Souza, Irene Sales de [UNESP]2017-01-182017-01-182001http://hdl.handle.net/11449/148192Trabalho de extensão universitária em educação desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino por uma equipe composta por uma professora coordenadora e 4 alunos bolsistas da graduação e 10 professores do ensino fundamental da rede pública. Há quase um ano esta equipe desenvolve produção e aplicação de material didático para trabalhar com o preconceito e a discriminação racial em sala de aula. A equipe realiza reuniões periódicas onde se discute os trabalhos realizados e a leitura referente ao tema. Objetivos: Elaborar com professores do ensino fundamental material didático que os auxiliem no ensino sobre as semelhanças e diferenças entre as etnias para que superem o preconceito e discriminação do negro. Construir material didático que promova nas crianças negras a formação de identidades étnicas, para que não assumam os estereótipos negativos e para que desenvolvam auto-estima positiva. Elaborar material que trabalhe com as relações sociais entre brancos e negros na atualidade e através da história. Metodologia: O material produzido envolve utilização de livros de literatura infantil, produção de textos, teatro, técnicas de dinâmica que trabalhem o preconceito e a discriminação, as semelhanças e diferenças entre as pessoas, as diferenças étnicas, culturais, a história da família da criança, a história do negro etc. Resultados: Mudanças de comportamento na sala de aula como auto-aceitação da criança com auto-imagem negativa, e compreensão da criança em relação às diferenças étnicas, desenvolvendo o respeito mútuo, solidariedade. Maior envolvimento na aprendizagem em sala de aula e oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar. O projeto foi valorizado pela comunidade e divulgado por vários jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Boletim do SENAI, programa Dia a Dia da TV Bandeirantes, Jornal Nacional da Globo, pela rádio Eldorado de São Paulo e CBN. Descrição dos projetos: Projeto A: ProfªCélia Helena Volpe Lima - Escola: EEPG Evaristo Fabrício - Série: 2º Estímulo literário: Gigi o Girassol (ed. Fapi) Objetivos: Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres. Atividades: Confecção de livro. Desenhos, utilizando sementes de girassol e milho. Interpretação do livro, estabelecendo relação com conceitos sobre preconceito e discriminação. Pesquisa sobre preconceito, coleta de depoimentos. Pesquisa sobre vivência de discriminação Trabalho interdisciplinar. Resultados: Mudanças de comportamento: aceitação das diferenças étnicas e outras, auto-aceitação e auto-valorização. Projeto B: Profª Jucelem Duete de Andrade - Escola: EEPG Prof.a Adelina P.Cassis - Série: 4º Estímulo literário: Tanto, Tanto (ed. Ática) Objetivos: Sondagem da existência do preconceito e da discriminação entre os alunos, como fruto da sociedade a que pertence. Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade humana. Atividades: Confecção de livro. Produção e reprodução de texto. Pesquisa sobre lideranças atuantes do Movimento Negro, contra a discriminação racial no Brasil. Poesias destinadas ao povo negro, que pode com certeza orgulhar-se de Ter construído grande parte do que é o brasil hoje. Trabalho com poesias e músicas afro-brasileiras. História do Movimento Negro. Produção de história em quadrinhos. Mensagens sobre o livro Tanto, tanto. A importância das cores. Resultados: Atitudes positivas dos alunos com relação aos negros, conhecimento da trajetória de luta do Movimento Negro, para reconhecimento de sua diversidade e valorização de sua cultura. Projeto C: Profª Maria Emília Arantes do Carmo Oliveira - Escola: EEPG Júlio César D' Elia Estímulo: "O peixinho de asas" e "Parábola do Aquário" Dinâmica: Confecção de aquário. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de cor, de crenças, físicas, sociais, e que devemos sempre respeitar todas elas. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social, auto-estima e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Ilustração de textos. Diferenças: Minha coleção de peixes. Vivência. Músicas: Pra poder te amar; A pessoa mais importante; Eu sou especial. O peixinho escolhido. Peixes de diferentes famílias. O peixinho e as cores. Ilustração: diferenças individuais. O aquário. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização de cada um e do outro. Projeto D: Profª Maria de Lourdes Ferreira - Escola: EEPG Neusa Okano Mizuno (Morro Agudo) Dinâmica: Trabalhando com as diferenças e semelhanças entre as frutas. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de forma, tamanho, cor, textura, odor, sabor, origens (pode-se também mostrar peso das frutas, dividi-las etc).Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade .Correlacionar semelhanças e diferenças de crenças, físicas, sociais, étnicas e que devemos sempre respeitar todas elas. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Cada aluno deverá trazer ou receber diferentes frutas. Cada um vai observar detalhadamente sua fruta: forma, cor, tamanho, odor, textura e etc. Cada um deverá saborear sua fruta e depois a dos outros. Cada um descreverá sua experiência comparando semelhanças e diferenças. Poderão dividi-las, pesá-las, fazer salada de frutas, trazer folhas, plantar as sementes etc. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização e respeito de cada um e do outro.porTrabalhando com o preconceito e a discriminação na escola: produção de material didáticoResumoAcesso aberto