Delamaro, Maurício César [UNESP]Campos, Arminda Eugenia Marques [UNESP]Leite, Ana Luisa Moreira da Silva [UNESP]Alves, José Xaides de Sampaio [UNESP]Salgado, Andreia Maria Pedro [UNESP]Coelho, Eduardo de Oliveira [UNESP]Regis, Camila Tavares [UNESP]Ferraz, Pedro Coelho [UNESP]Soares, Nicole Melina [UNESP]Mattos, Yago de Oliveira [UNESP]Carvalho, Cristiane Silva de [UNESP]2017-01-022017-01-022013CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09803http://hdl.handle.net/11449/147042Introdução: São Luiz do Paraitinga é uma estância turística do Estado de São Paulo. O turismo histórico, de natureza, cultural e de eventos se conjugam. Dando continuidade a parcerias anteriores, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre o perfil do visitante da cidade, com vistas ao fortalecimento do turismo sustentável e responsável. Objetivos: Levantar o perfil dos visitantes de importantes eventos da cidade em 2013: Festival de Marchinhas, Carnaval, Festa da Cozinha Caipira. Conhecer a opinião sobre os serviços prestados e sobre a satisfação com os eventos. Adicionalmente, realizou-se uma avaliação critica acerca do funcionamento do Centro de Informações Turísticas, que deverá começar a funcionar regularmente ainda neste ano. Métodos: Para os 3 eventos, foram elaborados questionários prévios, com auxílio de componentes do Conselho Municipal de Turismo, da Secretaria de Turismo e da Associação Comercial. Os questionários foram pré testados e validados. As entrevistas foram realizadas no fluxo, nos dias dos eventos. Os dados coletados foram tratados com ferramentas de estatística descritiva e estatística indutiva. Os resultados foram discutidos com empreendedores, gestores e conselheiros da cidade. Resultados: Foram levantados os perfis dos visitantes (moradia, idade, sexo, escolaridade, profissão). Foram identificadas as características das viagens (transporte utilizado, tipo e local da hospedagem, local das refeições, meio de comunicação, forma de organização da viagem, tempo de permanência, frequência de visitas, previsão de gastos). Foi avaliada a satisfação com a viagem (satisfação geral, motivos de decepção, intenção de voltar ou não, do que mais gostou e menos gostou nas festas). Foram avaliados os serviços (hospedagem, alimentação, serviços públicos). Esses resultados foram discutidos localmente e estão servindo para o planejamento do turismo, confecção de calendário de eventos, bem como para a melhoria dos serviços e apoio aos empreendedores locais. Somadas a pesquisas realizadas antes da enchente, pode-se afirmar que São Luiz do Paraitinga é uma das localidades que melhor conhece o perfil e a opinião de seus visitantes. Esse conhecimento está sendo considerado decisivo para o Plano Municipal de Turismo, a ser elaborado no primeiro semestre de 2014.09803porTurismo sustentávelSão Luiz do ParaitingaPesquisa de opiniãoAcompanhamento da evolução do perfil do turista de São Luiz do Paraitinga: ferramenta para a promoção do turismo sustentável e responsávelTrabalho apresentado em eventoAcesso aberto2013-09803-delamaro.pdf372773236447583509955144410285031816469354724183