Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Tannuri, João Guilherme de Carvalho Gattás [UNESP]2025-02-072025-02-072023-12-18https://hdl.handle.net/11449/260549Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório no domínio da LGBTfobia em ambiente escolar cuja abordagem é quanti-qualitativa. Tem-se como objetivo apreender o que dizem estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio sobre a LGBTfobia na escola. A revisão bibliográfica, em recorte temporal de cinco anos (2015-2019), resultou em quinze obras que trabalharam empiricamente com adolescentes e escolas e cujas temáticas versaram direta ou indiretamente com o fenômeno. A busca pelas teses foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e estão dispostas em duas categorias de análise: a primeira contendo aquelas que investigam a voz de alunos (seis teses) e a segunda contendo aquelas que investigam a voz dos professores (nove teses). A coleta dos dados aconteceu em uma escola pública do interior paulista e teve 39 estudantes como participantes. Como ferramenta de coleta dos dados utilizamos o questionário semiaberto contendo os seguintes núcleos de informações: observações da homofobia fora e dentro da escola; sofrimentos da homofobia fora e dentro da escola; cometimentos desse tipo de violência fora e dentro da escola. Os dados foram examinados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, o que permitiu identificar 54 relatos descritivos em outros ambientes sociais e 58 relatos descritivos dentro da escola. Os relatos revelaram as diversas faces da LGBTfobia pela voz dos estudantes acerca de observações, sofrimentos e cometimentos do fenômeno, de maneira presencial e/ou online. Para além dessas categorias analisamos também as atitudes tomadas pela escola nas situações LGBTfóbicas relatadas. Identificamos que essas medidas foram propositivas em nove situações, despropositadas em onze e em oito situações houve relatos genéricos e de desconhecimento da escola e de participantes acerca da violência estudada. Visávamos ao início da pesquisa a homofobia como campo de estudo específico e nos deparamos ao cabo com um fenômeno epistemológico que se apresenta mais complexo, versátil e eficaz na sociedade e na escola, a LGBTfobia.This study is an exploratory investigation into LGBTphobia in school environments, adopting a mixed-methods approach that integrates both quantitative and qualitative perspectives. The primary objective is to analyze the perceptions of third-year high school students regarding LGBTphobia within educational institutions. The bibliographic review, covering a five-year period (2015-2019), identified fifteen empirical studies involving adolescents and schools, with themes directly or indirectly related to LGBTphobia. The search for dissertations was conducted through the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations, resulting in two categories for analysis: (1) studies investigating students' perspectives (six dissertations) and (2) studies examining teachers' viewpoints (nine dissertations). Data collection was conducted at a public school in the interior of São Paulo, involving 39 student participants. A semi-structured questionnaire served as the primary data collection instrument, focusing on key topics such as: observations of homophobic incidents both inside and outside the school; experiences of homophobic victimization in these contexts; and engagement in such acts of violence. The data were analyzed using Content Analysis, which revealed 54 descriptive reports of LGBTphobia in external social environments and 58 within the school context. These reports highlighted diverse manifestations of LGBTphobia as perceived by students, including observations, experiences of victimization, and instances of perpetration, both in person and online. Additionally, the study examined the school's responses to LGBTphobic incidents. The findings indicated that school interventions were purposeful in nine cases, inadequate in eleven, and characterized by generic or uninformed responses in eight situations. Initially, the research aimed to focus exclusively on homophobia as a specific field of study. However, the findings underscored a broader and more complex phenomenon: LGBTphobia, which proves to be multifaceted, dynamic, and pervasive both in society and within educational environments.porLGBTphobiaHomofobiaViolênciaEscolaEnsino MédioLGBTphobiaHomophobiaViolenceSchoolHigh schoolA violência LGBTfóbica pela voz de estudantes do ensino médioLGBT-phobic violence through the voices of high school studentsTese de doutoradoAcesso aberto33004030079P2https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4361180E4&tokenCaptchar=03AFcWeA6geZds-kF647U3j_iPQz-2XGKifsH3VnAv6Jnhz8eiifONHHxgiFVF2T5PPs6GCobW9VPVM9QatJifBRg-khvpWXj8oRCkvOmnrbs91kwpeZ_rdNdkURzlvq9kT3tzwFSCUOUVOIqYB4HQXf7Wd1R08n8ZmJyWsGGU0o8uU17i7r2Q-Nvdmg8vzZHicEt_mO3I7KioPx7YSCPWckvczVNOUQr5qOI7oKWkoGKXyBUSukkrZa0OopKw32HhzHNVZMKsKXjm1M4o4FPvSGlcyTJ_kKG1FWkRm9_QvVXvrJE_6fG0fkSFws2YXSqN5ewMdiCyuSM8qY6npBh32F_VaZxSpLLem3StJi10sD-VjLf9yqxKRKPMhte5jRdkmh0w6Bwz7C842lPIF3Ilq4S78MXuYdv6k5XwPrODhu4exGTXk2PR3E2N3VI8qhoTFhKQ09eONR1jVsSyD9U_CT-K-9OXae_8S93QqSUFbx988UKpOJ5frFRpRHuOQERF8gHqbNHh6q30gn8Rlx1dKi8foq-8Go01A6lRUZ6dpuJxkyKKf7alIH3kcQ2LG-ApAA75KWkAhxy1guOOXYRMbHnWKG8OVWzKMrD9QBdkYADYmj-6EaN9zqycyAFunGKAMwsgEj95Ii17-DfAI0dJmhIhnRwbNKL9JZ-gC_xQ1XmnyUTeSPKOxol62mOb2iPHL0G4kwBMv_P10_oi53KNnMGmmIgo2xVDRfEsEm4Y6kHmejHm1lWOPDcRkAlASG3pyDHj2ZuhMHVuQnUiFDNuM9p581bkgOS17lOO1yjCBaZLPsAj852_NNfjBXrSb_M_xpU7AGOmyPfVFJHZCPLiIvhSjh_i0lADQAerbu_zAsWstUEP6vRM7m4qwftyQLl5t-rN0dStnsdjvRxSQz-lv7hk-yo-yP1-8tEeZnmQkiHa5gnbaOg5JygRXlz5rCtAKNK7jna_Wx02bpFjTt3bhZBfu7Sxv1axVIzNN87ktMzdXiSqQcRdXwHnSXs_O7QIyr8PfhVSJtYU4y8LkYZMtGXPdjkdVm-Tsghttps://orcid.org/0000-0002-4904-2987