Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]2014-05-202014-05-202011-08-01Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/6541A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.The aim of this paper is to analyze some proposed objectives and targets for secondary education in the old National Education Plan (nep Law n. 10172/01), in order to evaluate which of them have been fully achieved, which have been partially achieved and which have not been affected along the last decade, since a new nep is being proposed. Moreover, our goal is also to assess to what extent attaining or not the targets proposed in the early 1990s have influenced the perception and expectations of high school students regarding their admission to higher education in a near future. This text approaches issues related to the attendance and provision of secondary education and specific pedagogical issues at high-school level.195-208porEnsino médioPlano Nacional de EducaçãoEnsino profissionalHigh school educationNational Education PlanVocational educationO ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitoHigh school in the context of the National Education Plan: what still needs to be doneArtigo10.1590/S0101-32622011000200003S0101-32622011000200003Acesso abertoS0101-32622011000200003.pdf