RELATÓRIO TÉCNICO PROGRAD / UNESP: GESTÃO 2017-2020 Gladis Massini-Cagliari São Paulo Janeiro/2021 Este relatório está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição- NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ 2 RELATÓRIO TÉCNICO PROGRAD/UNESP GESTÃO 2017-2020 Gladis Massini-Cagliari Pró-reitora de Graduação da Unesp – Gestão 2017-2020 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD Reitoria – São Paulo - Brasil Relatório técnico apresentado à Câmara Central de Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) para conhecimento das ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Graduação no período de 15 de janeiro de 2017 a 14 de janeiro de 2021. Última atualização: 12/01/2021. Este relatório está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) Rua Quirino de Andrade, 215 – 10º. Andar CEP 01049-010, Centro - São Paulo/SP - Pabx: +55 11 5627-0233 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ 3 RESUMO Este Relatório tem o objetivo de apresentar, na forma de tópicos, as ações da Pró- reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp, na gestão 2017-2020. Foi apresentado, inicialmente, à Câmara Central de Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, em 02 de dezembro de 2020, para conhecimento das ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD no período de 15 de janeiro de 2017 a 14 de janeiro de 2021. Palavras-chave: Graduação. Ensino Superior. Inovação. Inclusão. Vestibular. 4 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO __________________________________________________________________ 5 2 AÇÕES DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD) - GESTÃO 2017-2020 ____ 5 2.1 IMPLANTAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES DE INGRESSO, PARA DIVERSIFICAÇÃO DO PERFIL DO INGRESSANTE, E APERFEIÇOAMENTO DO VESTIBULAR ____________________________________ 5 2.2 INCLUSÃO _____________________________________________________________________ 6 2.3 RECEPÇÃO/ACOLHIMENTO ________________________________________________________ 7 2.4 RENOVAÇÃO/INOVAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ________________________________ 7 2.5 ACOMPANHAMENTO DO FENÔMENO DE EVASÃO NA UNESP ____________________________ 15 2.6 PROJETOS DE ENSINO __________________________________________________________ 17 2.7 LICENCIATURAS _______________________________________________________________ 21 2.8 INTERNACIONALIZAÇÃO _________________________________________________________ 22 2.9 GRADUAÇÃO + PÓS-GRADUAÇÃO ________________________________________________ 22 2.10 SISTEMA DE GRADUAÇÃO - SISGRAD ____________________________________________ 23 2.11 AÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 _________________________ 24 2.12 EGRESSOS __________________________________________________________________ 28 2.13 REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ____________________________________________________ 29 2.14 AÇÃO DO PESQUISADOR INSTITUCIONAL (PI) E AVALIAÇÕES EXTERNAS ________________ 30 2.15 FORTALECIMENTO DO CANAL DE COMUNICAÇÃO COM OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNESP, OTIMIZAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO DE PROCESSOS ___________________________________ 33 2.16 COLÉGIOS TÉCNICOS __________________________________________________________ 35 2.17 OUTROS ____________________________________________________________________ 35 AGRADECIMENTOS _____________________________________________________________ 36 AGRADECIMENTOS ESPECIAIS __________________________________________________ 37 PALAVRAS FINAIS ______________________________________________________________ 37 5 1 INTRODUÇÃO Este Relatório tem o objetivo de apresentar, na forma de tópicos, as ações da Pró- reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp, na gestão 2017-2020. Versões em formato discursivo e/ou com análise de dados podem ser encontradas no Relatório de Gestão 2017-2020, que está disponibilizado on-line, na página da Reitoria na Internet, e em formato impresso, e no Relatório de Avaliação Institucional (AVINST) quinquenal 2015-2019 da Unesp (em preparação). A versão impressa do Relatório de Gestão 2017-2020 pode ser encontrada em: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Relatório de gestão: 2017-2020. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. A versão dinâmica do Relatório de Gestão 2017-2020 pode ser acessada em https://www2.unesp.br/portal#!/transparencia/relatorio-de-gestao/gestao-2017-2020/ Também poderá ser consultado o livro lançado em 2020: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. (org.). Universidade em transformação: lições das crises. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. 2 Ações da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) - Gestão 2017-2020 2.1 Implantação de novas modalidades de ingresso, para diversificação do perfil do ingressante, e aperfeiçoamento do vestibular Aperfeiçoamento do vestibular da Unesp, em um trabalho colaborativo entre a Prograd e a Fundação Vunesp, até chegar ao paradigma de interdisciplinaridade na primeira fase, cuja qualidade foi reconhecida e elogiada pela mídia e também por candidatos, escolas de ensino médio e cursos preparatórios em 2020; Unificação dos concursos vestibulares de meio e início de ano, motivada por questões acadêmicas, envolvendo principalmente as dificuldades de preenchimento das vagas oferecidas no vestibular de meio de ano e a grande desproporção entre os dois vestibulares quanto à oferta de vagas, sendo 95% das vagas (7.365) oferecidas no início do ano e apenas 5% (360) no meio de ano, apesar de a logística e os esforços de operação serem similares; Implantação de formas alternativas de seleção para ingresso em 2020, com o objetivo de diversificar o perfil dos ingressantes, materializadas nos Processos Seletivos Olimpíadas Científicas e Unesp-Enem; Reformulação e renovação do convênio envolvendo a Vunesp e a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, que possibilita a todos os estudantes da rede pública estadual, concluintes do Ensino Médio, participar do concurso com redução de 75% no https://www2.unesp.br/portal#!/transparencia/relatorio-de-gestao/gestao-2017-2020/ 6 valor da taxa de inscrição, na busca do melhor atendimento às demandas sociais do Estado de São Paulo, em direção à inclusão de cada vez mais estudantes oriundos de escolas públicas paulistas entre os estudantes da Unesp. 2.2 Inclusão Superação, em 2018, da meta de 50% dos ingressantes oriundos de escolas públicas; Superação, em 2018, da meta de inclusão de 35% de estudantes pretos, pardos e indígenas dentre os 50% de estudantes oriundos de escolas públicas; Desenvolvimento de um sistema de verificação das autodeclarações de estudantes pretos e pardos: Em 2018, de modo a garantir a efetividade das ações afirmativas implantadas, a Universidade começou a fazer a verificação das autodeclarações de estudantes pretos e pardos incluídos, com base nos princípios estabelecidos em acórdão do Supremo Tribunal Federal que norteia a matéria e que leva em consideração características fenotípicas, tais como cor da pele, textura do cabelo e aspectos fisionômicos, como forma do nariz e dos lábios. Implantado gradualmente desde 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública destina 50% das vagas oferecidas no vestibular da Unesp para egressos da rede pública e, desse conjunto, 35% para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Em 2019, todos os estudantes ingressantes tiveram as autodeclarações averiguadas, com direito ao contraditório e à ampla defesa; Tabela 1. Percentual de ingressantes da Unesp por meio do Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP), 2016-2020 Fonte: SISGrad (2020) Normatização do direito ao uso do nome social (iniciativa da Prograd, ampliada a toda a universidade): Em 2017, a Universidade garantiu a trabalhadores e estudantes transgêneros a inclusão do nome social nos registros funcionais e acadêmicos da Universidade para fins de adequação de gênero. Nos documentos oficiais, como histórico escolar, diplomas, certificados e declarações, o nome social é colocado antes do civil. Nos papéis para uso externo, é destacado qual é o nome social e qual é o nome civil; 7 Participação na Comissão Permanente de Inclusão e de Acessibilidade da Unesp, colaborando, em uma ação integrada com a Pró-reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (PROPEG), de criação de um novo programa vinculado ao PDI, de aspecto transversal, com o título de “Melhoria da Acessibilidade na Unesp”. 2.3 Recepção/acolhimento Participação no Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência da Unesp; Ações de recepção e acolhimento dos calouros e prevenção do trote e da violência nos câmpus da Unesp (ação conjunta com Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência, Ouvidoria Geral da Unesp, Ouvidorias locais, Direções e Coordenações Executivas das Unidades, Coordenações de curso, DTAs, STAAcs, e STGs, Comissões locais de Recepção aos Alunos Ingressantes, Grupos PET, Centros e Diretórios Acadêmicos, etc.). 2.4 Renovação/inovação dos cursos de Graduação Criação da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação (CAACG), instância assessora da Câmara Central de Graduação (CCG). O acompanhamento pela Comissão vem no sentido de garantir apoio técnico à proposição de currículos mais sensíveis às necessidades atuais de inovação e flexibilização, atentos ao oferecimento de uma sólida formação ao estudante. Cabe à CAACG acompanhar as modificações propostas aos currículos, desde a sua gênese até a avaliação do projeto encaminhado aos colegiados superiores, garantindo a qualidade das propostas e incentivando a adoção de medidas que se voltam à promoção do arejamento das estruturas curriculares dos nossos cursos de Graduação; Adoção de medidas favorecedoras da creditação de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos currículos dos cursos de Graduação da Unesp, indo além da sua mera consideração para fins de cômputo de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACCs) ou Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs); Efetivação de 109 reestruturações e alterações curriculares (80.1% do total de 136 cursos da Unesp); Projeto iNOVAGrad: Em 2018, a Prograd lançou o Projeto iNOVAGrad, objetivando dar suporte à proposição de reestruturações curriculares, voltadas à inovação dos Cursos de Graduação na UNESP. O Edital Prograd 04/2018 representou a primeira fase de um Projeto mais amplo, que, a um prazo mais longo, pretende dar suporte a todas as etapas de reestruturações curriculares inovadoras, indo desde a prospecção das bases para a sua proposição inicial, até a adequação da infraestrutura, nas suas fases finais. Nesta primeira fase, as atividades financiáveis voltaram-se à busca de conceitos imprescindíveis à inovação curricular, em sua vertente ampla (e não apenas tecnológica), e de modelos estruturantes de currículos, ao mesmo tempo inovadores e de qualidade, procurando um equilíbrio entre uma formação básica 8 sólida e possibilidades de diversificação e personalização curricular, que tenham como foco principal oferecer a melhor formação profissional possível ao aluno, e levando em consideração o perfil atual do ingressante. Também podem ser exploradas experiências exitosas, tanto as empreendidas pelo corpo docente da Unesp como as externas. Ao Edital Prograd nº 4/2018 foram submetidas 48 propostas, das quais 22 foram aprovadas. O valor investido nesse primeiro edital foi de R$847.296,54; Quadro 1. Lista dos projetos aprovados e implementados. Edital Prograd 4/2018 Projetos Coordenador - Curso/Unidade Inovação do laboratório didático de química baseado na atualização dos materiais das aulas práticas Leonardo Lataro Paim - Engenharia de Energia / CE - Rosana Reconceituação dos ambientes de aprendizagem e inovação no Curso de Graduação em Artes Visuais: Laboratório de criação Eliane Patrícia Grandini Serrano - Artes Visuais - FAAC/Bauru Espaço multifuncional de aprendizagem para conceituação da forma e dos materiais utilizados no ensino de graduação da FCA Alexandre Dal Pai - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia - FCA / Botucatu Preparação para a reestruturação curricular do Curso de Engenharia Florestal - Engenharia Florestal - FCA / Botucatu Sala Interdisciplinar de estudos para prototipagem e gestão da produção com base em conceitos de agricultura e indústria 4.0 Fabrício Cesar Lobato de Almeida - Engenharia de Biosistemas - FCE/ Tupã Utilização de software de simulação, análise e desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos Álvaro de Baptista Neto - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - FCF/Araraquara Da manufatura ao digital, do digital à manufatura Arlete Maria Francisco - Arquitetura e Urbanismo - - FCT/ PP Reestruturação do ambiente de aprendizagem de conceitos de estrutura dos materiais e seu impacto nos cursos de Engenharia dos Materiais, Mecânica e de Produção da FEG Miguel Angel Ramirez Gil - Engenharia de Materiais - FE / Guaratinguetá Laboratório de simulações e experimentações (LAB SIM-EXP) Marcelo de Sampaio Martins Engenharia Mecânica - FE / Guaratinguetá Qualificar e dar apoio ao processo de reestruturação curricular do Curso de Graduação em Enfermagem Rubia Aguiar Alencar - Enfermagem – FM / Botucatu Capacitação em mentoria como suporte a profissionalismo e o crescimento pessoal nas profissões da saúde Aristides Augusto Palhares Neto - Medicina - FM/ Botucatu Reconceituação do Centro de Estudos e Práticas em Nutrição - CEPRAN) Thabata Koester Weber - Nutrição - IB/ Botucatu Mobilidade virtual: caminho para a inovação curricular na graduação em Letras Giséle Manganelli Fernandes - Letras Licenciatura - IBILCE / SJRP Sala de práticas ativas: interligação entre o mundo físico e o digital Kelly J. Dussan Medina - Engenharia Química – IQ / Araraquara RP Maker Maria Eugênia Porém – Relações Públicas - FAAC/ Bauru - Desenvolvimento de projetos e inovação na graduação em Engenharia de Produção José de Souza Rodrigues - Engenharia de Produção - FE/ Bauru Alimentos inovadores para o futuro Roger Darros Barbosa - Engenharia de Alimentos - IBILCE / SJRP 9 Implementação da disciplina Microbiologia para atender à reestruturação proposta para os cursos de BQ e BQT, buscando a atualização, inovação e versatilidade na formação dos novos químicos Maria Del Pilar Taboada Sotomayor e Sandra Regina Pombeiro Sponchiado – Química - IQ / Araraquara Uma proposta de integração curricular, institucional e pessoal dos Cursos de Engenharia Mecânica e Licenciatura em Física Silvia Regina Vieira da Silva - Engenharia Mecânica e Física - FE/ Ilha Solteira Gamificação na disciplina Física Experimental Carlos Renato Zacharias – Física – FE / Guaratinguetá Informatização e atualização dos laboratórios de física da FCT Agda Eunice de Souza Albas - Física - FCT/- Presidente Prudente Fonte: Prograd (2020). Em 2020, com a situação adversa imposta pela disseminação da pandemia de COVID-19, os esforços do iNOVAGrad foram concentrados ao apoio aos docentes da Unesp, em termos da busca de soluções para o desenvolvimento das disciplinas dos nossos cursos neste momento de necessário distanciamento social. Portanto, atendendo a essa demanda advinda da necessidade de enfrentamento da crise provocada pela pandemia de COVID-19, a Formação iNOVAGrad se configura como uma iniciativa de apoio abrangente e de formação docente para uso das ferramentas do GSuite, dirigida a um público mais amplo, dada a necessidade de atender os docentes em maior escala e continuamente, por causa das dificuldades impostas pela pandemia. Em uma parceria com a empresa Nuvem Mestra, a formação iNOVAGrad compreende um curso de preparação para o uso das tecnologias de apoio ao ensino, encontros temáticos e atendimento contínuo em plantão de dúvidas, em vários formatos (reuniões temáticas, por chat e por e-mail, além da possibilidade de reuniões previamente agendadas). Há também o suporte de material de apoio, disponibilizado no site da Prograd. Um aspecto importante da iniciativa é a possibilidade de preparação das salas de aula no ambiente do Google Classroom. Assim, a atividade manual do "ensalamento" pôde dar lugar, no tempo do docente, às atividades pedagógicas essenciais. Inclusive, o processo de ensalamento automatizado a partir do Sistema de Graduação (SISGrad) é um dos legados da Formação iNOVAGrad à Unesp após o período de pandemia, uma vez que foi desenvolvida uma nova funcionalidade, para que docentes possam realizar o ensalamento para quaisquer disciplinas que ministrem, sendo automática a atualização da situação dos estudantes matriculados. As ações da formação iNOVAGrad contaram com a colaboração do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3), Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), TV Unesp, Fundação Vunesp e Assessoria de Comunicação e Imprensa. [Sobre a Formação iNOVAGrad, ver também a seção XXX deste Relatório, Ações para enfrentamento da pandemia de COVID-19.] 10 Realização de dois Workshops da Graduação da Unesp: 2017: Refletindo sobre a Graduação na Unesp: Possibilidades e Desafios; 2018: Refletindo sobre a Graduação na Unesp: integrando pesquisa, extensão universitária e pós-graduação; Participação na realização do Fórum dos Cursos da Saúde; Preparação do SISGrad para o oferecimento de novos formatos de disciplinas na Graduação, inclusive condensadas, desde 2017; Participação na constituição do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP3: Trata-se de uma Unidade Complementar, que resultou da transformação do Cenepp (Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp) e da incorporação do NEaD (Núcleo de Educação a Distância). A constituição do IEP3 envolveu uma ação transversal entre as atividades de formação continuada docente, que era própria ao Cenepp, e o apoio intensivo de atendimento às demandas de uso de tecnologias na educação, essência do até então NEaD. São propósitos centrais do novo instituto: formação pedagógica de professores e de outros profissionais; apoio no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino superior; assessoria pedagógica aos cursos de graduação e aos programas de pós-graduação; pesquisa em formação e práticas pedagógicas; e produção de materiais pedagógicos e de divulgação científica; Implantação dos núcleos locais do IEP3 dentro de bibliotecas de Unidades, em um esforço conjunto da Prograd, do IEP3, da Coordenadoria Geral de Bibliotecas – CGB e da TV Unesp, com a instalação de um estúdio para gravação de vídeos por docentes e discentes. No total, foram implantados 30 estúdios, como o ilustrado na figura 1. O objetivo é avançar na transformação da rede de bibliotecas da Unesp em um espaço de produção de conhecimento, do qual docentes, alunos e servidores técnico administrativos poderão se apropriar. Essa iniciativa consolida o importante papel de três competências, já existentes anteriormente na Unesp, mas que, na confluência de sua atuação, passam a constituir relevantes vetores da transformação digital da Unesp: o IEP3, cuja instituição materializa a quebra da dicotomia prática pedagógica, de um lado, e tecnologias digitais de informação e comunicação, de outro, representando a convergência da discussão desses temas, de forma indissociada; a rede de 11 bibliotecas da Unesp, inserida no espírito da sua reconceituação enquanto espaços vivos e ativos de ensino/aprendizagem; a TV Unesp, que, continuando a exercer o importante papel de divulgação científica junto à comunidade externa à universidade, mas repensando, ao mesmo tempo, o fazer de uma TV universitária, ampliou os limites de sua atuação e passou a atuar estrategicamente junto à comunidade interna da Unesp, em atividades de formação discente e docente. Por exemplo, em uma ação coordenada e conjunta com o IEP3 e as bibliotecas, o material gerado nos estúdios das sedes dos núcleos locais nas bibliotecas deverá ser editado colaborativamente pela TV Unesp; Figura 1. UNESP. Estúdios de gravação de vídeos por docentes e discentes, Núcleo local do IEP3 em Botucatu (Rubião) Fonte: Núcleo local do IEP3 – Botucatu (Rubião). Implantação do Programa Brazilian Virtual Exchange – BraVE: Em 2018, com o objetivo de ampliar a abrangência de programas de intercâmbio internacional, foi implantado na Unesp o programa BraVE (Brazilian Virtual Exchange), sob a coordenação da Professora Ana Cristina Biondo Salomão. Iniciativa que congrega práticas pedagógicas e de internacionalização, o BraVE é caracterizado por um conjunto de atividades acadêmicas voltadas a oportunidades internacionais sem a necessidade efetiva da mobilidade de docentes, discentes ou servidores técnico-administrativos para o exterior, resultando assim na ampliação das oportunidades de intercâmbio virtual para formação acadêmica. A expressão “intercâmbio virtual” é usada para descrever programas de educação mediados por tecnologia, nos quais a comunicação ocorre entre indivíduos ou grupos que estão separados geograficamente, com o apoio de educadores. Nesse tipo de interação, as atividades são planejadas de modo a desenvolver habilidades multiculturais, aumentando a compreensão mútua e celebrando a diversidade, em um contexto de cidadania global, letramento digital e aprendizagem de idiomas. Na implantação do BraVE na Unesp, oito disciplinas, das três grandes áreas do conhecimento, foram oferecidas em parcerias com sete instituições estrangeiras, de cinco países diferentes. Essa experiência serviu de modelo para a ampliação do programa em 2019 e 2020. Ao todo, já foram oferecidas 17 disciplinas, envolvendo 554 estudantes, no BraVE, cuja metodologia se baseia no trabalho colaborativo entre os professores da Unesp e seus parceiros em universidades no exterior com a finalidade de, juntos, estabelecer objetivos de aprendizagem nas disciplinas, sugerindo as tarefas a serem desenvolvidas por seus alunos e os meios de interação a serem utilizados entre eles. [Sobre a implantação do Programa BraVE, ver também a seção 8 deste Relatório, sobre Internacionalização.] 12 Quadro 2. Lista de disciplinas oferecidas no Programa BraVE-Unesp. 2017-2020 Ano Disciplina Professores Câmpus Professor Internacional Instituição 2017 2018 2019 2020 Língua Inglesa IV - Projeto Three Continents Ana Cristina Biondo Salomão Araraquara Martine Derivry, Paloma Castro, Agatha, Fan University of Bordeaux, University of Valladolid, University Taiwan 2018 2019 2020 Introduction to Robotics Daniel Julien Barros da Silva Sampaio Guaratinguetá Isuru Godage DePaul University (Chicago) 2018 2019 2020 Práticas educacionais inclusivas (Inclusive Pedagogical Practices) Vera Lucia Messias Fialho Capellini Bauru Jie Zhang The College at Brockport State University of New York 2018 2020 Língua Inglesa I Paula Pinto São José do Rio Preto Ana Cláudia Suriani da Silva University College London/Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies 2018 2019 Global Health: when Botucatu meets Keele Silke Weber, Newton Key Hokama, Paula de Oliveira M. Hokamam, Denise de Cássia Moreira Zornoff, Rômulo F. Bicudo da Silva Botucatu Andrew Morris Keele University 2018 Urban plant ecology and botany: a comparison by season and country Odair José Garcia de Almeida São Vicente Christie Klimas DePaul University (Chicago) 2019 Literatura Norte- Americana III Giséle Manganelli Fernandes São José do Rio Preto John Shanahan DePaul University (Chicago) 2019 Nanotechnology and Environment: A Global learning experience Leonardo Fernandes Fraceto Sorocaba Kyle A. Grice DePaul University (Chicago) 2019 2020 Hidrologia e meteorologia Rodrigo Lilla Manzione Tupã Kelly Wessel, Paul Stufkens & Nichole McVeigh Tompkins Community College, Zamorano University & Earth University 2020 Clínica Integrada Daniela Atili Brandini de Weert Araçatuba Katrina Fulcher-Rood Department of Speech- Language Pathology- SUNY 2020 Trabalho e Educação Fábio Fernandes Villela São José do Rio Preto Laura Lara Tec de Monterrey (México) 2020 Gestão Ambiental Gerson Araújo de Medeiros Sorocaba Maria Guadalupe UDEM (México) 2020 Economia e Política Florestal Luiz César Ribas Botucatu Christine Tuiallon, Virginia Yonkers State University of New York: University at Albany 2020 Língua Inglesa III Solange Aranha São José do Rio Preto Elke Nissen e Paola Leone Université de Grenoble at Alps e Universidade del Salento 2020 Global Health: when Botucatu meets Valencia Silke Weber, Daniela Ponce, Vanessa dos Santos Silva, Denise de Cássia Moreira Zornoff, Karina Chamma Botucatu Chriag Shah Universidad CEU Cardenal Herrera 2020 E136S - Energia Eólica Eduardo Verri Liberado Rosana Kelly Tzoumis DePaul University - PPS/SPS/Urban Cluster Fonte: Prograd (2020). 13 Oferecimento de disciplinas para a Unesp (em colaboração com IEP3): Implantação da disciplina Ciências Jurídicas e Sociais, voltada para os cursos de Engenharias; Implantação da disciplina Estratégias de Leitura em Língua Inglesa – Nível Básico para alunos que tenham o nível Básico de proficiência (A1, A2), apoiada pelo Programa de Língua Inglesa da Unesp (Convênio Unesp-Santander); Implantação da disciplina Meio Ambiente e Sociedade; Continuidade do oferecimento da disciplina “Libras, Educação Especial e Inclusiva”, não somente como componente obrigatório aos estudantes das licenciaturas e da Fonoaudiologia, mas também como disciplina optativa a todos os outros cursos da Universidade que optem por considerá-las; Sincronização entre o sistema de Graduação da Unesp e o AVA utilizado. Como as disciplinas são ministradas no ambiente Moodle e toda a gestão acadêmica ocorre no SISGrad, a Prograd e o IEP3 desenvolveram as funcionalidades em que os dados migram entre os sistemas e, desta forma, ficou automatizada a integração, minimizando retrabalho. Pontos positivos dessa integração são a agilidade em caso de cancelamentos, trancamentos e matrículas fora de prazo, automaticamente atualizadas nos dois sistemas, e a transferência automática de presenças e notas para o SISGrad, quando da consolidação das disciplinas; Atualmente as disciplinas são ofertadas para 3451 estudantes, sendo que no segundo semestre de 2017 havia apenas 833, tendo a quantidade de estudantes matriculados quadruplicado. Também é importante destacar que, no início desta gestão, apenas uma disciplina nesse formato era oferecida, tendo também quadruplicado esse número, uma vez que estão em andamento quatro disciplinas, no segundo semestre de 2020. Implantação do novo instrumento de avaliação de disciplinas, em setembro de 2020: o aperfeiçoamento do instrumento de avaliação das disciplinas tem o objetivo de gerar subsídios para aprimorar a gestão do ensino de graduação, contribuindo para melhorar as disciplinas ministradas pelos docentes. A avaliação é realizada por meio de um instrumento padrão, com 14 perguntas a serem respondidas pelos estudantes e quatro questões destinadas exclusivamente aos professores. Para o projeto do novo instrumento, que se tornou mais enxuto, foi feito o levantamento das críticas e dos problemas do modelo anterior e uma comissão foi criada para construir o novo formato de avaliação das disciplinas. O novo modelo foi testado com alunos de graduação dos câmpus de Araçatuba e de Bauru, que tiveram a oportunidade de fazer apontamentos e dar sugestões, e depois foi levado para debate e deliberação nos órgãos colegiados centrais. Após o preenchimento eletrônico, os dados das avaliações de todas as disciplinas ficam disponíveis ao Conselho de Cursos e também ao departamento a que a disciplina está vinculada; Desenvolvimento, junto com a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura, de projeto da Unesp para a creditação das atividades de extensão: Proposta estruturada principalmente a partir de Projetos Articulados de Extensão Universitária, com construção interdisciplinar, que permitem aos estudantes a participação na produção de conhecimentos que contribuem para compreensão ou solução de problemas reais da sociedade que irão atuar como profissionais e cidadãos. No contexto do Projeto Articulado de Extensão Universitária, as possibilidades práticas de creditação são variadas, compreendendo as diversas 14 ações de Extensão Universitária, bem como englobando a carga horária de disciplinas obrigatórias ou optativas, projetos como componente curricular, disciplinas do tipo Trabalho Interdisciplinar Orientado - TIO, etc., dentre outras iniciativas que, articuladas e integradas, atendam aos princípios e diretrizes da Extensão Universitária de forma indissociada e contextualizada no projeto; As dificuldades de implantação do projeto de creditação da extensão universitária nos Cursos de Graduação da Unesp reside menos na reestruturação/alteração dos currículos em si do que na compreensão do conceito de extensão. Os princípios e as diretrizes da extensão universitária e sua fundamentação teórica foram estabelecidos, como fazer acadêmico, gradualmente nas Universidades brasileiras somente após o estabelecimento, em 1987, do FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras) e pelas discussões decorrentes para proposição de uma Política Nacional de Extensão Universitária (2012) para as universidades públicas brasileiras. A Unesp, como membro do FORPROEX, participou da construção da Política Nacional de Extensão Universitária (2012), da qual tornou-se signatária, incorporando suas principais diretrizes e princípios na legislação da Universidade (ver Regimento Geral da Extensão Universitária da Unesp; FUJITA; OLIVEIRA; LEAL, 2016); Prorrogação do prazo para cumprimento da Resolução CNE/CES nº 7/2018 , que trata da creditação da extensão no ensino superior: Em 2020, em razão do cenário educacional e diante das adversidades impostas pela pandemia de COVID-19, a Prograd solicitou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio dos Ofícios Circulares nº 196 e 197/2020 - PROGRAD, prorrogação do prazo para implantação das Resoluções CNE/CES nº 7/2018 e nº 2/2019, que tratam respectivamente da creditação da extensão no ensino superior e das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharias. No dia 26/10/2020, recebemos o Ofício nº 487/2020/CES/SAO/CNE/CNE-MEC, indicando o atendimento da solicitação da Prograd, por meio do qual encaminhou à Unesp, o Parecer CNE/CES nº 498/2020, que dispõe sobre a prorrogação, por um ano, do prazo de implantação dessas duas resoluções, aprovado em 06/08/2020 e aguardando homologação para ser devidamente publicado como resolução. Os prazos originais eram os seguintes: ▪ Resoluções CNE/CES nº 7/2018, sobre creditação da extensão universitária: 19/12/2021 – prorrogada até 19/12/2022, ou seja, para os ingressantes a partir de 2023; ▪ Resolução CNE/CES nº 2/2019, sobre Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharias: 26/04/2022 – prorrogada até 24/04/2023, ou seja, para os ingressantes a partir do meio de ano de 2023 e ingressantes a partir de 2024; Publicação de capítulo de livro, reunindo e resumindo as iniciativas desta gestão 2017-2020 da Prograd em direção à inovação/renovação do ensino de Graduação na Unesp: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=157501-pces498-20&category_slug=setembro-2020-pdf&Itemid=30192 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192 15 MASSINI-CAGLIARI, G.; VIDOTTI, S. A. B. G.; PUTTI, F. F.; BARREIRO, I. M. B.; PAZOTI, A. D.; PLANETA, C. S.; MELLO JUNIOR, W.; BASTOS, F. M.; MALTEMPI, M. V.; LOPES, A. A. Renovando a graduação na Unesp a partir da inovação curricular, pedagógica e administrativa. In: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. (org.). Universidade em transformação: lições das crises. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. p. 209-228. 2.5 Acompanhamento do fenômeno de evasão na Unesp Desenvolvimento de um ambiente de cálculo dos índices anuais de evasão dentro do Sistema da Graduação da UNESP (SISGrad), a partir do qual é possível extrair dados relativos à evolução dos índices anuais de evasão de cada turma de cada curso de Graduação da Unesp, considerando as categorias de ingresso adotadas no vestibular: Sistema Universal e SRVEBP, este último se desdobrando entre estudantes oriundos da escola pública e PPIs; Figura 2. Sistema de Graduação da Unesp: ambiente para consulta dos índices anuais de evasão – tela inicial, com filtros. 2019 Fonte: SISGrad (2020). Desenvolvimento de um site, com o objetivo de coletar dados junto aos estudantes desistentes quanto à(s) causa(s) específica(s) da sua desistência. O questionário é composto por quatro questões fechadas. A primeira delas averigua se a Unesp foi a primeira opção de escolha do estudante. A segunda questão focaliza os principais motivos pelos quais o estudante teria escolhido estudar na Unesp. A terceira questão visa a mapear se o estudante, enquanto esteve vinculado à Unesp, teria desenvolvido alguma atividade junto a um projeto de ensino, pesquisa ou extensão universitária (e, em caso positivo, qual). A quarta e última questão aborda as causas da evasão, a partir de 28 opções de resposta. A ferramenta de coleta das causas da evasão também apresenta janelas vinculadas à opção “Outro”, que pode ser preenchida livremente pelo respondente; 16 Figura 3. Questionário de coleta das causas de evasão Fonte: Questionário Pesquisa sobre evasão na Unesp.1 Desenvolvimento de três pesquisas sobre o fenômeno da evasão na Unesp Ao longo da gestão 2017-2020, a Unesp tem desenvolvido estudos acerca da evasão nos seus Cursos de Graduação, visando a avaliar a aderência do estudante à instituição e aos cursos, na de busca pela qualidade e na defesa do uso adequado dos recursos que oneram o Estado, no caso das universidades públicas. Primeiramente, foi realizado um estudo em busca de metodologias que permitem o acompanhamento da evasão com relação a turmas abertas, ou seja, em andamento ou ainda não graduadas. O resultado desse primeiro estudo corresponde a um capítulo de livro que apresenta o percurso da equipe na busca da metodologia adequada para abordar a questão da evasão nos cursos de Graduação da Unesp, que foi publicado em: MASSINI-CAGLIARI, G.; DOMINGUES, M. A. C.; VIDOTTI, S. A. B. G.; PUTTI, F. F.; BARREIRO, I. M. de F.; BUCCELLI, R. L. O objetivo faz o método: perspectivas para o cálculo do índice anual de evasão na Unesp. In: MANCHOPE, E. P.; ARAÚJO, A. de; MIRANDA, D. L.; COSTA, F. G.; MASSINI-CAGLIARI, G.; FORTES, N. L. P.; WOLFF, P. S.; LUZ, S. C. T. da; MAQUÊA, V. (org.) Interiozação do ensino superior; protagonismo das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento regional. Cascavel: EDUNIOESTE, 2018. p. 127-140. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/images/Editora/abruem-2018.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020. A partir da definição metodológica, o objetivo foi discutir e analisar o impacto da política de reserva de vagas nas taxas de evasão, que foram consideradas para cada turma, por entrada, e analisadas por categoria de ingresso, no intuito de verificar a relação da categoria com o risco de evasão. Os resultados desse segundo estudo estão aceitos para publicação em: 1 Disponível em: https://prograddb.unesp.br/pesquisa_evasao/index.html. https://prograddb.unesp.br/pesquisa_evasao/index.html 17 MASSINI-CAGLIARI, G.; LEMKE, N.; BARREIRO, I. M. de F.; DOMINGUES, M. A. C.; PUTTI, F. F.; VIDOTTI, S. A. B. G. Impacto da Política de Reserva de Vagas nas taxas de evasão na Unesp. (no prelo). Aceito para publicação em Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2020. Os resultados da análise empreendida a partir da ferramenta de coleta desenvolvida pela equipe da Prograd e que está disponível na Unesp para o acompanhamento do fenômeno da evasão e das suas causas, indicam que existe uma diversidade de fatores que levam um estudante a abandonar seus estudos. Entre os aspectos mais relevantes, podemos citar problemas financeiros, insatisfação com a carreira escolhida e dificuldades de aprendizado. Esses resultados indicam que qualquer política efetiva voltada para mitigar a evasão deverá abarcar várias abordagens, que podem incluir políticas para viabilizar a permanência estudantil, atividades de nivelamento para os calouros e programas para aconselhamento profissional, entre outras iniciativas. Os resultados dessa pesquisa estão publicados em: MASSINI-CAGLIARI, G.; BARREIRO, I. M. B.; PUTTI, F. F.; VIDOTTI, S. A. B. G.; LEMKE, N.; DOMINGUES, M. A. C.; SILVA, J. R. C.; HASHIMOTO, M. S. Causas da evasão dos cursos de graduação na Unesp. In: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. (org.). Universidade em transformação: lições das crises. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. p. 229-244. 2.6 Projetos de ensino Tabela 2. Unesp. Discentes Bolsistas. Projetos de ensino coordenados/desenvolvidos pela Prograd. 2020 Projetos de ensino Discentes bolsistas em 2020 PET MEC 384 PET Unesp 104 Núcleos de Ensino 129 PIBID 456 Residência Pedagógica 552 Pró-talentos 9 TOTAL 1634 Fonte: Prograd (2020). 18 Programa de Educação Tutorial (PET) Tabela 3. Unesp. Projetos de ensino: Grupos PET. 2020 Tipo do Grupo PET Grupos PET na Unesp MEC 32 Unesp 13 TOTAL 45 Fonte: Prograd (2020). Reestruturação e regulamentação do Programa PET na Unesp: institucionalização da composição do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), determinada e aprovada pela Câmara Central de Graduação (CCG) da Unesp; padronização de recomendações, diretrizes e portarias para todos os grupos da Unesp, de acordo com a legislação vigente no MEC, com especial destaque para a avaliação de planejamentos e relatórios; padronização de todos os editais de seleção de tutores e bolsistas, uniformização dos procedimentos em cada uma das Unidades; reestruturação do apoio técnico dado ao Programa PET, vinculando-o a uma Assessoria na Prograd; Transformação da categoria de grupos PET especiais, que abrigava dois grupos na Unesp, em grupos PET Unesp, fazendo jus, a partir de então, ao recebimento de bolsas para o tutor e para os discentes, além da verba de custeio; Apoio técnico e financeiro para a realização de três Encontros dos Grupos PET da Unesp – EPU (2017 – Ilha Solteira; 2018 – Botucatu; 2019 – Bauru) e, em 2018, o Sudeste PET, o encontro de todos os grupos PET da região, em Jaboticabal; Desenvolvimento, pela Pró-Reitoria, o SISPET, um sistema de gerenciamento de dados, implantado no segundo semestre de 2020; Retomada do Programa PET-Saúde. Em 2018, por ação coordenada pela Prograd, a Unesp submeteu-se a Edital do Ministério da Saúde, acrescentando três novos grupos PET-Saúde à lista apresentada anteriormente, sediados em Araraquara, Bauru e Botucatu. A Unesp já tinha experiência anterior, desde 2008, na manutenção de grupos PET-Saúde; entretanto, estes haviam sido descontinuados, com a finalização dos editais aos quais estavam vinculados. Além de os grupos PET-Saúde serem exclusivamente voltados a cursos da área da Saúde, neles, estudantes de diferentes cursos mediados por professores de diferentes formações aprendem e interagem em conjunto, em uma formação que valoriza o trabalho em equipe, a integralidade, o respeito às especificidades de cada profissão e à produção da prática comum. Trata-se de uma formação interprofissional voltada à integração ensino-serviço-comunidade, que, através de ações práticas, considera o mundo do trabalho como escola. A Unesp é a instituição com a maior quantidade de grupos PET MEC no Brasil, com 32 grupos. Além dos grupos financiados pelo MEC, a Unesp reconhece a importância da educação tutorial para o aperfeiçoamento contínuo do ensino de graduação, e mantêm 13 grupos PET com financiamento próprio. 19 Núcleos de Ensino (NE) Reestruturação do edital dos Núcleos de Ensino, propondo novos eixos; Criação de uma Plataforma (https://prograddb.unesp.br/nucleo_ensino/), em 2017, pela Prograd, para submissão e avaliação dos projetos Núcleos de Ensino; Desenvolvimento de mecanismos mais apurados de avaliação; Elaboração de um banco de pareceristas, com docentes que já participaram do programa; Atualização, em 2020, do estatuto dos NE, definidor dos objetivos, princípios e normatizações referentes aos projetos, docentes e bolsistas (disponível em https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/nucleos-de- ensino17175/coordenadores/). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) Acompanhamento, em 2017, da finalização do edital Pibid em andamento naquele momento; Coordenação da tramitação de proposta ao Edital Capes nº 07/2018, para o Pibid. Para esse Edital, foram formados 14 subprojetos com 25 Núcleos, com um total de 624 bolsistas, 75 supervisores e 25 coordenadores de área, atendendo a 59 escolas em 14 cidades do estado; Coordenação da tramitação de proposta ao Edital Capes nº 06/2018, para a primeira edição do Programa RP. Na Unesp, foram organizados 12 subprojetos com 24 Núcleos, abarcando 576 residentes bolsistas, 72 preceptores e 24 docentes orientadores, estando o projeto presente em 59 escolas de 14 cidades do estado; As 624 bolsas obtidas junto à Capes para o Pibid em 2018 posicionaram a Unesp em 10º lugar entre as 284 IES que se inscreveram no Edital, sendo a universidade com o maior número de bolsas aprovadas no estado de São Paulo. Para o RP, as 576 bolsas obtidas pela Unesp a posicionaram no 8º lugar entre as 245 IES que se inscreveram no Edital, o que também a tornou a universidade com o maior número de bolsas no estado, na soma dos dois Programas complementares (Pibid e NE), perfazendo um total de 1.200 bolsas/discentes. Os dois Programas atenderam às seguintes licenciaturas: Artes, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Letras-Espanhol, Letras- Inglês, Letras-Português, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Sociologia. Implantação do Programa Residência Pedagógica na Unesp; Coordenação da tramitação de proposta aos Editais Capes nº 01/2020 (Residência Pedagógica) e nº 02/2020 (Pibid); https://prograddb.unesp.br/nucleo_ensino/ https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/nucleos-de-ensino17175/coordenadores/ https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/nucleos-de-ensino17175/coordenadores/ 20 Para o Pibid (Edital Capes 02/2020), foram concedidas 456 bolsas; e, para o Residência Pedagógica (Edital Capes 01/2020), 552 bolsas. O total de 1008 bolsas obtidas em 2020 posiciona a Unesp em 4º lugar no Brasil e em 1º no estado de São Paulo, para o RP, e em 2º, para o Pibid. Apoio institucional ao Programa, por equipe formada por uma Assessora/Prograd e gestora do projeto, uma Coordenadora Institucional para o Pibid e outra para o RP, mais uma servidora Assistente Administrativa, que faz toda a parte de secretaria dos programas; Fornecimento de passes de ônibus para todos os discentes participantes dos Programas. Competições científicas Institucionalização dos projetos de competições científicas, com creditação das atividades; Desenvolvimento de política de incentivo, por meio de patrocínio aos grupos (com um investimento a partir de verbas do PDI e do projeto Santander) e promoção da creditação das atividades aos alunos. No ano de 2017, quando se iniciou essa ação, havia na UNESP 12 grupos; temos atualmente 23 grupos, que são apoiados financeiramente pela Unesp e por outros patrocinadores. Esses grupos de competição da Unesp já conquistaram diversas premiações nacionais e internacionais, dentre as quais podemos destacar a conquista do grupo Unesp Brazil iGEM (International Genetically Engineered Machine). Trata-se de uma competição internacional de engenharia de sistemas biológicos, criada em 2003 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos; em 2018, o Grupo da Unesp conquistou a medalha de ouro no desempenho geral e também de melhor hardware. Outro exemplo que merece destaque é o retorno da Aerofeg, equipe de aerodesign formada por alunos de Engenharia do câmpus de Guaratinguetá, com a quarta colocação no campeonato mundial de engenharia aeronáutica, o SAE AeroDesign East 2020, competição realizada nos Estados Unidos, para a qual o grupo havia obtido a classificação a partir do excelente desempenho na etapa nacional. Também merece destaque a segunda colocação nacional na competição GM Experience, que habilitou o grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá à etapa internacional. Além dessas conquistas, temos várias outras conquistas nacionais e internacionais na Competição Fórmula SAE BRASIL, organizada pela Society of Automotive Engineers, SAE Brasil Aerodesign, Shell Eco- Marathon e na área de robótica e computação. Programa Pró-talentos Gerenciamento e disponibilização de recursos para pagamento dos bolsistas contemplados pelo Programa Pró-talentos em 2015 e 2016. O “Programa de Captação de Talentos da Educação Básica Pública – Pró- Talentos Unesp” foi criado com o propósito de incentivar a matrícula dos 21 estudantes que obtinham as melhores classificações e ingressaram pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), sendo implementado por ação conjunta das Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa no ano de 2015. Inicialmente, os procedimentos de acompanhamento da documentação e pagamento das bolsas dos contemplados nos dois vestibulares de 2015 eram atendidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa. A partir de 2017, não houve mais o oferecimento desse Programa e tanto a administração quanto a disponibilização de recursos para pagamento dos contemplados em 2015 e 2016 passaram a ser feitos apenas pela Pró- Reitoria de Graduação. 2.7 Licenciaturas Acompanhamento das reestruturações e alterações curriculares dos Cursos de Licenciaturas para adequação à Deliberação CEE nº 111/2012, alterada pela 154/2017; Acompanhamento dos trabalhos e discussões desenvolvidas pela Comissão de Licenciaturas; Acompanhamento da elaboração de versão preliminar do Projeto Político de Formação de Professores da Unesp pelos membros da Comissão de Licenciatura, sendo encaminhada à Prograd. [Dada a importância de uma construção coletiva e dialogada desse documento, os demais encaminhamentos ficarão para a próxima gestão.] Realização do IV CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CNFP e XIV CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, de 24 a 26 de setembro de 2018; Organização e publicação do livro, reunindo os trabalhos dos convidados ao IV CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CNFP e XIV CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES: BARREIRO, I. de F.; BARBOSA, R. L. L. (org.). Formação de educadores: inovação e tradição: preservar e criar na formação docente. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. 22 Preparação do V CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CNFP e XV CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, a ser realizado em 2020, adiado por conta da pandemia de COVID-19 para 2021 (ou data posterior, em caso de impossibilidades ainda advindas da pandemia); Educa SP: Tratativas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE- SP), prospecção de docentes da Unesp interessados em participar e de disciplinas a serem oferecidas, redação do projeto e organização do oferecimento. [Tratativas adiadas indefinidamente devido à pandemia de COVID-19, uma vez que as disciplinas oferecidas pela Unesp no Programa Educa SP são presenciais.] 2.8 Internacionalização Implantação do Programa Brazilian Virtual Exchange – BraVE [Sobre a implantação do Programa BraVE, ver a seção 4 deste Relatório, sobre Renovação/inovação dos cursos de Graduação.] Participação na definição de uma política de idiomas na Unesp - ação transversal com a Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp; Ações para a criação e acompanhamento de cursos envolvendo duplo diploma - ação transversal com a AREX; Proposição das Resoluções de Mobilidade Virtual, Certificado de Competências Internacionais e Interculturais e Disciplinas com componente Virtual, em ação transversal com a AREX e a Pró-reitoria de Pós-Graduação; Participação no Projeto REC-MAT – Recognition Matters, financiado pela Comunidade Europeia no contexto do Programa Erasmus+, coordenado pela Universidade do Porto, Portugal, sobre reconhecimento/aproveitamento de créditos cursados no exterior - ação transversal com a AREX da Unesp; Além da inserção da Unesp nas discussões internacionais sobre a creditação das atividades desenvolvidas em intercâmbio físico, da participação da Prograd nesse importante projeto interinstitucional internacional, resultou a instalação de uma sala de videoconferência de considerável padrão na Prograd, completamente financiada com verba externa advinda do projeto. 2.9 Graduação + Pós-Graduação Criação do Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES) – ação transversal com a Pró-reitoria de Pós-Graduação: Em março de 2018, uma resolução aprovada na Câmara Central de Pós- Graduação, na Câmara Central de Graduação e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária da Unesp criou um programa que passou a permitir o aproveitamento de doutorandos e mestrandos em atividades docentes 23 na Graduação, aumentando o vínculo de pós-graduandos com a Universidade e pavimentando um caminho para a complementação da formação acadêmica dos estudantes de pós-graduação. O Programa de Aperfeiçoamento e Apoio à Docência no Ensino Superior (PAADES), que já existia em outras universidades públicas, permite a doutorandos, sob a supervisão de um docente responsável, vivenciar uma experiência didática ao desenvolver práticas de ensino na graduação. Permite também a mestrandos participar de ações de apoio à docência, tais como a realização de plantões de dúvidas e o auxílio em aulas de reforço ou na elaboração de material didático. À medida que aumenta a interação com doutorandos e mestrandos, o PAADES também tem potencial para despertar o interesse dos alunos da graduação pela carreira acadêmica; Abertura da possibilidade de o aluno de Graduação cursar disciplinas optativas na Pós- Graduação (Resolução Unesp nº 60/2015, alterada pela Resolução Unesp nº 10/2019). 2.10 Sistema de Graduação - SISGrad Criação de novas funcionalidades, especialmente para contemplar a efetiva operacionalização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada curso de Graduação, além de dialogar com a legislação acadêmica vigente. No Gráfico 1, é possível verificar o expressivo aumento, no período de 2017 a 2020, tanto de novas funcionalidades quanto na melhoria de funcionalidades já existentes, bem como de suporte prestado aos usuários, em comparação aos anos anteriores; Recomposição da Equipe de Suporte ao Usuário (ESU) do SISgrad, composta por servidores das DTAs, STAAcs e STGs das Unidades, que promove uma maior aproximação entre os usuários do sistema nas Unidades e a equipe, favorecendo o entendimento mútuo, na direção da solução dos problemas encontrados e da proposição de novas funcionalidades necessárias para o sistema; Gráfico 1 - UNESP. Novas funcionalidades e quantidades de atendimentos de suporte aos usuários. 2017-2020 Fonte: UNESP. Sistema de Suporte ao Usuário do Sisgrad. Equipe de Suporte ao usuário – ESU/Unesp (2020). 24 2.11 Ações para enfrentamento da pandemia de COVID-19 Suspensão das atividades presenciais na Unesp a partir de 17 de março de 2020; Ajuste da legislação interna, de acordo com a legislação estadual e federal, para permitir a continuidade de disciplinas durante o período de suspensão das atividades presenciais: Portaria Unesp nº 122/2020, de 27 de março de 2020, cuja redação foi alterada pelas Portarias Unesp nº 128/2020 e 171/2020; Instrução Normativa Prograd 01/2020, de 10 de julho de 2020, que trata da reprogramação das atividades didáticas, na perspectiva do ano letivo como um todo, tratando, entre outros assuntos, da reorganização das disciplinas (podendo ser não convencional), de estratégias de recuperação de conteúdo e da consolidação (total ou parcial) dos semestres (possibilidade de deixar o semestre em aberto); Levantamento das iniciativas já disponíveis que poderiam dar suporte à migração para o ensino remoto: E-mail institucional (Identidade Unesp); Ferramentas do Google Suite; Disponibilização do pacote Office 365; Oferecimento voluntário de oficinas G Suite para docentes e servidores técnico administrativos pela Profa. Arlete Meneguette; Oferecimento de oficinas sobre Moodle pelo NEAD.TIS da Faculdade de Medicina de Botucatu; Disponibilização, a partir da rede de Bibliotecas da Unesp, de ampla base de livros e artigos em periódicos on-line e acesso a diversos repositórios. Ajustes no SISGrad: Implantação de nova funcionalidade no sistema que permite que as notas e frequências dos alunos que não conseguirem acompanhar as aulas remotas por falta de acesso à Internet ou outras dificuldades fiquem em aberto, possibilitando a adoção posterior de estratégias de recuperação de conteúdo (Consolidação parcial). 25 Figura 4. Unesp. SISgrad. Folha de rosto do Tutorial para uso da funcionalidade de consolidação parcial Fonte: Prograd (2020). Alteração no cálculo do coeficiente de rendimento acadêmico – CR e de sua apresentação no Histórico Escolar, atendendo a uma reivindicação dos discentes (Ofício Circular nº 26/2020 - PROGRAD, de 23 de julho de 2020, comunicando que, a partir daquela data, o histórico escolar apresentaria dois registros de CR, calculados com a inclusão e a exclusão das disciplinas cursadas no ano letivo de 2020, respectivamente); Figura 5. Unesp. SISgrad. Recorte de Registro de Coeficiente de Rendimento nos Históricos Escolares Fonte: SISGrad (2020). Aquisição de chips de telefonia móvel, em colaboração com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf), a Pró-reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg), a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e a Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE); Adequação da legislação interna da Unesp para permitir o empréstimo de equipamentos a estudantes socioeconomicamente vulneráveis, sob responsabilidade das Unidades (Portaria Unesp 137, de 15 de junho de 2020) – ação transversal com a Assessoria Jurídica (AJ) da Unesp; Criação do site Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (TDAEA), organizado pelo Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3), um ambiente em que estão divulgados, para docentes, discentes e servidores técnico 26 administrativos, tutoriais, dicas, ferramentas, links para websites de conteúdos, bem como a realização de lives e plantões de atendimento; Figura 6. Unesp. Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (TDAEA), IEP3 Fonte: IEP3. 2 Apoio emergencial à permanência estudantil, capitaneado pela COPE; Projeto de Teleacolhimento, promovido pelos cursos de Graduação em Psicologia da Unesp a toda a comunidade acadêmica. Ajudaram a estruturar o projeto as supervisões do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPPA) da Unesp em Assis e do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unesp em Bauru; a coordenação do Instituto de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (IEP³); a Ouvidoria-Geral da Universidade; e servidores voluntários dos câmpus de Assis, Bauru, Botucatu e São José do Rio Preto. A articulação inicial partiu do Comitê Unesp Covid-19; Formação iNOVAGrad para apoio ao ensino de Graduação durante a pandemia de COVID-19: Curso de preparação ao uso das ferramentas G Suite; Preparação do ambiente para atividades das disciplinas no Google Classroom (ensalamento); Atendimento contínuo aos docentes; Oficinas, plantões de dúvidas e suporte técnico; 2 Disponível em: http://bit.ly/unesp-tdaea. https://www2.unesp.br/portal#!/covid19 http://bit.ly/unesp-tdaea 27 Figura 7. Unesp. Prograd. Página da Formação iNOVAGrad na Internet Fonte: Prograd. Nota: Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/inovagrad/. Para apoio aos docentes, a Prograd lançou, no dia 22 de junho de 2020, em parceria com a empresa Nuvem Mestra, a Formação iNOVAGrad para apoio ao ensino de Graduação durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma iniciativa de apoio abrangente e de formação docente para uso das ferramentas do GSuite, dada a necessidade de atender os docentes em maior escala e continuamente, por causs das dificuldades impostas pela pandemia. Há também material de apoio, disponibilizado no site da Prograd. No contexto da formação, foi possível também o docente solicitar o ensalamento no Google Classroom nas disciplinas sob sua responsabilidade. Inclusive, o processo de ensalamento automatizado a partir do Sistema de Graduação (SISGrad) é um dos legados da Formação iNOVAGrad à Unesp após o período de pandemia, uma vez que foi desenvolvida uma nova funcionalidade, para que docentes possam realizar o ensalamento para quaisquer disciplinas que ministrem, sendo a atualização da situação dos estudantes automática. Acompanhamento da construção do Plano para Retomada das Atividades Presenciais na Unesp, elaborado pelo Comitê Unesp COVID-19 e dos Protocolos e Planos de Ação locais; Acompanhamento da retomada de atividades presenciais dos cursos da área da Saúde, permitida pelo Decreto 65.140, de 19 de agosto de 2020, do Governo do Estado de São Paulo, cujo artigo 2o acrescenta um parágrafo ao Decreto nº 65.061, de 13 de julho de 2020, autorizando as instituições de ensino superior a retomar presencialmente atividades letivas nos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina, sendo o atendimento aos requisitos do Decreto para a retomada verificado pelo Comitê Unesp Covid-19 e pelos Comitês locais; https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/inovagrad/ 28 Adiamento e a adaptação do Vestibular 2021 Alteração de data ▪ 1ª fase: 30 e 31/01/2021 ▪ 2ª fase: 28/02/2021 Ajustes na dinâmica do exame, 1ª e 2ª fases, sobretudo para evitar aglomerações e seguir as recomendações sanitárias. Entradas alternativas: Enem e Olimpíadas Científicas (adaptações necessárias, por conta da divulgação tardia da nota do Enem). 2.12 Egressos Participação da Prograd na criação do Portal Alumni. O Alumni Unesp foi criado em meados de 2018 para restabelecer e manter os vínculos com os profissionais que se formaram na Unesp. É um ambiente online dedicado exclusivamente aos egressos dos cursos da Universidade, de graduação e de pós-graduação, e foi criada para ser um ponto de encontro de encontro digital dos ex-alunos. Até o início de setembro de 2020, cerca de 25 mil egressos estavam cadastrados no portal, distribuídos por 56 países diferentes e nos cinco continentes (figura 9). O portal oferece oportunidades de trabalho, acesso ao acervo das bibliotecas da Unesp, possibilidade de solicitar documentos acadêmicos, entre outros serviços. A iniciativa tem o apoio da Vunesp e da Fapesp. O Portal Alumni (figura 8) corresponde a uma profunda reestruturação da plataforma Sempre Unesp, tendo ampliado consideravelmente o escopo de atuação da interação com os egressos. Tabela 4. Egressos da Unesp cadastrados no Portal Alumni, por nível de formação Nível de formação Egressos cadastrados no portal Graduação 17425 Especialização 347 Mestrado 4437 Doutorado 3344 Total 25553 Fonte: Portal Alumni (2020). 29 Figura 8. Portal Alumni Unesp. Página Inicial Fonte: Portal Alumni Unesp (2020). Nota: Disponível em: https://alumni.unesp.br/. Figura 9. Portal Alumni Unesp. Distribuição geográfica dos egressos da Unesp Fonte: Portal Alumni Unesp (2020). 2.13 Revalidação de diplomas Participação, junto com a Secretaria Geral, da definição de novos procedimentos para revalidação de diplomas: Resolução Unesp nº 5, de 16-1-2018, que dispõe sobre a revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. https://alumni.unesp.br/ 30 2.14 Ação do Pesquisador Institucional (PI) e Avaliações externas Incorporação do trabalho do Pesquisador Institucional (PI) ao dia a dia da Pró-reitoria de Graduação, pela administração central, aumentando o potencial de interlocução com atores internos e externos e, paralelamente, dando maior capacidade de apuração e gestão dos dados institucionais para comunicação aos órgãos reguladores e supervisores e demais instâncias do Ministério da Educação (MEC). A atuação transversal entre o Pesquisador Institucional e a Pró-reitoria de Graduação favoreceu significativamente a interlocução, também, com as equipes responsáveis pelas avaliações do Guia da Faculdade - Estadão em parceria com o Quero Educação e o Ranking Universitário da Folha - RUF. Dada a consistência dos dados utilizados por essas avaliações, a Unesp vem ocupando posições de destaque nas mesmas. Em 2019, a Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, autarquia federal vinculada ao MEC, selecionou o relato “Alinhamento, Padronização e Otimização de Procedimentos na Gestão dos Processos de Trabalho do Censo da Educação Superior”, um recorte do trabalho feito pelo Pesquisador Institucional na Unesp, como uma das 15 melhores práticas de preenchimento do Censo da Educação Superior. O texto sumarizando as boas práticas da Unesp na informação de dados ao Censo da Educação está publicado em: PAZOTI, A. D. Alinhamento, padronização e otimização de procedimentos na gestão dos processos de trabalho do Censo da Educação Superior. In: INEP. Relatos de boas práticas de preenchimento do Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, Diretoria de Estatísticas Educacionais, 2020. p. 27- 32. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/- /asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6884465. Acesso em: 17 nov. 2020. Em 2020, a Unesp ficou em segundo lugar na avaliação do Guia da Faculdade do Quero Educação, com 98% de cursos com 4 e 5 estrelas (https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/destaque-publicas/). Os resultados foram publicados em 25/10/2020 pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão). Nessa avaliação, a Unesp recebeu dois selos inéditos: o de instituição com mais cursos estrelados na área de Ciências Biológicas e da Terra e o selo de Melhor Curso de Jornalismo do país. http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6884465 http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6884465 https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/destaque-publicas/ 31 Figura 10. Selos atribuídos à Unesp pelo Guia da Faculdade, Quero Educação, O Estado de São Paulo, 2020 Fonte: Guia da Faculdade, Quero Educação, O Estado de São Paulo, 25/10/2020. Criação da campanha de participação responsável no Enade. A partir de 2017, a campanha se efetivou pelas seguintes ações: reuniões da Pró-reitoria com os coordenadores dos cursos que farão Enade no ano específico; reuniões da Pró-reitoria com os Diretórios e Centros Acadêmicos dos cursos a serem avaliados, para uma aproximação direta com os alunos; apoio aos cursos para realização de palestras de motivação e de conscientização, atividades de comparação dos conteúdos do Plano de Ensino com as diretrizes de prova do Enade e atividades de revisões de conteúdos; apoio dos Centros e Diretórios Acadêmicos para divulgação de materiais instrutivos e explicativos sobre o exame, a partir de grupos no WhatsApp e demais redes sociais; plantões de orientação da Prograd e do Pesquisador Institucional (PI). Um primeiro índice de avaliação da política mais intensiva de apoio à participação no Enade adotada pela Prograd a partir de 2017 reflete-se já na melhoria do desempenho dos cursos no referido Exame. No ciclo de 2014, apenas 34.8% dos cursos da Unesp tinham obtido resultados superiores (conceitos 4 e 5) no exame nacional; a partir da divulgação dos resultados do ciclo 2017, que avaliou os mesmos cursos enquadrados no ciclo 2014, pôde ser percebida uma evolução bastante positiva, na medida em que 61.7% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 4 e 5 (gráfico 2). Dos 112 cursos da Unesp avaliados no Enade de 2017, o percentual de conceitos 4 e 5, os mais altos do exame, atingido pela Unesp deixou a Universidade com desempenho superior às médias verificadas nos conjuntos de instituições de ensino superior federais e privadas. Gráfico 2. Conceitos obtidos pelos cursos de Graduação da Unesp no ENADE, ciclo 2017 Fonte: INEP (2020). 17,9 43,8 33,9 3,6 0,8 0 10 20 30 40 50 c 5 c 4 c 3 c 2 c 1 Conceito ENADE 2017 Percentual de cursos avaliados 61.7% dos cursos com conceitos 4 e 5 (em 2014: 34.8%) 32 Os resultados do Enade 2018 mostraram que a Unesp recebeu conceitos melhores que os obtidos em 2015 (Serviço Social em 2016). Em 2015, 4 cursos receberam conceitos 1 ou 2, totalizando 28,6% das avaliações; o mesmo percentual para os cursos com conceito 3. 57,2% dos cursos avaliados em 2015 estão na faixa 1 - 3 de conceito. Na edição 2018 não foram registrados conceitos 1 e 2, e a metade dos cursos obteve conceito 4 (gráfico 3). Gráfico 3. Comparativo do desempenho dos cursos no ciclo 2015-2018 Fonte: INEP(2020) . Em 20/10/2020, o Inep divulgou os resultados do Enade de 2019. Ao todo, do conjunto de cursos avaliados nesta edição, 44 (88%) dos cursos da Unesp obtiveram conceitos 4 ou 5, os mais altos do Enade (gráfico 24). De 2016 a 2019, o percentual de cursos avaliados com conceitos 4 ou 5 na Unesp subiu de 66% para 88%. Além disso, nesse ciclo avaliativo, o Curso de Medicina Veterinária da FMVZ de Botucatu obteve o 1º lugar nacional, posicionando-se como o melhor curso do país na área. Gráfico 4. Conceitos obtidos pelos cursos de Graduação da Unesp no ENADE, ciclo 2016-2019 Fonte: INEP (2020) Desde 2017, considerando todos os cursos avaliados, o percentual de cursos da Unesp com conceitos 4 ou 5 no exame subiu de 45% para aproximadamente 71% (tabela 4). A evolução nos conceitos dos cursos da Unesp é muito significativa, pois indica que temos mais de dois terços dos nossos cursos de graduação com garantia de autonomia didático-pedagógica, com renovação do reconhecimento automática perante os órgãos competentes. Comparativo - Ciclo Enade 2015 - 2018 14,3% 14,3% 28,6% 35,7% 7,1% 14,3% 50,0% 35,7% 0,0% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 50,0% 60,0% 1 2 3 4 5 2015 2018 33 Tabela 5. Conceito Enade dos Cursos de Graduação da Unesp. 2020 PERCENTUAIS – CONCEITO ENADE E CURSOS/MODALIDADES DA UNESP CONCEITO NÚMERO DE CURSOS PERCENTUAL 1 1 0,68% 2 5 3,40% 3 37 25,17% 4 72 48,98% 70,75% 5 32 21,77% TOTAL DE CURSOS/MODALIDADES AVALIADOS 147 100,00% Fonte: INEP (2020) Outro indicador da evolução positiva da Unesp nos resultados do Enade diz respeito à expressiva melhora da Unesp no Índice Geral de Cursos (IGC). A partir dos resultados do ciclo 2017, a Unesp voltou a se posicionar no patamar máximo do IGC, indicador da qualidade do conjunto dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Em um universo de cerca de 2.000 instituições de ensino superior, apenas 34 delas se posicionaram na faixa 5 do IGC, calculado levando em consideração, entre outros pontos, o desempenho dos estudantes no Enade. O IGC é calculado anualmente, com base no resultado do Enade do ano anterior, entre outros pontos. Havia três anos que a Unesp não se posicionava entre as instituições mais bem avaliadas, na faixa 5 do IGC. Em 2018, o IGC da Unesp se manteve na faixa 5 e a divulgação do IGC 2019 está prevista para dezembro de 2020. 2.15 Fortalecimento do canal de comunicação com os Cursos de Graduação da Unesp, otimização e desburocratização de processos Adoção de medidas visando ao fortalecimento do canal de comunicação com as Unidades e à otimização e desburocratização dos processos de trabalho. O resultado dessas medidas foi uma significativa melhora na dinâmica de atendimento às Diretorias Técnicas Acadêmicas (DTAs), Supervisões Técnicas de Apoio Acadêmico (STAAs), Seções Técnicas de Graduação (STGs), Áreas de Graduação e, consequentemente, aos Conselhos de Curso de Graduação, assessorados por aquelas instâncias, que passaram a contar com o apoio da Assessoria Técnica, além da Assistência Técnica, que, em termos práticos, trouxe a vivência da Unidade à Prograd, possibilitando uma compreensão mais próxima das atuais demandas, para além dos aspectos da legislação acadêmica; Otimização e aperfeiçoamento da gestão dos processos administrativos, que se concretizaram a partir da capacitação de pessoas, objetivando a qualificação do corpo técnico, mediante treinamentos por videoconferência sobre legislação acadêmica e Sistema de Graduação (SISGrad). A gestão da Pró-reitoria de Graduação realizou ações, especialmente com os Coordenadores de Curso de Graduação, a fim de promover uma maior reflexão sobre inovação e personalização curricular, para transformar os currículos dos cursos de graduação, tornando-os mais inovadores, introduzindo problemas reais para serem debatidos e resolvidos, em um ambiente propício ao envolvimento dos discentes em projetos e com o apoio de novas metodologias de ensino. Voltados a estas questões, 34 foram promovidos dois Workshops sobre o Ensino de Graduação, cujo público alvo principal era constituído dos coordenadores de curso e dos membros dos colegiados, câmaras e comissões que avaliam as reestruturações e alterações curriculares. O tema do primeiro Workshop foi “Refletindo a nossa Graduação: Possibilidades e Desafios”; o segundo focalizou o tema “Inovações curriculares”. Em 2020, no contexto do enfrentamento da pandemia da COVID-19, as frequentes reuniões com os coordenadores dos cursos de Graduação tiveram uma importância crucial na proposição coletiva de estratégias de enfrentamento da situação adversa trazida pela necessidade de afastamento social. Realização de visitas a 31 das 34 Unidades da Unesp, com o intuito de aprofundar ainda mais a aproximação entre Pró-reitoria de Graduação e Unidades (as três faltantes estavam programadas para serem realizadas no início do ano letivo de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas, em razão da pandemia). Visitas oficiais realizadas: Ano de 2017 24 e 25 de abril: IBILCE – São José do Rio Preto 25 de maio: FCAV – Jaboticabal 06 de junho: IA – São Paulo 07 de junho: FEG – Guaratinguetá 12 de junho: FAAC – Bauru 16 de junho: FEB – Bauru 21 e 22 de junho: FC – Bauru 27 de junho: IB – Botucatu 03 de julho: FCA – Botucatu 04 de julho: FM – Botucatu 15 de setembro: IQ – Araraquara 09 de outubro: FO– Araçatuba Ano de 2018 01 de março: ICT - Sorocaba. 09 de abril: CE - Ourinhos 04 de maio: IB - Litoral Paulista 12 de setembro: FMVA - Araçatuba 13 de setembro: FEIS - Ilha Solteira 11 de outubro: FMVZ – Botucatu Ano de 2019 29 de abril: FCF – Araraquara 15 de maio: CE – Rosana 35 16 de maio: FCT – Presidente Prudente 04 de agosto: CE – Registro 11 de setembro: CE - São João da Boa Vista 16 de setembro: FCL – Assis 17 de setembro: FCAT – Dracena 18 de setembro: FCE - Tupã 19 de setembro: FFC – Marília 30 de outubro: IGCE – Rio Claro 07 de novembro: FO – Araraquara 02 de dezembro: CE - Itapeva 04 de dezembro: ICT – São José dos Campos 2.16 Colégios técnicos Implantação da supervisão delegada: Em consonância com o que foi deliberado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo, a Unesp implantou em 2020 a supervisão delegada nos três colégios técnicos mantidos pela Universidade, nos Câmpus de Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal. Por meio da supervisão delegada, a Universidade possui a competência para autorizar o funcionamento dos colégios, bem como a abertura de novos cursos nesses estabelecimentos. É uma maneira de a Unesp acompanhar mais de perto as atividades desenvolvidas nos colégios técnicos, valorizá-las e ampliar a interlocução com seus integrantes, já que o dirigente de ensino que estará à frente desta supervisão delegada será da própria Universidade. De acordo com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019, o Colégio Técnico Industrial (CTI) do Câmpus de Bauru obteve 7,5 de índice, alcançando o melhor resultado do terceiro ano do ensino médio entre as escolas do Estado de São Paulo. Os colégios técnicos de Guaratinguetá e Jaboticabal, nos últimos anos, também ficaram acima da média estadual no Ideb, que avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos alunos do ensino fundamental e médio do Brasil com base nas notas obtidas pelos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 2.17 Outros Uniformização do entendimento da legislação sobre o processo de recuperação – Resolução Unesp nº 75/2016, que alterou o Regulamento de Matrícula (Resolução Unesp nº 106/2012), e da Resolução Unesp nº 76/2016, que alterou o Regimento Geral da Unesp, revogando o artigo 82 e dando nova redação ao artigo 94, além da Instrução Normativa Prograd de 20/08/2017, sobre a Recuperação e o Exame Final para os alunos da Graduação; Institucionalização e regulamentação dos Conselhos de Classe na Unesp (Resolução Unesp nº 62/2020); 36 Normatização, em colaboração com a CPA, dos procedimentos para aprovação da contratação de docentes da Unesp para atuarem na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp; Acompanhamento da implantação da resolução de Pós-doutorado na Unesp (Resolução Unesp nº 91/2017). AGRADECIMENTOS Ao Magnífico Reitor, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, e ao Ilustríssimo Vice-Reitor, Prof. Dr. Sérgio Roberto Nobre, pela confiança; Aos colegas Pró-reitores da gestão 2017-2020, pelo companheirismo; À chefia do gabinete do Sr. Reitor; Aos Assessores-chefes, aos assessores e todos os demais servidores que atuam na Reitoria da Unesp, pelo apoio às atividades da Prograd; À Secretaria Geral da Unesp, pelo apoio sempre imprescindível; Aos Diretores e Coordenadores Executivos das Unidades da Unesp e a todos os docentes, discentes e servidores técnico administrativos, que sempre nos receberam com carinho e respeito nas visitas oficiais, bem como no atendimento às solicitações da Prograd; À Vunesp, pela parceria e pelo apoio sempre competentes e imprescindíveis; Ao Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - IEP3, à Coordenadoria Geral de Bibliotecas – CGB e à TV Unesp, pela parceria; Aos membros da Câmara Central de Graduação (CCG), pelas excelentes, profundas e frutíferas discussões, desde 2017 até esta data; A todos os membros da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação (CAACG), assessora da CCG, e especialmente ao Presidente da Comissão, Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, pela disponibilidade, pela dedicação e pela qualidade e profundidade do trabalho de análise e acompanhamento dos nossos Cursos; À Equipes de Suporte ao Usuário (ESU) e de Desenvolvimento e Manutenção (EDM) do SISGrad; Ao Comitê Unesp COVID-19; Enfim, a todos os que contribuem dia a dia para a construção da excelência da Graduação da Unesp, em todas as Unidades, docentes, discentes e servidores técnico administrativos, em especial os que atuam na área acadêmica. 37 AGRADECIMENTOS ESPECIAIS Aos assessores da Prograd, Profs. Drs. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Fernando Ferrari Putti, além de Maria Aparecida Custódio Domingues (em 2017); Ao assessor técnico e Pesquisador Institucional da Unesp, Alexandre Donizeti Pazoti, A todos os servidores que atuam e atuaram na Prograd nesta gestão, incluindo os colaboradores: Joana, Camila, Gisleide (Tuca), Maíra, Renata, Valéria, Maria Lúcia, Sérgio, Ricardo, Marcelo, além de Larissa, Enilda e Emilia (em 2017 2 2018). Companheiros e companheiras de vida, de luta diária, de amor pela Graduação da Unesp, minhas eternas amizade e gratidão. Estamos juntos no barco, lutando contra as ondas. PALAVRAS FINAIS Finalizo este relato com a reprodução d’ “A grande onda fora da costa de Kanagawa”, realizada por Hokusai por volta de 1831, que costumava constituir, junto com a citação de Noel Gallagher, retirada da canção Dead in the water, o slide final das apresentações realizadas nas visitas oficiais da Prograd às Unidades e aos Conselhos dos Cursos de Graduação. Juntas, representam as grandes dificuldades enfrentadas pela gestão e pela equipe da Prograd no período de 2017 a 2020, mas também a consciência que tínhamos da dimensão das dificuldades (que incluíram, além da profunda crise financeira, que gerou a impossibilidade de reposição do grande contingente de pessoal aposentado, uma pandemia sem precedentes) e o grande empenho que tivemos no seu enfrentamento. O sentimento que fica é o da boa luta: apesar de a tempestade nos ameaçar constantemente, quebrando suas ondas poderosas, não se pode desistir, mesmo que possamos morrer sob as ondas, enquanto o amor [pela Graduação da Unesp] restar “sob as águas”. 38 A grande onda fora da costa de Kanagawa, cerca de 1831, Hokusai Fonte: Katsushika Hokusai3 Let the storm rage, I'd die on the waves But I will not rest while love lies dead in the water (Noel Gallagher. Dead in the water, CD Who built the moon?, 2017. https://www.letras.mus.br/noel-gallagher/dead-in-the-water/) São Paulo, 12 de janeiro de 2021. Profa. Dra. Gladis Massini-Cagliari Pró-Reitora de Graduação - Unesp Gestão 2017-2020 3 Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Grande_Onda_de_Kanagawa#/media/Ficheiro:Great_Wave_off_Kanagawa2.jpg. https://www.letras.mus.br/noel-gallagher/dead-in-the-water/ https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Grande_Onda_de_Kanagawa#/media/Ficheiro:Great_Wave_off_Kanagawa2.jpg