unespciência novembro de 2015 ∞ ano 7 ∞ número 69 História Coleção Clipping da editora abril ECONOMia Uma expliCação estrUtUral dos impasses brasileiros atUais MEDiCiNa novas regras inCentivam parto normal Um estigma entre nós edUCação é Caminho para sUperar bUllying e CyberbUllying Depois de 1945 Latência como origem do presente Gumbrecht refuta a disseminada crença de que a humanidade nada aprendeu com o Holocausto e de que o mundo apenas repaginou o drama humano enquanto continuou legitimando flagelos, violência, opressão, massacres. Transitando em sentido contrário, lança conjecturas de longo alcance que evidenciam a pujança criativa e a originalidade dos caminhos no pós-guerra. 357 páginas | R$ 48 Conheça do mesmo autor Um dos maiores intelectuais da atualidade analisa o processo pelo qual a “visão de mundo histórica” vem sendo confrontada e parcialmente substituída desde meados do século 20. Para Gumbrecht, compreender a realidade da nova constituição do tempo, em que o presente abarca o passado e, ainda, um futuro percebido como ameaçador, pode se refletir em melhores condições de vida, individual e coletivamente. 160 páginas | R$ 38 “Sou um professor de Literatura estranho. Gosto muito de Literatura, mas fico muito mais fascinado com História e Filosofia.” Gumbrecht Produzir conteúdo, Compartilhar conhecimento. Editora Unesp, desde 1987 www.editoraunesp.com.br C M Y CM MY CY CMY K UNESPCIÊNCIA 3 Editorial Educação para superar a violência A Carta Aberta do VIII Encontro de Direitos Huma- nos da Unesp “Universidade, violências e direitos humanos”, em Bauru, datada de 12 de agosto de 2015, que pode ser acessada em http://migre.me/rNNJV, traz importantes contribuições para o conjunto de iniciativas, já em curso na Unesp, para enfrentar diversos tipos de violências e violações dos direitos humanos que envolve os três segmentos da comunidade acadêmica: funcioná- rios, alunos e professores. A revista unespciência deste mês se insere no debate com o texto de capa “Um estigma entre nós”, que enfoca bullying e cyberbullying. O artigo conclui que “a educa- ção, seja ela em que nível for, é um importante caminho para a superação dos casos de bullying e cyberbullying, mas, mais do que isso, é caminho para uma humanidade mais humana”. A edição traz ainda homenagem ao neurocientista Oli- ver Sacks e ao intelectual Florestan Fernandes, discute a produção intelectual nas universidades públicas paulis- tas, traz artigos sobre a questão racial brasileira e aponta caminhos da administração pública nacional. As relações entre a criança, o adolescente e o trabalho, uma explicação econômica estrutural dos impasses atuais, as novas regras que incentivam o parto normal, uma ex- posição de estudantes do Instituto de Artes, as trajetórias de vida de adolescentes com envolvimento no tráfico, um festival de pipas que reuniu 6 mil participantes em Presi- dente Prudente, a Coleção Clipping da Editora Abril, um livro sobre a instabilidade mundial, a retrospectiva do pro- fessor Percival Tirapeli em São Paulo, SP, e uma reflexão sobre a inovação na Universidade completam a edição. Fazemos, assim, nesse ritmo acadêmico, nossas as pala- vras da Carta Aberta de Bauru: “Acreditamos que a Edu- cação em Direitos Humanos, na formação universitária, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de res- peito à dignidade humana, de convivência na diversidade e de solidariedade. Tal cultura poderá transformar-se em compromisso pessoal e profissional por mudanças sociais para um Brasil mais justo e diverso”. Governador Geraldo Alckmin Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Márcio França UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Reitor Julio Cezar Durigan Vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-reitor de Administração Carlos Antonio Gamero Pró-reitor de Pós-Graduação Eduardo Kokubun Pró-reitor de Graduação Laurence Duarte Colvara Pró-reitora de Extensão Universitária Mariângela Spotti Lopes Fujita Pró-reitora de Pesquisa Maria José Soares Mendes Giannini Secretária-geral Maria Dalva Silva Pagotto Chefe de Gabinete Roberval Daiton Vieira Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa Oscar D’Ambrosio Presidente do Conselho Curador Mário Sérgio Vasconcelos Diretor-presidente Jézio Hernani Bomfim Gutierre Editor-executivo Túlio Kawata Superintendente administrativo e financeiro William de Souza Agostinho Diretor de redação Oscar D’Ambrosio Arte Hankô Design (Ricardo Miura) Assistente de arte Andréa Cardoso Colaboradores Altino Correia, Ana Elisa Jardim Gouvêia, Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Eduardo Strachman, Hiran Pinel, Joelma de Sales dos Santos, Luciene Regina Paulino Tognetta, Marcelo Augusto Totti, Ney Lemke, Oscar D’Ambrosio, Rafael Petta Daud, Sérgio Pereira dos Santos, Silvia Marina Anaruma, Vanderlan da S. Bolzani (texto); Daniel Patire (foto) Revisão Maria Luiza Simões Projeto gráfico Hankô Design (Ricardo Miura) Produção Mara Regina Marcato Apoio de internet Marcelo Carneiro da Silva Apoio administrativo Thiago Henrique Lúcio Endereço Rua Quirino de Andrade, 215, 4o andar, CEP 01049-010, São Paulo, SP. Tel. (11) 5627-0327. www.unespciencia.com.br revistaunespciencia@reitoria.unesp.br Impressão Coan Gráfica Tiragem 6 mil exemplares É autorizada a reprodução total ou parcial de textos e imagens desde que citada a fonte. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Universidade. HOMENAGEM Oliver Sacks, o explorador NEY LEMKE MEMÓRIA 20 anos sem Florestan Fernandes MARCELO AUGUSTO TOTTI UNIVERSIDADE Ciência de qualidade DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER e OSCAR D’AMBROSIO DOSSIÊ AFRODESCENDENTES O medo da igualdade racial e o usufruto coletivo da justiça SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS e HIRAN PINEL Rap: a diáspora negra do asfalto JOELMA DE SALES DOS SANTOS COMPORTAMENTO Um estigma entre nós RAFAEL PETTA DAUD e LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA ECONOMIA Uma explicação estrutural dos impasses brasileiros atuais EDUARDO STRACHMAN Sumário UNESPCIÊNCIA4 6 8 10 12 18 32 DOSSIÊ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O exercício profissional dos egressos dos cursos de públicas VALDEMIR PIRES Uma nova administração pública no Brasil VALDEMIR PIRES, FELIPE DRUMMOND, VITOR CÂNDIDO e EMANUELE GLAESER PSICOLOGIA A criança, o adolescente e o trabalho NELSON PEDRO-SILVA MEDICINA Novas regras incentivam parto normal ANA ELISA JARDIM GOUVÊIA e SILVIA MARINA ANARUMA ARTE E CULTURA Exposição de estudantes do Instituto de Artes DANIEL PATIRE PESQUISA Trajetória de vida de adolescentes com envolvimento no tráfico UNESPCIÊNCIA 5 46 50 LAZER Festival de Pipas reúne mais de 6 mil participantes ALTINO CORREIA HISTÓRIA A representação do crime coletivo na imprensa OSCAR D’AMBROSIO LEITURA Livro aborda instabilidade mundial LUIS FERNANDO AYERBE OPINIÃO A inovação na Universidade VANDERLAN DA S. BOLZANI 24 29 34 48 FOTO DO MÊS Percival Tirapeli em retrospectiva DANIEL PATIRE 3638 40 42 Homenagem frutificaram em diversas áreas: neurociências, educação, aprendizado de máquina e robótica. E colaboraram para mostrar que os avanços em neurociências poderiam ter aplicações práticas, não apenas em Medicina, mas em basicamente qualquer área que envolvesse seres humanos ou inteligência. Sua vida, ilustrada em filmes como Tempo de Despertar (inspirado em seu livro homôni- mo) e em livros como Tio Tungstênio, revelava uma personalidade rica que explorou de forma compulsiva toda a gama de possibilidades sen- soriais que a consciência humana pode oferecer. Revelou no livro Hallucinations ter consumido todo o tipo de drogas recreativas para poder vivenciar tudo que era possível ser experimen- tado. Nesse aspecto, mais do que um mero pesquisador, ele era também um desbravador e simultaneamente possuía uma erudição que lhe permitia falar com segurança não apenas O liver Sacks investigou a mente huma- na usando uma perspectiva única que, muito mais do que científica, era ao mesmo tempo racional e profundamente humana. Não se debruçava sobre experimentos sofis- ticados ou mesmo introduziu testes clínicos baseados no último avanço tecnológico, nem seguiu nenhuma escola psicanalítica. Seus insights provinham de sua capacidade fina de observação e de estabelecer relações entre as patologias e a fisiologia cerebral. O seu clássico O homem que confundiu sua mulher com o chapéu discutia como da- nos em determinadas regiões do cérebro in- duziam comportamentos estranhos mas que revelavam como o cérebro normal funciona. Essa abordagem teve precursores; Alexan- der Luria, por exemplo, investigou na URSS da Segunda Guerra Mundial como as balas alojadas no cérebro implicavam em perdas de funcionalidades cognitivas. O trabalho de Sacks se inseriu em um contexto cultural que permitiu estabelecer que mesmo a mais mun- dana das atividades humanas dependia do funcionamento orquestrado de uma miríade de subsistemas interagentes. Os resultados desse programa de pesquisa TexTo presTa TribuTo ao neurocienTisTa falecido em 30 de agosTo oliver sacks, o explorador unespciência6 Ney Lemke Ney Lemke é professor do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu. Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 31 de agosto de 2015. Homenagem de Neurologia, mas de Literatura e Filosofia. Nesse aspecto sua trajetória segue a tradi- ção intelectual de outros naturalistas, como Charles Darwin e Stephen Jay Gould. Quando anunciou que estava morrendo, demonstrou um sentimento de certa ambivalência, por um lado sabia que o show estava acabando, mas por outro lado demonstrava que iria seguir fa- zendo o que lhe agradava: escrever, ler, viajar e conversar com os amigos. Mas imagino que ele deva ter enfrentado essa batalha derradeira com a sua costumeira meticulosa curiosidade. Sua morte não poderia ser mais emblemática para alguém que escreveu A ilha dos daltônicos: foi causada pela metástase de um melanoma ocular que se espalhou pelo corpo e, como ele mesmo relata, uma infeliz coincidência, pois tanto os melanomas oculares são raros como os tumores metastáticos desse tipo são ainda mais incomuns. Assim, do início ao fim teve Neurologista e escritor Oliver Sacks no Brooklyn Book Festival de 2009 uma trajetória peculiar, seja pelos temas in- comuns a que se dedicou, seja pela sua rara capacidade de narrar casos clínicos com uma escrita objetiva e que mesmo assim transbor- dava compaixão. No texto em que ele conta ao mundo que o fim se aproxima, adverte que ninguém é insubstituível. Mas figuras como ele são expoentes de tradições intelectuais e nesse caso é inevitável nos questionarmos se essa tradição não está com seus dias contados, pois infelizmente as peças de reposição não possuem a mesma envergadura intelectual. Sua vida, iLuStrada em fiLmeS cOmO tempO de deSpertar (iNSpiradO em Seu LivrO HOmôNimO) e em LivrOS cOmO tiO tuNgStêNiO, reveLava uma perSONaLidade rica unespciência 7 © L u ig i N o vi /W ik im ed ia c o m m o n s Memória Fernandes (22/7/1920 – 10/8/1995) foi gran- de e realizou grandes interpretações da reali- dade brasileira. Na divisão internacional do trabalho intelectual, a sociologia brasileira nunca ocupou lugar de grande destaque, mas Florestan nunca se contentou em ser mero reprodutor de teorias. Desde seu primeiro trabalho monográfico, ousou, remodelou as teorias sociológicas francesas de seus mes- tres e demonstrou através de intenso traba- lho empírico que o folclore paulistano con- figurava um novo modelo de socialização e autonomia infantil, inaugurando o que hoje convencionalmente denominamos de uma sociologia da infância. A tualmente, a Universidade brasileira investe todas as fichas na internacio- nalização, na busca de melhores postos nos rankings internacionais, em produção de pa- tentes, inovação, tecnologia. Essa busca inces- sante tem ocasionado um remodelamento na pesquisa, que se manifesta na diminuição do tempo de titulação de mestrado e doutorado, produção de papers, artigos, participação em congressos, uma corrida tresloucada que não necessariamente resulta no avanço da ciência e da pesquisa. Florestan certamente não se encaixaria nos moldes atuais da pesquisa e da pós-graduação. Por sua vez, não há que se negar, Florestan A grAndezA de um legAdo 20 anos sem Florestan Fernandes unespCiênCiA8 MArcelo Augusto totti Memória Mas ele foi além. Os estudos sobre os tu- pinambás são demonstração da audácia, per- sistência e seriedade com que reconstruiu a realidade social daqueles índios, que desa- parecem no final do século XVI. Os estudos sobre a questão racial desmoronaram mitos, a ideia de uma democracia racial a qual Gilberto Freyre e a Unicef compartilhavam; Flores- tan demonstrou o contrário, inseriu o negro dentro dos parâmetros da sociedade capita- lista brasileira e destacou que o preconceito latente, feroz e nefasto que se configura na sociedade brasileira é o de cor. A educação teve lugar de destaque em seus escritos e militância: “verba para pública para a educação pública” foi o mote da campanha em defesa da educação pública em 1959. A coragem também fazia parte de sua persona- lidade, e ao se recusar a ser inquirido pelos agentes da repressão e retornar à Faculdade de Filosofia da USP foi ovacionado com aplau- sos pelos estudantes. A presença de espírito e a lealdade de princípios foi capaz de unir correntes de esquerda antagônicas, que se digladiavam pela direção do movimento de massas, mas em seu gabinete conviviam sem grandes discórdias, conforme falava Flores- tan: “debaixo do meu guarda-chuva, cabem todos os radicais”. Florestan, ao contrário do seu grande opo- nente Guerreiro Ramos, não tinha a pretensão de construir uma sociologia em “mangas de camisa”, mas arregaçou as mangas para trans- formar a sociologia em uma ciência capaz de interpretar, transformar e superar as mazelas sociais brasileiras ocasionadas pelo modo de produção capitalista. Por isso Florestan foi grande e grande é seu legado! unespCiênCiA 9 Marcelo Augusto Totti é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp em Marília. Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 10 de agosto de 2015. Universidade interdependentes, diversificados e multifaceta- dos, em que a prática profissional se apresenta extremamente competitiva, exigindo cada vez mais do indivíduo conhecimentos diferencia- dos e aplicabilidade consciente e concreta das ciências e tecnologias. Nesse contexto, há um certo consenso de que a Educação, desde a Básica até a Supe- rior, é imprescindível para elevar a condição humana no sentido de um viver na perspectiva plena de desenvolvimento integral. Essa con- vicção leva à formação contínua de grupos de especialistas de nivel mais elevado, que criam escolas de múltiplas especializações, aprofun- dando e ampliando a intelectualidade de cada pessoa e, em consequência, do coletivo social. Cientistas, portanto, promovem o avanço das ciências/tecnologias e, como intelectuais, diferenciam-se no que diz respeito ao esforço da atividade profissional específica, ou seja, con- P rofessora da Universidade de Stanford, Patricia Cross propôs a utilização, no último minuto de uma aula, seminário ou atividade, do que ela chama de One Minute Paper. Cada aluno ou participante, antes de sair, deve responder a duas perguntas: Qual foi a coisa mais importante que eu aprendi?; e Qual foi a maior dúvida que me ficou? As respostas, anônimas, são colocadas nu- ma caixa da saída e proporcionam ao professor uma avaliação imediata da qualidade do seu trabalho. Além disso, a ação gera uma parti- cipação ativa dos estudantes no sentido de avaliarem constantemente as ações didáticas. A partir dessas respostas, o professor pode iniciar a aula seguinte com um comentário, gerando pontes naturais entre as atividades. Essa prática, com alto retorno e baixo in- vestimento, pode ser uma chave num mundo globalizado, de convívios sociais complexos, Artigo reflete sobre produção intelectuAl nAs universidAdes públicAs pAulistAs ciência de qualidade unespciênciA10 Dagmar aPareciDa cynthia França hUnger e Oscar D’ambrOsiO © W ik im ed ia c o m m o n s Universidade centram-se mais no esforço cérebro-intelectual do que no esforço muscular-nervoso, gerando novos conhecimentos científico-tecnológicos e/ou propagando as ciências/tecnologias. No Brasil, significativa parte da produção intelectual científica é desenvolvida nas Univer- sidades Públicas, principalmente nas paulistas, sendo disseminada/aplicada/aprofundada por intelectuais que produzem academicamente, ensinam e/ou pesquisam e/ou atendem a co- munidade e/ou estudam nessas e por meio dessas Instituições, consolidando o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão científica. Parece, portanto, inadmissível não reconhe- cer, em termos do entendimento da concepção de meritocracia, o trabalho efetivo intelectual, acadêmico e científico dos docentes/pesquisa- dores/estudiosos que, há anos na Universidade Pública, vêm atuando e produzindo, com de- dicação exclusiva e integral, em prol de uma sociedade justa, apresentando ou indicando a resolução de problemas das comunidades para um melhor viver social. As Universidades Públicas, como instituições sociais, nesse aspecto, têm cumprido devida- mente com a sua responsabilidade principal, ou seja, formar profissionais éticos, competentes e dignos de uma atuação científico-tecnológica diferenciada. Perante os excessos do sistema de compe- tição e de especialização prematura, os in- telectuais universitários, ao gerar ciência de reconhecida qualidade e ao rebater o falacio- so pretexto da eficácia a qualquer custo, dão passos decisivos para manter a vida cultural e o progresso da ciência do futuro, praticando o espírito do One Minute Paper sem perceber, em suas ações cotidianas de ensino, pesquisa e extensão universitária. unespciênciA 11 Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger é doutora em Educação Física e diretora da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru. Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e assessor- -chefe de Comunicação e Imprensa da Unesp. Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 9 de setembro de 2015. Dossiê Afrodescendentes O meDO DA iguAlDADe rAciAl e O usufrutO cOletivO DA justiçA Sérgio Pereira doS SantoS e Hiran Pinel A questão racial brasileira faz parte intrin- secamente das relações sociais brasilei- ras, não apenas pelo fato de o Brasil ter vivido a escravidão por quase quatrocentos anos ou por ter sido o último país das américas a aca- bar com ela, mas também por manter, após a abolição, rígidas assimetrias ressignificadas entre pessoas de marcas raciais distintas, ne- gras e brancas. essas desigualdades raciais, há anos denunciadas pelos movimentos negros do País, comprovadas por dados estatísticos do governo, de institutos privados e pesqui- sas acadêmicas, são verificadas nos espaços de poder material e simbólico, de prestígio Questão racial brasileira em foco TexTos TraTam de relações sociais e do rap paulisTano unespciência12 Dossiê Afrodescendentes e privilégio, como o sistema universitário, o mercado de trabalho, o sistema político, a es- trutura judiciária, o campo empresarial e di- plomático, enfim, as “áreas duras”. a partir dos anos de 1950, as pesquisas acadêmicas denunciam “o preconceito de ter preconceito” no Brasil, e a falsa democracia racial é questionada. em 1970, os movimentos negros se contrapõem ao racismo que atinge o sistema de saúde, propondo o reconhecimento e a superação do mesmo. na “Marcha Zumbi dos Palmares” de 1995 em Brasília, a igualdade de tratamento para a saúde da população negra foi uma das proposições ao estado. assim, diante do contexto de denúncias reais e da comprovação científica das consequên- cias injustas do racismo sistêmico, estrutural e inter-relacional nas relações sociorraciais, assim como das proposições nacionais e inter- nacionais de efetivação da igualdade racial no País, superando o “mito da democracia racial”, o Ministério da Saúde (MS) lançou em 2014 uma campanha de conscientização e enfren- tamento da discriminação racial no Sistema Único de Saúde (SUS). tal empreendimento envolve todos os profissionais de saúde e a população na luta contra o racismo. Segundo o MS, há práticas discriminatórias no SUS. nas consultas médicas, as pessoas negras são atendidas em menor tempo que as brancas; nos acompanhamentos de partos, 46,2% das mulheres brancas tiveram esse be- nefício, enquanto que apenas 27% das negras utilizaram esse direito; as mulheres brancas recebem mais anestesias do que as negras; e estas apresentam taxas de mortalidade materna de 60%, enquanto as brancas, 34%. Mas essa campanha não foi vista por todos como igualitária. numa nota, o Conselho Fe- deral de Medicina (CFM), uma importante unespciência 13 © D o lla r P h o to Dossiê Afrodescendentes ou “racismo bumerangue”: resolver esse proble- ma causaria um mal maior que o mesmo; ou estaríamos importando algo que não vivemos. Perversamente, ao se naturalizar as desigual- dades raciais que ainda persistem duramente nas relações sociais, as ações equânimes de combate ao racismo tendem incrivelmente a ser mais doloridas e combatidas, por setores conservadores, do que as próprias assimetrias raciais legitimadoras das lutas sociais e do aco- lhimento do estado a tais demandas. assim, o racismo seria mais relevante do que o seu próprio enfrentamento e fim. as vozes dos movimentos negros e os dados das pesquisas acadêmicas já adentraram os espaços institucionais, e a campanha do SUS é prova disso. Muitas pessoas negras, brancas e instituições já absorveram a relevância das ações afirmativas para a população negra e para a sociedade. então, que esses avanços nos permitam ter muito mais medo e aversão do racismo em si do que da igualdade racial no Brasil, ainda inexistente! instituição social, diz que “em nome dos 400 mil médicos brasileiros, repudia o tom racista da Campanha, pois ela desconsidera os pro- blemas estruturais de atendimento que afetam toda a população”. Segundo o CFM, ela não é necessária, pois o Código de ética Médica já aponta que os médicos zelem para que “as pessoas não sejam discriminadas por nenhuma razão vinculada à herança genética, protegendo- -as em sua dignidade, identidade e integridade”. esse posicionamento do CFM é factível de questionamento. Se o racismo que atinge o SUS é institucional, como o MS não estaria se preocupando com um problema estrutural ao fazer uma campanha de envergadura social de combate ao próprio problema que a gerou? Se a campanha apregoa o racismo, por que a maior parte da sociedade, que sofre ou não na pele o racismo no SUS, achou tal iniciati- va importante ou não denunciou o governo? Se o SUS tem problemas, por que negros e brancos não os vivenciam igualmente? Se há éticas médicas contrárias ao racismo, por que no SUS ainda há tratamentos diferenciados entre brancos e negros? o problema do racismo não é biológico, mesmo sabendo que a sociedade se utiliza de argumentos similares para marcar as de- sigualdades entre brancos e negros. Mesmo o CFM combatendo uma desigualdade genéti- ca, o racismo brasileiro funciona institucional e interpessoalmente no SUS, mesmo com a inexistência de raças biológicas. a campanha beneficia não apenas a população negra, ela atinge toda a sociedade ao torná-la mais justa, pois o racismo é um problema de estado-nação. no Brasil há uma tendência histórica rea- cionária de entender as políticas de combate à discriminação racial como “racismo às avessas” Sérgio Pereira dos Santos é pós- doutorando e doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Ufes. Hiran Pinel é pós- doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do PPGE- -UFES. muitAs PessOAs negrAs, brAncAs e instituições já AbsOrverAm A relevânciA DAs Ações AfirmAtivAs PArA A POPulAçãO negrA e PArA A sOcieDADe unespciência14 Dossiê Afrodescendentes (ao lado) O Ministério da Saúde em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial lança, em Brasília, campanha publicitária para incentivar denúncias de atos de discriminação no Sistema Único de Saúde (SUS). (abaixo) Peça publicitária da Campanha de Enfrentamento ao Racismo no SUS – 2014, que busca envolver usuários e profissionais da rede pública de saúde na luta contra o racismo. rAP: A DiásPOrA negrA DO AsfAltO JoelMa de SaleS doS SantoS e ste artigo tem como objetivo analisar as tensões que permeiam entre a “Velha escola” e a “nova escola”(1) do rap (2) paulis- tano. essas tensões que rodeiam as “escolas” correspondem a novas formas de compor o rap, tanto no âmbito melódico, com temáticas mais diversificadas, quanto na produção do beat (3), que abrange atualmente o uso de instrumen- tos musicais e novas tecnologias. Com isso, essas mudanças resultaram nas tensões que tratam, por um lado, da preservação do que se considera o rap autêntico conhecido como Velha escola, no qual as letras tinham cunho contestatório, politizado e engajado. e por outro lado, a desvalorização da nova escola, que enaltece e abrange novos e diversificados temas nas letras e roupas da moda. diante dessa ambiguidade, sugerimos uma perspectiva mais elástica e móvel, e menos es- unespciência 15 © P o rt al d a sa ú d e – m in is té ri o d a sa ú d e – w w w .s au d e. g o v. b r; e ra sm o s al o m ão / m in is té ri o d a sa ú d e Dossiê Afrodescendentes tagnada, enclausurada, fazendo a releitura do rap como uma expressão da diáspora negra do asfalto. Pois o asfalto representa, a “selva de pedra” com seus arranha-céus de “cores mo- nocromáticas”, o local inspirador e socializante para os rappers, o alicerce para as canções e trocas de informações. Concomitantemente, simboliza a plasticidade, os cruzamentos e os contatos incertos e imprevisíveis com outros circuitos culturais, possibilitando assim outros (des)caminhos, (des)encontros. O rap entre a “velha” e a “nova” escola as questões de autenticidade que permeiam o rap correspondem às mudanças ocorridas neste estilo musical a partir dos anos 2000. na década de 1990 o rap era conhecido por explicitar em suas letras as péssimas condições de moradia, saneamento, falta de emprego e condições mínimas de sobrevivência, além da intervenção e violência policial. no rap, o sentido de música ultrapassa a concepção de rousseau, que declara que “a música é a arte de organizar os sons para agradar aos ouvi- dos”(4). Que a música é arte não tenhamos dúvidas, mas, para este estilo musical em que a denúncia, a conscientização e a afirmação da negritude são o foco de produção, as preo- cupações dos rappers estão no conteúdo e na mensagem a ser transmitida e não, priorita- riamente, na musicalidade. essas mensagens expressam o cotidiano da- quilo que se vive e vivencia, nada é metafóri- co. as letras estão “imersas na localidade” (5), produzidas pelos “pretos, pobres da periferia” e para a periferia. Com isso, o rap, ou melhor, os rappers surgem com uma característica específica... a de porta-vozes das periferias pertencentes à “Velha escola” do rap. no decorrer dos anos 2000 este estilo musi- cal passou por algumas mudanças pelas quais foi contestada a sua autenticidade. Uma des- sas mudanças são as temáticas abordadas nas letras, com temas mais diversificados, nos quais os rappers falam sobre seus amores, festas, realização financeira, sucesso, roupas e carros. Com isso, muitos adeptos e alguns rappers alegam que a preocupação em passar uma mensagem para as pessoas da periferia deixou de ser prioridade e o rap tornou-se uma música mercadológica que atende aos requi- sitos da indústria fonográfica. unespciência16 Joelma de Sales dos Santos é professora da rede pública do Estado de São Paulo e mestranda pelo Programa de Pós- -Graduados em História Social, tendo como orientador o Prof. Dr. Amailton Magno Azevedo. © f lic kr / ja y r o c Dossiê Afrodescendentes referências (1) utilizo esses termos, pois são os mais conhecidos entre os rappers, adeptos e mídia. Porém podemos encontrar outros termos que correspondem à mesma lógica de significado, tais como nova e velha geração, line up, entre outras definições. (2) rap é um dos elementos que compõem o hip-hop. Há outros elementos que complementam e dialogam com o rap, tais como o break (dança dos b-boys e b-girls), o mc (mestre de cerimônia, o rapper que poetiza sobre a base instrumental constituída tanto pelo sampler – técnica que consiste em utilizar uma “sobra” da parte instrumental de uma música comum e reutilizada, reproduzindo várias vezes –, quanto pelos instrumentos musicais), Dj (Disquei jóquei, aquele que produz o beat, base rítmica na qual o mc irá cantar) e o conhecimento, que abrange a interligação de todos os elementos que constituem o hip-hop. (3) beat é a batida, a base instrumental sobre a qual o rapper ou mc cantará. (4) rOusseAu, jean-jacques apud muKunA, Kazadi Wa. sobre a busca da verdade na etnomusicologia: um ponto de vista. in: revista usp, são Paulo, n. 77, março/maio 2008, p. 14. (5) silvA, p. 27. (6) A diáspora negra é o deslocamento compulsório de corpos africanos imbuídos de uma filosofia de vida e tradição viva (HAmbAtÊ bA, 1982) vivenciada em áfrica, na qual no período de colonização e escravidão foram transpostos para as margens opostas do Atlântico para exercer, forçadamente, trabalhos árduos nas grandes fazendas e lavouras. Os rastros dessa filosofia de vida ou cosmologia africanas, onde a vida está interligada ao universo, ao cosmo, foram ressignificados e rearranjados por meio da memória e da oralidade e (re)vividos no novo mundo. reler esses sinais e traços africanos, na contramão do eurocentrismo, suscita a concepção de diáspora não como uma transferência ou cópia da fonte original, primária – como nos alerta Hall (2009, p. 34), “(...) não pode, portanto, ser adequadamente concebida em termos de origem e cópia, de fonte primária e reflexo pálido” –, mas como “a relação entre uma diáspora e outra”. (7) AZeveDO, Amailton magno Azevedo; silvA, salloma s. j. da. Os sons que vêm das ruas: A música como sociabilidade e lazer da juventude negra urbana. in: AnDrADe, elaine nunes de. (Org.). rap e educação. rap é educação. são Paulo: summus, 1999, p. 74. BiBliografia AZeveDO, Amailton magno Azevedo; silvA, salloma s. j. da. Os sons que vêm das ruas: A música como sociabilidade e lazer da juventude negra urbana. in: AnDrADe, elaine nunes de. (Org.). rap e educação. rap é educação. são Paulo: summus, 1999, p. 65-81. gilrOY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. trad. cid Knipel moreira. são Paulo: editora 34; rio de janeiro: universidade candido mendes, centro de estudos Afro-Asiáticos, 2012. HAll, stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. tadeu da silva, guaracira lopes louro. rio de janeiro: DP&A editora, 1997. __________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. liv sovik. (Org.); liv. trad. Adelaine la guardia resende. belo Horizonte: editora ufmg, 2009. silvA, josé carlos g. da. Arte e educação: A experiência do movimento hip-hop Paulistano. in: AnDrADe, elaine nunes de. (Org.). rap e educação. rap é educação. são Paulo: summus, 1999, p. 23-38. além das novas temáticas e abordagens, o uso de tecnologias e instrumentos musicais re- nova a forma e a técnica na produção musical. desde o surgimento do rap, tanto no Bronx, quanto em São Paulo o beat era produzido através do trecho instrumental de qualquer música, mas os rappers utilizavam com maior frequência, para samplear, as músicas de funk e soul. Com isso, o uso de instrumentos mu- sicais no beat dos raps tornou-se, atualmen- te, algo comum. essas mudanças caracteri- zam um “novo” rap, conhecido também como “nova escola”, cujos protagonistas fogem aos estereótipos de “pretos, pobres da periferia”. Como diz irobi (2012), “o rap, que até então era um som restrito aos negros, passou a ser um interesse global”. A diáspora negra do asfalto essas modificações questionam a originali- dade, ou o que se entende como um estilo autêntico. Quais são as “raízes” do rap? Será que essas mudanças ferem a autenticidade? diante desses questionamentos, sugerimos analisar o rap como uma expressão da diáspo- ra (6) negra do asfalto, pois assim esquivamo- -nos de um dualismo segregador. Pensar o rap, dentro desta perspectiva, remete-nos a sua ancestralidade musical negra que descende de work songs, spirituals, blues, soul e funk. aos africanos escravizados, destituídos de fa- mílias, restou-lhes a música para (re)viverem e ressignificarem o que viviam em África. a vivência sempre esteve inteiramente interli- gada ao ambiente e ao cotidiano dos desgar- rados da terra. o rap nasce e se fortifica numa atmosfera urbana e caótica. Por isso o asfalto é o alicerce das letras, alento e socialização dos rappers, “território para viver, se divertir, criar, encon- trar os manos, sobreviver e fazer arte”. (7) o asfalto também representa os cruzamentos e os circuitos dos (des)encontros com outros caminhos, daquilo “que parece fixo continua a ser dialogicamente reapropriado” (Hall, 2009, p. 33) concedendo novas probabilida- des no rap. unespciência 17 © f lic kr / ja y r o c Comportamento C anadá, 2011. Uma jovem, Rehtaeh Par- sons, de 15 anos, é estuprada por um grupo de quatro adolescentes. O ato, já em si repugnante, torna-se ainda mais repulsivo quando ao trauma psíquico sofrido, princi- palmente, pela vítima, é acrescido o cons- trangimento diante da reprodução, através das redes sociais, das cenas daquilo que po- de ser interpretado como ápice do estado de barbárie. Dois anos mais tarde, a indignação dos canadenses permeia o luto diante do fu- neral de Parsons, cuja vida foi encerrada aos 17 anos, por suicídio. Como Parsons, Amanda Todd, Jamey Ro- demeyer, Megan Taylor Meier e, no mínimo, dezenas de outras vítimas não suportaram as UnespCiênCia18 Um estigma entre nós TeXTO enFOCa BULLYinG e CYBeRBULLYinG rAfAel pettA dAud e luCiene reginA pAulino tognettA Comportamento UnespCiênCia 19 Comportamento UnespCiênCia20 Comportamento constantes depreciações de suas imagens pe- rante uma plateia que, abstraída do sentimen- to de indignação, naturalizou determinadas agressões dando, inclusive, legitimidade às ações dos que, com astúcia, foram agressores. O que as pessoas citadas tiveram em co- mum? O estigma que as colocou no papel de vítimas de bullying. Uma biografia cuja imersão no cotidiano inspira à tragédia; um espectro que, ao contrário do espectro solar cuja decomposição da luz produz a imagem que compreende as cores do arco-íris, se escurece a cada agressão, até que, dada sua constância, lhe extirpa qualquer sinal de luminosidade, restando à vítima, desesperada perante a sua impotência diante dos fatos e sua incapacida- de de defesa psíquica, o suicídio. O quadro exposto, cuja novidade fenomê- nica pode ser atribuída apenas aos meios (ho- je também virtuais), mas não aos fins (que, de forma simples, porém não “simplista”, po- dem ser resumidos em torno do objetivo de causar o mal a outrem), já contém elementos suficientes para que seja objeto de forte pre- ocupação. Preocupação que se multiplica de forma diretamente proporcional à medida em que constatamos a sua recorrência em diversos lugares, entre várias pessoas, em praticamente todas as faixas etárias. Ou seja, ao contrário do que o senso comum pode supor, o bullying e o cyberbullying não são fenômenos restri- tos aos ambientes escolares, ou às crianças e adolescentes. São problemas que se tornaram cotidianos, se normalizando através da natu- ralização de suas práticas. Manifestam-se, inclusive, na Universidade. Bullying pode ser considerado uma forma peculiar de violência cujas agressões físicas ou psicológicas, por se repetirem sistematicamen- te, provocam na vítima um estado de indefesa, minando sua autoestima e diminuindo sua iniciativa, já tão incomum dada a expressão de fragilidade que mantém diante dos pares. Quanto ao cyberbullying, sua definição po- de ser dada como extensão do bullying para os meios virtuais que, além de “dispensar” a necessidade de repetição (a própria dinâmica possibilitada pelas tecnologias de informação e comunicação atuais se encarrega desta função), muitas vezes é encorajado pela possibilidade de anonimato dada aos agressores. São violências comuns ao cotidiano de crian- ças, jovens ou adultos, que convivem com seus iguais dentro e fora das escolas ou universida- des, ontem e hoje, há tempos ou atualmente. No Brasil, por exemplo, são comuns notí- cias nas quais universitários ingressantes, os “calouros”, que deveriam ser bem recebidos diante de uma nova etapa de suas vidas, isso objeto de frequentes humilhações por parte dos veteranos durante os primeiros meses de suas trajetórias acadêmicas, iniciadas muitas vezes através de trotes violentos. Em nome de uma suposta tradição, dogma- tiza-se um ato violento sacralizando tragédias como, por exemplo, o assassinato de um estu- dante a golpes de bengala durante um trote na Universidade de Recife, em 1831. Não obstante, a história conta outros tantos fatos. A morte por afogamento de um univer- sitário durante um trote realizado na piscina do câmpus da Faculdade de Medicina da USP, em 1999; as queimaduras sofridas por sete alunos recém-chegados à Unifeb, em 2010, e a divulgação pelas redes sociais das cenas nas quais jovens ingressantes na UFScar simulam práticas sexuais tornam-se eventos “normais”. O breve panorama delineado até aqui, apesar de corresponder apenas a um pequeno recorte de uma forma de violência potencializada por seu desdobramento em meio às tecnologias de informação e comunicação modernas, apresenta uma dimensão e extensão que exigem de nós um esforço de compreensão para o infortúnio. Tais atos, apesar das particularidades quanto à forma de ação (ou seja, em meio às práticas Rafael Petta Daud é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós- -Graduação da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp de Araraquara. Membro do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Luciene Regina Paulino Tognetta é Doutora em Psicologia Escolar e professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp de Araraquara. Coordenadora do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. UnespCiênCia 21 Ao Contrário do que o senso Comum pode supor, o bullying e o Cyberbullying não são fenômenos restritos Aos Ambientes esColAres, ou às CriAnçAs e AdolesCentes Comportamento UnespCiênCia22 Comportamento sociais “virtuais” ou não), denotam o quanto a violência, seja ela física ou psicológica, tem se tornado um valor a ser consumado em di- versos espaços. Atenua-se a tragédia quando, por exemplo, se diz que o “rodeio das gordas”, outro fato ocorrido entre estudantes universitários, é apenas uma “brincadeira”. Ou mesmo quando a própria vítima, em nome do culto ao per- tencimento, acredita ser mesmo brincadeira ter seu corpo exposto ou alvo de desmedidas violências. Certamente, diferentes pesquisas têm nos apontado o quanto falta ao agressor de bullying ou cyberbullying a sensibilidade à dor do ou- tro. Mostram também o quanto falta à víti- ma se ver como valor diante dos outros. A ela resta, na maioria dos casos, a redução de sua condição humana diante de uma plateia que, insensível ou impotente, pouco ou nada faz em sua defesa. Para enfrentar o problema, cuja tentativa de diminuição é senso comum ou falácia, é preciso que o debate, seja ele desenvolvido no meio acadêmico ou estendido para a opinião pública, ultrapasse o âmbito da denúncia. Pouco se fez pela denúncia, quando, no caso do “rodeio das gordas”, as mulheres ofendidas se negaram a criminar o ocorrido, anunciando a naturalização das ações propostas. O fato é que em todos os casos, sejam eles repetidos ou pontuais, é preciso que se pro- cure responder às seguintes questões: Qual conteúdo moral falta àqueles que, intencional- mente, escolhem determinadas brincadeiras que têm em sua essência o desrespeito? Qual conteúdo moral falta também aos que simples- mente não se importam, não se indignam e, em alguns casos, chegam a validar a conduta dos que são agressores? Responder a tais perguntas nos permite pen- sar o quanto estamos ainda longe de resolver situações de desrespeito como as que foram aqui elencadas, dentre tantas que acometem nossos jovens. O que precisamos, na verdade, é de ações que sejam efetivas e que possam desenvolver, naqueles que carecem de um conteúdo moral, o respeito de que tanto precisam a si e ao outro. É, sim, papel das universidades, das escolas de Educação Básica, daqueles que “humanizam”, de fato, terem em seus programas ações pen- sadas, intencionais, organizadas para que se possa desenvolver em seus alunos, pequenos ou grandes, a capacidade de se sensibilizar com o sofrimento dos que, ontologicamente, lhes são semelhantes. Neste sentido, a educação, seja ela em que nível for, é um importante caminho para a su- peração dos casos de bullying e cyberbullying, mas, mais do que isso, é caminho para uma humanidade mais humana. para saber mais: mArtinÉZ, J.m.A.; elVirA, n.A.; tognettA, l.r.p. redes sociales y ciberconvivencia: contenidos de trabajo para el desarrollo moral en la escuela – programa educativo prires. in: international Journal of developmental and educational psychology. infAd revista de psicologia, no. 01, vol. 07, 2014, issn: 02149877, p. 247-256. mArtinÉZ, J.m.A. prevención del maltrato entre iguales a través de la educación moral. iipsi revista de investigaciones psicológicas, 2012, 15(1), 17-31. tognettA, l.r.p. boZZA, t.l. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. revista nuances – estudos sobre educação da unesp. Volume 23, número 24, 2012, issn 2236-0441, p. disponível em tognettA, l.r.p. Violência ou problemas de convivência? para mudar a trajetória de fracassos de nossas escolas em conter e modificar as ações violentas é necessário tomar para si a responsabilidade pela educação moral. revista pátio ensino fundamental. editora grupo A, número 68, ano XVii, novembro, 2013-janeiro 2014, issn 21790248, p. 32-35. tognettA, l.r.p.; rosário, p. bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. revista estudos em avaliação educacional. fundação Carlos Chagas, são paulo, v. 24, n. 56, setembro-dezembro 2013, p. 106-137. issn 0103-6831. pArA enfrentAr o problemA, É preCiso que o debAte, seJA ele desenVolVido no meio ACAdêmiCo ou estendido pArA A opinião públiCA, ultrApAsse o âmbito dA denúnCiA UnespCiênCia 23 Dossiê Administração Pública UnespCiênCia24 © D o lla r p h o to Dossiê Administração Pública O exercíciO PrOfissiOnAl DOs egressOs DOs cursOs De PúblicAs Valdemir Pires s ão profissionais do Campo de Públicas os egressos dos cursos abrangidos pela reso- lução meC/CNe/Ces 01/2014, que “institui as diretrizes Curriculares Nacionais [dCNs] do curso de graduação em administração Pú- blica, bacharelado”, “que compreendem o cam- po multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao estado, ao Governo, à administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão social e à Gestão de Políticas Públicas” (art. 1.º). a denominação desse grupo de cursos co- mo Campo de Públicas decorre do movimento nacional que os articula, resultando, primeiro, na conquista das dCNs próprias (já que antes eram regulados pelas mesmas de administração) e, depois, na criação da associação Nacional de ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (aNePCP), com colaboração da qual o instituto Nacional de estudos e Pesquisas educacionais (iNeP) elaborou o processo que resultará no primeiro exame Nacional de desempenho de estudantes (eNade) para a área, neste ano. Trata-se, como é fácil perceber, de um campo autônomo de formação e atuação profissional, totalmente distinto do campo da administra- ção (privada), como evidenciam os próprios artigos da mencionada resolução dos órgãos de regulação educacional, inclusive porque esta resolução é fruto de intensa e demorada luta dos estudantes, professores e coordenadores dos cursos citados, que insistiram e insistem em afirmar esta distinção, epistemológica, in- clusive; embora reconheçam a importância da Ciência administrativa como formadora, via multidisciplinaridade, do conhecimento neces- sário aos profissionais do Campo de Públicas. O exercício profissional dos egressos dos cursos do Campo de Públicas não tem por- que ser regulado e fiscalizado por um sistema (como o Conselho Federal de administração – CFa/Conselhos regionais de administração – Cras), já que se trata de outra profissão (se é que hoje em dia esta expressão signifique algo facilmente definível, como era no final dos anos 1960, em que a profissão de “técnico de administração” foi regulamentada). então, de onde se origina a confusão, hoje instalada, levando a que Cras criem dificuldades, ou TexTos disCUTem exerCíCio profissional e Criação de assoCiação naCional de egressos Caminhos da administração pública UnespCiênCia 25 © D o lla r p h o to Dossiê Administração Pública Ou seja, pela lei e pelo decreto que regu- lam a profissão, para o exercício de cargos e funções na administração Pública, mesmo in- correndo no equívoco de equiparar o Bacharel em administração aos egressos do Campo de Públicas, basta a apresentação do diploma. O registro profissional se faz necessário para atua- ção no setor privado, conforme fica claro na lei 4.769: “art 14. só poderão exercer a profissão de Técnico de administração os profissionais devidamente registrados nos C.r.T.a., pelos quais será expedida a carteira profissional”. isso porque há uma distinção entre exercer a profissão (principalmente como profissional li- beral) e ocupar cargo ou desempenhar função no setor público. No setor público a atividade do profissional é fiscalizada a partir de normas e mecanis- mos próprios, como premissas constitucionais e códigos de ética específicos, que procuram resguardar o interesse público; bem como o recrutamento via concurso assegura, mais do mesmo o impedimento, para que egressos dos cursos do Campo de Públicas assumam vagas obtidas em concursos públicos? aparentemente, os Cras se prevalecem do artigo 3.º do decreto 61.934, de 22/12/1967, que regulamenta a lei 4.769, de 09/09/1965. Neste artigo, as alíneas c e d incluem como profissio- nais de administração os que exercem cargos e funções na administração Pública direta e indireta e em empresas públicas. No artigo se- guinte, entretanto, o regulamento da profissão reza: “art 4º Na administração Pública Fede- ral, estadual ou municipal, direta ou indireta, é obrigatória, para o provimento e exercício de cargos de Técnicos de administração, a apre- sentação de diploma de Bacharel em adminis- tração”, com o art. 14 da lei 4.769: “art 4º Na administração Pública Federal, estadual ou municipal, direta ou indireta, é obrigatória, para o provimento e exercício de cargos de Técnicos de administração, a apresentação de diploma de Bacharel em administração”. UnespCiênCia26 Valdemir Pires é professor e ex- -coordenador do Curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara e militante do movimento Campo de Públicas. Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 14 de setembro de 2015. © D o lla r p h o to Dossiê Administração Pública que um mero registro em conselho, as habili- dades mínimas necessárias, ou o mérito, para o exercício profissional. Ou seja, o garantidor de que o profissional contratado esteja habili- tado e de que se portará dentro dos parâmetros éticos é o próprio governo contratante, com todo o emaranhado de normas, mecanismos e procedimentos de que se cerca para isso, por dever, na defesa do interesse público. então, para que “terceirizar” para uma entidade foca- da na administração privada essa obrigação de fiscalizar o exercício profissional? isso sem que se diga o mais relevante: os egressos dos cursos do Campo de Públicas não são administradores, são administrado- res Públicos, Gestores Públicos, Gestores de Políticas Públicas, Gestores sociais. e aí sur- ge um outro problema: o edital de concurso público. Por desconhecimento dos governos, instituições, entidades e empresas públicas (dada a novidade do fenômeno, que se reporta ao final dos anos 2000), os editais não contem- plam essas formações, não só desrespeitando a necessária isonomia constitucional, mas pri- vilegiando administração, em detrimento de cursos muito apropriados para formar agentes públicos. aqui, parece caber ao meC agir pa- ra esclarecer os órgãos públicos acerca de uma novidade na formação profissional que ele aca- ba de autorizar e que, por meio do iNeP, via eNade, este ano avaliará. resta considerar os casos em que os egressos do Campo de Públicas queiram exercer ativi- dades no setor privado. Neste caso, cabe, sim, ao sistema CFa/Cras, exigir registro profis- sional e fiscalizar o exercício, pois as normas que, no setor público, defendem a sociedade contra os maus profissionais em seu âmbito não atingem o setor privado. É, pois, do arbítrio do sistema CFa/Cras decidir, a partir da análise dos currículos (ou dos projetos pedagógicos, mais amplamente falando) de cada um dos cursos, se aceita ou não os registros, avaliando se esses currículos/projetos pedagógicos pre- param adequadamente os egressos para atuar no setor privado. Tomando este caminho, o CFa/Cras deve tomar o cuidado de consi- derar cada curso em sua especificidade, pois eles não são homogêneos, refletindo escolhas e vocações regionais, tal como permitido pe- las dCNs próprias que os regem. Pode ocor- rer, por exemplo, que um determinado curso prepare para o exercício somente de algumas atividades no setor privado, mas não de ou- tras: poderia haver um registro de exercício profissional parcial? Por exemplo: é claro que os egressos de muitos cursos do Campo de Públicas são bem preparados para auxiliar as empresas nas relações com o governo (tributa- ção, licitações, parcerias público-privado etc.) e em suas funções sociais (fomento à cultura, ações em benefício da comunidade, balanço social etc.); mas em não sendo para o restante (funções especificamente privadas), poderiam ser considerados habilitados para o que têm formação, sem o ser para o que não têm? O que resta, para concluir essa discussão, é recomendar três posturas fundamentais no ne- cessário diálogo para solução do atual impasse em torno do assunto: 1. que o corporativismo seja evitado ao máximo na busca de soluções; 2. que as propostas levem em conta a dinâmica inevitável do mundo do trabalho atual, que tor- nou a palavra profissão praticamente obsoleta, dada a complexidade do conhecimento e dos fazeres, lançando as corporações profissionais para o lugar histórico de onde seria bom não terem retornado: a idade média; 3. que as de- cisões e ações a serem implementadas levem em conta sobretudo o interesse público, à base de uma postura democrática e republicana, sem prejudicar os interesses dos egressos do Campo de Públicas, que podem vir a ser um dos ingredientes necessários para o salto de qualidade tecnopolítica de que a administração Pública brasileira está carecendo. Os egressOs DOs cursOs DO cAmPO De PúblicAs nãO sãO ADministrADOres, sãO ADministrADOres PúblicOs, gestOres PúblicOs, gestOres De POlíticAs PúblicAs, gestOres sOciAis UnespCiênCia 27 © D o lla r p h o to Dossiê Administração Pública Por tradição e inércia, os profissionais des- sa área em efervescência no país têm se filiado (quando lhes permitem, pois há casos de recu- sa) aos Conselhos regionais de administração, mas trata-se de um procedimento, para dizer o mínimo, inadequado. O sistema CFa/Cras tem por finalidade fiscalizar o exercício profissio- nal em administração, não em administração Pública, que é completamente diferente. além disso, a fiscalização do exercício profissional em cargos governamentais se submete a Códigos de Ética e a mecanismos e procedimentos próprios da área, prescindindo, portanto, do CFa ou de qualquer outro órgão que possa vir a ser criado para a fiscalização do exercício profissional. assim, a criação de uma associação Na- cional dos egressos dos Cursos do Campo de Públicas (em andamento) serve muito mais à finalidade de agregar os profissionais da área do que qualquer outra iniciativa. até porque a referida associação terá a finalidade de fortalecer a profissionalização e ampliar as oportunidades de inserção profissional dos egressos dos cursos a ela afetos e também terá, entre os seus ob- jetivos, o de militar pela qualidade do serviço público, pela melhoria do processo de seleção e recrutamento via concursos públicos, pelo uso correto dos cargos de livre nomeação, pela am- pliação das relações universidade-administração pública na formação continuada dos gestores e pelo combate ao corporativismo na área e em áreas conexas (administração, por exemplo). umA nOvA ADministrAçãO PúblicA nO brAsil Valdemir Pires, FeliPe drummONd, ViTOr CâNdidO e emaNuele Glaeser O s estudos sobre a administração públi- ca brasileira chamam a atenção para dois grandes momentos de sua transforma- ção: a criação do departamento administra- tivo do setor Público (dasP), em 1938, e a chamada reforma do estado, dos anos 1990. enquanto esta última é chamada de reforma bresseriana, devido à liderança nela exercida pelo ex-ministro luiz Carlos Bresser Pereira (sob Fernando Henrique Cardoso), a dos anos 1930 deveu muito a luiz simões lopes (sob Getúlio Vargas). Nenhum desses momentos de mudança, do passado, contou com o que, hoje, está disponível para um novo salto de qualidade na gestão públi- ca: um contingente de egressos e de estudantes de cursos superiores de administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão social (agrupados no chamado Campo de Públicas, sob diretrizes Curriculares Nacionais próprias – resolução CNe/Ces 01/2014), alguns já atuando e muitos prontos para ingressar em carreiras na união, nos estados e nos municípios, ou, ainda, para ocupar cargos de livre nomeação com efetivas contribuições tecnopolíticas a oferecer aos po- líticos do executivo e do legislativo. UnespCiênCia28 Valdemir Pires é economista, professor e pesquisador do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Felipe Drummond é administrador público pela Fundação João Pinheiro. Vitor Cândido é administrador público pela Fundação João Pinheiro. Emanuele Glaeser é profissional do Campo de Públicas graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). © D o lla r p h o to Psicologia governo de trabalhar, desse tal de ECA, que as crianças e os adolescentes estão virando bandidos, traficantes”. “Comecei a trabalhar aos 9 anos, na lavoura, e não virei bandido.” Nessas oportunidades, apresentamos ar- gumentos favoráveis ao desenvolvimento de trabalho por crianças e jovens (ideia comparti- lhada pela maioria da população). Entretanto, o trabalho deles deve ser o de estudar (tese aceita por poucos). Ainda mais: é um engano terrível atribuir ao ECA a responsabilidade por todas as tolices que crianças e adolescentes cometem, como usar drogas. Não podemos esquecer jamais: tais seres estão em desenvolvimento, portanto, preci- sam estudar, aprender um ou vários ofícios, T odos os anos, no dia 12 de junho, a ONU divulga dados sobre o trabalho infantil no mundo. Os resultados são estarrecedores: 168 milhões de crianças estão trabalhando, sendo que, desse montante, 120 milhões estão na faixa etária entre 5 e 14 anos e em torno de 5 milhões estão submetidas a condições pa- recidas com a escravidão. Basicamente, esse tipo de mão de obra é empregado em países subdesenvolvidos da América Latina (incluído o Brasil), África e do Sudeste Asiático. Esperava-se que matérias desse tipo sen- sibilizassem as pessoas para esse triste e la- mentável fato. Contudo, não são poucas as pessoas que dizem algo assim: “tem que tra- balhar mesmo. É por causa da proibição do ONU divUlga dadOs sObre O trabalhO iNfaNtil NO mUNdO a criança, o adolescente e o trabalho Criança saindo de lixão após coleta de recicláveis UNespCiêNCia 29 NelsoN Pedro-silva © M ar ce llo C as al J r./ a g ên ci a B ra si l Psicologia praticar educação física e esportes. Nesse sentido, o que devemos defender é a transformação da instituição educativa em lugar de preparo para a vida. Acontece que as pessoas, geralmente, não concebem o estudo como trabalho. Salvo me- lhor juízo, elas compreendem o estudo como uma atividade que não exige tanto esforço e dedicação quanto o trabalho. Entretanto, assim como a lida, o estudo de- manda esforço incomum, sobretudo para o apren- dizado de conteúdos maçantes e sem compre- ender o seu sentido para as nossas vidas. Logo, a tese de que o estudar é diferente do trabalhar, segundo essa definição, “cai por água abaixo”. Outra definição: conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Bem, a escola deveria tornar favorável um conjunto de ações que levasse os educandos a atingirem determi- nado objetivo – no caso, construir conhecimen- to. Na verdade, o raciocínio que toma como sinônimo “trabalhar” e “estudar” só é possível se o trabalho não for restrito à execução de atividades manuais e/ou mecânicas, ficando as intelectuais relegadas a um segundo plano. Quanto ao fato de o trabalho ser atividade profissional regular, remunerada ou assalaria- da, pode parecer que, nessa perspectiva, ele guarda diferença com o estudar. Eu discordo! A atividade de estudar é regular e as frequen- tes ausências podem levar à reprovação do aluno, assim como a empresa pode demitir o funcionário. Quanto à remuneração, ambos recebem: o trabalhador, salário; o estudante, a possibilidade de produzir conhecimento. Psicologicamente, a consciência é produto de todo e qualquer tipo de ação (não apenas do trabalho). Nesse sentido, quando as crianças brincam e estudam, estão se desenvolvendo. Evidente está que a família, a escola e ou- tras agências educativas precisam se modificar (ou melhor, cumprir o papel que lhes cabe). Acontece que os pais delegam responsabilidade à escola para educar os seus filhos, mas não autoridade. O problema é que eles não estão sendo capazes de se constituírem como autori- dades para os seus filhos. E mesmo a escola e os templos religiosos não estão também sendo autoridades, em razão de não lhes ter sido dada essa autoridade. E, ainda que a tivessem, estas instituições estão se mostrando incapazes de fazer as crianças e jovens lhes obedecerem. Esse vazio acaba sendo ocupado, então, pela comunidade e pelos mass media que, como já se sabe: a primeira está a ensinar que a única moral a ser respeitada deve ser a da própria comunidade, quase sempre a da violência; a segunda, como o seu compromisso é sobre- maneira com o entretenimento, destina-se a os aluNos deveriaM ser os resPoNsáveis Pela liMPeza de sua sala de aula, suas CarTeiras, o PáTio e a quadra PoliesPorTiva Cenas de trabalho infantil, registradas em 1913 UNespCiêNCia30 NelsoN Pedro-silva Psicologia incutir apenas determinadas culturas estra- nhas à construção de conhecimento. Em decorrência, os pais acabam deixando as crianças fazerem o que lhes der “vontade”. Acontece que, ao agirem desse modo – sem colocar limites –, os progenitores não estão contribuindo para que seus filhos se tornem seres civilizados, portanto, aptos para viver em sociedade e, tampouco, para serem felizes. Na verdade, eles estão levando suas proles à morte. Amar, ao contrário do que se costuma pensar, significa também preparar os filhos para que consigam viver numa sociedade regrada e que tenham o respeito mútuo, a justiça, a solidarie- dade e o diálogo como pedras fundamentais. A propósito, talvez tais condutas de des- respeito sejam sinais, por mais paradoxal que possa parecer, de que os jovens estão nos pe- dindo ética, ou seja, limites! Isso mesmo, nos solicitando limites, contenção, repressão! Há um ditado popular empregado nesses momentos em que se defende o trabalho como antídoto à indisciplina e à violência: cabeça vazia, oficina do diabo. Não julgo ruim o fato de a “cabeça vazia” ser uma usina de ideias diabólicas. Afinal, são algumas dessas noções que mudam o mundo. Imaginemos: se Freud não estivesse, em algum momento, com a sua “cabeça vazia”, não teria construído o sistema do inconsciente e, por conseguinte, evidenciado que não é a nossa consciência a controlar nossas condutas, mas o nosso inconsciente. Em resumo, não equacionaremos o fenô- meno da violência na sociedade colocando o aluno para trabalhar. Defendo tal tese não só porque o trabalho infantil foi proibido no Brasil, mas porque entendo que o trabalho de criança e de adolescente é estudar e, em decorrência, desenvolver as competências ne- cessárias para o ingresso no universo adulto. Não estou aqui a defender que o aluno não possa ter outras responsabilidades. Penso que os pais devem educar os seus filhos, desde a mais tenra idade, para que estes saibam ad- ministrar suas mesadas (quando as recebem), cuidar dos seus bichos de estimação, ajudar nos afazeres domésticos, como organizar o seu quarto, entre outras atividades. Defendo, igualmente, que os alunos deve- riam ser os responsáveis pela limpeza de sua sala de aula, suas carteiras, o pátio e a quadra poliesportiva. Sei que alguns dirão que isso significa exploração do trabalho infantil. Eu, ao contrário, vejo tais práticas como necessá- rias à formação da cidadania. Basta, apenas, que a escola as explicite como componentes do conteúdo escolar e da formação cidadã. Sem contar que não há nada mais eficiente para ensinar o respeito ao bem público do que cui- dar dele. Com tais ensinamentos, quem sabe aprenderemos a cuidar do nosso próprio jardim. Afinal, temos que superar a velha tese de que só se diminui consideravelmente a “bandi- dagem” e a “vagabundice” com a aplicação do “remédio trabalho” e colocar no lugar o “remé- dio escola de tempo integral e de qualidade”. UNespCiêNCia 31 Nelson Pedro-Silva é professor doutor de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying; e Ética, Indisciplina & Violência nas Escolas (ambos publicados pela Editora Vozes). Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 1 de julho de 2015. © W ik ip ed ia Economia estes vem somar-se a estrutura fiscal ineficiente – mas igualmente estável, em sua progressiva disfuncionalidade –, assim como a do câmbio e dos juros. Passa-se, assim, crescentemente a “se ganhar dinheiro”, no Brasil, via os setores primários (mineral e agropecuária) ou a eles ligados, ou via comércio, serviços financeiros e aplicações na dívida pública nacional. Os sucessivos Governos Federais não mais se empenham em proteger ou estimular ma- croeconomicamente a indústria, ao mesmo tempo em que os industriais (e FIESP, CNI, etc.) tornam-se cada vez menos relevantes poli- ticamente, ao mesmo tempo em que o câmbio sobreapreciado aproxima as classes alta e mé- dia dos importados e de Miami. Considera-se que aqui não há o que proteger, com notórias exceções, em termos de eficiência produtiva. Quando os custos produtivos ultrapassam os da China (ou de outro país), passa-se rapida- mente a comerciar produtos importados, às vezes apenas com alguma maquiagem que os P ara compreendermos de forma mais pro- funda, histórica e estrutural os impasses da economia, sociedade e política brasileiras, é necessário relembrar como atingimos o atual estágio. Um aspecto a ter em mente é que o processo de interrupção do crescimento indus- trial do país provém de 1980-81 e, de forma mais decidida, de 1990, com a primeira gran- de apreciação da moeda nacional, sob o Plano Collor, que indicou o rumo que o país tomaria, em aspectos essenciais, nos anos seguintes. Esta sobreapreciação, que decorre de uma maior despreocupação com a indústria do país, iria se repetir no início do Plano Real, nos go- vernos Itamar e FHC e, posteriormente, com Lula e Dilma. Tal sobreapreciação, repetida e quase permanente, é acompanhada por juros sobre a dívida pública e, de forma muito mais acentuada, sobre os créditos ao setor privado, o que mostra um outro indicador da crescente desimportância que a indústria e os ganhos conseguidos no setor produtivo assumem. A A desAtenção com gAstos e gAnhos entre produção e investimento produtivo decorre, entre outros fAtores, de umA industriAlizAção menos decididA e AgressivA por pArte do cApitAl nAcionAl uma explicação estrutural dos impasses brasileiros atuais unespciênciA32 Eduardo Strachman © d o lla r P h o to Economia faça parecer nacionais, assim como no caso dos high-tech – na verdade, em muitos casos, japoneses ou coreanos. Os empresários passam, então, a ser cada vez mais importadores e comerciantes – ou voltam a isso, em termos familiares –, visto que não têm muito o que proteger, em termos de qualificação de mão de obra, pessoal mais especializado ou mesmo organização produ- tiva empresarial. E crescentemente passam a obter ganhos em aplicações financeiras e/ou em especulação cambial – por isso o câmbio deve flutuar excessivamente. Deve-se ganhar o máximo, nas poucas atividades produtivas, ou nas comerciais, financeiras, etc., com mark- ups desconhecidos no mundo civilizado – o que está ligado a baixos salários e à desigual- dade econômica, social e política fundadoras do país – e reaplicar esses ganhos, e aqueles obtidos de especulações com câmbio e títulos públicos, neste circuito. Esse jogo todas as empresas líquidas, de todos os setores, realizam no Brasil, ainda mais do que em outros países – é assim, essen- cialmente, que aqui se rentabilizam capitais. A estrutura fiscal “ineficiente” serve a isso, sobretudo, como um meio de transferência de uma carga tributária elevada e desigual, que recai sobre os desfavorecidos, em sentido amplo, e flui aos detentores da dívida pública. Com o que sobrar, após ultrapassar um mar de ineficiências em que mais um grande nú- mero de agentes se locupleta, pode-se realizar algo útil à economia e sociedade brasileiras, o que também não é uma preocupação séria de grande parte do país, visto que a desigualda- de contumaz e feroz é característica essencial do Brasil, desde o descobrimento. Ou seja, o sistema fiscal e o financeiro a que ele se liga servem para remunerar de forma indecente os capitais não produtivos, inclusive estran- geiros, e para isso é essencial manter a conta de capital totalmente aberta, sem restrições mais relevantes, além de uma institucionali- dade anti-inflacionária que basicamente exige um comportamento assaz ineficaz, em termos de crescimento, dos governos e ocupantes de cargos mais importantes no Banco Central – também por isso presidentes do Banco Central do Brasil ganham prêmios internacionais e são cotados para governos de Estados ou do país. A desatenção com gastos e ganhos em produção e investimento produtivo decorre também de uma industrialização menos de- cidida e agressiva por parte do capital nacio- nal, o qual não permitiu ao Estado maiores exigências quanto a exportações, qualidade e competitividade, ao contrário do que fize- ram vários governos asiáticos que invejamos. O Estado brasileiro foi capturado por estes industriais, desde sempre, a fim de não ser muito agressivo, na busca por competitivida- de e expansão internacionais, com honrosas exceções, da mesma forma que, após 1990, passa a ser comandado crescentemente pelo setor financeiro. O atual “ajuste fiscal”, que os perdedores da última eleição presidencial também realiza- riam, então se explica: em termos fiscais, não ajusta nada, antes pelo contrário, a situação fiscal vem se deteriorando, como era espera- do pelos mais “expertos”, mas permitem-se ganhos ainda mais espetaculares aos agentes líquidos, que são sobretudo os do setor finan- ceiro. Os juros aumentam, o câmbio volta a flutuar muito, os salários caem e os mark-ups e o desemprego sobem. Todos os candidatos iriam fazer o mesmo e isso se chama contro- le político total, ainda que a vencedora tenha afirmado que não o faria e, como visto, não o devesse ter realizado. Ademais, os preços de vários ativos despencam com tal recessão pro- vocada por mãos-de-tesoura, proporcionando maiores oportunidades de ganhos aos agentes líquidos. E não há quase o que se proteger: nem setores ou lucros produtivos, nem empre- gos, nem salários, etc. O país não se preocu- pa, no geral, com isso – nosso Estado é fraco e capturado –, apenas com estes ganhos que ampliam a desigualdade do país e o jogam a um crescimento lento, que já dura 35 anos e não parece ter nenhuma possibilidade de ser retomado. Não há forças sociais ou políticas para isso. Elas têm que ser (re)construídas. unespciênciA 33 © d o lla r P h o to Eduardo Strachman é professor livre-docente do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara da Unesp. Medicina decisão obstétrica sem indicação real. Desta maneira, as mulheres devem ser informadas sobre a real situação em que se encontram durante todo o pré-natal, o trabalho de parto e o pós-parto. São muitos os motivos para a decisão das mulheres pela cesárea. Um deles está rela- cionado ao mito a respeito da segurança da cesárea (que não é considerada um parto, mas um procedimento cirúrgico). Segundo estudos nesta área, a cesárea quando bem indicada salva vidas, porém, sem a real necessidade pode ocasionar riscos desnecessários como: dificuldades respiratórias do bebê, bebês pre- maturos, mortes neonatais e mortes das mães. P arto é um questão de saúde, por isso, devem-se priorizar métodos que tragam mais segurança para a mãe e o bebê. No mundo inteiro, atualmente, se defende o parto nor- mal como mais seguro e mais vantajoso para mãe e bebê. Por consequência disso, com as novas regras que incentivam o parto normal da ANS (Agência Nacional de Saúde Suple- mentar), que começaram a valer a partir do dia 6 de julho de 2015, esta condição será mais garantida nas redes particulares, onde ocorre o maior índice de cesáreas no Brasil. Cada mulher deve, então, receber atendimen- to adequado com opção do método de parto seguro e respaldado cientificamente e não por Mulheres deveM ser inforMadas durante todo o pré-natal, trabalho de parto e pós- -parto novas regras incentivam parto normal unespCiênCia34 AnA ElisA JArdiM GouvêiA E silviA MArinA AnAruMA © T o m A d ri ae n ss en / W ik im ed ia C o m m o n s Este artigo foi publicado originalmente no Estadão Noite de 5 de agosto de 2015. Medicina As novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela ANS para estimular o parto normal e reduzir as cesarianas desnecessárias vieram para melhorar nosso modelo de assis- tência ao parto e nascimento. É importante também ressaltar que existem dados científicos que mostram a relação entre cesarianas e difi- culdades na amamentação. A OMS recomen- da colocar o bebê em contato com a mãe logo após o parto e assim estimulá-la a identificar se o bebê está pronto para ser amamentado. É no período pós-parto que os bebês se en- contram mais aptos para o estabelecimento da amamentação, pois têm maior resposta ao tato, calor e odor da mãe. Este contato pele a pele inicial, na primeira hora de vida, favo- rece a liberação de hormônios responsáveis pela produção e ejeção de leite. Esta prática, porém, torna-se incompatível com a atual ro- tina hospitalar durante a cesárea. Esperamos que estas novas regras melhorem também nossos índices de aleitamento materno pela ideia de promover o contato precoce do bebê e sua mãe logo após um parto normal. É muito importante que as mulheres tenham a informação correta sobre parto normal e cesárea, como atesta o Ministério da Saúde. Só assim poderemos mudar o panorama atual do Brasil como um dos países recordistas em cesarianas. unespCiênCia 35 Ana Elisa Jardim Gouvêia, fonoaudióloga do Centro de Reabilitação “Princesa Vitória” com especialização em Amamentação, membro do Proama, Unesp, Câmpus de Rio Claro – SP. Silvia Marina Anaruma, psicóloga, docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, coordenadora do Proama – Projeto Amamentar da Unesp – Câmpus de Rio Claro – SP. Arte e cultura Para o professor Agnus Valente, chefe do Departamento de Artes Plásticas do IA, a mostra é uma grande oportunidade para os alunos exibirem seus trabalhos e poderem se colocar diante da crítica do outro, sendo também uma oportunidade de concretização dos diferentes referenciais recebidos durante a formação acadêmica. Além das obras expostas, os alunos também foram responsáveis pela montagem da exposição, fotografias e confecção do catálogo (veja aqui: ), e também pela organi- zação da vernissage, com seus comes e bebes e uma intervenção performática (veja o box). A estudante Marta Nicholson foi assistente de curadoria, junto a Carla Hirano. Elas or- ganizaram o espaço da exposição, onde cada A galeria do Instituto de Artes (IA) da Unesp abrigou, em agosto último, a exposição “Dis- sonância: da terra à forma”. A mostra apresentou peças dos estudantes após um ano cursando a disciplina de Cerâmica, da graduação em Artes Visuais do IA. Cada um deles teve a liberdade na sua forma de expressão, tema e técnicas de produção. A vernissage da mostra foi realizada na noi- te de 17 de agosto, com a presença de todos os artistas participantes, familiares, professores e colegas. “A exposição é o resultado de um ano de trabalho intenso de apropriação do barro co- mo suporte para a arte desses jovens”, salientou a professora da disciplina e curadora da mostra Lalada Dalglish. “E as diferentes obras apresen- tadas revelam um amadurecimento que eles têm ao longo da graduação.” Esculturas Em cErâmica marcam um ano dE trajEtória na disciplina do curso dE graduação Exposição de estudantes do instituto de artes unEspciência36 DAniel PAtire Arte e cultura artista ganhou uma área na sala branca. “Que- ríamos que cada obra, ou conjunto, estivesse em destaque. Mas que o espaço pudesse contar uma história, indo da figuração à abstração”, explicou Marta. Ela expôs a escultura “Enraizar”. Uma obra de 210 x 210 cm, formada por diversas peças unidas ou suspensas que formam uma árvo- re colocada no saguão de entrada da galeria. Segundo a artista, o trabalho só foi possível após um longo estudo em miniaturas e de cál- culos feitos com apoio da professora Lalada e da técnica do laboratório de Cerâmica Vera Cozzani. “Foi um grande aprendizado de to- do o processo cerâmico. Precisamos estudar e definir a forma de cada peça, seus encaixes e a queima”, reforçou Marta. a árvorE Em mEtáfora Para a abertura da exposição, o estu- dante Phabulo Mendes organizou e dirigiu a interven- ção performática “A árvore”. Ao interagir com a obra “Enraizar”, a dançarina e atriz Fernanda Otaviano movimentava-se, dançava tal quais as reações da natureza diante das estações do ano. Os movimentos de Fernanda davam a tridimensionalidade para a canção “Rebento”, de Gilberto Gil, interpretada por Elis Regina, segunda faixa do álbum Elis, de 1980. “A árvore e suas mudanças ao longo das estações são uma metáfora das nossas atitudes, ações e reações perante a vida”, refletiu Mendes. © F o to s: D an ie l P at ir e unEspciência 37 Mostra foi uma grande oportunidade para os alunos exibirem seus trabalhos Pesquisa A lex Sandro Gomes Pessoa defendeu, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp em Presidente Prudente, a tese de doutorado em Educação Trajetórias negligencia- das: processos de resiliência em adolescentes com histórico de envolvimento no tráfico de drogas. A pesquisa foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT e es- teve vinculada à linha de pesquisa intitulada Processos Formativos, diferença e valores. O objetivo central desse estudo foi analisar as trajetórias de vida de adolescentes com en- volvimento no tráfico de drogas a partir do desvelamento de seus contextos de desenvol- vimento, bem como compreender processos que estão associados à resiliência. Participaram desse estudo 565 adolescentes, Pesquisa desenvolvida na unesP estuda 565 jovens entre 12 e 20 anos trajetórias de vida de adolescentes com envolvimento no tráfico entre 12 e 20 anos de idade, de ambos os sexos (56,3% do sexo masculino) e que recebiam aten- dimentos em quatro contextos institucionais que oferecem serviços diversificados. Por intermédio de alguns critérios de inclusão estabelecidos previamente, um grupo de adolescentes com envolvimento no tráfico de drogas foi formado e possibilitou que análises quantitativas e quali- tativas fossem realizadas, em alinhamento com a abordagem mixed-methodstudies. Desse modo, foram aplicados dois instru- mentos quantitativos: 1) IRPPAR (Indicado- res de Proteção na Adolescência Associados à Resiliência), com o objetivo de averiguar os contextos de proteção; 2) CYRM (Child and Youth Resilience Measure), que trouxe indicativos de processos de resiliência nas unesPCiênCia38 Pesquisa populações estudadas. Após a realização de procedimentos estatísticos, um grupo de ado- lescentes com alto nível de envolvimento no tráfico e com indicadores positivos de resili- ência foi formado, permitindo que entrevistas semiestruturadas fossem conduzidas. Os resultados apontam que o contexto de vida dos adolescentes do tráfico é marcado por várias formas de privação de direitos e que diversas instituições não ocupam um lu- gar protetivo em suas vidas. Paradoxalmente, os adolescentes com maior envolvimento no tráfico também apresentam os maiores indi- cadores de resiliência. A pesquisa também revela quais são as atividades relacionadas ao tráfico que esses adolescentes valorizam e problematiza como essas situações podem estar associadas aos processos de resiliência nesse grupo. A tese questiona padrões hegemônicos de resiliência, que arbitrariamente definem o que represen- ta bem-estar e saúde, e propõe que alguns conceitos sejam revisitados. A ausência de suporte social e estratégias convencionais de fortalecimento pode implicar na necessidade de adolescentes buscarem formas alternativas de desenvolvimento, incluindo atividades con- sideradas ilícitas. A vidA dos Adolescentes do tráfico é mArcAdA Por váriAs formAs de PrivAção de direitos unesPCiênCia 39 © A g ên ci a B ra si l Comissão Examinadora Orientadora: Profª Drª Renata Maria Coimbra Banca: Profª Drª Débora Dalboso Dell’Aglio (UFRGS); Profª Drª Maria Ângela Mattar Yunes (FURG); Profª Drª Sílvia Helena Koller (UFRGS); Profª Drª Maria de Fátima Salum Moreira (Unesp) Contato do autor: . Lazer feito com pleno êxito. O segundo colocado no Festival foi Otávio Andreas dos Santos, que apresentou uma pipa que reproduziu a figura característica de Mazzaropi, um dos nomes mais consagrados da história do cinema brasileiro. Já o terceiro lugar foi conferido ao prudenti- no Aparecido Rogério, que estampou antigas fotos das empresas exibidoras de filmes que existiram no passado em Presidente Prudente. Da categoria maior, o vencedor foi Luiz Koishi, que trouxe para o Festival a imagem similar de Darth Vader, estrela principal do filme Star Wars, cuja confecção envolveu não só o ganhador des- sa categoria, mas também outros cooperadores. Entre eles, o amigo Daniel Ramirez e o irmão Mateus Takami. A montagem da pipa de 102 metros (que foi a maior deste ano) exigiu uma semana de trabalho. O segundo lugar ficou para a pipa de 25 metros no formato de uma Película p.b.; e o terceiro posto foi para uma pipa de 12 metros de cor vermelha, mostrando vários he- róis revelados pelo cinema. A pipa mais criati- va, entretanto, veio da capital do Estado trazida por Ricardo Dospir, que mostrou a imagem no formato de um Palhaço. O privilégio de subir ao palanque para re- ceber a ovação popular e a premiação ofereci- C omo já é tradição em Presidente Pru- dente, a Faculdade de Ciências e Tec- nologia (FCT) da Unesp – Câmpus de Pre- sidente Prudente/SP – realizou, em parceria com o jornal O Imparcial, o 30.º Festival de Pipas “Raul Albieri”, que reuniu mais de seis mil participantes. O número de inscritos com pipas também surpreendeu: mais de trezentos, superando todas as marcas anteriores. Com foco especial na média ou pequena família, representada pelo casal e filhos menores, que de acordo com nossas observações foram os que mais se empolgaram com a realização desse evento no campo de futebol da FCT/ Unesp, os promotores do Festival, parceiros e colaboradores ficaram satisfeitos com os resul- tados alcançados. “Cinema” foi o tema central, e a pipa que homenageou o patrono Albieri foi classificada como “Destaque” do Festival. Na classe temática, a vencedora foi a pipa que simbolizou o Titanic, sendo mostrada durante toda a competição pela jovem Ma- riana Sahlu. Ela e o pai, Sr. Paulo Pires, vêm participando dos festivais há muito tempo; e quando foi escolhido o tema – Cinema – para o 30.º Festival, os dois tiveram a mesma ideia: usar a imagem no formato Titanic, o que foi Festival de Pipas reúne mais de 6 mil participantes EVENTO É UMA PARCERIA ENTRE A UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE E O JORNAL O IMPARCIAL UNESPCIêNCIA40 ALtino CorreiA Lazer da pelos patrocinadores do Festival de Pipas não foi apenas daqueles que tiveram melhor desempenho. Mas também de categorias di- ferenciadas, como foi o caso de Jenifer Lopes de Santana, com o desenho dos Minions, co- mo segunda colocada. O terceiro posto ficou para Mônica Carvalho Silva, com a pipa no formato de Frozen. Um detalhe que chamou a atenção do público foi representado pelo gesto demonstrado pelo participante que trouxe pa- ra a competição a pipa mais criativa: Ricardo Dospir. Generosamente, ele subiu ao pódio e se dispôs a doar a entidades sociais todos os prêmios que lhe foram atribuídos. espetáculo de interação da família A festa comemorativa ao 30.º Festival de Pi- pas “Raul Albieri” teve como apresentador o consagrado radialista Luciano Reis. O evento foi prestigiado por autoridades, participantes e convidados, dentre os quais os deputados esta- duais Edd Thomas e Mauro Bragato, secretá- rios municipais e o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho. Também presente e dando integral apoio, o filho do patrono do Festival, João Carlos Albieri. Na etapa final, foram proclamados os re- sultados com base no veredito da Comissão Julgadora e chamados ao pódio os principais vencedores de cada categoria: Maior, Criati- vo, Temático (cinema) e Destaque Especial do Festival de Pipas para o ato de premiação. O diretor administrativo do jornal O Impar- cial, Deodato da Silva, afirmou que o destaque foi atribuído ao público presente, já que uma série de eventos ocorria simultaneamente. Ele considerou o saldo como “extremamente po- sitivo”, com recorde de inscrições. Nos anos anteriores, esse público foi menor. Mas tudo correu com muita ordem e segurança, dentro do que foi planejado em termos de organização e estrutura. “Todos os nossos parceiros fica- ram felizes e impressionados; e já sinalizaram com o pensamento voltado para a promoção do ano que vem.” O vice-diretor da FCT/Unesp, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Fº, elogiou a cobertura do Festival como determinante para o êxito alcançado. O mais importante, porém – disse –, foi a grande participação das famílias, onde pudemos ver inúmeras crianças ao lado de seus pais, assistindo ou participando diretamente desse maravilhoso espetáculo. © D iv u lg aç ão UNESPCIêNCIA 41 Altino Correia – Assessoria de Comunicação e Imprensa – FCT/Unesp Evento é uma parceria entre a Unesp de Presidente Prudente e o jornal O Imparcial História Augusto Lopes da Silva, amarrado a um pos- te, foi espancado e morto pelos residentes do bairro de Jardim Iguaçu. Na notícia de 2 de fevereiro de 1970, das quatro páginas de O Cruzeiro, uma é dedica- da, quase que exclusivamente, a uma foto: a cena do crime, que prende a atenção do leitor, pois não há como ficar indiferente à força da imagem, que instiga a curiosidade. Durante a reportagem, mais imagens complementam a notícia, um recurso que dinamizava a leitu- ra e expunha a violência de forma explícita. Sucintamente, o texto resumia o episódio, ocorrido no mês anterior (19 de janeiro). Au- gusto Lopes da Silva, um pernambucano de 64 anos, morava há mais de uma década no bairro de Cabuçu e trabalhava como vendedor de verduras. Ele foi espancado até a morte pelos habitantes do bairro Jardim Iguaçu, localizado no Morro do Agudo, no município de Nova Iguaçu. As razões remontavam a disputas an- teriores, uma vez que Augusto teria sido preso pela polícia de Cabuçu por ter ameaçado tirar sua roupa em público, com sinais, conforme a notícia, de debilidade mental. Acabou enviado para a delegacia de Nova Iguaçu, para poder ser encaminhado a um hos- pital psiquiátrico. Todavia lá não permaneceu por falta de documentos. Ele retornou à dele- gacia e, como não apresentasse nenhuma anor- malidade aparente em seu comportamento, os policiais se descuidaram dele, o que ocasionou a escapatória, que não gerou nenhuma ação dos policiais, acostumados à rotina de fugas. Todo esse contexto já bem evidencia o abandono do A pesquisa “A representação do crime coletivo na imprensa: O linchamento de Augusto Lopes da Silva”, de Aline de Je- sus Nascimento, aluna do curso de História da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis, sob orientação da professora Tania Regina de Luca, surgiu a partir do estudo de um grande conjunto de recortes de jornais, reunidos ao longo de décadas pela Editora Abril, doado para o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP), pertencente à FCL, em dezembro de 2011. A pesquisa foi apresentada dentro das XXII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM – Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, realizadas de 29 de setembro a 1 de outubro em 2014 em Valparaíso, Chile, sob o tema “Pensamento, Pesquisa Científica e Inovação como Desafios para as Sociedades da América Latina”. A pesquisa de Aline focou as notícias que dão conta de crimes de linchamento, ocorri- dos entre os anos de 1970 e 1997, especifica- mente a notícia proveniente da revista sema- nal O Cruzeiro, publicada em 2 de fevereiro de 1970, que relata o destino de um morador de uma das regiões mais pobres e violentas do Estado do Rio de Janeiro, Cabuçu, onde Pesquisa é desenvolvida a Partir de acervo da editora abril doado à unesP a representação do crime coletivo na imprensa PesquisA focou As notíciAs que dão contA de crimes de lincHAmento, ocorridos entre os Anos de 1970 e 1997 © d iv u lg aç ão unesPciência42 oscAr d’Ambrosio História © d iv u lg aç ão unesPciência 43 História coleção “cliPPing da editora abril” Material dá acesso a notícias de intelectuais entre as décadas de 1950 e 90 A pesquisa de Aline de Jesus Nascimento só foi possí- vel graças à coleção Clipping da Editora Abril, doada para o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP). Por enquanto, está disponível no endereço o material da primeira letra do alfabeto do catálogo de ‘Personalidades: Os Intelectuais’ dessa coleção. Trata-se da primeira etapa de um projeto de um ano de intenso trabalho de equipe do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap) da Unesp em Assis, sob orientação da professora Tania Regina de Luca. A jornada começou, de fato, no final de 2011, quan- do o Cedap recebeu, sob a forma de doação, o acervo intitulado Clipping da Editora Abril, composto por 800 caixas, contendo recortes de jornais e revistas do país e do exterior, originalmente ordenados nas rubricas Empresas, Personalidades e Assuntos, cada uma das quais subdivididas em pastas que guardam recortes, arquivados em ordem cronológica crescente de meados da década de 1950 até o final da de 1990. A criação do Clipping, sob a supervisão do Depar- tamento de Documentação da Editora Abril (Dedoc), justificava-se pela necessidade de compor um arquivo próprio, capaz de subsidiar os vários impressos produ- zidos pelo grupo, razão pela qual deveriam fornecer um quadro do que se passava no país e no mundo. O material provém, sobretudo, dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Correio Bra- ziliense, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Le Monde, L’Express e La Repubblica. Inicialmente o acervo passou pelas fases de hi- gienização, organização interna e foi disponibilizado para consulta, mas ainda não contava com catálogos e inventários. Por isso, em abril de 2014, iniciou-se projeto com esse objetivo com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unesp e participação de alu- nos bolsistas e voluntários, todos do curso de gradu- ação em História. O projeto iniciou-se pelo módulo Personalidades, que reúne indivíduos que atuavam nas mais diferen- tes áreas. Na primeira fase, foram analisados nomes relacionados ao mundo da cultura, respeitando-se a ordem alfabética dos sobrenomes, o que permite, para cada letra, ir compondo quadros-resumo em termos de gênero e área específica de atuação, aspectos que ajudam a compreender as escolhas realizadas pelos responsáveis pela produção do acervo. Assim, para a primeira letra do alfabeto, há 209 pastas, mas 206 indivíduos, tendo em vista a repetição de entradas. Desse total foram selecionados 136, ou seja, 66% do total, sendo 115 homens e 21 mulheres. Para compor a catalogação, disponibilizada na pági- na do Cedap, optou-se por elaborar duas fichas: uma relativa ao conteúdo de cada pasta e outra que visa identificar o seu titular. Na primeira são descritos os documentos presentes em cada pasta, especificando- -se título da matéria, autor, fonte e data, com a devida anotação no caso de um ou de vários desses dados não terem sido preservados. Esta ordenação fornece indí- cios da importância atribuída à personagem, setor de atuação, as fontes escolhidas e os limites temporais. Há ainda uma ficha de identificação, que contém informações básicas sobre o indivíduo (nascimento, falecimento e pequena biografia, com destaque para sua atuação profissional), descrição do conteúdo e breve análise do mesmo, além de se especificarem as palavras-chave, as temáticas abordadas nos recortes, a quantidade dos mesmos e as suas datas-limite, de modo a permitir que se aquilate a importância do lu- gar ocupado pela personagem no interior do acervo, ou seja, trata-se de precisar que aspectos foram sele- cionados para serem preservados. A importância do conjunto pode ser verificada pelo uso de fragmentos dele nas publicações da empresa, como, por exemplo, a revista Veja. O material doado ao Cedap tinha, portanto, importância estratégica para a produção dessa e de outras revistas da Editora Abril. O Cedap, com a atual iniciativa, que objetiva ser ampliada para as outras letras do alfabeto e para as rubricas Empresas e Assuntos do acervo, único no gênero, permite dar acesso às informações reunidas para pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas. “O desafio é a produção de instrumentos de pesquisa que permitam descrevê-lo de forma sis- temática”, conclui Tânia. unesPciência44 oscAr d’Ambrosio História poder público para com Augusto. Ao que consta, ele teria vagado à procu- ra de sua casa, confuso entrou na casa de outra pessoa e o dono, com o auxílio de um parente, conseguiu dominá-lo e levá-lo para fora. Entretanto, ele insistia que ali era a sua residência e, impedido de entrar, teria tirado toda a sua roupa e começado a gritar. Frente à situação, os dois homens pediram o auxílio de uma terceira pessoa, um vigia de um mercado próximo e, para conter o idoso, pensaram ser a melhor solução espancá-lo. Augusto gritava que não era ladrão, mas uma quarta pessoa apareceu para ajudar o senhor. Depois de algumas tentativas e uma grande confusão, Augusto conseguiu se soltar e um vizinho lhe deu uma calça. Todavia, acusaram Augusto de assalto e apareceram mais pessoas dispostas a puni-lo. Sem qualquer possiblidade de defesa, ele foi espancado e amarrado ereto a um poste, com uma corda grossa, passada fortemente pela região da barriga, para que não tivesse a possibilidade de se mexer. A polícia conseguiu esclarecer o episódio e des- cobrir os principais responsáveis pelo linchamento, entretanto, até o momento em que a matéria foi publicada nessa revista, os culpados não haviam sido punidos, o que aponta para a leniência das autoridades, bem como para as dificuldades de responsabilização de crimes coletivos. Este infeliz desfecho para o caso de Augusto foi comentado, durante anos, na imprensa co- mo exemplo de primeiro linchamento ocorrido no Brasil. Esse tipo de crime ocorreu, até o ano de 1987, nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro; depois desta data, ganha des- taque a Bahia. Essas áreas, até a atualidade, ainda são responsáveis por elevados índices de violência. Aline conclui que, a partir do fato analisa- do, pode-se tentar compreender a violência no Brasil durante o século XX a partir de uma perspectiva da micro-história, ou seja, buscar- -se-ia entender essa realidade histórica, com uma visão mais específica e microscópica, com uma metodologia analítica que implicaria em reduzir a escala de observação, num estudo intensivo das fontes. © d iv u lg aç ão unesPciência 45 Leitura Finguerut discute a trajetória conservadora daquele país a partir da segunda metade do século XX. No texto “Os libertários”, Fingue- rut e Marco Aurélio Dias de Souza abordam as principais ideias, formas de mobilização e impacto desse movimento conservador, apre- sentando o contexto histórico e ideológico da sua emergência nos EUA. Em “Da primavera ao outono: as narrativas discursivas da The National Interest sobre as crises na Ucrânia e na região entre a Síria e o Iraque (2013-2014)”, Roberto Moll fala do debate sobre o posicionamento do governo Obama em relação às duas crises, tomando como referência o polo conservador, especifica- mente o site . A análise busca responder a questões que contribuem para esclarecer aspectos relevantes sobre as políticas interna e externa do país. Em “A esquerda latino-americana no poder: principais embates e debates do biênio 2013- -2014 e análise do caso venezuelano”, Caroli- A Cultura Acadêmica, braço editorial da Editora Unesp, lançou o e-book Sem di- plomacia: Um mundo de equilíbrios precários. A publicação é organizada por Luis Fernando Ayerbe, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, oferecido em conjunto por Unesp, Unicamp e PUC-SP. Tomando como base a temática central da publicação, o artigo “Um mundo de equilíbrios precários”, escrito por Ayerbe, analisa even- tos e posicionamentos de atores de diferentes espectros políticos e ideológicos, que eviden- ciam preocupações de crescente destaque nos debates sobre as relações internacionais: a “ordem”, a “desordem”, e o lugar dos Estados Unidos no mundo. Os três textos seguintes tratam do posi- cionamento da América do Norte frente aos seus interlocutores. Em “Conservadorismo nos EUA, um conceito fora de lugar?”, Ariel Sem diplomacia – Um mundo de equilíbrios precários, Luis Fernando Ayerbe (org. principal), Editora Unesp, 286 p. Disponível gratuitamente em: . Livro aborda instabilidade mundial OBRa COnTRiBUi paRa anÁLise Da COnJUnTURa inTeRnaCiOnaL UnespCiênCia46 Leitura na Silva Pedroso acompanha as eleições pre- sidenciais de Equador, Venezuela, Paraguai, Honduras, Chile, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, Brasil e Uruguai a partir de um recorte metodológico baseado em fontes que se apresentam como parte da esquerda e/ou do progressismo. “Democracia e polarização na Argentina kirchnerista”, de autoria de Matheus de Oli- veira Pereira, traça um panorama das disputas políticas no período de doze anos de governos de Néstor e Cristina Kirchner. O foco do texto está na oposição àqueles governos, vocalizada pelos órgãos de imprensa argentinos e portais de Internet. Em “Polarização política e política externa nas eleições brasileiras de 2014”, Sara Basilio de Toledo e Lucas Mesquita analisam os constantes embates entre o PT e o PSDB. O economista Adalton Oliveira, autor de “Obsessiva desigualdade”, parte do debate entre conservadores e progressistas a respeito do sig- nificado filosófico e econômico da desigualdade, Sobre o organizador Luis Fernando Ayerbe é professor-titular da Unesp, atuando no Departamento de Economia do Câmpus de Araraquara e no Programa San Tiago Dantas de Pós- -Graduação em Relações Internacionais de Unesp, Unicamp e PUC/SP, além de coordenar o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI- Unesp). © D o lla r P h o to para analisá-la pelo ângulo da política. O autor mostra uma tendência de aumento da desigual- dade nos EUA e de queda na América Latina. A obra resulta do acompanhamento da con- juntura internacional realizado desde 2013 por pesquisadores em Relações Internacionais, responsáveis pelos conteúdos do projeto Sem Diplomacia, parceria entre o Instituto de Es- tudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp (ACI). O IEEI está vinculado ao Instit