8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles: Campus de Sorocaba, Engenharia de Controle e Automação, assimoes@sorocaba.unesp.br . Bolsa BAAE II. Esther Luna Colombini: Centro Universitário da FEI. Eixo 3: “Tecnologia, Trabalho, Espaços Construídos, Geração de Renda e Tecnologia Social" Resumo Eventos de divulgação científica em massa – capazes de envolver centenas de milhares de pes- soas distribuídas ao longo de todos os estados de um país de dimensões continentais como o Brasil – representam um enorme desafio logístico. Dentre as principais dificuldades encontradas estão a capacidade de se relacionar com pessoas distribuí- das ao longo de milhares de quilômetros, a organi- zação da distribuição de medalhas, organização de diversos sub-eventos regionais, dentre muitos outros. A automação desse processo é, portanto, fundamental. O OLIMPO – Sistema de Gerencia- mento de Olimpíadas e Eventos Científicos – foi o primeiro concebido e desenvolvido para atender às demandas específicas desses da divulgação científica. Ao mesmo tempo que esse sistema permite um melhor gerenciamento de todo um conjunto de atividades, ele abre novas portas para que essas ações de Divulgação Científica possam ser melhor realizadas e aprimoradas, bem como constitui fonte de pesquisa e coleta de dados sobre políticas públicas, permitindo seu aprimoramento e a proposição de novas ações. O presente trabalho busca caracterizar o trabalho que vem sendo realizado com esse sistema, bem como apresentar os seus horizontes, perspectivas e desafios para os próximos anos. Palavras Chave: Divulgação Científica, Engenharia, Educação. Abstract: Science dissemination mass events - able to involve hundreds of thousands of people spread over all states of a country of continental dimensions such as Brazil - represent an enormous logistical challenge. The main difficulties are the ability to communicate to people spread over thousands of kilometers, the organization of the distribution of medals, the organization of several regional sub-events, among many others. The automation of this process is therefore critical. The OLIMPO - Management System for Scientific Olympiads and Events - was the first system designed and developed in order to attend the specific demands of science dissemination events. While this system allows better management of a range of activities, it opens new doors for science dissemination actions, allowing them to be achieved and improved. At the same time, this system also becomes a source of research and a data collection about public policies, allowing their improvement and the proposition of new actions. This work aims to characterize the work under progress based on this system, as well as it presents this work’s horizons, prospects and challenges for years to come. Keywords: Science dissemination, Engineering, Education. Introdução I – A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A divulgação científica pode ser definida de uma forma ampla como a atividade que coloca ao alcance da população conhecimentos científicos e tecnológicos de forma que esta possa utilizá-los em seu cotidiano. Idealmente, espera-se que esta ação não seja meramente informativa, mas que traga impactos para o futuro deste indivíduo e dos que o cercam aproximando-os da realidade presente em cada área do conhecimento. Em um interpretação mais específica, ALBAGRI (1996) define a popularização da ciência (sinônimo para divulgação científica) como o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 II – A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELA ROBÓTICA A Robótica, representante inata das novas tecnolo- gias e capaz de capturar a atenção do jovem, da escola e da mídia, tem um importante papel a cum- prir no contexto da divulgação científica no Brasil. Primeiramente, a robótica está se estabelecendo no Brasil como uma importante ferramenta pedagógica interdisciplinar. Sua enorme capacidade de estimu- lar o jovem – naturalmente próximo das novas tec- nologias – aliada a sua capacidade de adaptação a diferentes disciplinas dos ciclos fundamental, médio e técnico que abrangem desde línguas até matemá- tica e ciências, têm feito com que a robótica des- ponte como uma importante ferramenta educacional com foco na experimentação. Exposições e mostras de robôs têm também o mesmo potencial inato para despertar o interesse da grande mídia e da popula- ção. Face a esta relação próxima entre a robótica, as novas tecnologias e o jovem, o Brasil tem organizado importantes eventos de Divulgação Científica utilizando Robótica. Alguns deles são:  A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): Olimpíada científica apoiada pelo CNPq para jo- vens do ensino fundamental, médio e técnico que atinge em 2015 quase 100.000 jovens em todos os 27 estados e que está presente em aproximadamente 30% dos municípios do país. A OBR encontra-se atualmente em sua IX edi- ção, e é uma das maiores ações de Divulgação Científica através da robótica desenvolvidas no planeta;  A Mostra Nacional de Robótica (MNR): Uma das mostras científicas de âmbito nacional apoiadas pelo CNPq voltadas principalmente para o público do ensino fundamental, médio e técnico. Em 2015, o evento deve reunir trabalhos de robótica (protótipos, desenhos, montagens, etc.) de aproximadamente 1.200 jovens de todo o país. A MNR encontra-se atualmente em sua V edição;  Competição Brasileira de Robótica (CBR): competição de robótica voltada principalmente par ao público universitário. Em 2015 o evento conta com a participação de aproximadamente 1.600 competidores de quase 300 instituições de todo o país. A CBR encontra-se atualmente em sua XII edição. O crescimento do número de participantes nesses eventos de Divulgação Científica ao longo dos anos acarretou uma série de dificuldades específicas para os comitês de organização, tais como: cadastramento de participantes, relacionamento com participantes, geração de listagens, gerenciamento de notas e trabalhos, distribuição de provas, emissão de comunicados, emissão de certificados, premiações e gerenciamento de medalhas, etc. Este conjunto de dificuldades levou em 2009 à criação de um sistema computacional denominado OLIMPO. A criação desse sistema computacional abriu as portas para a realização de novas atividades no campo da Divulgação Científica. II – O OLIMPO Em 2009 nascia na UNESP o sistema OLIMPO (http://www.sistemaolimpo.org), o primeiro sistema no país voltado para o gerenciamento de Olimpía- das, Mostras e Competições Científicas, importan- tes ações de políticas públicas na educação, com apoio do MCTI, Ministério da Educação, CNPq e Capes. O sistema (figura 1) dá suporte hoje a ações da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Competição Brasileira de Robótica (CBR), Latin American Robotics Com- petition (LARC) bem como de outros eventos e di- vulgação científica que alcançam mais de 100.000 pessoas/ano nos 27 estados do Brasil e América Latina. (a) (b) Figura 1. Telas do sistema OLIMPO: a) tela de abertura; b) tela de gerenciamento de eventos. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 Uma vez consolidada a implantação do sistema, este possibilita a realização de toda uma gama de ações e pesquisas no âmbito da Divulgação Científica. A figura 2 apresenta algumas dessas ações. Figura 2. Número de participantes/ano dos eventos de divulgação científica hospedados no sistema Desta forma, algumas das ações executadas no âmbito do conjunto de eventos são: I.Suporte ao sistema OLIMPO; II.Suporte às diversas ações de divulgação científica tais como Olimpíadas, Eventos e Mostras Científicas apoiadas pelo governo federal, CNPq, CAPES, MEC, SEB; III.Produção de material impresso e eletrônico vinculado aos eventos hospedados, bem como produzir novos materiais a partir da análise dos dados que podem ser extraídos do sistema OLIMPO; IV.Promover ampla divulgação dos eventos de divulgação científica à sociedade; V.Apoiar outras ações com potencial transformador junto à educação brasileira, tais como a produção de livros, anuários, cartilhas, orientações, material multimídia e correlatos. Objetivos São objetivos do presente trabalho: I. Realizar um levantamento de dados para obtenção de um perfil do público participante dos eventos gerenciados pelo sistema OLIMPO; II. Apresentar as ações relacionadas de divulgação científica associadas ao sistema. Material e Métodos Inicialmente, foi realizado um levantamento de dados com o objetivo de realizar a caracterização do público atingido pelas ações de divulgação científica. Os dados foram levantados através de consultas à base de dados dos diversos eventos geridos pelo sistema OLIMPO, hospedado nos servidores do Campus de Sorocaba da UNESP. Após a caracterização do público, diversas ações de divulgação científica foram realizadas, dentre elas: apoio à organização dos eventos hospedados, tais como: exposição de robôs na Mostra Nacional de Robótica, divulgação científica em veículos de comunicação (websites, portais, etc.), apoio à formação de recursos humanos utilizando a robótica como plataforma. Os resultados obtidos são apresentados na próxima seção. Resultados e Discussão I – CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ATINGIDO PELAS AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A figura 3 apresenta o número de participantes/ano dos eventos hospedados no sistema OLIMPO. É possível perceber que o número de participantes tem crescido a uma taxa constante, atingindo a faixa dos 100.000 participantes em 2015. Figura 3. Número de participantes/ano dos eventos de divulgação científica hospedados no sistema no ano de 2015. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 A figura 4 apresenta a distribuição desses participantes quanto ao sexo, enquanto a figura 5 apresenta a escolaridade (curso atual) desse público. Figura 4. Distribuição dos participantes dos eventos de divulgação científica hospedados no sistema OLIMPO quanto ao sexo no ano de 2015. Figura 5. Curso atual dos participantes dos eventos de divulgação científica hospedados no sistema OLIMPO no ano de 2015. Muito embora possa-se imaginar em princípio que a robótica seja uma atividade essencialmente ligada aos meninos, os dados obtidos comprovam que 44% dos participantes são do sexo feminino. De uma forma geral, os participantes estão distribuídos por todas as séries do ensino fundamental e médio, atingindo-se também público do ensino técnico e superior. II – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS As características do sistema OLIMPO fornecem suporte a diversas das ações diretas na organiza- ção dos eventos suportados pelo sistema. Dentre elas estão: preparação de listagens de equipes e inscritos, elaboração prévia de credenciais e cra- chás de acesso, organização de calendários, comu- nicações diversas com o usuário, suporte à entrada de notas e avaliações durante os eventos, classifi- cação dos participantes, equipes e trabalhos de acordo com as notas obtidas, dentre muitos outros. Todos esses processos são executados por apoia- dores do sistema OLIMPO, bolsista(s) ligados a projeto de extensão e alunos do curso de Engenha- ria de Controle e Automação, tanto de forma prévia aos mesmos quanto in loco nas fases presenciais desses eventos. Desta forma é possível a realiza- ção de eventos de divulgação científica com maior organização, agilidade e economia de recursos di- versos. Exemplos das fases presenciais dos even- tos são apresentados na figura 6. III – FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS A realização dos eventos de robótica tem como um de seus objetivos exatamente a divulgação da ciência e tecnologia. Dessa forma, busca-se cativar e formar um público próximo a esta área do conhecimento, estimulando-os a seguirem carreira na área de Engenharias. Estima-se que em 2015 mais de 40.000 pessoas tenham assistido in loco aos eventos geridos pelo sistema. Além de apoiar a realização de diversos eventos que contribuem para a formação de recursos huma- nos vinculados à ciência e tecnologia, o OLIMPO dá suporte também à distribuição e gerenciamento de cerca de 70 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq, destinadas a alunos de destaque no ensino fundamental e médio. Os trabalhos submeti- dos à Mostra Nacional de Robótica (MNR), por exemplo, são distribuídos a diversos avaliadores, dentre os quais encontram-se alunos do curso de Eng. de Controle e Automação da UNESP. A avali- ação desses projetos constitui importante ação extensionista na medida em que não apenas pro- move um diálogo da universidade (através da ação de seus alunos) para com a sociedade (através da seleção dos bolsistas contemplados), mas também entre a sociedade e a universidade, na medida em que as diferentes realidades regionais, culturais, sociais e educacionais promovem uma importante reflexão junto aos alunos que avaliam os trabalhos. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 (a) (b) (c) Figura 6. Exemplos de eventos apoiados pelo sistema OLIMPO: a) CBR; b) OBR; c) MNR. IV – DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Através do OLIMPO diversas ações de divulgação de ciência e tecnologia são realizadas, dentre elas: apoio à produção de material bibliográfico, anuários estatísticos, anais de eventos, dentre outros. Na Mostra Nacional de Robótica (MNR), por exemplo, trabalhos no formato multimídia submetidos pelos alunos são disponibilizados – através de um webservice disponível no sistema – no formato de uma mostra virtual, que tem por objetivo difundir trabalhos de robótica para todo o país. Particularmente em 2015 esse portal será reformulado, permitindo a disponibilização de um número muito maior de conteúdos para os próximos anos. A figura 7 apresenta a mostra virtual. Além dessas ações, os eventos hospedados no sistema OLIMIPO figuraram em um grande número de reportagens em jornais, portais, web, TVs e rádios, promovendo de forma importante a ciência e tecnologia no Brasil. Figura 7. Divulgação científica pela Mostra Virtual (www.mnr.org.br) . Conclusão O presente trabalho buscou apresentar de forma sucinta o conjunto de ações de divulgação científica realizadas através do sistema de gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos OLIMPO. Essas ações envolvem apoio à organização de eventos, exposições, divulgação e formação de recursos humanos vinculados à temática da robótica. Em 2015 esse conjunto de ações impactou em um universo de aproximadamente 100.000 participantes e cerca de 40.000 espectadores in loco, além do 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. As ações de divulgação científica na área de robótica realizadas através do apoio ao Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (OLIMPO): caracterização, perspectivas e desafios. Alexandre da Silva Simões, Jéssica Toledo Salles, Esther Luna Colombini – ISSN 2176-9761 público atingido pelos veículos de comunicação. Desta forma, a universidade cumpre com o seu papel de contribuir para com a proposição, implementação e constante avaliação de políticas públicas voltadas para a educação e a difusão da ciência e tecnologia. Agradecimentos Os autores agradecem à reitoria da UNESP e FEI e à Pró-Reitoria de Extensão da UNESP (PROEX) pelo apoio à realização do trabalho através do suporte ao projeto “OLIMPO”. Da mesma forma, agradecem Serviço Técnico de Informática (STI) do Campus Experimental de Sorocaba pelo apoio computacional das mais diversas formas. Os autores agradecem ainda todo o apoio recebido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), SEB e SECIS pelo apoio através da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR). Da mesma forma à Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Automática (SBA). ____________________ ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf, Brasília, V. 25, n. 3, pp. 396-404. Setembro- Dezembro, 1996. ALMEIDA, M. J. P. M.; RICON, E. Divulgação Científica e texto literário – Uma perspectiva cultural em aulas de física. Cad. Cat. Ens. Fís. Florianópolis, V. 10, n. 1., pp. 7-13. Abril, 1993. ANANDAKRISHNAN, M. Planning and popularizing science and technology for development. United Nations. Tycooly Publishing, Oxford, 1985. BURKETT, W. Jornalismos Científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. CAZELLI, S. Divulgação Científica em espaços não formais. In Anais do XXIV Congresso da Sociedade de Zoológico do Brasil, p. 10-10, Belo Horizonte, 2000. GOUVÊA S., G. 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