RESSALVA Atendendo solicitação da autora, o texto completo desta dissertação será disponibilizado somente a partir de 27/01/2024. Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho” Rio Claro-SP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE ANA CAROLINA D’AQUILA GARCIA AULAS REMOTAS EM PERÍODO PANDÊMICO E A NOVA REALIDADE DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE ATIVA. Rio Claro-SP 2023 Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho” Rio Claro-SP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE ANA CAROLINA D’AQUILA GARCIA AULAS REMOTAS EM PERÍODO PANDÊMICO E A NOVA REALIDADE DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO SAÚDE ATIVA. Dissertação apresentada ao Instituto de Biociências Câmpus de Rio Claro, como parte dos requisitos para obtenção do título de mestre em Ciências da motricidade. Orientador: Eduardo Kokubun. Coorientador: Deisy Terumi Ueno. Rio Claro-SP 2023 AGRADECIMENTOS A minha mãe Silvana e meu pai Baltasar, que durante anos lavaram carros e hoje são professores. Vocês me incentivaram a estudar, a crescer e principalmente a não desistir. Meus exemplos de perseverança e luta sempre serão vocês. Ao meu irmão Baltasar Neto e minha cunhada Rachel Santini, por estarem comigo em momentos difíceis e felizes, mas principalmente por me mostrarem o amor e gratidão. Ao meu marido Matheus Passos Maracajá Paludetti por estar comigo há 8 anos e sempre me apoiou, incentivou e me ama em fases boas e ruins da minha vida passageira. Aos meus amigos, Erik, Angélica, Guilherme, Lourenzo e Samuel por me ajudarem em todas as minhas dificuldades e incertezas, sem vocês não poderia estar aqui escrevendo a minha pesquisa. A minha grande amiga e coorientadora Deisy que foi e sempre será o exemplo de pesquisadora que quero levar adiante! Me orientou, foi meu ombro amigo em todos os momentos e nunca deixou de me ajudar e cobrar quando fosse necessário. Ao meu orientador Eduardo, que foi meu professor na graduação. Tive o imenso prazer de ter sido sua aluna e hoje sua orientanda, sem dúvidas você ficará em minha memória como exemplo de pesquisador e pessoa. Ao apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também agradeço ao tempo. Tempo este que me fez tornar mulher, esposa, filha, pesquisadora e professora. Com essa grande oportunidade de vivenciar a carreira acadêmica sinto que o tempo não foi cruel, foi apenas necessário para enxergar e sentir momentos e pessoas. Ao estudar envelhecimento me deparava com a crueldade do tempo. Hoje, sinto que o tempo é necessário para a vida acontecer e sem ele não poderia estar aqui agradecendo e honrando os frutos do meu pensamento e trabalho. "Um dia, tudo será memória. As pessoas que andam naquela rua, as gentis, as sábias, as más, todas, todas serão memória, o mendigo que passa sem o cão, o ginasta, a mãe, o bobo, o cético, a turista, Deus, inclusive, regendo o fim das coisas memoráveis, também será memória. Deus e os pardais. Os grandes esqueletos do museu britânico e todo sofrimento serão memórias. Eu, sentado aqui, serei só esses versos que dizem haver um eu sentado aqui." -Antônio Brasileiro- RESUMO A pandemia causada pelo Coronavírus foi marcante para a população mundial no ano de 2020 e 2021. Uma doença respiratória que até então não tinha cura, causou a morte de milhares de pessoas e durante um longo período trouxe medo e apreensão para muitos, principalmente aqueles definidos como grupos de risco: idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças respiratórias e imunossuprimidos. Sendo assim, foi de extrema importância respeitar todas as medidas sanitárias para conter o avanço do vírus. A população idosa vista como a de maior risco teve suas atividades paralisadas para evitar o contágio e isso também causou grandes preocupações entre as autoridades sanitárias. A falta de exercícios físicos, ausência de amigos e familiares e o hábito de executar as atividades da vida diária são alguns fatores que precisam ser readequados para se manterem seguros. Como medida para manter a prática de atividades físicas nesse contexto, o projeto de extensão Saúde Ativa passou a realizar suas aulas de forma remota para o público idoso, entretanto, nem todos os participantes do projeto tinham celular ou internet para fazer as atividades disponibilizadas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os níveis de comportamento sedentário e atividade física da amostra através dos questionários BAECKE e MOST para os grupos aderentes e não aderentes às atividades propostas pelo SA. Além disso, analisar as variáveis sociodemográficas e classificação econômica por meio do questionário ABEP. Foi utilizado o programa SPSS 21 para a análise descritiva da amostra como média e desvio padrão. Foram coletadas 71 respostas, sendo 61 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Os resultados demonstram igualdades entre os questionários respondidos. Os resultados de média e desvio padrão do questionário BAECKE demonstraram maior resultado na atividade física de tempo livre, seguido da atividade física esportiva e doméstica para ambos os grupos. Já o questionário MOST que analisa o comportamento sedentário revelou a atividade de assistir televisão, conversar e atividades de tempo livre como as maiores em tempo de comportamento sedentário também para ambos os grupos. Sendo assim, pode-se concluir que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia os participantes do projeto de extensão obtiveram resultados parecidos nos dois grupos coletados, isso revela a efetividade e solidez de um programa de extensão que durante anos sempre prezou pela educação em saúde dos seus alunos. Palavras-chave: Atividade física, tecnologia, Saúde Ativa. ABSTRACT The pandemic caused by the Coronavirus was remarkable for the world population in the year 2020 and 2021.A respiratory disease that until then had no cure, caused the death of thousands of people and for a long period brought fear and apprehension by many,Mainly those defined as risk groups: elderly, children, pregnant women, people with respiratory diseases and immunosuppressed.Therefore, it was extremely important to respect all sanitary measures to contain the advance of the virus.The elderly population seen as the most at risk had their activities paralyzed to avoid contagion and this also caused great concern among health authorities. Lack of physical exercise, absence of friends and family and the habit of carrying out activities of daily living are some factors that need to be readjusted to remain safe. As a measure to maintain the practice of physical activities in this context, the Saúde Ativa extension project started to hold its classes remotely for the elderly public, however, not all project participants had cell phones or internet to do the activities available. Therefore, the objective of this research is to analyze the levels of sedentary behavior and physical activity of the sample through the BAECKE and MOST questionnaires for the adherent and non-adherent groups to the activities proposed by the AS. In addition, analyze sociodemographic variables and economic classification using the ABEP questionnaire. The SPSS 21 program was used for the descriptive analysis of the sample as mean and standard deviation. A total of 71 responses were collected, 61 female and 10 male. The results demonstrate equality between the completed questionnaires. The mean and standard deviation results of the BAECKE questionnaire showed a greater result in leisure-time physical activity, followed by sports and domestic physical activity for both groups. The MOST questionnaire that analyzes sedentary behavior revealed the activity of watching television, talking and free time activities as the greatest in time of sedentary behavior also for both groups. Therefore, it can be concluded that even with the difficulties imposed by the pandemic, the participants of the extension project obtained similar results in the two groups collected. This reveals the effectiveness and solidity of an extension program that for years has always valued the health education of its members. your students. Keywords: Physical activity, technology, Active Health. LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS ABEP Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa ANS Agência Nacional de Saúde AVD Atividades da vida diária EA Envelhecimento Ativo IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada MOST Measure of older adults sedentary time NAFES Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde OMS Organização Mundial da Saúde QBMI Questionário Baecke Modificado para Idosos SA Saúde Ativa SUS Sistema Único de Saúde TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TIC’s Tecnologia da Informação e Comunicação. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................................... 11 2. JUSTIFICATIVA ........................................................................................................................ 13 3. OBJETIVOS ................................................................................................................................ 15 4. REVISÃO DE LITERATURA................................................................................................... 15 5. METODOLOGIA ....................................................................................................................... 26 6. INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ......................................................................... 28 7. ANÁLISE ESTATÍSTICA ......................................................................................................... 30 8. RESULTADOS E DISCUSSÃO ................................................................................................ 30 9. CONCLUSÃO ............................................................................................................................. 41 10. REFERENCIAS ...................................................................................................................... 42 ANEXO 1 ............................................................................................................................................. 56 ANEXO 2 ............................................................................................................................................. 62 ANEXO 3 ............................................................................................................................................. 65 ANEXO 4 ............................................................................................................................................. 67 ANEXO 5 ............................................................................................................................................. 68 11 1. INTRODUÇÃO No final do ano de 2019 o mundo passou a presenciar a nova contaminação causada pelo vírus Sars-Cov-2, conhecido também como coronavírus e Covid-19. Causador de infecções respiratórias, o Coronavírus teve seu primeiro caso notificado no dia 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Por ter propagação rápida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma pandemia causada pelo vírus. No Brasil o primeiro caso de contaminação foi identificado pelo Ministério da Saúde no dia 25 de fevereiro de 2020. Por não haver tantas informações sobre a prevenção e risco de contágio, a população idosa foi descrita como a mais vulnerável para transmissão da doença e consequentemente tornou-se grupo de risco para a Covid-19 (PACHECO et al., 2005). Transmitida por gotículas de saliva, espirro, tosse e contato com superfícies contaminadas, algumas estratégias foram adotadas para evitar o colapso dos sistemas de saúde e diminuir o número de mortes. A primeira delas foi o distanciamento social. Para evitar aglomerações foi estabelecido a distância de 1,5 metros entre as pessoas, além disso, foram cancelados eventos, aulas escolares, trabalho em lugares fechados e atividades físicas em academias e similares. A segunda estratégia implementada, foi o uso obrigatório de máscaras em locais acessados pelas pessoas como: supermercados, hospitais, agências bancárias, entre outros (SOUZA et al., 2021). Em casos extremos de contágio como no Brasil, foi adotado o isolamento social total das pessoas, portanto, uma pequena parcela da população saía de seus lares para trabalharem, pois eram denominadas de profissionais de serviços essenciais para a população como médicos, enfermeiros, biomédicos, veterinários, funcionários de postos de combustível, supermercados, farmácias, entre outros (SOUZA et al., 2021). As consequências da COVID-19 não são apenas epidemiológicas, o aumento da exclusão digital trouxe à tona no Brasil o debate sobre as desigualdades sociais, já que a internet passou a ser o ambiente mais acessado em tempos de isolamento social. Mesmo sendo um direito fundamental decretado pelos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), os anos de 2020 e 2021 refletiram o não cumprimento desse direito, principalmente para estudantes de escolas públicas e idosos (MUNIZ et al., 2020). 12 Castells (2005) define a exclusão digital em três principais fatores: Não ter acesso à computadores, falta de capacidade técnica para manusear as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e não saber qual informação buscar, como combinar informações, interpretar e aplicar o que foi pesquisado no dia a dia. Esses fatores refletem a exclusão à educação e a desigualdade econômica no Brasil, evidenciando que não basta ter computador ou celular, mas incluídos em ambientes virtuais como forma de pertencimento. Ao falar sobre exclusão digital, é importante citar uma grande parcela da população que é excluída dos meios digitais, a população idosa. De acordo com a PNAD-TIC feita em 2021 o acesso a internet por pessoas acima dos 60 anos saltou de 44,8% para 57,5 % entre os anos de 2019 e 2021.Envelhecer por muito tempo foi sinônimo de ser esquecido em diferentes esferas sociais, hoje, com o avanço da tecnologia e ciência a população idosa passou a ser protagonista dos meios digitais, sendo capaz de produzir, contribuir nas mudanças sociais e políticas e participar da sociedade de consumo (SILVEIRA et al., 2010). Em um momento tão delicado como foi em 2020 com a pandemia, a população idosa considerada a mais atingida passa a utilizar a internet como fonte de informações, lazer, manter contato com familiares e amigos, e também passam a utilizar a internet para fins de saúde, como teleconsultas e prática de atividades físicas. A importância das atividades físicas vai além de resultados estéticos, no caso do período em isolamento social ela auxilia no controle dos efeitos nocivos à saúde mental ocasionados pela pandemia, fortalece o sistema imunológico, importante mecanismo de defesa contra infecções virais,e evitar a perda das capacidades funcionais (JOY ,2020). Devido a importância das atividades físicas para pessoas idosas, mas principalmente no período da pandemia, o programa de extensão Saúde Ativa (SA), oferecido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista - UNESP Câmpus Rio Claro, precisou readequar suas aulas presenciais para o ambiente remoto. Com dois vídeos semanais enviados nas mídias sociais (Whatsapp, Facebook e Youtube), os alunos puderam se movimentar sem sair de casa e com materiais de fácil acesso, sempre com o objetivo de se manterem ativos mesmo em casa. 41 9. CONCLUSÃO Este estudo objetivou identificar aderentes e não aderentes às atividades físicas remotas disponibilizadas pelo projeto de-extensão Saúde Ativa, valores referentes ao comportamento sedentário dos dois grupos através do questionário MOST, nível atividade física-através do questionário BAECKE modificado para idosos e inferir o nível de qualidade de vida em diferentes domínios através do questionário SF-36. Os resultados demonstraram que as diferenças entre os grupos são mínimas e mesmo o grupo não aderente ter uma quantidade maior de participantes, não obtiveram resultados piores quando comparados aos aderentes. Tais números refletem na solidez do SA que consolidou a educação em saúde em seus alunos durante longos anos de projeto. Além disso, o distanciamento causado pela COVID-19 revela a restrição para este grupo de pessoas como extremamente rigoroso ao ponto de realizarem as mesmas atividades em casa, terem sentimentos parecidos e como resultado as semelhanças descritas acima. Em momentos de isolamento como no ano de 2020 e 2021, a internet proporcionou a aproximação social entre as pessoas idosas. Aliado a isso, atividades físicas, mesmo que feitas em ambiente remoto propiciou a conexão entre as novas atividades e aquelas que já faziam parte da rotina do SA. No início de 2022 os alunos voltaram às suas atividades normais no programa de extensão com as aulas presenciais, eventos e atividades e a busca pela retomada da rotina no SA reflete a importância desses projetos que atendem a comunidade principalmente em momentos de isolamento como a pandemia no ano de 2020. 42 10. 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