Machado, Carlos Eduardo Jordão [UNESP]Dias, Wellington Durães [UNESP]2025-01-082025-01-082017-02-23DIAS, Wellington Durães. A última exposição de Paris (1937): França e Brasil no espetáculo da crise do liberalismo. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2017.https://hdl.handle.net/11449/259508Esta dissertação tem como tema central a Exposição Internacional de Artes e técnicas da vida moderna de paris em 1937. De forma semelhante à exposições antecessoras, a feira de 1937 também foi pautada pela necessidade de propor soluções para problemas de diversas ordens de sua época, fossem eles de origem econômica, social, político ou cultural. O método empregado baseava-se na divulgação, por meio do espetáculo e do entretenimento, de elaboradas mensagens ideológicas a respeito dos valores da identidade nacional francesa e do futuro potencial da nação. No entanto, o contexto internacional da década de 1930 impôs desafios particulares para os organizadores desta exposição. O período foi marcado por uma crise econômica de imensas proporções, a qual colocou tanto o modo de produção capitalista em xeque quanto promoveu a derrocada da democracia representativa como forma de governo entre Estados de todo o planeta. A perda da validade universal do liberalismo político e econômico coincidiu com a ascensão das massas e do nacionalismo, o qual culminou numa escalada bélica que conduziria em poucos anos à segunda guerra mundial. A repercussão destes fenômenos na França manifestou-se por meio de uma profunda divisão política interna e pela rejeição generalizada da modernidade. Se o cenário francês não era tranquilo, tão pouco o brasileiro, marcado pela tomada do poder por Getúlio Vargas e pelo golpe do Estado Novo. O estado brasileiro, presença cativa nestas exibições desde o século XIX, também participou da exposição e se fez representar por meio da construção oficial de um pavilhão nacional. Da mesma forma que a França, os organizadores da participação brasileira tinham seus próprios desafios para lidar em relação ao papel que o Brasil desempenharia no teatro das nações. Esta dissertação tem como objetivo analisar como a exposição de 1937 - conflituosa e inconsistente, graças as disputas entre seus participantes e organizadores pela definição de modernidade, progresso e identidade nacional nas exibições e planos arquiteturais – assinalou a crise do liberalismo mundial.porExposições - FrançaCrise econômica - França - 1937LiberalismoBrasil - História - 1930-1945França - História - Terceira República 1870-1940A última exposição de Paris (1937): França e Brasil no espetáculo da crise do liberalismoThe last exhibition in Paris (1937): France and Brazil in spectacle of the crisis of liberalismDissertação de mestradoAcesso aberto33004072013P05221943006139120