Aguiar, Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de [UNESP]Garcia, Thais Gielfi [UNESP]2018-09-192018-09-192017-08-31GARCIA, Thais Gielfi. A música associada as necessidades terapêuticas de pacientes com deficiência. 2017. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156770The use of music as a therapeutic needs for patients with disabilities aimed to promote communication, facilitating the first contact between professional and patient, as well as to stimulate the social, behavioral and cognitive individual development thus, reduce the patient anxiety to lower levels becoming the patient more involved in the dental treatment. The activities are developed once a week, alternating one week in the Casa Lar Shalom Residence, where 23 disabled adolescents abandoned by their families or taken from them by court order live, and one week in the CAOE (Center for Dental Care to the Person with Disabilities), with disabled patients who are enrolled and assisted in this Center. The purpose of this project is to use music and its sound elements, as well as the dance, in patients with disabilities in order to provide them: behavioral control, inclusion, perception of the physical space, relaxation, stimuli of rhythmic and sound perceptions, interactivity, exteriorization of the emotions, help and incentive for the development of motor coordination during the daily life activities and, through this, to reach improvements in the behavior and adaptation of these patients to dental care. The results obtained have been highly satisfactory, with an improvement in personal development, socialization and self-esteem, especially in the residents of Casa Lar ShalomA utilização da música como meio terapêutico para pacientes com deficiências destina-se a promover comunicação, facilitar o primeiro contato entre profissional e paciente, além de estimular o desenvolvimento social, comportamental e cognitivo do indivíduo e, assim, levar o paciente a níveis de ansiedade mais baixos e tornarem-se mais colaboradores no tratamento odontológico. As atividades são desenvolvidas uma vez por semana, alternando-se uma semana nas dependências da Residência Inclusiva Casa Lar Shalom, onde residem 23 adolescentes deficientes, que foram abandonados pelas suas famílias ou tirados delas por ordem judicial e, uma semana nas dependências do CAOE (Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência), junto aos pacientes deficientes matriculados e assistidos neste Centro. A proposta deste projeto é utilizar a música e seus elementos sonoros, bem como a dança, em pacientes com deficiências a fim de proporcionar-lhes: controle comportamental, inclusão, ambientação ao espaço físico, relaxamento, estímulos das percepções rítmicas e sonoras, interatividade, exteriorização das emoções, auxilio e incentivo para o desenvolvimento da coordenação motora durante as atividades de vida diária e, através disso, conseguir melhorias no comportamento e adaptação desses pacientes ao atendimento odontológico. Os resultados obtidos têm sido altamente satisfatórios, observando-se melhora na desenvoltura pessoal, socialização e auto estima, principalmente nos residentes da Casa Lar Shalom22 f.porMusicoterapiaDeficientesAdolescentesOdontologiaMusic therapyA música associada as necessidades terapêuticas de pacientes com deficiênciaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000902116http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-06-12/000902116.pdf