UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES, COMUNICAÇÃO E DESIGN DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GRADUAÇÃO EM JORNALISMO LUANA CATHARINA LA PORTA DI TOMASO FORIGO EM MEIO A MELODIAS SOFISTICADAS, MARINA LIMA CANTA O SEU ENREDO BAURU - SP 2023 LUANA CATHARINA LA PORTA DI TOMASO FORIGO EM MEIO A MELODIAS SOFISTICADAS, MARINA LIMA CANTA O SEU ENREDO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em cumprimento parcial do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, do Departamento de Comunicação Social da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –, para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo. Orientadora do Projeto Experimental: Prof.ª Associada Maria Cristina Gobbi. BAURU-SP 2023 F721m Forigo, Luana Catharina La Porta Di Tomaso Em meio a melodias sofisticadas, Marina Lima canta o seu enredo / Luana Catharina La Porta Di Tomaso Forigo. -- Bauru, 2023 21 p. : tabs. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Comunicação Social: Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru Orientadora: Maria Cristina Gobbi 1. Reportagem hipermídia. 2. Jornalismo cultural. 3. Marina Lima. 4. Música popular brasileira. 5. Compositoras. I. Título. Sistema de geração automática de fichas catalográficas da Unesp. Biblioteca da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru. Dados fornecidos pelo autor(a). Essa ficha não pode ser modificada. LUANA CATHARINA LA PORTA DI TOMASO FORIGO EM MEIO A MELODIAS SOFISTICADAS, MARINA LIMA CANTA O SEU ENREDO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em cumprimento parcial às exigências do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, do Departamento de Comunicação Social da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –, para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo. Orientadora do Projeto Experimental: Prof.ª Associada Maria Cristina Gobbi Bauru, de de 2023 BANCA EXAMINADORA Prof.ª Associada Maria Cristina Gobbi (orientadora) Prof.ª Dra. Angela Maria Grossi Jornalista Lidiane Oliveira Santos Dedico este trabalho aos meus pais, que sempre lutaram para que seus filhos entendessem a importância da educação, da cultura e do esporte e de como é fundamental ter paixão em cada atividade desempenhada. AGRADECIMENTOS Agradeço aos meus pais, Renata e Carlos Eduardo, que desde cedo me incentivaram a participar de diferentes atividades, o que fez com que meus interesses fossem múltiplos. Por serem minhas grandes referências, por me ensinarem sobre amor, cuidado e a paixão pela poesia e pela música. Também por sempre me apoiarem e segurarem a barra toda vez que não me senti capaz, me dando força para continuar. Aos meus cinco irmãos, Denis, Maisa, Tarsila, Raisa e Tainah que me ajudam a entender que o amor pode ser revelado de maneiras diferentes. As minhas primas quase irmãs, Caroline e Giovanna, pelo carinho e companheirismo. Aos meus padrinhos, Simone e Paulo Sérgio por todo apoio e carinho. Ao meu tio Fabio Roberto pela atenção desde sempre. Aos meus queridos vizinhos, Carlos e Léia, por serem como tios e cuidarem de mim. A todas as crianças da minha família que me mostram sobre todas as emoções genuínas, Lorena, Felipe, Enzo, Cecília, Gabriel, Theo, Bruna e Clara. Em memória, agradeço aos meus avós paternos, Elvira e Sebastião, aos meus avós maternos, Wilma e Alexandre, a minha amada tia-avó, Dilnah, que formaram uma família unida e cheia de amor, mesmo que bruto, mesmo que às vezes com reações meio acaloradas. A todos os meus amigos, em especial Eduardo, Jamily e Letícia que me ajudaram a atravessar o estresse do TCC com momentos de risada, companheirismo e auxílio no desenvolvimento deste projeto. Ao meu querido Lucas por ter segurado minha mão nos últimos dias e ter tornado a finalização deste trabalho um pouco mais suportável. Ao meu chefe de estágio Guilherme pela compreensão, auxílio e preocupação em todo o processo deste TCC. Obrigada a todos aqueles que passaram pela minha vida e destaco assim, a minha professora de português do fundamental, Renata, minha maior incentivadora na escrita. A toda família Mossato pelo acolhimento e afeto. Agradeço a minha querida orientadora Maria Cristina Gobbi pelo carinho e apoio ao longo da realização deste trabalho. Com certeza tornou o caminho mais leve. Por fim, agradeço às fontes deste trabalho, Renato Gonçalves, Arthur Kunz e em especial, Rodolfo Pagotto por ter me auxiliado e despertado um interesse ainda maior pela música. RESUMO Esta reportagem hipermídia aborda a carreira da cantora e compositora Marina Lima, desde o princípio até os dias atuais e analisa as composições melódicas produzidas pela artista. Para tanto, o produto foi dividido em seções. A primeira trata-se de uma pequena biografia e apresentação da cantora. Já na segunda, a carreira e a obra de Marina são abordadas e contam com a presença da discografia, manifesto escrito na década de 1980 e músicas que versam sobre amor. Na seguinte, uma análise melódica das composições da artista é apresentada, com o auxílio de um pequeno dicionário musical para os leigos no assunto, acompanhada de vídeos de cada uma das músicas comentadas. Por último, uma playlist para que o leitor possa conhecer a obra da cantora é anexada. Para a realização do produto, foram realizadas entrevistas, pesquisas bibliográficas e documentais, além da redação e edição dos arquivos audiovisuais. Desse modo, a reportagem hipermídia visa informar e dar destaque ao trabalho musical desenvolvido pela cantora e compositora Marina Lima, de forma a analisar a relevância da sua produção na música brasileira. Palavras-chave: Reportagem hipermídia; Jornalismo cultural; Marina Lima; Música popular brasileira; compositoras. ABSTRACT This hypermedia report explores the career of the singer and songwriter Marina Lima, from its beginnings to the present day, and analyzes the melodic compositions produced by the artist. For this purpose, the product has been divided into sections. The first is a brief biography and presentation of the singer. In the second section, Marina's career and work are discussed, including her discography, a manifesto written in the 1980s, and songs that focus on love. Following that, a melodic analysis of the artist's compositions is presented, aided by a small musical dictionary for those unfamiliar with the subject, accompanied by videos of each of the discussed songs. Finally, a playlist is attached for the reader to explore the singer's work. To create this product, interviews, bibliographic and documentary research, as well as the writing and editing of audiovisual files, were conducted. Thus, the hypermedia report aims to inform and highlight the musical work developed by the singer and songwriter Marina Lima, analyzing the relevance of her production in Brazilian music. Keywords: Hypermedia report; Cultural journalism; Marina Lima; Brazilian popular music; women composers. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 10 1.1 Justificativa 10 1.2 Objetivos 11 1.2.1 Objetivo Geral 11 1.2.2 Objetivos Específicos 11 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12 2.1 Gênero e formato 12 3. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO 13 3.1 Descrição das atividades empregadas 13 3.2 Descrição das técnicas empregadas 15 3.2.1 Pautas 15 3.2.2 Entrevistas e apuração 15 3.2.3 Produção textual da reportagem hipermídia 15 3.2.4 Edição de vídeo 15 3.3 Descrição do produto final 16 4. PLANEJAMENTO DO PRODUTO JORNALÍSTICO 17 4.1 Público-alvo 17 4.2 Custos do projeto 17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20 ANEXO 21 LISTA DE QUADROS Quadro 1 : Cronograma de Produção.………………………………………………………..14 Quadro 2 : Tabela de custos do projeto……………………………………………………....18 10 1. INTRODUÇÃO Entre 1977 e 1981, a Música Popular Brasileira viveu o “ boom feminino”, em que mais de 40 cantoras/compositoras foram lançadas ou ganharam grande destaque no país. Um fato que reforça é o especial realizado pela Rede Globo “Mulher 80”, em 1979, que objetivou homenageá-las, tendo reunido algumas delas no programa que incluiu entrevista e números musicais. Entre elas, Marina Lima, que, de acordo com Faour (2022), apresentava características ainda incomuns, como o fato de ser compositora, mas que foi enquadrada pela mídia como uma espécie de “ femme fatale ”. A artista, desde o princípio, demonstrou originalidade em seu trabalho e se definiu como uma cantora da música pop em razão da forma livre proposta pelo gênero, dando autonomia para que ela pudesse transitar por diferentes estilos musicais. Assim, Marina não era nem do grupo da MPB nem do rock, mas uma cantora trilhando um caminho único. Além disso, foi precursora em diferentes aspectos, como a utilização da música eletrônica, e apresenta em suas composições melodias sofisticadas e inteligentes. Apesar da visibilidade que Marina teve no início de sua carreira, ao longo do tempo, se distanciou da lógica do mercado e passou a buscar autonomia e independência das gravadoras, principalmente a partir dos anos 2000. Somado a isso, o fato de ter realizado uma trajetória na música brasileira sem amarras e ser uma das poucas mulheres compositoras, pode ter afetado diretamente no não reconhecimento digno de sua obra. 1.1 Justificativa A realização deste projeto experimental se justifica pelo intuito de escrever uma reportagem que pudesse dar destaque ao trabalho musical desenvolvido pela cantora e compositora Marina Lima, de forma a analisar a relevância da sua produção na música brasileira. A artista transitou por diferentes gêneros musicais e conquistou uma carreira autêntica e independente dentro do cenário nacional. Além do mais, não há uma quantidade extensa de material acadêmico referente a obra da artista e quando há, a temática abordada em geral é de seu maior sucesso, o álbum Fullgás, datado de 1984. Já nos documentos audiovisuais ou textuais, sejam de caráter jornalístico ou não, os assuntos tendem a questões pessoais da compositora. Com isso, uma 11 abordagem mais ampla sobre a carreira da Marina, mais especificamente sobre o seu papel como compositora, se mostrou necessária. 1.2 Objetivos 1.2.1 Objetivo Geral Produzir uma reportagem hipermídia sobre a carreira da cantora e compositora Marina Lima, utilizando diferentes técnicas de jornalismo aprendidas durante o curso superior. 1.2.2 Objetivos Específicos ● Registrar as contribuições da artista Marina Lima na música brasileira com base em sua carreira de mais de 40 anos ● Analisar musicalmente as composições da artista, de forma a entender a sua produção, classificada como sofisticada ● Divulgar toda a extensão da obra de uma compositora que surgiu em 1979, mas que continua produzindo até hoje de modo independente ● Valorizar o trabalho de uma compositora mulher frente ao esquecimento que o gênero tende a sofrer 12 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Gênero e formato Para Mikhail Bakhtin, os gêneros são uma espécie de forma estabilizada da expressão linguística (Bakhtin, 1986, p.60 apud Marques de Melo; Assis, 2016, p. 43). O autor funda no século passado o conceito que se aplica nos processos comunicacionais de todo o mundo. A imprensa brasileira produz seus conteúdos em gêneros que trazem peculiaridades destinadas a diferentes utilidades. Segundo os estudos de Marques de Melo, estes se colocam em cinco classificações: informativo, interpretativo, diversional, interpretativo e utilitário (Marques de Melo, Assis, 2016, p. 49). O jornalismo informativo entra com protagonismo na comunicação midiática, por ser o primeiro a aparecer na imprensa mundial no século XVII e ter em sua origem a ideia de objetividade, que compõe grande parte dos fundamentos do jornalismo internacional (Assis , 2016, p.19). Ele se divide em alguns formatos, sendo os mais conhecidos a nota, a notícia, a entrevista e a reportagem (Marques de Melo; Assis, 2016. p. 50). Com o aumento da demanda da Web e a migração dos leitores do meio impresso para o digital, os gêneros e formatos também sofrem mutações. O desafio para a profissão é se inserir nesse novo contexto e se adaptar às mudanças que vão se instalando nos textos (Velho, 2007, p.119) Assim, a produção se apropria de um chamado webjornalismo, que atua com cada vez mais mudanças, visíveis desde a apuração da pauta. A reportagem se insere nas características desse jornalismo e passa a ganhar um viés hipermídia, no qual as construções hipertextuais e hipermidiáticas se fazem presentes para uma nova forma de contar histórias (Baccin; Canavilhas, 2015, p. 12). No hipertextual da internet, todos os códigos presentes nas plataformas tradicionais se unem em um mesmo produto que dinamiza as narrativas e potencializa os signos (Velho, 2007, p. 119). Essa inserção permite uma alternativa diversa para explorar a contextualização, já que as questões de espaço e tempo se diluem, além de contar com um público mais atuante no processo informacional. Dessa forma a reportagem hipermídia, presente no produto deste projeto, se destaca por expandir as possibilidades e criar textos distintos e aprofundados, considerando que o jornalismo depende intrinsecamente do contexto. (Baccin; Canavilhas, 2015, p. 13). 13 3. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO 3.1 Descrição das atividades empregadas A escolha da temática se deu a partir do interesse em conhecer de modo mais aprofundado a carreira de artistas que não estão presentes de forma intensa na grande mídia. Isso inclui não apenas cantores e compositores, mas poetas, pela compreensão de que também contribuem na construção da cultura do Brasil. Ainda que sem uma decisão exata do objeto, iniciou-se o contato, em maio deste ano, com a Prof.ª Associada Maria Cristina Gobbi que apresentou sugestões de alguns possíveis caminhos a serem tomados. Como o número de pessoas seria grande, a decisão foi a de selecionar um desses exemplos, tendo sido considerado interesses pessoais, como a própria preferência musical pela artista, e questões relacionadas à própria persona Marina Lima. Essa decisão aconteceu ainda no final de maio, após assistir a um show intimista da cantora em São Paulo, no qual ela contou sobre o processo de criação de algumas de suas canções e dados contextuais também foram apresentados pelo publicitário e pesquisador de sua obra, Renato Gonçalves. Com o objeto de pesquisa determinado, em junho as pesquisas documentais e bibliográficas começaram, além da seleção das fontes. Foram consultados vídeos de entrevistas da Marina no YouTube e em sites jornalísticos, bem como vídeos de shows com depoimentos. Outras fontes que começaram a ser consultadas neste período foram os livros: “Marina Lima: Fullgás”, do publicitário Renato Gonçalves; “Maneira de Ser”, da cantora e compositora Marina Lima; e “História da música popular brasileira: sem preconceitos (Vol 2): de fim dos explosivos anos 1970 ao início dos anos 2020”, do jornalista e historiador da música popular brasileira Rodrigo Faour. Esse processo todo durou até agosto. Em agosto, o contato com as fontes que seriam entrevistadas de forma audiovisual foi realizado, tendo êxito com duas delas. Ainda nesse momento, foi feito o contato com o músico e professor de violão e guitarra, Rodolfo Pagotto, com quem as análises melódicas seriam produzidas. Assim, as entrevistas foram realizadas nos meses de setembro e outubro, momento em que a redação também teve início. Ainda em outubro, iniciou-se a edição das entrevistas audiovisuais e produziu-se as artes gráficas. Em novembro, a redação e a edição das entrevistas foram finalizadas. Também foram desenvolvidos o site e a redação do relatório. Isto posto, o cronograma das atividades ocorreu da seguinte forma: 14 Quadro 1 : Cronograma de Produção Atividades 05/2023 06/2023 07/2023 08/2023 09/2023 10/2023 11/2023 Reuniões com a orientadora X X X X X X Pesquisa em material audiovisual e jornalístico X X X Pesquisa bibliográfic a X X X Seleção e contato com as fontes X X X Entrevistas X X Redação X X X Edição das entrevistas X X Realização das artes gráficas X Desenvolvimento do site X Redação do relatório X Defesa do TCC Fonte: elaboração própria, 2023 15 3.2 Descrição das técnicas empregadas 3.2.1 Pautas Foram elaboradas pautas para cada uma das entrevistas realizadas, de modo a auxiliar no encaminhamento da reportagem hipermídia. 3.2.2 Entrevistas e apuração Para a realização das entrevistas, foram utilizadas fontes selecionadas previamente, com base em seus conhecimentos sobre o assunto e/ou vivências próximas ao objeto de análise: Marina Lima. “Fontes primárias são aquelas em que o jornalista se baseia para colher o essencial de uma matéria; fornecem fatos, versões e números. Fontes secundárias são consultadas para a preparação de uma pauta ou a construção das premissas genéricas ou contextos ambientais”. (Lage, 2001, p. 29). Além disso, Lage (2001) aponta que as fontes definidas como “ experts ”, normalmente são fontes secundárias e que apresentam versões ou interpretações relacionadas aos acontecimentos. Com isso, pode-se definir que as entrevistas foram realizadas com três fontes, sendo uma primária e duas secundárias (ou experts ). O contato com a Marina Lima foi realizado, entretanto, por problemas de agenda e questões pessoais, não foi possível que ocorresse dentro do prazo legal deste trabalho. Já a apuração, se deu através da leitura de textos, entrevistas e documentários originais da própria artista, seja através da veiculação em seu canal na plataforma YouTube, no seu site ou em seu livro. Outras informações contextuais ou gerais, foram apuradas a partir da leitura de textos ou conversas com especialistas no assunto. 3.2.3 Produção textual da reportagem hipermídia Para a redação do produto, escolheu-se utilizar a linguagem jornalística mais literária, com o intuito de que o leitor não apenas pudesse ser inserido na reportagem, mas se aproximasse da obra da artista. 3.2.4 Edição de vídeo Após a realização das entrevistas, foi necessário fazer uma pequena edição dos arquivos audiovisuais, sendo necessária a utilização de software específico para a atividade. 16 Foram desempenhados cortes, adição de vídeo de apresentação e pequenas correções de áudio. 3.3 Descrição do produto final A reportagem hipermídia “Em meio a melodias sofisticadas, Marina Lima canta o seu enredo” tem o intuito de informar sobre a cantora e compositora da música brasileira em seus mais de 40 anos de carreira. Com uma linguagem simples, o produto apresenta a trajetória da artista através de textos, imagens, músicas e entrevistas. Por ser uma reportagem para aqueles que se interessam por música e em especial, para quem entende conceitos mais especializados da área, o texto foi dividido em seções. São elas: “No começo era a praia…”, que funciona como uma pequena biografia e apresentação da cantora; “Desta vida, desta arte”, que aborda a respeito da sua carreira e de algumas temáticas importantes em suas composições; “Entrevistas”, que como o próprio nome diz, são as entrevistas realizadas para a reportagem; “Palavras, mera embarcação”, analisa a melodia de suas composições; e “Vem, eu vou lhe mostrar…”, momento em que a jornalista sugere uma playlist com as músicas da cantora. Essa divisão visou facilitar a absorção das informações de modo a torná-las também independentes, ou seja, cada seção exerce sua função sem que dependa da anterior para fazer sentido. Além disso, foram incluídos uma linha do tempo da discografia da Marina, o “Manifesto fullgás” escrito pela cantora e pelo irmão, Antonio Cícero, e um dicionário musical para auxiliar na compreensão da última seção, que apresenta teor mais técnico. Como a principal função da reportagem era tratar sobre as composições da artista, em todas as divisões foram adicionados vídeos com músicas que representam cada uma das temáticas tratadas. Após a defesa do projeto experimental, a reportagem hipermídia ficará disponível gratuitamente no site “https://catharinalaporta.wixsite.com/portacultura”, podendo ser acessada por todos aqueles que se interessem pelo assunto. Além disso, também há o interesse de que o projeto trate sobre outros artistas que não estão presentes de forma intensa na grande mídia. 17 4. PLANEJAMENTO DO PRODUTO JORNALÍSTICO 4.1 Público-alvo A reportagem “Em meio a melodias sofisticadas, Marina Lima canta o seu enredo” tem como público-alvo todos aqueles interessados pela música brasileira e, em especial, a cantora e compositora Marina Lima. Além disso, pela análise realizada das composições, também agrega a parcela de músicos que queiram entender sobre o modo de compor da artista. 4.2 Custos do projeto Para a produção da reportagem hipermídia foram utilizados recursos já pertencentes a aluna, como notebook e celular. Com isso, as entrevistas que foram realizadas remotamente, em razão das fontes residirem em São Paulo e declararem preferência pelo modelo, também não implicaram em custos adicionais. Do mesmo modo, o site foi realizado em uma plataforma de modo gratuito pela própria aluna. Entretanto, foi necessária a compra de alguns livros: “Marina Lima: Fullgás”, “Maneira de Ser” e “História da música popular brasileira: sem preconceitos (Vol. 2): de fins dos explosivos anos 1970 ao início dos anos 2020”. A seguir, a tabela dos gastos para a realização do projeto: 18 Quadro 2 : Tabela de custos do projeto Item Custo Repórter R$ 0 Desenvolvedor do site R$ 0 Computador R$ 0 Celular R$ 0 Livro “Marina Lima: Fullgás” R$ 50,40 Livro “Maneira de Ser” R$ 149 Livro “História da música popular brasileira: sem preconceitos (Vol 2): de fim dos explosivos anos 1970 ao início dos anos 2020” R$ 80,08 Fonte: elaboração própria, 2023 19 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A realização da reportagem hipermídia foi um processo desafiador desde o princípio, considerando que a escolha se deu pela própria falta de informações a respeito da cantora e compositora Marina Lima, além da decisão de analisar as melodias da cantora, o que levaria a um novo aprendizado musical. Da mesma forma, também se tornou um processo como um todo instigante. Entretanto, algumas dificuldades foram encontradas ao longo de todo o processo e em diferentes quesitos. Entre elas estão: ausência de um número suficiente de fontes de informações, como acesso total a vídeos de programas que Marina teria participado e pesquisas que incluíssem a cantora. Apesar dos poucos materiais que falam sobre ela apontarem a sua originalidade e sofisticação em suas músicas, não haviam dados específicos sobre, o que precisou ser realizado do zero com o auxílio de um professor de violão. Outra dificuldade encontrada foi em relação ao contato com a artista. Apesar de ter ocorrido e da artista ter confirmado que concederia uma entrevista, isso acabou não ocorrendo por problemas de agenda, já que ela estava em meio a uma sequência de shows pelo Brasil. No entanto, a realização da reportagem foi uma oportunidade de experimentar diferentes formatos em um único produto, com todos os desafios e as alegrias da redação, entrevista, produção de site, criação de imagens e edição de vídeo. Outras contribuições importantes foram o contato e a aproximação com profissionais da área cultural e os aprendizados musicais. Em vista disso, é possível afirmar que a produção jornalística neste formato foi de grande importância profissional e pessoal, demonstrando que o trabalho do jornalista é de transformação e aprendizado, seja particular ou coletivo, a cada produto 20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Canavilhas , João; Baccin, Alciane Nolibos. Contextualização de reportagens hipermídia: narrativa hipermídia e imersão. Brazilian journalism research , v. 11, n. 1, p. 10-27, 2015. Assis, Francisco de. Fundamentos para a compreensão dos gêneros jornalísticos. Alceu , v. 11, p. 16-33, 2010. Faour, Rodrigo, R. História da música popular brasileira : Sem preconceitos (Vol. 2): De fins dos explosivos anos 1970 ao início dos anos 2020. [s.l: s.n.]. Lage, Nilson. Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Recuperado de http://nilsonlage. com. br/wp-content/uploads/2017/10/A-reportagem. pdf, 2001. Marques de Melo, José; Assis, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 39, p. 39-56, 2016. Velho, Ana Paula Machado et al. Jornalismo hipermídia : desenhando a notícia científica na web. Local: Editora 2007. 21 ANEXO Site do produto disponível no link: https://catharinalaporta.wixsite.com/portacultura