RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta dissertação será disponibilizado somente a partir de 03/11/2024. i UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU Natália Martins Zanferrari DO PROTAGONISMO DRAMÁTICO AO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DE EQUIPE DE SAÚDE EM SERVIÇO DE URGÊNCIA NA PANDEMIA COVID-19 Botucatu 2023 ii NATÁLIA MARTINS ZANFERRARI DO PROTAGONISMO DRAMÁTICO AO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DE EQUIPE DE SAÚDE EM SERVIÇO DE URGÊNCIA NA PANDEMIA COVID-19 Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Acadêmico, da Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, como requisito para obtenção de título de Mestre em Enfermagem. Área de Concentração: Cuidado em Saúde e Gestão de Sistemas. Linha de Pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Orientadora: Profa. Associada Silvia Cristina Mangini Bocchi. Coorientadora: Profa. Dra. Rita de Cassia Altino BOTUCATU 2023 iii FICHA CATALOGRÁFICA iv FOLHA DE APROVAÇÃO Nome: Natália Martins Zanferrari Título: Do protagonismo dramático ao aperfeiçoamento profissional e pessoal de equipe de saúde em serviço de urgência na pandemia COVID-19 Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Acadêmico, da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), para obtenção do título de Mestre em Enfermagem. Aprovado em: 03/05/2023 Banca Examinadora Titular 01 (Orientador) Nome: Profa. Associada Silvia Cristina Mangini Bocchi Instituição: Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB - Unesp Titular 02 Nome: Profa. Associada Regina Célia Popim Instituição: Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp Titular 03 Nome: Prof. Dr. Cesar Junior Aparecido de Carvalho Instituição: Instituto Federal do Paraná, Câmpus de Londrina v EPÍGRAFE “Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue” (Santo Agostinho) vi DEDICATÓRIA “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, […]” (2 Timóteo 4:7-8). A Aparecido Rodrigues (in memoriam), Técnico de Enfermagem do Pronto Socorro Central de Bauru, que se dedicou brilhantemente até seu último dia de trabalho. “Seu Cido” foi um dos tantos profissionais de saúde que perdeu a vida se dedicando ao outro, na linha de frente da pandemia COVID-19. À minha amiga e brilhante enfermeira, Eliana Marcela Batista da Silva (in memorian), que praticamente dedicou toda sua trajetória à Enfermagem, no Pronto Socorro Central de Bauru. Com tantas contribuições para esta dissertação e lutas pelos profissionais de saúde do município de Bauru. Ao “Cido” e à Marcela, minha eterna gratidão e admiração pelos profissionais dedicados e exemplares que foram. vii AGRADECIMENTOS À Professora Associada Silvia Cristina Mangini Bocchi, orientadora desta dissertação, por sua dedicação à pesquisa qualitativa, por dividir tanto conhecimento e sensibilidade quanto a experiência do outro. À Professora Doutora Rita de Cassia Altino, coorientadora desta pesquisa e minha colega de trabalho, por ter me incentivado a participar deste grande projeto, que foi o Curso de Mestrado, com a obtenção do Título de Mestre em Enfermagem. A todos meus colegas de trabalho do Pronto Socorro Central de Bauru que, de alguma forma, fazem parte desta dissertação. Equipe que considero a minha segunda família. À CAPES pelo apoio ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem Acadêmico, da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp. viii Zanferrari NM. Do protagonismo dramático ao aperfeiçoamento profissional e pessoal de equipe de saúde em serviço de urgência na pandemia COVID-19. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2023. RESUMO Objetivos: compreender a experiência interacional da equipe (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) de unidade de urgência com a pandemia COVID-19; elaborar modelo teórico dessa experiência. Método: investigação qualitativa com saturação teórica, obtida a partir da análise da 15ª entrevista não-diretiva e individual, segundo o referencial metodológico Teoria Fundamentada nos Dados, com membros da equipe de saúde de Pronto Socorro, em uma cidade do Estado de São Paulo, Brasil. A experiência e o modelo teórico emersos do processo analítico foram interpretados à luz do Interacionismo Simbólico e referem-se à fase inicial da pandemia COVID-19, de julho a agosto de 2020. Resultados: a experiência desdobra-se em três subprocessos: considerando-se, no início da pandemia, protagonista de um drama (A); buscando estratégias de enfrentamento da pandemia (B); transformando-se enquanto profissional e pessoa (C). Mediante o realinhamento dos componentes pertencentes a esses subprocessos, descobre-se a categoria central que os abarcou, constituindo o processo da experiência (modelo teórico) denominado: do protagonismo dramático ao aperfeiçoamento profissional e pessoal de equipe profissional de serviço de urgência na pandemia COVID-19. Considerações finais: os objetivos foram alcançados e o modelo teórico sinalizou a equipe reconhecendo-se em riscos ocupacionais, na interface com o vírus SARS-CoV-2. Evento interacional que a despertou para a concretude de patógenos no serviço da Rede de Urgência e Emergência, convencendo-a a adotar rotineiramente precauções padrão no serviço, mesmo finalizada a pandemia. Assim como, o modelo presume a redução desses riscos na equipe, dependente da continuidade de processo educacional para recursos informacionais, associado ao provimento de recursos materiais, humanos para precauções padrão e de apoio psicossocial. Uma vez, simbolicamente, sensibilizada como protagonista de um drama, essa equipe configurou seu self para o uso obrigatório das precauções padrão, como uma das armas para sua proteção e, portanto, em termos de processo de trabalho sensibilizada para a mudança de cultura de segurança em serviço tardiamente, na linha de frente da pandemia COVID-19. Descritores: Serviço Hospitalar de Emergência; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Infecções por Coronavírus; Pesquisa Qualitativa. ix Zanferrari NM. From dramatic protagonism to professional and personal improvement of the health team in an emergency service in the COVID-19 pandemic. Botucatu: Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2023. ABSTRACT Objectives: to understand the interactional experience of the team of an emergency unit (physicians, nurses, and nursing technicians) with the COVID-19 pandemic; to elaborate a theoretical model of this experience. Method: qualitative investigation with theoretical saturation, obtained from the analysis of the 15th non-directive and individual interview, according to the Grounded Theory methodological framework, with members of the emergency room health team, in a city of São Paulo State, Brazil. The experience and theoretical model emerged from the analytical process were interpreted in the light of Symbolic Interactionism and refer to the initial phase of the COVID-19 pandemic, from July to August 2020. Results: the experience unfolds into three sub-processes: considering if, at the beginning of the pandemic, the protagonist of a drama (A); seeking strategies to face the pandemic (B); transforming itself as a professional and a person (C). Through the realignment of the components belonging to these sub-processes, the core category that encompassed them is discovered, constituting the process of experience (theoretical model) called: from dramatic protagonism to professional and personal improvement of the professional team of emergency service in the COVID-19 pandemic. Final considerations: the aims were achieved and the theoretical model signaled the team recognizing itself in occupational risks, in the interface with the SARS-CoV-2 virus. An interactional event that awakened her to the reality of pathogens in the Urgency and Emergency Network service, convincing itself to routinely adopt standard precautions in the service, even after the pandemic was over. Likewise, the model assumes the reduction of these risks in the team, dependent on the continuity of the educational process for informational resources, associated with the provision of material and human resources for standard precautions and psychosocial support. Once, symbolically, sensitized as the protagonist of a drama, this team configured itself to the obligatory use of standard precautions, as one of the weapons for its protection. Therefore, in terms of the work process, sensitized to the change in safety culture into service late, on the front lines of the COVID-19 pandemic. Descriptors: Emergency Service, Hospital; Health Services Needs and Demand; Coronavirus Infections; Qualitative Research. x LISTA DE SIGLAS ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária CAPS Centro de Atenção Psicossocial CIFRC China International Famine Relief Commission COREQ Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research COVID-19 Corona Virus Disease CRMI Centro de Referência em Moléstias Infecciosas CTA Centro de Testagem e Aconselhamento EPIs Equipamentos de Proteção Individual ESF Unidade de Saúde Familiar ESPII Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional EUA Estados Unidos da América H1N1 Subtipo Viral Influenza H1N1 H3N2 Subtipo Viral Influenza H3N2 HAS Hipertensão Arterial Sistêmica HCoVs Human Coronaviruses OU Coronavírus Humanos MERS Síndrome Respiratória do Oriente Médio MERSCoV Síndrome Respiratória do Oriente Médio MS Ministério da Saúde OMS Organização Mundial de Saúde OPAS Organização Pan-Americana de Saúde PAC Posto de Atendimento Avançado ao novo Coronavírus PBE Prática Baseada em Evidências PCR-RT Reação de Transcriptase Reversa Seguida de Reação em Cadeia da Polimerase POP Procedimentos Operacionais Padrão PSMC Pronto Socorro Municipal Central RNA Ácido Ribonucleico RUE Rede de Urgência e Emergência SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SARS Síndrome Aguda Respiratória Grave SARS-CoV Severe Acute Respiratory Syndrome SARS-CoV-2 Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda xi SDRA Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo SOPC Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer SRAG Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG-COVID Síndrome Respiratória Aguda SWAB Cotonete Longo e Estéril TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TFD Teoria Fundamentada nos Dados UBS Unidade Básica de Saúde UNICEF United Nations Children’s Fund UPA Unidade de Pronto Atendimento UPG Unidade de Pacientes Graves USF Unidade Saúde da Família UTI Unidade de Terapia Intensiva WHO World Health Organization xii SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO ........................................................................................ 1 2. REVISÃO DA LITERATURA ........................................................................ 3 2.1 Características gerais sobre a infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID- 19)............................................................................................................................3 2.2 Cenário da pandemia de COVID-19..................................................................4 2.3 Síndrome respiratória aguda grave....................................................................5 2.4 Profissionais da saúde em face da pandemia COVID-19..................................7 3. OBJETIVOS....................................................................................................8 4. MÉTODO........................................................................................................9 4.1 Tipo de pesquisa...........................................................................................9 4.2 Cenários e atores da pesquisa......................................................................9 4.3 Procedimentos éticos, de coleta e análise dos dados.................................10 4.4 Referencial teórico.......................................................................................16 5. RESULTADOS...............................................................................................20 5.1 Caracterização dos atores da pesquisa...........................................................20 5.2. A experiência..................................................................................................20 5.3. Modelo teórico................................................................................................35 6. DISCUSSÃO.....................................................................................................36 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................47 8.REFERÊNCIAS................................................................................................. 49 ANEXO 1 - Autorização de coleta de dados Prefeitura Municipal de Bauru.....................................................................................................................55 ANEXO 2 - Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisas....................................56 APÊNDICE 1 - Termo de Consentimento livre e Esclarecido (TCLE)...................59 APÊNDICE 2 - Quadros de códigos referente à análise axial dos dados.....................................................................................................................60 1 1 APRESENTAÇÃO Sou Natália Martins Zanferrari, tenho 36 anos e sou profissional de Enfermagem há 13 anos. Grande parte dos profissionais que se forma enfermeiros, tem o primeiro contato com a Enfermagem ao fazer o curso técnico e já se identifica previamente com a profissão. Eu não tive nenhum contato anterior com a Enfermagem, parti diretamente para a graduação. Sempre tive a certeza, já na adolescência, que escolheria uma profissão na área da saúde. Me decidi pela Enfermagem. Amo viver intensamente, sempre tive muitos sonhos, sempre acreditei que o ‘’’agora’’ é o momento mais importante da vida. Por amar a vida, escolhi a Enfermagem, ela está presente do começo e até depois do fim. A equipe de enfermagem constitui-se nos olhos e na “peça”, na minha opinião, mais importante da saúde. Já na graduação me identifiquei com os cuidados do paciente crítico, assistidos em serviços de urgência, emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Me formei no final do ano de 2010, com 23 anos e meu primeiro trabalho na Enfermagem, deu-se no início de 2011, em um serviço de atenção básica, especificamente em Unidade Saúde da Família (USF). Da qual tive a certeza de que não me identificava. Alguns meses após iniciar nesse emprego, fui convocada do processo seletivo do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. E diria que foi meu maior desafio, assumi o cargo de Enfermeira da UTI Neonatal. Foi neste local que me apaixonei e aprendi a valorizar cada minuto da vida, em face da tamanha fragilidade daqueles bebês e a grandiosa força para viver. Era encantadora a experiência! Concomitantemente, me especializei em UTI. Desde então, atuo no cuidado do paciente crítico, ou seja, da pessoa no limite entre a vida e a morte. E como é linda a vida! Em março de 2013, assumi o cargo de enfermeira na Prefeitura Municipal de Bauru, permanecendo lotada no Pronto Socorro Central de Bauru, a principal referência para pacientes críticos da região. A pandemia, com certeza, foi o maior desafio de todas as equipes de saúde, tanto das equipes de atenção básica, quanto das equipes de urgência e emergência 2 e UTIs. A partir do momento em que a pessoa contaminada com o vírus SARS-CoV- 2 entrava em um pronto-socorro ou numa unidade de internação, ela permanecia sozinha, sem a companhia de um familiar ou amigo, sem visita alguma. Ela tinha disponível somente a equipe de saúde. Para muitas pessoas, o momento em que o familiar adentrava em um pronto-socorro, seria o último momento compartilhado em vida. Quanta responsabilidade! Foi uma carga para a saúde mental muito intensa, tanto para o paciente, quanto para equipe de saúde. Foram tempos difíceis, quando coadunou crescimento profissional e pessoal com sofrimento psicológico. Passamos a interagir com cenas frequentes com pacientes chorando e clamando a cura. Vi colegas com olhos cheios de lágrimas e nos interagíamos por meio de olhares atemorizados! Ninguém sabia o que estava por vir e nem entendia o que estava se passando. Todos os recursos e conhecimento existentes foram testados. Toda estrutura emocional foi experimentada. Acredito que as feriadas cicatrizados, mas saímos com cicatrizes, porém fortalecidos. A motivação em realizar este estudo emergiu da minha prática cotidiana como enfermeira assistencial em serviço em uma das unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE), com o avanço da pandemia de COVID-19, perante a seguinte inquietação: Como se configura a experiência desses profissionais em face da pandemia COVID-19? Ante à pergunta foi preciso aprofundar o conhecimento sobre o objeto, para que se sustentasse a inquietação e, portanto, justificar a realização desta pesquisa. A contento, passo a apresentar a revisão da literatura. 49 8 REFERÊNCIAS 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico 3: doença pelo novo Coronavírus 2019 - COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. 2. Organização Pan-Americana da Saúde. Panorama COVID-19 [Internet]. Washington: OPAS; s.d. [citado 11 Mar. 2021]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Domiciliar. Protocolo de tratamento do novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Ministério da Saúde; 2020. 4. Center for Disease Control and Prevention (CDC). COVID-19 [Internet]. Atlanta: CDC; s. d. [citado 10 Mar. 2021]. Disponível em: http://www.cdc.gov/coronavirus/2019-nCoV/index.html. 5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico especial - COE-COVID-19 [Internet]. 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