UNESP Pres. Prudente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho Programa de pós-graduação em Geografia KARIME PECHUTTI FANTE EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA E SEUS IMPACTOS NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE PRUDENTE, BRASIL, NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA DO CLIMA TESE DE DOUTORADO Financiamento: Universidades: Arte: Patricia Batista https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=2ahUKEwi12NKz-t3jAhVKILkGHY37AXwQjRx6BAgBEAU&url=https://noticias.ufsc.br/tags/capes/page/4/&psig=AOvVaw1pZRAFjqBa-B3d65-d0gHE&ust=1564621193023641 https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=2ahUKEwi5iN7R-93jAhUnHbkGHR4RBmsQjRx6BAgBEAU&url=https://www.pantheonsorbonne.fr/actualite/le-programme-de-bourses-eiffel-20-ans&psig=AOvVaw1tex_-7btnfqrcYJLJtDJq&ust=1564621526132397 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TECNOLOGIA PRESIDENTE PRUDENTE EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA E SEUS IMPACTOS NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE PRUDENTE, BRASIL, NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA DO CLIMA KARIME PECHUTTI FANTE DOUTORANDA PRESIDENTE PRUDENTE/SÃO PAULO/ BRASIL 2019 KARIME PECHUTTI FANTE EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA E SEUS IMPACTOS NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO: ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE PRUDENTE, BRASIL, NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA DO CLIMA Tese de Doutorado apresentada ao Progra- ma de Pós-Graduação em Geografia da Fa- culdade de Ciências e Tecnologia – campus de Presidente Prudente – UNESP, como parte das exigências para a obtenção do títu- lo de doutora em Geografia. Orientador: Prof. Dr. João Lima Sant‘Anna Neto Co-orientador: Prof. Dr. Vincent Dubreuil PRESIDENTE PRUDENTE – SÃO PAULO – BRASIL 2019 Quando não existia nada além do sonho vocês tinham certeza que seria possível; Quando sobraram dúvidas e incertezas minha alma foi alimentada com coragem; Quando existia medo os olhos mais ter- nos mostraram que era necessário abrir as asas e voar. A vocês: mãe, pai e Thamiris dedico o re- sultado desse trabalho e compartilho a alegria dessa conquista. AGRADECIMENTOS Uma tese não se constrói só. Ao contrário. Depois de 12 anos, desde que cheguei a UNESP, vejo o quanto fui agraciada com cada pessoa que passou por mim e que me ajudou a ser o que sou hoje, a construir o conhecimento de geografia e de mundo, a desenvolver as pesquisas desde a iniciação científica. Muita coisa aprendi nesse tempo. Minha vida realmente mudou a partir da educação. E não só a minha como a de todos que estavam próximos e que aprende- ram junto comigo que era possível cursar o ensino superior, chegar a uma universi- dade pública, crescer. Da minha família eu fui a primeira a cursar uma universidade, uma universidade pública. Refiro-me a isso porque em tempos tão sombrios em que vivemos, e um período que é necessário defender o óbvio, como o que vivemos em nosso país, é importante ressaltar que a educação transforma vidas. E a minha é uma delas. Considero-me vitoriosa de ter tido a oportunidade de chegar até aqui. Foi muito mais que um dia eu pensei que poderia e isso só foi possível porque existiu pessoas que confiaram em mim, que me incentivaram, ajudaram, e instruíram. Não poderia começar a citar nomes sem me referir aos maiores incentivado- res desde sempre: mãe, Ivonete, pai, Claudenir. Sou muito privilegiada por tê-los por perto me apoiando e incentivando. Confesso que por muitas vezes pensei em desis- tir, mas eu não podia: por mim, por vocês. Obrigada mãe pelas milhões de vezes foi minha confidente, psicóloga, incentivadora, encorajadora; A palavra certa na hora exata, o silencio em meio ao turbilhão. Obrigada por tudo o que fizeram e ainda faz por mim em todo esse tempo. Obrigada por me incentivarem e darem a oportunida- de de vivenciar esse momento. Essa conquista é nossa!! Também agradeço a minha irmã que, sempre presente, torceu e vibrou com cada conquista; que enxugou minhas lágrimas e foi fortaleza. Obrigada menina por cada palavra de incentivo e confiança de que seria possível. À você toda admiração do mundo. Devo agradecer também a vó Odette que durante esse tempo de doutorado se foi deixando um enorme vazio, uma saudade incomparável. Agradeço a ela que sempre acreditou em mim, que torcia e comemorava junto a cada vitória. Também devo agradecer ao Fred, meu amor e meu companheiro de todas as horas. Você chegou depois do sonho projetado e do caminho traçado, mas foi quem me ajudou a conquistar cada uma dessas fases. Foi incentivador, compreensivo, paciente e parceiro. Sempre acreditou que seria possível e fez tudo o que pôde para me ajudar a concretizar esse sonho: desde a me escutar e ajudar a decidir o melhor caminho; ser companhia em todas as cidades que passei; super assessor de mon- tagem e instalação de equipamentos (rs); até das longas e cansativas viagens à Prudente. Obrigada por todo amor e compreensão nesses tempos de ausência. Também agradeço ao meu orientador João Lima. Desde que cheguei em Prudente eu sabia que era com ele com quem eu gostaria de trabalhar e aprender cada vez mais. É fantástico ouvi-lo falar, aprender com uma pessoa tão sábia. Ao João devo tudo o que aprendi na academia enquanto pesquisadora. Muito obrigada por aceitar meu pedido há 12 anos, por me ensinar a escrever, a pesquisar, a amar a geografia e a climatologia como você ama. Agradeço todas as oportunidades e caminhos que abriu na minha vida; por toda a preocupação com bolsas, passagens aéreas, correções, que você sempre teve. Obrigada por se preocupar comigo, além das formalidades acadêmicas. Saiba que eu nutro um carinho e uma admiração enorme por você. Obrigada pela minha e por todas as vidas que você pôde trans- formar. Também gostaria de agradecer a um amigo francês, mais brasileiro que muito brasileiro (rs), que foi fundamental para que hoje estivéssemos aqui. Desde o come- ço dessa jornada o Vincent foi aquela pessoa que sempre esteve presente aconse- lhando, trabalhando junto, fazendo o que fosse possível para que conseguíssemos desenvolver essa tese. Em vários momentos decisivos foram esses olhos que acre- ditaram em mim e me incentivaram a continuar. Só tenho a agradecer todo o conhe- cimento que obtive nesse período, toda a atenção, cuidado, orientação e paciência. Ao meu grande amigo meu mais sincero obrigada por tudo o que fez por mim nes- ses quatro anos! Un grand MERCI, monsieur Dubreuil! Também gostaria de agradecer a Margarete. Sempre com palavras doces e abraços calorosos, sabedoria e justiça, a Margô esteve presente no meu caminho desde o primeiro ano da graduação. Muito obrigada por toda ajuda nesse período: por ser o conselho certo, a orientação necessária, e o apoio no momento de dúvi- das. Muito obrigada pela cessão dos aparelhos, auxílio e conhecimento compartilha- do. Saiba que te admiro muito e me espelho muito em você enquanto mulher, profis- sional e amiga. 13 Agradeço também ao Tadeu pelo aceite em participar dessa banca e por me auxiliar a dar os primeiros passos na pesquisa com carinho e dedicação. Meu muito obrigada, Tadeu, por todos esses anos compartilhando seu conhecimento. Ao professor Hugo agradeço a disponibilidade de participar dessa banca. É sempre uma honra ouvi-lo e aprender com tamanha sabedoria. Agradeço a minha amiga Natacha por estar presente comigo em mais essa etapa da minha vida. Além de uma inteligência admirável a Nat é uma das pessoas com o coração mais lindo que eu conheço. Ter você na minha vida é realmente um presente. Obrigada por toda a força, dicas e parceria. Tive muita sorte em ter ―força- do uma amizade‖ naquele ônibus para Alto Caparaó (rs) e que tenho certeza que será para sempre. As amigas de sempre e para sempre: Franciane e Natalia gostaria de agrade- cer por todos os momentos que passamos juntas. Com vocês dividi os melhores anos da minha vida. Na alegria e na dor, assim como brincávamos, sinto que morar com vocês é minha saudade diária. Obrigada por serem as melhores amigas que alguém poderia ter. Hoje findo uma etapa que em grande parte dela vocês foram meu suporte e auxílio. Muito obrigada! Também gostaria de agradecer ao Washington que se tornou um dos amigos mais especiais. Com ele compartilhei as alegrias do intercâmbio e encontrei um ami- go sincero capaz de escutar e dividir as dificuldades da vida de pós-graduandos. Muito obrigada por toda ajuda com o francês, com a vida em Rennes, com a preo- cupação com a tese. Muito obrigada pela ajuda com os mapas e por ter sempre uma mensagem de otimismo e força. Te admiro meu amigo! Um muito obrigada também aos amigos que pude conquistar no período que estive em Rennes: Veronique que, além da parceria, se tornou uma das amigas mais especiais que pude encontrar em Rennes; Xavier pela atenção e companhei- rismo; demais amigos do Laboratorio: Marion, Renan, Edwirges, Perrine, por me acolherem e compartilhar a vida rennense; aos amigos do mestrado: Manon, Anais, Napo, Jaque, Jeremy por serem minha companhia e me ensinarem muito da univer- sidade e de diferentes culturas; as amigas do Cirefe: Natalia e Natayme por compar- tilharem o aprendizado da língua tornando-o mais fácil e divertido; e ao Hiago que sempre muito presente se tornou um grande amigo e companheiro, com quem pude conhecer mais a vida francesa. Não poderia deixar de agradecer também as melhores pessoas que me rece- beram durante a estadia em Mendoza. Obrigada Silvia e Cecilia por todo o acolhi- mento e momentos felizes de aprendizado. Obrigada por cuidarem que minha esta- dia fosse maravilhosa e por se tornarem amigas tão especiais. Também agradeço as pessoas lindas que conheci nesse período e que contribuíram cada qual a sua ma- neira com o desenvolvimento da tese e construção do conhecimento: Claudia, Clau- dia Albiol, Daniele (UNESP), Marcela Polimeni, Ricardo Vilalba, Carolina Beceyro e Jorge Pickhain. Um obrigada muito especial a aqueles que efetivamente estiveram ao meu la- do ajudando a conquistar os resultados dessa tese. Amigos para os momentos feli- zes é muito fácil conquistar, mas aqueles que verdadeiramente você pode contar são poucos e eu devo muito a cada um de vocês que atenderam ao meu pedido e se dispuseram a ajudar com com a aplicação dos questionários (que não eram pou- cos!). Obrigada por compartilharem seu tempo e disposição, por abraçarem a causa de forma tão linda e dedicada. Tinhamos apenas uma semana para concluir essa fase da tese e vocês estavam lá. Tenho muito a agradecê-los: Fani, Agnaldo, Jessi- ca, Ritieli, Alexandre, Aristoteles, Glasiely, Gabriel Borasch, Renan Coelho, Renan Davoli, Naiara, Juninho, Lindberg. Muito obrigada, de coração. Também agradeço enormemente as mulheres maravilhosas que gentilmente cederam suas residências para que fosse possível instalar os sensores nos períodos de inverno e verão: Vanessa, Eliete, Juliana, Fani e Margarete. Muito obrigada por me receberem em suas casas e auxiliar para que a pesquisa pudesse ser realizada. Vocês são pessoas de luz! Que sejam sempre abençoadas. Dentre essas mulheres incríveis devo um agradecimento especial a Eliete. Mais do que uma professora de francês ela se tornou uma grande amiga, conselhei- ra, encorajadora. Pôde entender o turbilhão do momento em que estava passando e não mediu forças para que eu conseguisse, em tão pouco tempo, conversar, enten- der, ler em francês. Ainda com essa fase de intercâmbios devo um agradecendo especial ao Cir- so, Vinicius Carmelo. Sem sua ajuda nada disso seria possível. Obrigada pelo enco- rajamento, pelas traduções e elucidações com os processos burocráticos. Foi graças a sua paixão e curiosidade pelo novo, por novas culturas, que eu também pude con- quistar esses intercâmbios e vivi alguns dos melhores momentos da minha vida. 15 Agradeço também ao melhor grupo de pesquisas que poderia fazer parte, GAIA, e os amigos de pós-graduação. Nesse local, com esse grupo de pessoas, pu- de aprender sempre mais e compartilhar uma paixão em comum: a climatologia. Obrigada a todos aqueles que contribuíram para que hoje pudéssemos chegar ao fim dessa pesquisa. São muitos nomes, mas recordo com carinho do Gilmar Soares, Mariana, Marcel, Claudinei, Renata Prates, Daniele Frasca, Aline, Pedro Murara, Mauro, Renan Davoli. Meu muito obrigada a dois amigos muito especiais Paulo Lopes e Ritiele por permitirem participar da banca de vocês. Um momento importante e especial. Obri- gada por me atribuírem essa responsabilidade linda durante o doutorado superando a formalidade e se tornando grandes amigos, especiais e queridos. Agradeço a gentileza e paciência das meninas da seção de pós-graduação que em todo esse processo se mostraram solícitas e compreensivas com o desen- volvimento das atividades: Aline, Cynthia e Ivonete. Um agradecimento também ao professor Everaldo, coordenador da pós, pelo trabalho brilhante e comprometido, por compreender as especificidades e momentos de cada um dos estudantes com paci- ência e sabedoria. Muito obrigada a você e todos os demais membros da comissão de pós. Um agradecimento especial a artista e geográfa Patricia Batista que elaborou a arte inicial da capa. Um trabalho lindíssimo realizado com sensibilidade e talento. Para quem quiser apreciar seu trabalho em aquarela e digital indico que sigam no instagran @patriciabatista.arteterapia. Agradeço também aos meus alunos amados, queridos, que tem me ensinado dia a dia como ser uma professora cada vez melhor. Aos alunos e professores do IFSP (São Carlos) e Paulo Freire (Jaboticabal) expresso minha admiração e senti- mento de gratidão. Com vocês minha esperança de um mundo melhor desabrocha, pois vejo várias sementes do bem sendo cultivadas com inteligência, responsabili- dade, comprometimento e empatia. Agradeço ao amigo Humberto Lídio pela ajuda com a formatação e por ter se tornado um amigo tão especial. Um verdadeiro presente que São Carlos e o IFSP me deu. Um sentimento de gratidão muito grande também se deve a Maria Claudia pe- la ajuda na elaboração do abstract. Tenho certeza que os alunos do IFSP estão cer- cados pelos profissionais mais competentes e inteligentes que conheço. Por fim deixei para agradecer aqueles que são muito especiais no meu cora- ção. Aqueles que levam a vida com amor, alegria, inteligência e empenho. Pessoas do bem que vem conquistando seus espaços e fazendo um trabalho lindíssimo nas universidades que trabalham. Ao clã da maloquinha: Nubia, Lindberg, Juninho, Na- tacha e Cirso meu muito obrigada por serem tão maravilhosos e por compartilharem de uma amizade tão linda. Tenho certeza que o futuro de vocês será de muito su- cesso e conquistas. Também agradeço aos meus amigos maravilhosos aqueles que fazem meus dias mais felizes e com quem compartilho as melhores lembranças e momentos. Aqueles que sempre estiveram ao meu lado incentivando, aconselhando, compartilhando suas experiências, os sorrisos, as risadas, o choro, as cervejinhas e churrasquinhos ao som de ―É o Tchan‖ (rs), tudo com muita intensidade porque so- mos assim, né!? Um beijo especial e um abraço na Tainá, Leandro, Marcio Catelan, Agnaldo, Jéssica, Yara, Naiara, Fani e Maria. Espero não ter me esquecido de ninguém, mas se assim for, agradeço a to- dos aqueles que torceram, rezaram, fizeram votos para tudo dar certo na minha vida e nos meus caminhos. Agradeço, por fim, Àquele que me sustentou até aqui, que ouviu minhas pre- ces, acalmou meu coração e atendeu meus pedidos. 17 "(...) o real não está na saída nem na chegada, ele se dispõe para gente é no meio da travessia. Mire e veja: o mais im- portante e bonito desse mundo é: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que estão sempre mudando. Afinam e desafinam. Verdade maior é o que a vida me ensi- nou" Guimarães Rosa RESUMO FANTE, Karime Pechutti. EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA E SEUS IMPACTOS NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO: estudo de caso em Presidente Prudente, Brasil, na perspectiva da geografia do clima. 2019. 327 p. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente – SP, 2019. Nos últimos anos as mudanças climáticas têm sido foco de diversas pesquisas de cunho científico e político principalmente após as publicações dos relatórios desen- volvidos pelo IPCC. Segundo o grupo, e fato incontestável para muitos pesquisado- res, as mudanças climáticas deverão aumentar consideravelmente o número e in- tensidade dos eventos meteorológicos extremos. Contudo, tais repercussões não ocorrerão em todos os espaços e com intensidades equivalentes. Cada grupo de acordo com o seu poder aquisitivo, forma organizacional, processo histórico e cultu- ral percebem a eminência do risco de modo singular e, da mesma forma, em um fu- turo próximo, responderão de modo desigual a partir de mecanismos capazes de se precaverem com maior ou menor resiliência à essas repercussões. Diante desta dis- cussão esta pesquisa teve o objetivo de analisar e pesquisar as repercussões dos eventos extremos, associados a temperatura (frio e calor) e condições de conforto térmico humano e bairros com diferentes padrões socioeconômicos na cidade de Presidente Prudente. A hipótese dessa pesquisa é que a população residente nos setores menos valorizados e mais segregados socio-economicamente é também a camada mais vulnerável e afetada, negativamente, por essas ocorrências extremas e com impactos significativos no conforto térmico e saúde. Para contemplar este universo de análise a pesquisa é composta por três vertentes principais: análise dos eventos extremos de frio e calor e a influência na biometeorologia humana por meio do conforto e desconforto térmico; análise dos eventos de ondas de calor e frio e a repercussão na cidade de Presidente Prudente; a vulnerabilidade, adaptação e im- pactos na saúde da população urbana. Os resultados indicam que desde 1961 a cidade de Presidente Prudente tem verificado um aumento no número de situações desconfortáveis especialmente associadas ao calor (desconforto térmico e ondas de calor). Verificou-se que os meses em que a população mais sofre com as ondas de calor são aqueles característicos da primavera e verão, sendo este último responsá- vel por situações de extremo durante o dia e a noite. Para esse contexto a popula- ção mais vulnerável, desprovida de aparelhos tecnológicos, é impedida de se recu- perarem do stress gerado pelo corpo humano nos mecanismos de resfriamento cor- poral e, portanto, são aquelas que mais sentem os agravos negativos da relação sociedade-natureza. De modo geral a população recorre ao auxílio dos meios técni- cos como ventiladores, mas que nem sempre são suficientes para evitar a ocorrên- cia de mal estares subnotificados como o cansaço e irritabilidade. Palavras-Chaves: climatologia; temperatura; eventos extremos; conforto térmico; ondas de calor; ondas de frio; vulnerabilidade; saúde; Presidente Prudente; geogra- fia. ABSTRACT FANTE, Karime Pechutti. EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA E SEUS IMPACTOS NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO: estudo de caso em Presidente Prudente, Brasil, na perspectiva da geografia do clima. 2019. 327 p. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente – SP, 2019. In recent years, climate changes have been the focus of several scientific and politi- cal research studies, especially after the publication of reports elaborated by the IPCC. According to the group, as well as an unquestionable fact for many research- ers, climate changes should considerably increase the number and intensity of ex- treme weather events. However, such repercussions will not occur in all spaces and with equivalent intensities. Each group, according to their purchasing power, organi- zational form, historical and cultural process, perceives the eminence of risk in a unique way and, in the near future, will respond unequally through mechanisms that will be able to be cautious with more or less resilience about these repercussions. Given this discussion, this research aimed to analyze and research the repercus- sions of extreme events associated with temperature (cold and heat) and conditions of thermic comfort in differents socioeconomic districts in the Presidente Prudente city. The hypothesis of this research is that the population residing in the least valued and most socially and economically segregated sectors is also the most vulnerable and negatively affected by these extreme occurrences layer, with significant impacts on thermal comfort and health. In order to contemplate this universe of analysis, the research consists of three main strands: analysis of extreme cold and heat events and the influence on human biometeorology through thermal comfort and discomfort; analysis of hot and cold wave events and the repercussion in the city of Presidente Prudente; vulnerability, adaptation and health impacts of the urban population. The results indicate that since 1961 the city of Presidente Prudente has seen an increase in the number of uncomfortable situations especially associated with heat (thermal discomfort and heat waves). The months when the population suffers the most from hot waves are those characteristic of spring and summer, the latter being responsible for extreme situations during the day and night. In this context, the most vulnerable population, deprived of technological devices, is prevented from recovering from the stress generated by the human body in the mechanisms of body cooling and, there- fore, is the one who most feels the negative effects of the society-nature relationship. In general, the population uses the help of technical means such as fans, but these are not always sufficient to prevent the occurrence of underreported malaise such as tiredness and irritability. Keywords: climatology; temperature; extreme events; thermal comfort; heat waves; cold waves; vulnerability; health; Presidente Prudente; geography. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 – Localização de Presidente Prudente no Estado de São Paulo ............... 47 Figura 2 – Climograma para a cidade de Pres. Prudente entre os anos de 1969 a 2015 ......................................................................................................................... 49 Figura 3 – Mapa das potenciais unidades climáticas em Presidente Prudente ........ 52 Figura 4 – Presidente Prudente. Densidade de área construída (2016) e densidade demográfica – centroides (2010) .............................................................................. 53 Figura 5 – Presidente Prudente. Chefes de família com rendimento até 2 salários mínimos. Comparação entre os anos 2000 e 2010. ................................................. 54 Figura 6 – Presidente Prudente. Chefes de família com rendimento superior a 20 salários mínimos. Comparação entre os anos 2000 e 2010. ................................... 55 Figura 7 – Presidente Prudente. Mapa síntese da exclusão/inclusão social. Comparação entre os anos 2000 e 2010. ................................................................ 56 Figura 8 – Quantidade de questionários aplicados por data. ................................... 62 Figura 9 – Quantidade de questionários aplicados por período do dia. ................... 62 Figura 10 – Presidente Prudente. Locais de aplicação dos questionários. .............. 64 Figura 11 – Amigos aplicando os questionários no centro de comércio da cidade (Calçadão). ............................................................................................................... 66 Figura 12 – Aplicação de questionários com moradores locais no centro de comércio da cidade (Calçadão). .............................................................................................. 66 Figura 13 – Alguns dos amigos que ajudaram na aplicação dos questionários. ...... 66 Figura 14 – Teste e comparação entre os termo higrometros. ................................. 66 Figura 15 – Divisão percentual dos entrevistados por sexo. .................................... 67 Figura 16 – Divisão etária e por sexo do grupo entrevistado. .................................. 67 Figura 17 – Roupa que o entrevistado vestia no momento da aplicação do questionário. ............................................................................................................. 67 Figura 18 – Percentual de entrevistados que trabalham expostos ao sol. ............... 67 Figura 19 – Percentual de entrevistados migrantes e naturais de Pres.Prudente. ... 67 Figura 20 – Migrantes. Tempo em que residem em Presidente Prudente. .............. 67 Figura 21 – Origem dos migrantes entrevistados. .................................................... 69 Figura 22 – Presidente Prudente. Temperatura e umidade no momento da aplicação dos questionarios. ..................................................................................................... 69 Figura 23 – Percentual de respostas referentes ao conforto e desconforto térmico no momento da entrevista. ............................................................................................ 70 Figura 24 – Situação da casa em que os entrevistados moram. .............................. 70 Figura 25 – Presidente Prudente. Localização e número de questionários por bairro. .................................................................................................................................. 70 Figura 26 – Variáveis do conforto térmico. ............................................................... 77 Figura 27 – Esquema ilustrativo entre o valor de clo e o tipo e quantidade de roupas. .................................................................................................................................. 83 Figura 28 – Linhas de influência entre os diferentes parâmetros da adaptação psicológica. ............................................................................................................... 84 Figura 29 – Temperaturas aproximadas do corpo humano em: A) ambientes frios (20 °C a 24 °C); B) ambientes quentes (≥ 35 °C). .................................................... 93 Figura 30 – Mecanismos de transferência térmica entre o corpo e o ambiente por meio da condução, convecção, radiação e evaporação. .......................................... 99 Figura 31 – O balanço térmico humano. ................................................................... 99 Figura 32 – Balanço calórico do organismo humano. ............................................. 100 Figura 33 – Diagrama de conforto térmico – INMET (2006). .................................. 110 Figura 34 – Diagrama de conforto térmico – INMET (2006). .................................. 116 Figura 35 – Conforto térmico entre os anos de 1966 e 2016 a partir do índice de temperatura e umidade – Thom (1959). ................................................................. 118 Figura 36 – O conforto térmico nas diferentes décadas. Comparação do número de dias para entre a média do período (1966 – 2016) e as cinco décadas a partir do índice de temperatura e umidade – Thom (1959). .................................................. 121 Figura 37 – Porcentagem mensal das frequências e tipos de conforto térmico a partir do Índice de temperatura e umidade (2005 – 2016). .............................................. 124 Figura 38 – Porcentagem mensal das frequências e tipos de conforto térmico a partir do Índice de temperatura efetiva com vento (2005 – 2016). ................................... 126 Figura 39 – Porcentagem mensal das frequências e tipos de conforto térmico a partir do Índice de temperatura efetiva (2005 – 2016). .................................................... 128 Figura 40 – Porcentagem mensal das frequências e tipos de conforto térmico a partir do Índice de temperatura equivalente percebida (2005 – 2016). ............................ 129 25 Figura 41 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do questionário de predileção térmica (2005 – 2016). ........................................... 131 Figura 42 – Porcentagem mensal das frequências e tipos de conforto térmico a partir do diagrama bioclimático de conforto térmico/ INMET (2005 – 2016). ................... 132 Figura 43. Gráfico referente às condições de conforto térmico para as 9h, 15h e 21h (2005- 2016) a partir do Índice de temperatura e umidade (THOM, 1959). ........... 135 Figura 44 – Gráfico referente as condições de conforto térmico para as 9h, 15h, e 21h (2005- 2016) a partir do Índice de temperatura efetiva com vento (MISSENARD, 1937). ..................................................................................................................... 135 Figura 45 – Gráfico referente as condições de conforto térmico para as 9h, 15h e 21h (2005- 2016) a partir do Índice de temperatura efetiva (MISSENARD, 1948). 137 Figura 46 – Gráfico referente as condições de conforto térmico para as 9h, 15h e 21h (2005- 2016) a partir do Índice de temperatura equivalente percebida (MONTEIRO, 2008). ............................................................................................... 138 Figura 47 – Gráfico referente as condições de conforto térmico para as 9h, 15h, e 21h (2005- 2016) a partir do Diagrama de conforto térmico (INMET). ................... 140 Figura 48 – Gráfico referente às condições de conforto térmico para homens e mulheres as 9h, 15h e 21h (2005- 2016) a partir do resultado do questionário de predileção térmica (PT) para a cidade de Presidente Prudente. ............................ 140 Figura 49 – Porcentagem de dias confortáveis, de acordo com as diferentes metodologias empregadas, nos horários das 9h. ................................................... 144 Figura 50 - Porcentagem de dias confortáveis, de acordo com as diferentes metodologias empregadas, nos horários das 15h. ................................................. 144 Figura 51 – Porcentagem de dias confortáveis, de acordo com as diferentes metodologias empregadas, nos horários das 21h. ................................................. 145 Figura 52 – Curva de distribuição normal e ênfase para a hachura dos limites de uma distribuição normal que podem ser associados aos eventos extremos. ......... 154 Figura 53 – Ondas de calor e processos físicos que contribuem para sua gênese e permanência. .......................................................................................................... 170 Figura 54 – Climatologia sinótica das massas de ar frio na América do Sul e Brasil. ............................................................................................................................... 173 Figura 55 – Total de ondas de calor e frio para as diferentes técnicas no período de 1961 a 2016. .......................................................................................................... 179 Figura 56 – Gráficos percentuais sobre a duração em dias das ondas de frio em Presidente Prudente/ por técnica. .......................................................................... 180 Figura 57 – Gráficos percentuais sobre a duração em dias das ondas de calor em Presidente Prudente por técnica. ............................................................................ 181 Figura 58. Período e duração das ondas de frio (CSDI-OMM). .............................. 185 Figura 59. Período e duração das ondas de frio (Diaz). ......................................... 185 Figura 60. Período e duração das ondas de frio (IPCC). ........................................ 185 Figura 61. Período e duração das ondas de frio (OMM). ........................................ 185 Figura 62. Período e duração das ondas de frio (Projeto Ondas). .......................... 185 Figura 63. Período e duração das ondas de frio (Silveira). ..................................... 185 Figura 64. Período e duração das ondas de calor (CSDI-OMM). ........................... 186 Figura 65. Período e duração das ondas de calor (Díaz). ...................................... 186 Figura 66. Perío do e duração das ondas de calor (IPCC). .................................... 186 Figura 67. Período e duração das ondas de calor (OMM). ..................................... 186 Figura 68. Período e duração das ondas de calor (Projeto Ondas). ....................... 186 Figura 69. Período e duração das ondas de calor (Silveira). .................................. 186 Figura 70 – Número de ondas de frio por década. ................................................. 191 Figura 71 – Número de ondas de calor por década. ............................................... 191 Figura 72 – Evolução diária das ilhas de calor atmosféricas. Média do período de 01/06/2015 a 28/02/2016. ....................................................................................... 209 Figura 73 - Alguns dos locais onde os sensores foram instalados no ambiente interno e externo (sensor com proteção): 1 e 2, Residencial Dahma; 3 e 4, Vila Dubus; 5 e 8, Parque Castelo Branco; 6 e 7, COHAB; Equipamentos utilizados na pesquisa. Acima sensor externo e abaixo sensor interno. ...................................... 218 Figura 74 - Locais onde os sensores foram instalados. .......................................... 219 Figura 75 - Mosaico de fotos aéreas das residências/bairros pesquisados. ........... 220 Figura 76 - Gráficos comparativos entre as temperaturas médias diárias do ambiente interno e externo - verão. ........................................................................................ 225 Figura 77 - Gráficos comparativos entre as temperaturas médias diárias do ambiente interno e externo - inverno. ..................................................................................... 227 Figura 78 - Gráficos comparativos entre as temperaturas médias horárias do ambiente interno e externo - verão. ........................................................................ 229 27 Figura 79 - Gráficos comparativos entre as temperaturas médias horárias do ambiente interno e externo - inverno. ..................................................................... 232 Figura 80 - Percentual de participação das classes de conforto, no ambiente interno, no período de verão. .............................................................................................. 236 Figura 81 - Percentual de participação das classes de conforto, no ambiente externo, no período de verão. .............................................................................................. 237 Figura 82- Percentual de participação das classes de conforto, no ambiente interno, no período de inverno ............................................................................................ 238 Figura 83 - Percentual de participação das classes de conforto, no ambiente externo, no período de inverno. ........................................................................................... 239 Figura 84 – Percentual de respostas para a questão: neste momento sua casa é mais quente ou mais fria que aqui? ........................................................................ 242 Figura 85 - Percentual de respostas para a questão: sua casa é bem ventilada? . 242 Figura 86 - Percentual de respostas para a questão: qual o material construtivo da sua residência? ...................................................................................................... 242 Figura 87 - Percentual de respostas para a questão: qual a cobertura/telhado da sua residência? ............................................................................................................. 242 Figura 88 - Percentual de respostas para a questão: na sua casa existem árvores de grande ou médio porte próximas à residência (quintal/ calçada)? ......................... 243 Figura 89 - Percentual de respostas para a questão: em situações de calor o que você faz para melhorar o conforto térmico (medidas de adaptação)? .................... 245 Figura 90 - Medidas adaptativas ao calor: respostas mais frequentes utilizadas pelos entrevistados. ......................................................................................................... 245 Figura 91 - Percentual de respostas para a questão: é suficiente para que você e sua família não passe calor? .................................................................................. 246 Figura 92 - Percentual de respostas para a questão: você tem ventilador? ........... 246 Figura 93 - Percentual de respostas para a questão: em quais cômodos vocês tem ventilador? .............................................................................................................. 246 Figura 94 - Percentual de respostas para a questão: utiliza o ventilador sempre que gostaria?................................................................................................................. 246 Figura 95 - Percentual de respostas para a questão: porque não utiliza o ventilador sempre que deseja? ............................................................................................... 247 Figura 96 - Percentual de respostas para a questão: você tem ar condicionado? . 249 Figura 97 - Percentual de respostas para a questão: em quais cômodos você tem ar condicionado? ......................................................................................................... 249 Figura 98 - Percentual de respostas para a questão: utiliza o ar condicionado sempre que deseja? ............................................................................................................ 249 Figura 99 - Percentual de respostas para a questão: por que não utiliza o ar condicionado sempre que deseja? ......................................................................... 249 Figura 100 - Respostas mais frequente para a indagação: Por que não utiliza o ar condicionado sempre que gostaria? ....................................................................... 250 Figura 101 - Percentual de respostas para a questão: no frio o que você e sua família faz para se proteger/aquecer (medidas de adaptação)? ............................. 251 Figura 102 - Respostas mais frequente para a indagação: No frio o que você e sua família faz para se proteger/aquecer (medidas de adaptação)? ............................. 252 Figura 103 - Percentual de respostas para a questão: essas medidas de adaptação são suficientes para que você e sua família não passe frio? .................................. 253 Figura 104 - Percentual de respostas para a questão: você tem aquecedor? ........ 253 Figura 105 - Percentual de respostas para a questão: em quais cômodos vocês tem aquecedor? ............................................................................................................. 253 Figura 106 - Percentual de respostas para a questão: utiliza o aquecedor sempre que deseja (todos)? ................................................................................................ 253 Figura 107 - Percentual de respostas para a questão: por que não utiliza o aquecedor sempre que gostaria? ........................................................................... 254 Figura 108 - Percentual de respostas para a questão: possui chuveiro elétrico? ... 254 Figura 109 - Percentual de respostas para a questão: seu chuveiro aguenta situações de frio ou normalmente queima durante o inverno? ............................... 254 Figura 110. Taxa de respostas referentes a questão: ―Durante o calor como você se sente?‖ para homens e mulheres. .......................................................................... 256 Figura 111. Taxa de respostas referentes a questão: ―Durante o frio como você se sente?‖ para homens e mulheres. .......................................................................... 257 Figura 112 - Para sua saúde você acredita que situações de calor ou frio são piores? ................................................................................................................................ 258 Figura 113 - Percentual de respostas para a questão: você ou algum familiar já teve algum problema de saúde relacionado ao calor? ................................................... 259 Figura 114 - Percentual de respostas para a questão: quem teve esse problema (criança, adulto, idoso)?.......................................................................................... 259 29 Figura 115 - Principais palavras citadas no questionário em referência as doenças agravadas durante o calor. ..................................................................................... 261 Figura 116 - Percentual de respostas para a questão: você ou algum familiar já teve algum problema de saúde relacionado ao frio?...................................................... 262 Figura 117 - Percentual de respostas para a questão: quem teve esse problema (criança, adulto, idoso)? ......................................................................................... 262 Figura 118 - Principais palavras citadas no questionário em referência as doenças agravadas durante o frio. ....................................................................................... 262 Figura 119 - Percentual de respostas para a questão: quando você ou alguém da sua família fica doente qual desses locais vocês procura primeiro? ...................... 263 LISTA DE QUADROS Quadro 1 - Relação da quantidade e percentual de questionários obtidos em cada um dos pontos de coleta. ......................................................................................... 65 Quadro 2 – Isolamento térmico para peças de roupas expressos em Clo segundo o ISSO 7730. ............................................................................................................... 83 Quadro 3 – Energia dispendida por atividade realizada. .......................................... 90 Quadro 4 – Sensação térmica em função da umidade relativa do ar. ...................... 98 Quadro 5 – Índices encontrados na bibliografia e quantidade correspondente de equações. ............................................................................................................... 103 Quadro 6 – Classes de conforto térmico aplicado ao índice de temperatura efetiva com vento. .............................................................................................................. 105 Quadro 7 – Impactos do conforto/desconforto térmico na população a partir da proposta de Thom. ................................................................................................. 106 Quadro 8 – Classes de desconforto termo-higrométricos para o índice de Thom (1959). .................................................................................................................... 107 Quadro 9 – Faixas interpretativas para a temperatura equivalente percebida (TEP). ............................................................................................................................... 110 Quadro 10 – Classes de desconforto termo-higrométricos para o índice de Thom (1959). .................................................................................................................... 113 Quadro 11 – Classes de conforto térmico aplicado aos índices de temperatura resultante (ITR) e índice de temperatura efetiva com vento (TEv). ........................ 114 Quadro 12 – Faixas interpretativas para o índice de temperatura equivalente percebida................................................................................................................ 115 Quadro 13 – Parâmetros definidos para a análise da predileção térmica dos residentes de Presidente Prudente a partir do questionário aplicado com a população. .............................................................................................................. 117 Quadro 14 – Desvios percentuais entre a média do período (1966-2016) e as décadas, a partir do Índice de temperatura e umidade de Thom (1959). ............... 120 Quadro 15 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do índice de temperatura e umidade (THOM, 1959). ............................................. 124 Quadro 16 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do índice de temperatura efetiva com vento........................................................... 126 Quadro 17 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do índice de temperatura efetiva. ........................................................................... 127 Quadro 18 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do Índice de temperatura equivalente percebida. ................................................... 129 Quadro 19 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do questionário de predileção térmica. ................................................................... 130 Quadro 20 – Porcentagem anual das frequências e tipos de conforto térmico a partir do diagrama bioclimático de conforto térmico (INMET, 2006). ............................... 132 Quadro 21 – Registros de desastres naturais no Brasil, 1991-2010. ...................... 158 Quadro 22. – Heat índex e os níveis classificatórios. ............................................. 162 Quadro 23 – Técnicas utilizadas, valores e limiares considerados para a identificação de ondas de calor. ............................................................................. 174 Quadro 24 – Técnicas utilizadas, valores e limiares considerados para a identificação de ondas de frio. ................................................................................ 175 Quadro 25 – Valores considerados para a análise das ondas de calor e frio. ........ 176 Quadro 26 – Maior número de permanência das ondas de frio em cada uma das metodologias. ......................................................................................................... 188 Quadro 27 – Maior número de permanência das ondas de calor em cada uma das metodologias. ......................................................................................................... 188 Quadro 28 – Percentual de ondas de calor por estação sazonal (verão: dez, jan, fev; outono: mar, abr, mai; inverno: jun, jul e ago; primavera: set, out, nov). ................ 189 Quadro 29 – Percentual de ondas de frio por estação sazonal (verão: dez, jan, fev; outono: mar, abr, mai; inverno: jun, jul e ago; primavera: set, out, nov). ................ 189 Quadro 30 - Locais de instalação dos sensores internos e externos. ..................... 221 Quadro 31 - Principais resultados da comparação das temperaturas internas e externas diárias durante o verão. ........................................................................... 224 Quadro 32 - Principais resultados da comparação das temperaturas internas e externas diárias durante o inverno. ......................................................................... 226 Quadro 33 - Principais resultados da comparação das temperaturas internas e externas horárias durante o verão. ......................................................................... 228 Quadro 34 - Principais resultados da comparação das temperaturas internas e externas horárias durante o inverno. ...................................................................... 231 Quadro 35. Percentual de respostas para a questão: ―durante o calor como você se sente?‖ a partir do sexo dos entrevistados. ............................................................ 256 Quadro 36. Percentual de respostas para a questão: ―durante o frio como você se sente?‖ a partir do sexo dos entrevistados. ............................................................ 257 Quadro 37 - Percentual de respostas para a questão: qual o problema de saúde que você e/ou sua família já teve relacionado ao calor? ............................................... 259 Quadro 38 - Percentual de respostas para a questão: qual o problema de saúde que você e/ou sua família já teve relacionado ao frio? .................................................. 259 LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Propriedades radiativas de materiais urbanos. .................................... 207 Tabela 2 – Propriedades radiativas de materiais rurais. ........................................ 207 Tabela 3 - Óbitos no Brasil por ocorrência segundo Capítulo CID-10 .................... 214 Tabela 4 - Óbitos em Presidente Prudente por ocorrência segundo Capítulo CID-10 ............................................................................................................................... 215 Tabela 5 - Percentual de respostas para a questão: ―para sua saúde você acredita que situações de calor ou frio são piores‖ a partir do sexo dos entrevistados. ...... 258 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ...................................................................................... 41 2 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO ...................................... 47 3 HIPÓTESE ............................................................................................. 57 4 OBJETIVOS .......................................................................................... 59 4.1 OBJETIVO GERAL ............................................................................... 59 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ................................................................. 59 5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS .............................................. 61 6 CONFORTO E DESCONFORTO TÉRMICO: EPISÓDIOS METEOROLÓGICOS ASSOCIADOS À TEMPERATURA E A INFLUÊNCIA NA FISIOLOGIA HUMANA ............................................ 71 6.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ................................................................ 71 6.2 CONFORTO TÉRMICO HUMANO ........................................................ 72 6.3 VARIÁVEIS E CONDICIONANTES DO CONFORTO TÉRMICO ......... 77 6.3.1 Variáveis ambientais ou climáticas .................................................... 77 6.3.2 Variáveis humanas (individuais e fisiológicas) ................................. 79 6.3.3 Variáveis subjetivas ............................................................................ 83 6.3.4 Condicionantes na escala urbanística ............................................... 86 6.4 MECANISMOS DE TERMO REGULAÇÃO BIOLÓGICA ..................... 88 6.4.1 Mecanismos termo-regulação ao frio ................................................ 91 6.4.2 Mecanismos termo-regulação ao calor.............................................. 93 6.5 PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA TÉRMICA ................................. 95 6.6 ÍNDICES PARA AVALIAÇÃO DE SITUAÇÕES CONFORTÁVEIS E DESCONFORTÁVEIS ......................................................................... 100 6.6.1 Índices e diagramas de conforto/desconforto térmico aplicados na pesquisa ............................................................................................. 104 6.6.2 Novo índice de temperatura efetiva (NET) ou índice de temperatura efetiva com vento (TEv)..................................................................... 105 6.6.3 Índice de temperatura e umidade (THOM, 1959) ............................. 105 6.6.4 Índice De Temperatura Resultante (ITR)/ Temperatura efetiva – Missenard (1948) ................................................................................ 108 6.6.5 Temperatura equivalente percebida (TEP) – Monteiro (2008) ........ 109 6.6.6 Diagrama do conforto humano – INMET (2006) .............................. 110 6.7 O CONFORTO TÉRMICO EM PRESIDENTE PRUDENTE/BRASIL E COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS BIOCLIMÁTICAS .......... 111 6.7.1 Procedimentos metodológicos ......................................................... 111 6.7.2 Resultados e discussão. ................................................................... 117 6.7.2.1 ANÁLISE 1 – O CONFORTO TÉRMICO HISTÓRICO EM PRESIDENTE PRUDENTE: ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DE 1966 A 2016 E DAS DÉCADAS A PARTIR DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE DE THOM (1959) .............................. 117 6.7.2.2 ANÁLISE 2 – O CONFORTO TÉRMICO ANUAL E MENSAL EM PRESIDENTE PRUDENTE: COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES METODOLOGIAS ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2016 ..................................................................................... 123 6.7.2.3 ANÁLISE 3 – O CONFORTO TÉRMICO HORÁRIO EM PRESIDENTE PRUDENTE E A COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES METODOLOGIAS (2005 A 2016) ............ 133 6.8 CONSIDERAÇÕES DO CAPÍTULO .................................................... 145 7 OS EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA: FREQUENCIA, MAGNITUDE E PERMANENCIA DAS ONDAS DE CALOR E DE FRIO ............................................................................................................. 151 7.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS .............................................................. 151 7.2 OS EVENTOS EXTREMOS NATURAIS E O IMPACTO NA POPULAÇÃO ...................................................................................... 152 7.3 ONDAS DE CALOR E FRIO: CONSIDERAÇÕES E DEFINIÇÕES .... 159 7.3.1 Gênese e sistemas atmosféricos causadores e agravantes das ondas de calor e ondas de frio ......................................................... 168 7.4 AS ONDAS DE CALOR E FRIO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE ......................................................................................... 174 7.4.1 Procedimentos metodológicos ......................................................... 174 7.4.2 Resultados e discussão .................................................................... 177 7.4.2.1 ANÁLISE 1. COMPARAÇÃO DO TOTAL DE ONDAS IDENTIFICADAS, POR CADA TÉCNICA, NO PERÍODO DE 1961 – 2016 .................................................... 177 7.4.2.2 ANÁLISE 2. ANÁLISE PERCENTUAL DA DURAÇÃO EM NÚMERO DE DIAS DAS ONDAS DE CALOR E FRIO ENTRE OS ANOS DE 1961 A 2016 ........................ 179 7.4.2.3 ANÁLISE 3. INVENTÁRIO DE ONDAS: IDENTIFICAÇÃO DO MÊS, ANO E DURAÇÃO DAS ONDAS DE CALOR E FRIO PARA AS DIFERENTES TÉCNICAS ................... 182 7.4.2.4 ANÁLISE 4. IDENTIFICAÇÃO DAS MAIORES PERMANÊNCIAS (DURAÇÃO) DAS ONDAS DE CALOR E FRIO EM CADA UMA DAS METODOLOGIAS ..................... 187 7.4.2.5 ANÁLISE 5. VERIFICAÇÃO DO PERCENTUAL DE ONDAS DE FRIO E CALOR POR ESTAÇÃO SAZONAL ................................................................................. 188 7.4.2.6 ANÁLISE 6. CONTAGEM DO NÚMERO DE ONDAS DE FRIO POR DÉCADA. ....... 189 7.5 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAPÍTULO ......................................... 192 8 A GEOGRAFIA DO CLIMA E A VULNERABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO AOS EVENTOS TÉRMICOS ............................................ 197 8.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS .............................................................. 197 8.2 A COMPREENSÃO DO CLIMA URBANO DE PRESIDENTE PRUDENTE À LUZ DA GEOGRAFIA DO CLIMA: APORTES TEÓRICOS PARA COMPREENSÃO DA REALIDADE LOCAL ........ 198 8.3 RESIDÊNCIAS E OCUPAÇÕES: A DIFERENCIAÇÃO DE ÁREAS E O IMPACTO NA VULNERABILIDADE SOCIAL .................................... 202 8.4 APRENDENDO A CONVIVER COM AS TEMPERATURAS EXTREMAS. DO ACESSO AO MEIO TÉCNICO ÀS MEDIDAS ADAPTATIVAS ................................................................................... 211 8.5 AGRAVOS NA SAÚDE PÚBLICA: AS RELAÇÕES DESARMÔNICAS ENTRE O CLIMA E O CORPO HUMANO. ......................................... 213 8.6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ............................................ 216 8.7 RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................ 223 8.7.1 Análise do lugar: as residências e a amplitude térmica. Diferenças diárias entre o meio externo e interno (verão e inverno) ............... 223 8.7.2 Análise do lugar: diferenças horárias entre o ambiente externo e interno (verão e inverno) ................................................................... 227 8.7.3 Análise do conforto térmico, interno e externo, a partir da metodologia de Thom (1959), em diferentes bairros e contextos socioeconômicos (verão e inverno). ................................................ 232 8.7.4 Percepção e análise das residências em Presidente Prudente a partir da população entrevistada ..................................................... 241 8.7.5 A geografia do clima e as medidas de adaptação ao calor e ao frio ............................................................................................................. 243 8.7.6 A influência das temperaturas para o bem estar e agravos na saúde: a percepção da população e a relação entre clima e saúde .......... 255 8.8 CONSIDERAÇÕES DO CAPÍTULO ................................................... 263 9 CONCLUSÕES ................................................................................... 269 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 273 APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO COM A POPULAÇÃO PRUDENTINA. .................................................................................... 287 APÊNDICE B – RELAÇÃO DOS BAIRROS ABRANGIDOS NA PESQUISA E RESPECTIVO NÚMERO DE QUESTIONÁRIOS ................................ 288 APÊNDICE C – ÍNDICES BIOCLIMÁTICOS CONSULTADOS PARA A PESQUISA. ............................................................................................................. 291 41 1 INTRODUÇÃO Os eventos extremos constituem-se como uma forma de paroxismo climático que se manifestam como anomalias/desvios que flutuam em torno de um padrão médio. Tais ocorrências têm sido estudadas por diversos pesquisadores e os principais resultados demonstram uma alteração significativa nos últimos anos no volume, frequência e intensidade dos episódios de precipitação e temperatura. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde (2015, p.8) apenas entre os anos de 2000 a 2009 foram registrados 922 casos de desastres associados aos eventos naturais extremos nas Américas. Desse total calcula-se que aproximadamente 71 milhões de pessoas foram impactadas, enquanto que na década de 1970/79, para a mesma região, registrou-se 216 desastres. De acordo com a UFSC-CEPED (2012 apud ORGANIZAÇÃO PAN- AMERICANA DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015, p.14 e p.22) os eventos naturais são subdivididos em quatro categorias: eventos geológicos ou geofísicos (processos erosivos, movimentos de massa e deslizamentos); eventos meteorológicos (raios, ciclones, tornados e vendavais); eventos hidrológicos (enchentes, alagamentos e inundações, deslizamento de massas úmidas); e eventos climatológicos (estiagem e seca, incêndios florestais, chuvas de granizo, geadas e ondas de frio e calor). No Brasil os que mais representam perigo e prejuízo a popu- lação são aqueles associados a climatologia (seca e estiagem, principalmente), se- guido dos desastres de origem hidrológica (enchentes e inundações) No campo da Geografia esse tema se torna um objeto de pesquisa relevante, pois, no atual contexto em que se vive, é impossível desassociar os impactos dos desastres naturais aos grupos humanos que sentem e sofrem as repercussões des- sas manifestações. Contudo, fato incontestável, em sociedades desiguais, nem to- dos os segmentos sociais são afetados pelas repercussões climáticas no espaço urbano da mesma forma e intensidade. Conforme Sant‘Anna Neto (2008 e 2011) e Veyret (2007) as condições econômicas em que se inserem os grupos sociais são um dos fatores essenciais para se entender a resiliência e vulnerabilidade frente aos eventos climáticos, especialmente, extremos. De certo modo a população portadora de melhores condições sócio- econômicas é capaz de se precaver e se adaptar criando condições de maior segu- 42 rança. Assim, para esta pesquisa, parte-se do pressuposto que a camada da popu- lação que mais sente os impactos dos eventos climáticos extremos é exatamente o mesmo segmento de pessoas que vivem à margem do sistema econômico; que são expostas às piores condições socioepaciais interurbanas; que são mais vulneráveis aos efeitos agudos na saúde; e, consequentemente, são as pessoas que menos vi- venciam a cidade com qualidade de vida. Ao adentrar a cidade observa-se que [...] a repercussão dos fenômenos at- mosféricos na superfície terrestre se dá num território, transformado e produzido pe- la sociedade, de maneira desigual e apropriado segundo os interesses dos agentes sociais [...] (SANT‘ANNA NETO, 2008, p. 62) e, portanto, as repercussões dos fe- nômenos atmosféricos não ocorrem de maneira homogênea em todo o espaço ur- bano. Para cada grupo é oferecida maior ou menor possibilidade de serem produzi- das situações críticas e calamitosas oriundas dos eventos climáticos extremos de acordo com o grau de vulnerabilidade em que se inserem. Assim, não é coincidência, e se deve considerar que a lógica do desenvolvi- mento desigual também exerce influência nas condições naturais e atmosféricas ur- banas. Cada grupo socioeconômico, de acordo com a sua organização e gestão ter- ritorial, produzirá o espaço urbano de forma diferente do mesmo modo que, cada qual, também sentirá as repercussões dos eventos climáticos extremos em graus de intensidade desigual. Devido às lógicas do processo de produção do espaço é razoável reconhecer que há uma relação intrínseca entre o grau de vulnerabilidade de um determinado grupo e as condições econômicas a que se inserem. Conforme Sant‘Anna Neto (2008, p.47), ―os espaços desiguais potencializam os efeitos do clima, que se manifestam, também, de forma desigual. Nesta perspec- tiva, tem-se que admitir que o clima urbano possa ser interpretado como uma cons- trução social‖. Dentre os eventos climáticos, a temperatura (ondas de calor, ondas de frio, desconforto térmico) apresenta grande desafio aos estudiosos uma vez que setores como a geração de energia, atividades agrícolas e pecuárias, indústria, turismo, abastecimento, transporte, comércio, apesar do desenvolvimento tecnológico atual, são os que mais são afetados e sentem as repercussões climáticas diretamente. Na saúde estes impactos também são sentidos e desencadeiam uma série de agravamentos. Estudos voltados a biometeorologia humana tem comprovado uma 43 estreita relação entre os elementos atmosféricos e condições de saúde humana (ainda que não possam ser considerados como fatores únicos de agravamento). Os elementos atmosféricos quando associados às características físicas, biológicas, psicológicas e culturais, particulares de cada individuo, podem agravar e auxiliar no desencadeamento de doenças e enfermidades cardiovasculares (BRAGA, et al, 2007; NOGUEIRA, 2009; FREITAS, et al, 2013; MURARA, 2009 e 2012); respirató- rias (SOUZA e SANT‘ANNA NETO, 2008; SOUZA, 2008; ARAÚJO, 2014; SILVA E RIBEIRO, 2012), e infecciosas de veiculação hídrica (ALEIXO, 2012), além, é claro, de desconfortos e mal estares subnotificados associados a irritabilidade, cansaço e nervosismo (ESCORROU, 1988; BURSE, 1979; BESANCENOT, 2001). Nesta perspectiva a realização desta pesquisa se justifica pela tentativa de compreender e realizar uma análise dos impactos ocasionados pelos eventos asso- ciados às temperaturas extremas e aos fatores desencadeados no espaço urbano. A vulnerabilidade socioespacial será considerada a fim de que se desvende de que forma os aspectos econômicos e ambientais contribuem ou não à ocorrência dos eventos extremos de temperatura. Para tanto, essa tese foi estruturada em um tripé analítico: eventos extremos de temperatura e a associação com o organismo huma- no a partir do conforto térmico; a ocorrência de períodos de temperatura extrema de maior duração – ondas de calor e frio; e a vulnerabilidade na cidade de Presidente Prudente em diferentes grupos e bairros da cidade, adaptação e impactos na saúde a partir de mal estares subnotificados, que normalmente não são registrados por se- rem esporádicos e os pacientes não procurarem ajuda especializada. Como organização do texto o conteúdo elaborado foi dividido em 9 capítulos. Do primeiro ao quinto são apresentados os tópicos basilares para a compreensão da tese e universo de análise: introdução, caracterização da área de estudo, hipóteses e objetivos e procedimentos metodológicos. No capítulo 6: ―Conforto e desconforto térmico: episódios meteorológicos associados à temperatura e a influência na fisio- logia humana‖ é trazido ao leitor uma discussão sobre o funcionamento, adaptação e resposta do organismo humano frente às variações climáticas espaço-temporais e especialmente em relação às temperaturas. Buscou-se compreender, a partir da bi- bliografia existente, os limiares de temperatura e umidade e das técnicas utilizadas na bibliografia internacional para identificação de situações anômalas, que por con- sequência, geram desconforto ao ser humano. Em todos os capítulos as discussões foram aplicadas e representadas no contexto da cidade de Presidente Prudente/SP, 44 cidade de porte médio localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo, na re- gião Sudeste do Brasil e, nessa abordagem, optou-se por identificar os períodos ho- rários, diários e sazonais que geram maiores desconfortos a população prudentina. Quando esses episódios se repetem e permanecem com uma magnitude su- perior ao habitual considera-se a ocorrência de um evento extremo. Para compreen- der essa definição, além dos conceitos de ondas de calor e de frio foi organizado o capítulo 7 – OS EVENTOS EXTREMOS DE TEMPERATURA: frequencia, magnitude e permanencia das ONDAS DE CALOR E de FRIO A intenção é a de distinguir situ- ações de desconforto térmico de eventos extremos e mais que isso compreender quantitativamente como esses extremos repercutem no contexto de Presidente Pru- dente. Foi realizado um inventário sobre esse tema que abrange a compreensão da gênese e os sistemas atmosféricos causadores e agravantes das ondas de calor e frio; as principais metodologias utilizadas para identificação desses extremos; a comparação entre as técnicas a partir de uma série histórica de 1961 a 2016; e a elucidação de como esses eventos ocorre em Presidente Prudente: duração, perío- dos de maior ocorrência, e tendência dessas ondas ao longo das décadas. No capítulo 8: ―A GEOGRAFIA DO CLIMA E A VULNERABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO AOS EVENTOS TÉRMICOS‖ buscou-se compreender como as tem- peraturas são intensificadas e amenizadas em residências com diferentes padrões construtivos e bairros socioeconômicos a partir do viés do conforto/desconforto tér- mico interno e externo; e, também da aplicação de questionários para a população residente nos diferentes bairros citadinos com questões que permitem compreender desde o contexto ambiental em que moram, a estrutura construtiva e os meios utili- zados para adaptação e amenização dos efeitos das temperaturas que são associa- dos a sua condição econômica (utilização de ar condicionado, aquecedor e chuveiro elétrico, por exemplo); e a ocorrência de mal estares que podem ser associados às temperaturas e as formas de tratamento utilizadas. É importante esclarecer que esta tese se baseia nos documentos elaborados para as defesas francesas e, portanto, cada capítulo analítico está estruturado com um universo de análise com considerações iniciais, discussão teórica, metodologia, resultados e considerações do capítulo. Ressalta-se que a intenção não é subdividir uma ―tese em várias‖, mas incentivar a reflexão sobre os aspectos relevantes em cada um dos capítulos e que juntos se vinculam e formam a tese de pesquisa apre- sentada. 45 Também se optou por apresentar em cada capítulo um item específico aos procedimentos metodológicos. Entende-se que seria mais adequado a esse contex- to, uma vez que um único procedimento metodológico poderia ser entendido de for- ma desconexa de cada capítulo da tese. A única exceção são os questionários que foram utilizados em quase todos os capítulos e, portanto, essa é a única técnica apresentada no item 5 Procedimentos metodologicos. As demais estão inseridas em cada um dos capítulos. 47 2 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO O recorte analítico desta pesquisa é a cidade de Presidente Prudente situada na porção oeste do estado de São Paulo, na latitude de 22º 07`S e na longitude de 51º 23`W, em plena região tropical com características de continentalidade (Figura 1). Sua posição geográfica, na região do Pontal entre os vales dos rios Paraná e Paranapanema, marcada por planaltos baixos com colinas suaves, dá-lhe uma con- figuração em que favorece a permanência de massas de ar secas e quentes na maior parte do ano, acentuando o seu caráter de tropicalidade. Com uma população de 220.599 habitantes, conforme estimativas do IBGE (2014) se destaca como um importante centro comercial, de serviços e universitário. Do ponto de vista econômico representa um centro regional ainda que o setor indus- trial seja pouco expressivo quando comparado a outras regiões do estado de São Paulo (SPOSITO, 2011). Figura 1 – Localização de Presidente Prudente no Estado de São Paulo Fonte: Cardoso (2015). Do ponto de vista climático, Sant‘Anna Neto e Tommaselli (2009) afirmam que a região de Presidente Prudente situa-se numa área de transição controlada pelos sistemas tropicais, que lhe confere elevadas temperaturas especialmente na prima- vera-verão e, pelos sistemas extratropicais que ocasionam episódios de invasão de 48 frentes frias e do ar polar no outono-inverno, quando provocam baixas temperaturas pouco persistentes. Dubreuil et. al. (2018a, 2018b) esclarece que a cidade está inserida num con- texto de climas predominantemente Aw, ou seja, quente com chuva de verão em mais de 80% dos anos analisados (1961-2015). Para Barrios e Sant‘Anna Neto (1996) a sazonalidade climática em Presidente Prudente pode ser resumida a um período quente e chuvoso na primavera e verão, entre outubro e março, e outro mais ameno e seco, entre abril e setembro, quando há o predomínio de sistemas extra- tropicais, como as massas polares atlânticas. Na maior parte do ano, 44,9% dos di- as, as temperaturas médias das máximas ficam entre 29° e 33°C, enquanto as tem- peraturas mínimas oscilam principalmente entre 18° a 22°C, em 46,1% dos dias do ano (FANTE, p.142 e 148, 2014) (Figura 2). Conforme Amorim (p.32, 2017) os sistemas tropicais, representados pelas massas de ar Tropical Atlântica e Tropical Continentalizada (Tac), são as que pre- dominam na região em mais de 70% dos dias do ano resultando em correntes de ar do quadrante leste, ora mais úmido, ora mais quentes e secos (AMORIM, p. 32, 2017), contudo, é importante ressaltar que outros sistemas presentes na América do Sul também atuam nesse local como as massas: Equatorial Continental (Ec), com predomínio de temperaturas máximas, mínimas e umidade relativa elevadas e tam- bém ventos do quadrante norte e noroeste; Polar Atlântica (Pa), com pressão atmos- férica acima dos padrões habituais (1000mb), normalmente associadas a chuvas frontais e temperaturas mais amenas; Polar tropicalizada (Pt) que se detaca-se por apresentar as mesmas condições da Polar Atlântica, mas de forma moderada devido o contato e trocas entre superfície e atmosfera durante seu deslocamente até Presi- dente Prudente; Frente Polar Atlântica (FPA) com a ocorrência de chuvas especial- mente na zona de contato entre massas de ar com características de temperatura, umidade, pressão diferentes; Frente Quente (FQ) com faixa de contato entre massas de ar diferentes a partir o deslocamente de sistemas de origem tropical e equatorial com temperaturas e pressões elevadas e, normalmente, umidade reduzida sobre outros de origem temperada e polar; Instabilidade Tropical (It) causada pela presen- ça de células convectivas de curta duração; Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Zona de Convergência de umidade (ZCOU), sistemas sinóticos de me- soescala formados pela confluência de sistemas atmosféricos advindos do norte do país, com elevada temperatura e umidade e as zonas de baixa pressão, ciclonais, 49 formadas sobre o oceano Atlântico Sul gerando uma extensa linha de instabilidade na direção noroeste – sudeste com grandes volumes de precipitação durante mais de 4 dias, para o caso das ZCAS, e com uma recorrência menor de número de dias a ZCOU; Complexos convectivos de mesoescala (CCM), sistema convectivo, com duração longa (mais de 6 horas), com chuvas torrenciais associadas e fortes rajadas de vento. Figura 2 – Climograma para a cidade de Pres. Prudente entre os anos de 1969 a 2015 Fonte: Amorim (p.25, 2017). Dados INMET. Somado a esses dados, Cardoso (2015) elaborou um mapa síntese das po- tenciais unidades climáticas intraurbanas em Presidente Prudente. Seguindo os pressupostos elaborados por Stewart (2011)1 a autora subdividiu a malha urbana a partir dos arranjos da paisagem: morfologia da superfície (altura do objeto e densi- dade), cobertura da terra (permeável ou impermeável) e pelo índice de vegetação (NDVI - Normalized Difference Vegetation Index). Esse trabalho é importante na me- dida em que identifica unidades paisagísticas que influenciam de modo diverso na configuração do clima urbano (Figura 3). 1 STEWART, I. D. Redefining the urban heat island.. Vancouver. 2011. 368 p. Thesis (Doctor of Philosophy). The Faculty of GraduateStudies, The University of British Columbia. 50 Do ponto de vista urbanístico e de organização do espaço Sposito (2011, p. 27) esclarece que nos [...] [...] setores norte e leste da cidade há áreas residenciais em que seus mo- radores, além das distâncias e dificuldades de acesso em que se encontram em relação à parcela melhor equipada do território urbano, vivem em áreas residenciais servidas de modo precário por infra-estruturas, equipamentos e serviços públicos. Ao contrário, no setor sul, desde o Parque do Povo até quase o Aeroporto, ampliou-se a implantação de loteamentos fechados e abertos, destinados aos padrões de consumo mais altos, bem como os in- vestimentos públicos em áreas de lazer, avenidas e outros meios de con- sumo coletivo. Nas áreas centrais Melazzo et. al. (2017) esclarece que a grande parte é ocu- pada por estabelecimentos comerciais e de serviços quando comparadas as mora- dias. Por esse padrão e também em detrimento aos altos gastos para se implantar e construir unidades habitacionais no centro, aos elevados preços do solo urbano e ao envelhecimento da população residente nesses locais observa-se que existe uma diminuição na densidade demográfica nesses locais mesmo que densidade constru- tiva seja alta. Por outro lado, em alguns outros pontos da cidade, como arco entre a zona leste, norte e oeste esse papel se inverte e observa-se uma expressiva densidade demográfica (Figura 4). Ainda nesses setores mais periféricos da cidade Melazzo et. al. (2017) indica que são áreas que historicamente tem cumprido o papel de abrigar populações mais pobres e que comprovam a necessidade de intervenções mais amplas e diretas do poder público para a superação de tais situações. Nesses lo- cais, por exemplo, é onde residem os chefes de domicílios com rendimentos de até 2 salários mínimos, domicílios sem acesso a rede de esgoto, pessoas com baixa escolaridade e que consequentemente encontram maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho e realizam atividades produtivas mais precárias (Figura 5). Em contrapartida é na porção centro-sul que os grupos com rendas mais abastadas e melhores segmentos sociais se concentram. São locais com loteamen- tos/condomínios de médio e alto padrão e fechados ao público e que reúnem as mais altas rendas da cidade com mais de 20 salários mínimos, por exemplo (Figura 6). De acordo com Melazzo et. al. (2017) Tal concentração indica um processo, construído ao longo do tempo, de se- letividade espacial que reforça o padrão socioespacial de desigualdades 51 marcado na paisagem pela melhor qualidade das residências, a presença de loteamentos/condomínios fechados, a verticalização de alto padrão e os investimentos públicos em serviços e equipamentos urbanos que a reforçam [...] Em análise a Figura 4, Figura 5, Figura 6, Figura 7 é evidente que a cidade de Presidente Prudente possui um complexo padrão socioespacial conjugado a partir das condições socioeconômicas das populações residentes seja do ponto de vista da ocupação e densidade populacional e construtiva, como também dos usos e tipos de ocupações refletidos a partir das condições de renda e exclusão e inclusão soci- al. Contudo, nos últimos 10 anos, a cidade tem verificado mudanças nos quesi- tos analisados. Em relação aos chefes de família com até 2 salários mínimos, por exemplo, verifica-se um aumento no setor norte e oeste, locais onde foram instala- dos grandes conjuntos habitacionais como, por exemplo, o João Domingos no setor norte da cidade (Figura 5). Em relação ao outro extremo de rendimento, os chefes de família com mais de 20 salários, por sua vez, se tornaram mais concentrados em poucos setores da cidade especialmente nos condomínios fechados de alto padrão como os Dahmas 1, 2 e 3; no Jardim das Rosas; e no eixo nordeste-sul próximos a avenida Brasil. Ob- serva-se que houve uma diminuição no número de pessoas com esse perfil nas re- giões próximas ao centro da cidade e uma concentração nos locais supracitados (Figura 6). Além disso quando se analisa a exlusão social na cidade de Presidente Pru- dente entre 2000 e 2010 observa-se que existe um arco de exclusão nas áreas peri- féricas que se manteve durante esses 10 anos analisados. Ele se concentra especi- almente no setor norte, área de expansão e novos loteamentos de baixo padrão; setor leste, historicamente representado pelo grupo de pessoas com baixo poder aquisitivo; e setor oeste. De modo geral observa-se que houve um acréscimo no número de setores com média e alta exclusão social representando uma mobilidade social para classes menos abastadas. Em 2000, por exemplo, o contexto da maioria dos bairros da ci- dade era de baixa exclusão social. Observa-se que esse perfil se manteve em 2010, contudo, houve uma diminuição de aproximadamente 64% de bairros considerados incluídos socialmente como pode ser verificado na Figura 7. 52 Figura 3 – Mapa das potenciais unidades climáticas em Presidente Prudente Fonte: Cardoso (2017). 53 Figura 4 – Presidente Prudente. Densidade de área construída (2016) e densidade demográfica – centroides (2010) Fonte: Atlas ambiental escolar. Dados e indicadores demográficos e sociais. (http://portaldoprofessor.fct.unesp.br:9000/topico/infra-estrutura/) 54 Figura 5 – Presidente Prudente. Chefes de família com rendimento até 2 salários mínimos. Comparação entre os anos 2000 e 2010. Fonte: Atlas de Inclusão e Exclusão Social de Presidente Prudente. 55 Figura 6 – Presidente Prudente. Chefes de família com rendimento superior a 20 salários mínimos. Comparação entre os anos 2000 e 2010. Fonte: Atlas de Inclusão e Exclusão Social de Presidente Prudente. 56 Figura 7 – Presidente Prudente. Mapa síntese da exclusão/inclusão social. Comparação entre os anos 2000 e 2010. Fonte: Atlas de Inclusão e Exclusão Social de Presidente Prudente (2017). 57 3 HIPÓTESE A hipótese dessa pesquisa parte do pressuposto de que a vulnerabilidade é um fator importante para o agravamento e intensificação dos eventos extremos de temperatura, especialmente, com os grupos menos vulneráveis e segregados socio- economicamente. Os impactos causados por condições térmicas anômalas têm influência direta na saúde e na qualidade de vida das pessoas, mas devido ao contexto socioeconô- mico em que estão inseridas, auxiliado pelas suas condições culturais, política, de comportamento social e individualizado deixam de se proteger ou amenizar os efei- tos dos eventos extremos por não terem condições econômicas e de conhecimento suficientes para fazê-lo e, portanto, se tornam um grupo de risco mais proeminente às condições atmosféricas extremas. 59 4 OBJETIVOS 4.1 OBJETIVO GERAL Analisar os eventos extremos de temperatura e condições de conforto térmico humano em bairros com diferentes contextos socioeconômicos na cidade de Presi- dente Prudente. 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Analisar a variabilidade, frequência e duração dos eventos extremos de tem- peratura na cidade de Presidente Prudente/SP do ponto de vista do conforto e desconforto térmico;  Identificar os eventos extremos de ondas de calor e ondas de frio;  Averiguar o grau de conforto/desconforto térmico da população urbana de Presidente Prudente a partir da análise do conforto/desconforto térmico inter- no e externo das residências localizadas em diferentes bairros e contextos socioeconômicos;  Investigar os impactos causados pelas ondas de calor, ondas de frio e des- conforto térmico na saúde, relacionando-os com a ocorrência de mal estares subnotificados.  Analisar como os eventos extremos repercutem no interior das residencias considerando o grau de vulnerabilidade dos diferentes grupos sociais. 61 5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS Como foi indicado na Introdução, os Procedimentos Metodológicos serão abordados e explicados especificamente em cada um dos capítulos. Nessa etapa são apresentadas apenas as técnicas utilizadas para a elaboração do questionário aplicado com a população residente na cidade de Presidente Prudente e que os re- sultados foram detalhados em cada um dos capítulos da tese. São definidos nesse item a preparação metodológica e definição da amostragem, aplicação do questioná- rio (local, procedimentos), descrição do grupo de pessoas que foram abordadas (gê- nero, idade, local de origem, bairro em que moram), universo contemplado, entre outros. O método utilizado para aplicação dos questionários foi a amostragem proba- bilística. Para essa metodologia são selecionados indivíduos da população de forma que todos tenham chances de participar da amostra, contudo, é imprescindível des- tacar que na análise amostral apenas um grupo de pessoas são representativas de todo o conjunto e, portanto, essa análise é passível de erros, chamados na estatísti- ca de erro amostral. Esse erro é impossível de ser evitado, mas é possível adotar uma estratégia em que se define o total de erros aceitáveis que são definidos a partir do tamanho da amostra colhida. Em relação ao tamanho da amostra utilizada na abordagem probabilística, Gerardi e Silva (p. 19, 1981) esclarecem que: [...] quanto maior o número de indivíduos na população, proporcionalmente menor o número de indivíduos que devem ser selecionados pela amostra. Quanto maior a variabilidade da população, maior deve ser a amostra, para representar a variabilidade. Quanto maior o grau de precisão desejado, maior deve ser a amostra. Para a definição do tamanho da amostra foi utilizada a equação apresentada pelo Centro de pesquisa da Faculdade de Educação Superior do Paraná (2010)2 e aplicada nas pesquisas de Aleixo (2012) na cidade de Ribeirão Preto que estabele- ceu o mínimo de 270 questionários, considerando 90% de confiança: 2 CENTRO DE PESQUISA DA FACULDADE De EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ. Determinação do tamanho de uma amostra. Disponível em: http://www.fesppr.br/~centropesq/Calculo_do_tamanho_da_amostra/Tamanho%20da%20Amostra%2 0-%201.pdf. Consultado em 12 de abril de 2010. 62 n= Onde: n: Número de indivíduos na amostra Z²α/2: Valor crítico que corresponde ao grau de confiança desejado P: Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria que estudaremos Q: Proporção populacional de indivíduos que não pertence a categoria que não estudaremos (q=1-p) E: margem de erro ou erro máximo de estimativa. Identifica a diferença máxima entre a proporção amostral e a verdadeira proporção populacional. Fonte: Centro de pesquisa da Faculdade de Educação Superior do Paraná (2010) Seguindo os procedimentos de Aleixo (2012), ao total, foram aplicados 300 questionários entre os dias 17 e 18 de janeiro de 2017, preferencialmente nos perío- dos da manhã e tarde (Figura 8 e Figura 9). Fonte: Dados da pesquisa Os locais de obtenção das informações foram selecionados com o objetivo de abranger os diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias e gêneros, de modo que representassem a maior diversidade de dados possível. A fim de contemplar esses critérios a definição dos locais foi uma etapa muito importante para que não houvesse uma superestimação de alguns dados, especialmente socio-econômicos. Todos os entrevistados na pesquisa são moradores da cidade de Presidente Pru- dente, há pelo menos 1 mês, contudo, a grande dificuldade foi o acesso às pessoas com alto poder aquisitivo e moradores dos condomínios fechados. Nessa pesquisa também optou por abranger o maior grupo possível de pes- soas com faixas etárias diferentes, a exceção apenas dos menores de 15 anos, e Figura 8 – Quantidade de questionários aplica- dos por data. Figura 9 – Quantidade de questionários aplica- dos por período do dia. 63 padrões biológicos (obesos, por exemplo), procedimentos comuns em pesquisas relacionadas ao conforto térmico que excluem, por exemplo, idosos, ou determina- dos gêneros, feminimo e masculino, e também determinados padrões biológicos a fim de detalhar tais contextos. Parte-se do pressuposto que a cidade é heterogênea e diversa e, desta forma, privilegiar a análise de apenas alguns grupos etários seria se isentar da responsabilidade enquanto pesquisador de pensar uma cidade para todos. É sabido que alguns grupos, como os idosos, são mais vulneráveis e mais sensíveis aos eventos térmicos e condições específicas de saúde (FANTE e AR- MOND, 2016; SOUZA, 2008; ALEIXO, 2012; ARAÚJO, 2014), contudo, é exatamen- te por terem estas características é que não se podem fechar os olhos para a reali- dade que é imposta, mesmo que esta análise requeira maiores cuidados e olhares específicos para esta categoria. Os locais escolhidos foram, principalmente, áreas da cidade com grande con- centração e fluxo de pessoas. Foram eleitas, ao total, nove unidades básicas de sa- úde e de pronto atendimento (UPA Ana Jacinta, UBS Jardim Eldorado/Cohab; UBS Belo Horizonte; UBS Humberto Salvador; UBS Brasil Novo; UBS Jardim Guanabara; UBS São Pedro; UBS Jardim Santana e Palácio da saúde; dois centros de ensino superior (UNESP e Toledo); um centro de comércio (Calçadão) e uma academia (Enforma) (Figura 10). Os locais escolhidos para aplicação eram sombreados e livres da insolação direta (Calçadão e UNESP), e também dentro dos prédios públicos (UBSs e UNESP) e privados (Academia e Toledo), abertos ao público, e com circulação de ar e pes- soas. A grande maioria dos entrevistados encontrava-se realizando atividades leves, caminhando ou sentadas e vestiam roupas leves e confortáveis (Figura 11). Como o foco não era elaborar um índice de conforto térmico, nem elaborar questões mais complexas associadas a esse tema, a priori, não houve a necessida- de de um rigor na seleção dos pontos de aplicação dos questionários como, por exemplo, controle de temperatura, escolha por ambientes internos ou externos, téc- nicas normalmente utilizadas para pesquisas exclusivamente associadas ao conforto térmico. O questionário possuía questões diversas e o interesse principal dessa tese era atingir a um maior número possível de pessoas com diferentes condições socio- economicas e moradoras de diferentes pontos da cidade. Além disso, como se trata de questões referentes a sua moradia, percepção em relação ao clima, e medidas 64 adaptativas as condições térmicas e de saúde acredita-se que a escolha desses lo- cais fosse adequada. Figura 10 – Presidente Prudente. Locais de aplicação dos questionários. Fonte: Dados da pesquisa. Números 1 – 9, unidades básicas de saúde (UBS); 10, calçadão; 11, UNESP; 12, Faculdade Toledo; 13, academia. O questionário era composto por 29 questões que abrangiam temas sobre o conforto térmico (sensação e percepção do clima e temperatura); vulnerabilidade (questões específicas ao local de residência e medidas adaptativas e mitigatórias a eventos extremos de frio e calor); e saúde (com questões relacionadas as formas de tratamento da doença e percepção da população na associação de clima e saúde). Além disso, também foram anotados dados sobre o entrevistado, sem identificá-lo, e as condições ambientais no momento da aplicação (Figura 12). Para a aplicação dos questionários houve o apoio de 13 pessoas que foram fundamentais nessa fase (Figura 13). Somado aos questionários eles tinham em mãos termo higrômetros portáteis da marca Maxim II de 433 Mhz, produzido pela 11 12 13 10 1 2 3 4 5 6 7 9 8 65 empresa alemã TFA, e a cada questionário eles anotavam a temperatura e umidade do local, além das questões previamente definidas . Um dia antes da aplicação, os termo-higrômetros foram testados e compara- dos. Os aparelhos com discrepâncias maiores que 1°C, entre um e outro, foram descartados (Figura 14). Ao final foram aplicados 122 questionários (40,8%) nas unidades básicas de saúde e de pronto atendimento; 68 questionários (22,7%) na área central de comér- cio da cidade (Calçadão) e serviços (academia); e 110 (36,7%) nas universidades, UNESP e Toledo (Quadro 1). Quadro 1 - Relação da quantidade e percentual de questionários obtidos em cada um dos pontos de coleta. Fonte: Dados da pesquisa Os dados foram tabulados e analisados em dois programas específicos para tratamento de dados: Excel e o Sphinx, esse último utilizado exclusivamente para a análise de questionários, e também o ArcGis para a representação cartográfica dos resultados. O grupo entrevistado foi majoritariamente do sexo feminino, 59,7% dos dados, mesmo havendo a preocupação em manter a mesma quantidade de questionários entre os sexos (Figura 15). Possuiam idade entre 15 e 89 anos (Figura 16) e no 66 momento da entrevista estavam vestindo roupas consideradas por eles confortáveis, 68,7% (Figura 17), como pode ser verificado nas seguintes figuras. Figura 11 – Amigos aplicando os questionários no centro de comércio da cidade (Calçadão). Fonte: Dados da pesquisa Figura 12 – Aplicação de questionários com moradores locais no centro de comércio da cidade (Calçadão). Fonte: Dados da pesquisa Figura 13 – Alguns dos amigos que ajudaram na aplicação dos questionários. Fonte: Dados da pesquisa Figura 14 – Teste e comparação entre os ter- mo higrometros. Fonte: Dados da pesquisa 67 Figura 15 – Divisão percentual dos entrevistados por sexo. Figura 16 – Divisão etária e por sexo do grupo entrevistado. Figura 17 – Roupa que o entrevis- tado vestia no momento da aplica- ção do questionário. Figura 18 – Percentual de entrevistados que trabalham expos- tos ao sol. Figura 19 – Percentual de entrevistados migran- tes e naturais de Pres.Prudente. Figura 20 – Migrantes. Tempo em que re