UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE MEDICINA Lilian Salgado Cunha Brito Evidências à intervenção de enfermagem “Controle de Infecção” da Classificação das Intervenções de Enfermagem: orientação e ensino sobre a lavagem das mãos Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Botucatu, para obtenção do título de Mestraem Enfermagem Orientadora: Profa. Dra. Regina Célia Popim Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Jensen Botucatu 2015 Lilian Salgado Cunha Brito Evidências à intervenção de enfermagem “Controle de Infecção” da Classificação das Intervenções de Enfermagem: orientação e ensino sobre a lavagem das mãos Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Botucatu, para obtenção do título de Mestra em Enfermagem. Orientadora: Profa. Dra.Regina Célia Popim Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Jensen Botucatu 2015 Lilian Salgado Cunha Brito Evidências à intervenção de enfermagem “Controle de Infecção” da Classificação das Intervenções de Enfermagem: orientação e ensino sobre a lavagem das mãos Dissertação apresentada à Faculdade Medicina da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, para obtenção do título de Mestra em Enfermagem Orientadora: Profa. Dra. Regina Célia Popim Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Jensen Comissão examinadora: _________________________________ Prof Dr. Rodrigo Jensen Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” _________________________________ Profa. Dr. Mariana Alvina dos Santos Universidade Federal de São João Del-Rei _________________________________ Profa. Dra. Ione Corrêa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Botucatu,____ de _____________ de _____ Dedicatória Dedico essa pesquisa ao meu marido Marcelo Brito, ao meus pais Luiz e Edna Cunha e a Drieli Valente, minha amiga, enfermeira e mestranda por termos superado todas as dificuldades juntas. Agradecimentos AGRADECIMENTOS Agradeço a minha orientadora Profa. Dra. Regina Célia Popim e especialmente ao meu co-orientador Prof. Dr. Rodrigo Jensen por todo tempo dispensado para minha orientação, por todas as reuniões em São Paulo e por todo conhecimento que pude adquirir e consequente crescimento profissional. Agradeço ao meus pais, Luiz e Edna Cunha, que são minha base nos melhores e piores momentos. Agradeço meu marido, Marcelo Brito, por todo amor, apoio, colaboração e incentivo e por fazer dos meus dias melhores todos os dias. Agradeço a minha amiga muito especial, Drieli Valente, pois é a principal responsável por eu estar onde estou e ter chegado até aqui e por todos os momentos que compartilhamos e ainda iremos compartilhar. Agradeço a minha irmã Leticia Cunha por todo apoio e a minha amiga-irmã Nathalia Lopes assim como ao meu amigo Stefan Muller por estarem sempre disponíveis pra mim quando preciso e por fazerem parte da minha vida a tantos anos. Epígrafe “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” (Charles Chaplin) Resumo RESUMO Introdução:A adequada higiene das mãos é uma medida simples e eficaz no auxílio ao controle de infecção. O ensino da lavagem das mãos tanto à equipe de saúde, pacientes e visitantes são atividades atribuídas ao enfermeiro, descritas na intervenção “Controle de Infecção” da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).Com o movimento da enfermagem baseada em evidências e o avanço dos sistemas de informação, o uso consciente, explícito e judicioso da melhor evidência disponível na prática clínica tornou-se uma responsabilidade do enfermeiro ao prestar um cuidado. Este estudo propõe avaliar o nível de evidência de três atividades de enfermagem da intervenção Controle de Infecção.Objetivo:Avaliar o nível de evidência das atividades de enfermagem relacionadas à orientação e ensino sobre a lavagem das mãos, da Intervenção de Enfermagem Controle de Infecção, apresentada na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC).Método:Estudo de revisão integrativa da literatura. O estudo parte de três perguntas de pesquisa sobre o nível de evidência do ensino da lavagem das mãos para profissionais de saúde, pacientes e visitantes.Foram utilizadas três estratégias de busca nas bases Cochrane, CINAHL e Pubmed em Janeiro/2015 e incluídos artigos publicados em inglês, português ou espanhol no período de 2004 a 2015.Foi utilizada a classificação de nível de evidência do Instituto Joanna Briggs. Resultados:No ensino ao profissional de saúde, foram incluídos 39 artigos e os estudos apresentavam nível de evidência 1 (01; 2%), 2 (11; 28%) e 3 (27; 69%). No ensino ao paciente foram incluídos cinco artigos, que apresentavam nível de evidência 1 (01; 20%), 2 (01; 20%) e 3 (03; 60%). No ensino ao visitante foram incluídos cinco artigos, todos apresentavam nível de evidência 2 (05; 100%).Partindo dos resultados encontrados, foi construído um vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos parauso em ambientes hospitalares, com enfoque ao paciente e aos visitantes.Conclusão:As atividades de enfermagem relacionadas ao ensino da lavagem das m os para profissionais de saúde e paciente alcan aram o maior nível de evidência, ou seja, possuem estudos que sustentam de maneira confiável a implementação destas atividades na prática clínica do enfermeiro, para se obter resultados positivos na adesão àlavagem das mãos. A atividade relacionada ao ensino da lavagem das m os para alcan ou o nível 2 de Resumo evidência, o que indica que ainda não existem estudos de revisão sistemática (maior nível de evidência) que sustentam com confiabilidade a eficácia de estratégias de ensino para esta população na adesão àprática da lavagem das mãos. Recomenda- se o desenvolvimento de novos estudos seguindo esta metodologia, viabilizando que sejam atribuídos níveis de evidência às atividades de enfermagem apresentadas na NIC, apoiando a prática de enfermagem baseada em evidências. Descritores: Infecção; Enfermagem baseada em evidências; Cuidados de Enfermagem. Abstract ABSTRACT Introduction: The right hand hygiene is a simple and effective way to helping to control infection. The teaching of hand washing to the healthcare team, patients and visitors are activities assigned to the nurse, described in the intervention "Infection Control" on the Nursing Interventions Classification (NIC).With the movement of evidence-based nursing and the advancement of information systems, the conscious, explicit and judicious use of the best available evidence in clinical practice has become a responsibility of nurses to provide care. This study aims to evaluate the level of evidence of three nursing activities of the infection control intervention.Objective: To evaluate the level of evidence of nursing activities related to the guidance and education on hand washing, the Infection Control nursing intervention, presented in the Nursing Interventions Classification (NIC).Method: Integrative review of the literature study. The study is based on three research questions about the level of evidence hands wash education for health professionals, patients and visitors. Three search strategies were used in the Cochrane databases, CINAHL and PubMed in January / 2015 and included articles published in English, Portuguese or Spanish from 2004 to 2015. We used the level of evidence classification of Joanna Briggs Institute.Results: In teaching the healthcare professional, we included 39 articles and studies presented evidence level 1 (01; 2%), 2 (11; 28%) and 3 (27; 69%). In teaching the patient five articles were included, who had evidence level 1 (01; 20%), 2 (01; 20%) and 3 (03; 60%). In teaching the visitor were included five articles, all presented evidence level 2 (05; 100%). Based on the results, was built a video about the teaching of hands washing for use in hospital environments, with focus on the patient and visitors.Conclusion: The nursing activities related to the teaching of hand washing for health professionals and the patient reached the highest level of evidence, ie, have studies that support reliably the implementation of these activities in clinical nursing practice, to obtain positive results in adherence to hand washing.The activity related to hand washing teaching for visitors reached the level 2 of evidence, which indicates that there are no studies of systematic review (increased level of evidence) that support reliably the effectiveness of teaching strategies for this population in the accession the practice of hand washing. We recommend the development of new studies following this Abstract approach, enabling that levels of evidence are assigned to nursing activities presented in NIC, supporting the practice of evidence-based nursing. Keywords: Infection; Nursing based on evidence; Nursing Care. Lista de Abreviações LISTA DE ABREVIAÇÕES IH Infecção Hospitalar IRAS Infeção relacionada à saúde CDC Center Disease Control CCIH Comissão de Controle de Infecção Hospitalar PCIH Programa de Controle de Infecção Hospitalar MS Ministério da Saúde OMS Organização Mundial da Saúde ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária EPI Equipamentos de Proteção Individual PVP-I Polivinilpirrolidona-Iodo a 10% PE Processo de Enfermagem COFEN Conselho Federal de Enfermagem NIC Nursing Interventions Classification NANDA-I NANDA Internacional NOC Nursing Outcomes Classification HL7 Health Level Seven PBE Prática Baseada em Evidência MeSH Medical Subject Headings Lista de Tabelas LISTA DE TABELAS Tabela 1 Pergunta de pesquisa e estratégia de busca utilizada para busca nas bases de dados. Botucatu, 2015.................................. 37 Tabela 2 Critérios de inclusão/ exclusão às estratégias de busca e artigos incluídos. Botucatu, 2015.............................................................. 38 Tabela 3 Artigos relacionados à atividade de enfermagem “Ensinar a adequada lavagem das mãos aos profissionais de saúde”, segundo autor, título, ano, estratégia de ensino utilizada, desenho e nível de evidência do estudo. Botucatu, 2015............. 44 Tabela 4 Artigos relacionados à atividade de enfermagem “Orientar o paciente sobre técnicas adequadas de lavagem das mãos”, segundo autor, título, ano, estratégia de ensino utilizada, desenho e nível de evidência do estudo. Botucatu, 2015............. 52 Tabela 5 Artigos relacionados à atividade de enfermagem “Orientar as visitas a lavarem as mãos ao entrar no quarto do paciente e ao sair dele”, segundo autor, título, ano, estratégia de ensino utilizada, desenho e nível de evidência do estudo. Botucatu, 2015............................................................................................... 54 Sumário SUMÁRIO 1 APRESENTAÇAO PESSOAL..................................................................... 14 2 INTRODUÇÃO............................................................................................. 15 2.1 Infecção relacionada àsaúde............................................................ 15 2.1.1 Histórico....................................................................................... 15 2.2 Controle de Infecção relacionada àsaúde....................................... 19 2.3 Controle de Infecção x Enfermagem................................................. 20 2.3.1 Medida simples e eficaz na prevenção de infecção cruzada – higienização das mãos.............................................................................. 21 2.3.2 Técnica de higienização das mãos............................................... 22 2.3.3 Materiais necessários para a lavagem das mãos......................... 26 2.3.4 Os 5 momentos indicados para lavagem das mãos..................... 29 2.4 Processo de Enfermagem................................................................... 29 2.5 Intervenções e Atividades de Enfermagem....................................... 30 2.6 A Classificação das Intervenções de Enfermagem.......................... 31 2.7 Prática Baseada em Evidências........................................................ 32 2.8 Justificativa do Estudo........................................................................ 34 Sumário 3 OBJETIVO................................................................................................... 35 3.1 Objetivo Geral...................................................................................... 35 4 Materiais e Métodos................................................................................... 36 4.1 Desenho do Estudo............................................................................. 36 4.2 Vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos.................................... 41 5 RESULTADOS........................................................................................... 42 5.1 Ensino da lavagem das mãos aos profissionais de saúde.............. 42 5.2 Ensino da lavagem das mãos aos pacientes.................................... 50 5.3 Ensino da lavagem das mãos ao familiar/visitante/acompanhante 53 5.4 Roteiro do vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos.................. 55 6 DISCUSSÃO................................................................................................ 56 7 CONCLUSÃO.............................................................................................. 61 REFERÊNCIAS........................................................................................... 62 Apresentação Pessoal 14 1. APRESENTAÇÃO PESSOAL Durante a minha trajetória profissional como enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva vivenciei inúmeros casos de pacientes que, ao adquirirem infecção, tiveram uma significante piora em seus prognósticos - muitas vezes acarretando até ao óbito. A infecção relacionada à saúde é um grave evento adverso. Nenhum paciente ou familiar, quando hospitalizado, espera que além do problema de origem uma infecção seja acrescida ao seu quadro clínico inicial; muito menos com consequências irreparáveis como as infecções podem acarretar, ou tampouco têm ideia do quanto estão suscetíveis a elas. É de conhecimento de todos os profissionais de saúde como algumas atividades simples podem auxiliar na prevenção da infecção relacionada àsaúde, tais como: correta higienização das mãos e de utilização de barreiras como luvas e aventais, quando necessário, e a utilização de técnicas assépticas em procedimentos invasivos. Entretanto, os números demonstram que apenas o saber não é suficiente e que é necessária uma compreensão mais profunda e um trabalho árduo para conscientizar e transformar em rotina as medidas de prevenção do controle àinfecção, utilizando evidências científicas. Como enfermeiros temos em nossas mãos instrumentos que nos auxiliam na sistematização da prática de Enfermagem para gerar uma assistência de qualidade, como exemplo a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), que fornece subsídios para executar Intervenções e a Prescrição de Enfermagem. Atualmente, muito se fala em prática baseada em evidências e, considerando a prescrição dos cuidados de enfermagem, subentende-se que esta deva ser baseada em evidências científicas. Partindo dessas reflexões, surgiu a intenção de avaliar o nível de evidência das atividades de enfermagem relacionadas à orientação e ao ensino sobre a lavagem das mãos, da intervenção de enfermagem Controle de Infecção, apresentada na NIC. Introdução 15 2. INTRODUÇÃO 2.1 Infecção relacionada àsaúde 2.1.1 Histórico O risco de infecção hospitalar constitui-se em um dos maiores desafios no atendimento a doentes institucionalizados, mesmo considerando todos os esforços dos profissionais de saúde em oferecer serviços de alta qualidade aos cidadãos que ingressam em um hospital para receber cuidados. O hospital como instrumento terapêutico é uma instituição relativamente nova, que data do final do século XVIII. A consciência de que o hospital pode e deve ser um instrumento destinado a curar aparece claramente em torno de 1780 e é assinalada por uma nova prática: a visita e a observação sistemática1. Nesse contexto, surgiram as infecções hospitalares (IH) atualmente nomeadas de Infecções Relacionadas à saúde (IRAS), que se tornaram um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. As IRAS são causa importante de contribuição para a morbi-mortalidadede pacientes. É estimado que 5% a 17% das pessoas internadas em instituições hospitalares no Brasil acabam adquirindo algum tipo de infecção. Esse número é ainda mais alarmante quando se trata de pacientes críticos, que necessitam de cuidados intensivos, onde beira a 40% a taxa de infecção2. A preocupação com os microrganismos patogênicos em relação ao humano tem sido relatada desde a primeira metade do século XIX, período em que os “caçadores de micróbios” escreveram suas impressões e entraram para a história da medicina3. Assim é que, em 1847, Ignez Philipp Semmelweiss, médico Húngaro, preocupado com o elevado número de puérperas que eram acometidas pela “febre puerperal” e que iam a óbito, observou que em duas alas distintas de obstetrícia,examinadas por estudantes de medicina e por religiosas respectivamente, o número de óbitos pós parto dos estudantes era muito maior do que o das religiosas4. Dando continuidade aos seus estudos, observou que um colega, Dr Kolletscha, morreu em poucas horas devido a uma infecção na mão contraída durante uma autopsia, e verificou que os sinais e sintomas da infecção Introdução 16 desse paciente eram muito parecidos com os do quadro clínico da febre puerperal que acometiam as parturientes5. Na época, era muito comum os estudantes de medicina realizarem autopsias e posteriormente examinarem as parturientes. Esse autor, com base nas suas observações, apontou as “partículas cadavéricas” como responsáveis pelo elevado número de óbitos das puérperas e passou a exigir que os estudantes lavassem rigorosamente as mãos, antes de as examinarem, conseguindo assim uma significante redução nas taxas de “febre puerperal”5. Sendo assim, no dia 15 de maio de 1847 foi instituído que os acadêmicos realizassem lavagens das mãos com ácido clórico, água e sabão; passassem a isolar os casos contaminados e a realizar a fervura dos utensílios. Essas medidas reduziram de 11,4% para 1,27% os óbitos das parturientes5. Contemporâneo de Sammelweisss, Louis Pasteur, então professor de química na Faculdade de Ciências de Lille – Paris, foi solicitado a ajudar os vinicultores que estavam com dificuldade de produzir vinho, que ao invés de fermentação, suas produções estavam azedando. Pasteur, em 1865, analisou a solução em microscópio e descreveu a diferença. Na fermentação havia glóbulos esféricos e quando azedavam obtinham a forma de bastonetes e fez as seguintes considerações: “são seres vivos e invisíveis que causam a fermentação”. Mais tarde,esse professor, que era químico, foi condecorado pela sociedade médica pelo seu feito3. Neste mesmo ano Joseph Lister, cirurgião em Gasglow, propôs assepsia cirúrgica com Ácido Carbólico 10% e demostrou redução na morte dos pacientes de 46% para 15%. Outro cientista, Robert Koch, médico rural na Prússia, em 1863, observou em seu microscópio o sangue dos animais doentes pelo carbúnculo, e descreveu a presença de corpúsculos em forma de bacilo que estavam causando a morte dos animais, e orientou os pecuaristas a incinerar os cadáveres como medida saneante, evitando assim a transmissão do germe. Em 1880 descreveu o Bacilo da tuberculose3. Semmelweiss é considerado como um dos precursores do combate a infecção. O combate e a prevenção da infecção estão também intimamente ligados à história da enfermagem. Florence Nightingale, precursora da enfermagem Introdução 17 moderna, sempre demonstrou uma preocupação com a higiene e preconizava em 1854, durante a Guerra da Criméia, um ambiente limpo e arejado e orientou na construção de hospitais para o exército inglês, que possibilitassem uma maior área de separação entre os pacientes, pois acreditava na transmissão da infecção por contato com substâncias orgânicas, porém não acreditava em microrganismos. Outro aspecto que chama a atenção em Florence é que ela mantinha um relatório de todos os óbitos hospitalares, o que constitui em uma referência à atual vigilância epidemiológica3,6. Cabe salientar que naquela época, na qual os conhecimentos eram limitados, com pouca comunicação comparado aos dias de hoje, esses cientistas merecem toda nossa admiração pela grande contribuição e relatos para o melhor conhecimento no controle das infecções hospitalares. No Brasil, desde a década de 60, a prática de Controle de Infecções nos hospitais seguiam as orientações do Center Disease Control (CDC) e somente em 1983 tivemos uma normativa federal deliberando sobre a implantação de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) com a Portaria do Ministério da Saúde (MS) nº. 196/19837, que recomendava aos hospitais a constituição de comissões de controle de infecção hospitalar. A partir de 1997, tornou-se obrigatória a implantação de Programa de Controle de Infecção Hospitalar pela Lei nº 9.431, de 6 de Janeiro de 1997, em todos os hospitais do país8. Hoje, as ações do controle de infecção hospitalar são norteadas pela portaria nº MS 2.616/1998, embasada na Lei nº 9.431/1997. Dentre as deliberações inclusas na referida Portaria, está a orientação sobre comodeve se constituir um Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH). Trata se de um conjunto de ações desenvolvidas, deliberadas sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Para a adequada execução desse programa, os hospitais precisam constituir CCIH, órgão de assessoria máxima da instituição e de execução das ações de controle das infecções hospitalares. Essa comissão deve ser composta por profissionais da área de saúde, de nível superior e formalmente designado. A Portaria define que a CCIH tem como função elaborar, implementar, manter e avaliar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição e deve ser composto por membros consultores e executores. Os consultores devem Introdução 18 ser profissionais representantes da medicina, da enfermagem, da farmácia, do laboratório de microbiologia e da administração. Os membros que devem executar as ações do controle de infecção devem ser de nível superior, em número mínimo de dois, contando eles obrigatoriamente com médico e enfermeiro, os quais representam o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e, por conseguinte, são incumbidos da execução do Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Dos executores, o enfermeiro é citado na Portaria com o termo “preferencialmente”9. Assim, estimula as instituições a contratarem esse profissional para o serviço, definindo, por conseguinte, um ramo de atuação para a profissão de enfermagem numa área específica e complexa, visto a complexidade envolvida no controle de infecção3. Embora existam recomendações que orientem as ações do controle de infecção hospitalar desde a década de 80, consolidadas em 1998, até hoje elas são difíceis de serem implantadas. Vários fatores têm interferido na prevenção e no controle da infecção hospitalar. Entre as barreiras encontradas, destacam-se as condições apresentadas pelos hospitais, as políticas de saúde, questões administrativas, os recursos financeiros das instituições e, principalmente, a capacidade de engajamento dos profissionais de saúde com a causa. Isso representa um dos maiores desafios para os profissionais que se propõem a combater a infecção hospitalar10,11. As ações de prevenção e controle das infecções hospitalares, incluindo a constituição das equipes, são norteadas pela Portaria do MS nº. 2616/98. Nesta portaria o MS define IH ou nosocomial como a infecção manifestada durante a internação do paciente ou após a alta, quando relacionada à internação, ou a procedimentos realizados durante o período de internação9. Quando não for possível definir o período de incubação do microrganismo e não houver nenhuma evidência clínica ou laboratorial no momento da admissão, somente será considerado infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que ocorrer a partir de 72 horas após a admissão, com exceção quando associado a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos9. Atualmente, o termo “infecção hospitalar” foi substituído por “infecção relacionada à saúde”, uma vez que não somente engloba a infecção adquirida em Introdução 19 um hospital, mas também a adquirida em qualquer instituição de saúde, podendo acometer tanto profissionais quanto usuários12. 2.2 Controle de infecção relacionada àsaúde A infecção relacionada à saúde é um problema de saúde pública e tem sido apontada como um dos mais prevalentes eventos adversos que uma pessoa hospitalizada estásuscetível durante sua assistência2,12. Atualmente, fala-se muito em segurança do paciente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a qualidade do cuidado está intimamente ligada à segurança do paciente e reconhece a ocorrência de eventos adversos como uma falha na segurança ao paciente, uma vez que sabe-se que 60% dos eventos adversos são passíveis de prevenção13. A OMS reconhece a infecção relacionada à saúde como um problema de saúde pública e preconiza que as autoridades em âmbito nacional e regional desenvolvam ações para redução dos índices de infecção13. A infecção relacionada à saúde prolonga a internação e aumenta muito o seu custo, além de também ser uma frequente causa de óbito14. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem como objetivo a eliminação da infecção relacionada à saúde2. É utilizado como definição de eliminação o conceito “A máxima redução da doença infecciosa causada por um agente específico em uma área geográfica definida como resultados de esforços deliberados”12. Acredita-se que para conseguir a eliminação das Infecções relacionadas à saúde é necessário trabalhar em quatro pilares, que são: promover a adesão de práticas baseadas em evidência, aumentar a sustentabilidade por meio de alinhamento de incentivos financeiros e reinvestimento em estratégias de sucesso, preencher lacunas de conhecimento através de pesquisas científicas, levantar dados para direcionar esforços de prevenção e mensurar progressos14-15. Introdução 20 Com o objetivo de minimizar sua incidência, os hospitais costumam criar protocolos multidisciplinares que são auditados internamente pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)16-17. Historicamente, as primeiras SCIH surgiram na década de 1960. Em 1998, através da portaria n. 2.616, o MS determinou que todos os hospitais contenham uma SCIH, que deverá ser composta por profissionais da área de saúde de nível superior formalmente designados para o cargo. Os membros são divididos em dois grupos: consultores e executores. O MS ainda incentiva que preferencialmente um dos membros executores seja um enfermeiro. Foi também estabelecido a população de vigilância, que são: pacientes de UTI adulto, pediátrico e neonatal; berçário de alto risco; queimados; pacientes submetidos a transplantes de órgãos; pacientes hemato-oncológicos e pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida17-18. É responsabilidade da Vigilância Epidemiológica monitorar a população de vigilância e a coleta de indicadores das infecções de trato respiratório, trato urinário, corrente sanguínea e sitio cirúrgico com o auxilio das SCIH10. Sabe-se que, nos Estados Unidos, 75% das infecções relacionadas à saúde são ocasionadas por esses grupos19-20. 2.3 Controle de infecção x enfermagem Para que ocorra a infecção é necessário um desequilíbrio entre a microbiota humana normal e os mecanismos de defesa do hospedeiro, que pode ser ocasionado pela própria patologia de base, por procedimentos invasivos ou por alteração da flora microbiana - induzida ou não pelo uso de antibióticos21-22. Cerca de 75% das infecções relacionadas à saúde são ocasionadas por origem autógena, ou seja, a infecção foi desenvolvida a partir da microbiota do paciente. A colonização, fato do microrganismo existir na microbiota do paciente, precede a infecção, tornando difícil determinar se o paciente trouxe o microrganismo da comunidade ou se adquiriu durante a internação21-22. Existem dois tipos de infecções: as preveníveis e as não preveníveis. As preveníveis são aquelas onde é possível interferir na transmissão de Introdução 21 microrganismos através de medidas como a lavagem das mãos, antissepsia de materiais e equipamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outras. As não preveníveis são aquelas que acometem pacientes imunodepremidos oriundas de sua própria microbiota21-22. Aproximadamente 30% das infecções relacionadas à saúde são preveníveis. Sabe-se que, para que ocorra a infecção são necessários três fatores: a fonte de infecção, o hospedeiro suscetível e os meios de transmissão21-22. Os meios de transmissão podem ser através de contato, gotículas, ar (vias aéreas) ou por vetores. Baseado nesses meios existem as medidasde precauções, que têm a finalidade de reduzir a transmissão de microrganismos21-22. Em instituições de saúde os profissionais de saúde são apontados como os principais meios de transmissão de infecção. Neste contexto, a enfermagem é fundamental na prevenção de infecção relacionada à saúde, pois é a categoria profissional que mais desempenha atividades de contato direto ao paciente, além de manipular equipamentos, instrumentos e medicamentos21-22. 2.3.1 Medida simples e eficaz na prevenção de infecção cruzada –higienização das mãos A OMS preconiza a lavagem correta das mãos como uma medida simples, de baixo custo e eficaz no controle e prevenção de infecção23. A pele humana apresenta em sua superfície microbiota microrganismos residentes e temporários. Os residentes geralmente são bactérias que sobrevivem e se multiplicam e colonizam a superfície das células. De 10 a 20% dessa população ficam nas fendas, folículos pilosos, sob e em torno das unhas. A microbiota difere de uma área a outra. É de baixa virulência se não invasivas. Exceção para os pacientes imunodeprimidos. Já a microbiota transitória, também conhecida como flora contaminante, são mais fáceis de se remover, encontram-se na superfície da pele junto com a gordura e sujidade, não aderem ao epitélio e, portanto facilmente transferidos. Pode ser adquirida em contato direto com pacientes infectados ou indiretamente pelo contato com materiais contaminados. Sempre são causadores de Introdução 22 infecção3. Com a lavagem correta das mãos, a degermação com água e sabão, o que se almeja é a remoção total da microbiota temporária com diminuição da microbiota residente. 2.3.2 Técnica de higienização das mãos A ANVISA apresenta três diferentes procedimentos para higienização das mãos: Higienização Simples das Mãos, Higienização antisséptica: antisséptico degermante e água, Fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica ou fricção Anti-Séptica das mãos e Anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório24: Higienização Simples das Mãos Finalidade Remover os micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos. Duração do procedimento A higienização simples das mãos deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos. Técnica: 1. Abra a torneira e molhe as mãos,evitando encostar na pia. 2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante). 3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. 4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice- versa) entrelaçando os dedos. 5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais. 6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem. 7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular. 8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa),fazendo movimento circular. 9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular. Introdução 23 10. Enxágüe as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. 11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Higienização antisséptica: antisséptico degermante e água Finalidade Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, reduzindo a microbiota residente das mãos, com auxílio de um antisséptico. Duração do procedimento A higienização antisséptica das mãos deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos. Para a técnica de Higienização Anti-séptica das mãos, seguir os mesmos passos da higienização simples das mãos e substituir o sabonete líquido comum por um associado a anti-séptico. Fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica, ou fricção Anti- Séptica das mãos. Finalidade A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos sob asformas gel, espuma e outras (na concentração final mínima de 70%) ou sob a forma líquida (na concentração final entre 60% a 80%) tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. A Fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica não realiza remoção de sujidades. Duração do procedimento A fricção das mãos com preparação alcoólica antisséptica deve ter duração de no mínimo 20 a 30 segundos. Técnica Os seguintes passos devem ser seguidos durante a realização da técnica de fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica: Introdução 24 1. Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcóolica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos. 2. Friccione as palmas das mãos entre si; 3. Friccione a palma de mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa; 4. Friccione a palma das mãos entre si com os dedos entrelaçados; 5. Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento vai-e-vem e vice-versa; 6. Friccione o polegar esquerdo com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa; 7. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo um movimento circular e vice-versa; 8 – Quando estiverem secas, suas mãos estarão seguras. Higienização das Mãos Anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório Finalidade Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, remover a microbiota residente das mãos e reduzindo a microbiota temporária, com auxílio de um antisséptico e escova. Duração do procedimento A higienização antisséptica das mãos deve ter duração mínima de 3 a 5 minutos. Técnica: 1. Abrir a torneira, molhar as mãos, antebraços e cotovelos. 2. Recolher, com as mãos em concha, o antisséptico e espalhar nas mãos, antebraço e cotovelo. No caso de escova impregnada com anti-séptico, pressione a parte da esponja contra a pele e espalhe por todas as partes. 3. Limpar sob as unhas com as cerdas da escova ou com limpador de unhas. 4. Friccionar as mãos, observando espaços interdigitais e antebraço por no mínimo 3 a 5 minutos, mantendo as mãos acima dos cotovelos. 5. Enxaguar as mãos em água corrente, no sentido das mãos para cotovelos, retirando todo resíduo do produto. Fechar a torneira com o cotovelo, joelho ou pés, se a torneira não possuir fotosensor. Introdução 25 6. Enxugar as mãos em toalhas ou compressas estéreis, com movimentos compressivos, iniciando pelas mãos e seguindo pelo antebraço e cotovelo, atentando para utilizar as diferentes dobras da toalha/ compressa para regiões distintas. Anvisa recomenda que as instituições de saúde adiram à Estratégia Multimodal, proposta pela OMS para melhora da prática de higienização das mãos, de forma bem sucedida e sustentada, um conjunto de ações para transpor diferentes obstáculos e barreiras comportamentais. A Estratégia Multimodal da Organização Mundial de Saúde - OMS para a Melhoria da Higienização das Mãos, foi proposta para traduzir, na prática, as recomendações sobre a higiene das mãos e é acompanhada por uma ampla gama de ferramentas práticas e de implementação prontas para serem aplicadas nos serviços de saúde. Todas as ferramentas de higiene das mãos, direcionadas para gestores, profissionais de saúde e profissionais que atuam no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e qualidade estão disponíveis no Portal da Anvisa, em: http://bit.ly/wL0d6V. Os componentes-chave da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higienização das Mãos são descritos a seguir: 1.Mudança de sistema: assegurar que a infraestrutura necessária esteja disponível para permitir a prática correta de higiene das mãos pelos profissionais de saúde. Isto inclui algumas condições essenciais: - Acesso a sabonete líquido e papel toalha, bem como a um fornecimento contínuo e seguro de água, de acordo com o disposto na Portaria GM/MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011; - Acesso imediato a preparações alcoólicas para a higiene das mãos no ponto de assistência; - Pias no quantitativo de uma para cada dez leitos, preferencialmente com torneira de acionamento automático em unidades não críticas e obrigatoriamente em unidades críticas. - Educação e treinamento: fornecer capacitação regular a todos os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos, com base na abordagem “Meus 5 Momentos para a Higiene das Mãos” e os procedimentos corretos de higiene das mãos. Introdução 26 2. Avaliação e retroalimentação: monitorar as práticas de higiene das mãos e a infraestrutura, assim como a percepção e conhecimento sobre o tema entre os profissionais da saúde retroalimentando estes resultados. - Lembretes no local de trabalho: alertar e lembrar os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos e sobre as indicações e procedimentos adequados para realizá-la. - Clima de segurança institucional: criar um ambiente que facilite a sensibilização dos profissionais quanto à segurança do paciente e no qual o aprimoramento da higienização das mãos constitui prioridade máxima em todos os níveis, incluindo: - A participação ativa em nível institucional e individual; - A consciência da capacidade individual e institucional para mudar e aprimorar (auto eficácia); e -Parcerias com pacientes, acompanhantes e com associações de pacientes. A antissepsia direta das mãos é feita com aplicação de produto que deve conter um antisséptico em solução alcoólica, podendo ser adicionado um emoliente paraevitar ressecamento da pele como a glicerina. Geralmente é um Gel mais emolientes – 1% glicerol. Dispensar 2 ml = 2 puffs e realizar a fricção nas mãos até secar. É indicada quando não houver possibilidade s de realizar a técnica completa, não deve substituir a lavagem das mãos e depois de 3 a 4 aplicações há o resíduo do emoliente, sendo necessário lavar as mãos. Estudos têm mostrado que essa ação é tão eficaz no controle e inativação dos microrganismos da pele quanto alavagem das mãos e por outro lado, pela sua praticidade, aumenta a adesão dos profissionais de saúde25-26. 2.3.3 Materiais necessários para a lavagem das mãos • Água corrente, pia com dispensador de sabão líquido e ou antisséptico. Porta Papel toalha, lixo. • Fique em posição confortável, sem tocar na pia, abra a torneira, de preferência com a mão não dominante; Introdução 27 • Mantenha se possível a temperatura agradável. Use 2 ml de sabão líquido com dispensador no pé. Ensaboe as mãos e friccione-as de 10 a 15” em cada face: palma, dorso e espaços interdigitais, extremidades e unhas, articulações, polegares e punhos; • Enxágue as mãos retirando todo o resíduo de sabão e espuma, sempre no sentido distal-proximal; • Enxugue com papel toalha descartável, também no sentido distal- proximal; • Feche a torneira usando o papel toalha descartável (sem encostar sua mão na torneira ou pia); Soluções Germicidas regulamentadas pela ANVISA12 Soluções que promovem a destruição de microrganismos existentes nas camadas superficiais da pele, mediante aplicação de um agente químicos - antissépticos, são de baixa causticidade e devem ser hipoalergênicos; • Polivinilpirrolidona-Iodo a 10% (PVP-I1% de Iodo ativo), tem função bactericida, fungicida, viruscida e ação residual; • Clorohexidina a 4%com 4% de álcool etílico Bactericida - ação residual Álcool a 70% de peso com ou sem Glicerinaa 2%24 Recomendações aos realizar a lavagem simples das mãos pela OMS23: • Retire jóias (anéis, pulseiras e relógios ) antes de lavar as mãos; • Garanta que as unhas são cortadas curtas (não usar unhas artificiais); • Enrole as mangas até o cotovelo; • Molhe as mãos e pulsos, mantendo as mãos e os pulsos mais baixos do que os cotovelos (permite que a água flua para as pontas dos Introdução 28 dedos, evitando a contaminação do braço); • Aplique sabão (simples ou antimicrobiana) e ensaboe completamente; • Use movimentos firmes e circulares para lavar as mãos e os braços até os pulsos, abrangendo todas as áreas, incluindo as palmas das mãos, costas das mãos, dedos, entre os dedos e face lateral do quinto dedo, juntas, e pulsos. Movimentos que durem no mínimo de 10 segundos cada face; • Repita o processo se as mãos estão muito sujas; • Limpe sob as unhas. Lavar bem as mãos, mantendo as mãos mais baixas que os antebraços; • Se a água corrente não está disponível, use um balde e jarro; • Nunca faça mergulho suas mãos em uma bacia para lavar, pois isso contamina todo o conteúdo; • Recuperar a água utilizada em uma bacia e descartar em uma pia, dreno ou vaso sanitário; • Seque as mãos cuidadosamente com papel toalha descartável ou guardanapos, limpa e seca toalha, ou o ar; • Descarte a toalha, se utilizada, em um recipiente apropriado, sem tocar as tampas de lixo com mão; • Use uma toalha de papel, toalha limpa ou o cotovelo / pé para desligar a torneira, para evitar a recontaminação; • Um procedimento geral para a lavagem das mãos é dado no site da OMS, lembrando todas as faces da mão e punho; • Utilizando anti-sépticos, fricções manuais, géis ou compressas com álcool para antissepsia das mãos; • Aplicar o produto na palma de uma mão. O volume necessário para Introdução 29 aplicar varia conforme o produto; • Em caso de falha durante a realização da lavagem das mãos, repetir todo procedimento23; 2.3.4 Os 5 momentos indicados para lavagem das mãos É recomendação da OMS e do Centers for Disease Control and Prevention que a higiene das mãos ocorra em 5 momentos que são: antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após o risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente27. A higiene das mãos deve ser realizada com água e sabão em caso de estarem visivelmente sujas. Se não, a recomendação é a utilização de soluções com base alcoólica27. 2.4 Processo de Enfermagem O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que tem por objetivo direcionar a prática e os registros de enfermagem. No Brasil, cabe ao enfermeiro a liderança na execução e avaliação do PE, conforme a resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A resolução em questão apresenta o PE como atividade que deve ser realizada de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes em que ocorra o cuidado profissional de Enfermagem e baseado em um suporte teórico (teoria de enfermagem) 28. O PE é constituído de cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. São elas: coleta de dados de enfermagem (histórico de enfermagem); diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; implementação; e avaliação de enfermagem28. A etapa Planejamento de Enfermagem abarca as ações ou intervenções que serão realizadas frente às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em Introdução 30 um dado momento do processo saúde e doença, as quais foram identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem e na determinação dos resultados que se espera alcançar28. 2.5 Intervenções e Atividades de Enfermagem Intervenção de Enfermagem é qualquer tratamento baseado no julgamento e no conhecimento clínicos, realizado por um enfermeiro para melhorar os resultados do paciente/cliente29. Atividades de Enfermagem ou Prescrição de Enfermagem são comportamentos ou ações específicos realizados pelo enfermeiro para implementar uma intervenção, impulsionando os pacientes a alcançarem os resultados desejados. Uma série de atividades são necessárias para implementar uma intervenção14. As atividades de enfermagem são concisas, claras, específicas e redigidas com um objetivo operacional, iniciadas sempre com o verbo no tempo infinitivo30-31. A intervenção de enfermagem ou atividades de enfermagem materializa a implementação do plano assistencial, por meio do aprazamento de um roteiro diário de atividades de enfermagem, que visam a coordenação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados30-31. A Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) abrange as intervenções realizadas pelos enfermeiros na prática clínica. A NIC visa representar o corpo de conhecimento das intervenções de enfermagem, facilitando a comunicação entre os profissionais, o ensino, a gestão e o desenvolvimento de estudos de impacto, eficácia e custo29. Introdução 31 2.6 A Classificação das Intervenções de Enfermagem O início do desenvolvimento da NIC é datado de 1987, sendo desenvolvida em quatro fases, apoiado por agências de fomento americanas: fase I, Construção da Classificação (1987-1992); fase II – Construção da Taxonomia (1990 – 1995); fase III – Testes Clínicos e Refinamento (1993 – 1997); e fase IV – Uso e Manutenção (1996 – atualmente) 29. Na construção da NIC houve o uso do método indutivo na fase I, permitindo sua construção baseada na prática existente, partindo do conhecimento extraído de livros-texto, guias de planos de cuidados e sistemas de informação de enfermagem. Foram também empregadas as técnicas de análise de conteúdo, revisão com grupos focais e questionários para especialistas. Na fase II, o grupo utilizou métodos dedutivos, por análise de similaridade, agrupamento hierárquico e escalonamento multidimensional. As demais fases permitiram testes clínicos de campo, o desenvolvimento da implementação e testagem29. A primeira versão da NIC foi publicada em 1992, projeto coordenado por pesquisadores do Center for Nursing Classification & Clinical, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos29. As intervenções são agrupadas em 30 classes e 7 domínios (fisiológico: básico, fisiológico: complexo, comportamental, segurança, família, sistema de saúde e comunidade). Cada intervenção da NIC é composta pelo título, código de registro taxonômico, definição, atividades de enfermagem e referências29. As intervenções da NIC estão relacionadas às classificações da NANDA, OMAHA e à Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC), e os códigos atribuídos às intervenções, coerentes aos padrões da HL7. A NIC é continuamente atualizada, na qual os usuários podem submeter sugestões de modificações das intervenções existentes ou proporem novas, as quais são submetidas a um processo de revisão por especialistas29. Introdução 32 2.7 Prática Baseada em Evidências A Prática Baseada em Evidências (PBE) encoraja a utilização de resultados de pesquisa na assistência à saúde prestada nos diversos níveis de atenção, reforçando a importância da pesquisa para a prática clínica. Compreende o uso consciente, explicito e judicioso da melhor evidência atual para a tomada de decisão sobre o cuidar individual do paciente e incorpora a busca da melhor e mais recente evidência, competência clínica do profissional e os valores e preferências do paciente dentro do contexto do cuidado32. A Enfermagem Baseada em Evidências é o modo de fornecer atendimento de enfermagem guiado pela integração do melhor conhecimento científico disponível com competência em enfermagem. Esta abordagem exige que enfermeiros avaliem criticamente os dados científicos relevantes ou evidências de pesquisa e que implementem intervenções de alta qualidade para a prática em enfermagem33. Os principais meios de se extrair evidências para a prática clínica épor meio do uso de revisões sistemáticas da literatura, tipo de estudo que alcança o maior nível de evidência. A revisão sistemática consiste em um levantamento sistemático de dados da literatura com critérios rigorosos, pré-determinados e específicos para ser possível identificar, avaliar e sintetizar evidências científicas e responder uma pergunta de pesquisa. Tem por objetivo minimizar viés e proporcionar resultados confiáveis e não tendenciosos, para que, através de sua análise, seja possível elaborar uma conclusão justa e baseada em evidências cientificas contribuindo com uma prática assistencial baseada em evidência34,35. Existem centros de revisão sistemática que oferecem suporte ao desenvolvimento deste tipo de estudo e um banco dos estudos para consulta. Dos centros de revisão mais conhecidos, pode-se citar a Colaboração Cochrane, o Instituto Joanna Briggs e a Colaboração Campbell, cada um com características específicas de revisões sistemáticas desenvolvidas que os diferenciam34,35. Com o surgimento da PBE muito tem se discutido sobre os níveis de evidência dos estudos utilizados nas decisões clínicas. Os níveis de evidência são sistemas de classificação de evidências por níveis hierarquizados, que dependem diretamente da abordagem metodológica, segundo o rigor metodológico do estudo Introdução 33 ou o grau de confiança que este apresenta36-37-38. Os níveis de evidência foram originalmente descritos por um grupo de trabalho canadense em 1979, o qual inicialmente configuravam três níveis de evidência. Em 1989, David Sackett, pioneiro da medicina baseada em evidências e fundador do Centre for Evidence Based Medicine da Universidade de Oxford, expandiu a classificação para cinco níveis, destaca-se que atualmente outros centros de revisão possuem classificações próprias de níveis de evidências baseadas neste modelo original39. Justificativa do estudo 34 2.8 Justificativa do estudo Com o movimento da enfermagem baseada em evidências e o avanço dos sistemas de informação, o uso consciente, explicito e judicioso da melhor evidência disponível na prática clínica tornou-se uma responsabilidade do enfermeiro ao prestar um cuidado. Visto a resolução 358/2009 do COFEN, há uma recomendação à implementação do processo de enfermagem e ao uso das classificações, visando dar cientificidade ao cuidado prestado e facilitar a comunicação e o registro de informação em saúde entre os enfermeiros, assim como, viabilizar estudos epidemiológicos e comparativos entre populações. Frente a estas perspectivas, destaca-se que as intervenções e atividades de enfermagem da NIC deveriam ser embasadas em estudos de alto nível de evidência, apoiando o enfermeiro ao uso de informações científicas confiáveis na implementação destas atividades no cuidado oferecido ao paciente. Uma vez que as atividades de enfermagem da NIC são analisadas a partir da opinião de especialistas, este estudo propõe avaliar um grupo de atividades de enfermagem da intervenção Controle de Infecção (NIC 6540), quanto ao seu o nível de evidência. Pautado no rigor metodológico de um estudo de revisão integrativa da literatura, propõe-se uma estratégia para avaliar o nível de evidência das atividades propostas nas intervenções da NIC. Objetivo 35 3 OBJETIVO 3.1 Objetivo Geral Avaliar o nível de evidência das atividades de enfermagem relacionadas àorientação e ensino sobre a lavagem das mãos, da Intervenção de Enfermagem Controle de Infecção, apresentada na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Materiais e métodos 36 4 MATERIAIS E MÉTODOS 4.1 Desenho do estudo Este é um estudo de revisão integrativa da literatura, partindo do referencial metodológico de Whittemore e Knafl40. A revisão integrativa permite a síntese de literatura teórica e empírica, sobre um tema específico, a fim de se responder uma pergunta de pesquisa. Foram seguidas cinco etapas na realização do estudo: (i) identificação do problema; (ii) busca de literatura; (iii) avaliação de dados; (iv) análise dos dados; e (v) apresentação. Etapa 1 –Identificação do problema A NIC éuma linguagem padronizada e estruturada que descreve intervenções ou tratamentos realizados pelos enfermeiros. Para cada intervenção apresentada na classificação, é indicada uma lista de atividades de enfermagem que a compõem. As atividades de enfermagem são ações de prescrição de enfermagem, a qual os enfermeiros podem prescrever aos pacientes e atualmente são analisadas na NIC a partir da opinião de especialistas. Entretanto, a opinião de especialistas tem sido considerado, nas escalas de níveis de evidencia, como o mais baixo nível de evidência. Com o movimento da enfermagem baseada em evidências, impulsionando o uso de resultados de pesquisa na prática clínica, identificou-se a importância de serem avaliados os níveis de evidência das atividades de enfermagem apresentadas na NIC. Como cenário para a aplicação deste método, foi delimitada a intervenção Controle de Infecção (NIC –6540) da NIC e as atividades de enfermagem: (i) Ensinar a adequada lavagem das mãos aos profissionais de saúde; (ii) Orientar o paciente sobre técnicas adequadas de lavagem das mãos; (iii) Orientar as visitas a lavarem as mãos ao entrar no quarto do paciente e ao sair dele. Nesse contexto, este estudo parte de três perguntas de pesquisa: (i) Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a profissionais de saúde? (ii) Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a pacientes? (iii) Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a familiares/visitantes/acompanhantes? Materiais e métodos 37 Etapa 2 –Busca de literatura A busca de literatura foi realizada nas bases de dados Pubmed, Cochrane Library e Cinahl, no mês de janeiro de 2015. Foram considerados para análise artigos publicados nos últimos 10 anos (2004-2014) em português, inglês ou espanhol. Entretanto, como a busca foi realizada em janeiro de 2015, foram também incluídos os estudos datados do ano de 2015. Para cada pergunta de pesquisa, foram utilizadas estratégias de busca específicas, com descritores do Medical Subject Headings (MeSH) e operadores boolianos, apresentadas na Tabela 1. Tabela 1 –Pergunta de pesquisa e estratégia de busca utilizada para busca nas bases de dados. Botucatu, 2015 Pergunta de Pesquisa / Estratégia de busca Pubmed Cochrane Library Cinahl Total Estratégia 1 Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a profissionais de saúde? hand hygiene OR hand disinfection AND teaching OR education OR training AND nurses OR nurse OR nursing OR health personnel OR health care provider OR fieldworkers 186 1 121 308 Estratégia 2 Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a pacientes? hand hygiene OR hand disinfection AND teaching OR education OR training AND patients OR patient OR clients OR cliente 284 1 166 451 Estratégia 3 Qual o nível de evidência da atividade de ensino da lavagem das mãos a familiares/visitantes/acompanhantes? hand hygiene OR hand disinfection AND teaching OR education OR training AND family OR families OR parent OR caregiver OR caregivers OR visitors to patients OR visitors to patient 27 21 13 61 Materiais e métodos 38 Etapa 3 – Avaliação de dados A primeira seleção dos artigos encontrados foi realizada por meio da leitura do título e resumo e a segunda seleção pela leitura do artigo na íntegra. São apresentados na Tabela 2 os critérios de inclusão/ exclusão para cada estratégia de busca e os artigos incluídos. Tabela 2 – Critérios de inclusão/ exclusão às estratégias de busca e artigos incluídos. Botucatu, 2015 Critérios de Inclusão/exclusão Artigos incluídos 1a.seleção 2a.seleção Estratégia 1 Critérios de inclusão: Estudos que utilizem e avaliem estratégias de ensino da lavagem das mãos para profissionais da saúde Critérios de exclusão: Estudos que tenham como população estudantes da área da saúde 93 39 Estratégia 2 Critérios de inclusão: Estudos que utilizem e avaliem estratégias de ensino da lavagem das mãos para pacientes Critérios de exclusão: Não há 21 5 Estratégia 3 Critérios de inclusão: Estudos que utilizem e avaliem estratégias de ensino da lavagem das mãos para familiares/visitantes/acompanhantes Critérios de exclusão: Não há 14 5 Materiais e métodos 39 Etapa 4 –Análise dos dados Os artigos incluídos no estudo foram analisados e agrupados em três categorias: (i) ensino do profissional de saúde; (ii) ensino do paciente; e (iii) ensino do familiar/visitante/acompanhante. Cada artigo incluído foi avaliado quanto ao seu nível de evidência. Para avaliação do nível de evidência foi considerada a classificação proposta pelo Instituto Joanna Briggs35 (Figura 1), quanto ao item Effectiveness. A escolha pelo uso da classificação de níveis de evidência do instituto Joanna Briggs, deu-se pelo por ser este o centro de revisão que atualmente mais produz no mundo estudos de revisão no escopo da enfermagem. Materiais e métodos 40 Fonte: Instituto Joanna Briggs35 Figura 1 – Níveis de evidência segundo o Instituto Joanna Briggs Materiais e métodos 41 Etapa 5 – Apresentação Os achados do estudo são apresentados na seção de resultados deste projeto. 4.2 Vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos A lavagem das mãos é o meio mais seguro e econômico para se prevenir infecção. A técnica da lavagem das mãos é o principal instrumento para quebrar a cadeia epidemiológica dos microrganismos e alcançar uma redução da transmissão cruzada de pessoa-a-pessoa. Frente a isso, os artigos levantados e os dados analisados durante o estudo possibilitaram a elaboração de um vídeo educativo, com enfoque na importância da lavagem das mãos. O vídeo tem como público-alvo pacientes e familiares/visitantes/acompanhantes, pois são o grupo onde há um menor número de publicações com intervenções educativas propostas. O vídeo utiliza uma abordagem visual, para o rápido entendimento da mensagem, sem necessidade de áudio, possibilitando seu uso em ambientes hospitalares como, por exemplo, uma sala de espera. Resultados 42 5. RESULTADOS Os resultados serão apresentados segundo as perguntas de pesquisa/ estratégias de busca utilizadas. 5.1 Ensino da lavagem das mãos aos profissionais de saúde Foram incluídos 39 artigos que descreviam intervenções de ensino à lavagem das mãos direcionadas para profissionais de saúde, em acordo à atividade de enfermagem “Ensinar a adequada lavagem das mãos aos profissionais de saúde”, analisada nesse estudo. Os artigos são apresentados na Tabela 3. Todos os artigos incluídos foram publicados na língua inglesa. Quanto à origem das publicações, a predominância dos estudos foram de países do continente asiático (12; 31%), seguido de países europeus (11; 28%), da América do Norte (10; 26%), América do Sul (3; 8%), da América Central (2; 5%) e da África (1; 2%). Quanto ao ano, as publicações distribuíram-se entre 2004 e 2015, com destaque aos anos de 2010 (07; 18%), 2012 (07; 18%) e 2013 (07; 18%), que apresentaram maior frequência de publicações, e ao ano de 2009, sem nenhuma publicação. Quanto ao desenho dos estudos, a maior parte dos estudos (27; 69%) foram estudos observacionais. Dentre as estratégias de ensino utilizadas, 20 artigos exploravam estratégia “multimodal”(41-42-43-44-45-46-47-48-49-50-51-52-53-54-55-56-57-58-59-60), utilizando um conjunto de atividades voltadas para o ensino dos profissionais de saúde da adequada lavagem das mãos, predominantemente composta por melhorias da estrutura física através da oferta de dispensers de álcool-gel/espuma em locais estratégicos e instalações de pias e sabão. Aulas teóricas e práticas e pôsteres e/ou cartazes no ambiente hospitalar, relembrando os momentos indicativos para lavagem das mãos ou antissepsia com álcool-gel/espuma, também foram predominantemente utilizadas. Também foram utilizadas nos estudos estratégias para conscientização dos profissionais oferecendo: palestras com multimídia (Powerpoint®)61; campanha com aulas e apresentação de vídeo e orientação sobre os 5 momentos para higienização Resultados 43 das mãos62; treinamento dos 5 momentos para higiene das mãos e instalação de dispenser de álcool gel entre os leitos63; distribuição de pôsteres em locais estratégicos e identificação por cores de áreas de maior risco de exposição a patógenos64; treinamento através de 5 estações didáticas para melhorar a qualidade da higiene das mãos: estação 1 - orientação sobre os 5 momentos, estação 2 - demonstração da técnica correta, estação 3 –aula prática individual com solução alcoólica, estação 4 - avaliação da técnica em tempo real com auxilio de dispositivo de imagem que identifica áreas onde a higiene não foi efetiva, e estação 5 - recital de promessa e certificado65; workshop de lavagem das mãos66; palestras e entrevista motivacional67; disponibilização de insumos como álcool gel de bolso, luvas e aplicação de treinamento68; distribuição de pôsteres69; instalação de dispenser de sabão com luz e alarme que acionam no caso de não utilização70; palestras e entrevistas estruturadas71-72; demonstração da técnica e distribuição de álcool gel de bolso73; conjunto de aulas teóricas e práticas74-75; implantação de álcool gel76; competição com premiação como forma de incentivo77; vídeo e flipchart78; e campanha de adesão àlavagem das mãos através de aulas e distribuição de pôsteres79. Dos estudos, 39 (100%) obtiveram resultados positivos com as intervenções propostas. Os artigos43-65-77 foram os que obtiveram os melhores níveis de adesão, sendo acima de 90% a relação adesão versus oportunidade/indicação de lavagem das mãos. Os artigos42-44-58-66-68também obtiveram bons resultados alcançando níveis de adesão entre 80 a 90%. Dos oito artigos42-43-44-58-65-66-68 com os melhores níveis de adesão (acima de 80%), 5 (62; 5%) utilizaram a estratégia multimodal sendo portanto considerada a melhor opção de intervenção. Na análise do nível de evidência dos estudos, segundo a classificação de níveis de evidência do Instituto Joanna Briggs, a predominância dos artigos (27; 69%) alcançaram o nível de evidência 3. Foi identificado um estudo de revisão sistemática, com o nível de evidência 160. Não houveram estudos, dentre os analisados, com níveis de evidência 4 ou 5. R esu lta do s 44 Ta be la 3 – A rti go s re la ci on ad os à at iv id ad e de e nf er m ag em “E ns in ar a a de qu ad a la va ge m d as m ão s ao s pr of is si on ai s de s aú de ”, se gu nd o au to r, tít ul o, a no , e st ra té gi a de e ns in o ut ili za da , d es en ho e n ív el d e ev id ên ci a do e st ud o. B ot uc at u, 2 01 5 AU TO R TÍ TU LO AN O ES TR AT ÉG IA D E EN S IN O U TI LI ZA D A D E S EN H O N ÍV EL D E EV ID EN C IA Zo m er , T P et a l A ha nd h yg ie ne i nt er ve nt io n to r ed uc e in fe ct io ns i n ch ild da yc ar e: a ra nd om iz ed c on tro lle d tri al 20 15 4 co m po ne nt es : 1 - di st rib ui çã o de pa pe l t oa lh a, s ab ão , ál co ol g el , cr em e pa ra m ão s; 2 - t re in am en to d e ac or do co m g ui de lin e; 3 - d oi s tim es f az en do se ss õe s de tre in am en to ; e 4 - di st rib ui çã o de p ôs te re s e ad es iv o pa ra re le m br ar a s aç õe s Es tu do ra nd om iz ad o co nt ro le 2 C ha va li S et a l H an d hy gi en e co m pl ia nc e am on g he al th ca re w or ke rs i n an ac cr ed ite d te rti ar y ca re h os pi ta l 20 15 M ul tim od al Tr an sv er sa l de ob se rv aç ão e in te rv en çã o 3 M ah fo uz A A et al C ha ng es i n ha nd h yg ie ne c om pl ia nc e af te r a m ul tim od al in te rv en tio n am on g he al th -c ar e w or ke rs f ro m i nt en si ve c ar e un its in s ho ut hw es te rn s au di a ra bi a 20 14 M ul tim od al In te rv en çã o 3 Jo hn so n L et a l A m ul tif ac to ria l a ct io n pl an im pr ov es h an h yg ie ne a dh er en ce an d si gn ifi ca nt ly r ed uc es c en tra l l in e- as so ci at ed b lo od st re am in fe ct io ns 20 14 M ul tim od al In te rv en çã o 3 C hu n H KC e t a l Ef fe ct s of h an d hy gi en e ed uc at io n an d in di vi du al fe ed ba ck o n ha nd h yg ue ne b eh av io ur M R S A a cq ui si tio n ra te a nd M R SA co lo ni za tio n 20 14 O bs er va çã o da ad es ão da la va ge m da s m ão s an te s e ap ós 6 a tiv id ad es es pe ci fic as - au la , ed uc aç ão e fe ed ba ck (g ui de lin es ) at ra vé s de Po w er Po in t - fe ed ba ck in di vi du al Q ua se ex pe rim en ta l 2 Le e SS e t a l Im pr ov ed H an d H yg ie ne C om pl ia nc e is A ss oc ia te d w ith t he C ha ng e of P er ce pt io n to w ar d H an d H yg ie ne a m on g M ed ic al P er so nn el 20 14 Pe sq ui sa at ra vé s de te st e e ob se rv aç ão d a pe rc ep çã o e ad er ên ci a, ap ós ap lic aç ão de um pr og ra m ad e In te rv en çã o 3 R esu lta do s 45 pr om oç ão da la va ge m da s m ão s at ra vé s de p ôs te re s e de id en tif ic aç ão de á re as d e m ai or ri sc o C ha kr av ar th y M et a l Th e im pa ct o f th e in te rn at io na l no so co m ia l in fe ct io n co nt ro l co ns or tiu m (i ni cc ) m ul tic en te r, m ul tid im en si on al h an d hy gi en e ap pr oa ch in tw o ci tie s of in di a 20 14 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 M ad hu ri M e t a l In fe ct io n co nt ro l lin k nu rs e pr og ra m : an in te rd is ci pl in ar y ao or oa ch in ta rg et in g he al th c ar e- ac qu ire d in fe ct io n 20 14 C om pe tiç ão e p re m ia çã o In te rv en çã o 3 G uz m an N B et al Im pa ct of th e in te rn at io na l no so co m ia l in fe ct io n co nt ro l co ns or tiu m ( in ic c) m ul tid im en si on al h an h yg ie ne a pp ro ac h in th re e ci tie s of c ol om bi a 20 13 M ul tim od al ob se rv ac io na l de in te rv en çã o 3 C hi go zi e J et a l P ro m ot io n of ha nd hy gi en e st re ng th en in g in iti at iv e in a N ig er ia n te ac hi ng h os pi ta l: im pl ic at io n fo r im pr ov ed p at ie nt sa fe ty in lo w -in co m e he al th fa ci lit ie s 20 13 M ul tim od al In te rv en çã o 3 S zi la gy i l e t a l A la rg e- sc al e as se ss m en t of h an d hy gi en e qu al ity a nd t he ef fe ct iv en es s of th e "w ho 6 -s te ps " 20 13 Tr ei na m en to at ra vé s de 5 es ta çõ es di dá tic as p ar a m el ho ra r a qu al id ad e da la va ge m In te rv en çã o 3 M az i W e t a l Im pl em en ta tio n of th e w or ld h ea lth o rg an iz at io n ha nd h yg ie ne im pr ov em en t s tra te gy in c rit ic al c ar e un its 20 13 W or ks ho p In te rv en çã o 3 S al am at i P e t a l Ef fe ct iv en es s of m ot iv at io na l in te rv ie w in g in p ro m ot in g ha nd hy gi en e of n ur si ng p er so nn el 20 13 Pa le st ra x E nt re vi st a m ot iv ac io na l Es tu do ra nd om iz ad o co nt ro le 2 H ui s A e t a l E xp la in in g th e ef fe ct s of tw o di ffe re nt s tra te gi es fo r p ro m ot in g ha nd hy gi en e in ho sp ita l nu rs es : a pr oc es s ev al ua tio n al on gs id e a cl us te r r an do m is ed c on tro le ed tr ai l 20 13 M ul tim od al Es tu do ra nd om iz ad o co nt ro le 2 R esu lta do s 46 R os en th al V e t al Im pa ct of th e In te rn at io na l N os oc om ia l In fe ct io n C on tro l C on so rti um ( IN IC C ) m ul tid im en si on al h an d hy gi en e ap pr oa ch ov er 1 3 ye ar s in 5 1 ci tie s of 1 9 lim ite d- re so ur ce c ou nt rie s fro m L at in A m er ic a, A si a, th e M id dl e E as t, an d E ur op e 20 13 S up or te ad m in is tra tiv o( co m itê de es tu do ), av al ia çã o do s pa rti ci pa nt es , di sp on ib ili za çã o de m at er ia l e tre in am en to O bs er va ci on a l de in te rv en çã o co m c oo rte 3 Sa nt os lX e t a l Im pr ov in g ha nd h yg ie ne a dh er en ce in a n en do sc op y un it 20 12 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 Sa la m a M e t a l Th e ef fe ct o f ha nd h yg ie ne c om pl ia nc e on h os ita l-a cq ui re d in fe ct io ns in a n ic u se tti ng in a K uw ai ti te ac hi ng h os pi ta l 20 12 P ôs te re s in te rv en çã o 3 Ki rk la nd K e t a l Im pa ct of a ho sp ita l-w id e ha nd hy gi en e in iti at iv e on he al th ca re -a ss oc ia te d in fe ct io ns : r es ul ts o f a n in te rr up te d tim e se rie s 20 12 M ul tim od al In te rv en çã o 3 H o M e t a l Ef fe ct iv en es s of m ul tif ac et ed h an d hy gi en e in te rv en tio ns i n lo ng -te rm c ar e fa ci lit ie s in H on g K on g: a c lu st er -r an do m iz ed co nt ro lle d tri al 20 12 M ul tim od al Es tu do ra nd om iz ad o co nt ro le 2 M ad ra zo C M e t al C lu st er r an do m iz ed tr ia l t o ev al ut e th e ef fe ct o f a m ul tim od al ha nd h yg ie ne im pr ov em en t s tra te gy in p rim ar y ca re 20 12 M ul tim od al In te rv en çã o e co nt ro le ra nd om iz ad o 2 R esu lta do s 47 Tr om p M e t a l Th e sh or t-t er m an d lo ng -te rm ef fe ct iv en ne s of a m ul tid is ci pl in ar y ha nd h yg ie ne im pr ov em en t p ro gr am 20 12 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 Ab ou m at ar H In fe ct io n pr ev en tio n pr om ot io n pr og ra m ba se d on th e PR E C ED E m od el : i m pr ov in g ha nd h yg ie ne b eh av io rs a m on g he al th ca re p er so nn el 20 12 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 M at ha i A S Ef fic ac y of a m ul tim od al i nt er ve nt io n st ra te gy i n im pr ov in g ha nd h yg ie ne c om pl ia nc e in a te rti ar y le ve l i nt en si ve c ar e un it 20 11 M ul tim od al ob se rv ac io na l de in te rv en çã o 3 Ev ei lla rd M e t al Im pa ct of a m ul ti- fa ce te d tra in in g in te rv en tio n on th e im pr ov em en t of h an d hy gi en e an d gl ov in g p ra ct ic es in f ou r he al th ca re se et in g in cl ud in g nu rs in g ho m es , ac ut e- ca re ge ria tri c w ar ds a nd p hy si ca l r eh ab ili tio n un its 20 10 M ul tim od al A nt es e a pó s in te rv en çã o 3 N ev a I e t a l Th e ef fic ac y of vi su al cu es to im pr ov e ha nd hy gi en e co m pl ia nc e 20 10 D is tri bu iç ão de di sp en se r de sa bã o co m lu z e al ar m e In te rv en çã o e co nt ro le ra nd om iz ad o 2 Er as m us V e t a l Im pr ov in g ha nd h yg ie ne b eh av io ur o f nu rs es u si ng a ct io n pl an ni ng : a pi lo t st ud y in t he in te ns iv e ca re u ni t an d su rg ic al w ar d 20 10 En tre vi st a Es tu do de in te rv en çã o 3 Sj ob er g M H an d di si nf ec ta nt pr ac tic e: th e im pa ct of an ed uc at io n in te rv en tio n 20 10 Pa le st ra Q ua se ex pe rim en ta l 2 R esu lta do s 48 Ba ta illo n S B et al In flu en ce of jo b se ni or ity , ha nd hy gi en e ed uc at io n, an d pa tie nt -to -n ur se ra tio o n ha nd d is in fe ct io n co m pl ia nc e 20 10 Ex pl ic aç ão , di st rib ui çã o de á lc oo l ge l de b ol so e d em on st ra çã o de té cn ic a In te rv en çã o 3 H el de r O K et a l Th e im pa ct of an ed uc at io n pr og ra m on ha nd hy gi en e co m pl ia nc e an d no so co m ia l in fe ct io n in ci de nc e in a n ur ba n N eo na ta l I nt en si ve c ar e un it: a n in te rn ve tio n st ud y w ith b ef or e an d af te r c om pa ris on 20 10 Au la s te ór ic as e p ra tic as O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 G ou ld D e t a l In te rv en tio ns t o im pr ov e ha nd h yg ie ne c om pl ia nc e in p at ie nt ca re 20 10 M ul tim od al R ev is ão si st em át ic a 1 H ua ng T T et a l E va lu at io n of a tra in in g pr og ra m m e on kn ow le dg e an d co m pl ia nc e of n ur se a ss is ta nt s` h an d hy gi en e in nu rs in g ho m es 20 08 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 R up p M E e t a l P ro sp ec tiv e, c on tro lle d, c ro ss -o ve r t ria l o f a lc oh ol -b as ed h an d ge l i n cr iti ca l c ar e un its 20 08 Im pl an ta çã o de á lc oo l g el Es tu do co nt ro la do 3 Sa x H M D e t a l D et er m in an ts o f go od a dh er en ce t o ha nd h yg ie ne a m on g he al th ca re w or ke rs w ho h av e ex te ns iv e ex po su re t o ha nd hy gi en e ca m pa ig ns 20 07 C am pa nh a In te rv en çã o e co nt ro le ra nd om iz ad o 2 W is ni ew sk i M F et a l Ef fe ct o f ed uc at io n on h an d hy gi en e be lie fs a nd p ra ct ic es : a 5- ye ar p ro gr am 20 07 D is tri bu iç ão a de qu ad a e m ar ke tin g In te rv en çã o 3 R esu lta do s 49 Tr ic k W E et a l M ul tic en te r In te rv en tio n Pr og ra m t o in cr ea se a dh er en ce t o ha nd h yg ie ne re co m m en da tio ns a nd g lo ve u se a nd to r ed uc e th e in ci de nc e of a nt im ic ro bi al re si st an ce 20 07 M ul tim od al O bs er va ci on a l de in te rv en çã o 3 C an iz a M A et a l Ef fe ct iv e ha nd h yg ie ne e du ca tio n w ith th e us e of fl ip ch ar ts in a ho sp ita l i n El S al va do r 20 06 V íd eo e fl ip ch ar t D oi s gr up os de in te rv en çã o 3 C re ed on S A et al H ea lth ca re w or ke rs ` ha nd de co nt am in at io n pr ac tic es : co m pl ia nc e w ith re co m m en de d gu id el in es 20 05 M ul tim od al Q ua se ex pe rim en ta l 2 La m B C C e t a l H an d hy gi en e pr ac tic es in a N eo na ta l I nt en si ve C ar e U ni t: a m ul tim od al in te rv en tio n an d im pa ct o n N os oc om ia l I nf ec tio n 20 04 M ul tim od al Es tu do ra nd om iz ad o 2 W on S e t a l H an dw as hi ng P or gr am fo r th e pr ev en tio n of no so co m ia l in fe ct io ns in a N eo na ta l I nt en si ve c ar e un it 20 04 M ul tim od al Es tu do pi lo to ob se rv a çã o in te rv en çã o 3 Resultados 50 5.2 Ensino da lavagem das mãos aos pacientes Foram incluídos cinco artigos que apresentavam estratégias de ensino a pacientes, relacionados à atividade de enfermagem “Orientar o paciente sobre técnicas adequadas de lavagem das mãos”, analisada nesse estudo. Os artigos são apresentados na Tabela 4. Todos os artigos incluídos foram publicados na língua inglesa. Quanto à origem das publicações, a predominância dos estudos foram de países da América do Norte (3; 60%) e Europa (2; 40%). Quanto ao ano de publicação, os estudos distribuíram-se entre os anos de 2004 e 2013, com destaque ao ano de 2013 (02; 40%). Houve uma publicação em cada um dos anos de 2004, 2010 e 2012. Dos cincos artigos incluídos, três eram revisões de literatura, sendo uma sistemática. Estes analisavam o uso de intervenções como pôsteres, palestras, explicações e distribuição adequada de álcool gel, e a importância da participação dos pacientesna adesão da adequada higiene das mãos e seu impacto no controle da infecção hospitalar60-80-81. Os demais artigos apresentavam intervenções distintas para o ensino do paciente. Um dos estudos utilizou uma intervenção composta por cinco etapas, descritas a seguir: etapa 1: em até 24 horas da admissão os pacientes receberam uma visita onde foram orientados sobre a importância do profissional de saúde lavar as mãos adequadamente e o impacto no controle da infecção; etapa 2: os pacientes receberam um folheto explicando quando, por que, como e quem deve lavar as mãos e após a orientação realizaram um pós-teste para análise do nível de compreensão; etapa 3: foi solicitado que os pacientes pedissem aos profissionais que lavassem as suas mãos antes da assistência; etapa 4: apresentação de um vídeo relembrando durante o almoço a necessidade e importância da lavagem das mãos; e etapa 5: entrega de adesivos e canecas com a frase “Você lavou as suas mãos hoje?”82. Outro estudo83, com delineamento quase-experimental, incluiu a equipe de enfermagem e os pacientes. Este focou as escassas oportunidades que a enfermagem oferece e incentiva aos pacientes a realizarem a lavagem das mãos Resultados 51 diariamente, sendo realizado um pré-teste, para estimar o índice de oportunidades ofertada e também a concepção tanto da equipe de enfermagem quanto dos pacientes sobre a sua importância. A intervenção foi pautada em programas educacionais e, no final, realizado um pós-teste. Todas as intervenções (05; 100%) obtiveram melhorias como resultados, porém as melhorias mais significantes ficaram em torno de 30 a 50%83-84 de adesão. Na análise do nível de evidência dos estudos, um estudo61 alcançou o nível de evidência 1, com o delineamento de uma revisão sistemática. Os demais estudos apresentaram níveis médios83 e baixos de evidência80-81-82. R esu lta do s 52 Ta be la 4 – A rti go s re la ci on ad os à at iv id ad e de e nf er m ag em “O rie nt ar o p ac ie nt e so br e té cn ic as a de qu ad as d e la va ge m d as m ão s” , se gu nd o au to r, tít ul o, a no , e st ra té gi a de e ns in o ut ili za da , d es en ho e n ív el d e ev id ên ci a do e st ud o. B ot uc at u, 2 01 5 AU TO R TÍ TU LO AN O ES TR AT ÉG IA D E EN S IN O U TI LI ZA D A D E S EN H O N ÍV EL D E EV ID EN C IA M cG uc ki n M e t al Pa tie nt e m po w er m en t a nd h an d hy gi en e, 1 99 7- 20 12 20 13 M ul tim od al R ev is ão lit er at ur a 3 A rd iz zo ne L L et al Pa tie nt h an d hy gu en e pr ac tic es in s ur gi ca l p at ie nt s 20 13 Es tu do d e ca so e p ro gr am a de e du ca çã o qu as e ex pe rim en ta l c om c oo rte 2 La nd er s T et a l Pa tie nt -c en te re d ha nd h yg ie ne : Th e ne xt s te p in i nf ec tio n pr ev en tio n 20 12 M ul tim od al R ev is ão lit er at ur a 3 G ou ld D e t a l In te rv en tio ns t o im pr ov e ha nd h yg ie ne c om pl ia nc e in p at ie nt ca re 20 10 M ul tim od al R ev is ão si st em át ic a 1 M cG uc ki n M e t al E va lu at io n of a p at ie nt e du ca tio n m od el f or in cr ea si ng h an d hy gi en e co m pl ia nc e in a n in pa tie nt re ha bi lit at io n un it 20 04 Pr og ra m a ed uc ac io na l e m on ito ra m en to Pr é e pó s in te rv en çã o 3 Resultados 53 5.3 Ensino da lavagem das mãos ao familiar/visitante/acompanhante Nesta estratégia foram incluídos cinco artigos que utilizavam a abordagem ao familiar, visitante e/ou ao acompanhante, relacionados à atividade de enfermagem “Orientar as visitas a lavarem as mãos ao entrar no quarto do paciente e ao sair dele”, analisada neste estudo. Os artigos são apresentados na Tabela 5. Todos os artigos incluídos encontravam-se na língua inglesa. Quanto à origem das publicações, a predominância dos estudos foram de países do continente europeu (2; 40%), da Ásia (2; 40%) e da América do Norte (1; 20%). Quanto ao ano de publicação, os estudos distribuíram-se nos anos de 2006,2011, 2012, 2013 e 2014. Os métodos empregados nos estudos foram predominantemente estudos controlados e randomizados (03; 60%) e quase-experimental (02; 40%). Em todos os estudos84-85-86-87-88 as intervenções apresentaram resultados positivos. As estratégias de ensino utilizadas nos estudos foram pautadas em estratégias de educação através de orientações verbais84, distribuição de álcool gel de bolso, aulas, pôsteres e adesivos85; uso de orientação verbal ao familiar e uso de vídeos86; e orientação dos visitantes quanto àtécnica correta de higiene das mãos, tiveram as mãos sujas com gel com brilho e foram orientados a lavarem as mãos com água quente e sabão durante 20 segundos cantando a música Row, row, row your boat ou Happy birthday duas vezes, como forma de contabilizar os 20 segundos necessários para a higiene adequada das mãos87; foi também utilizada orientação com aplicação de pré e pós-teste88. Nesta abordagem, não foram encontrados estudos com o nível máximo de evidência, todos os estudos obtiveram nível de evidência 2. R esu lta do s 54 Ta be la 5 – A rti go s re la ci on ad os à at iv id ad e de e nf er m ag em “O rie nt ar a s vi si ta s a la va re m a s m ão s ao e nt ra r n o qu ar to d o pa ci en te e ao s ai r d el e” , s eg un do a ut or , t ítu lo , a no , e st ra té gi a de e ns in o ut ili za da , d es en ho e n ív el d e ev id ên ci a do e st ud o. B ot uc at u, 2 01 5 AU TO R TÍ TU LO AN O ES TR AT ÉG IA D E EN S IN O U TI LI ZA D A D E S EN H O N ÍV EL D E EV ID EN C IA C on tz en N e t a l C ha ng in g ha nd w as hi ng b eh av io ur i n so ut he rn E th io pi a: A lo ng itu di na l st ud y on in fra st ru ct ur al an d co m m itm en t in te rv en tio ns 20 14 M ul tim od al Q ua se ex pe rim en ta l 2 Zo m er , T P et a l A h an d hy gi en e in te rv en tio n to d ec re as e in fe ct io ns a m on g ch ild re n at te nd in g da y ca re ce nt er s: de si gn of a cl us te r ra nd om iz ed c on tro lle d tri al 20 13 M ul tim od al Es tu do ra nd om iz ad o 2 Ka ew ch an a S et a l E ffe ct o f I nt en si ve H an d w as hi ng e du ca tio n on h an d w as hi ng be ha vi or s in T ha i H ou se ho ld s w ith a n In flu en za -p os iti ve c hi ld in U rb an T ha ila nd 20 12 M ul tim od al C on tro la do ra nd om iz ad o 2 Fi sh be in A e t a l G lo w g el h an d w as hi ng in th e w ai tin g ro om : a n ov el a pp ro ac h to im pr ov in g ha nd h yg ie ne e du ca tio n 20 11 Au la s te ór ic a e pr át ic as R an do m iz ad o ex pe rim en ta l 2 C he n Y et a l Ef fe ct iv en es s of h an d- w as hi ng te ac hi ng p ro gr am s fo r f am ilie s of c hi ld re n in p ae di at ric in te ns iv e ca re u ni ts 20 06 V íd eo Q ua se ex pe rim en ta l 2 Resultados 55 5.4 Roteiro do vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos Partindo dos resultados encontrados, foi construído um vídeo sobre o ensino da lavagem das mãos, a ser utilizados em ambientes hospitalares com o enfoque ao paciente e aos visitantes. O vídeo será disponibilizado no Youtube® para facilitar a reprodução, no canal da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. A seguir é apresentado o roteiro do vídeo: Duração: 45’’ Cenário: Hospital. Vemos um paciente deitado no leito. Letreiro: E SE AS BACTÉRIAS NÃO FOSSEM INVISÍVEIS? Um visitante entra no quarto. Ele abraça e aperta a mão do paciente deitado. Percebemos um detalhe: a mão do visitante estátotalmente coberta de tinta verde. Essa tinta suja o paciente, roupa e corpo. O visitante sai de cena. Corta para enfermeiro entrando no quarto e tocando o braço do paciente (todo sujo de tinta) para verificar sinais vitais. A tinta suja também as mãos do enfermeiro. O enfermeiro sai do quarto. Corta para enfermeiro no posto de enfermagem. Ele pega um telefone branco e suja o telefone com a tinta. Letreiro: INFECÇÃO HOSPITALAR. ESTÁ EM SUAS MÃOS COMBATER ESTE PROBLEMA. Corta para cena onde vemos lavagem correta das mãos. Letreiro: LAVE AS MÃOS. Discussão 56 6. DISCUSSÃO As mãos são o principal instrumento de trabalho da Enfermagem. Por meio delas os profissionais da enfermagem prestam a assistência, seja na manipulação de um catéter ou no preparo de um medicamento. As mãos dos profissionais de saúde, principalmente da enfermagem, estão em contato direto com diversos instrumentos, insumos e pessoas que podem estar colonizados. O ambiente hospitalar possui uma flora microbiota rica em microrganismos como vírus, fungos e bactérias, na procura de um hospedeiro para a colonização e/ou infecção. Pacientes internados estão mais susceptíveis a adquirirem uma infecção, uma vez que os mecanismos de defesa jáse encontram fragilizados. Durante toda a permanência no ambiente hospitalar estão sujeitos a uma exposição aumentada a microrganismos e a procedimentos invasivos ou imunossupressores com finalidade terapêutica e diagnóstica. Pesquisas21-22 indicam que uma grande porcentagem da infecção hospitalar poderiam ser prevenidas. A adequada higiene das mãos éapontada como grande aliada ao controle de infecção. Intervenções que melhoram a adesão e a qualidade da higiene das mãos são uma simples e poderosa forma de controle da infecção. A correta higiene das mãos, a orientação e educação ao profissional de saúde, ao paciente e ao familiar, fazem parte das atividades de enfermagem que compõem a intervenção Controle de Infecção na NIC, portanto, fazem parte da atuação do enfermeiro. Nos estudos que propuseram/ avaliaram estratégias de ensino da lavagem das mãos para profissional da saúde, foram identificadas melhoras na adesão e nos índices de infecção, independente da estratégia utilizada. Destes, 20 estudos (51%) utilizaram estratégias multimodais. A aplicação de estratégia multimodal na educação quanto àhigiene das mãos possui orientação da ANVISA e da OMS23-27. Infere-se que a estratégia multimodal é uma intervenção funcional, por permitir englobar e impactar, por diferentes momentos e formas. O impacto se inicia no momento das aulas teóricas e/ou práticas, na qual épossível agir na correção da técnica, solucionar dúvidas e conseguir a adesão dos profissionais. As melhorias da estrutura física da instituição de saúde, mostrou-se como estratégia de extrema Discussão 57 relevância, oferecendo meios para a lavagem das mãos, em locais estratégicos e de fácil acesso. Quando de fácil acesso e localizados no campo de visão do profissional, podem funcionar como lembretes e facilitam a construção de uma rotina adequada de higiene das mãos. A disponibilização de álcool na forma gel ou espuma também é uma ferramenta de extrema importância, uma vez que não somente substitui a lavagem com água e sabão, em alguns momentos, como também possui ação antimicrobiana, formando uma camada protetora nas mãos do profissional. Identifica-se que os cartazes têm um papel funcional para relembrarem e estimularem a lavagem das mãos em profissionais de saúde(41-42-43-44-45-46-47-48-49-50- 51-52-53-54-55-56-57-58-59-60-69). Essas intervenções, em conjunto, mostraram-se eficazes(41- 42-43-44-45-46-47-48-49-50-51-52-53-54-55-56-57-58-59-60). Os estudos analisados dividiam-se em estudos que analisam a adesão à lavagem das mãos41-43-44-45-47-48-49-50-51-52-54-57-58-60-61-62-63-65-66--68-69-70-71-72-73-75-76-77-78-79, a adesão àlavagem das mãos em cada um dos 5 momentos recomendados42-46-53-55- 64 e a avaliação da técnica56-59-66-74. Os profissionais da equipe de enfermagem são os profissionais que exercem maior número de atividades que enquadram-se nos 5 momentos recomendados de higiene das mãos64. Um artigo46 mostrou que os momentos onde são menos praticados a higiene das mãos são: antes de tocar no paciente e após ter contato com superfícies próximas do paciente. Já outro artigo64 mostra que o menor índice de adesão da lavagem das mãos é antes de procedimentos assépticos e após o contato com superfícies próximas ao paciente. A adesão versus técnica são um binômio que deveriam ser trabalhados em conjunto. Uma antissepsia das mãos mal realizada não é eficaz no controle de infecção. Os artigos41-43-44-45-47-48-49-50-51-52-54-57-58-60-61-62-63-65-66--68-69-70-71-72-73-74-75-76-77- 78que enfocaram a adesão são artigos observacionais que não utilizaram técnicas para avaliar a qualidade da higienização das mãos. Destaca-se um estudo66 que propôs uma avaliação da qualidade, na qual foi utilizada a luz ultra-violeta para verificar as áreas onde ainda encontravam-se sujidades, já outros estudos56-59-74 observaram se todas as etapas indicadas foram realizadas. Discussão 58 Dos estudos relacionados ao ensino ao profissional de saúde, apenas um61 apresentou alto nível de evidência. Se tratando de uma atividade fundamental para o controle de infecção, é essencial o desenvolvimento de estudos confiáveis. A educação permanente énecessária para impactar e manter bons índices de adesão e de qualidade na higienização. Estudos44-52-62 demonstram que as intervenções atingem um pico de adesão e qualidade enquanto ativas, porém voltam a cair após finalizadas. É notória a diferença numérica de publicações com público-alvo nos profissionais de saúde (39) versus pacientes (05) e familiares/visitantes/acompanhantes (05), entretanto todos esse veículos são peças- chaves no controle da infecção. Por vezes os pacientes podem estar colonizados, porém não infectados, não sendo necessária a utilização de precauções de contato, mas as mãos colonizadas agem como meio de transmissão de patógenos a superfícies hospitalares de uso comum, transformando um toque em uma corrente de disseminação de microrganismos. Pacientes hospitalizados, principalmente no caso de internações em Unidades de Terapia Intensiva, ficam frequentemente restritos aos seus espaços, sob os cuidados da enfermagem. A equipe de enfermagem, por sua vez, com inúmeras atividades assistenciais e administrativas acabam com frequência limitando as oportunidades do paciente de realizar a higiene das mãos ao momento do banho ou quando háalguma sujidade visível85. O paciente com catéteres, drenos e acessos podem também levar microrganismos para inserção deste, com um simples toque, o que é praticamente inevitável uma vez que os instrumentos estão acoplados ao corpo. Os pacientes também podem ser grandes aliados no controle àinfecção. Ao serem instruídos e orientados sobre como a higiene das mãos podem diminuir a transmissão de infecção e o risco de se adquirir infecção, estes poderiam ser empoderados a serem ativos no combate àinfecção, por meio do controle da higiene das mãos também dos profissionais de saúde que lhe prestam cuidado. Discussão 59 Estudos61-80-81-82-83 demonstram que intervenções de orientações e atividades semelhantes as voltadas para os profissionais de saúde, porém, com linguagem apropriada, são eficazes para impactar os pacientes. Os familiares/visitantes/acompanhantes são outra grande preocupação e fontes de transmissão de patógenos. Observa-se com frequência a ansiedade dos visitantes em ver e tocar seus entes queridos que estão hospitalizados, esquecendo de higienizar as mãos e até quebrando precauções quando necessárias a determinados pacientes. A higiene das mãos antes da visita é de extrema importância e necessária, uma vez que éimpossível ter controle sobre os locais onde os visitantes tocaram ao longo do dia e de quando foi a última vez que lavaram as mãos. Ressalta-se que, quanto à abordagem ao familiar/visitante/acompanhante, não foram encontrados estudos com alto nível de evidência analisando estratégias de ensino àlavagem das mãos nessa população. No combate à infecção relacionada à saúde, faz-se necessário um amplo conjunto de intervenções e da colaboração de todos os envolvidos, profissionais, paciente e pessoas que o cercam. Uma vez que a higiene das mãos é um importante meio de controle da infecção, o paciente e familiar/visitante/acompanhante podem ser empoderados a participarem ativamente nesse processo. Ainda existem poucos estudos que proponham estratégias de ensino a esta população. Considerando que ainda existem poucas estrat gias de ensino a este público, e diante da importância do tema, surgiu a proposta da elaboração de um vídeo - formato eficiente para transmitir uma mensagem - que fosse versátil a ser utilizado em qualquer ambiente hospitalar. Optou-se a disponibiliza o do v deo pelo Youtube para aumentar seu poder de veicula o e seu formato foi planejado para que possa ser reproduzido em institui es hospitalares, com f cil capacidade de compreens o e reten o da informa o. Discussão 60 Por meio deste estudo pode-se inferir que a atividade de enfermagem da intervenção Controle de Infeção da NIC, “Ensinar a adequada lavagem das mãos aos profissionais de saúde”alcança o nível 1, alto nível de evidência; a atividade “Orientar o paciente sobre técnicas adequadas de lavagem das mãos”, alcança também o nível 1; e a atividade “Orientar as visitas a lavarem as mãos ao entrar no quarto do paciente e ao sair dele”, alcança o nível 2 de evidência. Ressalta-se a importância no desenvolvimento de estudos com delineamento que permitam propor e avaliar estratégias de ensino da lavagem das mão