Ariadne Aguilar Candido Atendimento odontológico humanizado: abordagem curricular nos cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste Araçatuba – SP 2016 P á g i n a | 2 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Ariadne Aguilar Candido Atendimento odontológico humanizado: abordagem curricular nos cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste Trabalho de Conclusão de Curso como parte dos requisitos para obtenção do Título de Bacharel em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP Orientadora: Profª.Adj.Maria Cristina Rosifini Alves-Rezende Araçatuba – SP 2016 P á g i n a | 3 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Dedicatória P á g i n a | 4 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Dedicatória Dedico este trabalho à minha amada mãe, Luzia Aguilar, que sozinha, muito se esforçou para que eu conseguisse chegar até aqui, e muito se esforça para que eu vá além, símbolo de força, superação e amor. P á g i n a | 5 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Agradecimentos P á g i n a | 6 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Agradecimentos Agradeço primeiramente à Deus, que sempre presente, ilumina meu caminho. À minha orientadora Prof.ª Dra. Maria Cristina Rosifini Alves Rezende, por toda dedicação e suporte. Aos meus familiares e amigos mais próximos, em especial ao Guilherme Favoni, pela presença, companheirismo e todo o carinho. À Fernanda Guardiano da Silva, que me proporcionou apoio e cresceu comigo nos últimos anos, como pessoa, amiga e estudante. P á g i n a | 7 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido “Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer” Freud P á g i n a | 8 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Resumo P á g i n a | 9 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Cândido AA, Alves Rezende MCR. Atendimento odontológico humanizado: abordagem curricular nos cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste. (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação). Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, 2016, 38p. RESUMO A formação do odontólogo alicerçada em projeto pedagógico com foco na cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade implica na formação do cirurgião-dentista que compreende a Odontologia como o atendimento humanizado e o acolhimento ao paciente muito além da habilidade técnica. Falar de humanização no atendimento odontológico assume grande importância quando se percebe que a evolução científica e técnica na Odontologia foi marcada pelo descompasso em relação à qualidade do contato humano. Curar na Odontologia ultrapassa o campo do conhecimento científico. Por isso, a atuação odontológica oscila no equilíbrio entre a habilidade técnica, a formação científica e a visão humanista da promoção da saúde. Hoje entendemos a humanização na Odontologia alicerçada no tripé acolhimento e direito do usuário, prática odontológica e construção de um modelo organizacional humanizado. A integração curricular das dimensões ética, humanística, técnica e científica do processo ensino/aprendizado é um importante e atual desafio do campo da formação dos profissionais da Odontologia. O presente trabalho tem o objetivo de levantar, orientado pela análise dos conteúdos curriculares, a inclusão de Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização nas atuações cotidianas na Odontologia visando à qualidade do relacionamento profissional/paciente nos Cursos de Odontologia de origem administrativa privada da região sudeste. Os resultados obtidos mostram que dos 94 cursos de Odontologia oferecidos 47.9% apresentam Disciplina com caráter obrigatório e 4.3% com caráter optativo. 29.77% dos Cursos não ofertam Disciplina e 18,1% não fornecem dados para análise. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reformulação dos Projetos Pedagógicos nas instituições que não preparam o profissional para um cotidiano odontológico que considere aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores de cada paciente. Descritores: Humanização da Assistência; Recursos Humanos em Odontologia. P á g i n a | 10 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Lista de Tabelas P á g i n a | 11 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Lista de Tabelas Tabela 1. Levantamento dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste 23 Tabela 2. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Espírito Santo 25 Tabela 3. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de Minas Gerais 26 Tabela 4. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de São Paulo 27 Tabela 5. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Rio de Janeiro 28 Tabela 6. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Espírito Santo 28 Tabela 7. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de Minas Gerais 28 Tabela 8. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de São Paulo 29 Tabela 9. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Rio de Janeiro 29 Tabela 10. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada na Região Sudeste 29 Tabela 11. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Espírito Santo 29 Tabela 12. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Minas Gerais 30 Tabela 13. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do São Paulo 30 Tabela 14. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Rio de Janeiro 30 Tabela 15. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados na Região Sudeste 30 P á g i n a | 12 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Sumário P á g i n a | 13 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Sumário Introdução 14 Proposição 20 Material e Método 22 Resultados 24 Discussão 31 Conclusão 34 Referências 36 P á g i n a | 14 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Introdução P á g i n a | 15 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Introdução A lei federal 5081 de 24 de agosto de 1966 regula o exercício da atividade odontológica. Em seu artigo sexto reza que compete ao profissional praticar todos os atos pertinentes a Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação. Espera-se, dessa forma, que a formação do cirurgião-dentista tenha como alicerce projeto pedagógico focado em cidadania contextualizada com as reais demandas da comunidade, de tal sorte que a habilidade técnica não se coloque acima do atendimento humanizado e do acolhimento ao paciente1-3. A qualificação percebida pelos graduandos de Odontologia no seu processo de formação profissional nas últimas décadas é marcada pelo forte descompasso entre a evolução técnico-científica e a qualidade do vínculo e do contato humano1-3. Atualmente, a humanização, o acolhimento e o investimento no bem-estar do paciente vêm sendo objeto de grande interesse a ponto do Ministério da Saúde apontar a humanização dos serviços de saúde como um de seus programas prioritários4-5. Quando refletimos no campo da Odontologia, parece indiscutível a importância que recai sobre o profissional de saúde e seu empenho em transcender a promoção de saúde bucal e acolher o indivíduo que sofre. A integração curricular das dimensões ética, humanística, técnica e científica do processo ensino/aprendizado é um importante e atual desafio do campo da formação dos profissionais da Odontologia6-20. Parece razoável admitir a importância do reconhecimento e estímulo a caminhos pedagógicos que garantam não apenas a formação técnica, mas também a formação de um profissional disposto a contribuir para o cuidado de outro ser humano e para o acesso das pessoas aos meios de promoção e recuperação da saúde bucal. Raldi et al.10 interrogaram cento e oitenta acadêmicos de Odontologia do terceiro, quarto e quinto anos de quatro Faculdades de Odontologia do Estado de São Paulo, sendo duas instituições públicas e duas instituições privadas, quanto ao papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizaram questionário abordando: qualidades necessárias a um professor competente, material didático e metodologia de ensino adotados, tempo de aula e atitudes do professor. Os resultados da pesquisa revelaram um corpo discente que via na figura do professor o elemento fundamental no processo ensino-aprendizagem, facilitado pelo que os discentes julgavam como as mais importantes características de um bom professor: a) o P á g i n a | 16 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido conhecimento na disciplina (87%); b) a didática (77%); c) a experiência clínica (54%) e finalmente e) a acessibilidade ou facilidade de relacionamento com os alunos (43%). Para os acadêmicos entrevistados, a metodologia empregada, bem como o relacionamento professor-aluno se mostram essenciais para a aprendizagem. Os autores concluíram que alguns fatores podem contribuir para a aprendizagem ou mesmo prejudicá-la: a atitude do professor para com os educandos, o tipo de material didático adotado e o tempo dispendido nas aulas teóricas10. Também Lazzarin et al.11 estudaram a percepção de alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina, UEL sobre o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Abordagem qualitativa foi utilizada, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada. O estudo também revelou o papel fundamental do professor no processo ensino-aprendizagem por ser o professor o agente responsável pela transmissão de conhecimentos e de experiências. Para os pesquisadores, o ensino de graduação em Odontologia tem se valido de estratégias de ensino-aprendizagem baseadas em exposições verbais e práticas e métodos de avaliação focados em provas tradicionais. Para os autores é preciso que ocorram mudanças nos cursos de graduação em Odontologia, a fim de que seja possível formar profissionais generalistas, críticos e reflexivos, inseridos no contexto social, político e econômico da sociedade em que irão atuar11. Tiedmann et al.8 encontraram diferentes dimensões da relação acadêmico/paciente na Clínica Integrada Odontológica do Curso de Odontologia da Fundação Universidade Regional de Blumenau/ Santa Catarina, descrevendo: o perfil sóciocultural dos acadêmicos e dos usuários; as noções de responsabilidade e ética destes acadêmicos; a satisfação dos usuários com o atendimento e as expectativas dos sujeitos. Esses autores utilizaram abordagem qualitativa em sua pesquisa, com a técnica de entrevista não diretiva entre usuários e alunos da clínica integrada de oitavo e nono períodos. A análise foi desenvolvida a partir da criação de três categorias: resolutividade técnica, humanização do atendimento e satisfação do usuário. Os resultados evidenciaram que o perfil dos acadêmicos estava composto por 87% na faixa etária entre 21 a 25 anos, 61,5% do gênero feminino, 77% com renda superior a 11 salários mínimos, 54% cursando outros idiomas, 51% com pai/mãe com nível superior de escolaridade, sendo 59% destes pais profissionais liberais ou empresários. Já os usuários estavam entre 31 e 50 anos na sua maioria (49%), 65% mulheres, 80% com renda de até quatro salários mínimos, 3,5% com nível superior, 17,5% cursando outro idioma e 42% exerciam profissão doméstica remunerada ou não. As expectativas dos acadêmicos compreendiam aprendizado técnico, humanização da P á g i n a | 17 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido relação paciente/profissional, resolução do problema e satisfação do paciente. E as expectativas dos usuários: conclusão e resolutividade do problema, bom atendimento e noções de responsabilidade ética como norma profissional. Os usuários manifestaram alta satisfação com o serviço recebido (98%) e consideraram os acadêmicos atenciosos, esclarecedores e educados. Os pesquisadores concluíram que há uma diferença socioeconômico e cultural entre os dois grupos (acadêmicos e usuários) e a natureza da relação ainda é prioritariamente técnica. Os autores acreditam ainda que a relação paciente/acadêmico incorpora valores éticos, bem como valores humanísticos que podem ser adequadamente trabalhados no espaço de ensino - a clínica. Os pacientes entrevistados na pesquisa reconhecem fortemente a atuação dos acadêmicos, com elevado grau de satisfação8. Scalioni et al.12 em estudo conduzido na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, avaliaram se a disciplina de Odontopediatria II permitia uma relação aluno/paciente, pais e/ou responsáveis satisfatória, bem como satisfação do usuário. A amostra incluiu 19 acadêmicos matriculados no décimo período do Curso de Odontologia e 50 pais/responsáveis por pacientes atendidos na Clínica de Odontopediatria II. Dois formulários (um para cada grupo) foram elaborados e aplicados aos participantes da pesquisa. O estudo utilizou a análise descritiva para os dados quantitativos oriundos das questões fechadas, e para as questões abertas, a abordagem qualitativa e quantitativa. A análise da questão aberta sobre “satisfação com a relação estabelecida entre professor/aluno/paciente/pais e/ou responsáveis” permitiu a obtenção de três núcleos de sentido: interação, fatores facilitadores e fatores dificultadores. No núcleo de sentido interação, “uma boa relação entre todos” foi citada pela maioria dos alunos entrevistados. No núcleo fatores facilitadores “o estabelecimento de uma relação satisfatória e humanizada com os pacientes e os seus pais/responsáveis” foi citada pelos alunos a presença e o conhecimento do professor. Como fatores dificultadores foram citados: não participação dos pais no controle da dieta e higiene, além do não comparecimento às consultas. Os depoimentos dos usuários apontaram o forte reconhecimento da atuação dos acadêmicos, revelando o papel fundamental destes para a humanização do atendimento. Concluíram afirmando que a referida disciplina está contribuindo para a formação de um profissional humanizado e que se sentiam satisfeitos com o atendimento recebido12. Nuto et al.13 avaliaram quatro cursos de Odontologia no Nordeste brasileiro sobre os aspectos éticos e humanos presentes no processo ensino-aprendizagem da formação de cirurgiões-dentistas levantando alguns problemas na formação destes. P á g i n a | 18 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Participaram do estudo 28 alunos e 33 pacientes das universidades, numa abordagem qualitativa. A análise do material textual identificou alguns problemas: o autoritarismo presente na relação professor/aluno e a baixa autoestima proporcionada por esta metodologia de ensino que dificulta o desenvolvimento afetivo do aluno, não apenas consigo mesmo, mas também com os colegas e com os pacientes. Outro problema é a dicotomia corpo/mente presente no modelo biomédico da prática, no qual o maior empenho é para o desenvolvimento das habilidades técnicas e motoras. Os resultados revelam, segundo os autores, pouca capacitação dos futuros profissionais para o desenvolvimento de uma relação com seus pacientes baseada em receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar. Concluíram pela necessidade de se repensar esses aspectos na formação do cirurgião-dentista13. Moretti-Pires14 pesquisou a influência do pensamento crítico social de Paulo Freire sobre a humanização e o contexto da formação do enfermeiro, do médico e do odontólogo tendo o marco freireano como modulador no acolhimento ao paciente e na inserção do profissional como ator social transformador. Foram investigados os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de uma universidade federal da região norte do Brasil, utilizando a metodologia qualitativa. Os resultados evidenciaram que o ensino nessas áreas apresentava formato tradicional, narrativo e depositário, conforme classificação de Freire21, com experiência desumanizadora no transcorrer do curso de graduação, experiência esta que tenderá a se refletir na postura profissional futura do acadêmico. Segundo o autor, os resultados sugerem a urgência na reorientação dos modelos pedagógicos dos cursos de graduação investigados, com vistas à formação de enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas voltados à prática profissional pautada no pensamento histórico-político e crítico-reflexivo14. Guerra22 avaliou o perfil de profissionais do Estado de São Paulo em relação à humanização no atendimento no consultório odontológico. Para tanto os cirurgiões- dentistas responderam formulário autoaplicável (desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP), dividido em duas partes: Parte I – Dados demográficos (sexo/idade) e Parte II – Atitudes em relação à humanização no atendimento em 10 questões de múltipla escolha. Os resultados obtidos foram submetidos a tratamento estatístico descritivo e revelaram um profissional com perfil ético, porém pouco acolhedor. Muitos profissionais apontaram dificuldades pessoais na relação profissional/paciente. Para Capalbo et al.2 avanços tecnológicos, comportamento ético e cuidados voltados às necessidades dos pacientes precisam estar estreitamente articulados no exercício do atendimento humanizado na Odontologia. Em seu estudo os autores P á g i n a | 19 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido observaram que os acadêmicos de um Curso Noturno de Odontologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo em um percentual de 65% relataram ter recebido ao longo do curso informações e conceitos sobre atendimento humanizado em saúde. O acolhimento ao paciente foi considerado palavra de ordem na Odontologia por 82,5% e cerca de 72,5% dos acadêmicos mostraram-se inseguros na articulação entre o conhecimento adquirido e a percepção do conjunto da sociedade e de suas circunstâncias. Para 17,5% dos concluintes o processo de ensino- aprendizagem deu ênfase acentuada à produtividade (cotas clínicas para aprovação). P á g i n a | 20 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Proposição P á g i n a | 21 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Proposição O presente trabalho tem o objetivo de levantar, orientado pela análise dos conteúdos curriculares, a inclusão de Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização nas atuações cotidianas na Odontologia visando à qualidade do relacionamento profissional/paciente nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste do Brasil. P á g i n a | 22 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Material e Método P á g i n a | 23 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Material e Método O presente trabalho, quanto aos objetivos, trata-se de pesquisa descritiva por realizar estudo, análise, registro e a interpretação dos fatos sem a interferência do pesquisador com a finalidade de observar, registrar e analisar os conteúdos curriculares dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste do Brasil com vistas à inclusão de Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização no cotidiano odontológico. Pelas características do tipo de pesquisa garante-se não haver interferência do pesquisador, o qual buscou apenas descobrir a frequência com que o fenômeno ocorre e como se estrutura. Quanto aos procedimentos técnicos, o presente trabalho trata-se de pesquisa documental pelas características da natureza da fonte de dados: relatórios fornecidos pelo Ministério da Educação e Cultura, informações pedagógicas fornecidas pelos sites das instituições que ofertam os Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste do Brasil, listagem de dados documentais junto ao Conselho Federal de Odontologia e Conselho Regional de Odontologia dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por seu caráter descritivo, o presente trabalho busca contribuir e proporcionar uma nova visão sobre esta realidade. Para facilitar a análise dos dados os mesmos foram tabulados, estado a estado, de acordo com a Tabela 1. Foram considerados dados relevantes para a análise: a cidade de origem do Curso de Odontologia, o período e a duração em semestres do curso, a forma de inclusão da Disciplina voltada para o estudo e prática da teoria da humanização no cotidiano odontológico no Projeto Pedagógico (Obrigatória, Optativa, Não Ofertada, Sem dados) e sua denominação. Tabela 1. Levantamento dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da região sudeste Instituição Disciplina Projeto Pedagógico Cidade Duração Semestres Turno Vagas P á g i n a | 24 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Resultados P á g i n a | 25 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Resultados As Tabelas 2 a 5 apresentam a distribuição das instituições de ensino, estado a estado (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente), categorizando-as com relação à cidade de origem do Curso de Odontologia, duração em semestres do curso, o período de oferecimento do curso, número de vagas e, a forma de inclusão da disciplina no Projeto Pedagógico (Obrigatória, Optativa, Não Oferecida, Sem dados) e sua denominação. A Tabelas 6 a 10 apresentam a distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada, estado a estado e na somatória dos estados (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janero e Região Sudeste, respectivamente). As Tabela 11 a 15 apresentam a distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória, Optativa, Não ofertada e Sem Dados, estado a estado e na totalidade dos estados (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janero e Região Sudeste, respectivamente). Tabela 2. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Espírito Santo Instituição Disciplina Projeto Pedagógico Cidade Duração Semestres Turno Vagas Centro Universitário Vila Velha - UVV Psicologia e Saúde Obrigatória Vila Velha 9 Integral 50 Faculdades Associadas Espírito Santense - FAESA Psicologia Aplicada Obrigatória Vitória 9 Integral 60 Escola Superior São Francisco de Assis - ESFA Não oferece Não oferece Ibiaçu 9 Integral( M/V) Integral (V/N) 80/80 80/80 P á g i n a | 26 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Tabela 3. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de Minas Gerais Instituição Disciplina Projeto Pedagógico Cidade Duração Semestres Turno Vagas Universidade de Uberaba - UNIUBE Psicologia aplicada à Odontologia Obrigatória Uberaba 10 N 180 Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD Psicologia Aplicada à Odontologia Obrigatória Belo Horizonte 8 I NI Instituto Nacional Ensino Superior e Pos-graduação Padre Gervasio –INAPOS Não oferece Não oferece Pouso Alegre 10 I 120 Faculdade da Cidade de Patos de Minas Psicologia Obrigatória Patos de Minas 10 I 100 Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora Psicologia Aplicada à Saúde Obrigatória Juiz de Fora 8 I 120 Faculdade Estacio de Sa de Juiz de Fora - FESJF Psicologia Aplicada à Saúde Obrigatória Juiz de Fora 10 I 80 Faculdade Sete Lagoas - FACSETE Psicologia Aplicada Obrigatória Sete Lagoas 10 I 80 Universidade de Alfenas- Campus Varginha Psicologia Obrigatória Varginha 9 I 60 Universidade de Itaúna Psicologia Obrigatória Itaúna 10 I 50 Universidade Vale do Rio Doce Fundacao Percival Farquhar Psicologia Obrigatória Gov. Valadares 8 I 100 Universidade Vale Do Rio Verde - UNICOR Processos Psicológicos Obrigatória Três Corações Belo Horizonte 8 I 50 40 Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS Psicologia Geral e Social Obrigatória Lavras 10 I 60 Centro Universitario Do Triangulo - UNITRI Psicologia e Autodesenvolvimento Obrigatória Uberlândia 8 I 120 Centro Universitario Newton Paiva - Unicentro Não oferece Não oferece Belo Horizonte 9 9 11 M V N 40 30 30 Instituto de Ciencias da Saude – ICS/FUNORTE Sem dados Sem dados Montes Claros 10 I 60 Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais Não oferece Não oferece Belo Horizonte 9 11 I N 60 60 Universidade de Alfenas- Unifenas Psicologia Aplicada à Odontolgia Obrigatória Alfenas Varginha 8 8 I I N 80 60 60 P á g i n a | 27 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Tabela 4. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de São Paulo Instituição Disciplina Projeto Pedagógico Cidade Duração Semestres Turno Vagas Faculdade de Odontologia da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB Psicologia Aplicada à Odontologia Obrigatória Barretos 8 I 80 Fac. Metropolitanas Unidas FMU Sem dados Sem dados São Paulo 8 M –-N 60/60 Centro Univ. Araraquara Uniara Psicologia aplicada à Odontologia Obrigatória Araraquara 8 I 60 Centro Universitário de Rio Preto UNIRP Formação humanística e relações humanas Optativa S.J.Rio Preto 10 I 50 Centro Universitário do Norte Paulista UNORP Não oferece Não oferece S.J.Rio Preto 10 I-N 60-60 Centro Universitário Hermínio Ometto UNIARARAS Não oferece Não oferece Araras 8 I-N 60-40 Faculdade de Ciências de Guarulhos FACIG Não oferece Não oferece Guarulhos 10 M-N 50-50 Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic SLMANDIC Não oferece Não oferece Campinas 8 I 60 Faculdade de Pindamonhangaba FAPI/FUNVEC Psicologia aplicada à Odontologia Obrigatória Pinda Pindamonhangaba 8 M 40 Faculdades Adamantinenses Integradas FAI Psicologia aplicada à Odontologia Obrigatória Adamantina 8 I 50 Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul FUNEC Psicologia Obrigatória Santa Fé do Sul 10 I 60 Faculdade Sudoeste Paulista FSP Psicologia Aplicada Obrigatória Avaré 10 M-N 80/80 Pontificia Universidade Católica PUC Educação em direitos humanos e identidade cultural Obrigatória Campinas 8 I 80 Universidade Anhanguera de São Paulo UNIAN Sem Dados Sem dados São Paulo 10 I 70 Universidade Braz Cubas UBC Psicologia Aplicada à Saúde Optativa São Paulo 9 M-N 40/40 Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO Sem Dados Sem Dados Fernandópolis São Paulo 8/10 10 I-N M/V/N 80/80 100 /100/ 100 Univ. Cidade de São Paulo UNICID Psicologia em Saúde Optativa São Paulo 8 I 80 Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL Não oferece Não oferece São Paulo 8 I 90 Universidade de Franca UNIFRAN Psicologia Aplicada Obrigatória Franca 8 I 100 Universidade de Marília UNIMAR Psicologia Aplicada à Odontologia Obrigatória Marília 8 I 40 Univ. de Mogi das Cruzes UMC Psicologia Aplicada na Saúde Obrigatória Mogi Cruzes 8 M 90 Univ.Ribeirão Preto UNAERP Abordagem Ético Humanística Obrigatória Ribeirão Preto 8 I 50 Universidade de Taubaté UNITAU Psicologia Obrigatória Taubaté 8 I 80 Univ. do Oeste Paulista UNOESTE Psicologia Aplicada Obrigatória Pres. Prudente 10 I 40 Univ. Sagrado Coração USC Ética e Cultura Religiosa Obrigatória Bauru 8 I 60 Univ. Vale do Paraíba UNIVAP Psicologia geral do desenvolvimento Obrigatória S. J. Campos 10 M 50 Universidade de Guarulhos UNG Não oferece Não oferece Guarulhos 8 M-N 40/40 Universidade Ibirapuera UNIB Psicologia em saúde Obrigatória São Paulo 10 M-N 40/40 Univ. Metod. Piracicaba UNIMEP Sem dados Sem dados Lins 10 N 60 Univ.Metod.São Paulo UMESP Não oferece Não oferece S. B. Campo 8 I 40 Univ. Metrop. de Santos UNIMES Sem dados Sem dados Santos 8 I 50 Univ. Nove de Julho UNINOVE Sem dados Sem dados São Paulo 8 M-V-N 30/30/ 30 Universidade Paulista UNIP Não oferece Não oferece São Paulo 8 N 30 Univ. Santa Cecília UNISANTA Não oferece Não oferece Santos 8 I 125 Universidade São Francisco USF Psicologia Aplicada Obrigatória BraG.Paulista 10 N 40 Univ. de Santo Amaro UNISA Introdução à Psicologia Obrigatória São Paulo 8 M-N 40/30 P á g i n a | 28 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Tabela 5. Distribuição dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Rio de Janeiro Instituição Disciplina Projeto Pedagógico Cidade Duração Semestres Turno Vagas Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO Não oferece Não oferece R. Janeiro D.Caxias 9 9 I I 60 80 Universidade Estacio de Sa - UNESA Psicologia Aplicada à Saúde Obrigatória R. Janeiro 8 I 105 Universidade Iguacu - UNIG- Psicologia Obrigatória Itaperuna N. Iguaçu 8 8 I I 50 50 Universidade Salgado De Oliveira - UNIVERSO Psicologia e Autodesenvolvimento Obrigatória Niteroi 8 I 100 Univ.Severino Sombra - USS Não oferece Não oferece Vassouras 8 I 50 Faculdades Pestalozzi - ESEHA Sem Dados Sem Dados Niteroi 8 I 80 Faculdades Sao Jose - FSJ Fundamentos de Psicologia Obrigatória R. Janeiro 8 I 120 Univ. Veiga de Almeida - UVA Não oferece Não oferece R. Janeiro 8 I 60 Centro Universitario de Volta Redonda - UNIFOA Psicologia aplicada à Odontologia Obrigatória 10 N 120 Centro Universitario Fluminense - UNIFLU Socio/Psico/Antro Obrigatória Campos de Goytacazes 9 I 40 Centro Universitario Serra dos Orgaos - FESO Sem Dados Sem Dados Teresópolis 8 I 50 Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - Fonf Sem Dados Sem Dados Nova Friburgo 8 I 150 Faculdade de Odontologia de Valenca - Fundacao Educacional Andre Arcoverde Não Oferece Não Oferece Valença 8 I 70 Tabela 6. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Espírito Santo Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 2 0 4 0 6 Frequência Relativa (%) 33,3 0 66,7 0 100 Tabela 7. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de Minas Gerais Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 15 0 6 1 22 Frequência Relativa (%) 68,2 0 27,7 4,1 100 P á g i n a | 29 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Tabela 8. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado de São Paulo Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 21 4 13 13 51 Frequência Relativa (%) 41,2 7,8 25,5 25,5 100 Tabela 9. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada no Estado do Rio de Janeiro Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 7 0 5 3 15 Frequência Relativa (%) 66,7 0 33,3 20 100 Tabela 10. Distribuição da Disciplina nos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada na Região Sudeste Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 45 4 28 17 94 Frequência Relativa (%) 47,9 4,3 29,7 18,1 100 Tabela 11. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Espírito Santo Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 110 0 320 0 430 Frequência Relativa (%) 25,6 0 74,4 0 100 P á g i n a | 30 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Tabela 12. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Minas Gerais Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 1240 0 340 60 1640 Frequência Relativa (%) 75,6 0 20,7 3,7 100 Tabela 13. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do São Paulo Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 1230 210 745 850 3035 Frequência Relativa (%) 40,5 7 24,5 28 100 Tabela 14. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados no Estado do Rio de Janeiro Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 585 0 320 280 1185 Frequência Relativa (%) 49,4 0 27 23,6 100 Tabela 15. Distribuição do número de vagas para as condições Obrigatória. Optativa, Não ofertada e Sem Dados na Região Sudeste Disciplina Obrigatória Disciplina Optativa Não Ofertada Sem dados Total Frequência Absoluta 3165 210 1725 1190 6290 Frequência Relativa (%) 50,3 3,4 27,4 18,9 100 P á g i n a | 31 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Discussão P á g i n a | 32 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Discussão Os cursos de Odontologia de natureza administrativa privada são maioria em quantidade no Brasil. Nos últimos anos o número dessas instituições cresceu para comportar o aumento da demanda. As faculdades particulares acabam atendendo o excedente de acadêmicos que as faculdades públicas não conseguem absorver. As características mais marcantes das faculdades de odontologia particulares são o fato de serem pagas, de oferecerem uma forma mais fácil de ingresso e de estarem presente na maioria dos municípios brasileiros. Vale destacar que o crescimento do setor é o que garante a formação de profissionais com qualificações que atendam as demandas dos setores produtivos. Mesmo com todos os avanços científicos e tecnológicos o tratamento bucal ainda pode gerar no paciente um quadro de ansiedade, apreensão, desconforto e expectativa negativa. Submeter-se ao tratamento odontológico ainda é pode significar uma experiência muito desagradável e traumática para muitos indivíduos. Medo e comportamentos de esquiva impõem-se muitas vezes ao controle, resultando na opção de não demandar a assistência necessária2,3 . O desenvolvimento das relações interpessoais é básico para que se estabeleça um melhor entendimento entre a pessoa assistida e o profissional. O cirurgião-dentista precisa pensar no indivíduo como um “ser”, muito além do dente, da cárie, da dor – é preciso que o profissional não se preocupe apenas com a sintomatologia do paciente. O paciente que procura o consultório odontológico deseja, sem dúvida, profissionais capazes tecnicamente, mas também almeja o aspecto humano na relação profissional- peciente. Portanto, é necessário dar um significado mais humanístico à prática odontológica, pois quanto mais o dentista compreende as pessoas que o procuram, mais positivo poderá se torna o tratamento17, possibilitando inclusive ao paciente perceber que tem em seu repertório condutas que podem diminuir ou eliminar um evento aversivo presente3,22. Os dados fornecidos nas Tabelas 2 a 5 revelam que nos Estado do Espírito Santo, Minas Gerais. São Paulo e Rio de Janeiro estão credenciados, respectivamente, 6, 22, 51 e 15 Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada, em um total de 94 para a região sudeste (Tabela 6). Quando analisada a oferta de Disciplinas voltadas para a Assistência Humanizada em Odontologia, os dados fornecidos pela Tabela 10 mostram a inserção em caráter obrigatório e optativo na matriz curricular em percentual de 47.9% e 4,3% P á g i n a | 33 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido respectivamente, para os Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da Região Sudeste. No entanto, 29,77% e 18,1% respectivamente, dos Cursos não oferecem a disciplina ou não fornecem dados sobre sua inserção na matriz curricular. Estes dados se tornam preocupantes ao analisarmos a Tabela 15 pois, de um total de 6290 vagas de ingresso anual, cerca de pouco mais da metade (53,7%) dos acadêmicos terão contato com projeto pedagógico que inclua a formação na assistência humanizada, já que a disciplina é oferecida em caráter obrigatório e optativo para 3165 e 210 vagas, respectivamente, em um percentual de 50,3% para o caráter obrigatório e 3,4% para optativo. A integração curricular nos seus aspectos éticos, humanísticos, técnicos e científicos do processo ensino/aprendizado é um grande desafio acadêmico nos processos pedagógicos que buscam a formação do odontólogo. O perfil do cirurgião-dentista do século XXI implica em um profissional que respeita as queixas e sentimentos do paciente, que compartilha os procedimentos que serão realizados, que minimiza a ansiedade do paciente. Confiança, segurança, tranquilidade e serenidade são fortemente encorajadas durante as consultas19,20. Vale lembrar que nessa esteira cabe ao cirurgião-dentista reconhecer de forma legítima que o paciente tem o direito de participar (e não apenas ser “informado”) das decisões que levam ao delineamento do seu plano de tratamento20,22. Enquanto a explicação do profissional sobre a natureza do tratamento atende aspectos éticos18-23, a participação do paciente na seleção dos procedimentos tomados para o tratamento odontológico atende aspectos voltados ao atendimento humanizado. Cabe ao projetos pedagógicos dos cursos de formação do profissional na área de Odontologia impulsionar caminhos que garantam não apenas a formação técnica, mas também a formação de um profissional disposto a contribuir para o cuidado de outro ser humano e para o acesso das pessoas aos meios de promoção e recuperação da saúde bucal3,8. P á g i n a | 34 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Conclusão P á g i n a | 35 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Conclusão Com base nos resultados obtidos e na metodologia empregada para a realização deste trabalho podemos concluir que:  47.9% dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da Região Sudeste abordam conteúdo na área de assistência humanizada por meio de Disciplina Obrigatória e 4,3% por meio de Disciplina Optativa,  29,77% dos Cursos não oferecem a disciplina;  18,1% dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da Região Sudeste não fornecem dados sobre a inserção da referida Disciplina;  53,7% das 6290 vagas de ingresso anual dos Cursos de Odontologia de natureza administrativa privada da Região Sudeste oferecem Disciplina voltada para Atendimento Humanizado em Odontologia em caráter obrigatório e optativo P á g i n a | 36 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Referências P á g i n a | 37 Trabalho de Conclusão de Curso Ariadne Aguilar Candido Referências 1. 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