Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Panelli, Beatriz Bacam [UNESP]2025-01-242025-01-242024-12-07PANELLI, Beatriz Bacam. Produção de texto mediada pelas operações lógicas do raciocínio no processo de aquisição da escrita. Orientadora: Rosa Maria Manzoni. 2024. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru 2024.https://hdl.handle.net/11449/259956Esta pesquisa tem como tema a produção mediada pelas operações lógicas do raciocínio no processo de aquisição da escrita e partiu do seguinte questionamento: Em que momento do processo de aquisição da escrita requer do alfabetizando a execução das operações lógicas do raciocínio (análise, síntese, comparação, generalização e abstração) e como estas podem contribuir no processo de produção de textos na alfabetização? Para responder a essa questão, foi estabelecido como objetivo geral investigar as contribuições das operações lógicas do raciocínio para a produção de texto no processo de aquisição da escrita inicial. A fundamentação teórico-metodológica sustenta-se nos pressupostos de Vigotski (1991) e Luria (2010), bem como nas contribuições de Martins (2013), Cagliari (2009) e Carvalho (2007). Já o percurso metodológico da pesquisa teve como base a Sequência Didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). A pesquisa teve caráter experimental com abordagem interventiva-qualitativa, na qual realizamos dois procedimentos básicos: primeiro, identificamos o nível real de desenvolvimento da linguagem escrita das crianças por meio de um relato de experiência vivido e, em seguida, elaboramos uma sequência didática para desenvolver a capacidade de produzir textos no processo de escrita inicial dos seus participantes. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Jaú, interior de São Paulo, em uma turma de primeiro ano do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois, nesta etapa da escolarização, as crianças estão em processo de alfabetização. Após o experimento, a análise das produções escritas das crianças demonstrou que estas utilizam as operações lógicas do raciocínio para articularem pensamento e linguagem para, assim, conseguirem escrever nos níveis da palavra, da frase e do texto. Os resultados demonstram que a grafia das crianças foi, de modo geral, transformada e gradualmente mais próxima da escrita convencional.This research is focused on the production mediated by the logical reasoning operation in the acquiring process of writing and is based on the following question: At what point in the process of acquiring writing does the learner need to perform the logical operation of reasoning (analysis, synthesis, comparison, generalization, and abstraction). How can these contribute to the text production process in literacy? Answering this question it was set in the logical operation of reasoning to text production in the initial process of writing acquisition.The theoretical-methodological foundation is based on the assumptions of Vygotsky (1991) and Luria (2010), as well as the contributions of Martins (2013), Cagliari (2009), and Carvalho (2007). The methodological approach of the research was based on the Didactic Sequence (SD) by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2011). This research was in an experimental carried aproaching interventionist-qualitative in which we realized two basic procedures. First, we identified the real level in the development of written language in the children through an experiente report, and then a didactic sequence was developed to enhance the ability to produce texts in the initial writing process. The research was in a municipal school in the city of Jaú, in São Paulo state. It was in a Elementary one class, because in this time of schooling in a literacy process. After analysing the experiment, the children showed that they use the logical operation in reasoning to articulate thought and language to write in the word levels sentences and texts. The results showed that the children's handwriting was, in general, better and gradually became closer to conventional writing.porPsicologia histórico-culturalOperações lógicas do raciocínioSequência didática do interacionismo sociodiscursivoProdução de texto na alfabetizaçãoRelato de experiência vividaHistorical- cultural psychologyLogical operations of reasoningDidactic sequence of sociodiscursive interactionismText production in literacyExperience reportProdução de texto mediada pelas operações lógicas do raciocínio no processo de aquisição da escritaText production mediated by the logical operations of reasoning in the writing acquisition processTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto