PRISCILA PERIPATO A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO ADOLESCENTE NO FOLHATEEN 2 PRISCILA PERIPATO A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO ADOLESCENTE NO FOLHATEEN Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Araraquara, para obtenção do título de Mestre em Letras (Área de Concentração: Lingüística e Língua Portuguesa) Orientadora: Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin ARARAQUARA OUTUBRO/2006 3 PRISCILA PERIPATO A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE DO ADOLESCENTE NO FOLHATEEN COMISSÃO JULGADORA DISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE _____________________________________________________ PRESIDENTE E ORIENTADORA: Profa. Dra. Maria do Rosário V. Gregolin _____________________________________________________ 1º EXAMINADORA Profa. Dra. Maria Isabel de Moura Britto _____________________________________________________ 2º EXAMINADORA Profa. Dra. Cássia Regina Coutinho Sossolote 4 A Deus, por ter me concedido a graça de concluir mais uma etapa da minha caminhada; a meus pais, pelo carinho, amor e dedicação que muito contribuíram para minha formação 5 AGRADECIMENTOS Gostaria de manifestar minha gratidão a todas as pessoas e instituições que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este trabalho se realizasse, e em particular: Ao Programa de Pós-Graduação de Lingüística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara, pelo apoio burocrático durante o curso. À Banca de Qualificação, Maria Isabel e Cássia, pela leitura atenta do relatório e pelas contribuições oferecidas. À minha orientadora, Profa. Maria do Rosário, pela dedicação e doação dispensadas para a elaboração dessa dissertação. Aos meus amigos que compartilharam comigo essa mesma jornada, em especial à minha querida amiga Ana Carolina. 6 SUMÁRIO LISTA DE IMAGENS ................................................................................................... 8 Resumo ............................................................................................................................9 Astract ............................................................................................................................10 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ...................................................................................11 1.1 Relevância da Pesquisa ......................................................................................... 11 1.2 Objetivos ................................................................................................................. 12 1.2.1 Geral .............................................................................................................. 12 1.2.2 Específico ...................................................................................................... 13 1.3 Pressupostos Teóricos ............................................................................................ 14 1.4 Metodologia ............................................................................................................ 21 1.5 A Organização dos Capítulos ............................................................................... 25 ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E MÍDIA ................. ........................................ 29 2.1 Considerações sobre a adolescência: a adolescência no discurso científico ..... 29 2.1.1 - A adolescência e a modernidade .................................................................. 30 2.1.2 - As diferentes visões da adolescência ........................................................... 32 2.2 Identidade ............................................................................................................... 39 2.3 A mídia e o poder disciplinar ................................................................................ 47 GÊNERO TEXTUAL E AUTORIA .......................................................................... 54 3.1 Autoria no discurso ............................................................................................... 54 3.2 O gênero epistolar .................................................................................................. 62 3.2.1 Uma breve história do gênero epistolar .......................................................... 62 3.2.2 O Gênero epistolar .......................................................................................... 65 3.2.3 A carta enquanto exercício pessoal ................................................................ 68 A ANÁLISE .................................................................................................................. 71 4.1 O suplemento Folhateen ........................................................................................ 71 4.2 Considerações sobre a seção de cartas ................................................................. 77 4.3 A análise .................................................................................................................. 82 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 125 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 133 ANEXOS ..................................................................................................................... 139 Tabela classificatória das cartas analisadas ............................................................ 140 8 LISTA DE IMAGENS Imagem da Seção de Cartas com o antigo visual gráfico .............................................. 73 Imagem da Seção de Cartas com o novo visual gráfico ................................................ 74 9 RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade do adolescente a partir de representações discursivas na mídia, especificamente na representação presente na coluna de cartas do leitor do suplemento Folhateen, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. Para isso, vamos utilizar os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, derivada da linha de Michel Pêcheux, para encontrar nas cartas enviadas formulações que remetam às identidades construídas pelos próprios adolescentes, por meio do que é dito e como é dito, e pelo jornal, por meio da seleção e edição das cartas que serão publicadas. Nelas podemos ainda encontrar vestígios da representação dessa identidade, múltipla devido às múltiplas posições assumidas pelos adolescentes, além de podermos encontrar ligações com o interdiscurso e com a memória discursiva. Palavras-chave: adolescente, identidade, mídia, representação discursiva. 10 ABSTRACT The present work intends to make an analysis of the construct of the identity of the adolescent starting from discursive representations in the media, specifically in the representation present in the readers letters column of the supplement Folhateen, published by Folha de S.Paulo newspaper. For this, we will use the theoretical concepts of Discourse Analysis, derivative from Michel Pêcheux studies, to find in the letters that were sent formulations that are related to the identity constructed by the adolecents, through what is said and how is said, and by the newspaper, through the selection and edition of the letters that will be published. In them, we can find tracks of the representation of this identity, multiple due to the multiple positions assumed by the adolescents, besides being able to find out connections with the interdiscourse and with the discursive memory. Key words: adolescent, identity, media, discoursive representation. 11 CAP. 1: CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 RELEVÂNCIA DA PESQUISA Existem hoje, no Brasil, cerca de 21 milhões de pessoas cuja idade está entre os 12 e 18 anos. Essa faixa etária corresponde às pessoas as quais convencionamos chamar de adolescentes. Se estendermos um pouco mais esses limites etários para 10 a 24 anos - pois muitos estudiosos consideram que essa faixa também pode corresponder à adolescência -, temos no Brasil 52 milhões de pessoas, ou seja, aproximadamente 1/3 da nossa população, o que faz com que o nosso país ainda seja considerado um país jovem (http://www.fundabrinq.Org.br/portal/alias__abrinq/lang__en/tabid__137/default.aspx). Mas o que é ser adolescente? Há muitas tentativas de se conceituar a adolescência, mas qualquer que seja a classificação usada, ela será reducionista, haja vista essa fase não ser um período marcado apenas por mudanças biológicas, mas também sociais. De qualquer modo, adolescência recebe, em nossa sociedade, uma atenção especial por parte de vários profissionais, sejam eles ligados à educação, à saúde ou à política. Isso porque, socialmente e historicamente, concebeu-se, principalmente nas sociedades ocidentais, a adolescência como um período que carece de atenção específica. A experiência do adolescente ocorre hoje em condições muito particulares, em uma época de rápidas e variadas transformações da sociedade. A conjuntura na qual ele se encontra envolve modernidade, alta tecnologia, rapidez, sociedade de mercado e globalização. O adolescente constitui-se, inclusive, tanto por representar um contingente quantitativamente importante quanto pelas características que lhe foram socialmente atribuídas, um mercado consumidor em potencial – por isso, o grande número de produtos voltados para ele. A mídia também tem um interesse especial pelos adolescentes. Há um grande número de programações na televisão, no rádio, assim como publicações na mídia impressa voltadas especificamente para os adolescentes. É inegável que os meios de comunicação têm uma influência grandiosa na sociedade. Eles não apenas relatam fatos, mas os constroem, produzem os sentidos, que serão absorvidos pelos sujeitos, na grande maioria das vezes, incontestavelmente. É por isso que a mídia é conhecida como mass media, ou seja, a mediadora das massas, que oferece as informações já prontas, em um processo que priva o sujeito de pensar e 12 refletir. Nas palavras do jornalista José Hamilton Ribeiro, “a imprensa livre é o quarto poder de um país” (RIBEIRO, 1997, p. 97). A mídia é uma instituição complexa e, para tentar entendê-la, é necessário perceber o seu envolvimento com questões de tecnologia, história, economia e política. É por isso que se faz importante analisar como os adolescentes são representados pela mídia. Mais do que orientar esses jovens e possibilitar o aparecimento de um espírito crítico, os programas e publicações voltadas para esse público ajudam a criar uma identidade para ele, por meio dos símbolos que divulgam. A mídia participa na formação das pessoas, produz subjetividades, “sugere” modos de ser e de agir, fabricando comportamentos. Não é a mídia que reflete a realidade, que a imita, mas, muitas vezes, são as pessoas do mundo real que a copiam. Para a presente pesquisa, foi tomada como córpus uma publicação voltada para o público adolescente, o caderno Folhateen, veiculado pelo jornal Folha de S.Paulo. Em específico, serão analisadas as cartas que os leitores desse suplemento enviam a ele. É na materialidade discursa que podemos achar pistas das identificações que o sujeito assume, como elas são representadas e perceber quão heterogêneas e até contraditórias elas podem ser. Por isso, é importante perceber qual é o papel de fala do adolescente na mídia e estudar os procedimentos discursivos dessa construção identitária, a fim de compreender o papel da mídia na formatação das representações para os jovens contemporâneos. 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 OBJETIVO GERAL Este trabalho tem como objetivo geral estudar a construção da identidade do adolescente pela mídia, em específico pelo suplemento Folhateen, produzido pelo jornal Folha de S.Paulo, analisando as cartas enviadas pelos adolescentes-leitores ao referido caderno. Ao estudarmos as representações discursivas das identidades dos adolescentes, queremos encontrar direções para duas perguntas principais: a primeira é como o jornal vê os adolescentes, quais concepções de adolescências cria e quais identidades formula para eles por meio da seleção das cartas que serão publicadas e da possível edição pela qual elas passam. A segunda questão é como o adolescente vê o adolescente, como o 13 representa e se representa discursivamente por meio das cartas que produz e envia. A partir daí, tentaremos analisar se a identidade que assume é uma reprodução da identidade criada pela mídia ou se há resistências. 1.2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO Ao pensar nestas questões mais amplas descritas acima, podemos formular muitas outras questões, subdividindo-as com relação à atitude do jornal, com relação à atitude dos adolescentes e com relação às cartas enviadas. Com relação ao jornal, analisaremos primeiramente como é pensada a identidade do adolescente em uma conjuntura como a atual, onde os valores são descartáveis, assim como os gostos. E, em um país tão repleto de desigualdades como o Brasil, tentaremos analisar se o jornal abarca toda a diversidade existente entre os adolescentes, se todas as diferenças são levadas em conta e como elas são nomeadas. Tentaremos ainda verificar se há algum tipo de comportamento adolescente que é preferencialmente veiculado e se há outros que são excluídos, analisando ainda como a seleção das cartas que foram publicadas privilegia alguns assuntos em detrimento de outros. Podemos ainda nos perguntar como e por que são criadas as representações para os jovens, e quais as conseqüências disso. Com relação aos adolescentes, analisaremos se eles reconhecem o jornal enquanto um formador de opinião e se eles se sentem representados no suplemento. Também podemos pensar se os próprios adolescentes reconhecem que há diferenças entre eles e se eles se incluem na concepção que eles próprios fazem da adolescência. Com relação às cartas que os adolescentes escrevem para o jornal, analisaremos se é possível perceber o adolescente enquanto autor de sua carta, e se as cartas enviadas para o jornal podem ser percebidas enquanto um exercício da escrita de si. Também queremos analisar como a memória discursiva funciona na fala dos adolescentes, ao escreverem as cartas, e na atitude do jornal, ao selecioná-las. Para conseguirmos resposta para todos esses questionamentos, escolhemos como princípios teóricos os estudos da Análise do Discurso francesa. 14 1.3 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS É importante, antes de começar uma pesquisa, ter certeza das bases teóricas que serão usadas. E conhecer essas bases implica conhecer um pouco de sua história. Sem essa, os conceitos em que se apóiam a pesquisa podem perder sua “espessura polêmica” e podem acabar banalizados (GREGOLIN, 2004a). Por isso, cabe neste momento discutir, ainda que brevemente, a história da Análise do Discurso francesa derivada da linha de Michel Pêcheux (doravante AD), cujos pressupostos irão nortear a presente pesquisa. Segundo Maingueneau (1990), é imprescindível estudar os fundamentos da AD por eles serem “estreitamente” ligados às “investigações empíricas”. Maldidier (2003) atribui o início da AD a “uma dupla fundação”, a partir dos trabalhos de Jean Dubois, lingüista e lexicógrafo, e Michel Pêcheux, um filósofo mais interessado na história das ciências. É importante ressaltar que ela não nasceu de um gesto fundador específico, mas constituiu-se como uma renovação de estudos antigos, como a Retórica, a Filologia, a Hermenêutica. Segundo Maingueneau (1990), ela também não seria uma mera evolução da Lingüística. Para Possenti (2004c), a AD deriva de múltiplas rupturas com relação ao que vinha sendo pensado e estudado e, assim como ela não é fruto específico de um único acontecimento, mas sim resultante de transformações, também os seus dispositivos teóricos não são estáticos, nem foram formulados de forma pacífica e definitiva, mas foram conseqüências de muitas reflexões e reformulações. Durante a década de 60, o estruturalismo triunfava e a Lingüística, considerada como “ciência piloto”, possuía metodologia e suportes teóricos bem definidos, que serviam de base para as outras ciências humanas. Embora Saussure nunca tenha usado o termo estrutura, ele deriva a partir da noção de sistema lingüístico, presente no Curso de Lingüística Geral. Saussure percebeu a complexa relação da linguagem e rompeu com análises anteriores que consideravam palavras isoladas como objetos de estudo e que procuravam relacioná-las com idéias e objetos do mundo. Para Saussure, a partir da teoria do valor lingüístico, tudo no sistema lingüístico estava relacionado e deveria ser analisado a partir de relações internas, afirmando, assim, uma teoria imanentista. O objetivo do estruturalismo era a língua fechada em si mesma, o sistema lingüístico, regular e abstrato, estudado independentemente de influências externas, estas que não eram consideradas partes da estrutura. 15 Mas, no final dos anos 60, a Lingüística encontrava-se em meio a uma crise epistemológica. Nessa época, a Semântica, cujos estudos apontavam para o exterior, para a sociedade, conduzia os estudos lingüísticos para fora da frase, já que se mostrava difícil estudá-la dentro dos limites do sistema. A noção de estrutura começou, então, a ser questionada, por não abranger essa exterioridade. No final de década de 70, o estruturalismo, que já era criticado principalmente pela fenomenologia, que o acusava de abolir o tempo e o sujeito, e por certas linhas marxistas, que o acusavam, e também a Althusser, de privilegiar mais métodos e teorias do que a luta de classe, passa a ser duramente questionado, fazendo com que diversos outros grupos de estudiosos começassem a buscar soluções e a problematizar o corte lingüístico, feito entre língua/fala. As críticas a Saussure também eram feitas pelo fato de se considerar a significação sem tratar de fatores históricos e ideológicos e pelo fato de conferir ao sujeito, na sua definição de parole, uma liberdade muito grande, livre de qualquer tipo de coerções (ILARI, 2004). A AD nasce dentro desse contexto de questionamento do estruturalismo. E também do marxismo e da política, compartilhados tanto por J. Dubois quanto por M. Pêcheux. Seguindo caminhos paralelos, independentes um do outro, “eles partilhavam a mesma crença sobre a luta de classes, sobre o movimento social” (MALDIDIER, 2003, p. 17). O objetivo de ambos estava inserido em propósitos políticos e a Lingüística foi o meio encontrado para abordá-los. Assim, tanto a Lingüística como o marxismo estavam na base do início da AD. A AD toma o discurso como objeto. O discurso não é análogo ao conceito de fala de Saussure, não é a passagem da língua para a fala, mas vem tratar da língua em uso. A fala é assistemática e individual, enquanto o discurso é social e sistemático. Nascendo como um lugar de entremeio, a AD não é uma disciplina, mas relaciona-se com várias outras, como a Lingüística, a Sociologia, a Psicanálise, constituindo-se como um espaço de problematizações. Mais do que a versão melhorada dessas ciências, a AD também não surgiu para suprir uma falta. Ainda segundo Maingueneau (1990), dentre os motivos que propiciaram o seu aparecimento estaria a necessidade de refletir sobre a língua, “um modo de substituir as explicações de textos escolares” (MAINGUENEAU, 1990, p. 66), além da conjuntura estruturalista na qual se achavam as ciências humanas, e a adesão ao projeto althusseriano, que possibilitou que a AD transbordasse os limites do 16 estruturalismo e não se limitasse apenas ao córpus literário, chamando, assim, a atenção de outros estudiosos das ciências humanas. A AD não é, portanto, o acréscimo de uma pitada histórica, cultural, ideológica, psicológica ou psicanalítica ao que diz a Lingüística, em seus diversos compartimentos, não é simplesmente a fonoestilística, a conotação, a sintaxe voltada para o falante, a semântica a que se acrescenta o tempero do contexto, ou o texto como efeito de um processo. A AD pode tratar cada um desses “temas” – mas o tratará rompendo com o que a lingüística fez em cada um deles. (POSSENTI, 2004c, p. 357) Para abarcar todos esses questionamentos, foi necessário que a AD recorresse a uma heterogeneidade teórica, articulando-se em um campo interdisciplinar, interessando-se por novos objetos. A enunciação assume um papel central, mas não como um conceito pronto, mas sim como “o signo de um problema” (GREGOLIN, 2003a). O grupo de AD filiado a Michel Pêcheux tem como característica principal a transdiciplinaridade. A noção de discurso articulava uma teoria lingüística, uma teoria social e uma teoria do sujeito, baseadas em releituras feitas de Saussure, de Marx e de Freud. O marxismo foi nela introduzido por meio das releituras de Marx feitas por Althusser que, por meio do estruturalismo, tentou dar ao marxismo bases mais seguras. A AD buscou, no projeto althusseriano, uma ciência da ideologia, por meio da qual estudava a deformação imaginária que sofriam as relações reais dos indivíduos em face de suas posições na formação social. Freud também tinha uma postura anti-humanista, já que com a descoberta do inconsciente, o sujeito perdia o controle sobre si mesmo. Lacan, ao reler Freud, diz que o “inconsciente se estrutura como uma linguagem, como uma cadeia de significantes, latente, que se repete e interfere no discurso efetivo, como se houvesse sempre, sob as palavras, outras palavras, como se o discurso fosse sempre, sob as palavras, outras palavras, como se o discurso fosse sempre atravessado pelo discurso do Outro, do inconsciente” (MUSSALIM, 2003, p.107). Assim como para Saussure, em que os elementos da língua só podem ser definidos em relação a outro elemento, o sujeito também só se define em relação ao Outro, que condiciona a sua posição, como se fossem lugares na estrutura. No entanto, destoa do Estruturalismo ao considerar o papel do sujeito neste sistema e, principalmente, a primazia do Outro sobre ele. 17 Desde o seu início, embora não reconhecida desde logo como uma ciência, a AD atraiu o interesse de lingüistas e pesquisadores das ciências humanas, dentre eles historiadores, haja vista sua grande divulgação, mas também foi alvo de críticas. Dentre elas, Maldidier (2003) relata que, ironicamente, elas recaíam principalmente naquilo que, inicialmente, constituía a AD e que, paradoxalmente, a bloqueava, como o córpus restrito e fechado e a busca por córpus homogêneo. Essas críticas impulsionaram a busca por novos posicionamentos, períodos de reconstrução e produziram questionamentos que ainda hoje não foram “recobertos”. Hoje, ainda critica Maldidier, os conceitos de Pêcheux são banalizados e usados em contextos diversos. O próprio Pêcheux costumava dividir a história da AD em 3 épocas (PÊCHEUX, 1990), que revelam os embates e as reconstruções operadas na constituição desse campo teórico. Em um primeiro momento, o do surgimento, a AD filia-se ao Estruturalismo principalmente por querer encontrar métodos para proceder à análise. O texto “Análise Automática do Discurso” (AAD - 1969), de Pêcheux, já reflete no nome a preocupação com a metodologia, já que buscava a aplicação automática de técnicas de computação para o tratamento de córpus. O córpus era predominantemente político e produzido em situações homogêneas. O fato de essa análise ser automática superaria o problema da extensão do córpus e, para garantir o resultado, os corpora deveriam ser produzidos nas mesmas condições de produção. Como resultado, pretendia-se obter “efeitos de sentidos” das frases analisadas, estudando-se a seqüência e o contexto em que elas apareciam. A noção de sujeito assujeitado estava fortemente enraizada nesta época, sendo que o sujeito era considerado apenas como um reprodutor da ideologia que circulava pela sociedade em uma determinada época. Predominava a idéia de um sujeito que, interpelado por essa ideologia, não era a fonte dos sentidos, embora tivesse essa ilusão, e nem tinha consciência desses sentidos. Em um segundo momento, a AD é fortemente marcada por um movimento em direção à heterogeneidade, ao OUTRO, e à problematização da ideologia, em uma época de polêmicas e reajustes. É um momento essencial de teorização das mudanças, ao se propor uma teoria materialista do discurso: é sobre a base lingüística que se desenvolvem os processos discursivos, mas, ao mesmo tempo, todo processo discursivo se inscreve em uma relação ideológica de classe. A noção de máquina estrutural fechada começa a explodir. 18 Durante esse segundo momento, as idéias de Foucault começaram a ser estudadas (embora com certa ressalva), com o início de debates sobre a heterogeneidade. O conceito de formação discursiva, tomado por empréstimo de Foucault, desencadeia um processo de transformação e, com isso, a influência de Althusser foi amenizada. O conceito de formação discursiva foi formulado por Foucault, em Arqueologia do Saber (escrito em 1969), que o definia como “um conjunto de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço que definiram em uma época dada, e para uma área social, econômica, geográfica ou lingüística dada, as condições de exercício da função enunciativa” (FOUCAULT, 1986, p.136). Transposta para os estudos da AD, formação discursiva é entendida não como a “visão de mundo” de um grupo social, mas como um domínio inconsistente, aberto e instável e deve ser buscada na dispersão, na heterogeneidade dos lugares enunciativos do sujeito, observando-se de qual posição ele enuncia. Começa a surgir, ainda, uma nova concepção de história e ocorre uma mudança no córpus (de político e escrito, passa a abranger qualquer texto, mesmo oral), passando-se à análise de discursos menos estabilizados e não produzidos nas mesmas condições de produção. O último momento é conhecido como o momento de “desconstrução dirigida”, em uma espécie de fase de autocrítica do que já se havia feito anteriormente, como crítica à política e às posições derivadas da luta na teoria. É uma fase de aproximação ainda maior com Foucault e com as idéias oriundas da Nova História, principalmente a que diz respeito à descontinuidade. Passa-se a se considerar uma nova concepção de sujeito, não mais totalmente assujeitado à ideologia. “Tendo, a partir de 1980, adotado a perspectiva de que o discurso é, ao mesmo tempo, da ordem da estrutura e do acontecimento, torna-se insuportável a defesa tanto do ‘assujeitamento radical’ quanto o de ‘máquina discursiva’” (GREGOLIN, 2004a, p.159-160). As mudanças que operaram nessa fase estavam em total desacordo com o que havia sido repetido durante as fases anteriores. Esse deslocamento da centralidade sempre atribuída à ideologia revela a aproximação com Foucault (GREGOLIN, 2004a). O discurso passa a ser visto pela ótica da heterogeneidade, destruindo, de uma vez por todas, a Análise Automática do Discurso que, buscando apenas a homogeneidade nos córpus, engessava a leitura. São as concepções (re)formuladas nesta época que constituem a fundamentação da nossa pesquisa que incluem a questão da heterogeneidade, do predomínio do 19 interdiscurso, do OUTRO, da memória, do acontecimento, do arquivo. Pêcheux explicita claramente as mudanças de rumo imprimidas aos trabalhos dessa época devido à aproximação com a Nova História: Aos pesquisadores da ‘Nova História’ (...) Pêcheux atribui o mérito de tratarem das lutas políticas, dos funcionamentos institucionais a partir da tematização da discursividade, colocando em causa a transparência da língua, (...) problematizando as certezas tradicionalmente associadas ao enunciado documental” e com os estudos de Foucault, já que este “mostra como a história se recorta (e se define) em função de uma combinação sincrônica de discursos, que se contra-distinguem mutuamente e remetem às regras comuns de diferenciação” (GREGOLIN, 2004a, p. 172). É por isso que Pêcheux diz que as investigações da Análise do Discurso deviam passar a ser o interdiscurso, confrontando a memória sob a história. O primado do interdiscurso sobre o discurso implica “construir um sistema no qual a definição da rede semântica que circunscreve a especificidade de um discurso coincide com a definição das relações desse discurso com seu Outro. Assim, sempre haveria um espaço de trocas entre discursos, que não poderiam ser uma identidade fechada”. (POSSENTI, 2004 c, p. 384). O interdiscurso é uma região de encontros e confrontos de sentidos. Ao enunciar, o sujeito insere-se em uma rede de formulações precedentes que o obriga a construir o seu discurso a partir de uma tradição. Assim, em cada enunciação intervêm tanto a situação imediata quanto a história e a memória e por isso qualquer enunciado será sempre uma resposta a enunciados passados. É no interdiscurso que reside a identidade passada, presente e futura dos enunciados. A interdiscursividade é constitutiva de qualquer enunciado. Às vezes, ela pode vir marcada, como é o caso da citação, do uso de aspas, da negação, etc. Tem-se estabelecido então a relação entre o interdiscurso e o intradiscurso, em que se busca no fio do discurso os vestígios da memória discursiva (GREGOLIN, 2004a). Nos anos 60, essa visão de interdiscurso era muito diferente. Como se estudavam apenas discursos políticos, restringindo-se o campo de estudo da FD, não havia preocupação com a relação que ela poderia ter com outras FDs. “Aliás, essa relação com outras FDs era pensada apenas como uma forma de justaposição de unidades exteriores umas às outras. Dentro desse quadro, o interdiscurso só poderia ser compreendido como um conjunto de relações entre diversos intradiscursos compactos” (BRANDÃO, 2002, p. 74). 20 A noção de acontecimento também começou a ser priorizada pela AD a partir do contato com os historiadores da Nova História. De um modo geral, acontecimento é considerado aquilo que rompe, em certo momento, com uma tendência anterior. Possenti (2004b) diz que, para a AD, acontecimento deve ser entendido como aquele que foge à estrutura e que promove sua retomada ou repetição. Possenti ainda exemplifica o acontecimento, dizendo que podemos considerar o estruturalismo, o feminismo, o nacionalismo como acontecimentos discursivos. De acordo com Pêcheux (1999), há mecanismos pelos quais um acontecimento torna-se passível de se inscrever na memória. Há ainda certos acontecimentos que não se inscrevem na memória, escapando dela, e há acontecimentos que se inscrevem na memória como se não tivessem ocorrido. A questão da memória também é uma reflexão que vem da história e possibilita para a AD trabalhar com a noção de interdiscurso. Para Dosse (2004), a memória não é apenas uma conservação de discursos, mas também é constituída por apagamentos, esquecimentos. Ela é, assim, um recorte do passado, e não tudo que aconteceu nele. Durante muito tempo instrumento de manipulação, a memória pode ser reconsiderada em uma perspectiva interpretativa aberta em direção ao futuro, fonte de reapropriação coletiva e não simples museografia isolada do presente. Supondo a presença da ausência, ela permanece o ponto de contato essencial entre passado e presente, desse difícil diálogo entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Ciência da mudança, como dizia Marc Bloch, a história envereda cada vez mais pelos caminhos obscuros e complexos da memória, até em seus modos extremos de cristalização, tanto ideais quanto materiais, a fim de compreender melhor os processos de transformação, as ressurgências e as rupturas instauradoras do passado. Bem longe das leituras esquemáticas cuja única ambição é preencher lacunas e buscar suas causas, a história social da memória permanece atenta a qualquer alteração como fonte de movimento da qual é preciso acompanhar os efeitos. (DOSSE, 2004, p. 184) Dosse (2004) estabelece uma relação entre memória e história. A primeira, por ter caráter subjetivo, fragmentado, se opõe à história, no sentido tradicional, para a qual os acontecimentos são transparentes, portadores de um sentido único que devem passar pelo “crivo da razão”. Dosse (2004) ainda alerta para os excessos aos quais a memória pode ser submetida. Essa supervalorização da memória, que dá ao passado um ar de presente, pode impedir, segundo Rousso, o entendimento do passado, sua duração, o tempo decorrido e sua influência sobre a nossa capacidade de ver o futuro (DOSSE, 2004). Por sua vez, há um esquecimento que também é necessário para nos afirmar que 21 não podemos viver de passado, mas o excesso de esquecimento é prejudicial ao nos encaminhar a um tipo de patologia de memória e, consequentemente, de identidade. Emprestando o conceito de memória, Pêcheux diz que a memória discursiva seria aquilo que, face a um texto que surge como acontecimento a ler, vem restabelecer os “implícitos” (quer dizer, mais tecnicamente, os pré-construídos, elementos citados e relatados, discursos transverso, etc.) de que sua leitura necessita: a condição do legível em relação ao próprio legível. (PÊCHEUX, 1999, p. 52). Ao ler um texto, que surge como um acontecimento, os implícitos são restabelecidos. Não há uma palavra original – o seu sentido só será recuperado se recorrermos à memória. Mas também um “novo” acontecimento pode deslocar os implícitos associados a um acontecimento anterior, a um sistema de regularização, ou passar a coexistir junto a ele. Assim, em cada enunciação intervém tanto a situação imediata quanto a história e a memória e, por isso, qualquer enunciado será sempre uma resposta a enunciados passados. Os sentidos de um discurso são possíveis porque recuperamos o seu já-dito por meio dessa memória. Portanto, toda formulação deve ser analisada por meio de dois eixos: o vertical, que inclui a memória discursiva, o interdiscurso, e o horizontal, que é a materialidade discursiva. 1.4 METODOLOGIA Como o objetivo do presente trabalho é a análise da identidade do adolescente de hoje construída pela mídia, o córpus necessariamente deveria constituir-se ou por publicações voltadas a esse público ou que dele falam. O objeto de análise escolhido, como já dito, foi a seção de Cartas que faz parte do suplemento Folhateen, que circula semanalmente no jornal Folha de S.Paulo, dentre um período de tempo específico, e contemporâneo à produção da análise, cujo recorte se inicia em agosto/2005 e se estende até julho/2006, ou seja, pelo período de um ano. Este suplemento foi escolhido tendo em vista pertencer ao jornal de maior circulação no estado e destinar-se ao público adolescente. Segundo definição encontrada no site do jornal, “ destinado aos jovens, o Folhateen, escrito na linguagem deles, traz reportagens sobre temas que os preocupam. Em tamanho tablóide, conta com diversas seções fixas sobre sexo, música e 22 comportamento. Enviado aos sábados, para publicação simultânea com a Folha às segundas” (http://www.folhapress.com.br/web/produtos/descricao_sng.php?cd_produto=cadernos &PHPSESSID=6605e94aba4413ac68b9e23158b4249a). Para a análise, primeiramente, foi imprescindível haver uma leitura bibliográfica , que ajudou na fundamentação teórica. A leitura estendeu-se de textos teóricos sobre a AD a textos sobre a adolescência, tendo em vista serem os adolescentes o público–alvo do nosso córpus. Também foram lidos textos específicos sobre mídia, sobre a questão da autoria, sobre a identidade e sobre cartas, enquanto gênero discursivo. A seleção do córpus deu-se a partir das cartas enviadas pelos adolescentes ao jornal, durante o período de agosto de 2005 a julho de 2006. Após a seleção, a análise do córpus foi realizada com base nas leituras feitas, procurando, então, perceber como as representações identitárias dos adolescentes são construídas. Procuramos tabular todas as cartas deste período em uma tabela contendo três colunas: uma com as datas em que os suplementos circularam, outra na qual consta o número de cartas publicadas naquela edição e a última com uma classificação dada às cartas de acordo com o tema do qual tratavam. Ainda foi feita uma outra tabela contendo, em ordem decrescente, todos os temas mais abordados, e o número de vezes que eles apareceram no período estudado. Por fim, ainda se fez necessário uma última tabela para tratar de um tema classificador específico, nomeado como “opinião sobre o jornal”. Por ser abrangente, esta última tabela distingue dentre essas cartas as que fazem elogios e as que fazem críticas ao jornal. Depois, procuramos transcrever algumas cartas, para, logo em seguida, procedermos à análise, sempre tendo em vista os nossos objetivos. Para a constituição do córpus, usamos um conceito muito útil aos analistas do discurso, o de arquivo, emprestado de Michel Foucault, que operou grandes mudanças, especialmente com relação ao tratamento do córpus. Chamarei arquivo não a totalidade de textos que foram conservados por uma civilização, nem o conjunto de traços que puderam ser salvos de seu desastre, mas o jogo das regras que, numa cultura, determinam o aparecimento e o desaparecimento de enunciados, sua permanência e seu apagamento, sua existência paradoxal de acontecimentos e de coisas. Analisar os fatos de discurso no elemento geral do arquivo é considerá-los não absolutamente como documentos (de uma significação escondida ou de uma regra de 23 construção), mas como monumentos (...) (FOUCAULT, 1968 apud REVEL, 2005, p.18). Para a AD, na década de 60, o córpus já era dado a priori. Segundo Pêcheux, durante a primeira fase, não havia necessidade nenhuma de diversificação do córpus, restrito a textos escritos e de teor político. No entanto, à medida que a AD parte para novos rumos, passando a considerar “aquilo que instala o social no político”, quando começa a considerar o OUTRO, abrindo-se para novas concepções de sujeito e de sentido, a abrangência quase ilimitada do arquivo não podia mais ser ignorada. Assim, a questão do córpus, complicada para a AD, se reencontrou com o conceito de arquivo. Para o estudo do arquivo, Pêcheux adverte que é necessário mergulhar na sua materialidade, que é uma tarefa complexa, dada a sua “dispersão máxima”. A escolha de um córpus no arquivo não pode servir para justificar um tema dado a priori ou para exemplificá-lo. Ao escolher o córpus, o analista vai se deparar com relações e sentidos diversos, os quais vão emergir durante a análise. Assim, a pesquisa que será realizada e a qual fez referência este trabalho terá como córpus, conforme já dito, as cartas enviadas ao suplemento Folhateen, que serão analisadas a partir do viés identitário do sujeito. A construção da identidade do adolescente, principal leitor desse caderno, feita tanto por ele como pelo jornal, poderá ser analisada por meio do recorte do córpus, ou seja, ele é fundamental para a constituição da pesquisa. Mas não se deve ir a ele já com idéias pré-concebidas sobre o que procurar, mas ir até ele sem saber exatamente o que encontrar. E para a análise do arquivo é imprescindível que se proceda não somente a uma análise da língua enquanto sistema passível de descrição, mas que ela venha associada à discursividade, “como inscrição de efeitos lingüísticos materiais na história” (PÊCHEUX, 1994, p. 63). Pêcheux também diz que há diferentes gestos de leitura, ou seja, diferentes modos de se ler o arquivo, de interpretá-lo, e que interferem na construção do córpus. E não se pode ser ingênuo em pensar que o recorte do arquivo é imparcial. Segundo Pêcheux: Não faltam boas almas se dando como missão livrar o discurso de suas ambigüidades, por um tipo de “terapêutica da linguagem”, que fixaria enfim o sentido legítimo das palavras, das expressões, e dos enunciados. É uma das significações políticas do desígnio neopositivista, esta de visar construir logicamente, com a benção de certos lingüistas, uma semântica universal suscetível de regulamentar não somente a produção e a interpretação dos enunciados científicos, 24 tecnológicos, administrativos, mas também (um dia, por que não?) dos enunciados políticos. (PÊCHEUX, 1994, p. 60). Assim, a interpretação do arquivo não se deve configurar como única ou original, nem se pode estudar o arquivo com a finalidade de conseguir resultados estatísticos e numéricos, já que a materialidade do arquivo não é, segundo a metáfora de Pêcheux, um vidro transparente. O arquivo também não é um mero reflexo da sociedade no qual foi produzido, ele não é evidente, mas ele “permite uma leitura que traz à tona dispositivos e configurações significantes” (GUILHAUMOU, MALDIDIER, 1994, p. 164). Assim, ao estudar as cartas, ao estabelecer esse córpus, não podemos apenas enxergá-lo como uma manifestação do que é a sociedade hoje, mas devemos procurar nelas as relações que se estabelecem entre o que é dito acerca da identidade dos adolescentes em conjunto com certos acontecimentos discursivos, sociais e políticos, procedendo-se a uma descrição e a uma interpretação, não como duas fases sucessivas, mas alternadas, ambas importantes. A descrição de um enunciado ou de uma seqüência coloca necessariamente em jogo (por meio da detecção de lugares vazios, de elipses, de negações e interrogações, múltiplas formas de discurso relatado...) o discurso - outro como espaço virtual de leitura desse enunciado ou dessa seqüência. Esse discurso - outro, enquanto presença virtual na materialidade descritível da seqüência, marca, do interior dessa materialidade, a insistência do outro como lei do espaço social e da memória histórica, logo como o próprio princípio do real sócio-histórico. E é nisto que se justifica o termo de disciplina de interpretação (...) (PÊCHEUX, 2002, p. 54-5). A mídia, por sua vez, faz “trabalhar o acontecimento”, fazendo-o aparecer como único, transparente, respondendo a nossa necessidade de homogeneização e lógica. Mas o real é inapreensível, objeto de múltiplas interpretações e o não logicamente estável não é “um furo no real” (PÊCHEUX, 2002, p.43). Assim, ao analisarmos um córpus, e, dentro dele um acontecimento, não devemos nos preocupar em achar um real, mas em realizar uma interpretação. A noção de acontecimento considera as redes de memória e os trajetos sociais. As identificações, as posições dos adolescentes nas cartas são momentos de interpretação aos quais chegamos por meio da descrição. Como o acontecimento é apreendido na materialidade dos enunciados produzidos em determinado momento (GUILHAUMOU, MALDIDIER, 1994, p. 166), e assim não é dado a priori, podemos 25 analisar as cartas enviadas, perceber certo acontecimento, que aparentemente pode não ser visível. Foi desse modo que procedeu Foucault (2000) ao analisar os documentos do século XVI do porto de Servilha. Por meio da história serial, Foucault não estabeleceu objetivos prévios para fazer o seu estudo, mas definiu seu objeto a partir dos documentos de que dispunha. Também não procurou decifrar alguma coisa importante com relação ao porto, mas sim estabelecer relações. E assim fez emergir acontecimentos, ignorados. A história serial permite de qualquer forma fazer aparecer diferentes extratos de acontecimento, dos quais uns são visíveis, imediatamente, conhecidos até pelos contemporâneos, e em seguida, debaixo desses acontecimentos que são de qualquer forma a espuma da história, há outros acontecimentos invisíveis, imperceptíveis para os contemporâneos e que são de um tipo completamente diferente. (FOUCAULT, 2000, p. 291) 1.5 A ORGANIZAÇÃO DOS CAPÍTULOS Para conseguirmos atingir os objetivos propostos, torna-se necessário abordar os assuntos que esta pesquisa envolve. Por isso, o capítulo seguinte pretende tratar o tema da adolescência, da identidade e da mídia, uma vez que a pesquisa gira em torno deles, apoiando-nos em estudos sobre esses temas. Com relação à adolescência, tentamos oferecer uma definição ampla e um breve histórico sobre a criação da adolescência, relacionando o seu início com o começo da modernidade, especialmente nas sociedades ocidentais. Além disso, tentaremos caracterizá-la principalmente por meio da concepção que duas correntes distintas possuem sobre a adolescência: uma é derivada da corrente psicanalista e outra é derivada da Psicologia Sócio-Histórica. Embora essas correntes possam ter pontos em comuns, é certo que cada uma foca diferentes aspectos da adolescência. Enquanto a primeira tem como aporte parâmetros psicológicos e biológicos, a segunda baseia-se em aspectos sociais, políticos e econômicos para oferecer sua visão. Tentaremos, ainda que de uma forma geral, explicitar essas concepções, mas sem a preocupação de termos que julgar uma ou outra mais “correta”, já que não é esse o nosso objetivo. O que queremos ao tratar dessas diferentes concepções é mostrar como a adolescência é vista no campo acadêmico, na expectativa de que conhecer um pouco mais sobre ela possa nos ajudar na produção da análise do nosso córpus. 26 E como a análise terá como foco a representação da identidade do adolescente na mídia, é importante discutirmos a questão identitária. Para isso, partimos dos estudos de Stuart Hall (2002), especialmente baseando-nos no livro A identidade cultural na pós-modernidade, no qual ele trata dos conceitos de sujeito por meio da modernidade. Para Hall (2002), o sujeito pós-moderno não apresenta uma identidade fixa, única, que o caracterize singularmente. Mas ao contrário. O sujeito é fragmentado, cindido e portador de várias identidades, como conseqüência de um processo que acompanha o sujeito por toda a vida. Assim, tomando por base as considerações de Hall, vamos oferecer uma abordagem sobre a formação da identidade do adolescente, tendo em vista a multiplicidade que lhe é característica, relacionando-a com as características próprias da adolescência, como a procura por grupos de amigos e por ídolos. Por fim, haverá também uma discussão sobre a mídia. Essa possui, na nossa sociedade, um poder quase ilimitado, fazendo com que tenha um importante papel na construção de fatos e na formação de opiniões. Para o estudo da mídia, também vamos nos apoiar nos estudos de Foucault sobre o poder disciplinar. Não é ousadia afirmar que a mídia também trabalha para a construção de corpos dóceis, para o controle da sociedade ao construir subjetividades. Antônio Alberto Prado, jornalista, que foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), de São Paulo, admite: “(...) a imprensa é constituída por um grupo relativamente pequeno de jornalistas profissionais, que têm o poder de fazer a cabeça de milhões de pessoas (...).” (PRADO, 1997, p. 93). Por isso, a mídia, ao construir uma representação do adolescente, não atua como um mero suporte, mas constitui-se em uma formadora de representações. O 3º capítulo pretende fazer uma discussão sobre a carta, enquanto gênero discursivo, e a autoria. Com relação a esta última, tomaremos as considerações de Foucault sobre o discurso e sobre a função-autor. Para Foucault, a noção de autor não deve remeter a uma pessoa física, mas é um conceito mais abstrato: “O autor, não entendido, é claro, como o indivíduo falante que pronunciou ou escreveu um texto, mas o autor como o princípio de agrupamento do discurso, como unidade e origem de suas significações, como foco de sua coerência” (FOUCAULT, 2002b, p. 26). Também nos apoiamos em Chartier, que oferece um estudo sobre o autor por meio do desenvolvimento da história do livro. 27 A função-autor é assumida pelo adolescente ao escrever a carta para ser enviada ao jornal. Interessa-nos descobrir como o adolescente, enquanto autor, por meio de uma maneira particular de produção, representa sua identidade, e como ele se constitui como autor, e não um mero reprodutor dos discursos que circulam pela mídia. O texto a ser produzido não segue apenas regras imanentes ao sistema lingüístico, mas ele adquire suas significações pela subjetividade de seu autor, que é o “foco de expressão”. A autoria do adolescente, nesta pesquisa, será mostrada na produção de cartas. E assim como um autor tem regras a seguir, o gênero textual usado também oferece certas normas. O autor sofre coerções pelo gênero discursivo e, assim, usar um determinado gênero e não outro traz implicações para o discurso. Assim, o capítulo 3 também trará uma discussão sobre as cartas enquanto gênero epistolar. Procuramos fazer um relato sobre a história desse gênero, apoiando-nos, para isso, nos estudos de Ucy Soto (2001) feitos em sua tese sobre o assunto. Segundo ela, existem muitos tipos de cartas: carta de alforria, carta de sesmarias, carta magna, carta celeste, carta geográficas, carta de baralho, carta de motorista. Embora vamos usar apenas o termo “carta” nesta pesquisa, ela refere-se apenas às cartas-missivas. Os estudos de Bakhtin sobre gêneros discursivos também foram importantes para analisar as cartas, observando-se as suas considerações sobre forma composicional, conteúdo temático e estilo. Para finalizar o 3º capítulo, será analisado a escrita da carta como um exercício de si, como uma técnica de cuidado de si, fundamentando-nos nos trabalhos de Foucault sobre a escrita de si. O 4º capítulo começa com um breve comentário sobre o suplemento e sobre a seção de cartas em específico, enquanto espaço discursivo e suporte das representações identitárias feitas sobre os adolescentes. A partir daí, damos início à análise. Foram produzidas algumas tabelas, como já mencionado, com o intuito de ajudar na quantificação e na visualização das cartas, cujos dados ainda foram úteis para análise. Para a realização desta, algumas cartas foram transcritas para depois serem analisadas, tentando sempre observar as representações dos adolescentes feitas pelo jornal e pelo próprio adolescente autor da carta. Nas considerações finais foram retomados os principais pontos da pesquisa, relacionando as análises feitas com os objetivos propostos. Nesta última parte está uma tentativa de estabelecer um fecho da pesquisa, mas sem a preocupação de oferecer 28 respostas exatas e certas para as indagações iniciais. Também se encontram aí algumas reflexões para futuras reflexões. Por fim, após as considerações finais, estão as referências bibliográficas usadas nesta pesquisa e o anexo, contendo a tabela classificadora das cartas publicadas pelo Folhateen no período analisado. 29 CAP. 2: ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E MÍDIA 2.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA: A ADOLESCÊNCIA NO DISCURSO CIENTIÍFICO A adolescência constituiu-se historicamente, na sociedade ocidental, como uma fase da vida muito especial. Não é à toa que existem muitos livros, estudos, pesquisas sobre a adolescência – pois ela ganhou um papel social muito grande. Pais e professores, muitas vezes, ficam receosos ante a entrada de seus filhos e alunos na adolescência, como se eles fossem se tornar uma outra pessoa. Por ter essa importância social, vamos, nesta primeira parte deste capítulo, tentar falar um pouco sobre os adolescentes, como eles são vistos na sociedade hoje, e quais concepções se têm a respeito deles. Antes de tentar buscar uma definição, é preciso ter o cuidado para não cair em estereótipos, classificando o adolescente segundo características gerais. Defini-lo também se caracteriza como um trabalho difícil devido às mudanças do mundo contemporâneo que tornam a adolescência um conceito volúvel. Os adolescentes de cada parte do mundo podem compartilhar certas características, mas é certo que eles conservam suas singularidades. Os adolescentes brasileiros, por exemplo, são marcados por fortes desigualdades sociais étnicas e culturais. Alguns têm a adolescência prolongada; outros, abreviada. Há duas confusões muito freqüentes quando se tenta definir quem é o indivíduo que pode ser considerado adolescente. A primeira diz respeito a qual classificação etária adotar ao se falar em adolescência. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90), a adolescência é o período que vai dos 12 aos 18 anos incompletos1. A legislação brasileira toma como referencial a classificação feita pelo Unicef, que, por sua vez, se pauta nos Direitos da Criança e do Adolescente, da Organização das Nações Unidas. Já a Organização Mundial de Saúde, por sua vez, divide a adolescência em dois períodos: o primeiro que vai dos 10 aos 16 anos e o segundo que vais dos 16 aos 20. 1 ART. 2° - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo Único - Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. 30 A segunda confusão, que acaba decorrendo da primeira, refere-se à diferença que pode (ou não) existir entre adolescente e jovem. Os indivíduos considerados jovens seriam, para a ONU, aqueles cuja idade está entre os 15 a 24 anos. Há ainda um critério mais amplo que se refere à “população jovem”, e que engloba a faixa etária dos 10 a 24 anos. Há muitas pesquisas que utilizam os termos adolescente e jovem como equivalentes. Neste trabalho, em específico, será considerada a classificação feita pelo ECA para os adolescentes (12 a 18 anos), mais devido a uma comodidade didática do que pelo rigor que ela encerra. No entanto, precisamos ser flexíveis e considerar que, em muitas ocorrências da palavra “jovem” nas cartas analisadas neste trabalho, ela fará referência a “adolescente”. De qualquer maneira, é certo que classificar os adolescentes por meio de faixas etárias é uma escolha arbitrária e que nem sempre condiz com a realidade. Segundo especialistas, é arriscado considerar apenas o critério da idade para a classificação de jovens e de adolescentes, sendo mais adequado e confiável pautar-se por critérios comportamentais, porque é possível encontrar adolescentes antes ou até mesmo depois das idades estipuladas. Segundo Outeiral (2003), médico psicanalista, é preciso, também, distinguir adolescência da puberdade. Enquanto esta última caracteriza-se por ser um processo biológico, marcado pelo início de uma atividade hormonal, que se inicia normalmente entre os 09 e 14 anos, a adolescência é um fenômeno psicológico, cultural, político e social, o que faz com que ela não se caracterize como uma fase universal e homogênea estando condicionada a fatores externos. A adolescência é um período de rápidas mudanças para o individuo, tanto em termos de aspectos físicos, como emocionais, psicológicos e sociais. É muito comum hoje, na sociedade ocidental, que os indivíduos deixem a infância mais cedo para tornarem-se adolescentes, mesmo que não tenham ainda atingido a puberdade. São as regras sociais e culturas que definem quando a adolescência irrompe e quais rituais de passagens são empregados para essa mudança. Mais abaixo serão discutidas duas concepções de adolescências, que embora divirjam sobre alguns aspectos, levam em consideração um mesmo pano de fundo, que é o contexto da pós-modernidade. 2.1.1 A ADOLESCÊNCIA E A MODERNIDADE 31 O termo adolescência é recente, não tendo mais do que 200 anos. Ele teria sido empregado pela primeira vez por Rousseau, em Emílio ou da educação, em que ele considerava a adolescência um segundo nascimento, no qual se misturariam sentimentos fortes como paixão, desejo sexual, necessidade de revolução (CALIL, 2003, p. 144). Segundo Outeiral (2003), o termo começou a ser usado com mais intensidade entre o final da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra, quando até então era mais comum que a criança saísse da infância direto para a fase adulta. Mesmo Freud não usou a palavra adolescente em seus estudos. A puberdade, por sua vez, já era conhecida, inclusive nas mais variadas culturas, desde a Grécia Antiga até pequenos povos tribais. O início da puberdade era marcado por rituais de passagens nos quais se submetiam os indivíduos, em um sinal de abandono do corpo infantil para a afirmação do corpo adulto e das responsabilidades decorrentes dessa nova fase. Na nossa sociedade, em contrapartida, não há mais rituais coletivamente compartilhados que anunciem a entrada do indivíduo na adolescência como sendo uma nova etapa social na sua vida. Atualmente, começar a freqüentar lanchonetes, boates, começar a beber, ou experimentar outras drogas, são atitudes que podem servir para indicar a entrada na nova fase, podendo ser entendidas como indicadores de que o indivíduo quer se auto-afirmar, deixando claro que não quer mais ser visto como uma criança. O início da adolescência teve relação com a modernidade e com a industrialização. Até a idade média, a criança era vista como um adulto em miniatura e a ausência da infância implicava também na ausência da adolescência, fazendo com que a criança fosse logo integrada ao mundo adulto. No século XIX, por exemplo, era comum que as pessoas não vivessem mais do que 30 anos, e com uma expectativa de vida tão baixa, um indivíduo com 12 ou 13 anos já era considerado grande e empurrado para o mundo do trabalho. Até recentemente, a educação gratuita em muitos países era para crianças com 13 ou 14 anos. A partir dessa idade, eram consideradas boas para o trabalho. No início do século XX, a expectativa de vida no Brasil estava em torno de 33 a 35 anos. Atualmente, ela é de aproximadamente de 63,5 anos para o homem e de 70,9 para a mulher. Nos países mais desenvolvidos, ela já passa dos 80 anos. Com o aumento no tempo de vida, as pessoas precisaram se manter mais tempo trabalhando, e por isso já não podiam entrar tão cedo no mundo profissional. Assim, a melhoria das condições de vida, o aumento da expectativa de vida e o desenvolvimento do mundo tecnológico forçaram as crianças a permanecerem mais 32 tempo na escola. Consequentemente, os anos de adolescência aumentaram também, como se isso se tornasse necessário para conseguir dar conta do aumento da complexidade da vida. E ficar mais tempo na adolescência pode implicar maior tempo de dependência econômica dos pais. Mesmo a idade limite da adolescência – ou da juventude, como muitos preferem dizer – , 24 anos, já é questionada, pois muitos indivíduos, nessa fase, ainda não estão financeiramente e nem emocionalmente prontos para o ingresso na vida adulta. A adolescência, na sociedade moderna, passou a ser, então, um período de “moratória”, como descreve a psicanalista Maria Rita Kehl, um período de espera, porque se passou a considerar que o indivíduo não é mais criança, mas também que ainda não está pronto para a entrada na vida adulta. O conceito de adolescência é tributário da incompatibilidade entre a maturidade sexual e o despreparo para o casamento. Ou também o hiato entre a plena aquisição de capacidades físicas do adulto – força, destreza, habilidade, coordenação, etc., e a falta de maturidade intelectual e emocional necessária para o ingresso no mercado de trabalho (KEHL, 2004, p. 91). A modernidade força os indivíduos, principalmente os de classe média e alta, a permanecerem mais tempo nessa fase de transição, adiando a hora de assumir as responsabilidades de adultos. É cada vez mais tarde que os filhos deixam a casa dos pais, arrumam filhos e começam a trabalhar. Hoje, os estudos levam mais anos para serem concluídos e há falta de emprego no mercado de trabalho, fatores que também contribuem para deixar os jovens mais dependentes dos pais. A modernidade interferiu até na puberdade. No séc. XVII, por exemplo, era comum que as meninas começassem a menstruar a partir dos 17 anos, enquanto hoje é comum que a menarca ocorra por volta dos 12 anos, e a tendência, segundo especialista, é que cada vez mais a maturidade sexual comece antes. 2.1.2 AS DIFERENTES VISÕES DA ADOLESCÊNCIA A psicanálise é responsável por oferecer as bases e conceitos para uma definição de adolescência que iniciou no começo do século XX e que se mantém predominante até hoje. A concepção da adolescência derivada desses estudos é a mais difundida na sociedade, em especial porque conta com o apoio dos meios de comunicação. 33 Outeiral, citando Luiz Carlos Osório, psicanalista gaúcho, diz, entre outras coisas, que a adolescência é o período em que ocorre: - redefinição da imagem corporal, propiciada na perda do corpo infantil e da conseqüente aquisição do corpo adulto (em particular, dos caracteres sexuais secundários); - culminação do processo de separação/individuação e substituição do vínculo de dependência simbiótica com os pais da infância por relação objetais de autonomia plena; - elaboração de lutos referentes à perda da condição infantil; - estabelecimento de uma escala de valores ou código de ética próprios; - busca de pautas de identificação no grupo de iguais; - estabelecimento de um padrão de luta/fuga no relacionamento com a geração precedente; - aceitação tácita dos ritos de iniciação como condição de ingresso no status adulto; e - assunção de funções ou papéis sexuais auto-outorgados, ou seja, consoante com as inclinações pessoais independentemente das expectativas da família e, eventualmente, até mesmo das imposições biológicas do gênero a que pertence (homossexuais). (OUTEIRAL, 2003, p. 06) Segundo a corrente da psicanálise, um dos maiores conflitos enfrentados pelos adolescentes diz respeito à mudança do corpo. As transformações que levam ao corpo adulto, e que independem da vontade da pessoa, que ainda pode ter a mente infantil, geram insegurança e medo, além de uma sensação de impotência. As reações dos adolescentes frente a essas mudanças podem ser as mais diversas, como fingir-se indiferente ou negar essas transformações. Essas ansiedades podem, inclusive, resultar em distúrbios alimentares e emocionais. Um outro quesito importante para o adolescente, com a qual ele passa a se preocupar é com o seu vestuário. A roupa passa ser uma continuação do corpo e, por meio dela, podemos perceber uma certa constituição da identidade. Além disso, elas exprimem os conflitos relacionados com a perda do corpo infantil. Como exemplo, Outeiral (2003) diz que a relutância em trocar roupas sujas e velhas por novas e limpas pode mostrar a dificuldade em aceitar um corpo novo. Além das mudanças biopsicosociais, a adolescência é marcada por flutuações “progressivas” e “regressivas”. As primeiras são caracterizadas pelo pensamento abstrato e pelo desenvolvimento da comunicação verbal, enquanto as segundas são marcadas pela necessidade de concretização do pensamento e por uso de níveis não verbais para a comunicação. São marcas da instabilidade de fase, porque não se é mais 34 criança, mas também não se é adulto, e essas flutuações refletem essas alternâncias entre a fase a vir e a que já foi. É uma época de desenvolvimento do pensamento formal e de mais comunicação verbal, ao mesmo tempo em que o ego do adolescente ainda é instável e frágil, o que acaba gerando ambigüidades e contradições na leitura do mundo. Durante a adolescência, também pode ser comum uma ânsia por questionamentos, críticas. Variando entre pensamentos infantis e adultos, eles podem ter uma percepção aguda dos desajustes sociais, mas que nem sempre conseguem expressar verbalmente. Os jovens têm ânsia de transformarem a si mesmo e ao mundo, mas, no início, essa ânsia pauta-se em uma visão idealizada de suas ações, como se não existissem obstáculos à tarefa. Participar de assuntos políticos pode ser conseqüência da vontade de ter inserção e visibilidade social. No entanto, muitas vezes, a ação política também pode ser mediada por valores padronizados e difundidos de maneira que limita a participação do jovem a questionamentos superficiais. Também a “rebeldia” dos adolescentes com relação à família pode ser importante no sentido de fazer dele um sujeito na sociedade, contanto que ele não ultrapasse os limites de uma contestação saudável. Ribeiro (2004) diz que, até a Revolução Francesa, as pessoas, inclusive as mais jovens, usavam perucas para parecerem mais velhas. No entanto, a partir da Revolução Francesa, ser jovem passa a ser algo positivo e, no século XX, boa parte das revoluções foi levada adiante por jovens. Hoje, há uma oscilação entre a comodidade proporcionada pela vida moderna e a necessidade de contestar. Sobre isso, Ribeiro ainda diz: É certamente este quadro que dita, ao longo dos últimos 200 anos, o papel da juventude. Uma certa fase da vida, quando já se saiu da infância e da dependência, e ainda não se entrou na fase marcada pelas exigências do casamento, da paternidade, da produção, desenha um espaço livre para a busca do próprio caminho e a contestação sistemática do que até hoje funcionou. Esses 10 a 20 anos assumem, assim, vários sentidos. São fundamentais, para cada um, na sua escolha do rumo a tomar na vida. Dotam-se, assim, de um sentido pedagógico, marcando o tempo em que cada um revê o que recebeu e pode pensar o que quer dar. Mas também constituem um importante fenômeno social. Uma proporção significativa da população está sempre nesse limiar, nessa passagem, nesse momento indeterminado. E, terceiro ponto, essa parcela da sociedade assume cada vez mais uma posição de proa, com um peso no conjunto das coisas bem maior do que seu número ditaria. É precisamente essa indeterminação que faz – ou fez – dela o emissor por excelência dos discursos alternativos. É também essa indeterminação que faz dela o destinatário por excelência das peças publicitárias. Sua posição 35 pendular assim favorece tanto a emancipação quanto a subordinação. Depende” (RIBEIRO, 2004. p.24). Assim, os jovens se vêem diante de duas forças: uma que o chama para a revolução, para o protesto, e outra que o quer convencer pelo conforto, comodidade, que é a força publicitária. No entanto, nada o impede que sucumba a essas duas forças, já que as identidades que um adolescente constrói podem ser contraditórias entre si. Ribeiro, como ilustração, cita o filme Made in USA, de Godard, que se referiria aos jovens da Paris dos anos 60 como sendo “filhos de Marx e da Coca-Cola”. Os problemas com as drogas, o grande fantasma dos pais, na maioria das vezes, inicia-se quando o indivíduo ainda é um adolescente. Os motivos que levam muitos deles a experimentá-las é o sentimento de querer sentir-se pertencente a um grupo, de querer evitar a solidão, a baixa auto-estima, ou de querer resolver problemas sociais ou familiares. Com relação à vida sexual, os jovens estão se iniciando cada vez mais cedo e falar de sexo e gravidez para eles já não é mais um tabu. Mesmo uma adolescente grávida na família, apesar dos transtornos que isso pode ocasionar, não acarreta mais sentimento de vergonha para a família, ou de que esta foi incapaz de transmitir os valores morais “corretos” para a menina, como ocorria antes. Hoje, os adolescentes começam a sair de casa cada vez mais cedo, “ ficando” com outras pessoas independentemente de compromisso. Nos anos 70, os adolescentes, influenciados principalmente pelo movimento hippie, já mostravam vontade do sexo antes do casamento. No entanto, a ditadura militar impedia que tais aventuras, que aconteciam às escondidas, fossem anunciadas, já que o governo zelava “pela moral e pelos bons costumes”. Já na década de 80, o novo governo era mais liberal e a indústria cultural já incutia nos jovens a necessidade de explicitar o desejo sexual. No entanto, ainda havia a barreira da repressão familiar e social, e até mesmo a auto-censura, que inibiam o afloramento de tais comportamentos. Na década de 90, o assunto de sexo, mesmo por causa da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, passou a ser muito divulgado, sendo debatido nas escolas, nos meios de comunicação, em campanhas e até dentro de casa. Ainda são muitos os casos de meninas grávidas na adolescência, o que prova que as campanhas de prevenção não estão chegando a todos. Mas, em muitos casos, longe de ser indesejada, a gravidez é ostentada como um prêmio, que demonstra até onde a menina já foi capaz de chegar. Tal sentimento ainda é despojado das 36 responsabilidades – até então ignoradas – que um filho traz, pela falta de projeção para si e para criança. “A gravidez funciona ao mesmo tempo como testemunha do gozo e proteção contra o pesado encargo de ter que gozar mais” (KEHL, 2004, p. 109). A obtenção do gozo seria ainda, para a corrente psicanalista, a responsável pela rebeldia de muitos adolescentes, quando estes não encontram imposições na vida familiar. Ao sentir-se livre para fazer o que quiser e do modo como quiser, e para obter gozo, ele manifesta os sintomas da rebeldia. Gozo seria tudo aquilo que força o indivíduo a ir além dos limites do prazer, e a adolescência é o período em que mais se quer atingir essa sensação. Incentiva-o, para isso, várias propagandas que o levam a sempre querer mais: querer o aparelho de som mais potente, o carro que corre mais, o corpo mais malhado, etc. Na falta de outra opção a oferecer aos adolescentes, os pais podem sentir-se minimizados e não-autorizados a barrar a busca por mais prazer. “Drogadição e delinqüência: 2 modalidades de recusa da castração produzidas em massa pela lei do mais gozar que rege o laço nas sociedades de consumo” (KEHL, 2004, p. 100). A relação entre pais e filhos adolescentes pode ser muito delicada. Contribui para isso também o grande período em que o adolescente passa dependendo da família, que acaba gerando tensões dentro de casa. Enquanto crianças, era fácil controlar os filhos, mas enquanto adolescentes, eles são mais questionadores. “Ter que sustentar adolescentes, que se ressentem de sua dependência dos pais, quando com toda razão se sentem perfeitamente adultos, é psicologicamente muito mais exigente e problemático”. (FERNANDES, 2004, p. 266). Segundo psicólogos, os filhos sentem culpa por essa dependência, por tudo o que seus pais fazem por eles, sem poderem dar nada em troca. No entanto, é uma culpa reprimida, nem pais nem filhos são conscientes desse sentimento e a rejeição dos filhos adolescentes, que tanto magoa os pais, é uma forma de eximirem-se dessa culpa, pois reconhecê-la seria um fardo grande demais para os adolescentes. Além disso, pode ocorrer de os pais, muitas vezes, transferirem para os filhos adolescentes questões com as quais têm dificuldade de conviver. Nos adolescentes estão as projeções dos pais, no que dizem respeito à carreira, ao trabalho, aos estudos, e nem sempre as aspirações dos adolescentes são compatíveis com as dos pais. Freud, que desenvolveu grandes estudos com relação a essa fase, enquanto puberdade, vê no adolescente o amadurecimento de uma nova finalidade sexual, impulsionado pelo também amadurecimento dos órgãos sexuais, fato este que 37 acarretaria uma intensificação do Complexo de Édipo. É como se alguns aspectos do complexo ficassem adormecidos por um certo tempo – dos 7 aos 12, 13 anos, vindo a acordar na adolescência, com desejos incestuosos e rivalidades com a mãe ou o pai. Esta visão de adolescência, baseada na corrente da psicanálise, como já dito, é muito difundida, especialmente pela mídia. Mas há também uma outra concepção de adolescência, não tão divulgada quanto a anterior, derivada da corrente conhecida como Psicologia Sócio-Histórica, baseada em critérios sociológicos, antropológicos e políticos, que se opõe a algumas concepções formuladas pela corrente da psicanálise, por considerá-las naturalizantes, universalizantes e patologizantes. Essa corrente é inspirada nos estudos do cientista russo Vygotski, fundamentados na concepção materialista do mundo. Vygotski iniciou, no começo do século XX, a construção de uma psicologia de fundamentação marxista. Para ele, o ser humano é um ser histórico, com ações e pensamentos definidos a partir de experiências sociais ocorridas em uma determinada época. A relação do indivíduo com a sociedade é de troca, ou seja, um constitui o outro. Para esta corrente, pensar na adolescência como um período natural, inerente ao desenvolvimento humano e marcado por períodos críticos não deixa de ser uma criação da sociedade, porque, por si só, as transformações biológicas e psicológicas não são capazes de conferir aos adolescentes o ar de rebeldia, de contestação que tanto se propaga. Pelo contrário, a adolescência seria uma criação histórica, mais especificamente uma criação da sociedade moderna ocidental, já que não ocorre necessariamente em todas as culturas, e cujas características são construídas a partir de um processo. Assim, o papel atribuído aos adolescentes e o valor que lhes é dado varia de cultura para cultura. A partir desta perspectiva, a adolescência é entendida como uma construção histórica, que tem seu significado determinado pela cultura e pela linguagem que media as relações sociais, significado este que se torna referência para a constituição dos sujeitos. Neste sentido, a compreensão da totalidade constitutiva da adolescência passa não só pelos parâmetros biológicos, como idade ou desenvolvimento cognitivo, mas necessariamente pelo conhecimento das condições sociais, que constroem uma determinada adolescência (CALIL, 2003, p. 145). A concepção de adolescência derivada da psicanálise é contestada por muitos pesquisadores, que alegam que pensar no adolescente como um indivíduo agressivo, 38 impulsivo, marcado por problemas e conflitos nada mais faz do que contribuir para sua despolitização, o que acaba também se refletindo nas políticas governamentais destinadas a ele. Ao trabalhar com conceitos genéricos, apagando a gênese social, a corrente psicanalista ocultaria as desigualdades existentes entre os diversos adolescentes. Segundo os pesquisadores dessa corrente, é imprescindível estabelecer a diferença entre adolescentes que pertencem à classe alta e os que pertencem à classe baixa, porque aí já é possível perceber que a adolescência não é um fenômeno natural, biológico. “Não estamos nos referindo, portanto, a condições sociais que facilitam, contribuem ou dificultam o desenvolvimento de determinadas características do jovem; mas sim de condições sociais que constroem uma determinada adolescência” (KAHHALE, 2003, p. 92). Ao se divulgar que os adolescentes são marcados por conflitos inerentes a essa fase, o próprio adolescente assume essa imagem, que não deixa de ser negativa, na formação de sua identidade. As pessoas com as quais ele convive também incorporam essa concepção. Como conseqüência, acaba-se jogando a responsabilidade de muitos atos e situações no fato de o individuo ser adolescente, como se isso fosse um salvo- conduto, eximindo-o de culpa. A identidade é construída, para a Psicologia Sócio-Histórica, a partir de possibilidades historicamente construídas, em um processo no qual a linguagem serve como intermediadora, pois é por meio dela que o homem desenvolve sua consciência. Talvez aqui esteja uma das fortes razões para se discutir pouco o projeto de vida de jovem propriamente dito, pois como a adolescência passa, ela é pouco valorizada e a juventude terá seus projetos vistos pela sociedade adulta como provisórios, frutos de um tempo de imaturidade e, portanto, não devendo ser levados tão a sério. (BOCK, LIEBESNY, 2003, p.205) Para Calligaris, a adolescência tomou o estatuto de problemática em nossa sociedade pela falta de definição das competências dos adultos e dos adolescentes. Estes, não sabendo qual o papel deles na sociedade, acabam passando por um período de moratória forçada (CALLIGARIS, 2000, apud BOCK, LIEBESNY, 2003). O adolescente seria um individuo que tem poderes para fazer muitas coisas, mas que não estaria autorizado pela sociedade, pois seria uma fase de não assumir responsabilidades. Pergunta-se quais são os projetos dos adolescentes para quando ficarem adultos, mas esquecem-se de inquirir sobre os projetos que querem enquanto estiverem nessa fase. 39 Seria, então, esta contradição entre saber fazer, mas não poder fazer a responsável pelas características tributadas aos adolescentes: rebeldia, indefinição de identidade, conflito geracional, etc. Os adolescentes não formam uma classe unívoca e o mais correto, e o que torna a questão mais complexa, é falar de adolescência observando-se a classe social. Nas classes mais baixas, a tendência à dependência dos pais não se concretiza totalmente, já que é comum, aqui no Brasil, que adolescentes, e até mesmo crianças, deixem a escola para ir trabalhar. A adolescência nada mais seria do que uma criação da sociedade pós-moderna, transformada em marketing pelo atual modelo sócio-econômico, oferecendo um modelo de identificação para todos aqueles que estão nessa faixa etária. De nenhum modo essa fase da vida seria um processo universal, mas sim um processo histórico. Assim, é perfeitamente compreensível encontrar um jovem que não tenha vivido a adolescência. Conhecer essas diferentes concepções de adolescência pode ser importante para ajudar na análise que será feita no capítulo 4, especialmente pelo fato de lidarem com aspectos diferentes de um mesmo processo. No entanto, como já dito, não é o nosso objetivo julgar uma ou outra. De qualquer forma, ambas nos oferecem pressupostos para lidarmos com a questão da identidade do adolescente, já que ambas consideram o contexto da pós-modernidade. 2.2 IDENTIDADE A conjuntura atual, caracterizada pelas rápidas mudanças, pela era da informação, da internet e da globalização, pelo grande desenvolvimento das máquinas, pelo aumento da influência dos meios de comunicação na sociedade, pela prioridade do individual sobre o coletivo e pelas incertezas em relação ao futuro é chamada, por muitos, de pós-modernidade. A pós-modernidade tornou-se um conceito que precisava ser analisado, e passou a ser alvo de muitos estudiosos. Segundo Boaventura de Souza Santos (1989, apud OUTEIRAL, 2003, p. 109), “a época em que vivemos deve ser considerada uma época de transição entre os paradigmas da ciência moderna e um novo paradigma, de cuja emergência vão se acumulando os sinais. E que, na falta de uma designação, chamo de ciência pós-moderna”. 40 A pós-modernidade, em geral, refere-se ao período de tempo que inicia na segunda metade do século, estendendo-se até os dias de hoje. As mudanças ocorridas durante este período, longe de serem pontuais no espaço, atingem várias partes do planeta ao mesmo tempo. Os sujeitos não escapam ilesos aos efeitos da pós- modernidade, pois ela altera modos de produção, de comunicação, de relacionamento, de compreensão. Entre os vários estudiosos da pós-modernidade, podemos citar Stuart Hall (2002). Este estudioso, pertencente à chamada Escola de Birmighan, desenvolve reflexões, dentre outras questões, sobre a crise de identidade do sujeito na pós- modernidade, também chamada de modernidade tardia. A pós-modernidade é um processo de mudanças que desloca estruturas na sociedade e essas mudanças afetam a sociedade e são responsáveis por interferir na idéia que nós temos de nós mesmos enquanto sujeitos unos e na nossa percepção de espaço, deslocando-nos daquele que achávamos ser reservado para nós. Associado ao conceito de mudança, Hall também enfatiza o conceito de descontinuidade. Em seu livro A identidade cultural na pós modernidade (2002), Hall a define como algo que rompe com o passado por meio de mudanças profundas, deslocando o centro de uma estrutura e substituindo-o não por um outro, mas por vários. Assim, as sociedades são compostas não por um núcleo rígido, mas por várias filiações, que produzem diferentes “posições-sujeitos”. Se tais sociedades não se desintegram totalmente, não é porque elas são unificadas, mas porque seus diferentes elementos e identidades podem, sob certas circunstâncias, ser conjuntamente articulados. Mas essa articulação é sempre parcial: a estrutura da identidade permanece aberta. Sem isso, argumenta Laclau, não haveria nenhuma história (HALL, 2002, p. 17). Ao caracterizar a identidade do sujeito na pós-modernidade, Hall (2002) a diferencia de outras duas concepções de identidade de outras épocas, uma que se refere à identidade do sujeito construída com base nas idéias do Iluminismo e a outra a que ele chama de identidade do sujeito sociológico. A primeira concepção percebe o sujeito como um ser racional, totalmente consciente de seus atos. Esta concepção, que se inicia junto com a modernidade, entre o Humanismo do século XVI e o Iluminismo do século XVIII, foi favorecida devido ao avanço nas ciências, especialmente nas ciências naturais, às revoluções científicas, e à 41 Reforma de Lutero, causando mudanças espistemológicas e o abandono do teocentrismo que vigorava na idade média, libertando o homem das explicações divinas e dando a ele o poder da mudança. Liberto das amarras da igreja, foi conferido ao homem o status de independente, dono da vida e da história. Esse sujeito tinha uma identidade estável, bem definida, livre de conflitos. Entre as figuras individuais que contribuíram para a difusão da concepção desse sujeito pensante estava Descartes e John Locke. O primeiro, matemático e cientista também foi atingido, segundo Hall, pela “mesma dúvida que se seguiu ao deslocamento de Deus do centro do universo”. Como solução, Descartes conferiu a Deus a responsabilidade pelo primeiro passo. O resto era por conta dos homens. Locke, por sua vez, definiu a identidade como algo estável por toda a vida do sujeito. A segunda concepção descrita por Hall, a do sujeito sociológico, revela um deslocamento do pensamento da época, em grande parte devido ao fato de as sociedades tornarem-se mais complexas e ao desenvolvimento das ciências sociais e da psicologia. Passa-se a não mais creditar totalmente ao homem a causa de todos os fatos, já que ele era visto imbricado em meio a estruturas sociais sustentadoras da sociedade moderna. Nesta época começou-se a acreditar que o homem, longe de ser totalmente autônomo, era condicionado por forças que estariam fora dele, especialmente as advindas da interação entre um eu e os outros, em uma sociedade, que iam transformando o “eu real” que existe em cada sujeito. As ciências sociais, assim, desenvolveram uma teoria alternativa à racionalidade do sujeito em que, não só os homens sofrem influências das estruturas, mas também as modificam – é o que Hall classifica como “reciprocidade estável entre interior e exterior do sujeito”. Embora essa concepção se caracterize como um avanço em relação ao sujeito cartesiano, ela também se vale da estabilidade da identidade: a identidade seria aquilo que ligaria o sujeito ao mundo externo. Ao internalizar alguma coisa nova, esta passaria a ser parte da identidade. Esta estabilidade começa a ser questionada no início do século XX, especialmente com os movimentos advindos com o Modernismo. O sujeito pós-moderno, por sua vez, é, segundo Hall (2002), fruto de processos estruturais e institucionais, rupturas em discursos modernos, que acarretam mudanças nos sujeitos e nas identidades, iniciado principalmente na segunda metade do século XX. O sujeito deixa de ser uno, racional, para agora ser considerado fragmentado, não possuidor de uma identidade fixa e estável, mas de várias identidades, provisórias, inconstantes, estraçalhadas. “Ao invés disso, à medida em que os sistemas de 42 significação e representação se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar ao menos temporariamente” (HALL, 2002, p.13). Segundo Hall, temos a ilusão de possuir uma identidade homogênea, ou algum aspecto que nos caracterize por toda a vida. No entanto, essa sensação nada mais é do que uma construção de um sentimento de comodidade, que, por ser confortante, nos eximi da obrigação de lidarmos com conflitos. As identidades são, na verdade, contraditórias, podendo encontrar-se ou afastar-se. Além disso, elas estão tanto na sociedade quanto no indivíduo. As rupturas, responsáveis pelo deslocamento, pelo descentramento do homem, seriam, segundo Hall, possíveis de serem classificadas em cinco grandes rupturas, as quais ele considera “cinco grandes avanços na teoria social e nas ciências humanas ocorridos no pensamento, no período da modernidade tardia” (HALL, 2002, p. 34). A primeira delas seria a ruptura causada pelo marxismo e a reinterpretação dos trabalhos de Marx na década de 60, ao retirar do homem o papel de sujeito ativo que movimentava a história, papel este que seria então preenchido pelas relações sociais. Althusser dizia que Marx, ao desconsiderar a essência racional e autônoma do homem, rompia como a teoria humanista que era tão difundida. O segundo deslocamento foi a descoberta do inconsciente, por Freud, que, assim como Marx, também deslocou o homem do status de racional, autônomo, para, nesse caso da psicanálise, fazê-lo submisso a essa região do pensamento à qual não se pode controlar. O inconsciente, e com ele a formação da identidade do indivíduo, funcionam independentemente da vontade dele, diferentemente do que se pensava do sujeito cartesiano. E o desenvolvimento do indivíduo não seria apenas conseqüência do desenvolvimento biológico, mas também da relação com os outros, com sistemas simbólicos, em uma relação cheia de conflitos e contradições, que conferem ao indivíduo uma identidade dividida, embora haja a ilusão de unicidade. O terceiro grande deslocamento é aquele praticado por Saussure, ao predizer que a língua era um sistema social e não individual, e que assim o sujeito não era livre para dizer o que quisesse, mas teria que se inserir nas regras do sistema lingüístico e nem a ele pertencia o controle do significado das palavras. O quarto deslocamento refere-se aos estudos de Foucault, especialmente os que se referem ao poder disciplinar. Foucault estudou como esse poder vinha se 43 desenvolvendo ao longo do século XIX por meio de instituições que disciplinavam as populações modernas. A quinta ruptura diz respeito ao movimento do feminismo, “tanto como uma crítica como um movimento” (HALL, 2002, p. 44), que, mais do que se caracterizar como uma política de identidades, questionou o sujeito cartesiano, a divisão entre público/privado, dentro/fora, e a formação das identidades relativas à sexualidade. Todos esses cinco deslocamentos foram questionados e estudados com algumas ressalvas, mas todos, de alguma forma, contribuíram para novas reflexões com relação ao sujeito. Além das identidades individuais sofrerem deslocamentos, para Hall as identidades nacionais, que se pretendiam unificadas e homogêneas, mais do que nunca, também se encontram enfraquecidas e estão sendo deslocadas, principalmente devido à globalização, que se caracteriza por processos que transpassam fronteiras do espaço e do tempo, constituindo os laços mais improváveis entre várias partes do mundo. “A globalização implica um movimento de distanciamento da idéia sociológica clássica da ‘sociedade’ como um sistema bem delimitado” (HALL, 2002). Assim, um efeito da globalização sobre as identidades nacionais é o seu enfraquecimento, o que não quer predizer seu desaparecimento, pois, de um modo, ainda continuam no forte, mas outras vêm se firmando e tomando espaço, como as identidades locais, comunitárias. A interdependência de relação entre todas as partes do mundo possibilita que todos tenham acesso aos mesmos objetos. O “consumismo global”, efeito dessa interrelação global, faz com que pessoas até mesmo em áreas mais remotas tenham como modelo o mesmo modo de agir, de ser, de se comportar. “Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais da mídia e pelos sistemas de comunicação, globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas – desalojadas, de tempos, lugares, história e tradições específicos parecem flutuar livremente” (HALL, 2002). Hall fala sobre um processo de “homogeneização cultural”, em que as diferentes culturas, que antes definiam as identidades, ficam reduzidas. A conjuntura para as identidades, então, permeada pela globalização, leva a três conseqüências: ou as identidades nacionais vão se desintegrar gradativamente, por causa dessa homogeneização, ou vão se fortalecer em um esforço de resistência, ou vão entrar em declínio e serão substituídas por outras identidades, mais maleáveis, híbridas. 44 Sousa e Santos (2005) também compartilha com Hall algumas mesmas idéias sobre identidade. Os processos de identificação são, segundo ele, sempre transitórios e escondem “negociações de sentido, jogo de polissemias, choques de temporalidade” (SANTOS, 2005 p. 135). As identidades são “dominadas pela obsessão da diferença e pela hierarquia das distinções. Quem pergunta pela sua identidade questiona as referências hegemônicas, mas, ao fazê-lo, coloca-se na posição de outro, simultaneamente, em uma situação de carência e por isso mesmo de subordinação” (SANTOS, 2005, p. 131). O sujeito não tem uma identidade única, homogênea. Por isso, é preferível falar em identificações do que em identidade, que pode parecer algo estável. O processo de identificação não termina, ele não tem fim e vai se modificando durante toda a vida do sujeito, sendo construído pela linguagem (CORACINI, 2003). O adolescente é um ser social, marcado pela interação com outros sujeitos, e, assim, ele vai se constituindo por meio do olhar do outro, formando representações do mundo. As representações são decorrentes do processo de identificação pelo qual o adolescente passa. “[...] As representações – que, na perspectiva da teoria cultural pós- estruturalista na qual nos apoiamos, são entendidas como sistemas de significação que não só veiculam como também atribuem sentido às coisas num processo de construção do real [HALL, 1997; SÏLVA, 2000]” (GRIGOLETTO, 2003, p. 354-5). Segundo Násio, “para Lacan, a identificação designa o nascimento de um lugar novo, a emergência de uma nova instância psíquica” (1995, p. 111). Ao identificar-se com alguma coisa ou pessoa, o sujeito não a captura, mas é capturado, é aprisionado pelo objeto da identificação. O sujeito, identificando-se com algo, torna-se o elemento passivo do processo, enquanto o objeto é o ativo (NÁSIO, 1995, p. 101-2). O sujeito é inconsciente. Assim sendo, os sentidos que produz também o são; não são intencionais, pois o inconsciente se materializa por meio da linguagem, do discurso, do simbólico. “A clivagem do sujeito permite que ‘escapem’ atos falhos, marcas de incompletude, lapsos, fragmentos censurados, desejos recalcados como o controle, o poder, a completude, fiapo do(s) outro(s) que o habita(m)” (VASCONCELOS, 2003, p. 166). Assim, a língua tem um papel muito importante porque as identidades se constituem por meio dela. Essas representações, identificações, sofrem deslocamentos dependendo das experiências pelas quais o sujeito passa, e também das experiências do outro. O processo de identificação não se dá no vazio, mas no contexto político-ideológico em 45 que o sujeito está inserido, que o pode influenciar ou lhe causar repulsa, fugindo do seu controle o poder de escolher com o que se identificar (CORACINI, 2003). O sujeito não é autônomo, controlador do seu dizer. Suas palavras são sempre palavras do outro com as quais se identifica, carregadas de ideologia e de outros discursos. A família é o primeiro ponto de apoio para o indivíduo, dando à criança e, posteriormente, ao adolescente, um sentimento de proteção. O grau de dependência pode variar de acordo com a cultura, mas é certo que nunca irá existir alguém com total independência emocional. E a família também é o primeiro ponto de identificação. Os processos de identificação dos indivíduos, assim, têm nos pais e familiares os primeiros referenciais de comportamento, modelos a serem seguidos. Ao escolher o grupo de amigos e eventuais parceiros, o adolescente também mostra com o que está se identificando. O outro é, na verdade, uma projeção do que ele gostaria de ser. A fantasia, também muito comum nessa fase, são mostras das projeções dos adolescentes em relação ao corpo, emprego, parceiros, amigos, etc. Psicanalistas consideram que os processos identificatórios dos adolescentes são mais conflituosos do que em qualquer outra fase da vida, pois é nessa época que se acentua a busca por “quem eu sou”. É aí que os grupos de amigos têm grande importância, pois ajudam na estruturação da identidade. Sobre isso, fala Outeiral: Tendência grupal: a fragilidade egóica determina a procura de outras identidades similares que, unidas, transmitem ao ego uma vivência de ‘poder’ pelo grupo. Por isso, são importantes as modas, costumes, atitudes, atividades desportivas e recreativas que chegam a estereotipar-se rigidamente, pois, do contrário, seria perdida a fantasia de unidade que proporciona o grupo. (OUTEIRAL, 2003, p. 24). A identidade de uma pessoa começa a ser formada desde os primeiros contatos com o mundo e com as outras crianças. No entanto, na adolescência, os processos de identificação estão, segundo psicanalistas, em maior movimentação e são essenciais para o “processo adolescente”: A identidade, como a própria palavra define, se organiza por identificações: inicialmente com a mãe, logo em seguida com o pai, depois com outros familiares, e finalmente com professores, amigos, ídolos (esporte, cinema, música, televisão, etc.) e pessoas da sociedade em geral. Na família é o lugar onde se ouvem as primeiras palavras, onde se dá sentido à experiência vivida, é a intermediadora da relação da criança com o mundo. Crescer deixa de ser um processo 46 puramente biológico para se tornar também um processo social. As condições para que o indivíduo cresça depende do lugar que ele ocupa na família e de como que ele estabelece vínculos com o mundo exterior. Na adolescência inicial, a identidade se estrutura como uma “colcha de retalhos”, na qual cada retalho é um “pedaço” de alguém, tornando-se difícil saber com “quem” estamos conversando no momento. Posteriormente, ocorre uma amálgama em que várias experiências de identificações se fundem. Este é um processo lento e difícil, tanto para o adolescente como para adultos que convivem com ele (OUTEIRAL, 2003, p. 63). Na psicanálise, o termo identificação é normalmente usado para designar processos que ocorrem no ego e que o estruturam, por meio de relações com o mundo externo. O ego é, assim, constituído por várias identificações construídas ao longo da vida. A identidade é criada a partir do reconhecimento do outro, da alteridade. Quando o indivíduo se percebe, pela primeira vez, ele se vê não como ele mesmo, mas sim como um outro, por meio de uma imagem que ele assume. Citando O Seminário, de Lacan, Chnaiderman diz que o “ser humano não vê sua forma realizada, total, a miragem de si mesmo, a não ser fora de si” (CHNAIDERMAN, 2002, p. 54). E ele constitui sua imagem sempre permeado pelo olhar do outro. É isso que Lacan chama de “o estágio do espelho”. Quando criança, o indivíduo idealiza os pais e identifica-se plenamente com eles, mesmo pelo estado de dependência em que se encontra. À medida que cresce, o indivíduo, já adolescente, busca identificações fora do ambiente familiar, o que pode desagradar aos pais que se sentem rejeitados por terem perdido em parte a atenção dos filhos. Os grupos dos amigos têm papel fundamental para o processo de identificação, tornando-se um novo campo identificatório que vai divergir das representações infantis que o indivíduo possuía e que ultrapassa as referências familiares. Quando criança, os limites são impostos pelo pai, independentemente de eles serem proibições próprias da lei ou criadas pelo pai. A criança, nessa fase, já apresenta um perfil transgressor, mas não procura desafiar o pai para provocá-lo, e sim por “moções de liberdade, testes que a criança faz tentando ampliar seu campo de possibilidade de ação” (KEHL, 2004, p. 112). Ao fazer parte de um grupo, o adolescente começa a se sentir autorizado e seguro a realizar outras experiências transgressoras e vai percebendo que algumas imposições, as quais sempre obedeciam, podiam ser facilmente ultrapassadas sem graves conseqüências: “(...) o adolescente amplia o campo de exercício de sua liberdade e aprende a separar o que é da ordem da Lei, do que são as limitações humanas e banais do chefe da família. É o que chamamos de simbolizar a Lei” (KEHL, 2004, p. 103). 47 Assim, as referências familiares vão sendo questionadas e relativizadas, acarretando mudanças nos lugares ocupados pelo adolescente. O grupo de amigos, com o qual se estabelecem relações horizontais, diferentes das ligações verticais que são estabelecidas com os pais, revela os modelos de representação que os jovens estão buscando, assim também quando começam a idolatrar artistas, na maioria das vezes, os construídos pela mídia. A idolatria transfere para o OUTRO a projeção do que gostaria de ser e como gostaria de ser. Muitas vezes, os pais também começam a se identificar com o filho adolescente, assumindo gostos e posturas idênticos aos deles, e aspectos adolescentes que até en