UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” – UNESP
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
ALESSANDRA CARVALHO FERRAREZI MENEGARIO
Expectativa do consumidor de bebida funcional não alcoólica e
percepção de alimentos funcionais
Orientadora: Profa. Dra. Magali Monteiro da Silva
Coorientadora: Profa. Dra. Camila Pinelli
ARARAQUARA - SP
2014
ALESSANDRA CARVALHO FERRAREZI MENEGARIO
Expectativa do consumidor de bebida funcional não alcoólica e
percepção de alimentos funcionais
Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência
dos Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como
parte dos requisitos para obtenção do título de Doutora em
Ciência dos Alimentos
Orientadora: Profa. Dra. Magali Monteiro da Silva
Coorientadora: Profa. Dra. Camila Pinelli
ARARAQUARA - SP
2014
Ficha Catalográfica
Elaborada Pelo Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
UNESP – Campus de Araraquara
Menegario, Alessandra Carvalho Ferrarezi
M541e Expectativa do consumidor de bebida funcional não alcoólica e percepção
de alimentos funcionais / Alessandra Carvalho Ferrarezi Menegario. –
Araraquara, 2014
113 f.
Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. “Júlio de Mesquita
Filho”. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Programa de Pós Graduação em
Alimentos e Nutrição
Orientador: Magali Monteiro da Silva
Coorientador: Camila Pinelli
. 1. Expectativa do consumidor. 2. Discurso do sujeito coletivo. 3. Bebida
funcional. 4. Bebida não alcoólica. 5. Benefícios à saúde. I.Silva, Magali
Monteiro da, orient. II. Pinelli, Camila, coorient. III. Título.
CAPES: 50700006
BANCA EXAMINADORA
___________________________________________________________
Profa. Dra. Magali Monteiro da Silva
Dep. de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - UNESP
ORIENTADORA
___________________________________________________________
Profa. Dra. Natália Soares Janzantti
Dep. de Engenharia e Tecnologia de Alimentos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do
Rio Preto - UNESP
MEMBRO
___________________________________________________________
Dra. Renata De Marchi
Gerente de Produto da EMS – Indústria Farmacêutica, São Paulo
MEMBRO
___________________________________________________________
Prof. Dr. Fernando Lefèvre
Dep. de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo - USP
MEMBRO
___________________________________________________________
Prof. Dr. Jorge Herman Behrens
Dep. de Planejamento Alimentar e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP
MEMBRO
Dedico este trabalho
Ao meu marido, Gustavo Menegario Neto, por estar ao meu lado em todos os momentos e
por tornar viável a conclusão dessa etapa.
Aos meus pais, Paulo Roberto Ferrarezi e Vilma Ap. C. Ferrarezi, pelo total apoio e ajuda
de todas as formas para a concretização dessa etapa.
À minha irmã Adriana Carvalho Ferrarezi, pelo incentivo e compreensão.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pela vida.
A Profa. Dra. Magali Monteiro da Silva, agradeço a orientação tão dedicada. Acima de tudo
agradeço imensamente pela confiança no meu trabalho, pelo incentivo à pesquisa e por não me
deixar abandonar nossos projetos, onde quer que eu estivesse. Trabalhar com você foi e ainda é,
sem dúvida, desafiador e extremamente produtivo. Aprendi muito mais do que simplesmente
pesquisar! Obrigada.
A Profa. Dra. Camila Pinelli, pela coorientação.
Ao Prof. Dr. Victor Viana, agradeço o acolhimento na Faculdade de Ciências da Nutrição e
Alimentação da Universidade do Porto, Portugal.
A Profa. Dra. Natália Soares Janzantti, que acompanhou meu desenvolvimento acadêmico desde
o Mestrado e sempre colaborou com suas opiniões, visões e palavras de incentivo e carinho.
A Profa. Dra. Telma Maria Braga Costa, que sempre acompanhou todas as etapas da minha
formação, contribuindo para o meu desenvolvimento, pessoal e profissional.
A CAPES pela bolsa de doutorado sanduíche concedida.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas “Júlio de Mesquita Filho” e ao Departamento de
Alimentos e Nutrição da FCFAR.
Às academias de ginástica da cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil e do Porto, Portugal, por
contribuírem para a realização dessa pesquisa.
Aos participantes voluntários dessa pesquisa, pois sem eles não seria possível realizar esse
trabalho.
Ao meu marido Gustavo Menegario Neto, que com toda paciência soube segurar a barra nos
momentos mais difíceis e esteve sempre ao meu lado. Obrigada por todo incentivo. Sem seu
apoio, companheirismo e paciência, este trabalho não teria sido concluído. Amo você.
Aos meus pais Paulo e Vilma, pelo incentivo e ajuda que nunca eximiram em me oferecer, pela
paciência, carinho e amor. Serei eternamente grata. Amo vocês.
À minha irmã Adriana, que me ensinou e ainda me ensina a ouvir e refletir. Com sua introdução
à Psicologia conseguiu transformar nossos olhares. Te amo minha querida irmã!
À minha família, Vó Lourdes e Vô Antônio, meu padrinho Valdir, meus primos Livia, Antônio e
Rafael, aos agregados Emerson e Camila e nossa princesa Maria Julia, que trouxe alegria e
esperança para nossa família. Obrigada por estarem sempre ao meu lado e pela torcida vibrante!
Amo vocês!
À família Menegario, minha sogra Elza, meu sogro Luiz Carlos, minha cunhada Juliana e meu
sobrinho Pedro, que me apoiaram nessa etapa. Vocês são especiais. Amo vocês.
A Catarina, minha amiga portuguesa. Você trouxe brilhantismo na minha estada em Porto.
Obrigada por ser esse anjo tão especial. Amo você minha amiga.
Aos meus queridos amigos Laura Vilela e Souza, Raquel Zanetti Salles e Mauro Henrique
Salles, por fazerem parte da minha vida e participarem dessa fase.
À todos, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento dessa tese.
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu
não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar.
Mesmo as críticas nos auxiliam muito”.
(Chico Xavier)
LISTA DE TABELAS
Capítulo 2 – CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES: A CROSS-
CULTURAL STUDY BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL.
Table 1. Socio-demographic characteristics of physical activity practitioners in
fitness centers in Ribeirão Preto, SP, Brazil and Porto, Portugal....................................
54
Capítulo 3 - CONSUMER PERCEPTION OF FUNCTIONAL FOODS IN BRAZIL AND
PORTUGAL
Table 1. Consumer perception of functional foods according to the CIs and the DCS
categories. Ribeirão Preto, SP, Brazil and Porto, Portugal..............................................
78
Capítulo 4 – CONSUMER EXPECTATION OF NON-ALCOHOLIC FUNCTIONAL
BEVERAGE
Table 1. Consumer expectation of non-alcoholic functional beverage according to the
CIs and the DCS categories. Ribeirão Preto, SP, Brazil and Porto, Portugal..................
99
LISTA DE FIGURAS
Capítulo 2 - CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES: A CROSS-
CULTURAL STUDY BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL.
Figure 1. Participant’s distribution according to how they liked non-alcoholic beverages.
Ribeirão Preto, SP, Brazil (n=127) and Porto, Portugal (n=122). a-Freshly prepared juice with
fruit; b-Ready to drink juice and nectar; c-Juice prepared by concentrated juice; d-Powdered
refreshment; e-Ready to drink refreshment; f-Ready to drink tea; g-Isotonic; h-Mineral water;
i-Carbonated soft drink; j-Energy drink; k-Soy-based beverage..................................................
55
Figure 2. Profile of consumption of non-alcoholic beverages, over four times a week, of
physical activity practitioners in fitness centers in Ribeirão Preto, SP, Brazil and Porto,
Portugal.........................................................................................................................................
56
Capítulo 3 - CONSUMER PERCEPTION OF FUNCTIONAL FOODS IN BRAZIL AND
PORTUGAL
Figure 1. Interview script used in individual semi-structured interviews...................................
Figure 2. Frequency of non-alcoholic beverages consumption. Ribeirão Preto, SP, Brazil
(n=50) and Porto, Portugal (n=50)..............................................................................................
76
77
Capítulo 4 – CONSUMER EXPECTATION OF NON-ALCOHOLIC FUNCTIONAL
BEVERAGE
Figure 1. Interview script used in individual semi-structured interviews................................... 98
SUMÁRIO
RESUMO................................................................................................................................. i
ABSTRACT............................................................................................................................. iii
INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 2
Referências............................................................................................................................... 7
OBJETIVOS............................................................................................................................ 10
Capítulo 1 - A PESQUISA QUALITATIVA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR
RESUMO................................................................................................................................ 13
ABSTRACT............................................................................................................................ 14
INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 15
Técnicas qualitativas utilizadas em estudos do comportamento do consumidor..................... 17
Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)........................................................................................ 26
Pesquisa qualitativa no desenvolvimento de produtos............................................................. 28
Considerações finais................................................................................................................. 30
Referências............................................................................................................................... 31
Capítulo 2 - CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES: A CROSS-
CULTURAL STUDY BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL
ABSTRACT............................................................................................................................. 38
INTRODUCTION................................................................................................................... 38
METHODOLOGY................................................................................................................... 39
RESULTS AND DISCUSSION.............................................................................................. 41
Profile of physical activity practitioners............................................................................ 41
Profile of consumption of non-alcoholic beverages……………………………………... 43
CONCLUSIONS..................................................................................................................... 47
Acknowledgment..................................................................................................................... 48
Declaration of Interest.............................................................................................................. 48
REFERENCES......................................................................................................................... 48
Capítulo 3 - CONSUMER PERCEPTION OF FUNCTIONAL FOODS IN BRAZIL AND
PORTUGAL
Abstract.................................................................................................................................... 59
1. Introduction.................................................................................................................. 59
2. Method.......................................................................................................................... 62
3. Results and Discussion................................................................................................. 63
4. Conclusion.................................................................................................................... 70
Author Biographies.................................................................................................................. 71
Acknowledgement…………………………………………………………………………… 71
Declaration of Conflicting Interests......................................................................................... 71
Funding.................................................................................................................................... 71
References................................................................................................................................ 71
Capítulo 4 - CONSUMER EXPECTATION OF NON-ALCOHOLIC FUNCTIONAL
BEVERAGE
ABSTRACT............................................................................................................................. 81
INTRODUCTION................................................................................................................... 81
METHODOLOGY................................................................................................................... 83
Participants......................................................................................................................... 83
Data Collection................................................................................................................... 84
Discourse of the Collective Subject................................................................................... 84
RESULTS AND DISCUSSION.............................................................................................. 84
Flavor................................................................................................................................. 86
Aroma................................................................................................................................. 87
Texture............................................................................................................................... 87
Appearance and color......................................................................................................... 88
Health benefits................................................................................................................... 88
Label information............................................................................................................... 91
CONCLUSION....................................................................................................................... 94
REFERENCES........................................................................................................................ 95
CONCLUSÕES...................................................................................................................... 101
ANEXO 1................................................................................................................................ 104
ANEXO 2................................................................................................................................ 107
APÊNDICE 1.......................................................................................................................... 112
Resumo
i
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo avaliar e interpretar a expectativa do consumidor de bebida
funcional não alcoólica no Brasil e em Portugal usando a técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC). Foram reunidas informações sobre as técnicas qualitativas mais utilizadas para
avaliar e compreender a atitude e o comportamento do consumidor de alimentos e bebidas,
incluindo a técnica qualiquantitativa denominada Discurso do Sujeito Coletivo. Foi também
realizado um estudo cross-cultural para avaliar o hábito de consumo de bebidas não alcoólicas
de praticantes de atividade física no Brasil e em Portugal. Indivíduos frequentadores de
academias de ginástica voluntariamente responderam a questionário estruturado contendo
questões sobre dados sócio-demográficos e hábito de consumo de bebidas não alcoólicas. Esta
etapa do trabalho foi realizada com o objetivo de identificar consumidores de bebidas não
alcoólicas e recrutar indivíduos para posterior entrevista usando a técnica do DSC. Para avaliar a
percepção dos consumidores de bebidas não alcoólicas sobre alimentos funcionais inicialmente
foram estabelecidos critérios para aplicar o DSC e realizadas entrevistas individuais semi-
estruturadas. Para avaliar a expectativa do consumidor de bebida funcional não alcoólica os
participantes foram estimulados a expor suas expectativas em relação ao tipo de bebida, à
aparência, cor, sabor, textura, benefícios à saúde e informação do rótulo, imaginando que fossem
desenvolver um produto e lançá-lo no mercado. O DSC foi avaliado segundo as idéias-centrais
(ICs), as expressões-chave (ECHs) e o discurso. Dentre as técnicas qualitativas usadas para
avaliar o comportamento do consumidor, a técnica do DSC se destaca por utilizar uma
abordagem qualiquantitativa, permitindo avaliar a necessidade, percepção, preferência, atitude e
decisão dos consumidores. O perfil dos praticantes de atividade física em academias de ginástica
no Brasil e em Portugal era distinto. A maioria dos participantes tinha idade entre 20 e 40 anos,
com predominância de homens entre os portugueses e de mulheres entre os brasileiros. O alto
consumo de suco de fruta e néctar dos brasileiros e de chá pronto para beber dos portugueses,
mais de quatro vezes por semana, indicou o interesse dos praticantes de atividade física em
academias de ginástica por bebidas que favoreçam a saúde e qualidade de vida. Os critérios para
aplicar o DSC envolveram a faixa etária dos indivíduos e o quanto gostavam e consumiam
bebidas não alcoólicas. Foram excluídos os indivíduos com doença relacionada à alimentação.
Os entrevistados relataram que os alimentos funcionais têm propriedades e funções específicas
capazes de promover benefícios à saúde, devendo ser consumidos diariamente em determinada
quantidade para que os efeitos à saúde sejam alcançados. A expectativa dos consumidores por
bebida funcional não alcoólica esteve relacionada a bebidas com mistura de frutas cítricas,
Resumo
ii
bebida energética de fruta, isotônico de fruta com soja e chá de fruta pronto para beber. O sabor
característico de fruta, cítrico, ácido, refrescante, doce, mas com pouco açúcar, com aroma
natural característico de fruta e refrescante, com textura fina, não encorpada, com aparência
translúcida e cor característica da fruta, foram as características relatadas pelos entrevistados
para indicar sua expectativa por bebida de fruta, natural, sem adição de açúcar e espessante. Os
entrevistados também esperam que as bebidas ofereçam disposição, energia e bem-estar, que
sejam ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes e que tenham baixo valor calórico, baixo teor
de sódio e de açúcar. O interesse por bebidas que ofereçam benefícios à saúde como auxiliar no
funcionamento intestinal, na redução do colesterol, na prevenção da osteoporose e da
aterosclerose foi relatado por todos os entrevistados. As informações dos rótulos mais
importantes para chamar a atenção dos consumidores de bebidas não alcoólicas foram os
ingredientes da bebida, informação nutricional, valor calórico, teor de sódio, açúcar, vitaminas,
minerais e aditivos. A técnica do DSC foi pioneiramente utilizada para avaliar a expectativa do
consumidor de bebida funcional não alcoólica. Este estudo amplia consideravelmente a
compreensão do consumidor de bebidas não alcoólicas no Brasil e em Portugal e fornece um
instrumento útil que poderá subsidiar novas oportunidades de mercado direcionadas ao
desenvolvimento de produtos saudáveis, naturais, que contribuam para a saúde do consumidor e
atendam às suas necessidades.
Palavras-chave: Expectativa do consumidor, Discurso do Sujeito Coletivo, Bebida funcional,
Bebida não alcoólica, Benefícios à saúde.
Abstract
iii
ABSTRACT
This study evaluates and interprets consumer expectation of non-alcoholic functional beverage
in Brazil and Portugal using the Discourse of the Collective Subject (DCS) technique.
Information about the qualitative techniques most commonly used was pooled to evaluate and
understand the attitude and behavior of the consumer of food and beverages, including the quali-
quantitative technique the Discourse of the Collective Subject. A cross-cultural study was also
performed to evaluate the consumption of non-alcoholic beverages of physical activity
practitioners in Brazil and Portugal. Practitioners of physical activity from fitness centers
voluntarily responded to a structured questionnaire which addressed socio-demographic data and
habit of consumption of non-alcoholic beverages. This stage of the work was performed in order
to identify consumers of non-alcoholic beverages and recruit individuals for subsequent
interview using the DCS technique. Initially, after establishing the criteria to apply the DCS,
semi-structured interviews were performed to evaluate the perception of non-alcoholic
beverages consumers of functional food. To evaluate consumer expectation of non-alcoholic
functional beverages, the participants were encouraged to express their expectations regarding
beverage characteristics such as kind, color, flavor, texture, appearance, health benefits, and
labeling information, imagining that they would develop and launch a product on the market.
The DCS was evaluated according to the central ideas (CIs), key expressions (KEs) and
discourse. Among the qualitative techniques used to assess consumer behavior, the DCS
technique stands out by using qualitative and quantitative approach in order to evaluate the need,
perception, preference, attitude and decision of consumers. The profile of physical activity
practitioners in fitness centers in Brazil and Portugal was distinct. The majority of participants
were 20 to 40 years old, predominantly men among the Portuguese and women among the
Brazilians. The high consumption of fruit juice and nectar among the Brazilians and ready to
drink tea among the Portuguese, more than four times a week, indicated the interest of
practitioners of physical activity in fitness centers for beverages that favor health and quality of
life. The criteria for applying the DCS involved age category and how much the individuals
liked and consumed non-alcoholic beverages. Individuals who had nutrition or food-related
diseases were excluded. The participants stated that functional food has properties and specific
functions that promote health benefits. They stated that functional food should be consumed
daily in specific quantities in order to achieve health benefit effects. The consumer expectation
of non-alcoholic functional beverage consists of a juice with a blend of citrus fruits, fruit energy
drink, fruit isotonic with soy and RTD fruit tea. The characteristic fruit flavor, citric, acid,
Abstract
iv
refreshing, sweet, with little sugar; characteristic fruit aroma, natural and refreshing; liquid
texture; translucent appearance and color characteristic of fruit were the characteristics desired
by the participants. The expectation seemed to be related to fruit juice, natural, with no added
sugar and thickener. Participants also expect the beverages to improve their willingness, energy
and well-being; to be rich in vitamins, minerals and antioxidants and low in calories, sodium and
sugar. All participants expressed interest in beverages that offer health benefits such as assisting
the bowel function, reducing cholesterol, preventing osteoporosis and atherosclerosis. The most
important information on the labels, capable of drawing consumers attention to the beverage
were ingredients, nutritional information, calorie content, sodium, sugar, vitamins, minerals and
additives. The DCS technique was used for the first time to assess consumer expectation of non-
alcoholic functional beverage. This study considerably improves the understanding about the
consumer of non-alcoholic functional beverages in Brazil and Portugal, and provides a useful
tool that can support new market opportunities directed to healthy and natural products that
contribute to the health of consumers and meet their needs.
Keywords: Consumer expectation, Discourse of the Collective Subject, Functional beverage,
Non-alcoholic beverage, Health benefits.
INTRODUÇÃO
Introdução
2
INTRODUÇÃO
O consumo mundial de bebidas não alcoólicas industrializadas apresentou crescimento
de 3,6% entre 2003 e 2009. A produção passou de 1.310 para 1.611 bilhões de litros no período.
Só em 2009 o consumo de bebidas não alcoólicas à base de fruta cresceu 5,3%, seguindo a
tendência de consumo de bebidas que oferecem saúde, conveniência, sabor, inovação e prazer.
As vendas mundiais de bebidas não alcoólicas são de aproximadamente US$ 500 bilhões por
ano e podem chegar a mais de US$ 600 bilhões até 2015 (MARKET RESEARCH, 2014;
CARVALHO, 2010; FERRAREZI; DOS SANTOS; MONTEIRO, 2010; DE MARCHI, 2001).
No Brasil, o mercado de bebidas não alcoólicas também apresentou crescimento nos
últimos anos, indo de 47 para 59 bilhões de litros entre 2005 e 2010. A participação no mercado
nacional foi de 51,6% para 53,2% entre todas as bebidas vendidas no período. Nos últimos cinco
anos o consumo per capita cresceu 3,5%, passando de 168,4 litros em 2005 para 206,7 litros em
2010 (ABIR, 2014). Em Portugal, as bebidas não alcoólicas representaram cerca de 48,0% do
total de bebidas comercializadas no país em 2012, num total de 2.136 milhões de litros. O
consumo per capita foi de 198,2 litros, no mesmo período (PROBEB, 2014b). O segmento de
bebidas não alcoólicas representa cerca de 5% do volume de negócios da indústria agro-
alimentar portuguesa, com faturamento de € 550 milhões em 2009 (PROBEB, 2014a).
O constante crescimento do setor de bebidas não alcoólicas, baseado tanto no aumento
do volume de produção quanto no aumento do consumo per capita, tem despertado o interesse
da indústria de bebidas para a produção de novos tipos de produtos. As indústrias têm buscado
novos nichos de mercado visando aumentar a oferta de novos produtos e sabores, além de
melhorar sua qualidade e popularizar seu consumo. O mercado de bebidas não alcoólicas à base
de frutas está crescendo em todo o mundo devido à preferência dos consumidores por bebidas
saudáveis. Este mercado vive um momento de grande competição, exigindo inovações
constantes, focadas no consumidor (FERRAREZI et al., 2013; DE MARCHI, 2006; DE
Introdução
3
MARCHI, 2001).
O crescimento do mercado mundial de alimentos funcionais reflete a tendência de
consumo de alimentos inovadores que estão associados com a demanda por alimentos saudáveis
que promovem benefícios à saúde. O maior mercado de alimentos funcionais se concentra nos
Estados Unidos, seguido pela Europa e Japão. Juntos, esses países contribuem com mais de
90,0% do total de vendas de alimentos funcionais no mundo. As vendas mundiais de alimentos
funcionais deverão atingir US$ 1,74 trilhões em 2015. Só nos Estados Unidos as vendas foram
estimadas em US$ 38 bilhões no ano de 2011. No Brasil, estes novos produtos responderam por
pelo menos US$ 10 bilhões em 2011. A estimativa é que essa categoria represente 20,0% do
mercado nacional de alimentos e bebidas em 2020 (SLOAN, 2012; VITAFOODS SOUTH
AMERICA, 2014).
O termo alimento funcional surgiu no Japão em meados da década de 80, no intuito de
reduzir os custos com saúde e medicamentos, principalmente em relação à população idosa.
Denominados como FOSHU (Foods for Specific Health Use), os alimentos funcionais foram
definidos no Japão como alimentos compostos por ingredientes funcionais que afetam uma
estrutura ou função do organismo, utilizados para manter ou regular uma condição específica de
saúde (COSTA; ROSA, 2010; AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION - ADA, 2009).
A demanda dos consumidores por produtos funcionais têm aumentado como
consequência da busca por um estilo de vida mais saudável. As principais tendências do
mercado estão voltadas para saúde, bem-estar e nutrição dos consumidores. Em relação às
bebidas funcionais as tendências estão voltadas à redução dos níveis de colesterol, de açúcar, do
risco de doenças cardiovasculares e da pressão arterial, aos compostos bioativos com atividade
antioxidante, à vitamina D e cálcio para prevenção da osteoporose, aos prebióticos e probióticos
para aumento da imunidade e equilíbrio da flora intestinal, ao ômega-3 visando o controle de
inflamações, ao sódio, potássio, fosfato e magnésio para reposição de eletrólitos e aos
aminoácidos para redução da fadiga muscular, etc, além de bebidas voltadas as necessidades de
Introdução
4
populações específicas, como esportistas, idosos, crianças e mulheres (FERRAREZI; PINELLI;
MONTEIRO, 2014; SLOAN, 2012; BLEIEL, 2010; SIRÓ et al., 2008; SIEGRIST; STAMPFLI;
KASTENHOLZ, 2008). O mercado de bebidas funcionais não alcoólicas, em especial à base de
fruta, apresenta grande potencial de crescimento.
A influência da atitude, crença, expectativa e opinião na escolha e na compra do alimento
é particularmente importante na aceitação ou rejeição de alimentos e bebidas. O processo pelo
qual os consumidores aceitam ou rejeitam os alimentos é influenciado por vários aspectos como
marca, preço, embalagem, características sensoriais incluindo cor, aroma, sabor, textura, etc, e
também por aspectos sócio-culturais, biológicos e psicológicos. Esse processo é muito dinâmico
e varia não apenas sob a influência dos indivíduos de um mesmo grupo, mas também entre os
mesmos indivíduos em diferentes contextos e períodos de tempo (FERRAREZI et al., 2013;
IOP; TEIXEIRA; DELIZA, 2006; JAEGER, 2006).
Para investigar atitudes, crenças, expectativas e opiniões dos consumidores de alimentos
e bebidas, têm sido utilizadas pesquisas qualitativas. A pesquisa qualitativa tem caráter
exploratório e gera informações descritivas, capazes de identificar o comportamento do
consumidor (MINAYO, 2010). Essa pesquisa têm como objetivo compreender como e porquê
determinados fatores afetam a decisão de compra e consumo de produtos, incluindo alimentos e
bebidas. A pesquisa qualitativa vem sendo cada vez mais empregada em pesquisas de mercado,
marketing e desenvolvimento de produtos (FERRAREZI; MONTEIRO, 2014; MALHOTRA,
2006; BARRIOS; COSTELL, 2004). A entrevista individual em profundidade (in-depth
interview) e as discussões em grupo (focus group) são as técnicas mais utilizadas em pesquisas
com consumidor de alimentos (FERRAREZI; MONTEIRO, 2014; BARRIOS; COSTELL,
2004). Entretanto, poucos trabalhos têm sido realizados para avaliar a expectativa do
consumidor de bebidas não alcoólicas. Apesar da importância econômica e tecnológica que as
bebidas não alcoólicas, especialmente à base de frutas, representam atualmente, existe pouca
informação na literatura sobre a expectativa do consumidor para tal produto. Os trabalhos têm
Introdução
5
focado no consumo de bebidas não alcoólicas adicionadas de açúcar e suas implicações na saúde
(HEDRICK et al., 2013; HAN; POWELL, 2013; DE KONING et al., 2011).
O discurso do sujeito coletivo (DSC) emprega uma abordagem qualiquantitativa
reunindo opiniões, percepções, preferências, atitudes e decisões dos participantes num discurso.
O DSC permite identificar, interpretar e avaliar opiniões, desejos, crenças, atitudes,
necessidades, motivos e comportamentos de uma população. A pesquisa preserva a natureza
discursiva e qualitativa da opinião do começo ao fim e torna inseparável a dimensão quantitativa
associada à representatividade e generalização dos resultados, representando um avanço na
qualidade de pesquisas de opinião (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2010; LEFÈVRE; LEFÈVRE;
MARQUES, 2009; LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2003). Poucos trabalhos utilizaram a técnica do
DSC como ferramenta para avaliar a expectativa do consumidor de alimentos e bebidas.
O mercado de alimentos e bebidas tem sido estimulado pelas exigências dos
consumidores, que estão cada vez melhor informados sobre a importância de uma alimentação
saudável. Estudar o comportamento do consumidor é fundamental para auxiliar as empresas a
compreenderem as expectativas dos consumidores, criando novas oportunidades de mercado que
atendam às suas necessidades (KANTAR WORLDPANEL, 2013). Conhecer as atitudes,
motivações e expectativas dos consumidores de bebidas não alcoólicas, no Brasil e em Portugal,
enriquece a compreensão do comportamento do consumidor e pode dar suporte à indústria para
o desenvolvimento de produtos.
Este trabalho teve como objetivo avaliar e interpretar a expectativa do consumidor de
bebida funcional não alcoólica no Brasil e em Portugal usando a técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC) e está dividido em quatro Capítulos. O Capítulo 1 reuniu informações sobre as
técnicas qualitativas mais utilizadas para avaliar e compreender a atitude e o comportamento do
consumidor de alimentos e bebidas incluindo a técnica qualiquantitativa denominada Discurso
do Sujeito Coletivo, ainda pouco utilizada em estudos do comportamento do consumidor. O
Capítulo 2 apresenta um estudo cross-cultural para avaliar o hábito de consumo de bebidas não
Introdução
6
alcoólicas de praticantes de atividade física em academias de ginástica no Brasil e em Portugal.
No Capítulo 3 foram estabelecidos os critérios utilizados para aplicar o DSC e avaliar a
percepção de consumidores de bebidas não alcoólicas sobre alimentos funcionais no Brasil e em
Portugal. Finalmente, o Capítulo 4 trata da avaliação e interpretação da expectativa do
consumidor de bebida funcional não alcoólica, utilizando o DSC.
Introdução
7
Referências
ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não alcoólicas.
Consumo de todas as bebidas comerciais 2005-2010. Disponível
em:. Acesso em: 14 mar. 2014.
AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION – ADA. Position of the American Dietetic
Association: Functional Foods. Journal of the American Dietetic Association. v. 109, n.
4, p. 735-746, 2009.
BARRIOS, E.X.; COSTELL, E. Review: Use of methods of research into consumers’ opinions
and attitudes in food research. Food Science and Technology International. v. 10, n. 6,
p. 359-371, 2004.
BLEIEL, J. Functional foods from the perspective of the consumer: How to make it a success?
International Dairy Journal. v. 20, p. 303-306, 2010.
CARVALHO, A. Mercado Global de Bebidas 2010. Tetra Pak. (2010). Disponível em:
. Acesso em: 08 jan.
2011.
COSTA, N.M.B.; ROSA, C.O.B. Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos
fisiológicos. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010. 536p.
DE KONING, L.; MALIK, V.S.; RIMM, E.B.; WILLET, W.C.; HU, F.B. Sugar-sweetened and
artificially sweetened beverage consumption and risk of type 2 diabetes in men. The
American Journal of Clinical Nutrition. v. 93, p. 1321-1327, 2011.
DE MARCHI, R. Bebida de maracujá natural “light” pronta para beber: formulação,
produção e estudo de vida-de-prateleira. 2006. 206 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de
Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
DE MARCHI, R. Desenvolvimento de uma bebida à base de maracujá (Passiflora edulis
Sims. F. flavicarpa Deg.) com propriedades de reposição hidrolítica. 2001. 92 p.
Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade Estadual
Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Araraquara.
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Objetivos
10
OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo avaliar e interpretar a expectativa do consumidor de
bebida funcional não alcoólica no Brasil e em Portugal usando a técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC).
Os objetivos específicos foram:
Reunir informações sobre as técnicas qualitativas mais utilizadas para avaliar e
compreender a atitude e o comportamento do consumidor de alimentos e bebidas, incluindo a
técnica qualiquantitativa denominada Discurso do Sujeito Coletivo, ainda pouco utilizada em
estudos do comportamento do consumidor.
Realizar um estudo cross-cultural para avaliar o hábito de consumo de bebidas não
alcoólicas de praticantes de atividade física no Brasil e em Portugal.
Estabelecer os critérios utilizados para aplicar o DSC e avaliar a percepção de
consumidores de bebidas não alcoólicas sobre alimentos funcionais no Brasil e em Portugal.
Utilizar a técnica do DSC para avaliar e interpretar a expectativa do consumidor de
bebida funcional não alcoólica visando indicar alternativas de bebidas que atendam às
necessidades dos consumidores.
CAPÍTULO 1
A PESQUISA QUALITATIVA NO ESTUDO DO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Artigo de revisão
Capítulo 1
12
A PESQUISA QUALITATIVA NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR
Alessandra Carvalho Ferrarezi1; Camila Pinelli2; Magali Monteiro1
1Departamento de Alimentos e Nutrição, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP.
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, CP. 502, Araraquara, SP, 14801-092. Fone. (16) 3301-6930,
Fax. (16) 3301-6920, e-mail: aleferrarezi@hotmail.com, monteiro@fcfar.unesp.br.
2Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia, UNESP. Rua Humaitá, 1680,
Centro, Araraquara, SP, 14801-903. Fone. (16) 3301-6300, e-mail: cpinelli@foar.unesp.br.
Capítulo 1
13
RESUMO
Técnicas qualitativas têm sido utilizadas para avaliar as necessidades, percepções, preferências,
atitudes e decisões dos consumidores de alimentos e bebidas. As técnicas mais utilizadas são
grupos focais, entrevistas individuais, associações de palavras e listagem livre. A técnica
qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) permite identificar, interpretar e avaliar
opiniões, desejos, crenças, atitudes, necessidades, motivos e comportamentos de uma população.
O DSC preserva a natureza discursiva e qualitativa da opinião e torna inseparável a dimensão
quantitativa associada à representatividade e generalização dos resultados. A literatura
relacionada ao uso do DSC para avaliar o comportamento do consumidor de alimentos e bebidas
é escassa. Poucos trabalhos têm sido publicados sobre o comportamento do consumidor de
alimentos visando o desenvolvimento de produtos, principalmente no Brasil. Levando em
consideração a importância das pesquisas qualitativas em estudos do comportamento do
consumidor e a escassez de trabalhos utilizando a técnica do DSC, torna-se recomendado o seu
uso para avaliar a necessidade, percepção, preferência, atitude e decisão dos consumidores. O
conhecimento do comportamento, da expectativa e da necessidade dos consumidores de
diferentes nichos de mercado e diferentes tipos de alimentos poderá dar suporte à indústria de
alimentos e bebidas.
Palavras-chave: Estudos do comportamento do consumidor, Pesquisa qualitativa, Discurso do
Sujeito Coletivo, Desenvolvimento de produto.
Capítulo 1
14
ABSTRACT
Qualitative research has been performed to investigate attitudes, beliefs, expectations and
opinions of consumers about food and beverages. The in-depth interview, focus group, word
association and free listing are the most used techniques. The Discourse of the Collective
Subject (DCS) quali-quantitative technique allows to identify, interpret and evaluate opinions,
desires, beliefs, attitudes, necessities, motives and behaviors of a population. This technique
preserves the nature of the reasoning and qualitative nature of the opinion from the beginning to
the end, making the quantitative dimension associated with representativeness and
generalization of the results inseparable. The literature regarding the use of DCS to evaluate the
behavior of consumer of food and beverage is scarce. Few studies have used the DCS technique
to evaluate consumer expectation regarding food and beverages, particularly in Brazil. To this
end, considering the importance of qualitative research in studies of consumer behavior and the
scarcity of such studies, the DCS technique was used to evaluate the need, perception,
preference, attitude and decision of consumers. The knowledge of behavior, expectations and
needs of consumers in different market niches and different kinds of food can provide invaluable
support to the food and beverage industry.
Keywords: Studies of consumer behavior, Qualitative research, Discourse of the Collective
Subject, Product development.
Capítulo 1
15
INTRODUÇÃO
Os consumidores estão cada vez mais informados sobre a importância de uma
alimentação saudável e atentos à grande diversificação de alimentos disponíveis no mercado.
Consequentemente, vêm se tornando mais exigentes e buscando alimentos nutritivos, saudáveis,
convenientes e seguros, que atendam suas necessidades e expectativas. A escolha, preferência e
consumo de alimentos são processos complexos influenciados por vários fatores que podem ser
intrínsecos, como cor, aroma, sabor e textura, e extrínsecos ao produto, como marca, preço,
embalagem, etc. Embora a influência das variáveis intrínsecas na escolha e preferência de
alimentos seja bastante estudada, trabalhos têm mostrado que os fatores extrínsecos também
desempenham um papel importante na escolha, preferência e intenção de compra de alimentos e
bebidas (FERRAREZI et al., 2013; IOP; TEIXEIRA; DELIZA, 2006; JAEGER, 2006). Nesse
sentido, o preço, marca, origem e tipo de produto, tamanho e tipo de embalagem, informações
nutricionais, percepção da qualidade, ambiente da alimentação, selos de certificação, métodos de
produção, impacto ambiental, entre outros, têm sido os fatores mais utilizados em pesquisas com
o objetivo de compreender o comportamento do consumidor (FERRAREZI et al., 2013; IOP;
TEIXEIRA; DELIZA, 2006).
Além dos fatores intrínsecos e extrínsecos, a escolha dos alimentos também é
determinada por aspectos sócio-culturais, biológicos e psicológicos. A cultura, crença,
disponibilidade do produto, idade, estado fisiológico, necessidades energéticas e nutricionais, e
atitude com relação ao alimento também são determinantes do comportamento do consumidor, e
ainda, capazes de indicar a personalidade de uma sociedade (FALGUERA; ALIGUER;
FALGUERA, 2012; GBADAMOSI; IWALOYE; BAMBER, 2009). Um grande número de
técnicas tem sido utilizado para investigar atitudes, crenças, expectativas e opiniões dos
consumidores sobre diferentes tipos de alimentos. As técnicas mais utilizadas podem ser
classificadas em qualitativas e quantitativas.
Capítulo 1
16
As pesquisas qualitativas têm como objetivo compreender como e porquê determinados
fatores afetam a decisão de compra e consumo de produtos, incluindo alimentos e bebidas. A
pesquisa qualitativa se aplica ao estudo da história, das soluções, das representações, das
crenças, das percepções e das opiniões. Tem caráter exploratório, utiliza poucos indivíduos e
gera informações descritivas, capazes de identificar o comportamento do consumidor. Essa
pesquisa trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e
atitudes, que correspondem à percepção e compreensão dos processos e dos fenômenos inerentes
à atitude do consumidor, que não podem ser quantificados. É o resultado da interpretação que os
indivíduos fazem a respeito de como vivem, sentem e pensam (MINAYO, 2010). Em pesquisas
de mercado, marketing e desenvolvimento de produtos, as técnicas qualitativas mais utilizadas
são as discussões em grupo (focus group), entrevista individual em profundidade (in-depth
interview), entrevista por telefone, entrevista utilizando técnicas projetivas e observação do
comportamento de compra e consumo (MALHOTRA, 2006; BARRIOS; COSTELL, 2004).
Dentre essas, a entrevista individual em profundidade e as discussões em grupo (ou grupo focal)
são as técnicas mais utilizadas em pesquisas com consumidor de alimentos. As técnicas
projetivas também têm sido utilizadas, mas em menor proporção (BARRIOS; COSTELL, 2004).
A pesquisa quantitativa é capaz de medir objetivamente a percepção, opinião e atitude do
consumidor de alimentos e bebidas. A coleta de dados é geralmente realizada utilizando
questionários com perguntas fechadas (closed questions). As respostas são escolhidas de acordo
com as opções de escalas estruturadas em que o indivíduo escolhe uma ou mais opções.
Posteriormente os dados são submetidos à análise estatística (CORTÉS et al., 2013;
XIANLIANG; HONGYING, 2012; VERBEKE; PÉREZ-CUETO; GRUNERT, 2011;
VERBEKE et al., 2010; MUCCI; HOUGH; ZILIANI, 2004). Um número maior de indivíduos,
compatível com a análise estatística, é utilizado comparativamente à pesquisa qualitativa
(MALHOTRA, 2006; BARRIOS; COSTELL, 2004). Além disso, questionários também são
utilizados para avaliar o hábito de consumo e a frequência alimentar, a análise conjunta de
Capítulo 1
17
fatores (Conjoint Analysis) para avaliar decisão de compra e consumo, e a análise sensorial para
avaliar a aceitação e a preferência (YEN; LEWIS, 2013; FERRAREZI et al., 2013;
TOMASCHUNAS et al., 2013; ARES et al., 2010).
Dependendo do objetivo da pesquisa, o emprego conjunto de técnicas qualitativas e
quantitativas é necessário para melhor compreender e explicar o comportamento do consumidor.
Pesquisas qualitativas geralmente precedem pesquisas quantitativas, uma vez que permitem
definir os aspectos mais importantes do produto para o consumidor, e seus resultados permitem
tornar mais objetiva a pesquisa quantitativa. Não há dúvida sobre a utilidade do emprego
conjunto de técnicas qualitativas e quantitativas, embora o uso independente tenha se tornado
mais e mais frequente nos últimos anos (BLOCK et al., 2013; ROTH-YOUSEY; CHU;
REICKS, 2012; ZOELLNER et al., 2012; HJELMAR, 2011; ARES; DELIZA, 2010;
GUERRERO et al., 2010; VERBEKE et al., 2010; LAMPILA et al., 2009; GBADAMOSI;
IWALOYE; BAMBER, 2009; MAUBACH; HOEK; MCCREANOR, 2009; BARRIOS et al.,
2008).
O objetivo desse trabalho foi reunir informações sobre as técnicas qualitativas mais
utilizadas para avaliar e compreender a atitude e o comportamento do consumidor de alimentos e
bebidas. Nessa revisão serão abordadas as técnicas de grupo focal, entrevista em profundidade,
técnicas projetivas e a técnica qualiquantitativa denominada Discurso do Sujeito Coletivo, ainda
pouco utilizada em estudos do comportamento do consumidor.
Técnicas qualitativas utilizadas em estudos do comportamento do consumidor
Na técnica de grupo focal são realizadas uma série de sessões, com o objetivo de obter
informações sobre percepções dos indivíduos relacionadas a um assunto de interesse. O objetivo
principal é obter uma visão aprofundada ouvindo um grupo de pessoas do mercado-alvo falar
sobre assuntos relacionados ao tema da pesquisa. As sessões são realizadas com um pequeno
Capítulo 1
18
grupo de entrevistados, utilizando perguntas não estruturadas que são conduzidas por um
moderador. Em média, as sessões duram de uma a duas horas. Dependendo das características
da pesquisa, o número de grupos pode variar entre dois e oito, contendo de oito a doze
participantes em cada grupo. Isso depende do objetivo da pesquisa e da necessidade em detectar
diferenças regionais ou diferenças sócio-demográficas, por exemplo. Os indivíduos de cada
grupo devem ser homogêneos quanto às características demográficas e socioeconômicas,
devendo-se evitar interações e conflitos relacionados a assuntos que não interessam ao
pesquisador. As sessões são geralmente realizadas em uma sala especial, com uma área de
observação, microfones e equipamentos de gravações (video ou áudio) para reapresentação,
transcrição e análise subsequente (BARRIOS; COSTELL, 2004). A importância da técnica está
nos resultados inesperados que frequentemente se obtêm de um grupo de discussão livre
(MALHOTRA, 2006).
Os grupos focais vêm se constituindo numa técnica importante de pesquisas em
contextos de diversidade cultural, pois ajudam os pesquisadores a entender quais as expectativas
e necessidades dos entrevistados, a percepção sobre suas experiências e os significados que
atribuem. Isso ajuda a evitar a tendência de impor conceitos e percepções que acabariam por
levar a interpretações etnocêntricas e, portanto, equivocadas (BISOL, 2012). Esta técnica têm
sido utilizada intensivamente na área do marketing para abordar diferentes assuntos, como
entender as percepções, preferências e comportamento do consumidor em relação a uma
categoria de produtos, incluindo alimentos e bebidas, gerar novas idéias para o desenvolvimento
de produtos ou sobre produtos mais antigos, elaborar conceitos e idéias criativas para
propaganda, entre outros (MALHOTRA, 2006; BARRIOS; COSTELL, 2004).
A técnica de grupo focal apresenta inúmeras vantagens como a possibilidade de obter um
maior número de informações, percepções e idéias quando comparada a respostas obtidas
individualmente; o desejo dos entrevistados em expressar suas idéias e expor seus sentimentos à
medida em que o nível geral de entusiasmo sobre o tema aumenta no grupo; as respostas podem
Capítulo 1
19
ser espontâneas e não convencionais já que não se solicita aos entrevistados responderem a
perguntas específicas, entre outras. A técnica também apresenta algumas desvantagens, dentre
elas a dificuldade em moderar os grupos; a natureza não estruturada das respostas, tornando a
codificação, análise e interpretação difíceis; a tendência dos grupos serem confusos; além do
ponto de vista individual dos entrevistados ser influenciado pelo grupo (MALHOTRA, 2006).
Barrios et al. (2008) avaliaram a percepção de consumidores espanhóis sobre alimentos
funcionais e as razões para o consumo de iogurte, um dos alimentos funcionais mais populares,
usando a técnica de grupo focal. Os entrevistados foram selecionados de acordo com a idade,
sexo, nivel de escolaridade e hábito de consumir iogurte pelo menos uma vez por semana. Os
autores conduziram seis grupos focais contendo de nove a dez participantes em cada grupo,
totalizando 59 participantes. Cada sessão durou aproximadamente 90 minutos e as entrevistas
foram gravadas em áudio. Os consumidores jovens (18-30 anos) demonstraram, em geral,
atitude negativa com relação aos alimentos funcionais, embora essa atitude varie de acordo com
o tipo de alimento. Apenas 25% dos entrevistados já tinham ouvido falar no termo alimento
funcional e a maioria definiu alimento funcional como aquele que teve algum nutriente
adicionado para torná-lo mais saudável. Após uma breve explicação por parte do moderador dos
grupos focais sobre alimentos funcionais, os entrevistados passaram a relatar alimentos como
iogurtes adicionados de probióticos e sucos com adição de vitaminas. A compra e o consumo de
iogurte foi mais dependente das qualidades sensoriais e do preço do que das informações
nutricionais presentes no rótulo desses produtos.
Um estudo qualitativo foi realizado para avaliar como a expectativa dos pais influenciava
os filhos no consumo de bebidas não alcoólicas (ROTH-YOUSEY; CHU; REICKS, 2012).
Foram realizados seis grupos focais com pais de crianças com idade entre 10 e 13 anos no
Centro-Oeste de Minnesota, Estados Unidos. Cada grupo focal continha entre seis e dez
participantes, totalizando 49 participantes. As expectativas dos pais quanto ao consumo de
bebidas não alcoólicas pelas crianças foram baseadas em questões relacionadas à saúde e o preço
Capítulo 1
20
da bebida. Os pais demonstraram administrar suas expectativas e estabelecer regras no consumo
de bebidas não alcoólicas em casa, controlando a disponibilidade de bebidas consideradas não
saudáveis, como as bebidas adicionadas de açúcar, e aumentando a disponibilidade de bebidas
saudáveis, como água, leite ou suco de fruta. Os pais relataram que as crianças consumiam
bebidas adicionadas de açúcar, como refrigerante e sucos prontos para beber, quando elas não
eram supervisionadas ou quando o consumo era realizado fora de casa. O estudo forneceu idéias
sobre as expectativas e práticas dos pais para gerenciar o consumo de bebidas pelos filhos. Os
autores sugeriram que as informações sobre o consumo de bebidas não alcoólicas por crianças
sejam utilizadas em estudos longitudinais de intervenção pai-filho abordando questões de saúde,
custos, disponibilidade e acessibilidade de bebidas saudáveis em casa e fora de casa, melhorando
a ingestão de bebidas não alcoólicas pelas crianças.
Outro estudo utilizando a técnica de grupo focal, avaliou as atitudes de consumidores
adultos quanto ao consumo de bebidas adicionadas de açúcar, como refrigerante, isotônico,
energético, suco de fruta e chá pronto para beber, além de água e bebidas artificialmente
adoçadas (ZOELLNER et al., 2012). Oito grupos focais foram conduzidos com 54 adultos
residentes da zona rural no sudoeste de Virginia, Estados Unidos. Foram incluídos na amostra
aqueles que tinham nacionalidade inglesa, com mais de 18 anos de idade e que consumiam mais
de um copo de bebida adicionada de açúcar por dia. Cada grupo focal foi composto por cinco a
nove participantes e teve duração média de 90 minutos. Os principais fatores que influenciaram
o consumo dessas bebidas foram o sabor, disponibilidade, conveniência, hábito de consumo e
preço. Consequências à saúde relacionadas à qualidade das bebidas e da água também foram
relatados como fatores importantes que influenciaram o consumo. Para os consumidores as
bebidas do tipo isotônico, energético, suco de fruta e chá pronto para beber contêm alto teor de
água, de eletrólitos, de antioxidantes, e baixo teor de açúcar, oferecem benefícios à saúde e
saciam a sede. A água foi considerada uma bebida refrescante, que ajuda o metabolismo e
mantém o corpo hidratado. Os consumidores relataram que as bebidas artificialmente adoçadas
Capítulo 1
21
não são benéficas à saúde, pois contêm edulcorantes que podem contribuir para o
desenvolvimento de câncer.
Block et al. (2013) avaliaram o consumo de água e bebidas adicionadas de açúcar, como
suco de fruta, refrigerante e chá pronto para beber de estudantes universitários e se as
intervenções comportamentais poderiam reduzir o consumo de bebidas adicionadas de açúcar. A
pesquisa foi realizada em seis universidades das cidades de Massachusetts e Louisiana, Estados
Unidos. Doze grupos focais foram realizados, sendo dois grupos divididos de acordo com o
sexo, em cada universidade, totalizando 90 participantes. Alguns temas surgiram nas discussões
em grupo, como o sabor da bebida ser fundamental para o consumo, o preço ser importante
porém secundário e o conteúdo nutricional da bebida que teve interesse limitado. O consumo de
suco foi considerado benéfico à saúde e o de água era tido como importante principalmente para
hidratação. Os estudantes expressaram preferir bebidas adicionadas de açúcar. O preço foi
exclusivamente importante para bebidas consideradas de sabor agradável e que custavam menos
de um dólar. Os estudantes relataram que o teor calórico é importante para escolhas alimentares,
mas a maioria não tinha conhecimento do teor de calorias das bebidas. O suco foi considerado
uma bebida que oferece benefícios à saúde em comparação ao refrigerante. Mensagens
educativas de alto impacto à saúde foram consideradas necessárias para reduzir o consumo de
bebidas adicionadas de açúcar.
Gbadamosi, Iwaloye e Bamber (2009), avaliaram o consumo de refrigerente e bebidas de
fruta de estudantes da Nigéria, utilizando abordagem qualitativa, combinando três grupos focais
e 20 entrevistas em profundidade. Cada grupo focal continha 7 participantes, sendo um grupo
composto predominantemente por mulheres, outro por homens e um terceiro combinando ambos
os sexos. As entrevistas em profundidade foram conduzidas com 11 mulheres e 9 homens. Cada
grupo focal durou em média uma hora enquanto as entrevistas em profundidade duraram de 50
minutos a uma hora. Os resultados indicaram que os participantes consumiam principalmente
refrigerantes e bebidas à base de frutas ou vegetais. Os autores identificaram que o consumo das
Capítulo 1
22
bebidas foi influenciado por vários fatores, como a conveniência e disponibilidade para compra,
preço, questões relacionadas à saúde e influência social e cultural. Quanto à conveniência, a
importância da disponibilidade do produto para compra em diferentes locais, além do
supermercado, foi enfatizada pelos estudantes. A questão do preço emergiu na pesquisa em duas
direções, uma delas indicando que os estudantes utilizam o preço para selecionar uma marca no
momento da compra e a outra sobre a necessidade de tomar cuidado com marcas muito baratas,
por não serem “confiáveis”. Segundo os autores, as questões relacionadas à saúde são levadas
em consideração no momento da compra, especialmente para as bebidas que contêm
quantidades significativas de cafeína e açúcar, mostrando a preocupação dos estudantes quanto
ao consumo desses ingredientes. Na questão social e cultural, o consumo das bebidas foi
associado com momentos de diversão, descanso, prazer e união, quando consumidas em grupos.
As entrevistas em profundidade constituem outra técnica de obtenção de dados
qualitativos. São caracterizadas por uma entrevista não estruturada, direta, pessoal, em que um
único respondente é testado por um entrevistador. A duração de cada entrevista pode variar entre
uma a duas horas (MALHOTRA, 2006; BARRIOS; COSTELL, 2004). A entrevista em
profundidade pode revelar análises pessoais mais aprofundadas do que os grupos focais. Essas
entrevistas atribuem as respostas diretamente ao entrevistado, ao contrário dos grupos focais, em
que geralmente é dificil determinar qual dos entrevistados deu uma resposta em particular. Essa
técnica resulta em uma livre troca de informações que pode não ocorrer em grupos focais pois
nestes há uma certa pressão social no sentido de se ajustar à reação do grupo. Devido à longa
duração das entrevistas em profundidade o número de entrevistados é menor (MALHOTRA,
2006).
Entrevistas em profundidade geralmente são utilizadas para aprofundar a opinião do
entrevistado relacionada a assuntos confidenciais, delicados ou embaraçosos, em situações em
que existem imposição de normas sociais e o entrevistado pode ser facilmente influenciado pela
resposta do grupo, na compreensão detalhada de um comportamento, opinião, percepção,
Capítulo 1
23
necessidades e expectativas, em entrevistas com profissionais e com concorrentes que não
desejem revelar informações em um contexto de grupo, etc (MALHOTRA, 2006; BARRIOS;
COSTELL, 2004).
Maubach, Hoek e McCreanor (2009) avaliaram os fatores que influenciavam o
comportamento de compra de alimentos pelos pais nos supermercados, particularmente quanto
ao papel desempenhado pela informação nutricional nos rótulos dos produtos. Os autores
utilizaram a técnica de entrevista em profundidade com 15 pais da Nova Zelândia, que tinham
pelo menos uma criança entre cinco e doze anos de idade. Os resultados mostraram que
enquanto os pais desejavam selecionar alimentos saudáveis para sua família, fatores como preço,
propagandas e a pressão dos filhos, dominavam suas decisões. Os rótulos nutricionais tiveram
pouca influência na escolha dos alimentos, em grande parte porque os rótulos foram citados
como complexos e de difícil entendimento.
Hjelmar (2011) utilizou a técnica da entrevista em profundidade com 16 consumidores
de alimentos orgânicos na Dinamarca, para obter uma visão sobre a compra de produtos
orgânicos e explorar os principais fatores que direcionavam esse processo. Os resultados
indicaram que o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos foi direcionado pela
conveniência e práticas reflexivas. O comportamento de compra conveniente indicou a
necessidade desse produto estar disponível nos supermercados, em embalagens visivilmente
identificadas e com pouca diferença de preço do produto convencional. As práticas reflexivas
foram identificadas quando os consumidores apontaram as considerações de saúde, qualidade
(sabor), ética (saúde do animal) e política (ambiental) como fatores importantes na compra de
produtos orgânicos.
Diferentemente das técnicas de grupo focal e entrevista em profundidade, as técnicas
projetivas procuram disfarçar ou encobrir o propósito da pesquisa. A técnica projetiva é uma
forma não estruturada e indireta de fazer perguntas que incentive os entrevistados a projetarem
suas motivações, crenças, atitudes ou sensações subjacentes sobre o assunto de interesse. Pode-
Capítulo 1
24
se pedir aos entrevistados que interpretem o comportamento de outro indivíduo em vez de
descrever o seu próprio comportamento, por exemplo. Ao interpretarem o comportamento de
outras pessoas, os entrevistados indiretamente projetam para a situação suas próprias
motivações, crenças ou sentimentos. As atitudes dos entrevistados são reveladas analisando-se
suas reações a cenários deliberadamente não estruturados, vagos e ambíguos. Quanto mais
ambígua for a situação, mais os entrevistados projetam suas emoções, necessidades, motivos,
atitudes e valores. Em pesquisas de marketing e estudos com consumidor, as técnicas projetivas
devem constituir um estímulo relativamente ambíguo permitindo que os entrevistados
interpretem de acordo com sua percepção e com suas palavras. A natureza do estímulo deve
oferecer uma direção suficiente para que o entrevistado faça alguma associação com o assunto
de interesse. Os estímulos podem ser, por exemplo, uma lista de palavras ou imagens de
produtos (MALHOTRA, 2006; DONOGHUE, 2000).
A associação de palavras é a técnica projetiva mais conhecida. Apresenta-se aos
entrevistados uma lista de palavras, uma de cada vez, e se pede que respondam a cada uma com
a primeira palavra, ou mais, que lhes vier à mente. As palavras de interesse, chamadas de
palavras de teste, são entremeadas na lista, a qual também contêm algumas palavras neutras,
para disfarçar o propósito da pesquisa. A suposição fundamental dessa técnica é que a
associação permite aos entrevistados revelarem suas sensações interiores sobre o assunto de
interesse (MALHOTRA, 2006).
Outra técnica projetiva é a listagem livre, geralmente utilizada para avaliar percepções e
conceitos sobre um assunto. O procedimento consiste em fazer uma pergunta relacionada ao
objetivo da pesquisa a cada entrevistado, obtendo uma lista com os principais itens que
representem as idéias que surgiram nas respostas. As respostas às entrevistas podem ser
analisadas a partir de um enfoque semiquantitativo que permite avaliar padrões de respostas
(BISOL, 2012).
As técnicas projetivas de associação de palavras ou listagem livre, apresentam uma
Capítulo 1
25
vantagem importante sobre as técnicas de grupo focal e entrevista em profundidade. Essas
técnicas podem provocar respostas que os entrevistados não dariam ou não poderiam dar se
conhecessem o objetivo da pesquisa. Por outro lado, as técnicas projetivas apresentam inúmeras
desvantagens, como exigir entrevistas pessoais com entrevistadores altamente treinados, a
necessidade de intérpretes qualificados para analisar as respostas e por isso tendem a ser
dispendiosas. Há também um sério risco de tendenciosidade na interpretação. Direciona-se o uso
das técnicas projetivas quando a informação desejada não pode ser obtida com precisão por
outras técnicas ou em pesquisas exploratórias para proporcionar entendimento e compreensão
iniciais do assunto (MALHOTRA, 2006).
Ares e Deliza (2010) avaliaram a percepção dos consumidores de sobremesas lácteas
quanto às características de embalagens utilizando a técnica de associação de palavras e listagem
livre. Consumidores de sobremesas lácteas da cidade de Montevideo, Uruguay, com frequência
de consumo de mais de uma vez na semana foram selecionados (n=200). Os aspectos de
embalagens mais relevantes para os consumidores foram o modelo da embalagem e a cor, assim
como o formato do rótulo. A data de validade, a marca e a informação nutricional foram as
informações mais importantes que os consumidores esperavam encontrar nos rótulos de
sobremesas lácteas.
Guerrero et al. (2010) verificaram a percepção de consumidores Europeus com relação
ao conceito tradicional no contexto alimentos em seis países da Europa (Bélgica, França, Itália,
Noruega, Polônia e Espanha), utilizando a associação de palavras. Os consumidores foram
recrutados de acorco com seu envolvimento na decisão de compra de alimentos e preparo dos
alimentos em casa. Aproximadamente 120 indivíduos de cada país participaram da pesquisa,
totalizando 721 participantes. Os entrevistados mostraram ter uma idéia clara na formação da
palavra tradicional. Mais de dez idéias foram mencionadas, como sensorial, saúde, elaboração,
herança, variedade, hábito, origem, simplicidade, ocasiões especiais e marketing. Segundo os
autores os resultados confirmaram a definição do conceito de alimento tradicional obtido num
Capítulo 1
26
estudo prévio com indivíduos dos mesmos seis países utilizando a técnica de grupo focal
(GUERRERO et al., 2009). Em geral, os países do sul da Europa associaram o conceito
tradicional com conceitos mais amplos, como herança, cultura ou história. Os países do norte e
do centro da Europa focaram principalmente em questões relacionadas à conveniência, saúde ou
adequação para o consumo. Segundo os autores, os resultados dessa pesquisa exploratória
qualitativa promoveram idéias para inovação e desenvolvimento de novos produtos tradicionais
no mercado europeu (GUERRERO et al., 2010).
Discurso do Sujeito Coletivo (DSC)
A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) vem sendo desenvolvida desde o final
da década de 1990. Essa técnica emprega uma abordagem qualiquantitativa reunindo opiniões,
percepções, preferências, atitudes e decisões dos participantes num discurso. O DSC permite
identificar, interpretar e avaliar opiniões, desejos, crenças, atitudes, necessidades, motivos e
comportamentos de uma população. São realizadas entrevistas individuais ou em grupo, que são
transcritas e categorizadas posteriormente em um único discurso. A pesquisa preserva a natureza
discursiva e qualitativa da opinião do começo ao fim e torna inseparável a dimensão quantitativa
associada à representatividade e generalização dos resultados, representando um avanço na
qualidade de pesquisas de opinião (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2010).
Os depoimentos compõem a matéria-prima, sob a forma de um ou vários discursos-
síntese escritos na primeira pessoa do singular. Como o pensamento é essencialmente
discursivo, só pode ser realmente atingido a partir das opiniões dos indivíduos de determinada
população. Perguntas abertas permitem que as respostas sejam expressas livremente, o que
viabiliza a geração dos discursos. Cada discurso tem um determinado peso, equivalente à
proporção de indivíduos que aderem a determinada opinião, sobre o total de pesquisados. A
técnica do DSC indica, através do número de indivíduos, quantos depoimentos são necessários
Capítulo 1
27
para descrever cada discurso (LEFÈVRE, LEFÈVRE, 2010; LEFÈVRE; LEFÈVRE;
MARQUES, 2009).
Para a construção dos DSCs são levadas em consideração as figuras metodológicas
propostas por Lefèvre e Lefèvre (2010). As expressões-chave (ECH) são pedaços, trechos ou
transcrições literais do discurso, demarcadas pelo pesquisador e que revelam a essência do
depoimento ou, de forma mais precisa, do conteúdo discursivo dos segmentos em que se divide
o depoimento e que, em geral, correspondem às questões da pesquisa. As ECH são a matéria-
prima do DSC. A idéia central (IC) é um nome ou expressão linguística que revela e descreve,
de forma sintética, precisa e fidedigna, o sentido de cada um dos discursos analisados e de cada
conjunto homogêneo de ECH, que vai dar origem, posteriormente, ao DSC. A IC é uma
descrição do sentido de um depoimento ou de um conjunto de depoimentos. O DSC é o discurso
síntese redigido na primeira pessoa do singular e composto pelas ECH que têm a mesma IC
(LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2010).
A técnica do DSC tem sido utilizada em diversas áreas como a enfermagem, nutrição,
odontologia, psicologia, saúde pública e administração, com intuito de avaliar a percepção e a
opinião dos entrevistados sobre o assunto da pesquisa (SILVA; BENITO, 2013; FERREIRA et
al., 2013; PINHEIRO et al., 2012; MOTA; MELO; PAIXÃO, 2012; BARDAL et al., 2012;
CAVALCANTI et al., 2011; ALMEIDA; PAZ; DA SILVA, 2011; LOPES; XIMENES, 2011;
SILVA et al., 2010; SILVA; SANTOS, 2010; CONTI; BERTOLIN; PERES, 2010; SILVA et
al., 2009; SALVE; SILVA, 2009; ASSÃO et al., 2007; TAVOLARO; OLIVEIRA; LEFÈVRE,
2006; UNFER et al., 2006; LEFÈVRE; CRESTANA; CORNETTA, 2003; TEIXEIRA;
LEFÈVRE, 2001).
A literatura relacionada a trabalhos que utilizam o DSC para avaliar o comportamento do
consumidor de alimentos e bebidas é escassa. Recentemente, Queiroz et al. (2013) avaliaram a
percepção de consumidores de água engarrafada em suas residências em três municipios
brasileiros do estado de Minas Gerais, Itabirito, Ouro Preto e Vespasiano. Os autores
Capítulo 1
28
entrevistaram 10 famílias em cada município, totalizando 30 entrevistas e os resultados foram
analisados utilizando a técnica do DSC. A decisão sobre o consumo de água engarrafada na
residência era predominantemente realizada pelas mulheres. Os entrevistados eram
particularmente preocupados com os riscos à saúde e expressaram preferência para a segurança e
as qualidades sensoriais da água engarrafada, especialmente nos casos onde o abastecimento de
água da torneira não cumpriam plenamente os padrões de qualidade para água. Os entrevistados
em grande parte desconheciam a origem, o tipo de armazenamento, e os impactos sociais e
ambientais da água engarrafada. Os resultados destacaram a importância de esforços na
educação para o consumo de água entre a população em geral e o papel fundamental das
mulheres no cuidado em consumir água potável. Os resultados também apoiaram fortemente a
relevância de garantir o fornecimento de água potável, desde a fonte até o ponto do consumo,
para aumentar a confiança dos consumidores. Queiroz et al. (2012) avaliaram como as notícias
de jornais sobre água engarrafada e água de torneira influenciavam as escolhas dos
consumidores Canadenses. Dois jornais Canadenses de circulação nacional foram analisados
utilizando a técnica do DSC. Os resultados mostraram que a mídia de impressão selecionada
apresentou uma série de reportagens que forneciam ao leitor reflexões sobre a atual situação do
abastecimento de água no Canadá. A informação mais importante era sobre o risco do consumo
de água de torneira. Informações sobre a qualidade da água engarrafada e de torneira foram
consideradas ambíguas.
Pesquisa qualitativa no desenvolvimento de produtos
As etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos realizadas entre a geração
das idéias para um produto e a decisão da empresa em investir no seu desenvolvimento são
designadas em inglês pela expressão fuzzy front end (KHURANA; ROSENTHAL, 1998).
Segundo Van Kleef, Van Trijp e Lunning (2005), incorporar o “voz do consumidor” nas fases
Capítulo 1
29
iniciais do processo de desenvolvimento de produtos é importante para o sucesso no mercado.
Pesquisas com o consumidor são muitas vezes consideradas difíceis nesta fase, pois não sabe-se
o que perguntar aos consumidores neste momento. Um dos argumentos é que se os
consumidores pudessem articular melhor suas preferências alimentares, o desenvolvimento de
produtos seria revolucionado. A realidade é que os consumidores podem ter apenas uma vaga
noção do motivo pelo qual eles gostam ou consomem determinados alimentos. No entanto, as
pesquisas com consumidor ajudam a aumentar as chances de sucesso no mercado. Mesmo que o
consumidor não possa sempre ser capaz de expressar os seus desejos, é importante entender
como eles percebem os produtos, como suas necessidades são moldadas e influenciadas e como
fazem suas escolhas alimentares.
A existência de poucas pesquisas na área do comportamento do consumidor de alimentos
para o desenvolvimento de produtos, principalmente no Brasil, é uma das características que
sugere o uso de técnicas qualitativas. Técnicas quantitativas não produzem a interação entre
pesquisador e pesquisado que favorece o surgimento de novas idéias. A interação leva o
entrevistado a falar de suas expectativas e necessidades. O estudo do comportamento do
consumidor de alimentos parece necessitar de técnicas que possibilitem interações e construções
em torno de um tema tão diverso (CASOTTI, 2002).
De acordo com Falguera, Aliguer e Falguera (2012) as pessoas não consomem apenas
para satisfazer suas necessidades biológicas, mas também para expressar um sentimento e
melhorar o bem-estar psicológico. Preocupações com a saúde e bem-estar físico, com a cultura e
a ética, com o bem-estar do animal ou pontos de vista político e moral das empresas são
exemplos de algumas questões que influenciam o comportamento das pessoas ao escolher seus
alimentos. As pessoas consomem imagens e idéias, bem como o conteúdo nutricional dos
alimentos.
A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) permite entender os fatores capazes de
determinar o comportamento dos consumidores (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2010; LEFÈVRE;
Capítulo 1
30
LEFÈVRE, 2003), contribuindo para a identificação das necessidades, percepções, preferências,
atitudes e decisões dos consumidores no desenvolvimento de produtos.
Ressalta-se que em estudos do comportamento do consumidor de alimentos no âmbito
internacional, como o pesquisador nem sempre está familiarizado com o consumidor do
mercado externo, a pesquisa qualitativa tem importância fundamental. A pesquisa qualitativa
pode ajudar a entender o problema e a estabelecer uma abordagem gerando questões e hipóteses
de pesquisa, modelos e características relevantes que influenciarão nas decisões do marketing,
principalmente no desenvolvimento de produtos. A pesquisa qualitativa também pode, portanto,
revelar diferenças ou similiaridades entre os mercados externos e interno (MALHOTRA, 2006;
STEENKAMP, 2001).
Considerações finais
Levando em consideração a importância das pesquisas qualitativas em estudos do
comportamento do consumidor e a escassez de trabalhos utilizando a técnica do DSC, torna-se
recomendado o seu uso para avaliar a necessidade, percepção, preferência, atitude e decisão dos
consumidores. O conhecimento do comportamento, da expectativa e da necessidade dos
consumidores de diferentes nichos de mercado e diferentes tipos de alimentos poderá dar suporte
à indústria de alimentos e bebidas.
Capítulo 1
31
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CAPÍTULO 2
CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES: A
CROSS-CULTURAL STUDY BETWEEN BRAZIL AND
PORTUGAL
Artigo submetido à revista Journal of Consumer Behaviour, 2014
Capítulo 2
37
CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES: A CROSS-CULTURAL
STUDY BETWEEN BRAZIL AND PORTUGAL
Short title: CONSUMPTION OF NON-ALCOHOLIC BEVERAGES
ALESSANDRA CARVALHO FERRAREZI1, VICTOR VIANA2 and MAGALI MONTEIRO1
1Department of Food Science and Nutrition, School of Pharmaceutical Sciences, São Paulo State
University-UNESP. Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, CP. 502, Araraquara, SP, Brazil, 14801-
092. Fone. 055-16-3301-6930, Fax. 055-16-3301-6920, e-mail: aleferrarezi@hotmail.com,
monteiro@fcfar.unesp.br.
2School of Food Science and Nutrition, University of Porto, FCNAUP. Rua Dr. Roberto Frias.
Porto, Portugal, 4200-465. e-mail: victorviana@fcna.up.pt.
Corresponding author: Magali Monteiro1
Author Biographies
Alessandra C. Ferrarezi, Ms, is a PhD student of Department of Food Science and Nutrition,
School of Pharmaceutical Sciences, São Paulo State University-UNESP. Araraquara, São Paulo,
Brazil.
Victor Viana, PhD, is a professor of School of Food Science and Nutrition, University of Porto,
FCNAUP. Porto, Portugal.
Magali Monteiro, PhD, is a professor of Department of Food Science and Nutrition, School of
Pharmaceutical Sciences, São Paulo State University-UNESP. Araraquara, São Paulo, Brazil.
Capítulo 2
38
ABSTRACT
A cross-cultural study was developed to evaluate the consumption of non-alcoholic beverages of
physical activity practitioners in Brazil and Portugal. The cross-cultural study was performed
using the transversal descriptive direct and exploratory research. Practitioners of physical
activity from two fitness centers in Ribeirão Preto, SP, Brazil (n=127), and two fitness centers in
Porto, Portugal (n=122), participated in the study. Data were collected using a structured
questionnaire. The majority of the participants were 20 to 40 years old, with predominance of
males among Portuguese and females among Brazilians. Mineral water was the most consumed
beverage among Brazilian and Portuguese participants. The high consumption of fruit juice and
nectar by Brazilians and ready to drink tea by Portuguese, more than four times a week,
indicated the interest of practitioners of physical activity for beverages that favor health and
quality of life. The physical activity practitioners did not know the functional food term.
Keywords: Non-alcoholic beverages; Sweetened beverages; Physical activity; Fitness centers;
Functional food.
INTRODUCTION
The world consumption of industrialized non-alcoholic beverages increased 3.6% from 2003 to
2009. Only in 2009 the consumption of ready to drink non-alcoholic fruit-based beverages
increased 5.3%, following the trend of consumption of beverages that offer health, convenience,
flavor, innovation and pleasure (Carvalho, 2010; Ferrarezi et al., 2010). The Brazilian and
Portuguese non-alcoholic beverage market is growing daily, with a production of 59 billion
liters in 2010 and 2.136 million liters in 2012, respectively (Brazilian Association of Soft Drinks
and Non-Alcoholic Beverages Industry, 2014; Portuguese Association of Non-alcoholic
Beverages [PROBEB], 2014a).
The functional food market is also focused on the development of healthy and nutritional
products, which provide well-being. The functional beverages, especially those fruit-based, are a
Capítulo 2
39
good option to improve the functional food market. Nowadays the market is focusing on the
production of beverages that promote the reduction of cholesterol level, increase of antioxidant
capacity and consumption of minerals, vitamins and isoflavones, besides beverages focused on
specific needs of women, elderly, sportsmen, and others. The consumers’ demand for in natura
and functional food has been increased as a consequence to the search for good quality food and
a healthier lifestyle (Sloan, 2012; Bleiel, 2010).
The practice of physical activity alongside a balanced diet is the pathway to a healthier
lifestyle. Both physical activity and diet have been adopted as a health protection factor, for the
improvement of blood pressure, lipid profile, osteoporosis, neurocognitive function, and others
(World Health Organization, 2004).
Population aging and concern for environmental preservation and health impact on
purchase decision, among other factors, contribute to improve the demand of specific and good
quality products (Barbosa et al., 2010). Trends in food consumption are related to the tendency
of individuals on modifying established habits. According to the Brasil Food Trends 2020, the
real challenge of the food industry is to accurately identify reflexes, new consumption habits and
the results of fast changes in society (Barbosa et al., 2010). The culture of a country is one of the
most important characteristics that differenciate consumer behavior (Steenkamp, 2001).
Understanding similarities and differences among countries is fundamental to evaluate the
consumption habit of food and beverages (Barbosa et al., 2010; Orth and De Marchi, 2006; Orth
and De Marchi, 2005; Moskowitz and Krieger, 1998).
The aim of this work was to perform a cross-cultural study between Brazilian and
Portuguese practitioners of physical activity in fitness centers on the habit of consumption of
non-alcoholic beverages.
METHODOLOGY
The cross-cultural study was performed using the transversal descriptive direct and exploratory
Capítulo 2
40
research. Practitioners of physical activity from two fitness centers in Ribeirão Preto, SP, Brazil,
and two fitness centers in Porto, Portugal, participated in the study. The data were collected from
August to September 2011 in Brazil and from April to May 2012 in Portugal. The fitness
centers, which were chosen according to closeness to easy access avenues, had different types of
physical activities, specific space for aerobic exercises, weight lifting and swimming, with no
age or gender restriction. The practitioners of physical activity were approached at the entrance
of the fitness centers, randomly, on weekdays at different times. The questionnaire was applied
in a calm place without disturbing the fitness center’s physical activity.
A convenience non probabilistic sampling with 127 Brazilian and 122 Portuguese
volunteers was used (Malhotra, 2006). Volunteers accepted to participate and signed a free and
clarified consent term, according to the Human Research Ethics Committee from University of
Ribeirão Preto, SP, Brazil, and University of Porto, Portugal (Annex 1 and 2).
Data were collected using a structured questionnaire which addressed socio-demographic
data such as gender, age, educational level, habit of consumption of non-alcoholic beverages,
and knowledge about functional food (Appendix 1). The structured 9-point hedonic scale (9 =
like extremely, 5 = neither like nor dislike, 1 = dis