Paula, Luzia de Fátima [UNESP]2015-01-062015-01-062014PAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 97885683341719788568334171http://hdl.handle.net/11449/113739Tentando compreender um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, a autora examina a proposta apresentada na coletânea O texto na sala de aula: leitura e produção, organizada pelo linguista e professor gaúcho João Wanderely Geraldi (1946-), na qual estão reunidos textos dele e de outros professores e pesquisadores. A abordagem do trabalho é principalmente histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, tendo a pesquisadora, para tanto, também localizado, recuperado, reunido e ordenado outros textos de Geraldi, de modo a analisar a configuração textual da coletânea e compreender o conjunto de aspectos constitutivos do sentido da proposta para o ensino de língua portuguesa segundo o linguista. Para a autora, essa proposta sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre o ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que começaram a ser veiculadas no Brasil a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica do que Geraldi defendeu para o ensino de língua portuguesa no país.185 p.porGeraldi, João Wanderley, 1946-Língua portuguesa - Estudo e ensino - BrasilLíngua portuguesa - GramáticaLivros eletrônicosO ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley GeraldiLivroAcesso abertoISBN9788568334171.epub33004110040P5