AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE ABRASIVO DE REVESTIMENTOS SOLDADOS DO TIPO Fe-C-Cr UTILIZADOS NA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA Autor: Rubens Ribeiro Orientador: Prof. Dr. Vicente Afonso Ventrella Ilha Solteira, novembro de 2004 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Dissertação apresentada à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da Universidade Estadual Paulista “ Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Mecânica AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE ABRASIVO DE REVESTIMENTOS SOLDADOS DO TIPO Fe-C-Cr UTILIZADOS NA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA RUBENS RIBEIRO Esta dissertação foi julgada adequada para obtenção do título de MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA na área de concentração de Materiais e Processos de Fabricação e aprovada em sua forma final pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. ______________________________________________ Prof. Dr. Gilberto P. de Mello - Coordenador Unesp – Ilha Solteira COMISSÃO EXAMINADORA: ______________________________________________ Prof. Dr. Vicente Afonso Ventrella - Orientador Unesp – Ilha Solteira ______________________________________________ Prof. Dr. Ricardo Cury Ibraim Escola Politécnica da USP ______________________________________________ Prof. Dr. Hidekasu Matsumoto Unesp – Ilha Solteira “Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Provérbios 2:6 A Deus A minha vozinha Arlinda A minha tia Edna, que tanto tem me apoiado em todos esses anos como uma verdadeira mãe A minha irmã Edilce Aos meus amigos Agradecimentos Ao Prof. Dr. Vicente Afonso Ventrella, pela criteriosa orientação recebida, paciência, dedicação e confiança depositada nestes anos de convivência acadêmica. Ao Prof. Dr. Juno Gallego pelos esclarecimentos quanto às técnicas de fotografar e revelar as microestruturas dos corpos de prova. Aos docentes do curso de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unesp de Ilha Solteira, pelos conhecimentos transmitidos, sem os quais não seria possível a realização desse trabalho, em especial o Prof. Dr. Hidekasu Matsumoto e o Prof. Dr. Ruís Camargo Tokimatsu. Ao Técnico, Sr. Marino Teixeira Caetano e ao estagiário técnico do Laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica, Rodrigo Santos Romeu, pelo incansável apoio na execução de corpos de prova, ensaios, fabricação e preparação dos equipamentos afins. Aos meus amigos e colegas do Laboratório de Soldagem pelo auxílio e inigualável ambiente de trabalho. A todos os amigos, funcionários e demais professores da UNESP, que direta ou indiretamente colaboraram com a execução deste trabalho. Ao Departamento de Engenharia Mecânica, da UNESP pelo inestimável auxílio na análise e resolução de problemas. A Usina Pioneiros, pelo fornecimento de parte do material experimental, fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. A empresa Regigant, na pessoa do Sr. Maurício Ribeiro de Lima, gerente industrial, pelo fornecimento de parte do material do equipamento de desgaste abrasivo. Sumário Índice de Tabelas ..................................................................................... xi Índice de Figuras ...................................................................................... xiii Símbolos e Abreviações ........................................................................... xvi Resumo ................................................................................................ xvii Abstract ................................................................................................ xviii CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO............................................................... 1 1.1 – Objetivo ....................................................................................... 3 CAPÍTULO 2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ............................................5 2.1 – Tipos de Desgaste ........................................................................ 5 2.1.1 – Definição e Classificações ..................................................... 5 2.1.2 - Mecanismos de Desgaste por Abrasão .................................... 10 2.1.3 - Ensaios de Desgaste Abrasivo ................................................ 13 I) Ensaio de Abrasão por Goivagem ........................................... 14 II) Ensaio de Abrasão e Impacto ................................................ 15 III) Ensaio de Abrasão a Alta Tensão ......................................... 16 IV) Ensaio de Abrasão a Baixa Tensão ...................................... 17 IV-1) Ensaio de Abrasão em condições molhadas e secas ....... 18 IV-2) Ensaio de Abrasão à Baixa Tensão com equipamento ASTM G 65-91, com roda de borracha e areia sêca ...... 21 2.1.4 - Fatores que afetam o Desgaste ................................................ 28 I) Dureza do abrasivo ................................................................ 28 II) Tamanho do abrasivo ........................................................... 30 viii III) Geometria das partículas abrasivas ...................................... 30 IV) Fatores Externos ................................................................. 31 2.2 - Soldagem de Revestimento ........................................................... 31 2.2.1 - Tipos de Ligas de Revestimento .............................................. 33 2.2.2 - Seleção de uma Liga de Revestimento ..................................... 33 Ligas à base de ferro .............................................................. 34 Ligas não ferrosas.................................................................. 35 Ligas à base de carbonetos de vanádio e tungstênio ................. 35 2.3 – Soldagem por Eletrodo Revestido.................................................. 36 2.4 – Microestrutura e Resistência ao Desgaste ...................................... 40 CAPÍTULO 3 - MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E MÉTODOS .............. 43 3.1 – Materiais ..................................................................................... 43 3.1.1 – Metal de base ........................................................................ 43 3.1.2 – Metal de adição ..................................................................... 44 3.2 – Equipamentos .............................................................................. 45 3.2.1 – Fonte de Energia ................................................................... 45 3.2.2 – Equipamento para Ensaio de Desgaste ................................... 45 3.2.3 – Sistema de Peneiramento de Areia ......................................... 46 3.2.4 – Corte, Usinagem e Pesagem das Amostras ............................. 47 3.2.5 – Análise de Dureza Metalográfica ........................................... 47 3.3 – Métodos ...................................................................................... 48 3.3.1 – Planejamento Experimental ................................................... 48 3.3.2 – Realização dos Experimentos ................................................ 49 3.3.2.1 – Soldagem dos Revestimentos .......................................... 49 3.3.2.2 – Ensaio de Desgaste Abrasivo a Baixa Tensão .................. 50 3.3 2.3 – Ensaio de Dureza ............................................................ 52 3.3.2.4 – Análise Metalográfica e da Diluição ................................ 53 ix CAPÍTULO 4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................... 55 4.1 – Resultados Obtidos ...................................................................... 55 4.2 – Resistência ao Desgaste ............................................................... 55 4.2.1 – Depósitos com uma camada ................................................... 56 4.2.2 – Depósitos com duas camadas ................................................. 58 4.3 – Dureza ......................................................................................... 61 4.4 – Diluição ...................................................................................... 69 4.4.1 – Efeito da Corrente de Soldagem na Diluição .......................... 71 4.4.2 – Efeito da Diluição na Resistência ao Desgaste ....................... 72 4.5 – Geometria do Cordão de Solda, Trincas Superficiais e Taxa de Deposição ................................................................................... 73 4.5.1 – Geometria do Cordão de Solda .............................................. 73 4.5.2 – Trincas Superficiais ............................................................... 76 4.5.3 – Taxa de Deposição ................................................................ 79 4.6 – Análise Microestrutural ................................................................ 80 4.6.1 – Microestrutura para os corpos de prova com depósito em uma camada ................................................................................. 81 4.6.2 – Microestrutura para os corpos de prova com depósito em duas camadas ................................................................................ 89 4.6.3 – Microdureza .......................................................................... 95 4.6.3.1 – Análise da Microdureza para amostras com uma camada de revestimento .............................................................. 96 4.6.3.2 – Análise da Microdureza para amostras com duas camadas de revestimento .............................................................. 97 x CAPÍTULO 5 – CONCLUSÕES .............................................................. 99 5.1 – Sugestões para futuros trabalhos ................................................... 100 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................... 101 xi Índice de Tabelas Tabela 2.1 Parâmetros de Ensaio por roda de borracha e areia seca 23 Tabela 2.2 Tamanhos dos abrasivos recomendados pela norma ASTM G65-94 ................................................................... 24 Tabela 2.3 Dureza do aço ferramenta após ensaio de desgaste abrasivo ............................................................................ 27 Tabela 2.4 Dureza do abrasivo e de fases ......................................... 29 Tabela 2.5 Materiais da alma do eletrodo ........................................... 37 Tabela 2.6 Elementos adicionados ao revestimento .......................... 39 Tabela 3.1 Composição química do metal de base ............................ 43 Tabela 3.2 Propriedades mecânicas nominais do metal de base ...... 43 Tabela 3.3 Composição química e dureza do metal de adição .......... 44 Tabela 3.4 Parâmetros de Soldagem para uma e duas camadas ...... 49 Tabela 4.1 Perda de Volume (mm3) em função da corrente de soldagem (A) para depósitos com uma camada .............. 57 Tabela 4.2 Perda de Volume (mm3) em função da corrente de soldagem (A) para depósitos com duas camadas ............ 59 Tabela 4.3 Ensaios de dureza Vickers e Rockwell C para corpos de prova com 1 camada de revestimento .............................. 62 Tabela 4.4 Ensaios de dureza Vickers e Rockwell C para corpos de prova com 2 camadas de revestimento ............................ 63 Tabela 4.5 Perda de Volume (mm3) em função da dureza (HV) e da corrente de soldagem (A) para uma camada ................... 66 Tabela 4.6 Perda de Volume (mm3) em função da dureza (HV) e da corrente de soldagem (A) para duas camadas ................. 66 Tabela 4.7 Resultados obtidos de diluição para depósitos com uma camada ............................................................................. 70 Tabela 4.8 Resultados obtidos de diluição para depósitos com duas camadas ........................................................................... 71 Tabela 4.9 Geometria dos cordões de solda para uma camada ........ 74 xii Tabela 4.10 Geometria dos cordões de solda para duas camadas ..... 74 Tabela 4.11 Valores de taxa de deposição obtidos para revestimento de uma camada ................................................................ 79 Tabela 4.12 Valores de taxa de deposição obtidos para revestimento de duas camadas ............................................................. 80 Tabela 4.13 Valores de microdurezas Vickers das amostras revestidas com uma camada ............................................ 95 Tabela 4.14 Valores de microdurezas Vickers das amostras revestidas com duas camadas ......................................... 96 xiii índice de Figuras Figura 2.1 Representação esquemática de abrasão por goivagem .. 7 Figura 2.2 Representação esquemática de abrasão a alta tensão ... 8 Figura 2.3 Representação esquemática de abrasão a baixa tensão . 9 Figura 2.4 Conjunto de facas e martelos desfibradores .................... 10 Figura 2.5 Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por sulcamento ................................................... 11 Figura 2.6 Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por microcorte .................................................... 12 Figura 2.7 Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por microtrincamento ou lascamento ................. 12 Figura 2.8 Representação esquemática do processo de desgaste abrasivo............................................................................. 13 Figura 2.9 Representação esquemática de um britador de mandíbulas para ensaio a abrasão por goivagem ............ 14 Figura 2.10 Equipamento de ensaio de desgaste por impacto e abrasão ............................................................................. 16 Figura 2.11 Representação esquemática de uma máquina de ensaio de pino sobre disco ........................................................... 17 Figura 2.12 Equipamento de ensaio de desgaste por abrasão em ambiente sêco ou molhado ............................................... 19 Figura 2.13 Esquema simplificado dos equipamentos para ensaio de desgaste abrasivo a baixa tensão .................................... 21 Figura 2.14 Perda de volume dos materiais ensaiados em função da carga aplicada com velocidade fixada em 4m/s ............... 26 Figura 2.15 Perda de volume dos materiais ensaiados para diferentes velocidades com carga fixada em 100 N ......... 27 Figura 2.16 Velocidade de desgaste relativo em função da razão entre dureza do abrasivo e dureza do metal .................... 28 xiv Figura 2.17 Influência da geometria da partícula abrasiva no desgaste ........................................................................... 30 Figura 2.18 Facas desfibradoras desgastadas e recuperadas ............ 32 Figura 2.19 Processo de revestimento por soldagem .......................... 40 Figura 3.1 Equipamento de roda de borracha e areia seca para os ensaios abrasivos.............................................................. 45 Figura 3.2 Detalhe da amostra, roda de borracha e fluxo de areia durante ensaio................................................................... 46 Figura 3.3 Sistema de peneiras, empregado na conferência da granulação da areia........................................................... 47 Figura 3.4 Esquema representativo da deposição dos cordões de revestimento...................................................................... 50 Figura 3.5 Inversor de freqüência....................................................... 51 Figura 3.6 Esquema representativo das medidas de dureza.............. 53 Figura 4.1 Valores de perda de volume médio para uma e duas camadas em função da corrente de soldagem ................. 56 Figura 4.2 Perda de volume (mm3) em função da corrente de soldagem (A) ..................................................................... 58 Figura 4.3 Perda de volume (mm3) em função da corrente de soldagem (A) para depósitos com duas camadas ............ 60 Figura 4.4 Perda de volume (mm3) em função da corrente de soldagem (A) para depósitos com uma e duas camadas . 61 Figura 4.5 Relação dureza do revestimento (HV) e a corrente de soldagem (A) para depósitos com uma camada .............. 64 Figura 4.6 Relação dureza do revestimento (HV) e a corrente de soldagem (A) para depósitos com duas camadas ............ 64 Figura 4.7 Relação entre dureza do revestimento e a corrente de soldagem para depósitos com uma e duas camadas ....... 65 Figura 4.8 Perda de volume (mm3) em função da dureza (HV) para depósitos com uma camada ............................................. 67 Figura 4.9 Perda de volume (mm3) em função da dureza (HV) para depósitos com duas camadas .......................................... 68 xv Figura 4.10 Relação entre dureza do revestimento e a perda de volume (mm3) para depósitos com uma e duas camadas 68 Figura 4.11 Relação entre corrente de soldagem e diluição ................ 72 Figura 4.12 Relação entre perda de volume e diluição para uma e duas camadas de revestimento ........................................ 72 Figura 4.13 Amostra 180A soldada com 100 Amperes com depósito de uma camada ................................................................ 75 Figura 4.14 Amostra 100D soldada com 100 Amperes com depósito de duas camadas .............................................................. 75 Figura 4.15 Amostra 180A revestida com uma camada com corrente de soldagem de 180 Amperes após desgaste .................. 76 Figura 4.16 Amostra 180D revestida com duas camadas com corrente de soldagem de 180 Amperes após desgaste ... 76 Figura 4.17 Amostra 160D com trincas no revestimento envolvendo a primeira e a segunda camada .......................................... 77 Figura 4.18 Diagrama de Equilíbrio de Fases do sistema Fe-C-Cr ..... 81 Figura 4.19 Microestrutura do metal depositado da amostra 100A ..... 83 Figura 4.20 Microestrutura do metal depositado da amostra 120A ..... 84 Figura 4.21 Microestrutura do metal depositado da amostra 140A ..... 85 Figura 4.22 Microestrutura do metal depositado da amostra 160A ..... 86 Figura 4.23 Microestrutura do metal depositado da amostra 180A ..... 87 Figura 4.24 Microestrutura representativa da amostra 100A com aumento de 600 X ............................................................. 88 Figura 4.25 Microestrutura do metal depositado da amostra 100D ..... 90 Figura 4.26 Microestrutura do metal depositado da amostra 120D ..... 81 Figura 4.27 Microestrutura do metal depositado da amostra 140D ..... 92 Figura 4.28 Microestrutura do metal depositado da amostra 160D ..... 93 Figura 4.29 Microestrutura do metal depositado da amostra 180D ..... 94 xvi Símbolos e Abreviações Símbolo Descrição AWS American Welding Society ASTM American Society for Testing Materials AFS American Foundry Society GMAW Gás Metal Arc Welding SAER Soldagem a Arco Elétrico por Eletrodo Revestido MIG Soldagem a Arco Elétrico com Proteção de Gás Inerte MAG Soldagem a Arco Elétrico com Proteção de Gás Ativo API American Petroleum Institute ZAT Zona Afetada Termicamente HV Dureza Vickers HRc Dureza Rockwell C Ha Dureza do Abrasivo Hm Dureza do Metal xvii Resumo O presente trabalho utiliza o processo de soldagem por eletrodo revestido, para a aplicação de revestimentos metálicos que aumentam a resistência ao desgaste de peças submetidas a abrasão, utilizados na indústria sucroalcooleira. Como metal de revestimento foi utilizado eletrodo do tipo Fe-Cr-C, e como metal de base um aço estrutural ASTM A-36. Realizou-se um estudo sobre a influência dos parâmetros de soldagem, principalmente a corrente de soldagem, nas características da dureza, diluição, geometria do cordão e microestrutura, visando maximizar a resistência ao desgaste por abrasão à baixa tensão obtida pelo ensaio de roda de borracha definido pela norma ASTM G-65-91. Para a otimização das condições de soldagem foi utilizado um planejamento experimental, proporcionando uma ampla faixa de depósitos com características diferentes e conseqüente variação na resistência ao desgaste. Dos resultados obtidos ficou evidenciada a influência dos parâmetros de soldagem na resistência a abrasão à baixa tensão, assim como uma certa correlação entre dureza e resistência ao desgaste. A diluição mostrou-se influente na formação da microestrutura do revestimento, sendo que aqueles que apresentaram uma maior quantidade de carbonetos primários demonstraram melhor resistência ao desgaste do que os revestimentos com carbonetos secundários. xviii Abstract The application of shielded metal arc welding process for hardfacing aiming the enhance of wear resistance, applied in sugar and alcohol industries, is presented in this work. The consumable was Fe-Cr-C, and the base plate is a structural steel ASTM A-36. The influence of the welding process variables such as: current, voltage and travel speed were evaluated and related to its influence on the characteristics of the hardness dilution, bead dimension and microstructure of hardfacing. The aim was to maximize the low stress abrasion resistance obtained by the standard test ASTM G-65-91. To optimize the welding conditions, an experimental design was applied to obtain a wide range of weld deposits with different characteristics and wear resistances. There was evidence of the influence of the welding process variables in the abrasion resistance and some relation between the hardness and wear resistance. The dilution influenced the microstructure of the hardfacing for all weld deposits; those with higher primary carbides contents had performance better than those with secondary carbides under low stress abrasion test conditions. Capítulo 1 Introdução O desgaste de partes ou peças de equipamentos é um fenômeno que ocorre em todos os campos da indústria, e com o qual a mesma convive há muito tempo. A reposição de componentes sujeitos ao desgaste era um remédio aceitável, em um passado remoto (Rebello et al, 1987). Ainda hoje, um dos problemas que mais aflige engenheiros e técnicos nas indústrias é o prolongamento da vida útil desses componentes de máquinas e equipamentos por apresentar um custo muito elevado para as empresas. As áreas de manutenção das indústrias tem lutado contra o desgaste, visando aumentar o tempo entre paradas de manutenção ou reduzir as trocas de componentes. A possibilidade de reconstruir esses componentes ou prepará-los para suportar melhor as condições de trabalho em aplicações que exijam grandes solicitações ou fenômenos complexos de desgaste, é constantemente estudada e novas técnicas propostas, sempre no sentido de aumentar a vida útil e reduzir tempos e custos. Uma das técnicas mais empregadas é a aplicação de revestimentos anti-desgaste, podendo esta ser feita por soldagem ou metalização entre outros processos disponíveis, com excelentes resultados e permitindo, em muitos casos, alcançar tempos de vida superiores ao de peças novas (Monteiro & Cunha, 1993). A soldagem de revestimento é um processo no qual uma liga é depositada na superfície de um metal de base, ou para colocá-la nas dimensões originais ou para obter alguma propriedade desejada tal como, resistência ao desgaste, impacto, corrosão, etc. A soldagem de revestimento é, portanto, um processo de fabricação alternativo onde se consegue conciliar propriedades diferentes, e muitas vezes opostas entre si, no núcleo e na superfície do material, tornando-se possível, por exemplo, obter um componente com características estruturais dúcteis no seu núcleo e alta resistência à abrasão na superfície (Costa & Payão, 1994). Capítulo 1 - Introdução2 No campo das soldas de manutenção, podemos classificá-las em soldas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva. No caso de solda de manutenção corretiva, o serviço é realizado após a peça ter sido retirada de trabalho pelo excessivo desgaste que sofreu. Já na soldagem de manutenção preventiva, aplica-se um revestimento na peça nova, melhorando a região que sofrerá desgaste, cujas características quanto aos desgastes são superiores às do metal base. Finalmente, nas soldas de manutenção preditivas, não se espera que a peça saia do trabalho após o desgaste total, mas durante o trabalho, faz-se um revestimento por solda, evitando deste modo a parada do equipamento. Nas Usinas Sucro Alcooleiras, a soldagem de revestimento anti-desgaste é aplicada em componentes como rolo de moenda, eixo de moenda, facas e martelos desfibradores, exaustores, roletes, bagaceiras, entre outros. Já nas indústrias mineradoras, o principal fator de desgaste é abrasão combinado com choque e/ou pressão. Neste segmento industrial os serviços de soldagem são executados em peças de grandes dimensões e envolvendo significativas quantidades de material de soldagem. As principais aplicações são nos seguintes equipamentos: moinho de minério de ferro, caçambas, escavadeiras, caminhões fora de estrada, carregadeiras sobre rodas e esteiras, britadores, entre outros (Monteiro & Cunha, 1993). A soldagem de revestimento tem assumido uma importância cada vez maior, por realizar reconstituições de peças avariadas e deposições de camadas protetoras com baixo custo operacional, e por propiciar a redução do tempo de parada não programada. Logo apresenta-se como uma solução prática e viável, devido às grandes vantagens e flexibilidade desta técnica, (Brandim et al, 2003). Capítulo 1 - Introdução 3 1 - OBJETIVO O presente estudo, procurou verificar os vários tipos de desgastes abrasivos que ocorrem, dando uma ênfase maior ao desgaste abrasivo a baixa tensão, caso que mais frequentemente ocorre nas indústrias sucroalcooleiras, alvo da presente pesquisa. Além disso procurou-se também estudar as várias ligas de revestimentos usadas no processo de soldagem. O principal objetivo desse trabalho é o estudo do processo de soldagem em soldas de revestimento duro do tipo Fe-C-Cr depositado pelo processo de soldagem por eletrodo revestido, no sentido de melhorar a resistência ao desgaste por abrasão à baixa tensão, onde foi avaliado a influência da corrente de soldagem nas características da morfologia do cordão de solda tais como: a geometria, a diluição, a microestrutura e a dureza desse cordão, visando maximizar a sua resistência ao desgaste abrasivo à baixa tensão. Capítulo 2 Revisão Bibliográfica Na revisão bibliográfica foram tratados inicialmente os vários aspectos relacionados com os tipos de desgaste tais como: definição e classificações, mecanismos de desgaste por abrasão, ensaio de desgaste abrasivo, fatores que afetam o desgaste abrasivo e as ligas de revestimento usadas no processo de soldagem. Posteriormente foi avaliado o processo de soldagem por eletrodo revestido (SAER), para revestimento metálico e sua influência na microestrutura e resistência ao desgaste em soldagem de revestimento. 2.1 – TIPOS DE DESGASTE 2.1.1 - Definição e Classificações • O fenômeno do desgaste é de maneira geral, o deslocamento de material causado pela presença de partículas duras que estão entre ou embutidas em uma ou ambas superfícies em movimento relativo, (Dias & Gomes, 2003). • Nos metais, esse processo pode ocorrer pelo contato com outros metais, sólidos não metálicos, líquidos em movimento, ou ainda partículas sólidas ou partículas de líquido transportadas em um fluxo gasoso, (Ramalho, 1997). Pode ser definido como: “dano a uma superfície sólida envolvendo uma perda progressiva de material devido à movimentação relativa entre a superfície e um ou vários tipos de materiais”. Segundo Brandi, desta definição podemos tirar três idéias importantes: Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica6 • Dano a uma superfície – o desgaste é um fenômeno tipicamente superficial. • Movimentação relativa – é importante para ajudar e identificar os tipos de desgaste e os fatores que podem acelerá-lo. • Tipo de material – ajuda na identificação do tipo de desgaste e na maior ou menor severidade de um tipo de desgaste para materiais diferentes. O desgaste pode ocorrer na forma de perda de material ou dano superficial. O grande número de termos usados para descrever os tipos de desgaste dificultam a discussão de seus problemas. Diversos autores propuseram diferentes tipos de desgaste em função dos mecanismos de desgaste encontrados, dentre eles, cita-se os desgastes por: abrasão, adesão, corrosão, fadiga superficial, impacto, erosão, cavitação e atrito. Já a norma DIN 50320, classifica os mecanismos de desgaste em quatro principais que são: adesão, reação triboquímica, fadiga superficial e abrasão. Desgaste por adesão ou fricção: é um dos tipos de desgaste encontrados em situações de engenharia que mais prevalece, sendo o mecanismo identificado em mais de 15% dos desgastes industriais. Esse desgaste é geralmente identificado pelo cisalhamento superficial ou destacamento de material com o resultado do movimento relativo entre as duas superfícies, as quais se desgastam pela ação dos fragmentos soltos, (Ramalho, 1997). Desgaste por reação triboquímica: é a remoção de material ou degradação de propriedades mecânicas de um metal, devida à ação química ou eletroquímica de meios agressivos, ou devido à remoção de material por meios mecânicos facilitada pela reação química. Pode ser dividida em: corrosão em meio aquoso, oxidação, corrosão em meios orgânicos e corrosão em metais líquidos. Desgaste por fadiga superficial: ocorre em componentes submetidos a carregamentos cíclicos, onde normalmente não há grandes perdas de material da superfície. Está proximamente relacionado ao fenômeno geral da fadiga e similarmente sujeito a um período de incubação antes do aparecimento dos danos. O desgaste ocorre principalmente pela remoção do material da superfície por ação mecânica. Entretanto, em muitos casos, a ação química sobre a superfície pode afetar o processo do desgaste mecânico. Quando em temperatura ambiente, denomina-se fadiga de contato e, acima de 100 graus Celsius, fadiga térmica . Desgaste por abrasão: é o fenômeno que ocorre quando partículas duras deslizam ou são forçadas contra uma superfície metálica em relação à qual estão em movimento, provocando por deslocamento ou amassamento a remoção do material, (Ramalho, 1997). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 7 De todos os diferentes tipos de desgaste, o desgaste abrasivo é o que ocorre em mais de 50% dos casos, sendo considerado como o mais severo e o mais comumente encontrado na indústria, (Kassim, 2000). Em relação ao tipo de abrasão, há vários mecanismos de desgaste por abrasão descritos na literatura, entre eles, abrasão por goivagem, abrasão a alta tensão (moagem) e abrasão a baixa tensão (riscamento), sendo este último, objeto desse estudo. Abrasão por Goivagem: É o desgaste que ocorre quando partículas abrasivas grosseiras e de grandes dimensões, principalmente dotadas de regiões pontiagudas cortantes com dureza maior do que a parte metálica que está sendo desgastada são impactadas com pressões mais ou menos violentas e repetitivas contra o componente, causando o corte da superfície desgastada pelo abrasivo produzindo grandes sulcos e ranhuras visíveis a olho nu. Este tipo de abrasão é verificado em dentes de caçambas que trabalham em lugares onde há areia, rocha ou argila ou em esteiras transportadoras de minério bruto quando há transferência do material por queda. Ver figura 2.1. Figura 2.1 - Representação esquemática de abrasão por goivagem. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica8 Abrasão à Alta Tensão:- É o desagaste que ocorre entre partículas abrasivas e metal, ocasionando o esmagamento do abrasivo ou não. A prensagem da partícula contra o metal, pode ser exercida por pressões fortes ou médias, provocando o surgimento de pequenos fragmentos. As partículas abrasivas podem ser de dimensões médias ou pequenas. A moagem provocada por partículas médias, exerce a sua ação abrasiva superficial, arrancando fragmentos do metal, enquanto partículas pequenas provocará o desgaste superficial pelo deslocamento de pequenos fragmentos do metal. Este tipo de desgaste pode ser verificado nos seguintes equipamentos: Caçamba de escavação ou carga, lâminas niveladoras, arados, raspadores, cilindros de laminadores e rolos puxadores de linhas de laminação, etc.. No caso de abrasão a alta tensão, a literatura diz que o fator determinante para se obter resistência a esse tipo de abrasão, consiste em se obter uma microestrutura com presença de carbetos (partículas duras) em uma matriz dútil. Neste caso a partícula dura resistirá a ação de abrasão a alta pressão, protegendo a ação de desgaste da matriz dútil e mole. São ainda fatores determinantes o tipo, formato e distribuição dos carbetos no metal de solda, (Rebello et al., 1987). Ver figura 2.2. Figura 2.2 - Representação esquemática de abrasão à alta tensão. Abrasão a Baixa Tensão: resulta do deslizamento de partículas livres sobre a superfície do componente. As tensões envolvidas são geralmente baixas, não excedendo a resistência de trituramento do abrasivo. O material é removido da superfície a baixos ângulos de ataque por microusinagem. Desta forma, os abrasivos com arestas vivas produzem desgastes mais severos e a dureza da superfície minimiza a penetração e reduz a velocidade do desgaste. Tipicamente, a abrasão a baixa tensão ocorre na superfície dos componentes de equipamentos que, direta ou indiretamente, manuseiam terras, areias, minérios ou carvão, tais Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 9 como, máquinas agrícolas, equipamento de escavação, transporte, manuseio de minérios, além dos equipamentos das Usinas Sucroalcooleiras como, facas e martelos desfribadores, exaustores, roletes, bagaceiras entre outros. Quanto a abrasão a baixa tensão, alguns trabalhos dizem que geralmente há um acréscimo na resistência a abrasão com o aumento da dureza do revestimento. Já outros dizem que a resistência a abrasão a baixa tensão aumenta à medida que se obtém carbonetos mais grosseiros precipitados na matriz As explanações acima mostram que o papel da microestrutura é muito importante no comportamento do material submetido a abrasão – seja por goivagem, a alta tensão ou a baixa tensão – e principalmente quanto aos produtos da decomposição da austenita enriquecida em carbono, ou seja, os carbonetos e partículas de segunda fase, e da forma como estes se apresentam na microestrutura. Portanto, nota-se que à medida que se aumenta a quantidade das partículas duras, bem como o seu tamanho, há um melhor comportamento da resistência ao desgaste por abrasão a baixa tensão. Estes resultados estão de acordo com os obtidos por Silene, que sugere que o mecanismo responsável pela resistência a abrasão é devido a presença de grandes carbonetos na estrutura. Em relação à dureza, deve –se evitar relacionar esta propriedade diretamente com a resistência a abrasão, pois sabe-se que os ensaios de dureza convencionais são ensaios quasi- estáticos, e não se relacionam muito bem à dureza sob condições onde a superfície metálica é atingida por partículas abrasivas em velocidades relativamente elevadas, (Rebello et al., 1987). Ver figura 2.3. Figura 2.3 - Representação esquemática de abrasão à baixa tensão. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica10 As figuras 2.4-a e 2.4-b, mostram fotos de peças (martelos e facas desfibradoras), da Indústria Sucroalcooleira, que foram submetidas a abrasão à baixa tensão. Fig. 2.4-a – Conj. de facas desfibradoras. Fig. 2.4-b – Conj. de martelos desfibradores. 2.1.2 - Mecanismos de Desgaste por Abrasão O mecanismo básico de desgaste por abrasão foi proposto por Khrushchov e Babichev citados por Wainer et al. Segundo os mesmos, existem dois processos agindo quando o abrasivo entra em contato com a superfície: o primeiro seria a formação de um sulco devido à deformação plástica, porém sem remoção de material, o segundo, a remoção do material da superfície na forma de pequenos cavacos. Estudos posteriores mostraram que aproximadamente 40% do material é removido por cavacos e o restante por deformação plástica (cisalhamento) (Hernandez, 1997) Segundo Noble os principais mecanismos para o desgaste por abrasão são: Para metais dúteis: -usinagem, onde as partículas abrasivas removem cavacos da superfície do material (um processo muito similar à conformação). -sulcagem que promove deformação plástica localizada e encruamento, isto porque, o sulcamento contínuo introduz efeito de fadiga, facilitando o arrancamento do material. Para metais mais duros (frágeis): -lascamento é o mecanismo dominante, ele ocorre quando trincas sub-superficiais laterais e verticais se interceptam. A descamação remove discretamente grandes lascas da superfície do metal (Noble, 1984). ____ 30 mm___ 50 mm a b Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 11 Segundo Gregolin (1990) existem diferentes micromecanismos de desgaste abrasivo que tem sido observados e identificados da seguinte maneira. *mecanismos dúteis:- sulcamento e microcorte. *mecanismos frágeis:- microtrincamento ou lascamento. O sulcamento resulta da ação de partículas abrasivas deformando plasticamente a superfície de um material (ou fase) dúctil, formando um sulco em seu trajeto. O material acumulado à frente da partícula escoa para as duas bordas laterais do sulco e não há propriamente perda de massa durante essa formação do sulco. Entretanto, a interação de diversas partículas abrasivas com a superfície provoca um resultado global de remoção de material. Ver figura 2.5. DEFORMAÇÃO PLÁSTICA Figura 2.5 - Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por sulcamento – (Gregolin, 1990). O microcorte consiste na formação de pequenos cavacos, quando as tensões de cisalhamento impostas pelo deslocamento da partícula abrasiva sobre a superfície são suficientemente elevadas para a ruptura do material dúctil. Ver figura 2.6 . Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica12 CAVACO Figura 2.6 - Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por microcorte (Gregolin, 1990). O microtrincamento ou lascamento é um processo de fragmentação da superfície frágil, pela formação e crescimento de trincas, devida à ação da partícula abrasiva. Ver figura 2.7. FRAGMENTOS Figura 2.7 - Esquema ilustrativo do micromecanismo de desgaste abrasivo por microtrincamento ou lascamento (Gregolin, 1990). O fenômeno interfacial envolvido é complexo e os vários mecanismos de desgaste podem ocorrer de forma combinada, somando-se a dependência de diferentes fatores que podem favorecer maior ou menor severidade no desgaste, (Gregolin, 1990). Segundo Hernandez (1997) e Fujimura et al (1998) propõem o processo de desgaste abrasivo conforme se segue. As partículas abrasivas impactam a superfície do revestimento, atuando preferencialmente sobre a matriz metálica devido ao seu poder abrasivo, provocando Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 13 desgaste da mesma. A matriz desgastada deixa sem proteção os carbonetos primários de cromo, o qual reduz a resistência às tensões externas de impacto das partículas abrasivas resultando no trincamento dos carbonetos, fraturando-os e eliminando-os do revestimento. O processo é repetitivo, e provoca o desgaste acelerado do revestimento. Ver figura 2.8. FORÇA Matriz Carbonetos Primários do Cromo Carbonetos de Cromo no Eutético Fluxo de Partículas Abrasivas Abrasivo Quebrado FORÇA Antes da Abrasão Abrasão Preferencial da Matriz Fratura dos Carbonetos por Impacto e Risco Aceleração da Abrasão da Matriz Trincas de Impacto Carbonetos Quebrados FORÇA Figura 2.8 - Representação esquemática do processo de desgaste abrasivo (Fujimura et al, 1988) 2.1.3 - Ensaios de Desgaste Abrasivo Existe uma grande dificuldade na comparação dos resultados experimentais obtidos em trabalhos de pesquisa de resistência ao desgaste, devido à variação dos métodos de ensaio e difícil controle de certos fatores do ensaio. Considerando-se especificamente o desgaste Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica14 abrasivo, a complexidade do fenômeno ainda não viabilizou a determinação de um único ensaio universal. Muitos ensaios foram idealizados e desenvolvidos para a simulação das condições de desgaste semelhantes ou superiores àquelas atuantes nas três formas de abrasão (goivagem, alta tensão e baixa tensão). Muitos destes são normalizados e tem rígidos procedimentos para a sua execução, (Noble, 1984). I) Ensaio de Abrasão por Goivagem É a forma de desgaste mais difícil de se avaliar. O equipamento mais utilizado para simular este tipo de abrasão é o britador de mandíbulas. Esforços estão sendo feitos para normalizar este ensaio usando-se uma das mandíbulas como padrão e comparando-se com a perda de peso da outra mandíbula a ser ensaiada, (Noble, 1984). Ver figura 2.9 . INTRODUÇÃO AO ABRASIVO Mandíbula Estacionária Mandíbula Oscilatória Figura 2.9 - Representação esquemática de um britador de mandíbulas para ensaio de abrasão por goivagem (Noble, 1984). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 15 II) Ensaio de Abrasão e Impacto O desgaste por Goivagem se apresenta sob condições de abrasão e impacto, isso sugere a citação de um outro tipo de equipamento desenvolvido para realizar ensaios de impacto e abrasão. Esse equipamento utilizado para esse tipo de pesquisa é apresentado por Kennedy & Hashmi,1996. O corpo de prova é fixado junto à mesa de trabalho, que é posicionada a uma base, presa a quatro pilares através de guias deslizantes. Para ensaios de impacto a mesa move-se verticalmente nos portes de guia, através de cames. Forçando o corpo de prova contra o dispositivo abrasivo, que está preso acima do corpo de prova.Para ensaios de abrasão, ocorre movimentos no plano horizontal, onde o dispositivo abrasivo é movimentado horizontalmente sobre a amostra por meio de um ajustador excêntrico. Ambos, tanto a abrasão quanto as condições de impacto são dirigidas pelo mesmo motor. O desenvolvimento de um equipamento que combinava os efeitos de impacto e abrasão foi pesquisado para que pudesse ensaiar diversos tipos de materiais. O ensaio foi desenvolvido, ensaiando amostras de alumínio e aço moderado, comparando as amostras de ambos. O dispositivo abrasivo foi produzido de carboneto de tungstênio com raio de 2mm. O aparato foi projetado para permitir impacto a qualquer ponto ao longo da pista abrasada. Os resultados mostraram os efeitos de impacto e abrasão com diferentes velocidades além de comparar os efeitos de abrasão e impacto em separados durante o mesmo ensaio. A habilidade de combinar ensaios de desgaste ao mesmo tempo nas mesmas amostras e com o mesmo tipo de ensaio, representa uma melhoria nas normas de ensaios de desgaste, disponíveis atualmente, (Kennedy & Hashmi, 1996). Ver figura 2.10. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica16 MOTOR CARGA NORMAL GUIA LINEAR AGULHA AMOSTRA CAMES SEGUIDORES DE CAME MOLASPRATO BASE EXCÊNTRICO PERCURSO DE CAME Figura 2.10 - Equipamento de ensaio de desgaste por impacto e abrasão (Kennedy & Hashmi, 1996). III) Ensaio de Abrasão a Alta Tensão O equipamento mais utilizado é o de pino sobre disco, onde um pino produzido da liga a ser ensaiada risca uma roda abrasiva. A carga aplicada ao pino determina o grau de abrasão a altas tensões. Abrasivos livres podem ser adicionados ao sistema, ou podem ser gerados durante o ensaio, causando abrasão a três corpos. Novamente, um material de referência é utilizado para avalizar a taxa de abrasão a altas tensões, (Noble, 1984). Ver figura 2.11. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 17 Disco Revestido de Tecido ou Papel com Abrasivo Disco Giratório Carga Durante o Teste o Corpo de Prova Risca o Disco em Movimento Figura 2.11 - Representação esquemática de uma máquina de ensaio de pino sobre disco (Noble, 1984). IV) Ensaio de abrasão a Baixa Tensão Calcula-se que 50% de todos os problemas de desgaste ocorridos nas indústrias são devido à abrasão, e por isso muitos laboratórios procuraram pesquisar e estudar o fenômeno do desgaste abrasivo para uma grande gama de materiais. O desgaste por abrasão à baixa tensão é o tipo de desgaste que mais ocorre nos equipamentos e peças industriais (Kassim, 2000). As Usinas Sucroalcooleiras sofrem pesadas perdas devido a este tipo de desgaste (Monteiro & Cunha, 1993), fato este que motivou sua escolha para o desenvolvimento do presente trabalho. Freqüentemente, mecanismos de ensaio de desgaste são projetados para simular uma aplicação específica, e por isso um número grande de métodos foram desenvolvidos. A configuração mais comum usada para abrasão a três corpos (corpo de prova, roda giratória e partículas abrasivas), tem seus princípios baseados na ASTM – norma G 65 (ensaio de abrasão por roda de borracha e areia sêca), pela norma G 105 (ensaio de abrasão por roda de borracha e areia molhada) e pela norma B 611 (ensaio de abrasão por roda de aço e areia molhada, especificamente para carbonetos cementados). Todos os tipos de ensaios abrasivos Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica18 foram derivados da máquina de ensaio abrasivo de Brinell, que usou um disco giratório de ferro fundido e um fluxo de areia seca para desgastar os corpos de prova. Haworth comentou que a taxa de abrasão do aparato de Brinell, mudou com o tempo, devido ao tamanho crescente da área de contato entre a roda e o corpo de prova. Para melhorar esse problema Haworth, substituiu a roda de borracha para a roda de ferro. É do trabalho de Brinell e Haworth que todos os ensaios de abrasão fixados pela ASTM são derivados, (Wirojanupatump & Shipway, 2000). IV-1) Ensaio de abrasão de aço moderado em condições molhadas e secas com equipamento de abrasão com roda de borracha e roda de aço. Este ensaio foi verificado com um aparato de roda giratória de borracha ou de aço, tendo como material abrasivo, grãos de alumina angulares, e grãos de sílica arredondados em ambientes secos ou em condições molhadas, conforme figura 2.12. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 19 Reservatório de Abrasivo Válvula de Água Misturador Acionamento/Motor Peso Contra Peso Corpo de Prova Suporte do C.P Figura 2.12 – Equipamento de desgaste por abrasão em ambientes secos ou em condições molhadas - (Wirojanupatump & Shipway, 2000). Com relação as comparações dos resultados obtidos por abrasão por roda de borracha e por roda de aço, poucos trabalhos foram desenvolvidos. Chen e Hutchings, observaram que um aço moderado, desgastou 2,5 vezes mais rapidamente em abrasão seca com sílica sub angular (areia) quando uma roda de aço foi empregada, que quando uma roda de borracha foi empregada, isto porque a roda de borracha, produz uma abrasão suave, onde as partículas abrasivas geralmente permanecem intactas durante todo o processo, enquanto que no aparato por roda de aço, as partículas são prensadas, resultando em abrasão severa (alta tensão), onde as partículas abrasivas tendem a fraturarem-se durante o processo. Com relação aos resultados obtidos nos ensaios pela norma G 65 (roda de borracha e areia seca) e os resultados obtidos nos ensaios pela norma B 611 (roda de aço e areia Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica20 molhada), alguns pesquisadores, como Ness e Zibbell, compararam os resultados, porém ainda há várias contradições com relação aos resultados que devem ser examinadas, por haver um número grande de diferenças entre os dois tipos de ensaios, (Wirojanupatump & Shipway, 2000). Wirojanupatump & Shipway observaram que, ao submeterem corpos de prova de aço acalmado a ensaios de desgaste abrasivo, a taxa de desgaste verificada foi uma função do tipo de abrasivo, tamanho e tipo do ensaio. Em condições secas a taxa de desgaste com partículas abrasivas angulares de alumina é semelhante tanto para a roda de borracha, quanto para a roda de aço. Porém, a taxa de desgaste com o abrasivo de sílica é muito maior com roda de aço do que com roda de borracha, nas mesmas condições, pois a sílica arredondada é esmagada, adquirindo a forma angular, resultando no aumento da abrasividade. Observou-se ainda, que a sílica de tamanho pequeno esmagou-se menos que a sílica de tamanho grande, resultando em menor taxa de desgaste. Os tamanhos maiores de sílica, esmagou-se facilmente na roda de aço, resultando em taxas de desgaste até maiores que as observadas com a alumina, devido a alta angularidade e baixa tendência ao engastamento durante o esmagamento. Mecanismos e taxas de abrasão alteram-se significantemente em meio aquoso. Em todos os casos observados, partículas pequenas produziram baixas taxas de desgaste em água, devido à lubrificação eficiente entre a partícula e o corpo de prova e a redução das partículas fragmentadas. Com o abrasivo de alumina angular, a taxa de abrasão aumentou significativamente com as partículas maiores, pois a lubrificação, nesse caso, se tornou ineficiente, tanto com roda de borracha, quanto com roda de aço, além disso, a água impediu que partículas de abrasivo da alumina ficassem engastadas no corpo de prova (como aconteceu no ensaio a seco com a roda de aço), resultando conseqüentemente no aumento da taxa de desgaste. Com o abrasivo de sílica, a água se tornou um efetivo lubrificante para todos os tamanhos de partículas no ensaio por roda de borracha, desde que as partículas tivessem uma morfologia arredondada que era mais facilmente lubrificada. Com a roda de aço, a água resultou numa significante redução da fragmentação da sílica e conseqüentemente numa significante redução da taxa de desgaste em relação ao ambiente seco. Em resumo, foi observado que: • partículas angulares são mais abrasivas que partículas arredondadas. • partículas de sílica esmagada são abrasivos mais agressivos. • a roda de aço na condição seca produz partículas fragmentadas e, no caso da alumina, os fragmentos do abrasivo, ficam engastados na superfície do corpo de prova. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 21 • partículas pequenas e/ou arredondadas podem ser bem lubrificadas com água, e isto resulta em baixa taxa de desgaste e baixo nível de fragmentação, tanto com roda de aço, como com roda de borracha. • ambiente aquoso reduz a tendência do engastamento de partículas abrasivas no corpo de prova, e pode resultar em efetiva lubrificação promovendo o deslizamento de partículas (comportamento de dois corpos) em lugar de partículas rolando (comportamento de três corpos). Também reduziu o grau de fragmentação de partículas abrasivas em todos os casos, implicando que as tensões nas partículas também foram reduzidas, (Wirojanupatump & Shipway, 2000). IV-2) Ensaio de Abrasão a Baixa Tensão com equipamento ASTM G 65-91, com roda de borracha e areia sêca. A figura 2.13, apresenta o esquema simplificado de um equipamento de ensaio de abrasão a baixa tensão por roda de borracha e areia sêca. Reservatório de Areia Bico de Areia Suporte de Corpo de Prova Eixo do Motor Disco de Aço Anel de Borracha Proteção Braço de Alavanca Suporte do Peso Figura 2.13 – Esquema simplificado do equipamento para ensaio de desgaste abrasivo a baixa tensão, recomendado pela ASTM G 65-91 – (ASTM, 1991) Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica22 O princípio de funcionamento deste equipamento, consiste em esmerilhar um corpo de prova padronizado com areia de tamanho de grão e composição controladas. O abrasivo é introduzido entre o corpo de prova e um anel de borracha de dureza especificada, provocando riscamento. Neste ensaio o corpo de prova é pressionado contra a roda de borracha que está girando, por meio de um braço de alavanca com peso especificado, enquanto que o fluxo de areia esmerilhando a superfície do corpo de prova é controlado a uma vazão de 300 a 400 g/min. Os corpos de provas são pesados antes e após o ensaio e a perda de massa é determinada. Para possibilitar a comparação entre vários metais, torna-se necessário converter a perda de massa para perda de volume em milímetros cúbicos, devido à grande diferença nas densidades dos materiais. A severidade do desgaste abrasivo em qualquer sistema irá depender do tamanho da partícula abrasiva, forma, dureza, a magnitude da tensões impostas pela partícula e a frequência de contato. Neste método de ensaio em roda de borracha, estas condições são padronizadas para desenvolver um condição uniforme de desgaste referida como desgaste por riscamento. Desde que o método não tenta reproduzir todas as condições dos processos (tamanho do abrasivo, formato, pressão, impacto, ou elementos corrosivos), o mesmo não deverá ser usado para prever a exata resistência ao desgaste de um dado material num meio específico. Os dados da perda de volume obtida do material ensaiado, cujo comportamento é desconhecido num meio abrasivo específico, deve portanto ser comparado à dados de ensaios obtidos de um material de comportamento conhecido no mesmo ambiente. Enquanto a perda de massa pode ser usada internamente em ensaios de laboratórios para comparar materiais de densidade equivalente, é essencial que aqueles que fazem uso deste ensaio registrem seus resultados uniformemente como perda de volume em publicações ou artigos, para que não haja confusão causadas pelas variações de densidades, (ASTM, 1991). Com o uso da roda de borracha, o diâmetro da mesma diminui, e a quantidade de abrasão por riscamento desenvolvida numa dada prática irá, conseqüentemente, ser reduzida. A perda de volume atual produzida por esta roda será levemente menor, e o valor da perda de volume deve ser corrigido. Assim sendo, deve-se calcular a perda de volume corrigida pela seguinte equação, (ASTM, 1991): r c D PV PV 6,228× = Onde: PVc = Perda de Volume Corrigido PV = Perda de Volume do Corpo de Prova Dr = Diâmetro da Roda após uso (mm) Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 23 IV-2.1) Procedimentos recomendados pela norma ASTM G65-94 Existem 5 procedimentos recomendados para especificar o grau de resistência ao desgaste do material ensaiado, conforme mostra a tabela 2.1. Tabela – 2.1 - Parâmetros de Ensaio por roda de borracha e areia seca (sílica A50-70) (ASTM, 1991). Procedimento Carga (N) Revolução (ciclos) Abrasão linear (m) A 130 6000 4309 B 130 2000 1436 C 130 100 71,8 D 45 6000 4309 E 130 1000 718 Procedimento “A” – É um ensaio relativamente severo, que lista materiais de baixa a extrema resistência abrasiva. Este ensaio é particularmente útil para materiais que variam de média a extrema resistência abrasiva. Procedimento “B” – É uma pequena variação do procedimento “A”. Deve ser usado, quando a perda de volume desenvolvida pelo procedimento A, exceder a 100 mm3, é indicado para materiais de média e baixa resistência abrasiva. Procedimento “C” – É uma pequena variação do procedimento “A”, e deve ser usado em camadas finas. Procedimento “D” – É utilizado em materiais de baixa resistência abrasiva, pois a força atuante sobre o corpo de prova é bem menor (45 N). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica24 Procedimento “E” – Uma pequena variação do procedimento “B”, recomendado para materiais com média ou baixa resistência abrasiva. IV-2.2) Abrasivo recomendado pela norma ASTM G 65-94 A tabela 2.2, mostra os tamanhos dos abrasivos de sílica (areia sêca) recomendados. Tabela 2.2 – Tamanhos dos abrasivos recomendados pela norma ASTM G 65-94 (ASTM,1991). Tamanho da Peneira Abertura 40 425 µm 50 300 µm 70 212 µm 100 150 µm Alguns Ensaios utilizando o equipamento estabelecido pela norma G 65 (roda de borracha e areia seca) Ensaio – I Verificação da taxa de desgaste abrasivo do aço acalmado, abrasado por sílica seca de tamanho entre 125-150 µm e vazão de 70 g/min, em função da carga aplicada, (Wirojanupatump, 2000). Condições: -Corpos de provas de aço acalmado nas dimensões de 70x20x7 mm, -Carga: variando de 0 a 80 N. -Distância de desgaste percorrida: 0 a 1200 m. -Tipo de abrasivo: sílica 50/70 (recomendado pela ASTM). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 25 Para as condições estabelecidas, verificou-se nesse ensaio, que a perda de massa sofrida pela amostra, foi uma função direta da distância percorrida pela roda de borracha, ou seja, a roda de borracha percorreu uma distância de 0 a 1100 m e a amostra sofreu um desgaste que variou entre 0 a 400 mg. Verificou-se ainda com relação a taxa de desgaste sofrida pela amostra, que o resultado apresentado, também obedeceu uma razão direta entre a taxa de desgaste e a carga aplicada, ou seja, a carga variou entre 0 a 75 N, e a taxa de desgaste variou entre 0 a 0,37 mg/m. Para este tipo de material e nas condições estabelecidas, a taxa de desgaste obedece a forma simplificada da equação de Archard, porém pode não se aplicar para outros materiais, como por exemplo o aço ferramenta, ou quando a carga aplicada for alta. Equação de Archard: Q = k.W Onde: Q = taxa de desgaste k = coeficiente de desgaste W = carga aplicada Ensaio – II Um estudo desenvolvido por Ma et al. (2000) apresenta os dados experimentais, e faz comparações das perdas de volume de três tipos de materiais desgastados, a saber: Liga Be- Cu (97,9% Cu – 1,9% Be – 0,2% Co), Aço Inox "17-4 PH stainless steel" (16% Cr – 4,1% Ni – 3,4% Cu – 0,25% Nb) e Aço Ferramenta "D2 tool steel" (12% Cr – 1% Mo – 1% V – 1,5%C), todos, sob as mesmas condições de desgaste. Condições: -Equipamento recomendado pela ASTM – G 65 para desgaste por abrasão por roda de borracha e areia seca. -Corpos de provas nas dimensões de 70x20x7 mm, com os seguintes valores de dureza: Liga Be-Cu - (HRC 43.2), Aço Inox "17-4 PH stinless steel" - (HRC 46.5) e Aço Ferramenta "D2 tool steel" - (HRC 54.7). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica26 -Carga: variando de 25 a 150 N. -Velocidade de rotação do disco: variando de 1 a 5 m/s. -Tipo de abrasivo: sílica 50/70 (recomendado pela ASTM) A figura 2.14, apresenta a perda de volume desses materiais em relação à carga aplicada, com velocidade da roda fixada em 4 m/s. Figura 2.14 - Perda de volume dos materiais ensaiados em função da carga aplicada com velocidade fixada em 4 m/s – (X. Ma et al. - 2000). Esse resultado demonstrou que houve baixas perdas de material quando submetidos a baixas cargas, isto porque com baixas cargas, a tensão é bastante pequena. Observamos ainda que no caso do Be-Cu (Cu) e do 17-4 PH stainless steel (SS), à medida que foi aumentando a carga, foi aumentando também a perda de volume, enquanto que para o D2 tool steel, a partir de aproximadamente uma carga de 50 N, a perda de volume foi decrescendo, (Ma et al., 2000) A velocidade de deslizamento é um outro parâmetro que pode influenciar na perda de volume do material. Foram analisadas a perda de volume desses materiais em cinco velocidades diferentes (o erro dos resultados girou em torno de 5%), conforme mostra a figura 2.15. 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 0,35 0,4 0 50 100 150 200 Carga Aplicada (N) P er d a d e V o lu m e (m m 3 ) Aço Ferramenta Aço Inox Cobre Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 27 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 0,35 0 2 4 6 Velocidade (m/s) P er d a d e V o lu m e (m m 3 ) Aço Ferramenta Aço Inox Cobre Figura 2.15 - Perda de volume dos materiais ensaiados para diferentes velocidades para carga fixada em 100 N – (X. Ma et al. - 2000). Nessa análise, foi demonstrado que a Liga Be-Cu e o Aço Inox "17-4 PH stainless steel", não sofreram variação de perda de volume à medida que se aumentava as velocidades, porém o Aço Ferramenta "D2 tool steel", apresentou uma variação de perda de volume para menos à medida que se ia aumentando a velocidade de deslizamento. Este estudo, mostra que ensaios realizados pelo mecanismo de roda de borracha e areia seca, para avaliar a resistência ao desgaste de materiais diferentes, podem apresentar informações incorretas ou imprecisas, se o ensaio for desenvolvido com parâmetros fixos de carga e velocidade (Ma et al., 2000). A tabela 2.3, apresenta a dureza do aço ferramenta "D2 steel tool", em diferentes condições de desgaste. Tabela 2.3 – Dureza do aço ferramenta “D2 steel tool” após ensaio de desgaste, sob diferentes condições - (Ma et al., 2000). Carga = 25 N, V = 4m/s - 54,65 HRC (antes do ensaio) - 54,75 HRC (após o ensaio) Carga = 150 N, V = 4m/s - 54,65 HRC (antes do ensaio) - 55,80 HRC (após o ensaio) V = 1m/s, Carga = 100 N - 54,65 HRC (antes do ensaio) - 54,70 HRC (após o ensaio) V = 5m/s, Carga = 100 N - 54,65 HRC (antes do ensaio) - 55,70 HRC (após o ensaio) Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica28 Foi verificado também neste estudo, que as partículas abrasivas de sílica, usadas no ensaio de abrasão do Aço Ferramenta "D2 steel tool", com cargas que variaram entre 25 a 150N, e velocidades que variaram de 1m/s a 5m/s, não apresentaram mudanças significativas na forma e tamanho, porém, com uma carga elevada de 150 N, o abrasivo sofreu uma forte deformação. 2.1.4 - Fatores que afetam o desgaste Os principais fatores que afetam o desgaste abrasivo são as características do abrasivo (dureza, tamanho e geometria) e fatores externos que atuam sobre a superfície do componente durante o ensaio (velocidade de deslizamento e força de compressão entre abrasivo e superfície). I) Dureza do abrasivo O desgaste de um sistema depende do coeficiente de dureza, definido como a razão entre a dureza da superfície desgastada e a dureza da partícula. A figura 2.16 abaixo, mostra a relação entre dureza do abrasivo e a dureza do metal (Ha/Hm), indicando três comportamentos distintos com relação à velocidade de desgaste. Para Ha/Hm entre 0.7 a 1.1, o desgaste é pequeno; para Ha/Hm entre 1.3 a 1.7 o desgaste é elevado, havendo indício de que independe da dureza do abrasivo. Na faixa intermediária há uma região de transição, com o desgaste aumentando com a relação Ha/Hm, (Wainer et al., 1992). Figura 2.16 – Velocidade de desgaste relativo em função da razão entre dureza do abrasivo e dureza do metal - (Wainer et al., 1992). 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 1,4 1,6 Ha/Hm V el o ci d ad e d e d es g as te Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 29 Na literatura especializada há boa convergência na afirmação de que o desgaste por abrasão a baixas tensões é proporcional à dureza da superfície sujeita a solicitação, embora também dependa do tamanho e concentração de volume das fases duras como carbonetos, fosfetos e outras. A tabela 2.4 apresenta os valores de dureza do abrasivo e das diferentes fases em aços e ferros fundidos. No caso de abrasão a altas tensões, as fases frágeis são desejáveis, desde que ocorram em matrizes dúteis, mesmo que a dureza seja prejudicada, pois o componente deve suportar forças de compressão. Tabela 2.4 – Dureza do abrasivo e de fases (Eyre,1978) Minerais Dureza (Hv) Fases Dureza (Hv) Gesso 36 Ferrita 70-200 Calcita 140 Perlita, pura 250-320 Fluorita 190 Perlita, ligada 300-460 Aparita 540 Austenita, 12% Mn 170-230 Vidro 500 Austenita, baixa liga 250-350 Feldspato 600-750 Austenita, Fé alto Cr 300-600 Sílex 950 Martensita 500-1010 Quartzo 900-1280 Cementita 840-1100 Granada 1350 Carbonetos de Cr (Fe,Cr)7C3 1200-1600 Carvão 32 Carbonetos de Mo 1500 Cal 110 Carbonetos de W 2400 Coque 200 Carbonetos de V 2800 Minério de Ferro 470 Carbonetos de Ti 3200 Sinter 770 Carbonetos de Bo 3700 Corindu 1800 Carbonetos de Nb 2400 Diamante 10000 Carbonetos de Fe 1100 Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica30 II) Tamanho do abrasivo Não existe boa relação entre o desgaste abrasivo e o tamanho da partícula abrasiva. O que se observa em geral é que o volume de material removido cresce com o tamanho da partícula. Hernandez, observa que Nathan e Jones, citados por Wainer et all, mostraram que para uma série de materiais metálicos o volume removido no desgaste aumenta linearmente com o tamanho da partícula abrasiva, sendo que esta variação é bastante acentuada até um tamanho crítico da partícula e a partir dele a variação é menos sensível (Wainer et al., 1992). III) Geometria das partículas abrasivas Os minerais mais duros apresentam faces mais agudas (cortantes), ao passo que os minerais dúteis (moles), apresentam formas mais arredondadas. Sabe-se que as partículas que apresentam arestas cortantes causam desgastes mais acentuados que as partículas arredondadas. Quanto mais agudas forem as arestas das partículas abrasivas, maior será a sua ação abrasiva, e quando aliada ao impacto, ou fortes pressões, estas partículas podem penetrar na superfície mais profundamente e, dependendo do ângulo de ataque pode causar a formação de cavaco (Hernandez, 1997). Ver figura 2.17. ß < ß 0 ß = ß 0 ß > ß 0 ß < ß 0 ß = ß 0 ß > ß 0 Partículas de Mesmo Formato Partículas de Formatos Diferentes Figura 2.17 - Influência da geometria da partícula abrasiva no desgaste abrasivo (Hernandez, 1997). Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 31 IV) Fatores Externos IV.1) Velocidade de deslizamento De acordo com Hernandez, Nathan e Jones citados por Wainer et all verificaram que o volume de material removido por abrasão aumenta ligeiramente com a velocidade de deslizamento até 2.5 m/s. Este fato foi atribuído ao aquecimento da superfície provocada pelo atrito das partículas abrasivas, o que provoca uma diminuição das propriedades mecânicas do material. IV.2) Força de compressão entre abrasivo e superfície A perda de material por abrasão é diretamente proporcional ao esforço de compressão entre o abrasivo e a superfície metálica. Isso é válido até um certo valor crítico de força, que é determinada pela deformação excessiva da superfície metálica, ou então pela instabilidade das partículas abrasivas que passam a fraturar. 2.2 – SOLDAGEM DE REVESTIMENTO A soldagem de revestimento ou de recobrimento consiste na deposição de um consumível de soldagem com características em geral mais nobres ao metal de base, visando aplicações específicas com maiores durezas, resistência ao desgaste e/ou à corrosão, as quais o metal base não teria uma performance tão boa quanto ao material do recobrimento, porém, revestimentos com maiores níveis de dureza implicam em menores níveis de ductilidade, podendo ocorrer trincas, (Trevisan & Brantis, 1993). A taxa de deposição e diluição são os fatores que mais afetam as propriedades do revestimento. Estes fatores são dependentes das variáveis do processo que controlam o potencial de soldagem, isto é, tensão, corrente elétrica, velocidade de soldagem, etc. Para alta produtividade, é importante que se tenha uma alta taxa de depósito com baixa diluição e penetração uniforme. A deposição do consumível pode ser executada em passes simples ou múltiplos, aplicando-se a tarugos, barras, tubulações, chapas e perfis, dentre outras formas de metal base. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica32 Neste sentido, alguns parâmetros devem ser especialmente controlados, além daqueles normalmente monitorados como tensão, corrente elétrica, velocidade de soldagem, etc... O problema crítico é conciliar as altas tensões do material para amplas faixas de temperaturas que resistam às acomodações de contração. A aplicação da soldagem de revestimento necessita estar bem definida, pois a altura do cordão de solda não pode ser excessiva que implique na perda acentuada de material do revestimento num processo de fabricação subseqüente ao da soldagem como por exemplo, usinagem. Há que se conciliar uma penetração do cordão, de tal forma que não produza uma zona afetada pelo calor muito larga e com regiões de alta dureza, bem como baixa diluição para não mudar as características do revestimento. A figura 2.18, mostra foto de facas desfibradoras utilizadas na indústria Sucroalcooleira, desgastadas e revestidas com ligas de revestimento duro pelo processo de soldagem a arco elétrico. Figura 2.18 - Facas desfibradoras desgastadas e recuperadas. Alguns exemplos de famílias de componentes em que a soldagem de revestimento é utilizada na fabricação ou recuperação destes podem ser citadas como: fabricação de tubulações e seus acessórios, recuperação de carcaças, eixos, rotores e componentes de bombas hidráulicas e compressores, reparos e fabricação de rolos cilíndricos de laminação em ___50 mm Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 33 processos de lingotamento contínuo nas indústrias siderúrgicas, recuperação de lâminas e dentes de máquinas do tipo escavadeiras e terraplanagem, etc. 2.2.1 - Tipos de Ligas de Revestimento São vários os tipos de metais de adição empregados em revestimentos duros para soldagem, porém, há pouco consenso sobre norma ou classificação envolvendo a maioria das ligas empregadas. As normas AWS A5.13-80 e AWS A5.21-80, classificam os metais de adição baseando-se na composição química do metal depositado, não levando em conta sua diluição. Spencer também desenvolveu uma classificação baseada na composição química onde os tipos de ligas ferrosas são divididas em cinco classes, (Monteiro & Cunha, 1993). *Ligas a base de CrNi – indicadas para aplicações de recosntrução, uniões dissimilares e ¨cladding¨. *Ligas a base de Fe com NiMo – indicadas para uniões de aços de baixa e média liga. *Ligas do tipo aço ferramenta – são empregadas como proteção anti-desgaste de aços ferramentas que trabalham à frio e quente. As durezas dos depósitos variam entre 40 a 60 Rc, podendo estes serem tratados termicamente. *Ligas do tipo FeCrC – empregadas em serviços onde se necessita resistência a alta abrasão, choque e pressão. Os depósitos atingem durezas de até 63 Rc em um único passe de solda. *Ligas do tipo CCrCo – são indicadas para proteção anti-desgaste contra corrosão, oxidação a quente, altas temperaturas e ciclagem térmica. Suas durezas encontram-se entre 35 a 48 Rc. 2.2.2 - Seleção de uma Liga de Revestimento A seleção de uma liga de revestimento depende em alto grau da natureza do processo de desgaste encontrado. Este pode encontrar-se numa ampla faixa , que vai desde uma simples Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica34 condição de desgaste a baixa tensão até uma situação muito complexa que envolve abrasão combinada com corrosão e alta temperatura. Portanto, há dificuldade para simular a situação real no laboratório. O aspecto inicial a ter em conta é o tipo de desgaste, método de aplicação e custo. As ligas de revestimento podem ser classificadas, dividindo-se em 4 grupos: 1º grupo – Ligas à base de ferro que contém menos de 20% de adição de elementos de ligas. 2º grupo – Ligas à base de ferro que contém mais de 20% de adição de elementos de ligas. As ligas a base de ferro constituem-se no grupo mais popular, principalmente pelo custo relativamente baixo e facilidade de aplicação, por exemplo: *Os aços ao carbono contendo 0,5%C, podem ser revestidos por soldagem ao arco elétrico, obtendo um revestimento com dureza de cerca de 240 HV. Sua resistência à abrasão é considerada baixa e sua principal aplicação se dá em reconstrução de peças fundidas de composição similar. *Ligas de aço Martensítico, amplamente utilizadas em revestimentos, devido ao baixo custo e diversidade de propriedades tais como: resistência ao calor e à corrosão. Suas aplicações típicas são em equipamentos de agricultura e terraplanagem, máquinas de escavações, pontes de ferrovia, munhões de cilindros, rodas de pontes rolantes, etc. *Os Aços Rápidos, são por definição aços ferramentas que podem ser usados para usinar metais em altas velocidades e elevadas temperaturas (500-600ºC) sem sofrer amolecimento. Essas ligas são usadas em ferramentas de corte, matrizes para trabalho a quente e outros componentes que requerem resistência ao desgaste em temperaturas elevadas. *Os aços austeníticos ao manganês, apresenta uma estrutura austenítica que é mole (200 HV), mas, a qual endurece em serviço (para cerca de 600 HV), sob condições de impacto. São utilizados em revestimentos de britadores, pontes e cruzamentos de ferrovias, equipamentos de escavação de solos rochosos e em condições de serviço onde ocorrem impacto. *Os aços austeníticos ao cromo e manganês, são usados em aplicações similares aos dos aços austeníticos ao manganês, mas com a vantagem de ter uma maior resistência à abrasão, devido ao maior teor de cromo, o que provoca maiores quantidades de carbonetos. *As ligas de ferro fundidas austeníticas e martensíticas de alto cromo, contém cerca de 30% de Cr e a microestrutura consiste de carbonetos de cromo. Estas ligas estão disponíveis na forma de varetas fundidas ou em tubos de aço extrudados contendo partículas de Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 35 carbonetos no interior do arame. Essas ligas são aplicadas em equipamentos agrícolas e de mineração. 3º grupo - Ligas não ferrosas: são subdivididas em: a) ligas à base de níquel. b) ligas à base de cobalto a) Ligas a base de níquel – são usadas quando a abrasão está combinada em condições de corrosão, podem ser usadas ainda em aplicações de alta temperatura e desgaste. b) Ligas à base de cobalto – são muito usadas onde existe combinação de desgaste abrasivo, corrosão e altas temperaturas, sendo com isso amplamente aplicadas onde ocorre contato metal-metal, e em válvulas sujeitas a impactos em elevadas temperaturas, como válvulas de combustão interna para motores de veículos e aeronaves e matrizes e guilhotinas para trabalhos a quente. 4º Grupo - Ligas à base de carbonetos de vanádio e tungstênio – são usadas em condições extremamente abrasivas ou onde é necessário corte de materiais. Normalmente, antes de proceder a escolha de um metal de adição para uma determinada aplicação, deve-se adotar procedimentos a serem seguidos para evitar seleções de metais de adição que não atendam ao tipo de aplicação necessário. Vários autores descrevem procedimentos que irão auxiliar na escolha correta do metal de adição a ser aplicado em determinado serviço, entre eles podemos destacar, (Monteiro. & Cunha, 1993).: *Identificar o material base antes de proceder o reparo ou recuperação, quando possível. *Identificar o sistema tribológico que age sobre a peça e verificar se existem ou não fatores que acelerem o desgaste. *Observar as condições superficiais e verificar a existência de trincas, áreas desgastadas e revestimento anterior. Verificar se a peça necessita reconstituição anterior ao revestimento duro. *Escolher a liga mais adequada, não esquecendo a compatibilidade metalúrgica entre o metal base e o metal de adição. Em certos casos é interessante utilizar outra liga para preparar a superfície da peça que irá receber o revestimento. *Selecionar o processo de soldagem mais adequado para a aplicação do revestimento. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica36 *Estabelecer um procedimento de soldagem que garanta as características desejadas do metal de adição escolhido. *Realizar ensaios experimentais, principalmente em aplicações críticas. *No caso de existirem várias opções de metais de adição ou processos para determinada aplicação, o critério de seleção passa a ser regido pelo fator econômico. Deve-se pesar bem, materiais ou processos mais caros, porém, que aumentem a vida útil do componente versus materiais ou processos mais baratos, porém, que apresentem vida útil menor do componente. Os tipos de revestimentos mais aplicados em soldagem podem ser classificados em.: • endurecimento superficial; • resistentes à corrosão; • resistentes ao desgaste e/ou impacto; • para recuperação ou reparos de manutenção. 2.3 – SOLDAGEM POR ELETRODO REVESTIDO No processo de soldagem com eletrodo revestido(SAER), um arame coberto é fundido sobre a peça de trabalho pelo calor de um arco elétrico que é estabelecido entre o eletrodo e a peça e, geralmente a polaridade do eletrodo é reversa (ânodo positivo). Os parâmetros que devem ser considerados nesse processo de soldagem são: tipo e diâmetro do eletrodo, polaridade, a intensidade da corrente elétrica, o comprimento do arco, a velocidade de soldagem e o manuseio do eletrodo. O processo é realizado manualmente e a fonte de soldagem é comumente de "corrente constante" para prevenir mudanças da tensão durante a soldagem manual. O calor gerado pelo arco funde ambos, o metal de base e o eletrodo e causa a transferência do metal líquido, na forma de gotas da ponta do eletrodo para a poça de fusão. Vários fenômenos físico-químicos, metalúrgicos e elétricos ocorrem na zona do arco, os quais são decisivos na morfologia, nas Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 37 propriedades mecânicas e na microestrutura da solda. Interações metal/escória na poça da solda e aquecimento do eletrodo devido ao efeito Joule, e também devido ao calor conduzido do arco, são alguns destes fenômenos. A fabricação de eletrodos revestidos para a indústria moderna, se torna cada vez mais complicada, à medida que a faixa de aplicações se amplia e cada aplicação requer consideração especial. O revestimento do eletrodo é geralmente compactado em torno de um arame por meio de prensas extrusoras com grande capacidade de pressão. O material do arame do núcleo do eletrodo para eletrodos de baixa liga, como no caso do aço API, é na maioria dos casos, o aço de baixo carbono. Para aços de alta liga, um arame com composição química similar à do metal de base é mais usado. A primeira característica mais importante para o fluxo que será utilizado como revestimento é a sua extrudabilidade em torno do arame do núcleo. Ele deve aderir tenazmente ao arame e não se deteriorar ou se decompor de maneira prematura com o calor vindo da poça de fusão durante a soldagem. Os revestimentos são muito complexos em sua composição química, pois tem diversas funções que são conseguidas pela mistura dos diversos elementos adicionados. A tabela 2.5, mostra os materiais da alma do eletrodo mais adequados à soldagem de aços e ferros fundidos, (Ramalho & Gimenes, 1997). Tabela 2.5 – Materiais da alma do eletrodo Materiais a soldar Materiais da alma Aços de baixo teor de carbono e de baixa liga Aço efervescente (C 0,10 %) Aços inoxidáveis Aço efervescente ou aço inoxidável Ferros fundidos Níquel puro, liga Fe-Ni, ferro Fundido, aço, bronze, etc Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica38 Os eletrodos podem ser classificados segundo a espessura e a composição química do revestimento. O critério de espessura considera como tipos os seguintes eletrodos: • peculiar ou fino com espessura menor do que 10% do diâmetro da alma, requerendo baixa intensidade de corrente elétrica para ser fundido, em torno de 130 A. • semi-espesso com espessura entre 10 a 20% do diâmetro da alma. Sua fusão requer um valor de corrente ligeiramente superior ao tipo fino, em torno de 150 A. • espesso, é o eletrodo em que a faixa de espessura do revestimento encontra-se entre 20 a 40% do diâmetro da alma. Sua fusão requer um valor alto de corrente elétrica, em torno de 170 A. • muito espesso, essa classificação engloba os eletrodos cujos revestimentos são maiores que 40% da diâmetro da alma. Requer as maiores intensidades de corrente para se fundir, entre 200 a 220 A. Na composição química do revestimento de um eletrodo, são utilizados diversos componentes químicos com diferentes funções. Nesta classificação, o elemento com maior teor no revestimento é aquele que será utilizado como base. A tabela 2.6, mostra os elementos a serem adicionados para atingir as funções desejadas. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 39 Tabela 2.6 – Elementos adicionados ao revestimento Funções desejadas Elementos adicionados Formadores de gás Celulose, dolomita, CaCo3, etc. Formadores de escória e materiais fundentes Argila, talco, TiO 2, CaCO3, SiO2, Fe-Mn, FeO, feldspato, asbestos, etc. Estabilizadores de arco TiO2, ilmenita, silicatos de Na e K, etc. Desoxidantes Fe-Si, Fe-Mn, Fe-Cr, etc. Elementos de liga Fe-Ni, Fe-Mn, Fe-Cr, etc. Dentre todos os processos de soldagem, o processo a arco elétrico com eletrodo revestido(SAER), é o que possui maior flexibilidade entre todos, pois pode ser usado em todas as posições (plana, vertical, horizontal, etc) com praticamente todas as espessuras do metal base (solda multi-passe) e em áreas de acesso limitado, o que representa uma vantagem muito importante para a soldagem de tubulações, as quais são realizadas no campo e em todas as posições. Além disso, o processo é menos sensível a correntes de ar do que o processo de solda a arco de proteção gasosa (MIG/MAG). A figura 2.19, mostra foto de uma peça sendo revestida pelo processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido. Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica40 Figura 2.19 – Processo de revestimento por Soldagem – (Eutectic&Castolin, 2003). 2.4 – MICROESTRUTURA E RESISTÊNCIA AO DESGASTE Muitas ligas de revestimento duro são a base de ferro, porém, algumas delas contém uma grande adição de cromo e carbono. Svensson et al, desenvolveram um estudo para caracterizar a liga (Fe-34Cr-4,5C)% depositada pelo processo de soldagem manual a arco elétrico. Nessas condições, segundo Svensson, essa liga apresentou uma fração volumétrica grande de carbonetos primários, e carbonetos secundários ricos em cromo, dispersos numa matriz ductil. Esses carbonetos, com dureza Vickers, em torno de 1200-1600 HV, proporcionam à matriz boa resistência ao desgaste abrasivo, quando em contato com areia ou outro mineral duro. A matriz por sua vez serve de proteção a esses carbonetos (Svensson et al, 1985). As ligas Fe-C-Cr empregadas para resistir ao desgaste abrasivo possuem matriz contínua que pode ser austenita metaestável ou martensita à temperatura ambiente, além de apresentar carbonetos do tipo M7C3 como fase descontínua. Estas ligas podem possuir composições químicas geralmente compreendidas em teores de carbono entre 1,2% a 4% e teores de cromo entre 6% a 40%. Indicam-se que os teores inferiores a 10% de cromo conduzem a formação do eutético, em que a matriz contínua é na verdade o carboneto M7C3 e a fase dispersa é Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica 41 formada por glóbulos ou bastões da austenita ou produtos da sua transformação (Gregolin, 1990) Os carbonetos afetam as propriedades mecânicas dos materiais por sua presença dentro dos grãos em nos contornos dos grãos. Dependendo da composição química da liga e do tratamento térmico recebido, podem-se formar distintos tipos de carbonetos, tais como: MC, M6C, M7C3 e M23C7, onde M representa um ou mais tipos de átomos metálicos (Prisco). A influência de uma segunda fase no comportamento ao desgaste abrasivo de uma liga pode depender de fatores como: dureza relativa das duas fases, a fração volumétrica de segunda fase, tamanho, forma, estabilidade, coerência e distribuição das partículas. Os efeitos de tais variáveis tem sido estudados, mas ainda não foi possível o estabelecimento claro da relação entre estes fatores e a resistência à abrasão. Isso se deve em parte a diversificação das ligas e dos ensaios utilizados (Gregolin, 1990). A fração volumétrica dos carbonetos é um dos mais importantes parâmetros microestruturais que afetam a resistência ao desgaste abrasivo. Embora o alto nível de dureza dos carbonetos de cromo tipo M7C3 contribuem para a resistência ao desgaste, os mesmos são frágeis e o modo pelo qual estão presos na matriz pode desempenhar um papel importante na ocorrência ou não de trincas durante a abrasão. Fiore et al, realizaram estudos numa série de ligas de ferro fundido de alto cromo, contendo de 10% a 40% em fração volumétrica de carbonetos de cromo tipo M7C3. Estas ligas foram submetidas a ensaios de desgaste abrasivo em roda de borracha, com utilização de areia (SiO2) semi arredondada e alumina (Al2O3) AFS 50-70 como abrasivos. Os ensaios com areia mostraram uma perda de massa mínima, correspondente a uma resistência à abrasão máxima, para frações volumétricas intermediárias, que corresponde à liga de composição eutética. Para ambos os abrasivos, a resistência ao desgaste aumentou com a fração volumétrica de carbonetos nas ligas hipoeutéticas. Para o abrasivo areia, a resistência ao desgaste diminuiu com o aumento da fração volumétrica de carbonetos no intervalo de composição hipereutética devido ao afloramento e trincamento dos carbonetos M7C3. Nesse estudo foi observado que as partículas abrasivas de alumina (Al2O3), possuem uma dureza comparável a dos carbonetos, enquanto que a dureza da areia é bem menor que a dos carbonetos, (Fiore et al, 1983). Esta tendência do aumento da resistência ao desgaste com a fração volumétrica dos carbonetos, que foi observada por Fiore et al para ligas hipoeutéticas, é explicada quando se verifica a proteção que esses carbonetos oferecem à matriz. Estudos utilizando ligas hipoeutéticas desgastadas por quartzo, mostraram que a matriz de austenita é Capítulo 2 – Revisão Bibliográfica42 preferencialmente removida em relação aos carbonetos eutéticos M7C3 duros que sobressaem em relevo. Os carbonetos são os fatores que controlam a taxa de desgaste das ligas hipoeutéticas, pois a remoção da austenita é impedida pelos pequenos espaços entre os carbonetos. O espaço entre os carbonetos é de aproximadamente 50µm, enquanto as partículas de quartzo tem aproximadamente 250 µm de diâmetro. As partículas abrasivas não podem efetivamente penetrar na matriz devido ao espaço fechado da região eutética que contém os carbonetos. Quando aumenta-se os teores de Cr e C, o resultado é que não somente aumenta a fração volumétrica dos carbonetos, mas a largura dos braços das dendritas de austenita diminui. A austenita é protegida das partículas abrasivas pelo aumento da fração volumétrica dos carbonetos. A resistência ao desgaste das ligas hipoeutéticas é, então, aumentada quando C e Cr são adicionados. As ligas eutéticas agem da mesma maneira que as ligas hipoeutéticas, mas muitos dos carbonetos primários trincam e grandes partes deles são desagregados, deixando a matriz mais exposta e aumentando a taxa de desgaste. Portanto, carbonetos muito grande não aumentam a reistência ao desgaste das ligas, embora observa-se que resistem melhor à abrasão do que a matriz até o ponto em que sofrem trincamento, (Fiore et al, 1983). Kotecki e Ogborn, demonstraram que é a microestrutura e não a dureza, o principal fator na determinação da resitência à abrasão a baixas tensões em ligas de revestimento a base de ferro. Dias & Gomes (2003), após desenvolverem um estudo sobre a resistência ao desgaste abrasivo a baixa tensão de revestimentos duros, concluiram que a dureza não afetou a resistência a abrasão das amostras tanto quanto a microestrutura mostrou ser um fator determinante nesses resultados de desgaste abrasivo. Capítulo 3 Materiais e Métodos 3.1 – MATERIAIS 3.1.1 – Metal de base O metal de base utilizado para a soldagem dos revestimentos foi o aço ASTM A-36, com as seguintes dimensões: 82 mm de comprimento, 32 mm de largura e 12,7 mm de espessura. Nas tabelas 3.1 e 3.2, são apresentadas a composição química e as propriedades mecânicas nominais deste aço. A composição química bem como as propriedades mecânicas apresentadas são valores característicos fornecidos pelo fabricante. Tabela 3.1 – Composição química do metal de base. Composição Química (% em peso) C Mn P S Si Cu 0,25 0,80 – 1,20 0,040 0,050 0,40 0,20 Tabela 3.2 – Propriedades mecânicas nominais do metal de base. Propriedades Mecânicas Limite de Escoamento 250 Mpa Limite de Ruptura 400 – 500 Mpa Dureza Rockwell 10 HRc Capítulo 3 – Materiais e Métodos44 3.1.2 – Metal de Adição Como consumível de soldagem foi utilizado eletrodo revestido do tipo Fe-Cr-C, denominado comercialmente por XHD 6710 da Eutectic&Castolin, com 4 mm de diâmetro. Esse consumível se enquadra na classificação das ligas de revestimento, de acordo com a composição química, como as do grupo 2, mais precisamente na classe dos ferros fundidos austeníticos. De acordo com o fabricante, o eletrodo XHD 6710 é um eletrodo revestido, com alta taxa de deposição e elevada resistência ao desgaste por abrasão quando submetido a alta pressão, suporta choques moderados e apresenta ausência total de escória. É indicado para aplicações em facas e martelos desfibradores das indústrias sucroalcooleiras, bombas de lama e caçambas de dragas. Sua composição química é apresentada na tabela 3.3. Tabela 3.3 – Composição química e dureza do metal de adição. Eletrodo revestido XHD 6710 – Eutectic&Castolin Análise Química (%) C Si Mn Cr Fe Depósito de solda (Dureza – HRc) 5,300 1,250 0,850 42,000 Restante 62,00 3.1.3 – Areia Como material abrasivo, foi utilizado areia de sílica AFS (American Foundry Society) 50/70, denominada comercialmente por Areia Quartzosa Industrial, fornecida pela Empresa Apalan Stones – Comércio de Areia e Pedregulhos, da cidade de Panorama, S. Paulo. Esta areia foi submetida a um peneiramento de modo a adequar a sua granulometria às dimensões especificadas pela norma ASTM G 65-91, que estabelece uma porcentagem de 5% max. de retenção na peneira 50 e 95% min. na peneira 70. Capítulo 3 – Materiais e Métodos 45 3.2 – EQUIPAMENTOS 3.2.1 – Fonte de Energia A fonte de energia empregada para o processo de soldagem foi uma fonte retificadora do tipo tensão constante, modelo TRR 2600, da Bambozzi, com corrente máxima de 430 A, 300 A a 60 %. 3.2.2 – Equipamento para Ensaio de Desgaste Para os ensaios de desgaste à baixa tensão, foi utilizado o equipamento de roda de borracha do Labsol, Laboratório de Soldagem, do Departamento de Engenharia Mecânica da FEIS / UNESP, construído segundo a norma ASTM G 65-91 e mostrado na figura 3.1. Figura 3.1 – Equipamento de roda de borracha e areia seca para os ensaios abrasivos. Capítulo 3 – Materiais e Métodos46 O anel de borracha utilizado é de clorobutil, com diâmetro externo inicial de 228,6 mm e espessura de 12,7 mm, conforme mostrado em detalhe na figura 3.2, com dureza variando entre 59-60 Shore A, fabricado pela empresa Regigant em Ilha Solteira – S.P. Figura 3.2 – Detalhe da amostra, roda de borracha e fluxo de areia durante ensaio de desgaste. 3.2.3 – Sistema de Peneiramento da Areia Como já foi citado o peneiramento da areia foi desenvolvido pela Empresa Apalan Stones – Comércio de Areia e Pedregulhos, da cidade de Panorama, S. Paulo. A granulação dessa areia foi conferida no laboratório de soldagem com o auxílio de um sistema de peneiras superpostas com malhas 50 e 70 de acordo com a norma AFS (American Foundry Society), marca SOLOTEST, conforme mostra a figura 3.3. Capítulo 3 – Materiais e Métodos 47 Figura 3.3 – Sistema de peneiras, empregado na conferência da granulação da areia. 3.2.4 – Corte, Usinagem e Pesagem das amostras As amostras foram cortadas em uma máquina de corte tipo CUT-OFF, com refrigeração à água, utilizando-se disco abrasivo de alta rotação (3600 rpm). Os corpos de prova, para o ensaio de desgaste, foram usinados diretamente numa retificadora plana manual, marca FERDIMAT FRP 300, com rebolo abrasivo Norton A 36 QVBE, devido à dureza dos revestimentos, fato este que não permitiu utilizar inicialmente uma plaina. As medidas da massa dos corpos de prova, antes e após o ensaio de desgaste, para a determinação das perdas de massa, foram realizadas no Laboratório de Química da UNESP, em balança de precisão marca MARTE – modelo AL 200C, com sensibilidade de leitura 10-3 g e capacidade máxima de 200 g e mínima 0,02 g. 3.2.5 – Análise de Dureza e Metalografia As medidas de dureza foram realizadas com durômetro marca HECKERT Tipo HPO – 250 em escala Vickers, com carga de 150 kgf. Os trabalhos de microscopia ótica foram Capítulo 3 – Materiais e Métodos48 realizados no Laboratório de Microscopia da Unesp, em Bancada Metalográfica NEOPHOT- 21, com aumento máximo de 1000 X. 3.3 – MÉTODOS A fim de que os objetivos desse trabalho fossem alcançados com êxito, fez-se necessário o cumprimento de uma série de etapas, a saber: • Planejamento experimental: especificação das variáveis a serem estudadas tais como: corrente, velocidade de soldagem e avaliação da morfologia do cordão de solda, bem como sua geometria e diluição. • Preparação e realização dos experimentos: após o ajuste das variáveis de acordo com o planejamento anterior, realizaram-se os experimentos e obtiveram-se os resultados necessários. 3.3.1 – Planejamento Experimental Nessa etapa, foram definidas quais os parâmetros, deveriam ser variados durante a soldagem de revestimento. As variáveis definidas foram: corrente (100 A, 120 A, 140 A, 160A e 180 A) e suas respectivas velocidades. Os limites de correntes adotados, tiveram como base os valores recomendados pelo fabricante, que estabelece para o eletrodo de bitola 4,00 mm, uma corrente entre 140 a 170 A. Além disso, os parâmetros estabelecidos darão subsídios para a análise da morfologia dos cordões de solda, da geometria desses cordões, bem como para análise metalográfica dos mesmos. Capítulo 3 – Materiais e Métodos 49 3.3.2 – Realização dos experimentos 3.3.2.1 – Soldagem dos Revestimentos Antes da realização da soldagem, foi necessário uma preparação das amostras a serem soldadas, a qual é apresentada a seguir. Foram cortadas 30 chapas de aço A-36 nas dimensões 82 x 32 x 12,7 mm sendo posteriormente lixadas para eliminar a carepa e fixadas pelas extremidades numa mesa com tampo de chapa de aço, de espessura ½”, por soldagem com eletrodo revestido, para minimizar as distorções durante a soldagem dos revestimentos. As soldagens foram realizadas na Indústria Pioneiros na cidade de Sud Minucci – S.P, empresa do ramo sucro-alcooleiro de forma manual, como é feito normalmente nos processos de soldagem de manutenção realizados por essa indústria. Para cada corrente de soldagem, revestiu-se 3 chapas, isto é, confeccionou-se 3 corpos de prova para cada corrente de soldagem. As combinações dos parâmetros de soldagens (Corrente e Velocidade de Soldagem), foram obtidas em ensaios preliminares em chapa de aço auxiliar, após então realizou-se a soldagem dos revestimentos no metal de base A-36, cujos valores dos parâmetros de corrente foram variados no próprio equipamento de soldagem e o parâmetro velocidade foi verificado através de cronômetro, medindo assim a velocidade de soldagem em cada corpo de prova. A tabela 3.4 apresenta os valores empregados durante a soldagem. Tabela 3.4 – Parâmetros de soldagem para uma e duas camadas, utilizados no revestimento das amostras. UMA CAMADA DUAS CAMADAS Amostra Corrente (A) Veloc. (mm/min) Amostra Corrente (A) Veloc. (mm/min) 100A 100 300 100D 100 300 120A 120 300 120D 120 300 140A 140 300 140D 140 300 160A 160 300 160D 160 300 180A 180 300 180D 180 300 Capítulo 3 – Materiais e Métodos50 Para a realização das camadas de revestimento, inicialme