RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta Dissertação será disponibilizado somente a partir de 31/05/2025. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS CAMPUS DE ARARAQUARA MONISIA MAXIMIANA PEREIRA AMUI SALUM TERAPIA TÂNTRICA: SABEDORIA E CIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE (RE) EDUCAÇÃO NA SEXUALIDADE. ARARAQUARA – SP 2021 MONISIA MAXIMIANA PEREIRA AMUI SALUM TERAPIA TÂNTRICA: SABEDORIA E CIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE (RE) EDUCAÇÃO NA SEXUALIDADE Dissertação de Mestrado na versão final apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, para o Exame de Defesa do Mestrado. Linha de pesquisa: Sexualidade e educação : interfaces com a história, a cultura e a sociedade. Orientador: Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro ARARAQUARA – SP 2021 MONISIA MAXIMIANA PEREIRA AMUI SALUM TERAPIA TÂNTRICA: SABEDORIA E CIÊNCIA COMO FERRAMENTA DE (RE) EDUCAÇÃO NA SEXUALIDADE Data da defesa: 31/05 /2021 Dissertação de Mestrado na versão final apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, para o Exame de Defesa do Mestrado. Linha de pesquisa: Sexualidade e educação : interfaces com a história, a cultura e a sociedade. Orientador: Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro MEMBROS COMPONENTES DA BANCA EXAMINADORA: Presidente e Orientador: 1º – Titular (orientador): Paulo Rennes Marçal Ribeiro Universidade Estadual Paulista – UNESP Membro Titular: Fausi dos Santos (Faculdades Integradas de Bauru – FIB) Membro Titular: Valéria Cristina Gimenes Prado (Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense) 1º Suplente: Ana Claudia Figueiredo Rebolho (UNICEP) 2º Suplente: Gabriella Rossetti Ferreira (Evolua Educação, Cravinhos) Local: Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras UNESP – Campus de Araraquara AGRADECIMENTOS Acima de tudo, agradeço aos meus pais e a todos os nossos ancestrais, que se permitiram o fluir da energia da criação, e me proporcionaram a vida – gratidão! Ao orientador Professor Doutor Paulo Rennes Marçal Ribeiro, por ter confiado em mim e acreditado na minha pesquisa, pelo apoio e pela atenção pessoal; aos colegas de turma e demais professores da UNESP, pelo conhecimento partilhado e companheirismo. À banca examinadora, Professora Doutora Valéria Cristina Gimenes Prado, Professora Doutora Ana Claudia Rebolho e ao Professor Doutor Fausi dos Santos, agradeço as sugestões, auxilio, incentivo e contribuição nesta pesquisa. Aos familiares, amigos e amigas, que com peculiar maestria, me incentivaram a seguir em frente, diante dos percalços do momento da minha própria existência. Quando sentia que tudo desabaria, estavam ali disponíveis a facilitar o sentir da pulsação da vida; no coração, no olhar, nos gestos, nas palavras, no tocar a minha alma. Ao ponto de quando eu não mais queria sentir, estavam ali com o sopro da vida, me abrindo as narinas, rasgando o coração, arranhando a pele, refinando meu paladar e me permitindo ao meu próprio olhar. A todas e todos interagentes, pela credibilidade e confiança. Aos tântricos e tantricas, antepassados e contemporâneos, a toda a egrégora, pela coragem de seguir na ousadia de vivenciar a peculiar magia de ser o que se é. Especialmente a equipe da Comunna Metamorfose, ao Deva Nishok por seguir seu coração e ter a coragem de partilhar com a humanidade a sua experiência. Aos Deuses e Deusas do meu coração. Gratidão a todos os seres. Namaste Ji. “O corpo usa sua pele, sua fáscia e sua carne mais profunda para registrar tudo que ocorre com ele ... para aqueles que sabem decifrá-lo, o corpo é um registro vivo de vida transmitida, de vida levada, de esperança de vida e de cura. Seu valor está na sua capacidade expressiva para registrar reações imediatas, para ter sentimentos profundos, para pressentir.” Clarissa Pinkola Éstes Resumo Esta pesquisa é um mergulho pelo tantra: uma sabedoria ancestral que traz conhecimentos e práticas de uma filosofia e espiritualidade profundas para suas expressões contemporâneas na forma do neo-tantra. O objetivo principal deste trabalho é trazer fundamentos científicos para a terapia tântrica e sua junção com a sexualidade humana. Explora-se a objetividade científica aplicada às práticas não-lineares do neo-tantra em seu espaço numinoso. Isso confere credibilidade e conhecimento aos terapeutas e interagentes da área. Afirma a contribuição da terapia tântrica para o autoconhecimento, a educação sexual e para os próprios horizontes teóricos e práticos do neo-tantra.Uma pessoa que conhece sua potência e energia orgástica é capaz de viver mais plenamente, com paz e bem-estar. Discutem-se conceitos de sexo e sexualidade, traçando-se, com elementos históricos, uma análise sobre a sexualidade no Oriente e no Ocidente. A partir de um levantamento de elementos fundamentais do tantra tradicional, procede-se à descrição e compreenção de aspectos do neo- tantra, considerando-o um fenômeno em construção. Levanta-se a hipótese de que o neo-tantra integra a espiritualidade, filosofia e práticas do tantra tradicional, tendo se disseminado no ocidente com a contribuição de Osho. Sua perspectiva sobre a espiritualidade e suas propostas de meditações ativas abrem caminho para a contribuição das psicoterapias reichianas e subsequentes no desenvolvimento de estados meditativos de transcendência, rompimento de couraças musculares e transformações nas experiências de vida.. A partir de Osho, são trazidos os fundamentos teóricos ocidentais para as etapas da terapia tântrica: a teoria reichiana das couraças musculares do caráter e a bioenergética de Lowen. Conclui-se que o neo-tantra integra os elementos levantados na hipótese e propõe-se um manual para profissionais da educação sobre como lidar com o próprio corpo, emoções e pensamentos, para que possam viver melhor. Palavras-chave: Bioenergética. Educação Sexual. Sexualidade. Terapia. Tantrismo. Abstract This research delves into tantra: an ancient wisdom that brings up knowledge and practices, from a deep spirituality and philosophy, to its contemporary expression as neo-tantra. This paper aims mainly to bring scientific bases to contemporary tantric therapy and its juncture with human sexuality. It explores scientific objectivity applied to the non-linear practices of neo-tantra in its numinous space. Thus, it lends credibility and knowledge to therapists and interagents in the area. It asserts the tantric therapy contribution to self-knowledge, sexual education and to the very theoretical and practical horizons of neo-tantra. Someone who knows his or her orgastic potency is able to enjoy life fully, in peace and well-being. The text discusses traits of sexuality in Eastern and Western cultures. Then, it raises elementary aspects of the traditional tantra to understand and describe aspects of the neo-tantra, considering it a phenomenon under construction. The hypothesis is that neto-tantra integrates the spirituality, philosophy and practices of the traditional tantra, having spread over the West with Osho’s contribution. His perspective on spirituality and active meditations give way to Reich’s and subsequent psychotherapies to contribute to the development of transcendental meditative states, breaking of character armouring and transformation of life experiences. Starting from Osho, the researcg brings theoretical bases of Western science to the stages of tantric therapy: Reich’s theory of the character armouring and Lowen’s bioenergetics. The conclusion is that neo-tantra integrates the elements raised in the hypothesis. The paper also presents a manual for educational professionals on how to deal with their own bodies, emotions and thoughts, so that they can live better. Keywords: Bioenergetics. Sexual Education. Sexuality. Therapy. Tantrism. LISTA DE FIGURAS Figura 1. Templo Kajuraho .................................................................................................... .24 Figura 2. Reconstituição gráfica de um santuário de caveira de boi em Chatal- Huyuk ......... 27 Figura 3. Imagem representando Adi Shakti, símbolo da força criadora primordial .............. 29 Figura 4. Imagem representando Shiva Nataraja ............................................................................ 30 Figura 5. Mosteiro Gyuto ........................................................................................................ 33 Figura 6. Representação gráfica dos anéis de couraças musculares ....................................... 44 Figura 7. O movimento respiratório: o ar, as costelas, o pulmão e o diafragma. ................... 46 Figura 8. O fluxo de plasma na ameba, na expansão e na contração...................................... 48 Figura 9. Funcionamento do sistema nervoso autônomo nos órgãos: efeito parassimpático (prazer) e simpático (angústia). ..................................................................................................................... 49 Figura 10. Ilustração do Grounding ........................................................................................ 54 Figura 11. Diagrama da unidade e antítese no sistema nervoso autônomo e sua evolução. ......................... 55 Figura 12. Couraças musculares e anéis segmentares, segundo Reich. ........................................ 56 Figura 13. Experiências .......................................................................................................... 59 Figura 14. Carinho .................................................................................................................. 60 Figura 15. Reações do organismo à estimulação .................................................................... 63 Figura 16. O efeito de um impulso sobre a musculatura.. ...................................................... 64 Figura 17. Anatomia da Yoni .................................................................................................. 67 Figura 18. Anatomia do Lingam ............................................................................................. 67 SUMÁRIO UM POUCO DE MIM ........................................................................................................................ 11 1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................................... 11 1.1 Metodologia .................................................................................................................................... 14 2. SEXO E SEXUALIDADE .............................................................................................................. 19 3. TANTRA: A SABEDORIA NO TEMPO ..................................................................................... 26 4. A TERAPIA TÂNTRICA .............................................................................................................. 40 4.1 Etapas da terapia tântrica ............................................................................................................. 44 4.1.1 Respiração .................................................................................................................................. 45 4.1.2 A meditação ativa ....................................................................................................................... 51 4.1.3 O toque e a massagem tântrica ................................................................................................. 57 5. A FUNÇÃO DO ORGASMO E O PROCESSO EXPANSIVO DO PRAZER ......................... 63 6. A TERAPIA TÂNTRICA COMO ELEMENTO NA EDUCAÇÃO SEXUAL ......................... 69 6.1 Proposta profissional: Manual do Conhecimento de Si para Educadores: Sentir é Permitido. ..... 70 6.1.1 Auto prazer ................................................................................................................................. 71 7. CONCLUSÃO ................................................................................................................................. 73 REFERÊNCIAS .................................................................................................................................. 76 GLOSSÁRIO ....................................................................................................................................... 81 APÊNDICE .......................................................................................................................................... 88 11 UM POUCO DE MIM Quando a querida professora Dra Valéria sugeriu escrever falando sobre mim, bateu um frio na barriga! Ai meu deus! Falar o quê sobre mim num trabalho acadêmico?! Não se mistura coisas pessoais e trabalho, não é o que sempre ouvimos?! No entanto, mais uma vez se fez forte a sensação de estar no caminho certo e seguir o coração em todos os papéis que sigo na vida, seja pessoal ou profissional. E a mistura de trabalho com vida pessoal acontece na minha vida sim. Na realidade eu não entendo bem como as pessoas separam essas coisas. Afinal, somos um único ser, com uma única essência e desempenhamos papéis ao longo de nossa jornada. A essência manifestada será a mesma em todos os papéis. Então, se mistura sim. Diante de tantos papéis que vou assumindo, eu sou a Monisia, há 44 anos cheguei aqui nesse planeta e tenho vivido buscando o amor. Cheia de altos e baixos nessa busca constante. Atualmente, ando mais presente em mim. Mas, vivi um tempo longo bem desconectada. Meu corpo foi morada para quatro seres incríveis habitarem esse planeta. Busquei em parcerias, algum amor. Descobri que esse amor mora aqui comigo desde sempre. É o meu próprio amor. Dele todos os amores são possíveis. Gosto de viajar, de queijo, goiabada e água do mar. Gosto de vinho e de chá. Passar horas e horas infinitas conversando sobre qualquer coisa. Descobri recentemente que quando me sinto feliz eu viro uma tagarela. E quando triste me engasgo entre palavras e silêncio profundo. É incrível poder reconhecer isso. Gosto de velas, de sol, de vento, de frio, calor, de terra e fogo. Amo plantas, todas. As plantas são tão incríveis que até quando morrem nos trazem vida em diversas formas. Amo fogueiras e as vezes até danço ao redor, rezo, reflito, solto tagarelices, choro, dou risadas, vivo. Fico nua e me visto das roupagens que o conhecer de mim me permite tecer. Durante um período me dediquei exclusivamente à vida doméstica familiar. Mudei-me, junto com a família, de cidades e de país. Fomos morar no norte do mundo - Suécia. Vivenciei invernos severos, verões coloridos, paisagens belíssimas. Conheci uma nova cultura e uma história antiquíssima. Ao contato com esse mundo externo novo, teve início um despertar para um velho novo mundo aqui no meu coração. Então, comecei um processo de rever meus valores, condutas, sentimentos, necessidades, exageros, faltas, acertos, falhas, crenças e a vontade de retomar a vida profissional ressurgiu. No retorno ao Brasil, cidade nova, coração e cabeça mexidos, passeios por entre altos e baixos emocionais, acolhendo as demandas familiares e a minha própria demanda, escolhi retomar o trabalho e ao mesmo tempo, um desejo de me conhecer melhor, compreender o que sentia – um turbilhão de emoções e mudanças. 12 Sou formada em fisioterapia, especialista em uroginecologia, recentemente também chamada como fisioterapia pélvica. Minha grande paixão nesse caminho é a sexualidade. Desde que me lembro da minha vida humana há um verdadeiro encanto por esse universo mágico composto de tanto sentir e nutrir. Iniciei os atendimentos com fisioterapia nas disfunções sexuais. Muitas dúvidas surgiram e uma certa dificuldade na abordagem do corpo e em como acolher a emoção daquele corpo. Não sabia muito bem como facilitar o processo daquelas pessoas que tinham suas dores sexuais. Então, num momento de tagarelices com uma amiga, soube que tantra trata disfunções sexuais, entre outras questões. Uma luz se acendeu aqui. Surgiu a curiosidade em desvelar os mistérios que rodeiam o tantra. É algo que envolve questões culturais, religiosas, sociais, envoltas em misticismo, filosofia e muito tabu. Então, busquei escolas e fiz a formação em terapia vibracional tântrica na Comuna Metamorfose em Itapeva, Minas Gerais. A partir da formação, busquei outras experiências que envolviam práticas tântricas e mais aprendizados. Por conseguinte, a minha vida interna começou a se movimentar de tal forma que quando me dei conta, estava totalmente envolvida e encantada com o processo de vivenciar o tantra. A cada módulo, a cada experiência vivenciada, a cada leitura, a cada novo aprendizado, descobria mais uma parte de mim e o quanto era importante proporcionar aquilo para todas as pessoas e meus pacientes também. E a mistura do profissional com o pessoal tomou forma. Assim, ao meu redor, grandes transformações tiveram início e continuam. Nem tudo são flores nesse caminho de transformação. Mas, a alegria de ter consciência plena do sentir, plantar meu próprio jardim e poder transitar entre as flores que brotam, com mais clareza e propriedade de mim mesma, é incrivelmente libertadora. Sentir na respiração, na pele, no estômago, nos músculos esqueléticos, na mente, na musculatura lisa, no coração, na psique, na alma, na camada etérea que me envolve é algo que transcende o que consigo colocar em palavras. Enquanto profissional, entender o processo da prática tântrica no corpo se tornou uma busca. A partir do sentir no meu próprio corpo e perceber os sentimentos e crenças se transformando em algo fluído e amoroso no despertar de sensibilidade ao toque. Entender e explicar através da ciência a magia do meu próprio despertar e de todos que passam pelas práticas tântricas, que contribui para uma vida de plena qualidade física e emocional. Tenho aprendido que permitir fluir o sentir é um caminho para viver a vida com mais verdade e conexão. O tantra vem guiar o caminho. Um grande reencontro comigo mesma. Um encontro do amor com o próprio amor. Assim, a vida segue misturada. 13 1. INTRODUÇÃO A sexualidade configura um aspecto amplo do ser humano. É parte integrante do indivíduo e contribui diretamente para a sua identidade ao longo de toda a vida. Representa características sociais, emocionais e fisiológicas. E contribui para um adequado equilíbrio físico e emocional (Girão, 2015). A Organização Mundial de Saúde refere-se à sexualidade como uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados. É ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, e por isso influencia também a nossa saúde física e mental (OMS, 2001, como citado por Pavarini, 2020). Adquiriu valor próprio ao longo dos anos e, hoje, é entendida como um componente positivo do desenvolvimento pessoal e social ao longo de toda a vida e todas as suas formas de expressão contribuem para o bem-estar pessoal e relacional (UNESCO, 2013). A sexualidade começa a se formar na infância, desenvolve-se na adolescência e se manifesta de maneiras diferentes ao longo da vida. Compreende orientação sexual, reprodução, prazer, erotismo e relação sexual. Exterioriza-se em pensamentos, comportamentos, desejos e relacionamentos. É influenciada por fatores biológicos, psicológicos, econômicos, sociais, culturais, éticos, legais, históricos e religiosos. Para Freud, se o indivíduo negar a sua sexualidade, jamais se sentirá um ser inteiro. Assim, estará suscetível a alterações de comportamento nocivas, que se podem expressar desde uma leve disfunção a parafilias (Lara, 2009). O tantra original é uma filosofia milenar de transmissão oral. Dinamismos históricos permitiram que o tantra chegasse ao ocidente, expressando-se de outras formas. Este trabalho traz para a escrita o novo tantra ocidental, também conhecido como neo-tantra, terapia orgástica, terapia do prazer e terapia tântrica, dentre outros nomes. A terapia tântrica é ensinada em cursos livres e aplicada em consultórios e espaços terapêuticos. Bebendo da fonte de sua tradição, consiste em perspectivas e práticas que expandem o horizonte da sexualidade. Traz, para esse campo, noções sobre consciência, conhecimento de si, presença, corpo e sentimentos. O objetivo principal deste trabalho é trazer fundamentos científicos para a terapia tântrica e sua junção com a sexualidade humana. Explora-se a objetividade científica aplicada às práticas não- lineares do neo-tantra em seu espaço numinoso. Isso confere credibilidade e conhecimento aos terapeutas e interagentes da área. Afirma a contribuição da terapia tântrica para o autoconhecimento, para a educação sexual e para os próprios horizontes teóricos e práticos do neo-tantra. 73 7. CONCLUSÃO O tantra, como foi trazido para o conhecimento ocidental pelos autores referenciados nesta pesquisa, é uma espiritualidade que permite experimentar o sagrado em tudo. A expansão no sentir, permitida pelo alcance de Siddhi na entrega do praticante à Sādhana ressoa na expansão vivenciada em terapia pelo interagente em sua busca por um melhor viver. Toda a discussão levantada sobre a sexualidade reprimida no domínio do patriarcado evidenciam o potencial dessa tradição, ao conceber uma essência sagrada feminina, trabalhar com a energia sexual e buscar a iluminação através do sentir do mundo que os seres habitam. Esse mesmo potencial libertador está no âmbito da terapia tântrica. Inegavelmente, seus movimentos com a energia sexual ou com a energia orgástica remetem à essência filosófica do tantra, ainda que ela só possa ser apreendida por vias indiretas, dada a sua transmissão oral. A terapia tântrica permite a vivência de uma relação transformada com a sexualidade, resultando numa vida de maior prazer, paz, felicidade e bem-estar. Além disso, a revisão bibliográfica que integrou a descrição do tantra e das etapas da terapia tântrica confirma a hipótese levantada no segundo capítulo. Mesmo sem uma preocupação em discutir o tantra sistematicamente, Osho foi influente em captar elementos da essência tradicional tântrica e contribuiu, sobretudo, com suas práticas de meditação ativa, para a popularização do tantra no ocidente. Esse movimento permitiu a emergência do tantra em roupagens e códigos mais próximos à forma Ocidental de ver o mundo. E o encontro do tantra com o Ocidente, na forma da terapia tântrica, representa um processo de fusão de fronteiras com o Oriente. A espiritualidade da essência Shakti e seu equilíbrio com Shiva, o princípio masculino, complementa-se com a teoria das couraças, da análise do caráter, da potência orgástica e da bioenergética. A busca da iluminação ou Samadhi não é menos sagrada do que a busca pela cura de traumas e disfunções, através de práticas corporais que remetem às mesmas raízes. Quanto à questão da sexualidade, cabe a ressalva, retomando Foucault (1988, como referenciado por Senem e Caramaschi, 2017), de que a integração do sexo e da sexualidade no discurso contemporâneo pode ser uma ferramenta para o próprio poder, o controle e a dominação. Chauí (1991) “chama atenção para o fato de que ‘o novo saber sobre o sexo, saber científico e objetivo, não é necessariamente e automaticamente portador do fim da repressão sexual, podendo ser apenas uma nova variante dela’”(Chauí, 1991, p.22 como citada por Senem & Caramaschi, 2017,p 185). Nesse sentido, este trabalho abre um possível campo de 74 pesquisas sobre os discursos de divulgação e as práticas utilizadas pelos terapeutas e demais instituições que promovem o neo-tantra e têm se popularizado contemporaneamente. Esses estudos podem, por exemplo, abordar o discurso nos diferentes canais de divulgação, sobretudo webpages e redes sociais, buscando entender quais aspectos do tantra estão presentes. Podem, ainda, ser complementados por estudos de campo abordando as práticas e o que nelas vai além da superfície discursiva. Em ambos casos, pode-se analisar a presença de elementos da tradição filosófica, assim como dos saberes sobre sexualidade e dos saberes científicos das terapias corporais. Mesmo assim, qualquer pesquisa vai chegar ao limite de que o tantra e o neo-tantra são essencialmente práticos e a transmissão de seus conhecimentos perdura com a característica não só da oralidade, mas da transmissão de uma linguagem sem palavras. É a linguagem profunda do ser, transmitida pelo corpo, pelo carinho e por sua amorosidade. Em relação ao aspecto prático da terapia tântrica, não há um protocolo a ser seguido. Não existe técnica certa ou errada. Os métodos descritos apresentam resultados mais que satisfatórios e evidenciam a importância da formação e aprimoramento contínuos para a terapeuta ou o terapeuta tântrico. Isso permite a escolha da melhor prática ou conjunto de práticas para cada caso, visando melhores resultados no desenvolver do tratamento. Nesse não-protocolo, é importante o compromisso de terapeuta e interagente com o amor, com a própria essência em si, que é a essência do tantra, manifestada em cada ser e em tudo o que existe. Como ela se manifesta de maneira muito individual, o terapeuta tântrico goza de relativa liberdade para agregar as técnicas disponíveis de acordo com a realidade que o toca em suas práticas. Com base nos conhecimentos adquiridos de consultório e de vivências práticas do neo-tantra, percebe-se, nas capacitações, a ausência de uma fundamentação teórica que dê conta de compreender o que for possível do movimento prático do neo-tantra. Esta pesquisa foi motivada por tal lacuna e trouxe elementos para preenchê-la. Ela demonstra a importância da teoria de Reich para entender a energia que se movimenta na terapia tântrica, assim como para compreender a natureza e características das couraças em cuja dissolução a terapia trabalha. A bioenergética e o conceito de grounding trazem uma compreensão fundamental para elucidar os processos que acontecem nas etapas da terapia. Todos os conhecimentos conceituais trazidos na descrição constituem um arcabouço de conhecimento que pode ampliar a compreensão mais sistematizada do neo-tantra, podendo integrar o currículo de cursos de capacitação na área. É imprescindível, ainda assim, assumir e aceitar que o tantra tem um aspecto experiencial muito individual e sempre carregará algo de intangível, que nunca será sistematizado ou organizado. 75 Tantra é liberdade. E a liberdade do sentir jamais caberá nas fronteiras da racionalidade. Neste amplo universo de amorosidade e de prazer, do sentir e do sagrado, esta pesquisa mapeou algumas de suas constelações, a fim de oferecer possibilidades de caminhos para a pesquisa, capacitação e aplicação prática da terapia tântrica, reconhecendo o neo-tantra como espiritualidade, filosofia, ciência e prática em construção. 76 REFERÊNCIAS Almeé, A. (2020). Tantra, Neo Tantra, Sexualidade e Orgasmo, por Aysha Almeé. [Podcast] https://open.spotify.com/episode/18vSvawfK9bMQpxclWvl9S?si=asbvrZPST_CUxqbQAbiuNw Recuperado em 30/04/2021. Anand, D. O. (2020) Desmistificando a massagem tântrica: Como funciona e porque funciona? Disponível em: https://prazeremsentir.com.br/2020/07/29/desmistificando-a-massagem-tantrica-como- funciona-e-porque-funciona/ Recuperado em: 15/10/2020. Anaruma, S. M. (2010, Outubro) Notas sobre a teoria de Wilhelm Reich. [Slides] Slideshare. https://pt.slideshare.net/Anaruma/teoria-de-wilhelm-reich Recuperado em: 28/04/2021 Azevedo, M. N. (1985). 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