RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta dissertação será disponibilizado somente a partir de 22/02/2023. UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE QUÍMICA DE ARARAQUARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA GABRIELE DE FREITAS Desenvolvimento e validação de um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica em Livros Didáticos de Ensino Superior Dissertação de Mestrado ARARAQUARA 2021 GABRIELE DE FREITAS Desenvolvimento e validação de um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica em Livros Didáticos de Ensino Superior Dissertação apresentada ao Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Química, área de concentração Físico-Química. Orientador: Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi ARARAQUARA 2021 Bibliotecária Responsável: Ana Carolina Gonçalves Bet - CRB8/8315 FICHA CATALOGRÁFICA F862d Freitas, Gabriele de Desenvolvimento e validação de um checklist para análise do conteúdo de eletroquímica em livros didáticos de ensino superior / Gabriele de Freitas. – Araraquara : [s.n.], 2021 127 f. : il. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Química Orientador: Denis Ricardo Martins de Godoi 1. Livros didáticos. 2. Eletroquímica. 3. Checklist. 4. Ensino superior. 5. Físico-química. I. Título. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Câmpus de Araraquara CERTIFICADO DE APROVAÇÃO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: "Desenvolvimento e validação de um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica em Livros Didáticos de Ensino Superior" AUTORA: GABRIELE DE FREITAS ORIENTADOR: DENIS RICARDO MARTINS DE GODOI COORIENTADOR: DENIS RICARDO MARTINS DE GODOI Aprovada como parte das exigências para obtenção do Título de Mestra em QUÍMICA, pela Comissão Examinadora: Prof. Dr. DENIS RICARDO MARTINS DE GODOI (Participaçao Virtual) Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica / Instituto de Química - UNESP - Araraquara Prof. Dr. ASSIS VICENTE BENEDETTI (Participaçao Virtual) Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica / Instituto de Química - UNESP - Araraquara Prof. Dr. WELINGTON FRANCISCO (Participaçao Virtual) Departamento de Química / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA - Foz do Iguaçu Araraquara, 22 de fevereiro de 2021 Instituto de Química - Câmpus de Araraquara - Rua Prof. Francisco Degni, 55, 14800060, Araraquara - São Paulo http://www.iq.unesp.br/#!/pos-graduacao/quimica-2/CNPJ: 48.031.918/0027-63. http://www.iq.unesp.br/%23!/pos-graduacao/quimica-2/CNPJ DADOS CURRICULARES IDENTIFICAÇÃO Nome: Gabriele de Freitas Nome em citações bibliográficas: FREITAS, G. Nascimento: 10/11/1995 Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Catanduva-SP FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO 2020 - 2021 Graduação em Licenciatura em Pedagogia Universidade Estácio de Sá – Campus Catanduva 2018 - 2021 Mestrado em Química Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP – Instituto de Química Dissertação (título): Desenvolvimento e validação de um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica em Livros Didáticos de Ensino Superior Orientador: Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi Bolsista: CAPES Período: 12/2018 – 02/2020 2014 - 2017 Graduação em Licenciatura em Química Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Catanduva 2013 - 2014 Técnico em Química Centro de Educacional Técnico – Catanduva/SP. ATUAÇÃO PROFISSIONAL 2020 - Atual Professor de Educação Básica II (PEB II) na Secretária da Educação do estado de São Paulo – Catanduva, SP. 2019 - 2019 Estágio Docência (carga horária: 60h) Físico-Química Experimental – Engenharia Química Supervisor: Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi 2017 - 2018 Projeto de iniciação científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Orientador: Ricardo Castro de Oliveira 2017 - 2018 Projeto de iniciação científica (voluntária) Medicamentos no Ensino de Química Orgânica Orientadora: Joanita Nakamura Granato 2014 - 2016 Projeto de extensão Cursinho popular: IFPreprara Orientador: Marcelo Velloso Heeren 2014 - 2014 Projeto de extensão (voluntária) Cursinho popular: IFPreprara Orientador: Marcelo Velloso Heeren 2014 - 2014 Projeto de extensão A arte de resolver problemas matemáticos Orientadora: Rosemeire Bressan ARTIGOS PUBLICADOS BRESSAN, R.; FREITAS, G.; MACEDO, I. R. Resolução de Problemas: uma contribuição para o Ensino de Matemática da Rede Pública - Nível Fundamental.. Olha Tecnológico- Revista Acadêmica Fatec Catanduva, v. 3, p. 73-80, 2016. TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS FREITAS, G.; FERREIRA, A. P. K. L.; GODOI, D. R. M.; BEGO, A. M. Caracterização dos Livros Didáticos adotados para o Ensino de Eletroquímica nos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Públicas de São Paulo. In: XVII EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2019, Araraquara, SP. FERREIRA, A. P. K. L.; FREITAS, G.; GODOI, D. R. M.; BEGO, A. M. Caracterização dos Livros Didáticos utilizados para o Ensino de Eletroquímica nos cursos de Licenciatura em Química do IFSP. In: X ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA (EPPEQ), 2019, Bauru, SP. FREITAS, G.; MARASCO JÚNIOR, C. A.; OLIVEIRA, R. C. Relato de experiência envolvendo a prática como componente curricular. In: XVI EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2018, Araraquara, SP. FREITAS, G.; MARASCO JÚNIOR, C. A.; MACEDO, I. R.; ROMERO, J. H. S.; OLIVEIRA, R. C. Proposta de atividade didática construída com a prática como componente curricular. In: IX ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA (EPPEQ), 2017, Sertãozinho, SP. PANICHELI, B. C.; FREITAS, G.; GRANATO, J. N. Medicamentos no Ensino de Química Orgânica. In: IX ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA (EPPEQ), 2017, Sertãozinho, SP. FREITAS, G.; MACEDO, I. R.; GOMES, B. R.; BARROS, T. H. C. H.; VALERIO, C. S.; SILVA, M. J. R. G.; HEEREN, M. V. Indicadores sociais dos alunos inscritos no cursinho pré-vestibular IFPrepara. In: SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS (X SELIC), 2015, São Carlos, SP. MACEDO, I. R.; FREITAS, G.; PACHECO, B. I.; MARASCO JÚNIOR, C. A.; GRANATO, J. N.; AMO, G. S. Biorremediação como solução degradante para compostos petrolíferos: Relato de uma experiência envolvendo a Prática como Componente Curricular (PCC). In: SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS (X SELIC), 2015, São Carlos, SP. GOMES, B. R.; VALERIO, C. S.; FREITAS, G.; MACEDO, I. R.; GREFENER FILHO, J. E.; BARROS, T. H. C. H.; HEREEN, M. V. Curso pré-vestibular para jovens oriundos da rede pública de ensino de Catanduva e região. In: SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS (IX SELIC), 2014, São Carlos, SP. GOMES, B. R.; VALERIO, C. S.; FREITAS, G.; MACEDO, I. R.; GREFENER FILHO, J. E.; BARROS, T. H. C. H.; HEREEN, M. V. Projeto de capacitação pré-vestibular gratuito para jovens da rede pública de Catanduva. In: XII EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2014, Araraquara, SP. FREITAS, G.; MACEDO, I. R.; BRESSAN, R. Resolução de problemas: uma contribuição para o ensino de matemática da rede pública – nível fundamental. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2014, Catanduva, SP. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS XVII EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2019, Araraquara, SP. X ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA (EPPEQ), 2019, Bauru, SP. XVI EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2018, Araraquara, SP. IX ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA (EPPEQ), 2017, Sertãozinho, SP. I JORNADA DO IFSP, INOVANDO, DIVERSIFICANDO E (RE)CONSTRUINDO, 2017, Cubatão, SP. SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS (X SELIC), 2015, São Carlos, SP. SEMANA DA CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - IFSP, 2015, Catanduva, SP. II Congresso de Extensão e II Mostra Cultural do IFSP, 2015, Catanduva, SP. SEMANA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS (IX SELIC), 2014, São Carlos, SP. XII EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (EVEQ), 2014, Araraquara, SP. SEMANA DA CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - IFSP, 2014, Catanduva, SP. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS II Congresso de Extensão e II Mostra Cultural do IFSP, 2015, Catanduva, SP. Dedico este trabalho a DEUS por ser meu mestre e Guia. Aos meus pais por todo apoio durante essa trajetória. AGRADECIMENTOS Agradeço aos meus pais Beto e Regina por todo apoio, incentivo, dedicação, esforço e amor durante toda minha trajetória acadêmica, especialmente durante o mestrado. A caminhada até aqui não foi fácil. Houve dias de muito choros e vontade de desistir, mas vocês foram meu porto seguro para que eu me mantivesse firme. Minha eterna gratidão, amor e respeito por vocês. Ao meu irmão Juninho, minha grande inspiração, que me incentivou e apoiou durante essa árdua caminhada. A minha família amada que sempre esteve ao meu lado, a minha avó Alice (in memoriam), aos meus tios Rosely e Luciano, minha cunhada Amanda e, em especial, a minha prima/irmã Ana Júlia, que sempre será minha eterna criança, o amor da minha vida e minha esperança na humanidade. Ao meu namorado César, por tudo que conquistamos e construímos até aqui. Por ter sido meu parceiro, amigo, psicólogo, ouvinte... Por todos obstáculos superados durante essa trajetória. Por nossa caminhada durante toda a vida acadêmica, graduação e pós-graduação, a qual hoje começa a tomar novas direções. Hoje é possível ver que valeu a pena todo nosso esforço para chegarmos até aqui. Ao meu orientador, Prof. Dr. Denis R. M. de Godoi pelas valiosas discussões sobre a Eletroquímica. Por todos os ensinamentos e apoio que me forneceu. Guardarei em minha memória todos os momentos vividos no LENA, nossas conversas, desabafos, risadas... Você foi mais que um simples orientador, foi amigo e pai quando era preciso. Ao Prof. Dr. Amadeu M. Bego, por todas as discussões sobre o Ensino de Química, por todo suporte, colaboração e dedicação durante a pesquisa. Obrigada pelo acolhimento no grupo RIPEQ. A Prof. Dra. Maria del Pilar T. Sotomayor, pela excelentes contribuições na qualificação desse trabalho, as quais foram de grande importância para a adequação da pesquisa, como também, para meu aprofundamento teórico que baseia o trabalho. As minhas eternas companheiras de pós-graduação Angélica, Leticia e Camila, por todas as risadas e conversas. Em especial, a Thamires pela convivência diária no laboratório, pelos nossos choros e risadas, por estar ao meu lado sempre, até mesmo quando quebrei o pé e passou horas comigo no UPA hehehe. Aos amigos que fiz durante a pós-graduação, Kallyni, Lilian, João Ângelo, João Pedro, Rafaela, Natália, João Carlos, e a Bia, minha companheira de casa, caminhadas, conselhos, conversas, obrigada por tudo. Ao Instituto de Química de Araraquara pelo ambiente criativo е amigável que proporciona, e também pelo apoio e infraestrutura necessária para realização e desenvolvimento deste projeto de pesquisa. Como também, aos membros da secretária de pós-graduação do IQ. Entre todos os agradecimentos, não poderia falta, a Deus que é meu mestre e Guia espiritual. A Nossa Senhora Aparecida, minha mãezinha do céu que aquece meu coração, ilumina meus caminhos e me mantem erguida. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.” (Chico Xavier) “Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo.” (Galileu Galilei) “[...] Maria, eu te peço, passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti [...]” (Oração Maria passa na frente) “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (Mahatma Gandhi) RESUMO Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, especificamente, sobre livro didático. O livro didático é um importante recurso didático para os professores no preparo de suas aulas e material de estudo para os estudantes na aprendizagem de conceitos e resolução de problemas. No ensino de Eletroquímica, o livro didático é utilizado como suporte dos conteúdos e material de apoio para docentes e discentes e, muitas vezes, é a única fonte de informações formais que os alunos possuem. Devido à grande importância do ensino de Eletroquímica para o desenvolvimento dessa área da química, faz-se necessárias pesquisas dentro dessas vertentes. Com a ampla utilização dos livros didáticos no ensino de Eletroquímica, é fundamental que se avalie a qualidade desses materiais aplicados na construção do conhecimento. No entanto, não se encontrou na literatura, até o presente, um trabalho que apresentasse um método para analisar e avaliar o conteúdo de Eletroquímica presente em livros didáticos do Ensino Superior. Dessa forma, esta pesquisa desenvolveu e validou um método para análise dos conceitos de Eletroquímica de livros didáticos utilizados no Ensino Superior. Para o desenvolvimento deste trabalho, elaborou-se um problema de pesquisa: Que critérios um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica de livro didático do Ensino Superior deve conter para a avaliação do conhecimento eletroquímico nas obras? Para responder o problema de pesquisa, foi feito uma revisão de literatura e estudos para identificar quais são os conceitos estruturantes da Eletroquímica, para o desenvolvimento dos critérios de avaliação e análise desses conceitos. Os conceitos estruturantes da Eletroquímica encontram-se organizados em 6 categorias no checklist: contextualização histórica da Eletroquímica; conceitos fundamentais da Química Geral para a Eletroquímica; relação da Eletroquímica com a Eletricidade e a Termodinâmica Química; células eletroquímicas; terminologias utilizadas na Eletroquímica; problemas inerentes nas ilustrações e esquemas. Além dessas categorias, encontra-se no checklist uma seção que abrange os conceitos complementares e de suporte da Eletricidade e da Termodinâmica Química que são fundamentais para o ensino de Eletroquímica. Devido à complexidade dos conceitos de Eletroquímica, elaborou-se um Guia de utilização do checklist para abordar todos os conceitos apresentados. O processo de validação e certificação do checklist revelou que o instrumento proposto se mostrou adequado e apropriado para a análise e avaliação do conteúdo de Eletroquímica de livros didáticos de ensino superior dessa área da química. Palavras-chave: Livro didático; Eletroquímica; Checklist; Ensino Superior; Físico- Química. ABSTRACT This work regards a qualitative research of the documentary type, specifically, on textbooks. The textbook is an important resource for professors in preparing their classes and material of study for students in learning concepts and solving problems. In the teaching of Electrochemistry, the textbook is used as a support for the content and supporting material for teachers and students and is often the only source of formal information that students have. Due to the great importance of teaching Electrochemistry for the development of this area, research is needed within these subjects. With the wide use of textbooks in the teaching of Electrochemistry, it is essential to evaluate the quality of these materials applied in the construction of knowledge. However, to date, no work has been found in the literature that displays a method for analyzing and evaluating the content of Electrochemistry present in textbooks for higher education. Because of this, this research developed and validated a method for analyzing the concepts of Electrochemistry of textbooks used in Higher Education. For the development of this work, a research problem was elaborated: What criteria should a checklist for analyzing the content of Electrochemistry in Higher Education textbooks contain for the evaluation of electrochemical knowledge? To answer the research problem, a literature review and studies were carried out to identify which are the structuring concepts of Electrochemistry, for the development of the evaluation and analysis criteria of these concepts. The structuring concepts of Electrochemistry are organized into 6 categories in the checklist: historical context of Electrochemistry; fundamental concepts of General Chemistry for Electrochemistry; relationship between Electrochemistry and Electricity and Chemical Thermodynamics; electrochemical cells; terminologies used in Electrochemistry; problems inherent in the illustrations and diagrams. In addition to these categories, there is a section in the checklist that covers the complementary and supporting concepts of Electricity and Chemical Thermodynamics, which are fundamental for the teaching of Electrochemistry. Due to the complexity of the concepts of Electrochemistry, a Guide for using the checklist was developed to address all the concepts presented. The checklist validation and certification process revealed that the proposed instrument proved to be adequate and appropriate for the analysis and evaluation of the content of Electrochemistry in higher education textbooks in this area of chemistry. Keywords: Textbook; Electrochemistry; Checklist; Higher education; Physical- Chemistry. LISTA DE FIGURAS Figura 1- Etapas do processo de validação .................................................................................. 45 LISTA DE QUADROS Quadro 1- Categorização das nove áreas de equívocos. ........................................................... 32 Quadro 2- Livros de química que foram analisados por Sanger e Greenbowe (1999). ......... 33 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS CNME Campanha Nacional do Material de Ensino EF Ensino Fundamental EJA Educação de Jovens e Adultos EM Ensino Médio ES Ensino Superior FAE Fundação de Assistência ao Estudante f.e.m Força Eletromotriz FENAME Fundação Nacional de Material Escolar FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação IES Instituição de Ensino Superior LD Livro Didático MEC Ministério da Educação e Cultura PLID Programa do Livro Didático PNLA Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos PNBE Programa Nacional Biblioteca na Escola PNLD Programa Nacional do Livro Didático PNLEM Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................................ 19 2 O LIVRO DIDÁTICO .................................................................................................................. 23 2.1 O Livro Didático no Ensino Superior ........................................................................... 25 2.2 O Livro Didático no Ensino Superior de Eletroquímica ............................................... 29 3 ELETROQUÍMICA ..................................................................................................................... 37 4 OBJETIVOS ................................................................................................................................ 41 4.1 Objetivo geral ............................................................................................................. 41 4.2 Objetivos específicos.................................................................................................. 41 5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS............................................................................... 42 5.1 Pesquisa qualitativa do tipo documental ..................................................................... 42 5.2 Checklist..................................................................................................................... 43 5.3 Desenvolvimento do Checklist .................................................................................... 46 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................................................... 52 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................................... 59 REFERÊNCIAS .................................................................................................................................. 61 APÊNDICE A ...................................................................................................................................... 61 APÊNDICE B ...................................................................................................................................... 72 ANEXO 1 ........................................................................................................................................... 102 ANEXO 2 ........................................................................................................................................... 104 ANEXO 3 ........................................................................................................................................... 116 Apresentação “Não há pedras em teu caminho Não há ondas no teu mar Não há vento ou tempestade Que te impeçam de voar.” (Dona, Roupa Nova) Desde criança queria ser professora, era fascinada com essa profissão tão bonita e difícil. Bonita, por ser a base para todas as outras profissões. Difícil, por ser tão desvalorizada pela sociedade. Acredito que esse sonho começou logo nos primeiros anos do Ensino Fundamental I (EF). Lembro-me, exatamente, de quando chegava da escola e todas minhas bonecas estavam sentadas em seus “lugares” para iniciarmos as aulas de ciências. Sim, adorava ciências e estudar sobre os planetas, por conta disso era o conteúdo que ensinava para meus “alunos”. Os anos foram se passando, mas meu sonho de ser professora sempre esteve comigo. Adorava ajudar os professores nas aplicações das atividades em sala, como também fazer a chamada. Não sabia muito bem qual disciplina que gostaria de lecionar ficava em dúvidas entre história e ciências. Foi, então, que no primeiro ano do Ensino Médio (EM) conheci uma professora, com um nome um pouco peculiar, Prof.ª Dra. Marciana Catanho. Ela era professora de química, por conta dela comecei a me interessar por essa disciplina. Nesse momento foi quando tive pela primeira vez o contato com a química. Gostei tanto dessa disciplina que me despertou interesse em fazer o curso técnico em química. Porém, tinha perdido o prazo de inscrição do vestibulinho para ingressar no técnico em química, no primeiro semestre de 2012, na Escola Técnica Estadual – Elias Nechar (Etec) do município de Catanduva. No segundo ano do EM, não consegui ingressar no curso do técnico em química no primeiro semestre, porém, não desisti de tentar no semestre seguinte. Antes de começar as férias de dezembro, daquele mesmo ano, fui contemplada com uma bolsa de estudo para cursar o ensino técnico no Centro Educacional Técnico (CETEC), em Catanduva. Com essa bolsa, vi a oportunidade de fazer o técnico em química que tanto queria e também de me qualificar para o mercado de trabalho, já que em Catanduva e região existem muitas usinas de cana-de-açúcar, além de outros segmentos industriais como beneficiamento de café e laranja. Comecei a cursar o técnico em química e cada vez mais gostando dessa área O meu desejo de me tornar professora foi sendo cada vez mais aflorado. Com o curso técnico, pude ter certeza de que queria ser professora de química. Como logo me formaria no Ensino Médio, fui buscar informações sobre o curso de Licenciatura em Química e as instituições que ofereciam. Quando chegou a época do vestibular, optei por prestar Licenciatura em Química no Instituto de Química da Unesp (IQ- Unesp) de Araraquara e tentar no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Catanduva. O IFSP sempre foi minha primeira opção por ser em minha cidade e pelo fato que ainda tinha mais um semestre do curso técnico. Por consequência do destino, consegui ingressar no ano de 2014 no curso de Licenciatura em Química no IFSP. Foi um dos momentos mais emocionantes em minha vida, pois ter estudado, integralmente, em escola pública e ser filha de pedreiro e merendeira conseguir ingressar em uma faculdade federal é uma vitória. No primeiro dia de faculdade durante a apresentação da turma pude notar que a minoria dos alunos, da minha sala, queria ser professor. Mas, como esse sempre foi meu desejo, em toda apresentação enfatizava que estava lá para me tornar docente. Logo no primeiro semestre da graduação participei de uma seletiva para integrar em um projeto de extensão “Resolução de Problemas: uma contribuição para o ensino de Matemática da rede pública - nível fundamental”. Atuei como bolsista desse projeto durante 8 meses, fui convidada para participar como voluntária do cursinho popular, projeto de extensão, que estava sendo criado no Campus. Durante o ano de 2014 trabalhei como voluntária no cursinho popular “IF- Prepara” e nos dois anos seguintes, 2015 e 2016, fui bolsista desse projeto. O IF- Prepara foi criado com o intuito de contemplar alunos de Catanduva e região que não tinham condições financeiras para pagar um cursinho pré-vestibular. Com esse projeto tive a oportunidade de ficar ainda mais próxima da careira de docente, elaborar aulas e atividades para trabalhar em sala de aula. O IF-Prepara me ajudou em muitos aspectos e, principalmente, me mostrou que a docência era realmente a profissão que queria seguir. No último ano da graduação participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse projeto, acompanhei a realidade da escola pública enfrentada pelos professores e alunos, bem como o interesse e desinteresse dos estudantes pelas aulas e as dificuldades encontradas pelo professor. O PIBID me fez refletir sobre as dificuldades encontradas para ministrar alguns conteúdos de química com os alunos. Ao me aproximar da reta final da graduação, comecei a pensar sobre meu próximo curso, se faria uma nova graduação ou uma pós-graduação e qual tipo de pós-graduação. Por incentivo dos professores da graduação e por ser a área que mais me interessava, decidi fazer mestrado no Ensino de Química. Surgiu a dúvida de onde teria mestrado nessa área. Em conversas com meus professores de graduação e pelas minhas pesquisas, encontrei o mestrado acadêmico na área de Ensino de Química ofertado no IQ-Unesp de Araraquara. Foi quando tive a certeza de que continuaria estudando na área que tanto gostava. Meu primeiro contato com a Unesp foi através do Prof. Dr. Amadeu Moura Bego, ele me apresentou a área do Ensino de Química na pós-graduação. Fiquei ainda mais encantada com o Ensino de Química, o que me fez ter a certeza de que queria ser mestre no Ensino de Química. Por indicação do professor Amadeu entrei em contato com o Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi, e o mesmo imediatamente aceitou me orientar. Em conversas com o professor Denis, discutíamos sobre o ensino de Eletroquímica e de como muitos alunos e até mesmo professores apresentam dificuldades, tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior (ES). Nessa perspectiva de tentar identificar o “porquê” de tais dificuldades, decidimos definir alguns conceitos básicos da Eletroquímica e analisarmos como esses conceitos são apresentados nos principais livros didáticos do Ensino Superior. A parceria entre o professor Denis e o professor Amadeu é de grande relevância para a elaboração desse projeto, para conseguirmos mostrar como a área de Ensino de Química, pode contribuir para a área da Eletroquímica aplicada. Esta pesquisar buscou desenvolver e validar um instrumento para analisar e avaliar o conteúdo de Eletroquímica de livros didáticos de ES. 19 1 INTRODUÇÃO O livro didático (LD) é considerado um dos recursos mais utilizados por professores e alunos em todos os níveis escolares. A utilização desse material percorre desde as séries iniciais até a pós-graduação. Tanto professores como alunos utilizam LD como fonte bibliográfica, guia na execução do currículo escolar, preparação de aulas e atividades, como também para resolução de exercícios, fonte de imagens, mapas e gráficos (LOGUERCIO; SAMRSLA; DEL PINO, 2001; MEGID NETO; FRACALANZA, 2003; MÉNDEZ; SLISKO, 2014; NÚÑEZ et al., 2003; SOUZA; MATE; PORTO, 2011). Este, pode ser considerado uma das principais fontes de informações para educadores e educandos. De acordo com Méndez e Slisko (2014, p. 67, tradução nossa), o LD “em muitas ocasiões é o principal instrumento que o professor utiliza para enfrentar as aulas e que o aluno dispõe para aprender o conteúdo do assunto”. É através do LD que o professor leva os conhecimentos científicos à sala de aula e aos estudantes, sendo assim, o LD é uma importante fonte de informações e conteúdo que auxiliam o educador tanto dentro como fora de sala de aula. Em uma pesquisa sobre os professores e o LD de Ciências, Megid Neto e Fracalanza (2006) identificaram a maneira como os educadores utilizam os LD e dividiram em três categorias: no planejamento das aulas ao longo do ano letivo; como apoio nas atividades de ensino-aprendizagem; e, também, como fonte bibliográfica. Para Núñez et al. (2003), o livro didático deve ser uma “fonte viva de sabedoria” que seja capaz de orientar o processo de desenvolvimento dos alunos. Nesse contexto, a proposta desse material didático é servir de fonte de aprendizagem para alunos e professores no processo de ensino. Além do papel que o LD desempenha no processo de ensino-aprendizagem, ele também fornece valores científicos e artístico aos estudantes que contribuem para o desenvolvimento social (UYULGAN et al., 2011). Atualmente, o LD deixou de ser apenas um recurso didático que contribui para a aprendizagem, passou a ser um produto comercial visando o lucro financeiro (FREITAS FILHO et al, 2017). Com a expansão da tecnologia, muitas editoras estão tornando os LD digitais para que continuem sendo indispensável e facilitar o acesso 20 (MÉNDEZ; SLISKO, 2014). Apesar da era tecnológica estar influenciando na comercialização dos LD, é significativo analisar a qualidade do conteúdo presente nos materiais encontrados no mercado. Os LD destinados ao Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) passavam por uma análise para verificar se está de acordo com as normas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), feita essa seleção o livro é distribuído (FREITAS FILHO et al, 2017). No entanto, com relação aos LD do ES não é feita nenhuma análise e nem seleção, fica a critério do professor universitário a escolha do material didático. Os programas de LD consideram que esse tipo de material é um recurso básico no processo de ensino e aprendizagem, por conta disso o professor deve participar ativamente da escolha dele (BRASIL, 2003). No trabalho de Loguercio, Samrsla e Del Pino (2001), os autores mostram como os professores avaliam e escolhem os LD de química, são utilizados diferentes critérios de análise e da contextualização do conhecimento químico e o cotidiano dos estudantes. Apesar de encontrar vários trabalhos abordando o LD de química, entre todos os artigos revisados, não se encontrou nenhum trabalho que apresentasse um instrumento para analisar o conteúdo de Eletroquímica em LD do Ensino Superior (ES). Nesse sentido, esta pesquisa tem como intuito desenvolver um instrumento de análise do conteúdo de Eletroquímica abordados nos LD utilizados no ES. Para o desenvolvimento desse checklist, utilizou-se como referencial teórico o trabalho de Leite (2002). A pesquisa de Leite (2002) gerou a elaboração de um checklist utilizado para analisar a história da ciência presente em LD. Nesse trabalho, a autora relata a importância da história da ciência para a aprendizagem dos alunos. No entanto, Leite (2002) relata que entre as pesquisas relacionadas a essa temática não encontrou nenhuma que apresentasse um método que abrangesse com profundidade os aspectos e os conteúdos sobre a história da ciência nos LD. Dessa maneira, a pesquisadora desenvolveu um instrumento de análise, o checklist, que auxiliasse a análise do conteúdo histórico nos LD. Tendo em vista a ampla utilização dos LD no Ensino de Eletroquímica, como material de apoio para docentes e discentes, é fundamental que se avalie a qualidade desses recursos didáticos que são empregados como referenciais na construção do conhecimento. Dentro desse contexto, esta pesquisa visa a elaboração de um 21 checklist para analisar o conteúdo de Eletroquímica presente em LD do ES. Nessa perspectiva, foi proposto o seguinte problema de pesquisa: Que critérios um checklist para análise do conteúdo de Eletroquímica de livro didático do Ensino Superior deve conter para a avaliação do conhecimento eletroquímico nas obras? Para conseguir responder o problema de pesquisa, faz-se necessário o uso de algumas questões, como: • Quais são os conceitos estruturantes no Ensino de Eletroquímica? • Como os conteúdos eletroquímicos são apresentados em uma obra didática de química e Eletroquímica? O conceito estruturante trata-se de “um conceito cuja construção transforma o sistema cognitivo, permitindo adquirir novos conhecimentos, organizar os dados de outra maneira, transformar até mesmo o conhecimento prévio” (GAGLIARDI, 1986, p. 31 tradução nossa). A construção do conceito estruturante está ligada ao sistema cognitivo do aluno, ou seja, quando o estudante constrói e/ou reconstrói seus conhecimentos ele está desenvolvendo seu sistema cognitivo já que este está conectado aos conceitos. Além disso, a construção do conceito estruturante permite que novos significados aos conhecimentos sejam aplicados (GAGLIARDI, 1986). A pesquisa tem como intuito desenvolver critérios de análise para avaliar a coerência do conhecimento químico nas obras de Eletroquímica no ES. Dessa forma, a relevância do trabalho está na elaboração e validação de um método de análise de LD, o chamado checklist. Segundo Leite (2002), o checklist trata-se de uma lista de verificação para analisar os conteúdos em LD. Para que o método possa ser utilizado é necessária sua validação. Portanto, a validação do checklist é considerada umas das principais etapas do checklist, pois o método desenvolvido só pode ser empregado para a análise do conteúdo de Eletroquímica nos LD após a validação. À vista disso, esse estudo está estruturado em 7 capítulos. Inicialmente, apresenta-se uma breve revisão bibliográfica sobre o LD no Brasil e o uso deste material no Ensino Superior e no Ensino de Eletroquímica. Em seguida é apresentada uma contextualização da Eletroquímica no Brasil, como também os conceitos estruturantes que envolvem essa área da química. Nos capítulos seguintes, são descritos os objetivos do estudo, os procedimentos metodológicos utilizados para o efeito do estudo, apresentação dos resultados e discussões e a conclusão. Dentro 22 dos procedimentos metodológicos, encontra-se a descrição do processo de desenvolvimento do checklist e a validação do mesmo. 59 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS A revisão da literatura apresentada nos primeiros capítulos demonstrou a crescente preocupação dos pesquisadores ao redor do mundo com a problemática dos LD, com ênfase na qualidade deste material. No entanto, grande parte dos trabalhos encontrados eram com relação aos conteúdos de Química Geral, Inorgânica e Orgânica. Apesar da crescente preocupação acerca do tema LD, ainda são encontrados, relativamente, poucos estudos com relação ao desenvolvimento de métodos para avaliação dos conteúdos nos livros textos para o ensino superior, o que torna evidente a necessidade de realização de pesquisas como esta. Em vista disso, a necessidade de desenvolvimento de instrumento capaz de avaliar a qualidade do conteúdo encontrado nos LD, especificamente na área de Eletroquímica. O instrumento desenvolvido, Checklist de Eletroquímica, permitiu um grande progresso na avaliação dos conteúdos dos LD destinados ao nível superior. Permitindo que os conceitos de Eletroquímica fossem amplamente contemplados e que mostrando que o método é capaz de avaliar a qualidades dos conceitos que é entregue aos estudantes. O checklist mostrou-se capaz de avaliar a qualidade dos conteúdos eletroquímicos que são abordados nos LD de ES. Em termos de validação, o instrumento se apresentou eficaz em sua função e conseguiu alcançar seu principal objetivo, que é avaliar a qualidade do conteúdo de Eletroquímica nos LD. Em relação à eficiência do instrumento os resultados foram positivos, pois, além de conseguir avaliar os conteúdos, este possui um Guia dos conteúdos que o acompanha para auxiliar na verificação correta dos conceitos presentes no checklist. O Guia trata-se de uma ferramenta auxiliadora para a análise do conteúdo de Eletroquímica. Com relação ao conteúdo apresentado no checklist foi elaborado um estudo sobre os conceitos essenciais da Eletroquímica, especialmente na Termodinâmica Eletroquímica, para contemplar estes no instrumento. Dessa forma, o instrumento irá orientar o professor avaliador sobre quais são os conceitos fundamentais da Eletroquímica que o LD deve conter e como devem ser apresentados. A fim de identificar livros textos que abordem de forma adequada os conceitos, sem que gerem equívocos nos estudantes e possam ser utilizados como material de estudo. Em vista disso, o checklist pode ser utilizado como instrumento de escolha dos LD destinados 60 as disciplinas de Eletroquímica no nível superior. Para tal fato ocorrer, é desejável utilizar o checklist para analisar os possíveis livros que serão recomendados como obras básicas ou complementares das disciplinas. Após esta etapa, o docente pode analisar quais livros textos apresentaram adequadamente os conceitos que serão trabalhos nas disciplinas, e assim sugerir como referência bibliografia aos discentes. Além disso, vale destacar que as pesquisas referentes às análises de livros de ensino superior, principalmente, desenvolvimento de métodos de avaliação de conteúdo em LD, são escassas, o que demostra a necessidade de mais pesquisas dentro desse eixo temático. Pois, além de conseguir avaliar o conteúdo presente no livro texto, o checklist pode ser utilizado na reformulação de currículos acadêmicos na área da Eletroquímica, já que a bibliografia é um dos tópicos mais importantes das ementas de cursos. Visto que os professores se baseiam nos livros indicados na bibliografia para o preparo das aulas e os estudantes como material de estudo. Por consequência, o Checklist de Eletroquímica é um instrumento capaz de analisar o conteúdo dos LD, como também, fornece uma base para a escolha dos materiais didáticos a serem trabalhos nas disciplinas da área da Eletroquímica. Como perspectivas futuras, pretende-se desenvolver um checklist para analisar e avaliar o conteúdo de Cinética Eletroquímica. Pois, o checklist desta pesquisa abordou apenas os conceitos da Termodinâmica Eletroquímica. 61 REFERÊNCIAS AMARAL, I. A. DO et al. Avaliando livros didáticos de Ciências. Análise de coleções didáticas de Ciências de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. 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