Bacco, Thaisa Sallum [UNESP]Lima, Claudia Maria de [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10967-109762357-7819http://hdl.handle.net/11449/141679Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica que trata do uso de imagens midiáticas na educação nos grupos de trabalho temáticos da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2013. Para tanto, analisa-se 65 artigos, visando verificar as principais tendências epistemológicas que os pesquisadores das duas áreas têm adotado recentemente para pensar as relações entre a linguagem imagética no ambiente escolar. Verificou-se diferentes pressupostos teóricos que embasam os discursos nas duas áreas. Os pesquisadores da Educação tendem para a corrente pós-estruturalista, enquanto os da Comunicação se aproximam mais dos estudos críticos de recepção. No entanto, outras teorias comparecem nas unidades analisadas e definem, sobretudo, o caráter multidisciplinar que abarca as interfaces sociais entre os dois campos.10967-10976porPanorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013)Trabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-10967-10976.pdf59314687970763740000-0003-4979-5070