135Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis ALGUMAS PUBLICAÇÕES E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARILIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI-REIS s publicações em educação ambiental têm crescido muito no Brasil e no mundo. Antes de 2000 tínhamos uma produção bibliográfica que apresenta os resultados de pesquisas, como também reflexões e propostas de ação educativa com essa espe- cificidade, ainda incipientes. A partir dos últimos anos do século XX, temos uma quantitativa e qualitativa produção de pesquisas e outras formas de ação em educação ambiental já bastante significa- tivas ao ponto de resultarem em publicações de livros, revistas e pe- riódicos, tanto em editoração impressa como em editoração eletrô- nica. Dessa forma, apresentamos aqui um pouco da produção em educação ambiental. Em primeiro lugar, apresentamos reedições de alguns livros em educação ambiental que refletem o crescimento das nossas publica- ções. O livro introdutório O que é Educação Ambiental, da Coleção Primeiros Passos (São Paulo: Brasiliense), de autoria de Marcos Rei- gota, publicado em 1994 e que foi um dos marcos da trajetória da educação ambiental no meio acadêmico e na sociedade brasileira de forma mais geral, tem em 2009 a sua segunda edição e considera que a “educação ambiental, como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas. Sem impor limites para seus estu- dantes, tem caráter de educação permanente. Ela, por si só, não re- solverá os complexos problemas ambientais planetários, mas pode influir decididamente para isso, ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”. Verde cotidiano, livro organizado pelo mes- mo autor, com capítulos de diferentes autores, teve sua terceira edi- ção publicada pela Editora DP&A em 2008. 136 Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental Outra importante contribuição para a compreensão da edu- cação ambiental como educação crítica, que problematiza a comple- xidade dos temas ambientais para além de sua dimensão natural, são os estudos de Isabel Cristina de Moura Carvalho, educadora e pesquisadora na área da educação e meio ambiente. Em 2008, te- mos a reedição de dois de seus principais livros: A formação do su- jeito ecológico (São Paulo: Cortez) e A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias da educação ambiental no Brasil (Porto Ale- gre: Editora da UFRGS), ambos em terceira edição. Essa autora fun- damenta-se na hermenêutica para dedicar-se a estudos que têm como principal objetivo compreender a constituição do campo am- biental no Brasil pelas trajetórias dos educadores ambientais e com- preender também a constituição do “sujeito ecológico”. Em 2008 foi também reeditado, pela quinta vez, o livro Soci- edade e meio ambiente: a educação ambiental em debate (São Paulo: Cortez). Esse livro, organizado por Carlos Frederico Bernardo Lou- reiro e Philippe Pomier Layargues, traz diferentes olhares para a edu- cação ambiental, inclusive do ponto de vista de referenciais teóri- cos. Loureiro também é o primeiro autor do livro Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação (IBASE/IBAMA), reedi- tado pela terceira vez em 2008. Publicado pela primeira vez em 2004, em 2008 saiu a segun- da edição de Educação ambiental: princípios e práticas (Campinas: Autores Associados), de autoria de Marília Freitas de Campos Tozoni- Reis. Resultado de sua tese de doutorado defendida na UNICAMP, as análises sobre as práticas educativas dos professores universitários, no que diz respeito ao meio ambiente e educação ambiental, leva- ram a construção de um quadro-síntese de tendências teóricas que indicam que esses temas estão inseridos num movimento de transi- ção de paradigmas científicos e sociais. Também tivemos, nos últimos anos, uma significativa publi- cação de livros em suas primeiras edições. É o caso do livro Tessituras da educação ambiental nas paisagens pantaneiras, organizado por Suíse Monteiro Bordest e Leon Bordest, publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso em 2008. Nesta obra os dife- rentes autores dedicam-se a dialogar com as comunidades de cultu- ras tradicionais ribeirinhas e pantaneiras do estado de Mato Grosso. 137Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis Preocupados com as dimensões socioambientais e culturais dos es- tudos em educação ambiental, os autores nos apresentam um pou- co da realidade pantaneira de diferentes lugares. De Valdo Barcelos tivemos publicado, em 2008, Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Este autor tem defendido, em suas várias e criativas publicações, a possibilidade de construção de um mun- do melhor, social e ambientalmente. Ainda em 2008 tivemos também o resultado de uma parce- ria entre Marcos Reigota e Bárbara Heliodora que gerou a publica- ção do livro Educação ambiental: utopia e práxis (São Paulo: Cortez). Tendo os estudos sobre o cotidiano como referência, o li- vro recria a idéia de biografia e apresenta as relações humanas com o ambiente, a partir da idéia de sujeito da história. Algumas teses e dissertações em educação ambiental defendidas em diferentes programas de pós-graduação: 2008 Teses de Doutorado no Departamento de Educação (PUC/RJ) Autor: Celso Sanchez Título: “Os nós, os laços e a rede: considerações sobre a institucionalização da Educação Ambiental no Brasil”. Orientadora: Profª Drª Hedy S.R. de Vasconcellos Autora: Luciana Mello Ribeiro Título: “Professores universitários: seus valores e a opção da Educação Ambiental”. Orientadora: Profª Drª Hedy S.R. de VasconcellosDissertações no Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental (FURG) Autor: André Luiz Portanova Laborde Título: “Os sons do Oriente: o conceito de autoconhecimento e sua contribuição para a educação ambiental, um estudo sobre a filosofia harekrishna”. Orientador: Prof. Dr. Humberto Calloni 138 Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental Autor: Rodrigo Launikas Cupelli Título: “Inventar e (re) existir: a produção de sentidos na constituição de profes- sores educadores ambientais”. Orientadora: Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi Autor: Aline Cristina Calçada de Oliveira Título: “Educação problematizadora e desenvolvimento sustentável: uma revisão crítica” Orientador: Prof. Dr. Sirio Lopes Velasco Autora: Alice Fogaça Monteiro Título: “histórias que os pescadores não contaram: as narrativas dos sonhos das mulheres da comunidade pesqueira da 4º Secção da Barra do Rio Grande na cons- trução de uma educação ambiental no horizonte do impossível” Orientador: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães Rodrigues Autora: Berenice Vahl Vaniel Título: “A cooperação como princípio da educação ambiental presente nos pro- jetos de aprendizagem” Orientadora: Profª Drª Débora Pereira Laurino Autora: Caroline Terra de Oliveira Título: “Pescadores de sonhos e esperanças: experiências em educação ambiental com trabalhadores da associação de pescadores artesanais da Vila São Miguel – Rio Grande/RS” Orientador: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães Autor: Felipe Alonso dos Santos Titulo: “Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da educação ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da esco- la do campo” Orientadora: Profª Drª Susana Inês Molon 139Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis Autora: Maria Cristina Treptow Marques Título: “Uma revolução dos detalhes: valorizando o outro no cotidiano de uma rede de comunidades de educação ambiental não-formal na cidade de Pelotas/RS” Orientador: Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin Autora: Maria Isabel Lopes Machado Título: “Termo de ajustamento de conduta: uma contribuição da educação ambiental na construção de um saber ambiental” Orientadora: Profª Drª Valéria Lerch Lunardi Autor: Alexandre Reinaldo Protásio Título: “O conceito de natureza em Gramsci: contribuições para a educação ambiental” Orientador: Prof. Dr. Humberto Calloni Dissertações na Universidade Federal do Mato Grosso Autor: Dorcas Florentino de Araújo Silva Título: “A educação ambiental e participação comunitária nas entrelinhas de um planejamento espacial local” Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest Autor: Samuel Laudelino da Silva Título: “Bairro Jardim Renascer em Cuiabá: um estudo de caso do saneamento e da educação ambiental” Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest Autor: Romildo Gonçalves da Silva Título: “O uso do fogo mediatizado pela educação ambiental: revelando indica- dores potenciais” Orientador: Prof. Dr. Germano Guarim Neto 140 Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 135-140, jan./abr. 2009 Disponível em Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental Autor: Ângelo Boreggio Neto Título: “Consumo sustentável e educação ambiental: um diálogo necessário”. Orientador: Dr. Germano Guarim Neto Autor: Maria Eugênia Batista da Silva Neta Título: “O desvelar da percepção ambiental na prática educativa – Barra do Gar- ças/MT” Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest Autora: Auzeni Maria Alves Título: “As ações educativo-ambientais no combate ao desperdício da água em Colorado do Oeste, Rondônia” Orientador: Prof. Dr. Germano Guarim Neto Tese de Doutorado na Faculdade de Educação (UNICAMP) Autor: Marcos Barzano Título: “‘Grãos de Luz e Giro’: dobras e avessos de uma ONG-pedagógica-pon- to de Cultura” Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim