ARTIGO 38 Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação Juliana Lazzarotto Freitas, Leilah Santiago Bufrem, Ely Francina Tannuri de Oliveira, Maria Cláudia Cabrini Grácio Resumo Introdução: Considera que a literatura na área de Ciência da Informação (CI) compreende uma diversidade temática com baixo destaque para assuntos relacionados aos modos de fazer pesquisa. Analisa a produção científica dos autores que tratam da temática metodologia de pesquisa na literatura de Ciência da Informação (CI) e o referencial no qual se fundamentam as questões metodológicas relativas à área. Discute as posições metodológicas e epistemológicas dos pesquisadores destacados como mais produtivos nacionalmente na temática. Método: Adota a modalidade de análise de conteúdo aliada aos estudos métricos para contextualizar os indicadores gerados referentes à produção, à colaboração relacionada aos tipos de autoria e à análise de citação. Considera o acoplamento bibliográfico como uma modalidade de análise em que são estudadas as citações concomitantes. Desenvolve referencial teórico sobre a importância da análise de produção científica nos domínios do conhecimento. Explora concepções teóricas sobre metodologia de pesquisa e a complementaridade desta com a epistemologia no fazer pesquisa. Resultados: Evidencia, na produção dos autores, a metodologia como foco temático aplicado a contextos da CI e também como objeto de pesquisa da referida área. Considera que a produtividade proeminente dos autores justifica-se especialmente pelo aprofundamento nos metaestudos sobre modos de fazer pesquisa em CI. Identifica a tendência aos estudos de autoria única sobre o tema. Conclusões: Considera que a realização de metaestudos e também de estudos aplicados e metodológicos é importante para que se reconheça, na área de CI, um núcleo teórico e prático consistente. Em relação às influências epistemológicas identificadas com a análise de acoplamento, observa que a epistemologia racionalista crítica e a epistemologia social e política são destacadas na construção do referencial teórico dos autores. Palavras-chave Ciência da Informação. Análise da produção científica. Análise de citação. Acoplamento bibliográfico. Metodologia da pesquisa. Introdução A literatura na área de Ciência da Informação (CI) compreende uma diversidade temática com baixo destaque para assuntos relacionados aos modos de fazer pesquisa. Valoriza-se, neste estu- do, a importância de se reverem procedimentos alternativos de pesquisa, partindo-se do pressu- posto que a identificação de estudos relativos a essas modalidades na área de CI é uma tentativa de contribuição em relação ao seu domínio cien- tífico. Trata-se de uma aproximação com seus fundamentos teóricos, epistemológicos e a visua- lização das inquietações dos pesquisadores. A temática eleita decorreu da intenção de que se esclareçam as relações de um domínio de pesqui- sa científica com os métodos construídos pelos estudiosos em suas práticas de pesquisa, enten- dendo-se como domínio um “produto da história da metodologia, da teoria e da descoberta cien- tíficas ao longo de muitos séculos”. Mesmo que em estado maduro, os domínios estão, segundo Lloyd, “em constante processo de refinamento” (LLOYD, 1995, p. 38, 39). Com base nessa pre- missa, pode-se afirmar a necessidade de autoco- nhecimento dos domínios da ciência, de espaços de questionamento sobre como os autores tratam as questões relativas à metodologia de pesquisa www.atoz.ufpr.br 39Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação na literatura científica e sobre os quadros teóricos em que se fundamentam. A realização de uma pesquisa sobre pesquisa tem sido denominada de metaestudo, ou seja, um voltar-se da pesquisa para si mesma, como meio para que a ciência produzida se reconheça e os membros da comunidade científica conheçam as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em sua área. Assim, identificam-se os autores que tratam da temática metodologia de pesquisa na literatura científica de CI e em qual referencial estes autores se fundamentam para emergir suas preocupações metodológicas relativas a esse campo do conheci- mento. Considera-se, para a realização desse intento, a combinação de diferentes modalidades métri- cas, em especial com indicadores de produção e de citação, abarcando nesta última modalidade o acoplamento bibliográfico, pela qual se relacio- nam as citações concomitantes. A opção meto- dológica pela análise de citação remete às carac- terísticas estruturantes que compõem o cenário das pesquisas científicas, representando assim o processo dinâmico, social e histórico das relações existentes em um domínio científico, relações que podem ser de diferentes naturezas: temáti- cas, institucionais, entre autores seminais e aque- les por eles influenciados, entre outras. Busca-se ampliar e consolidar o entendimento sobre as posições metodológicas dos pesquisadores mais representativos nacionalmente nesta temática e seus respectivos fundamentos teóricos. Fundamento teórico-metodológico da investigação O estudo e o resgate histórico da produção cien- tífica de uma área, considerando suas estrutu- ras teórico-metodológicas, favorecem, segundo Lloyd, a compreensão de um domínio científico (1995, p. 38). Para o autor, “a análise de uma cons- trução científica permite melhor compreender as explicações e o emprego de arcabouços que in- cluem pressupostos metodológicos e filosóficos”. Em relação à modalidade de análise de citação, para Grácio e Oliveira (2013a), o fundamento das citações é a consideração de que um artigo científico, por menor que seja sua contribuição científica, faz avançar o conhecimento na área. Entretanto, um artigo não é uma entidade solitá- ria, mas está imerso na literatura sobre o tema, de modo que a obra de um autor se constrói sobre a produção daqueles que o precederam. Como ele- mentos indicadores dessa literatura, as citações são indícios de tendências e posturas teóricas, metodológicas e consequentemente epistemoló- gicas. O conjunto de citações de uma pesquisa permite a identificação de autores cujas teorias, conceitos ou métodos serviram de base no desenvolvimen- to de uma pesquisa, como argumentam Vanz e Caregnato (2003). Assim, criam-se novos conhe- cimentos a partir da relação entre as citações e as expectativas dos pesquisadores. Segundo Meadows (1999), uma forma de avaliar a qualidade de uma produção consiste em verifi- car o nível de interesse que ela provoca. Isso pode ser medido por meio da quantidade de citações nas referências bibliográficas em momento pos- terior. Essa evidência quantitativa também pode se manifestar em relação ao acoplamento. O acoplamento bibliográfico analisa as seme- lhanças entre dois artigos ou autores comparando as referências comuns aos dois (GLÄNZEL, 2003; GUEDES; BORSCHIVER, 2005; LUCAS; GAR- CIA-ZORITA, 2014). Complementando o expos- to, pondera-se também o fato de que a pesquisa científica e a geração de conhecimento em deter- minada área pode ser aprimorada com a reflexão sobre os modos de fazer pesquisa e as epistemo- logias que os fundam (SÁNCHEZ-GAMBOA, 1997, p. 67). Os estudos sobre opções metodológicas vêm ao encontro destas preocupações, quando se consi- dera que a metodologia é essencial na construção do conhecimento científico. Entretanto, deve-se reconhecer também que toda metodologia inte- gra-se a uma epistemologia (RENDÓN ROJAS, 2008, p. 5). Portanto, o rigor e as exigências da www.atoz.ufpr.br 40 Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação prática metodológica decorrem dos pressupostos epistemológicos que fundamentam as pesquisas. Essa posição se evidencia nos argumentos de González de Gómez (2000, p. 1), ao afirmar que: Os métodos, quantitativos, qualitativos, comparativos, assim como as técnicas de coleta e análise da informa- ção, definem a direção e modalidade das ações de pes- quisa de modo secundário, estando já ancorados num domínio epistemológico e político que acolhe e legitima as condições de produção do objeto da pesquisa. A concepção da autora em relação às opções me- todológicas eleitas na produção científica por seus autores considera a complexidade da pesquisa científica como um processo informacional, em que permeiam posições ideológicas e políticas. Tais posições podem ser identificadas a partir do estudo dos métodos e das epistemologias que os fundam. Nesse sentido, Bufrem (2009a, p. 5) de- fende que a produção científica, seja qualquer o seu grau de de- senvolvimento ou a sua formalização metodológica, sempre pressupõe formas de consciência, pelas quais os pesquisadores dão sentido e significado às suas práticas. Adota-se para o presente trabalho a concepção de metodologia como [...] o domínio que dá suporte teórico, estrutural, técni- co e epistemológico à apreensão, análise, compreensão e/ou explicação de objetos suscetíveis à investigação, buscando primeiramente auxiliar o pesquisador na de- finição do tema e em como torná-lo relevante ao desen- volvimento de um campo científico, a fim de contribuir com o processo de conscientização e crítica (FREITAS, 2012, p. 23). Evidencia-se que a metodologia de pesquisa, ou seja, os modos de fazer pesquisa contemplam dimensões diferenciadas que se integram em um modelo quadripolar da prática metodológi- ca, proposto por Bruyne, Herman e Schouthee- te (1977). Essas dimensões complementares são denominadas pelos autores como polos episte- mológico, morfológico, teórico e técnico. Bufrem (2013) complementa esse olhar em relação ao fa- zer científico com as dimensões política e ética que integram as relações existentes em um domí- nio científico. Nesse mesmo encaminhamento, Chalmers (2000, p. 188) não considera aceitável que uma meto- dologia determine a adoção ou preferência por uma teoria em detrimento de outra em uma dada situação, ou “adotar teorias que tenham maior apoio indutivo pelos seus feitos aceitos”. O fato de algumas teorias serem incompatíveis com os “feitos geralmente aceitos e com os episódios da ciência comumente considerados como constitu- tivos de suas fases mais progressivas” confirma a condição dominante do ensino e da aplicação da metodologia na ciência como “provedora de regra para guias científicos”. Dessa condição de- corre o desuso de outras teorias e métodos assim como a continuidade e reprodução de modelos teóricos e instrumentais. (CHALMERS, 2000, p. 188). As concepções presentes neste estudo permitem a ampliação da consciência sobre o que se vem realizando em termos práticos de pesquisa e bus- cam favorecer a superação da adoção acrítica de modos de pesquisa já reconhecidos, permitindo a criação de condições mais favoráveis à investi- gação científica. Trajetória metodológica do estudo A trajetória metodológica deste estudo susten- tou-se nas análises de conteúdo e de citação como suporte para a pesquisa. O corpus de artigos so- bre o tema foi extraído da Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação ( Brapci), correspondendo ao período de 1970 a 2012. Os 26 artigos, assinados por 43 autores (em autoria ou coautoria) constituíram o corpus de análise. Este corpus é resultado da pesquisa intitulada O ensino da metodologia científica: re- percussões na produção científica em Ciência da Informação (FREITAS; BUFREM, 2013) voltada, entre outros objetivos, para uma categorização temática dos artigos da área de CI. Neste, a bus- ca na Brapci foi feita pelos termos “metodologia” e “pesquisa” para abranger as variações: meto- dologia da pesquisa, metodologia de pesquisa e também uma busca por “metodologia científica” e “método científico”. As três buscas foram feitas pelos campos: título, palavra-chave e resumo. www.atoz.ufpr.br 41Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação Foram identificados os autores mais produtivos na temática, os tipos de autoria e colaboração científica. Para a realização da análise de citação e de acoplamento, as referências utilizadas pelos quatro autores mais representativos da temática foram sistematizadas no software Excel, identi- ficando-se, desse modo, os autores mais citados por eles. Em seguida, criou-se uma matriz para a geração de gráfico no software Ucinet, no qual são representados os autores mais citados pelos autores mais produtivos, assim como os autores por eles acoplados. Isso foi possível porque o corpus de autores foi pouco expressivo numerica- mente. Assim, a partir das citações puderam ser destacados os posicionamentos representantes da frente de pesquisa nacional sobre o tema, assim como seus referenciais. Resultados Os resultados desdobram-se nos seguintes itens: autores mais representativos na temática selecio- nada para a pesquisa, tipos de autoria encontra- dos no corpus de análise, análise de conteúdo dos artigos dos autores mais representativos e análise de citação destes, por meio de acoplamento bi- bliográfico. Análise de conteúdo das pesquisas dos autores mais representativos Em virtude da produção quantitativamente pou- co expressiva sobre o tema, elencaram-se somen- te as quatro autoras mais representadas no corpus dos 26 artigos recuperados, cada uma com duas publicações, a saber: Gilda Olinto do Valle Silva, Leilah Santiago Bufrem, Maria Nélida González de Gómez e Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes, responsáveis por 30,76% do corpus. Busca-se aqui, retratar as relações mais evidentes nas pesquisas da área, por meio da análise dos au- tores que citam e de suas vertentes metodológicas e teóricas nos estudos analisados. Na produção científica identificada, observa-se a metodologia como foco temático aplicado a con- textos da CI e também como objeto de pesquisa da referida área. A destacada produtividade dessas autoras justifi- ca-se pelo aprofundamento nos metaestudos so- bre modos de fazer pesquisa na área, na pesquisa sobre modelos conceituais no âmbito da organi- zação e gestão da informação e do conhecimento e em relação aos modelos de ensino e aprendiza- gem dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na análise de conteúdo dos artigos a autora Gon- zález de Gómez, com dois artigos teóricos sobre o tema, apresenta a metodologia como objeto de pesquisa, e a expressão de um pensamento cujo esforço e intenção voltam-se à produção do co- nhecimento numa perspectiva histórica, social, política e epistemológica já definida. De acordo com a autora, se as estratégias metodológicas são definidas em horizontes concretos de possibilida- des políticas e epistemológicas, os programas de pesquisa em Ciência da Informação, vinculados às Ciências Sociais, são duplamente afetados, em sua estrutura paradigmática e em seus conteúdos teóricos e empíricos, pela configuração social dos regimes de informação (GONZÁLEZ DE GÓ- MEZ, 2000). Afirma que o escopo e a abrangência de um programa de pesquisa definem-se em três espaços gnosiológicos com diferentes demandas e culturas que direcionam a perspectiva de uma sociedade da informação: o da comunidade de pesquisa, o de gestão e avaliação da ciência e o da rede ampla de pares. Silva (1987), em um de seus artigos, representa um modelo conceitual para consolidar um pro- grama de metodologia de pesquisa que visa o maior rigor e eficiência no processo da pesquisa para a área. O modelo consiste primeiramente Nome do autor Instituição Total Trab. BUFREM, L. S. UFPR 2 GOMES, M. Y. F. S. de F. UFBA 2 GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. UFF 2 SILVA, G. O. do V. IBICT 2 Tabela – Autoras mais representativas do corpus Fonte: os autores, 2014. www.atoz.ufpr.br 42 Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação na elaboração de uma matriz de dados com as variáveis e casos a serem estudados, na segunda etapa propõe um trabalho de campo para preen- cher essa matriz de dados e na terceira, a matriz é analisada. Percebe-se que a autora denota uma preocupação com o modo adequado de se elabo- rar uma pesquisa, desde a delimitação do proble- ma científico às variáveis que o permeiam. Em seu segundo artigo, Silva (1990) apresenta vários aspectos e etapas que podem ser considerados em um trabalho sobre um único conceito, isto é, mostra como esse conceito pode ser trabalhado teórica e empiricamente em uma única pesqui- sa. Como exemplo, utiliza o conceito de “uso de biblioteca” aplicado em uma pesquisa feita com alunos de uma escola de 2º grau no Rio de Janei- ro. Observa-se que a autora busca em seu refe- rencial, aporte na epistemologia crítica de Karl Popper, a qual será clarificada no decorrer do es- tudo, por meio dos acoplamentos, considerando que Popper também está presente no referencial de Bufrem e Santos (2009b). Bufrem, Costa, Gabriel Júnior e Pinto (2010) realizam um estudo metodológico que foi ope- racionalizado e validado na mesma pesquisa. Es- tes propõem uma metodologia para a criação de ambiente integrado de monitoramento e geren- ciamento de publicações periódicas para compo- sição de dados da Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os autores definem e analisam variáveis orientadoras da pesquisa e, por meio de um estu- do exploratório e mapeamento das demandas dos usuários, realizam a testagem de um protótipo para a concretização da proposta. Descrevem o planejamento, construção, implementação e vali- dação do produto funcional do sistema, utilizan- do a rede internet como plataforma de aplicação. Já no segundo artigo, Bufrem e Santos (2009b) elaboram um estudo de enfoque prioritariamente teórico a fim de analisar a aplicabilidade e o uso da etnografia como metodologia para explorar a pesquisa na área da CI. Essa pesquisa visou des- tacar, na produção científica da área, a etnografia como método de construção científica, a par- tir de reflexões sobre sua aplicação no reconhe- cimento de valores subjetivos, permitindo um olhar crítico sobre a pesquisa no campo da CI. As autoras reconhecem no estudo, o valor do méto- do etnográfico, oriundo da antropologia, para a apreensão e análise de um contexto multicultu- ral, entendendo a cultura da informação sob uma perspectiva emergente na área em estudo, cujo aprofundamento requer valores e instrumentos antropológicos coerentes com as diversas áreas interdisciplinares que compõem o campo cientí- fico da informação. Por meio da análise interpre- tativa do discurso de diversos autores, as autoras buscam a reflexão que priorize a representação qualitativa do conhecimento. Nota-se uma preocupação com a valorização e explicitação da informação social e culturalmen- te construída, como produto e objeto de estudo na área da CI. Observa-se que Bufrem e seus coautores em am- bos os estudos (2009b; 2010), sob uma ótica filo- sófica da informação e da pesquisa como siste- ma dinâmico de construção que tem dimensões éticas e políticas, concebem a metodologia de pesquisa como um conjunto de atividades que auxilia a compreensão do próprio processo de in- vestigação e não somente visa o produto final da pesquisa. Gomes (2006), também voltada ao valor da aná- lise da produção científica para o desenvolvimen- to da ciência, analisa as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em um período de dez anos. A autora identifica as tendências temáticas, os tipos de pesquisa e as abordagens metodológicas pre- dominantes nas dissertações, constatando como predominantes: gerência de serviços e unidades de informação; estudos de usuário, demanda e uso da informação e de unidades de informação e comunicação, divulgação e produção editorial. Constata também a presença marcante da pes- quisa empírica e o predomínio dos estudos ba- seados em dados quantitativos. Evidencia que o estudo de caso foi a metodologia mais utilizada, com 50% do total das dissertações, enquanto a pesquisa teórica esteve presente em apenas três dissertações, 5% do total analisado. Gomes, ainda em 2006, no artigo intitulado “Tendências atuais www.atoz.ufpr.br 43Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil” constata o re- duzido número de trabalhos cujo objeto de aná- lise é o conhecimento produzido na área. Apesar de pouco numerosos, os resultados desses estu- dos constituem indicadores das tendências da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Infor- mação, além de apontarem fragilidades teóricas e metodológicas dessa produção, contribuindo, dessa maneira, para ultrapassá-las. As quatro autoras denotam uma preocupação com as fragilidades teóricas e metodológicas da CI. Embora suas pesquisas caracterizem-se por diferentes opções metodológicas, considera-se que tanto os estudos teóricos e empíricos como os metodológicos e avaliativos são fundamentais para que se reconheça na CI um núcleo teórico e prático consolidado e que seus métodos e téc- nicas sejam transpostos a outros domínios para enriquecerem as possibilidades de análises de produção científica em diferentes áreas, em uma relação dialógica de contribuição com tais domí- nios, corroborando a interdisciplinaridade carac- terística da CI. Tipos de autorias no corpus de análise Em relação aos tipos de autoria identificados no corpus de 26 artigos assinados por 43 autores, no- ta-se que os estudos sobre o tema surgem a partir de 1978, somente em autoria individual, o que presume trabalhos advindos de reflexões resul- tantes de amadurecimento dos pesquisadores em relação à prática do fazer pesquisa. A década de 1980 também foi marcada pela incidência dos es- tudos de autoria única. Somente no ano de 2000, aparece um estudo em dupla autoria, represen- tando, ainda, a metade do número das pesquisas de autoria única que eram realizadas na referida década. Já, em 2006, aparece o primeiro trabalho em autoria tripla. Os trabalhos em autoria única perduraram até 2008. Há somente dois estudos com cinco auto- res, respectivamente em 2007 e 2009. A autoria quádrupla inicia em 2007 e tem seu ápice em 2010. Por fim, no último ano analisado (2012), somente se observa autoria quádrupla sobre a te- mática. Em relação ao tipo de autoria das pesquisadoras em destaque, observa-se que Gomes, González de Gómez, e Silva apresentam autoria única em ambos os trabalhos que produziram, ao passo que Bufrem realiza um dos estudos em coautoria com Santos para aprofundar-se na presença do método etnográfico na literatura em CI e o outro estudo para validar o protótipo da Base Brapci, em coautoria com mais três pesquisadores. Este último, considerado um estudo metodológico como fim, faz parte de uma tipologia de pesqui- sa não muito incidente na área e que apresenta maior complexidade para sua realização e con- clusão. Análise de citação dos autores mais representativos do corpus de análise Frohmann foi um dos autores citados por Bu- frem e por González de Gómez, com incidência expressiva de cinco citações, em especial para a última autora. Este autor apresenta uma visão direcionada ao aspecto social da CI, quando faz crítica à dimensão cognitiva da área, consideran- do os aspectos epistemológicos e metodológicos que favorecem o enfrentamento dos desafios identificados no campo. Pode-se dizer que essa abordagem da epistemologia política possibilita o estudo das complexas relações entre atores en- volvidos no processo informacional. Nota-se que Frohmann é voltado ao domínio da Filosofia da Ciência, enquanto Castells, tam- bém citado por Bufrem e González de Gómez, é oriundo da Sociologia. Já a autora mais citada por Gomes é Oliveira, que também faz menções a Castells em seu referencial. González de Gómez cita autores que trouxeram contribuições expressivas ao desenvolvimento da CI em relação à conceituação da informação científica, destacando Mikhailov, Chernyi e Gil- yareski, cada um com duas incidências. www.atoz.ufpr.br 44 Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação Além destes últimos mencionados, outros auto- res da área de CI seriam Hjørland e Albrechetsen, também citados por González de Gómez (2000) em relação à análise de domínio, cuja dimensão social é enfatizada no que tange ao contexto e suas especificidades. Estes autores explicitam sua proposta na obra Toward a new horizon in infor- mation science: domain-analysis. As abordagens pelas quais pode ser realizado esse tipo de análise em um contexto específico foram objeto de pos- terior publicação somente por Hjørland em 2002. Goffman, citado por González de Gómez (2000), foi o pioneiro da Ciência da Informação mate- mática. A autora o cita, especialmente em relação aos estudos de recuperação da informação (RI). Segundo González de Gómez (1999-2000), a RI por meio de máquinas, a formalização de lingua- gens para os sistemas de informação e também os estudos bibliométricos buscariam “fundamentar generalizações e teorias na leitura de regulari- dades empíricas e em sua formalização nomoló- gica, tal como nas leis de Bradford e nas teorias epidemiológicas da ‘disseminação de ideias’ de William Goffman” (GONZÁLEZ DE GÓMEZ, 1999-2000). Wonnacott e Wonnacott foram citados por Gilda Olinto do Valle Silva, devido às pesquisas esta- tísticas por eles realizadas. A autora referencia as obras “Introdução à Estatística” (1980) e “Fun- damentos da Estatística” (1985), embora não te- nham sido encontradas citações destes autores no corpo do texto. Karl Popper foi citado por Silva (1990), pela obra “Conjeturas e refutações” e por Bufrem e Santos (2009b), pela obra “A lógica da pesquisa cientí- fica”. O autor, citado pelas pesquisadoras, nota- biliza-se por suas obras na área de Filosofia da Ciência. Considerando que o empirismo reduz todo con- teúdo do conhecimento às determinações obser- váveis, as leis e teorias científicas são hipotéticas e conjeturais, ou seja, na concepção de Popper, uma teoria confirmada é uma teoria que ainda não foi infirmada, isso é, as verdades existem, mas têm prazo de validade. O importante, argu- menta o autor, é compreender “como as teorias se verificam”, já que o irracional é elemento de toda e qualquer descoberta. Assim, “o que carac- teriza o método científico é justamente o desejo de expor deliberadamente as teorias, de todos os modos possíveis, ao crivo da refutação, e não o de procurar defendê-las ou preservá-las sistema- ticamente” (POPPER, 1975, p. 110-113). Como racionalismo crítico, a epistemologia de Karl Popper baseia-se nos seus três mundos: Figura – Autores citados e acoplados pelas autoras mais representativas na temática Fonte: os autores, 2014. www.atoz.ufpr.br 45Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação mundo físico, mundo mente/consciência e mun- do das ideias/registros intelectuais. A partir das dimensões ideológicas de Popper, desenvolveu-se a Teoria Cognitiva da Recuperação da Informa- ção (RI), alicerçada especialmente nos estudos de Belkin e Ingwersen (1992 apud ALMEIDA et al., 2007, p. 21). O britânico Bertram Brookes (1980) também se baseou na epistemologia de Popper. Conforme Prado (2013), Brookes fundamentou-se “na apli- cação da lei cunhada por Popper e sua aborda- gem focou as perspectivas contidas na parte que descreve os aspectos do “mundo 3”, constituído pelos produtos intelectuais”. Brookes justifica seu raciocínio em defesa da dimensão da informação como coisa, exatamente com as relações desta natureza com os princípios de Popper (PRADO, 2013, p. 4). Busha e Harter (1980), citados por Silva (1987), Bufrem e Santos (2009b), são coautores da obra Research methods in librarianship. Pode-se dizer que a produção destes autores contribui com a área aproximando-se da posição epistemológica de Popper, em relação ao desenvolvimento da di- mensão cognitiva na CI, relativa a usuários e à busca pela informação. Gomes cita de modo expressivo as pesquisas de Oliveira. Embora esta última não tenha sido ci- tada pelas outras três autoras mais produtivas, apresenta um referencial relacionado à temática interdisciplinaridade da CI e caminhos da pes- quisa na área. Em uma de suas pesquisas, Oliveira (1999) ana- lisa as características das dissertações produzidas no curso de mestrado em Ciência da Informa- ção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como contribuição às categorizações temáticas, faz uma comparação de seus resultados com es- tudo similar realizado por Järvelin e Vakkari, autores também citados por Bufrem (2009a). Se- gundo esta autora (1996), o levantamento de Jär- velin e Vakkari parece ter estabelecido o sistema mais consistente de categorias, pois seus estudos têm sido utilizados como base para muitos que o seguiram. Järvelin e Vakkari (1993, p. 129) con- firmam, por meio de análise de conteúdo, que nas últimas décadas a literatura em Biblioteconomia e CI apresentou muitas análises estatísticas sobre as pesquisas publicadas. Entretanto, segundo os autores, nenhum dos mais recentes estudos cobre todo o leque de opções temáticas e metodológi- cas. Mueller é citada por Gomes (2006) e Bufrem e colaboradores (2010), entretanto as autoras se re- ferem a obras distintas. Gomes menciona obras de Mueller produzidas em colaboração da auto- ra com outros pesquisadores, a saber: “O perió- dico Ciência da Informação na década de 1990: um retrato da área refletido em seus artigos”, em coautoria com Pecegueiro (2001) e “A pesquisa em Ciência da Informação no Brasil - análise dos trabalhos apresentados no IV Enancib” na década de 2000, em coautoria com Miranda e Suaiden. Por sua vez, Bufrem e seus colaboradores citam a pesquisa de Mueller intitulada “A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao co- nhecimento” (2006). Em relação à autocitação, ou referência que um autor faz em seu próprio artigo a trabalhos por ele publicados, é uma prática usual e até reco- mendada, sempre com a devida cautela, quando a produção sobre o tema é incipiente, como é o caso deste estudo. Além disso, observa-se que são importantes para a construção da pesquisa no sentido de que as autoras apresentam uma produção amadurecida sobre a temática, não so- mente refletida no corpus analisado, mas também em outras pesquisas identificadas no Curriculum Lattes das autoras. Assim, encontram-se cinco in- cidências de autocitação nos estudos de Gomes, três nos de Bufrem e duas nos de González de Gómez. Gomes cita as duas autoras que a prece- deram, González de Gómez e Bufrem, em duas oportunidades. Corrobora-se o já mencionado na introdução deste estudo, ou seja, a literatura na área abarca uma diversidade temática com pequena incidên- cia de estudos relacionados aos modos de fazer pesquisa. Dessa constatação, pode-se aferir que a reflexão epistemológica e metodológica é in- cipiente na CI, o que coincide com a crítica de www.atoz.ufpr.br 46 Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação Hjørland quando afirma que poucos pesquisado- res têm analisado os pressupostos filosóficos por trás de diferentes abordagens em Ciência da In- formação (2000, p. 524). Segundo o autor, a com- preensão mais profunda de uma área de pesquisa é fornecida pelo estudo de pressupostos filosófi- cos subjacentes a ela, que representam o aspecto mais negligenciado pelos pesquisadores (HJØR- LAND, 2000, p. 527). Tal afirmação vai ao encon- tro da necessidade de se fazer pesquisa sobre a pesquisa para desenvolver a prática e a teoria de uma área, simultaneamente, sem ignorar suas ba- ses filosóficas. Considerações finais É importante salientar que a seleção do corpus de análise abrangeu somente as pesquisas que contemplavam o termo metodologia e suas va- riações conforme a descrição dos procedimentos metodológicos. Embora o termo epistemologia também pudesse recuperar estudos relativos a fundamentos metodológicos da pesquisa na área, a opção eleita justifica-se devido à necessidade de delimitação do corpus e aprofundamento no tema. Observou-se que os tipos de pesquisa predomi- nantes realizados pelas autoras mais produtivas foram: a pesquisa descritiva com enfoque teórico e a pesquisa metodológica como fim. Essa constatação recai sobre a questão do ama- durecimento no fazer científico, demandado para possibilitar a reflexão sobre o próprio método e o processo de investigação. Também se observa que as autoras unanimemen- te refutam a visão tecnicista relativa aos modos de fazer pesquisa, em que a metodologia da pes- quisa científica é considerada um livro de normas prescritivas, conforme alerta Mills (1972, p. 132), insistindo na recusa a qualquer esquema rígido de procedimentos, por parte do “artesão intelec- tual”. A visão social da CI e a preocupação epistemoló- gica é outro fator abrangido pela análise de cita- ção realizada, com destaque especial a González de Gómez, fundamentada mais especificamente na epistemologia política. Dentre os autores ci- tados que priorizam o enfoque social, Hjørland ganha evidência. A epistemologia racionalista crítica de Karl Popper com sua dimensão cogni- tiva como aspecto focal na construção do conhe- cimento e da pesquisa também foi apresentada de modo expressivo nas análises, embora o core de autores tenha sido pouco numeroso por razões já manifestas. Referências ALMEIDA, D. P. R. et al. 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The study analyzes the scientific production of authors who investigate about research methodology in the information science (IS) literature, and the references used to lay the foundation of the methodological issues regarding the area. It discusses the methodological and epistemological positions of the leading researchers highlighted as the most productive investigators on the subject in the country. Method: The research adopts the content analysis coupled with metric studies to contextualize the indicators related to productivity, to the types of authorship and citation analysis. The bibliographic coupling method is considered an analysis mode which analyzes concomitant citations. It develops a theoretical framework about the importance of scientific production analysis in different knowledge fields. The study investigates, from a theoretical perspective, the concepts about research methodology and the complementarity between methodology and epistemology in conducting research. Results: The results of the analysis showed that the production of the highlighted authors presents the methodology as a thematic focus to be applied to IS contexts, as well as a research object in the field. The prominent productivity of the authors is justified especially by deepening the meta studies about the ways to conduct research in IS. This study also identifies a trend to single- authored studies about the theme. Conclusions: The research considers that meta studies and applied and methodological studies are important to recognize a consistent theoretical and practical core in the IS area. Regarding the epistemological influences identified by the citation analysis, the study observes that the critical rationalist epistemology and the social and political epistemology are highlighted in the construction of the theoretical framework of the most productive authors. Keywords Information Science. Scientific production analysis. Citation analysis. Bibliographic coupling. Research methodology. Recebido em 30 maio 2014 Aceito em 1 julho 2014 Agradecimentos: Trabalho apoiado por concessão de bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). www.atoz.ufpr.br 49Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014 | www.atoz.ufpr.br A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação Sobre os autores: Juliana Lazzarotto Freitas Bacharel em Gestão da Informação - UFPR, Especialista em Gestão de Negócios - UFPR, Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR, Doutoranda em Ciência da Informação - Unesp, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. julilazzarotto@gmail.com Leilah Santiago Bufrem Graduada e licenciada em Filosofia – PUCPR, Graduada em Biblioteconomia e Documentação – UFPR, Mestre em Educação – UFPR, Doutora em Ciências da Comunicação – USP. Professora Visitante Sênior no Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação – UFPE, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Unesp, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR. santiagobufrem@gmail.com Ely Francina Tannuri de Oliveira Graduada em Pedagogia – Unesp, Graduada em Matemática – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Osvaldo Cruz, Mestre e Doutora em Educação – Unesp, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Unesp/Marília, Livre-Docente do Departamento de Ciência da Informação – Unesp/Marília. etannuri@gmail.com Maria Cláudia Cabrini Grácio Bacharel em Estatística - Unicamp, Mestre em Estatística - Unicamp, Doutora em Filosofia - Unicamp, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Unesp/Marília. cabrini@marilia.unesp.br Como citar este artigo: FREITAS, J. L.; BUFREM, L. S.; OLIVEIRA, E. F. T. de; GRÁCIO, M. C. C. A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 38-49, jan./jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: www.atoz.ufpr.br