Identidade visual “Nataly Design Gráfico” RELATÓRIO DE TCC AUTORIA ORIENTAÇÃO BAURU, SP Nataly Ueda Prof. Dr. Maurício Elias Klafke Dick 2023 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Design Gráfico AUTORIA Nataly Miuri Ueda ORIENTAÇÃO Prof. Dr. Maurício Elias Klafke Dick Ueda, Nataly Miuri Identidade visual "Nataly Design Gráfico" / Nataly Miuri Ueda. -- Bauru, 2023 76 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Design) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru, 2023 Orientador: Maurício Elias Klafke Dick 1. Introdução. 2. Desenvolvimento. 3. Considerações finais. 4. Referências. 5. Brand Book. I. Título. U22i Agradecimentos Sou imensamente grata por ter tido a oportunidade de di- vidir um pedacinho da minha jornada na UNESP com cada uma das pessoas que cruzaram meu caminho desde 2019. Aos meus pais, Denis Ueda e Juliana Ueda, que me apoia- ram sempre nos estudos e me ensinaram valores que com certeza levarei para a vida e para a minha profissão. A todos os meus amigos de Bauru pelo companheirismo e paciência, principalmente Caio Hnerique Pires e Fran- cisco Meirelles Lazzarini. A banca Prof.ª Mônica Cristina de Moura e ao Prof. Guilherme Cardoso Contini por terem aceitado o convite. Ao Prof. Maurício Elias Klafke Dick, que desde o começo esteve dedicado em discutir minhas ideias, esclarecer minhas dúvidas e oferecer sua visão profissional, sempre com paciência e suporte. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma identida- de visual para atuação profissional como designer gráfica. Dessa forma, é possível explorar a importância da identi- dade visual pessoal para designers gráficos e como ela pode se tornar um diferencial competitivo na área. Com o crescimento do mercado de design gráfico e a concor- rência acirrada, é fundamental que os profissionais se destaquem e transmitam uma imagem autêntica e coe- rente aos seus clientes e ao público em geral. Para tal, utilizou-se o método proposto por Fuentes (2009) que divide o projeto em três fases: fase analítica, fase criativa e fase executiva. Como resultado, obteve-se um sistema de identidade visual, normatizado em um brand book e aplicado em peças gráficas diversas. Palavras-chave: design gráfico, branding, identidade visual, brand book. The aim of this work is to develop a visual identity for professional performance as a graphic designer. In this way, it's possible to explore the importance of per- sonal visual identity for graphic designers and how it can become a competitive advantage in the field. With the growth of the graphic design market and fierce competition, it's crucial for professionals to stand out and convey an authentic and consistent image to their clients and the general public. For this purpose, the method proposed by Fuentes (2009) was utilized, which divides the project into three phases: analytical phase, creative phase, and executive phase. As a result, a visual identity system was obtained, standardized in a brand book and applied to various graphic pieces. Keywords: graphic design, branding, visual identity, brand book. Resumo Relatório 4 Abstract Sumário 6 Introdução 7 Contextualizando 8 Justificativa 9 Objetivos 10 Métodos 11 Desenvolvimento 12 Fase Analítica 18 Fase Criativa 22 Símbolo 24 Tipografia 27 Cores 28 Logo 29 Fase Executiva 30 Brand Book 32 Aplicações 38 Considerações finais 40 Referências 41 Brand Book 5 Introdução Introdução 7 Contextualização O logo deve refletir a identidade da marca de forma clara e eficaz. Segundo Andrea Semprini “é a identidade que define em poucas palavras a missão, a especificidade e a promessa da marca” (SEMPRINI, 2006. p. 124). De acordo com Semprini (2006), é o processo de desen- volvimento de uma marca, considerando a abordagem da semiótica francesa, pode ser dividido em diferentes etapas. Essas etapas incluem a enunciação fundamental, a promessa, a especificação da promessa, a inscrição de um território e os valores. A enunciação fundamental representa a essência da marca, sua razão de ser, aquilo que a diferencia das demais. É o ponto de partida para a construção da identi- dade visual. A promessa da marca é a expectativa criada em relação ao que ela oferece aos consumidores. Já a especificação da promessa envolve desenvolver características únicas que tornam a marca memorável e reconhecível. A inscrição de um território é quando a marca se mate- rializa através de elementos visuais distintivos, como logo- tipo, cores e tipografia. Finalmente, os valores são os princípios e atributos que a marca incorpora e transmite através de sua identidade visual, comunicação e compor- tamento, definindo sua abordagem. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, investigamos como a construção de uma identidade visual eficaz pode influenciar a forma como os outros nos veem, nos reco- nhecem e nos lembram. São exploradas estratégias de branding pessoal, incluindo a criação de logotipo, paletas de cores, tipografia e outros recursos visuais, que ajudam a comunicar a personalidade e os valores do designer grá- fico, e como podem ser utilizados de maneira estratégica para transmitir uma imagem coerente e consistente na criação da minha própria marca. Introdução 8 Justificativa Nesta etapa final do curso, decidi que precisava de uma identidade pessoal, para me entender como designer, uma vez que estou na transição para o mundo profissional, requerendo então uma apresentação consistente e coe- rente de mim mesma. Ao pensar em um tema para o TCC, enxerguei a oportu- nidade de colocar tudo que aprendi durante o curso em prática para fazer algo que eu precisasse. Em um contexto em que a imagem pessoal desempenha um papel cada vez mais importante nas interações sociais, profissionais e di- gitais, compreender e desenvolver uma marca coerente e autêntica torna-se essencial, requerendo então uma apre- sentação consistente e coerente de mim mesma, ajudan- do a me posicionar melhor no mercado. Objetivos Geral: • Desenvolver uma identidade visual para atuação profis- sional como designer gráfica. Específicos: • Estabelecer uma plataforma de marca com base na aná- lise de mercado e de público-alvo; • Elaborar uma solução gráfica pautada em um partido conceitual; • Normatizar uma identidade visual a partir da construção de um brand book e aplicações de marca; Introdução 9 Introdução 10 Métodos Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se o método proposto por Fuentes (2009) que divide o projeto em três fases: fase analítica, fase criativa e fase executiva. Na fase analítica fiz uma coleta e análise de informações relevantes para entender a marca, o público-alvo, concor- rência, mercado em geral, assim como definir valores, pro- pósitos e diferencial da marca. Na fase criativa é onde a per- sonalidade e os valores da marca são traduzidos em elemen- tos visuais distintos que representam a identidade de forma única e memorável. Por fim a fase executiva envolveu a im- plementação prática e consistente dos elementos visuais desenvolvidos na fase criativa. É nessa etapa que os mate- riais e os pontos de contato da marca são criados e aplica- dos de acordo com as diretrizes estabelecidas. 6 Introdução 7 Contextualizando 8 Justificativa 9 Objetivos 10 Métodos 11 Desenvolvimento 12 Fase Analítica 18 Fase Criativa 22 Símbolo 24 Tipografia 27 Cores 28 Logo 29 Fase Executiva 30 Brand Book 32 Aplicações 38 Considerações finais 40 Referências 41 Brand Book Desenvolvimento Na fase analítica, comecei a analisando possíveis concorren- tes e referências do ramo para mim. O número de profissionais que optam pelo trabalho freelan- cer tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isso se deve em parte à flexibilidade e autonomia oferecidas pelo modelo de trabalho freelance, além da demanda crescente pelos serviços. No cenário de concorrentes diretos analisados, existem alguns profissionais talentosos e especializados que oferecem serviços semelhantes. O meio em que estão mais presentes é a rede social Instagram, onde muitos além de di- vulgar seu trabalho, tornando a plataforma seu portfólio, com- partilham estratégias para fazer um bom projeto, transmitindo a imagem de confiança para seu público. Observei os concorrentes (Figura 1) e como utilizam cores, ti- pografia, formas, imagens e outros elementos visuais em suas identidades. Figura 1 - Análise de concorrentes Desenvolvimento 12 A B C Fase Analítica A seguir, fiz observações de três concorrentes cujo critério para escolha foi ser designer freelancer que atuasse em Bauru, destacando aspectos que considerei relevantes em suas marcas: 1. Laura Mira (Marca A): Se destaca pela utilização de cores quentes, como vermelho e rosa, conferindo uma at- mosfera feminina e acolhedora. O logotipo possui uma abordagem mais tradicional, com uma fonte geométrica e sem serifas, sendo a tipografia complementar com serifa. Os elementos visuais são sutis, como ilustrações suaves e foto- grafias delicadas, transmitindo uma sensação de confiança e qualidade. 2. Bruna M (Marca B): É marcada por cores neutras e ter- rosas, como bege e marrom, transmitem uma sensação de elegância e tranquilidade, refletindo uma proposta minima- lista e calma. O logotipo é formado por uma ilustração, com formas bem definidas. A tipografia utilizada é artística e fan- tasia. A marca não utiliza elementos visuais. No geral, é sim- ples e sofisticada. 3. Creative Design (Marca C): É destacada pela utilização de cores vivas e contrastantes, como vermelho e preto, que transmitem poder e determinação. A tipografia é fantasia e artística. O logotipo é arrojado, com formas ousadas e uma tipografia com letras maiúsculas e linhas angulares. A iden- tidade visual da Marca C faz o uso de elementos gráficos fortes, padrões geométricos e ilustrações impactantes, uma abordagem que chama a atenção e cria uma imagem de marca forte. Para visualizar minha postura em relação aos concorrentes, bem como a outros similares – que não atuam diretamente no mesmo mercado* –, situei todos no mapa de posiciona- mento (Figura 2) contendo quatro eixos: visão estratégica, referindo-se a uma perspectiva de longo prazo, visão op- eracional, mais focada nas atividades diárias e na execução das tarefas necessárias, abordagem emocional, baseia-se na conexão emocional e na empatia com as pessoas en- volvidas e abordagem técnica que é baseada na lógica, na análise e na aplicação de conhecimentos e habilidades es- pecíficas. * Designers freelancers que atuam de forma online que, independentemente da localização física, podem ser competidores diretos, sendo estes: Itamara Ferreira, João Pedro Design e Gusta Design. A inscrição de um território é quando a marca se mate- rializa através de elementos visuais distintivos, como logo- tipo, cores e tipografia. Finalmente, os valores são os princípios e atributos que a marca incorpora e transmite através de sua identidade visual, comunicação e compor- tamento, definindo sua abordagem. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, investigamos como a construção de uma identidade visual eficaz pode influenciar a forma como os outros nos veem, nos reco- nhecem e nos lembram. São exploradas estratégias de branding pessoal, incluindo a criação de logotipo, paletas de cores, tipografia e outros recursos visuais, que ajudam a comunicar a personalidade e os valores do designer grá- fico, e como podem ser utilizados de maneira estratégica para transmitir uma imagem coerente e consistente na criação da minha própria marca. Desenvolvimento 13 Segmentei o público-alvo e criei duas personas (Figura 3) que representassem os clientes ideais. No geral, os dois tem um perfil empreendedor, e sabem que não possuem as ha- bilidades técnicas necessárias para criar seus próprios mate- riais gráficos. Entendem a importância de uma identidade visual coesa e bem executada, desde o logotipo até os ma- teriais promocionais, como cartões de visita, embalagens e banners para eventos, e artes para suas redes socias. Desenvolvimento 14 Figura 2 - Mapa de posicionamento Desenvolvimento 15 Figura 3 - Personas Desenvolvimento 16 Ao mapear e compreender os concorrentes, obtive uma ideia clara de onde eu queria estar em relação a eles. Estudou-se então o que eu queria expressar com a minha marca, todas as mensagens (Figura 4) que queria passar. Es- tabeleceu-se o propósito de uma marca delicada e humana para criar uma conexão profunda e emocional com o públi- co-alvo, transmitindo sensibilidade e cuidado. Nessa direção, foram definidos os seguintes valores: 1. Empatia: Priorizar a compreensão e o cuidado com as necessidades e desejos dos clientes, colocando-se no lugar deles e buscando soluções que os atendam de maneira sensível. 2. Inovação: Orientar-se busca constante por alternativas criativas e disruptivas, tanto em produtos quanto em processos internos. 3. Colaboração: valorizar a colaboração com clientes e parceiros reconhecendo a importância das contribuições e ideias de outras pessoas no processo criativo. O diferencial da marca é conquistar a atenção e o coração dos consumidores, baseando-se em uma tática humana e delicada. Definiu-se assim uma tagline (Figura 5) que abor- dasse isso. Figura 4 - Estudos da plataforma de marca design que encanta Figura 5 - Tagline Desenvolvimento 17 Na fase criativa, a partir das definições da plataforma de marca na fase analítica, iniciou-se o desenvolvimento con- ceitual da identidade visual. O entendimento dos conceitos foi fundamental para orien- tar a estratégia de design e a comunicação visual da marca. Seguindo isso, foram estabelecidos três fundamentos: Delicada: A marca transmite uma sensação de sutileza, suavidade e elegância em sua aparência visual, utilizando uma linguagem calorosa, acolhedora e compassiva na co- municação, transmitindo cuidado e compreensão. Simples: A marca utiliza elementos visuais minimalistas e sem excessos, transmitindo uma mensagem clara e direta, adotando um design clean, com linhas simples e uso moder- ado de elementos visuais, transmitindo uma estética suave e elegante que reflita a simplicidade. Humana: A marca tem uma abordagem empática, centra- da nas pessoas e em suas necessidades. Ela busca esta- belecer uma conexão emocional com o público-alvo, narra- tivas envolventes que despertem emoções positivas e conectem-se emocionalmente com o público. Nessa fase montei também uma matriz de diferencial semântico (Figura 6) para auxiliar na percepção das formas com base nos conceitos definidos. Os principais atributos vi- suais foi a utilização de poucas cores, objetividade, geométrica, delicada e simples. Isso ajudou a ter mais clare- za na busca por referências para o moodboard (Figura 7). Fase Criativa Desenvolvimento 18 Figura 6 - Matriz de diferencial semântico Desenvolvimento 19 Figura 7 - Moodboard Desenvolvimento 20 Nesse momento do projeto, a busca por elementos e cores se tornou mais fácil. Para montar o moodboard, era preciso que de alguma forma houvesse delicadeza no conjunto. Assim, houve uma predominância da cor rosa, transmitindo uma sensação de empatia e feminilidade, podendo também evocar uma atmosfera acolhedora e amigável. Incluir elementos inspirados na natureza podem transmitir uma sensação de conexão com o ambiente, formas orgâni- cas, ilustrações de flores, folhas ou outros elementos natu- rais que ajudem a criar essa atmosfera. Na sequência, ini- cou-se a geração de alternativas a partir da criação de um símbolo para a marca. Desenvolvimento 21 representando a ideia de crescimento, evolução e renova- ção por meio do amor e da empatia. Além dos significados simbólicos, a junção dos dois elementos resulta em um design visualmente atraente e harmonioso. A forma e as curvas suaves da borboleta podem ser combi- nadas com a simplicidade e a simetria do coração, criando um logo esteticamente agradável e memorável. “O símbolo [...] tem que ser eficiente o bastante para fluir em todos os canais e meios e seu design ser adequado para poder segurar toda a carga de significados que é atribuída sobre ele” (CONSOLO, 2015. p. 37). O símbolo de um logo é um elemento gráfico ou icônico que representa a marca de uma empresa ou organização. Para chegar no símbolo final, foram realizados testes (Fi- guras 8 e 10) com a escolha do elemento principal do logo, que é a junção de uma borboleta com um coração (Figura 9) de forma abstrata. Tal escolha se baseia na proposta pro- posta de valor e nos objetivos da marca, Figura 8 - Transição até o símcolo final Figura 9 - Símbolo final Desenvolvimento 22 Figura 10 - Testes com o símbolo Desenvolvimento 23 Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Nataly Ueda Figura 11 - Testes com fontes Nataly Ueda Figura 12 - Fonte do logo Abigate Desgo Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Quanto ao estudo de logotipo, busquei criar uma alterna- tiva visual agradável e autêntica, facilitando a identificação e a construção de uma identidade sólida e que expressasse todas as concepções definidas anteriormente, focando nos três conceitos citados anteriormente: humana, simples e delicada. Para garantir a eficácia do logo, realizei também testes (Figura 10) com diferentes fontes, para ver qual se adequava melhor na proposta. Baseando-se na teoria de que fontes serifadas com traços suaves e arredondados podem adicionar uma sensação de elegância e delicadeza, e fontes modernas, com traços limpos e minimalistas, podem ser usadas para transmitir uma sensação de simplicidade e contemporaneidade, após os testes, a tipografia do logo escolhida foi a Abigate Desgo Regular (Figura 11), que foi modificada e aumentada na es- pessura dos traços mais finos para melhor legibilidade, e na letra “n” que foi alterada também. Desenvolvimento 24 Figura 12 - Fonte secundária Para a tipografia secundária, escolhi a fonte Motiva Sans (Figura 12) que tem curvas suaves e a ausência de serifas, resultando em uma aparência mais moderna, limpa e ami- gável, para ser usada na comunicaçãpo da marca. motiva sans regular abcABC123 motiva sans light abcABC123 motiva sans thin abcABC123 motiva sans medium abcABC123 motiva sans extra bold abcABC123 motiva sans black abcABC123 Figura 13 - Testes com combinações de cores As cores, por sua vez, têm o poder de evocar diferentes emoções e transmitir mensagens subconscientes. Portanto, a escolha da paleta foi pensando nos principais conceitos da marca. Foram feitos estudos de possíveis cores e suas com- binações (Figura 13). Desenvolvimento 25 Figura 14 - Testes com cores aplicadas no logo Desenvolvimento 26 Após ensaios, onde analisei as opções em relação aos ob- jetivos estabelecidos, combinadas com o símbolo (Figura 14) resultaram três soluções finais (Figura 17): assinatura prioritária, que é composta por logotipo, sendo elas o logo principal que é composto pelo logotipo, símbolo e denomi- nativo, assinatura secundária (selo) e assinatura terciária (versão reduzida). hexadecimal #eba966 CMYK 07 39 64 00 RGB 235 169 102 Figura 15- Paleta primária Figura 16 - Paleta secundária Os tons de rosa, escolhidos como cores primárias (Figura 15), podem ser associados à delicadeza. O amarelo é uma cor que irradia energia, otimismo e ale- gria. Já os tons neutros, no caso, o cinza e o bege claro, são frequentemente considerados como cores suaves, elegan- tes. Logo, essas são as cores que compõem a paleta secun- dária (Figura 16). A combinação dessas cores passa uma at- mosfera acolhedora, suave e equilibrada. Assim, obteve-se uma paleta de cores que transmite emo- ções positivas, como alegria, tranquilidade e conforto, além da versatilidade das cores. hexadecimal #f0726a CMYK 00 67 51 00 RGB 240 114 106 hexadecimal #f3b5a5 CMYK 02 37 32 00 RGB 243 181 165 hexadecimal #fbf0eb CMYK 02 07 08 00 RGB 251 240 235 hexadecimal #f606060 CMYK 57 47 46 36 RGB 096 096 096 Desenvolvimento 27 Figura 17 - Soluções gráficas finais design gráfico símbolo denominativo logotipo hexadecimal #f606060 CMYK 57 47 46 36 RGB 096 096 096 d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o Desenvolvimento 28 Desenvolvimento 29 Fase Executiva Nesta fase, criou-se o tom de voz da marca que é caracteri- zado por ser emocional, apaixonado, autêncico, suave, em- pático e acolhedor, transmitir sensibilidade, cuidado e uma abordagem pessoal em todas as interações. A postura em re- lação a comunicação com o público demonstra uma preocupa- ção genuína com as emoções, desejos e dificuldades, se es- força para compreender e se conectar emocionalmente, co- locando-se no lugar do outro. Foram definidas também as palavras que eu gostaria que usassem para se referir à identidade que são: delicada, humana, sensível, amigável, inclusiva e empática. Além disso, as que não gostaria que utilizassem: insensível, técnica, indife- rente, impessoal e rústica. Por fim, a identidade visual foi normatizada por meio de um brand book* (Figuras 18, 19, 20 e 21) e aplicada em diferentes materiais: cartão de visitas, envelope para entrega de proposta de projeto, caderno, vela aromática e sachê de chá. A escolha dessas aplicações foi pensando na utilidade mas também em transmitir a ideia de uma marca que se preocupa com o bem-estar dos seus clientes. *O Brand Book está anexado ao final deste relatório Desenvolvimento 30 Figura 18 - Mockup da Capa do Brand Book Figura 19 - Mockup do Brand Book aberto nas páginas 2 e 3 Desenvolvimento 31 Figura 20 - Mockup do Brand Book aberto nas páginas 17 e 18 Figura 21 - Mockup do Brand Book aberto nas páginas 23 e 24 Cartão de visitas é uma prática comum e eficaz para designers, oferecendo uma experiência tangível e prática. Desenvolvimento 32 Figura 22 - Mockup do cartão de visitas Caderno de anotações como um presente pode despertar emoções positivas nas pessoas. Pode ser visto como um “mimo” cuidadosamente seleciona- do e personalizado, o que cria uma conexão emo- cional entre a marca e o destinatário. Desenvolvimento 33Figura 23 - Mockup do caderno de anotações Desenvolvimento 34 Ao entregar uma proposta de design em um formato não convencional, aumenta-se a probabilidade de que ela seja lembrada. Os destinatários podem associar a experiência de re- ceber e abrir o envelope com a marca e proposta, tornando-a mais memorável do que uma proposta enviada apenas por e-mail. Figura 24 - Mockup do envelope Desenvolvimento 35 Figura 25 - Mockup da vela aromática As velas são frequentemente associadas a uma atmosfera acolhedora e relaxante, ajudando a criar um ambiente agradável em suas casas ou espaços de trabalho. Sachê de chá como brinde cria uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com o cliente e proporcionar uma experiência positiva, gerar uma sensação de conforto e bem-estar, associando a marca a emoções positivas. Desenvolvimento 36 Figura 26 - Mockup do sachê de chá Desenvolvimento 37 Aplicação digital Considerações finais Dar partida no processo criativo foi a parte mais complica- da pra mim, as perguntas surgiram e as respostas apenas eu poderia dar. Quem sou eu? O que eu gosto de fazer? Qual minha cor preferida? O que eu quero que os outros pensem sobre mim? O que eu penso sobre mim? A criação da minha identidade se tornou quase que uma terapia, eu sentia que precisava responder a todas essas perguntas para poder me descobrir como designer. Uma das questões principais tra- balhadas, foi o meu autoconhecimento. Fazer o TCC foi o que ajudou a me entender como profis- sional, mas acima de tudo como pessoa, foi o marco de uma nova era da minha vida. Na primeira reunião com o orientador, eu estava totalmen- te perdida, a única coisa que tinha em mente era o tema e a vontade de fazer dar certo. Aos poucos fui construindo um caminho e quando me deparei já estava com o projeto quase pronto. Notas Considerações finais 38 Muitos testes e muitos erros até chegar ao acerto. Criar uma identidade do zero com certeza foi algo desafiador, mas muito gratificante. Foi possível compreender a impor- tância da comunicação alinhada com a essência da marca. Em conclusão, a identidade visual pessoal é uma ferra- menta poderosa para expressar quem somos e influenciar a percepção que os outros têm de nós. Referências Bibliografia CONSOLO, C. Marcas - Design estratégico: Do símbolo à gestão da identidade corporativa. Editora Blucher, 2015. 44 p. FUENTES, R. A prática do design gráfico: Uma metologia criativa. Editora Rosari, 2009. 144 p. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Es- tação das Letras e Cores, 2006. 300 p. 40 Relatório de TCC JUL 2023 | BAURU Brand Book Nataly Design Gráfico conteúdo 1. sobre 3 1.1. a marca 1.2. valores 1.3. diferencial 1.4. conceito 1.5. tom de voz 1.6. sobre 2. logo 9 2.1. anatomia 2.2. elemento principal 2.3. assinaturas 2.4. versão monocromática 2.5. tipografia 2.6. cores 2.7. fundos coloridos 2.8. acessórios 2.9. fundos fotográficos 2.10. margens de segurança 2.11. dimensões 2.12. como não usar 3. aplicações 27 2Brand Book Nataly Design Gráfico Julho 2023 3 Brand Book Nataly Design Gráfico olá! meu nome é Nataly, sou designer e meu objetivo é criar experiências visuais humanas, delicadas e simples,que toquem o coração das pessoas. sobre 1. 4Brand Book Nataly Design Gráfico a marca 1.1. o objetivo pricipal desse documento é mostrar como esta identidade visual nasceu de três valores que refletem minha personalidade e que me ajudaram a dar forma à marca, que são: empatia, inovação e colaboração. 1. sobre 5Brand Book Nataly Design Gráfico valores 1.2. empatia priorizar a compreensão e o cuidado com as necessidades e desejos dos clientes, colocando-se no lugar deles e buscando soluções que os atendam de maneira sensível. colaboração valorizar a colaboração com clientes e parceiros reconhecendo a importância das contribuições e ideias de outras pessoas no processo criativo. inovação orientar-se para a busca constante por alternativas criativas e disruptivas, tanto em produtos quanto em processos internos. 1. sobre 6Brand Book Nataly Design Gráfico diferencial 1.2. 1. abordagem humanizada: o cliente no centro de todas as decisões, buscando entender suas necessidades, desejos e dores, oferecendo soluções personalizadas e relevantes. 2. aprendizado contínuo: sempre aberta a novas ideias, aprendendo com cada experiência e buscando constantemente aprimoramento e crescimento, impulsionando a inovação e se mantendo à frente do mercado. “design que encanta”: capaz de criar soluções visualmente atraentes, inovadoras e cuidadosamente projetadas, que capturam a atenção e o interesse das pessoas de uma forma especial. 1. sobre 7Brand Book Nataly Design Gráfico conceito 1.3. a marca baseia-se na combinação de três conceitos: delicado simpleshumano 1. sobre 8Brand Book Nataly Design Gráfico 1. sobre tom de voz 1.4. caracterizado por uma abordagem suave, empática e próxima das pessoas. transmite uma sensação de calma e autenticidade. valorizamos as relações humanas, transmitir uma sensação de delicadeza e suavidade, escolhendo palavras e frases que reflitam essa qualidade. evitando um tom agressivo ou impessoal, fornecendo um atendimento gentil e atencioso, garantindo que o cliente se sinta cuidado e respeitado. 9Brand Book Nataly Design Gráfico logo 2. design gráfico design gráfico símbolo denominativo logotipo 10Brand Book Nataly Design Gráfico 2. logo anatomia 2.1. elemento principal 2.2. 11Brand Book Nataly Design Gráfico 2. logo o elemento principal do logo é a borboleta, que assemelha-se a forma de um coração. representando a ideia de crescimento, evolução e renovação por meio do amor e da empatia. além dos significados simbólicos, a junção dos dois elementos resulta em um design visualmente atraente e harmonioso. a forma e as curvas suaves da borboleta podem ser combinadas com a simplicidade e a simetria do coração, criando um logo esteticamente agradável e memorável. 12Brand Book Nataly Design Gráfico assinaturas 2.3. 2. logo design gráfico 1. prioritária (forma extendida) design gráfico 13Brand Book Nataly Design Gráfico assinaturas 2.3. 2. logo 2. secundária (selo) d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o 14Brand Book Nataly Design Gráfico assinaturas 2.3. 2. logo 3. terciária (versão reduzida) 15Brand Book Nataly Design Gráfico versão monocromática 2.4. 2. logo apesar de ser recomendado utilizar a marca em suas cores principais, algumas ocasiões podem requerer outras versões, então existem as alternativas para fundo branco e preto. design gráfico design gráfico d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o 16Brand Book Nataly Design Gráfico tipografia 2.5. 2. logo a fonte primária é uma tipografia com serifa suave, que pode transmitir um senso de delicadeza e elegância, essa abordagem cria uma sensação de simplicidade e leveza, ao mesmo tempo em que mantém uma aparência amigável e humana. abigate desgo regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 1. primária: pode ser utilizada para títulos grandes ou destaque de palavras. para a comunicação, a escolha foi de uma fonte com formas leves e geométrica, e o uso predominante de letras minúsculas em vez de letras maiúsculas, que traz uma aparência mais informal e acessível. 17Brand Book Nataly Design Gráfico tipografia 2.5. 2. logo 2. secundária: deve ser utilizada para comunicação, em título, texto regular ou em legendas. motiva sans regular abcABC123 motiva sans light abcABC123 motiva sans thin abcABC123 motiva sans medium abcABC123 motiva sans extra bold abcABC123 motiva sans black abcABC123 18Brand Book Nataly Design Gráfico cores 2.6. 2. logo as cores têm o poder de evocar diferentes emoções e transmitir mensagens subconscientes. a escolha da paleta foi pensando nos principais conceitos da marca. o rosa pode ser associado à delicadeza, e o amarelo é uma cor que irradia energia, otimismo e alegria. já tons neutros são frequentemente considerados como cores suaves, elegantes e versáteis. a combinação dessas cores passa uma atmosfera acolhedora, suave e equilibrada. é uma paleta de cores que pode transmitir emoções positivas, como alegria, tranquilidade e conforto. doce algodão hexadecimal #f3b5a5 CMYK 02 37 32 00 RGB 243 181 165 Pantone (superfície fosca) 7415 U Pantone (superfície brilhante) 488 C 1. principais laço de amor hexadecimal #f0726a CMYK 00 67 51 00 RGB 240 114 106 Pantone (superfície fosca) 7416 U Pantone (superfície brilhante) 805 C 19Brand Book Nataly Design Gráfico cores 2.6. 2. logo as cores secundárias podem ser usadas em conjunto com o logotipo ou com as cores principais. bege aconchegante hexadecimal #fbf0eb CMYK 02 07 08 00 RGB 251 240 235 Pantone (superfície fosca) 705 U Pantone (superfície brilhante) 663 C 2. secundárias raio de sol hexadecimal #eba966 CMYK 07 39 64 00 RGB 235 169 102 Pantone (superfície fosca) 7411 U Pantone (superfície brilhante) 7411 C carvãozinho hexadecimal #f606060 CMYK 57 47 46 36 RGB 096 096 096 Pantone (superfície fosca) 447 U Pantone (superfície brilhante) 417 C 20Brand Book Nataly Design Gráfico fundos coloridos 2.7. 2. logo aqui estão as aplicações em fundos que podem ser utilizados com a logo primária, e alternativas para utilização com a paleta de cores. design gráfico design gráfico design gráficodesign gráfico 21Brand Book Nataly Design Gráfico fundos coloridos 2.7. 2. logo aqui estão as aplicações em fundos utilizando o logo secundário e terciário que valem para a mesma regra, e alternativas para utilização com a paleta de cores. d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o acessórios 2.8. 2. logo os acessórios podem ser usados tanto nas cores da marca ou em contorno, apto a serem aplicados de forma criativa e combinados. 22Brand Book Nataly Design Gráfico fundos fotográficos 2.9. 2. logo em fundo fotográfico, como as imagens abaixo exemplificam, deve ser mantida a integridade cromática com o máximo contraste possível. as áreas com fundos quentes que possam causar má perceção dos logos ou impedir a sua legibilidade, devem ser evitadas. 23Brand Book Nataly Design Gráfico o ‘ n ’ representa o espaçamento utilizado para determinar a área de proteção para cada um dos logos. margens de segurança 2.10. 2. logo 24Brand Book Nataly Design Gráfico d e s i g n g r á f i c o d esign gráfic o 25Brand Book Nataly Design Gráfico dimensões 2.11. 2. logo design gráfico redução mínima (na maior medida) em que os logos podem ser usados. digital: 42 px impresso: 20mm digital: 30 px impresso: 15mm digital: 66 px impresso: 15mm 26Brand Book Nataly Design Gráfico como não usar 2.12. 2. logo deve-se utilizar o logo com uma abordagem coerente com a marca, além das regras anteriores, aqui apresento formas que não são permitidas seu uso. design gráfico não aplicar o logo com uma cor que não faça parte da paleta design gráfico não utilizar o logo com ou sem outline de sig n g ráf ico não rodar ou utilizar o logo na diagonal design gráfico não aplicar molduras ao logo design gráfico não utilizar a versão monocromática em fundos de cor nataly design gráfico não recriar o logo utilizando outra tipografia design gráfico não aplicar sombras ou texturas ao logo design gráfico não aplicar qualquer deformação ao logo 27Brand Book Nataly Design Gráfico aplicações 3. 3. aplicações existem múltiplos suportes para aplicação da identidade. a seguir apresentado, um conjunto de exemplos desses suportes. em sintonia com a proposta de marca humana, delicada e simples, recomenda-se a utilização de materiais e produtos que transmitam a sensação de aconchego e sensibilidade, mas que também sejam úteis ao negócio, na seleção e criação de aplicações da identidade da marca. 28Brand Book Nataly Design Gráfico 3. aplicações cartões de visita é uma prática comum e eficaz para designers, oferecendo uma experiência tangível e prática. 29Brand Book Nataly Design Gráfico 3. aplicações caderno como um presente pode despertar emoções positivas nas pessoas. pode ser visto como um mimo cuidadosamente selecionado e personalizado, o que cria uma conexão emocional entre a marca e o destinatário. 30Brand Book Nataly Design Gráfico ao entregar uma proposta de design em um formato não convencional, aumenta-se a probabilidade de que ela seja lembrada. os destinatários podem associar a experiência de receber e abrir o envelope com a marca e proposta, tornando-a mais memorável do que uma proposta enviada apenas por e-mail. 3. aplicações as velas são frequentemente associadas a uma atmosfera acolhedora e relaxante. ao presentear os clientes com uma vela, proporcionamos um item que pode ajudá-los a criar um ambiente agradável em suas casas ou espaços de trabalho. isso pode gerar uma sensação de conforto e bem-estar, associando sua marca a emoções positivas. 31Brand Book Nataly Design Gráfico 3. aplicações ao presentear os clientes com um saquinho de chá, ofereço a oportunidade de desfrutarem de uma bebida quente e reconfortante, criando uma sensação de cuidado e bem-estar, associando a marca a momentos agradáveis. 32Brand Book Nataly Design Gráfico 3. aplicações 33Brand Book Nataly Design Gráfico nataly | natalyueda@gmail.com portfólio em https://www.behance.net/natalyueda1 design que encanta