Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Maria, Mirella Aparecida dos Santos [UNESP]2018-09-282018-09-282018-06-29http://hdl.handle.net/11449/157161Por meio deste trabalho propõe-se uma análise pedagógica a partir das concepções engajada de bell hooks e decolonial de Catherine Walsh para a obra Mulatas (1927) do artista visual Di Cavalcanti. Além disso, complementa-se com visualidades positivas para a representação de mulheres negras nas artes visuais.This work proposes a pedagogical analysis from Catherine Walsh's engaging conceptions of bell hooks and decolonial for the work Mulatas (1927) by the visual artist Di Cavalcanti. In addition, it complements itself with positive visuals for the representation of black women in the visual arts .porPedagogia engajadaPedagogia decolonialMulheres negrasImaginárioRepresentaçãoEngaged pedagogyDecolonial pedagogyBlack womenImaginaryRepresentationTransgredir para educar: das "mulatas" de Di Cavalcanti às propostas pedagógicas engajadas e decoloniaisTransgress to educate: from the "mulatas" of Di Cavalcanti to the pedagogical proposals engaged and decoloniaisDissertação de mestradoAcesso aberto00090839633004013063P409707612175415250000-0003-2739-6933