8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 1 Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com. Eixo: Eixo 1 - “Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cidadania" (inclui as áreas de: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Política e Economia). Resumo O Projeto de Extensão: “Cine Capsia: o cinema como forma de produção conhecimento” organiza cines-debates, os quais promovem discussões interdisciplinares de temas correspondentes ao mundo contemporâneo e de interesse dos espectadores. Além disso, utiliza obras cinematográficas atuais para tais discussões, fornecendo, tanto aos moradores da cidade de Assis como aos próprios alunos do Campus da Unesp, acesso gratuito a filmes de qualidade, com discussões coordenadas por profissionais ligados aos temas que estimulam a reflexão para além do senso comum por meio do cinema. Palavras Chave: Cinema; Psicologia; Extensão Universitária; Abstract: The Extension Project: "Cine Capsia: cinema as a form of knowledge production" organizes cinemas- debates, which promote interdisciplinary discussions on topics relevant to the contemporary world and in the interest of viewers. In addition, uses current films for such discussions, providing that both residents of the city of Assis and the students of Unesp Campus free access to quality films, with coordinated discussions by profissonais linked to themes, which stimulate reflection beyond common sense through the cinema. Keywords: Cinema; Psychology; University Extension. Introdução Nascido no final do século XIX o cinema esteve diretamente relacionado as transformações tecnológicas e artísticas que ocorriam na época. Os primeiros registros demonstram que esse possuía objetivos puramente científicos, contudo com o enorme interesse do público pelas imagens em movimento, o cinema se transformou. Desse modo, foi apenas a partir dos irmãos Lumière que podemos percebê-lo adquirindo um primeiro caráter coletivo, no qual os filmes retratavam a realidade, “servindo para suprir o desejo humano de guardar fatos de um determinado tempo.” (CHRISTOFOLI, 2010, p.25) mailto:silva.lana@rocketmail.com mailto:jkpsi@hotmail.com mailto:sabbadini.aline@gmail.com mailto:erp_k9@hotmail.com mailto:lais.macampos@gmail.com 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 2 O cinema começou a ultrapassar a ideia de representar apenas a realidade, divertir e obter lucro, trazendo consigo a capacidade de ser expressão cultural. Dessa forma, Sales (2014) expõe que partindo desse pressuposto e como movimento descontente a então nascente indústria cinematográfica, surgem na década de 1920 os primeiros cineclubes, os quais buscavam uma maior participação, debates e trocas culturais na relação público-filme. Logo, “os cineclubes surgiram nitidamente em resposta a necessidades que o cinema comercial não atendia, num momento histórico preciso” (MACEDO, 2004, s/p), adotando diversos métodos que os diferenciavam. Segundo Macedo (2004) um cineclube precisa seguir ao menos os dois primeiros “princípios” dos três que o compõe: não possuir fins lucrativos, ter uma formação democrática e, por consequência das outras, um compromisso cultural, estético e ético. Assim, com objetivos próximos a estas “regras” surge em outubro de 2005 o projeto Cine Capsia com a exibição do filme “O Inquilino”, de Roman Polanski, precedido de uma discussão mediada pelo Prof. Dr. José Sterza Justo do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Em sua primeira atividade o projeto teve grande adesão do público, ao qual entendeu o cinema como um contribuidor no processo ensino-aprendizagem, em virtude da facilidade de compreensão das informações pelos espectadores, diferentemente do método didático- expositiva da sala de aula. (RIBEIRO, 2010) A ideia inicial do projeto foi inspirada em um cineclube desenvolvido pelo CRP (Conselho Regional de Psicologia), subsede de Assis, intitulado “Videoclube CRP – o cinema pela ótica da psicologia” na qual consistia em exibir um filme ao final de cada mês, sendo discutido a partir da ótica psicológica. Com o passar do tempo, o envolvimento do público se tornou cada vez maior e com isso as discussões se ampliaram, ultrapassando a temática psicológica e se inserindo em outras áreas tanto internas como externas ao campus, sendo hoje o projeto reconhecido e prestigiado em todo o campus da Unesp de Assis. (RIBEIRO, 2010) Objetivos O projeto Cine Capsia pretende acrescer cultura no município de Assis-SP uma vez que, levando em consideração a carência de tais atividades na cidade, promove uma melhor capacidade de expressão e assertividade nos espectadores, por meio da exibição de obras previamente escolhidas e, posteriormente, a realização de debates temáticos coordenados por palestrantes convidados. Esses debates transitam por diversas áreas e percorrem as discussões acadêmicas, nas quais têm potencial de gerar maior criticidade e possibilitar novas posturas perante a sociedade. Aos participantes do projeto é oferecida a alternativa de buscar conhecimento por outros meios, além do método didático-expositivo, facilitando a ocorrência de reflexões que favoreçam o processo ensino-aprendizagem, tornando o cinema uma ferramenta possível para acessar múltiplos conhecimentos. Além disso, promove a ampliação e divulgação da ideia de levar o cinema a todos, por meio de eventos e jornadas sobre o tema, apresentações em congressos, a fim de aumentar a visibilidade do projeto em outros centros culturais e universidades. Por fim, o Projeto cumpre com o compromisso social de levar o cinema gratuito e de qualidade a 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 3 comunidade externa, além de promover a cultura e novos conhecimentos aos participantes dos eventos. Ademais, todo o saber produzido durante as discussões contribui para o conhecimento de mundo, da realidade sociocultural e potencializa as reflexões acerca do cinema, possibilitando inquietações que futuramente favoreçam o ensino e à pesquisa na área. Material e Métodos Os eventos são realizados quinzenalmente nos anfiteatros da unidade, a partir das 17h e com uma duração média de 4 horas de atividade, sendo constituídos pela exibição de obras cinematográficas previamente selecionadas em reuniões semanais da equipe – orientador, bolsista e voluntários do Cine Capsia -, levando-se em consideração as sugestões do público. Em sua maior parte, as sessões consistiam em assistir ao filme e debater os conceitos e outros aspectos relevantes extraídos da trama, sendo o debate realizado por profissionais especializados. As divulgações dos eventos realizados são feitas pela fan Page do Facebook (https://www.facebook.com/pages/CineCapsia/427 841433893362), jornais (Jornal Nosso Campus, Diário de Assis, Jornal de Assis), rádio (Rádio Difusora, Rádio Cultura e Antena Jovem.), e-mails institucionais e folders personalizados. Durante as reuniões, a equipe organiza além dos cines-debates, mostras e jornadas, discutindo ainda textos para produções acadêmicas, como apresentações em congressos. Ao mesmo tempo, também são confeccionados os certificados dos eventos anteriores que, posteriormente, são entregues em plantões na própria universidade. Os temas dos cines-debates são variados, versando sobre questões da psicologia, ciências sociais, antropologia, filosofia, entre outros, sendo esse um dos motivos pelos quais o público do Cine Capsia é assíduo, uma vez que estes debates favorecem o senso crítico e vão além das áreas temáticas presentes no campus. Resultados e Discussão Em 2015, o projeto Cine Capsia completa 10 anos de atividade. Em todos esses anos, foram realizadas diversas parcerias entre elas entidades e núcleos de estudos da UNESP, como o de “Envelhecimento e Processos de Subjetivação” relacionado à UNATI; o “Núcleo de Estudo sobre Violência e Relação de Gênero” (NEVIRG); o “Núcleo de Estudos sobre Gêneros e Sexualidades” (GEPS) e a “Humanus Empresa Júnior” - sendo todos vinculados ao curso de Psicologia desta universidade; além de veículos de informação (rádios e jornais) e uma distribuidora de filmes nacionais (Brazucah Produções). Ao final do ano de 2010 foi lançado pela editora Praxis o livro “Cineclube: Cinema e Educação”, no qual há o capítulo denominado “CineCAPSIA: A linguagem cinematográfica como asssociação livre” produzido pelo discente e idealizador do projeto, Bruno Chapadeiro Ribeiro. Assim, durante a “I Jornada de Cineclube: Cinema, Educação e Produção de Subjetividade”, realizada em março de 2011, promoveu-se o lançamento do livro e uma série de palestras com estudiosos acerca do cinema. Entre os anos de 2013 e 2014, o Cine Capsia realizou 19 eventos acadêmico-culturais, contando com aproximadamente 200 pessoas a cada exibição e com mais de um debatedor em algumas delas. Além disso, o projeto também disponibilizou, aproximadamente, 750 certificados aqueles que estiveram presentes ao final dos cines-debate. https://www.facebook.com/pages/CineCapsia/427841433893362 https://www.facebook.com/pages/CineCapsia/427841433893362 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 4 Em 2013 o projeto Cine Capsia apresentou-se no 7º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, sendo o único e melhor projeto premiado na área de cultura pela unidade de Assis. Ainda no referido ano, foram feitas parcerias com outros projetos de extensão, para a realização da “I Semana de Cinema”, encerrando-se o semestre acadêmico com dois eventos: “Cinema e terror: clichês e suas relações arquetípicas” e a “8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”, ao qual o Cine Capsia apoiou e realizou a exposição e debate das obras envolvidas. O Cine Capsia deparou-se com dois impasses em 2014: primeiramente a falta de recursos para a organização dos cines-debates e, em segundo lugar, a greve no campus da Unesp - Assis. Desse modo, o desenvolvimento do projeto foi afetado tanto pelos meios burocráticos e institucionais quanto pela falta de auxílio financeiro. Ainda assim, as atividades não deixaram de ser realizadas, uma vez que isso iria na contramão da idealização do mesmo. Nesse mesmo ano o projeto apresentou trabalhos em eventos no campus de Assis, sendo esses trabalhos: “CINE CAPSIA: DISCUSSÕES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES POR MEIO DO CINEMA” apresentado no “IV Seminário Internacional Pensando Gêneros - Queerizando as práticas de subjetivação”; e “PROJETO CINE CAPSIA: CINEMA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” apresentado no “VI Integrando Vertentes”. Desde a sua criação, o projeto Cine Capsia contribuiu para que os conhecimentos produzidos em seus eventos tivessem o potencial de gerar outros saberes e pesquisas na área de cinema e suas interfaces. Corroborando com nossos objetivos, Moellmann (2009) observa que o cinema poderia se comparar a uma escola, uma vez que “o es¬pectador, sujeito em formação, [...] se expande em pensamento” (p.24). Dessa maneira, o espaço educacional proporcionaria ao aluno, por meio da experiência sensível de assistir a um filme, diálogos entre as dualidades do cinema (ficção versus realidade; imagem versus palavra) e os mais variados saberes como a literatura, as artes plásticas, e também, com matemática, ci¬ências naturais, geografia, história, meio ambiente e a sexualidade. (BARCELOS, 2009) Compreendemos que a constituição da subjetividade não alude somente a uma única experiência individual e ligada apenas ao psíquico, mas relacionada à realidade do sujeito, sendo este influenciado pelo contexto sócio-histórico de sua época. Com isso, as imagens de um filme, seu conteúdo e narrativas exerceriam influências sobre o individuo, uma vez que fariam-no refletir acerca de suas práticas, por meio das emoções suscitadas. (SIQUEIRA, 2006) Portanto, o cinema, além de facilitador também é produtor de associações livres e conhecimento, visto que as imagens representadas “[...] se confundem muitas vezes com as próprias imagens que o sujeito tem de si mesmo. As imagens não são vistas como objetos externos que trazemos para reflexão, mas como âncoras facilitadoras do conhecimento de nós mesmos/as. [...]” (SIQUEIRA, 2006, p.139) Nesse sentido, os filmes apontariam para uma ética de produção de corpos e expressões, ser e existir em sociedade amplamente distribuídas e consumidas atualmente. (SANTOS, COSTA, CARPENEDO, NARDI, 2011). Na contramão desse revés estariam os cineclubes com seu compromisso cultural e/ou ético, de forma que os debates suscitados proporcionariam ao público outros modos de ver o espaço aos quais se insere, permitindo com que os sujeitos tenham acesso à obras cinematográficas gratuitamente e reflitam 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 5 além do senso-comum de tal modo que apurem seu senso crítico. Em suma, o Cine Capsia como parte desse ambiente cineclubista obtém êxito como projeto de extensão ao contribuir para a formação dos alunos da Unesp – Assis, além de acrescer cultura a comunidade em geral. No tocante as discussões estabelecidas, estas transformam a experiência fílmica em socialização de saberes, conferindo um compromisso de produção do conhecimento que possa refletir diretamente na vida dos espectadores, uma vez que “a própria imagem cinematográfica [...] converte em potência o que ainda era só possibilidade." (DELEUZE, 2005, p.189-226) Conclusões O cinema ao longo dos anos foi visto praticamente como uma forma de lazer, por parte do público, e geração de lucros, pela indústria cinematográfica. Contudo, este se transformou também em instância educativa, sendo atualmente um espaço fascinante ao qual oferece aventuras com vocabulários diferenciados, como também reflexão, construção e disseminação do conhecimento. É notório que o cinema até hoje instiga o público com suas obras possibilitando a partir delas constituir um cidadão consciente da realidade que o envolve. A compreensão do uso dos filmes neste Projeto consiste em auxiliar na identificação de uma metodologia coerente para trabalhá-lo além da sala de aula e à comunidade em geral, propiciando a interconexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Desde sua criação, este projeto de extensão vem colecionando conquistas e ampliando-se, sendo atribuído a ele por parte dos alunos, professores da Unesp - Assis, comunidade local e palestrantes, um valor inestimável no desenvolvimento de um senso crítico, contribuindo para uma riqueza de informação que é levada a todos, bem como para o aumento das atividades culturais do Campus e da cidade de Assis. Por fim, por meio do Projeto Cine CAPSIA, o cinema e a psicologia são utilizados em uma maior aproximação com a comunidade, contribuindo para que este projeto se torne mediador cultural e produtor simbólico, ampliando o conhecimento das experiências humanas, a percepção e a profundidade da compreensão dos fenômenos expressos nas obras cinematográficas. Agradecimentos São muitos os agradecimentos aos colaboradores deste projeto que não caberiam todos aqui Mas ostaríamos de agradecer primeiramente ao idealizador e criador do projeto de extensão Cine Capsia Bruno Chapadeiro Ribeiro, ao qual iniciou os trabalhos e fez este projeto dar certo. À comunidade externa e interna do campus da Unesp – Assis que por ser grande parte desse processo não poderia deixar de ser citada, sem os espectadores o projeto não aconteceria. Aos palestrantes que se dispuseram a participar dos cines-debates, muito obrigado pela disponibilidade e a possibilidade de compartilhar e construir conhecimento com o público. A direção do campus da referida universidade por ceder o espaço dos anfiteatros e equipamentos para realização dos cines-debates, além dos funcionários que ajudam com a parte técnica. À PROEX por reconhecer o Cine Capsia como um projeto de extensão, graças ao apoio financeiro – bolsas aos estagiários e verba - foi possível realizar grandes eventos e parcerias que trouxeram ao projeto o 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Extensão universitária e cinema: um novo modo de produção de conhecimento, Lana Bruna da Silva. Universidade Estadual Paulista – Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: silva.lana@rocketmail.com. Bolsista Proex, Dr. Jair Izaías Kappann. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: jkpsi@hotmail.com, Aline Sabbadini. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: sabbadini.aline@gmail.com, Eric Romelli Pinto. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E-mail: erp_k9@hotmail.com, Laís Maria de Campos Barbosa. Universidade Estadual Paulista - Campus Assis. Curso: Psicologia. E- mail: lais.macampos@gmail.com.– ISSN 2176-9761 6 reconhecimento que possui hoje. Por fim, agradecemos aos estagiários e voluntários atuais e aqueles por aqui passaram, foram por meio das discussões em reuniões, produções acadêmicas, jornadas entre outras atividades que vocês ajudaram a construir esses 10 anos do Projeto “Cine Capsia: o cinema como forma de produção conhecimento”. _________________________________________________ BARCELOS, P. Cinema: temas contemporâneos - Imagens e sons: a construção de uma linguagem. In: Cinema e educação: um espaço em aberto. Publicação do Ministério da Educação. Ano XIX, Nº 4, Maio, 2009, 2009, p. 27 – 37. Disponível em . Acesso em: 26 jul. 2015. CHRISTOFOLI, E. P. Um panorama tecnológico do cinema. In: Transformações tecnológicas no cinema contemporâneo: um estudo sobre a primeira década do século XXI. Porto Alegre, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015. DELEUZE, G. O pensamento e o Cinema. In: A Imagem-tempo. Tradução Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005, p.189-226. MACEDO, F. O que é cineclube? Pré-Jornada Nacional de Cineclubes Rio Claro, São Paulo, Brasil – 2004. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015. MOELLMANN, A. Cinema: Educação e Ideologia – o foco na metáfora: as imagens do cinema. In: Cinema e Educação: um espaço em aberto. Publicação do Ministério da Educação. Ano XIX, Nº 4, Maio, 2009, p. 19 – 26. . Acesso em: 26 jul. 2015. RIBEIRO, B. C.. Cine Capsia: A linguagem cinematográfica como associação livre. In: Giovanni Alves; Felipe Macedo. (Org.). Cineclube, cinema e educação. 1ª ed. Londrina: Editora Praxis, 2010, V.1, p. 195-207. SALES, P. C.. As práticas do Clube de Cinema de Assis como fortalecimento da cultura cinematográfica no interior. In: XIX Encontro Regional de História, 2014, Juiz de Fora. Anais do XIX Encontro Regional de História - Profissão historiador: Formação e mercado de trabalho, 2014. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015. SANTOS, C. B.; COSTA, A. B.; CARPENEDO, M.; NARDI H. C. A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenção e pesquisa. Sexualidad, Salud y Sociedad- Revista Latinoamericana, n. 7, p. 127-141, 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015. SIQUEIRA, V. H. F. Sexualidade, gênero e educação: a subjetivação de mulheres pelo cinema. Educação & Realidade, v. 31, n. 1, 2006. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf http://hdl.handle.net/10923/2210 http://www.culturadigital.br/cineclubes/cineclube/rtigos/o-que-e-cineclube/ http://www.culturadigital.br/cineclubes/cineclube/rtigos/o-que-e-cineclube/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf http://www.encontro2014.mg.anpuh.org/resources/anais/34/1402182053_ARQUIVO_AspraticasdoClubedeCinemadeAssiscomofortalecimentodaculturacinematograficanointerior.pdf http://www.encontro2014.mg.anpuh.org/resources/anais/34/1402182053_ARQUIVO_AspraticasdoClubedeCinemadeAssiscomofortalecimentodaculturacinematograficanointerior.pdf http://www.encontro2014.mg.anpuh.org/resources/anais/34/1402182053_ARQUIVO_AspraticasdoClubedeCinemadeAssiscomofortalecimentodaculturacinematograficanointerior.pdf http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/viewArticle/678 http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/viewArticle/678 http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/viewArticle/678 http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/23001/0