Martins, Lígia Márcia [UNESP]Duarte, Newton [UNESP]Derisso, José Luis [UNESP]Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]Sala, Mauro [UNESP]Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-09-032014-09-032010MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.9788579831034http://hdl.handle.net/11449/109149Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.porProfessores - FormaçãoAprendizagemConstrutivismo (Educação)Escola novaAlfabetizaçãoFormação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessáriasLivroAcesso aberto000786379ISBN9788579831034.pdfISBN9788579831034.epub2161593951236436