4º Congresso de Extensão Universitária Meio Ambiente 244 - PROJETO COLÓIDE:EDUCAÇÃO AMBIENTAL TENDO COMO EIXO PRINCIPAL O RECURSO NATUTAL SOLO Helena de Mello Canato (Campus Experimental, UNESP, Ourinhos), Maria Cristina Perusi (Campus Experimental, UNESP, Ourinhos), Estela Mara de Souza (Campus Experimental, UNESP, Ourinhos) - helen_canato@yahoo.com.br Introdução: o PROJETO COLÓIDE é uma alusão feita às partículas coloidais do solo (partículas de argila e matéria orgânica com dimensões inferiores a 0,002 mm) e que, embora sejam de tamanho infimu, nem por isso são menos importantes, uma vez que são as responsáveis pelas trocas químicas do solo. O paralelismo é feito no sentido de valorizar os pequenos gestos e atitudes que visam trabalhar a educação como a alternativa mais viável para minimizar as desigualdades e a violência. Este trabalho está sendo desenvolvido desde fevereiro de 2007 junto ao Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Pedologia do Campus Experimental de Ourinhos com o auxílio da PROEX. Objetivos: o referido projeto compreende a elaboração de materiais didáticos que subsidiam discussões pertinentes à problemática ambiental, em especial, quadros de degradação do recurso natural solo. Métodos: foi montado um acervo de minerais e rochas acompanhados de legendas explicativas, perfis de solo resultantes da intemperização das referidas rochas, representando uma seqüência lógica dos processos, perfis de solo reconstituídos em materiais recicláveis (caixa de leite, garrafas Pett, etc.), maquetes com áreas degradadas (erosão urbana e rural), no laboratório são atendidos alunos, predominantemente da rede pública de ensino, cursos técnicos e grupos organizados como a terceira idade, deficientes físicos, etc. As visitas são possíveis mediante agendamento prévio, por telefone ou e-mail, e são devidamente monitoradas por estagiárias do Curso de Geografia, sendo uma delas, bolsista PROEX. Resultados: durante a visita, há um esforço no sentido de promover debates integrando conteúdos sócioambientais, buscando romper com a dicotomia sociedade/natureza. Desta forma, a Instituição cumpre seu compromisso com o extensionismo universitário, promovendo, junto com a comunidade, o exercício genuíno da cidadania, por uma cultura de paz via educação.