RESSALVA Atendendo solicitação do(a) autor(a), o texto completo desta TCR será disponibilizado somente a partir de 28/02/2025. [Digite texto] UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Artigo: Capacitação para manipuladores de alimento da rede escolar do município de Jaboticabal: avaliação de aprendizado Flávia Maria Heins Medeiros Médica Veterinária JABOTICABAL/SP - 2024 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Artigo: Capacitação para manipuladores de alimento da rede escolar do município de Jaboticabal: avaliação de aprendizado Flávia Maria Heins Medeiros Orientadora: Profa. Dra. Adolorata Aparecida Bianco Carvalho Trabalho de Conclusão de Residência apresentado à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Câmpus de Jaboticabal, como parte das exigências do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde - subárea Medicina Veterinária Preventiva: Vigilância em Saúde e Atenção Básica JABOTICABAL/SP - 2024 - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FICHA CATALOGRÁFICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL CERTIFICADO DE APROVAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL DADOS CURRICULARES DA AUTORA Flávia Maria Heins Medeiros, nascida em 23 de fevereiro de 1996 no município de São Paulo, SP, é filha de Regina Maria Heins e Newton Flávio de Miranda Medeiros. Em 2015, ingressou no curso de medicina veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), concluindo-o em dezembro de 2019. Durante a graduação, realizou estágios e voluntariados nas áreas de clínica de pequenos animais, medicina felina, clínica animais silvestres e medicina de zoológicos. Entre 2021 e 2022 realizou e concluiu a Especialização em Vigilância Laboratorial da Raiva no Instituto Pasteur de São Paulo. Atualmente, é residente do programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde, na subárea de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, com bolsa concedida pelo Ministério da Saúde. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL AGRADECIMENTOS Destaco agradecimentos a alguns participantes essenciais na minha trajetória nesta pós-graduação: Aos meus pais, que sempre me proporcionaram um ambiente acolhedor e seguro, dando-me liberdade para desenvolver minha curiosidade e criatividade, fundamentais no caminho que estou traçando. À minha orientadora, Profa. Dra. Adolorata Ap. Bianco Carvalho, por me guiar nessa estrada tão tortuosa que é a Saúde Pública. À Dra. Mariana Miotto, pela parceria no projeto e por me ensinar tanto sobre vigilância sanitária e segurança de alimentos. Ao Prof. Dr. Luis Antonio Matias, pelo auxílio em todas as dificuldades que tive com a estatística. Ao meu grande companheiro de vida, Miguel Gatto Leme, pelo apoio, incentivo e amor incondicionais. À minha companheira de lar e amiga, Patricia Parreira Perin, por tornar tantos momentos difíceis leves e divertidos. À minha amiga Graziela Bette Francisco, por dividir comigo etapas tão importantes da minha jornada na residência. À minha amiga Dafne Fontoura de Lima, por sempre me amparar nos momentos em que precisei. Aos manipuladores de alimento que aceitaram participar desse projeto, agradeço o tempo e disposição de cada um. Às secretarias da saúde e da educação de Jaboticabal, por abraçar a ideia e permitir que o projeto fosse adiante. Aos membros da banca examinadora, pela contribuição essencial ao enriquecimento do meu trabalho. Ao Programa de Residência e ao Ministério da Saúde, pela oportunidade da formação profissional e pela bolsa concedida. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL RESUMO Instituída em 2005, a Residência Profissional em Saúde surge como um programa de pós-graduação lato sensu com o objetivo de qualificar profissionais para o mercado de trabalho, em especial no Sistema Único de Saúde. O presente Trabalho de Conclusão da Residência (TCR) é apresentado em dois capítulos com os respectivos objetivos: relatar as atividades desenvolvidas junto ao Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Jaboticabal, e apresentar a pesquisa “Capacitação para manipuladores de alimento da rede escolar do município de Jaboticabal: avaliação de aprendizado”. A atuação na subárea de interesse Vigilância em Saúde e Atenção Básica possibilitou a vivência em diversos setores municipais de saúde e no próprio Câmpus universitário, e uma ampla gama de atividades na área da Saúde Pública e Saúde Animal. O trabalho com manipuladores de alimentos proporcionou experiência de Educação em Saúde com um público essencial para a manutenção da Saúde nas Escolas e confirmou a importância das ações de extensão previstas pelo Programa de Residência. Palavras-chave: Residência; Medicina Veterinária; Pós-graduação; Medicina Veterinária Preventiva; Saúde Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL ABSTRACT Established in 2005, the Residency in the Professional Area of Health emerges as a lato sensu postgraduate program with the objective of qualifying professionals for the job market, especially in the Unified Health System. This Residency Completion Work ( TCR) is presented in two chapters with the respective objectives: to report the activities developed within the Professional Health Area Residency Program – Veterinary Medicine and Health at the Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal Campus, and to present the research “Training for food handlers in the school network in the municipality of Jaboticabal: learning assessment”. Working in the sub-area of interest in the area of Preventive Veterinary Medicine: Health Surveillance and Primary Care enabled experience in various municipal health sectors and on the university campus itself, and a wide range of activities in the area of Public Health and Animal Health . from the São Paulo State University on the Jaboticabal campus. This program allows experience in various municipal sectors, covering a wide range of activities in the area of public health. Working with food handlers provided an important Health Education experience and confirmed the importance of the extension actions provided for by the Residency Program. Key-words: Residency; Veterinary Medicine; Post-Graduation Program; Preventive Veterinary Medicine; Public-Health UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL SUMÁRIO Página Capítulo 1: Relatório das atividades desenvolvidas durante a residência....................................................................................... 1 1. Introdução...................................................................................... 1 2. Descrição das atividades............................................................... x 2.1 Descrição das atividades realizadas junto a saúde pública.... x 2.2 Descrição das atividades desenvolvidas junto à subárea específica. .................................................................................... x 2.2.1 Setor de Medicina Veterinária Preventiva.. x 2.2.1.1 Vigilância de casos de agressão animal............ x 2.2.1.2 Laboratório de diagnóstico da residência........... x 2.2.1.3 Sorologia da raiva humana................................ x 2.2.1.4 Acompanhamento de casos de leishmaniose no hospital veterinário......................................................... x 2.2.1.5 Acompanhamento de casos suspeitos de febre amarela.......................................................................... x 2.2.2 Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses.. x 2.2.3 Vigilância epidemiológica................................................ x 2.2.3.1 Elaboração de boletim epidemiológico............... x 2.2.4 Departamento de Vigilância Sanitária........................... x 2.2.5 Aulas de Defesa Sanitária animal.................................. x 2.2.6 Estágio opcional.............................................................. x 2.2.7. Congressos, simpósios e cursos.................................... x 3. Considerações finais das atividades.............................................. x UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL Capítulo 2. Curso de capacitação para manipuladores da alimentação escolar do município de Jaboticabal: avaliação de aprendizado................................................................................... x 1. Introdução...................................................................................... x 2. Métodos......................................................................................... x 2.1 Questionários........................................................................... x 2.2 Análise estatística.................................................................... x 3. Resultados..................................................................................... x 4. Discussão....................................................................................... x 5. Considerações finais...................................................................... x Referências.............................................................. x UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL CERTIFICADO COMISSÃO DE ÉTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL CAPÍTULO 1 - RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1. INTRODUÇÃO A Residência Multiprofissional em Saúde ou em área Profiassional da Saúde (uniprofissional) foi instituída em 2005 pelos Ministérios de Educação e Cultura (MEC) e da Saúde (MS), com o objetivo de possibilitar a inserção qualificada de profissionais de saúde no mercado de trabalho, particularmente no Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2005; BRASIL, 2009)1. A exemplo da Residência médica - instituída no Brasil desde a década de 1940 e regulamentada a partir de 1981 pela Lei n.6932 - a Residência Multiprofissional ou Uniprofissional em Saúde caracteriza-se como uma pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização. É voltada para treinamento em serviço de profissionais da área de saúde, exceto para a Medicina, uma vez que esta já tem seu próprio Programa. Os Programas podem ter duração de dois ou três anos e carga horária de 60 horas semanais, resultando em um total de 2.280 horas por ano de formação. Dessa carga horária, 20% são reservados para atividades teóricas e, 80%, para atividades práticas e teórico-práticas. A residente foi integrante do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde - Medicina Veterinária e o Saúde (PRAPS-MVS) da Faculdade de Ciências Agrária e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Câmpus de Jaboticabal, por dois anos, na subárea Vigilância em Saúde e Atenção Básica. As atividades dessa subárea baseiam-se em um rodízio entre diferentes cenários de prática, sendo eles o Departamento de Patologia, Reprodução e Saúde Única - setor de Medicina Veterinária Preventiva (MVP) da FCAV, e a Secretaria de Saúde do Município de Jaboticabal - Vigilância em Saúde (epidemiológica, sanitária e de vetores e zoonoses) e Atenção Básica. 1 BRASIL, Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005. Institui a Residência em Área Profissional da Saúde, dentre outras providências. BRASIL, Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde, e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL Além das atividades práticas, no PRAPS-MVS da FCAV/Unesp são previstas Estratégias Educacionais Teóricas (EET) e Teórico-Práticas (EETP). As EET são divididas em cinco temáticas: Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde; Doenças Infecciosas, Parasitárias e Saúde Hospitalar; Reprodução Animal; Metodologia Científica I e II; e elaboração de TCR. As EETP são reservadas para atividades junto à Saúde Pública, e as atividades realizadas nas respectivas áreas de atuação. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL 5. Conclusão Diante da necessidade de prover alimentação segura de crianças e adolescentes da rede pública de Jaboticabal, a capacitação para alimentadores de alimentos deve se fazer frequente no Município como forma de educação permanente em saúde. No entanto, em formatos tradicionais de ensino, de maneira exclusivamente expositiva, esta pode se tornar ineficaz. Métodos ativos de ensino podem ser ferramentas interessantes para aumentar a fixação do conteúdo e melhor aplicação do conhecimento no cotidiano desses profissionais. REFERÊNCIAS Barbosa EF, Guimarães de Moura D. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Bol Técnico do Senac. 2013;39(2):48–67. Barrows HS, Tamblyn RM. Problem-Based Learning: An Approach to Medical Education The Evaluation of Teaching in Medical Schools. Jonas S, editor. Vol. 1. New York: Springer Publishing Company, Inc; 1980. Brasil, Governo Federal. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 1988. p. 498. BRASIL. 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