023. SILVA, P. R. N. N. Atravessando o tempo sentado: a cadeira Wassily como exemplo de artefato atemporal de arte e design. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal Da Bahia, Salvador, 2018. Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho11 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho9 Folha1 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho10 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho14 Vista de desenho15 Vista de desenho16 Vista de desenho17 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho11 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho15 Vista de desenho16 Vista de desenho17 Vista de desenho18 Vista de desenho19 Vista de desenho20 Vista de desenho21 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho5 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho11 Vista de desenho12 Vista de desenho13 Vista de desenho14 Vista de desenho15 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Folha1 Vista de desenho1 Vista de desenho2 Vista de desenho3 Vista de desenho4 Vista de desenho7 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho11 Folha1 Vista de desenho4 Vista de desenho6 Vista de desenho7 Vista de desenho8 Vista de desenho9 Vista de desenho10 Vista de desenho11