Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP]Fernandes, Mayra Matias [UNESP]2018-08-302018-08-302016FERNANDES, Mayra Matias. Autoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escola. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155653Políticas públicas recentes têm procurado garantir o acesso à escola e a educação dos estudantes com necessidades especiais. No âmbito da educação física escolar, é esperado que os professores trabalhem de maneira que promovam a inclusão, no entanto, em condições que nem sempre são favoráveis. Ao se depararem com esse contexto, é possível que professores fundamentem suas práticas pedagógicas com base em seus conhecimentos, percepções e crenças. De fato, a crença que o professor tem sobre suas capacidades pode definir suas ações em sala de aula. Dentre essas crenças, neste estudo abordaremos a crença de autoeficácia docente, definida como a percepção pessoal do professor acerca de suas capacidades e habilidades para ensinar, mesmo os alunos mais difíceis e desmotivados. Este estudo tem por objetivo investigar as crenças de autoeficácia e suas origens de futuros professores para ensinar Educação Física adaptada na escola. Participarão desta pesquisa estudantes de graduação e/ou licenciatura em Educação Física. Os dados serão coletados por meio de questionários de caracterização e escalas de autoeficácia para o ensino de educação física e de fontes de autoeficácia. A análise dos dados se dará por meio da estatística descritiva e inferencial49 f.porEducação fisicaEducação física para deficientesEducação inclusivaAuto-eficáciaProfessores de educação fisicaAutoeficácia para o ensino de educação física adaptada na escolaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000887322http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887322.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253